You are on page 1of 2

POR QUE EXPORTAR?

Diversificao do Mercado A estratgia de destinar uma parcela de sua produo de calados para o mercado interno e outra para o mercado externo faz com que a empresa amplie sua base/carteira de clientes, o que significa correr menos riscos. Pois, quanto maior o nmero de mercados atingidos, menos dependente ela ser. A diversificao de mercado permite, ainda, que a sazonalidade do produto seja eliminada, isto , uma empresa que produz calados voltados para o clima frio poder produzi-los o ano inteiro, porque ter diferentes mercados onde vend-los, e no depender somente das estaes nacionais. Aumento da produtividade Quando uma empresa comea a exportar, sua produo aumenta numrica e qualitativamente. Isso ocorre devido reduo da capacidade ociosa existente, que obtida por meio da reviso dos processos produtivos. Com o aumento da produo, naturalmente, aumenta tambm a capacidade de negociao para a compra de matria-prima. Com isso, o custo da fabricao dos calados tende a diminuir, tornando-os mais competitivos e aumentando a margem de lucro. Melhora da qualidade do produto Outra vantagem bastante perceptvel a melhoria da qualidade do calado. Esta tambm tende a aumentar, pois a empresa tem que adapt-lo s exigncias do mercado ao qual se destina, o que a obriga a aperfeio-lo. Ao ingressarem no mercado internacional, as empresas adquirem tecnologia, pois os pases desenvolvidos exigem dos seus fornecedores normas e procedimentos que, com o tempo, so internalizados e passam a ser rotineiros e, assim, todos os seus negcios posteriores com o exterior, ou com o mercado interno sero feitos obedecendo a esses critrios. As empresas exportadoras passam a adotar programas de qualidade e a desenvolver testes em seus calados, passando a implantar mecanismos que garantam sua qualidade, para evitar problemas com os importadores, e at uma possvel devoluo do produto. Diminuio da carga tributria As empresas que exportam podem utilizar mecanismos, chamados de Incentivos Fiscais, que contribuem para uma diminuio dos tributos devidos nas operaes no mercado interno. Os Incentivos Fiscais so benefcios destinados a eliminar os tributos incidentes sobre os produtos nas operaes normais de mercado interno. Quando se trata de uma exportao, importante que o produto possa alcanar o mercado internacional em condies de competir em preo e, por isso, ela pode compensar o recolhimento dos impostos internos: IPI - os produtos exportados no sofrem incidncia do Imposto Sobre Produtos Industrializados; ICMS - o Imposto Sobre circulao de Mercadorias e Servios no incide sobre operaes de exportaes de calados; COFINS - as receitas decorrentes da exportao, na determinao da base de clculo da Contribuio para Financiamento da Seguridade Social so excludas; PIS - as receitas decorrentes da exportao so isentas da contribuio para o Programa de Integrao Social;

IOF - as operaes de cmbio vinculadas exportao de calados (serve tambm para outros bens e servios) tem alquota zero no Imposto sobre Operaes Financeiras.

Melhoria da empresa Geralmente, quando uma empresa passa a exportar ela obtm melhoras significativas, tanto dentro da empresa (novos padres gerenciais, novas tecnologias, novas formas de gesto, qualificao da mo de obra, agregao de valor marca) quanto fora (melhoria da imagem frente a clientes, fornecedores e concorrentes). Ao tornar-se uma empresa exportadora, a sua imagem muda. O seu nome e a sua marca passam a ser uma referncia em relao concorrncia, e ela passa a ser vista como uma empresa de produtos de qualidade. Os compradores no exterior so bastantes exigentes, e tanto os clientes quanto os fornecedores sabem que a empresa que est exportando consegue colocar seu produto no exterior graas ao seu esforo em tornar-se mais competitiva. A empresa passa a gerar novos empregos, devido ao aumento da produo, e os funcionrios passam a sentir orgulho de trabalhar em uma empresa que exporta seus produtos.

You might also like