You are on page 1of 22

SEMINRIO TEOLGICO PENTECOSTAL DSO NORDESTE Bacharel em Teologia

A PESSOA DO ESPRITO SANTO Jos Ricardo Lima Santos

Recife 2013

2 SEMINRIO TEOLGICO PENTECOSTAL DSO NORDESTE Bacharel em Teologia

A PESSOA DO ESPRITO SANTO Jos Ricardo Lima Santos

Trabalho realizado para atender

as

Exigncias da cadeira de Pneumatologia Solicitado pelo Professor Thomas Fodor,

Recife - 2013

3 SUMRIO

INTRODUO 1 - Quem o Esprito Santo? 2 - A Pessoa do Esprito Santo. 2.1. Ele fala 2.2. Ele Intercede: 2.3. Ele Testifica 2.4. Ele Guia 2.5. Ele Ordena 2.6. Ele Conduz 2.8. Ele Nomeia

4 5 6

3 - O Poder do Esprito Santo. 4 - A Caracterstica Atributos do Esprito Santo e Deus. 5 - A Pessoa do Esprito Santo. 6 - O que o Esprito Santo? 7 - Quem a fonte da glria (esprito) de Deus? 8 - Para quem Deus confere a Sua glria, que o Esprito Santo que procede dele? 9 - Como Jesus, que recebe a glria do Pai, comunica esta glria, o esprito, para os homens? 10 - Porque so os anjos e os homens por vezes chamados de Esprito na Bblia? 11 Cristo habita em ns pelo Esprito 5- CONCLUSO 6- BIBLIOGRAFIA 7- ANEXOS p. p. p.

INTRODUO

Muito j se escreveu sobre o Esprito Santo e sua obra. Todavia, parece-nos que seria esclarecedor termos um material conciso e objetivo que nos explicasse o que o Esprito Santo. No desdenhando do muito que diferentes servos de Cristo escreveram sobre este tema at hoje, apresento um material que objetiva atingir os irmos que desejam atravs de uma pequena leitura obter um entendimento mais sobre este tema, a fim de tomarem sua posio. Antes de tratarmos deste tema, importante termos a advertncia do testemunho em mente: A natureza do Esprito Santo um mistrio. Os homens no a podem explicar, porque o Senhor no lho revelou. Com fantasiosos pontos de vista, podem-se reunir passagens da Escritura e dar-lhes um significado humano; mas a aceitao desses pontos de vista no fortalecer a igreja. Com relao a tais mistrios - demasiado profundos para o entendimento humano - o silncio ouro. Nosso objetivo neste material no descobrir qual a natureza do Esprito Santo, pois como o testemunho acima esclarece, esta um mistrio para ns. Objetivamos entender o que o Esprito Santo e como ele chega at ns, atuando em nossa vida. Para isso, no precisamos saber qual a sua natureza. Se soubermos de onde vem e o que faz em ns, teremos o conhecimento que Deus deseja que tenhamos sobre este tema. Sabemos que, segundo o testemunho, no essencial que saibamos o que o Esprito Santo. Todavia, o fato de este conhecimento no ser essencial no significa que no possamos t-lo. No podemos saber qual a sua natureza, pois esta um mistrio; mas quanto ao que ele , podemos sim sab-lo, pois isto est no campo do que foi revelado por Deus a ns. As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porm as reveladas nos pertencem, a ns e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. Deuteronmio 29:29 Portanto, deixando as coisas que nos so encobertas de lado (a natureza do Esprito Santo), estudemos as que nos so reveladas (o que ele e como ele chega at ns).

5 1. Quem o Esprito Santo? A unio das trs pessoas Pai, Filho e Esprito Santo formando um s Deus. Deus ao mesmo tempo uno e trino (Mt 3.13-17; 28.19; 2Co 13.13). A Bblia diz que o Esprito Santo Deus. Encontramos isso pela primeira vez no livro de Gneses 1:2 E aterra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Esprito de Deus se movia sobre a face das guas, mais h muitos conceitos errneos sobre a identidade do Esprito Santo. Alguns veem o Esprito Santo como uma fora mstica. Outros entendem que o Esprito Santo como sendo um poder impessoal que Deus disponibiliza aos seguidores de Cristo. Mais Bblia alem de afirma que o Esprito Santo e o prprio Deus tambm nos diz que o Esprito Santo a terceira pessoa da santssima trindade (I Corntios 12:7-11). O Esprito Santo Deus, a terceira Pessoa da Trindade. Um Ser com mente, emoes e vontade.

2.

A Pessoa do Esprito Santo:

A Bblia ensina que o Esprito Santo uma pessoa. Jesus nunca o chamou de (isto) quando falava do Esprito Santo. Em Joo 14, 15 e 16, por exemplo, Jesus falou do esprito Santo como Ele, porque ele no uma fora ou uma coisa, mas uma pessoa. Falta instruo ou mesmo discernimento a algum que trata o Esprito Santo como (isto). Na Bblia vemos que o Esprito Santo tem intelecto, emoes e vontade. Alm disso, a Bblia diz que ele faz coisas que uma fora no faria somente uma pessoa real. 2.1. (Ap 2.7). E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Esprito Santo: Separai-me agora a Barnab e a Saulo para a obra a que os tenho chamado (At 3.2) 2.2. Ele Intercede: Do mesmo modo tambm o Esprito nos ajuda na fraqueza; porque no sabemos o que havemos de pedir como convm, mas o Esprito mesmo intercede por ns com gemidos inexprimveis (Rm 8.26, IBB). Ele fala: Quem tem ouvidos, oua o que o Esprito diz s igrejas.

Ao vencedor dar-lhe-ei que se alimente da rvore da vida que se encontra no paraso de Deus

6 2.3. Ele Testifica: Quando, porm, vier o consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Esprito da verdade, que dele proceder, esse dar testemunho de mim (Jo 15.26). 2.4. Ele Guia: Ento disse o Esprito a Filipe: Aproxima-te desse carro, e acompanha-o (At 8.29). Pois todos os que so guiados pelo Esprito de Deus so filhos de Deus (Rm 8.14). 2.5. Ele Ordena: E percorrendo a regio frgio-glata, tendo sido impedidos pelo Esprito Santo de pregar a palavra na sia, defrontado Msia, tentavam ir para Bitnia, mas o Esprito de Jesus no o permitiu (At 16.6,7). 2.6. Ele Conduz: Quando vier o Esprito da verdade, ele vos guiar a todo verdade; porque no falar por si mesmo, mas dir tudo o que tiver ouvido, e vos anunciar as coisas que ho de vir (Jo 16.13). 2.8. Ele Nomeia: Portanto, tende cuidado de vs mesmo e de todo o rebanho sobre o qual o Esprito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus (At 20.28, A21) 3. O Poder do Esprito Santo: Vemos claramente o poder do Esprito Santo atuando quando tentamos enganarmos a Deus, pois ele e a pessoa de Deus que tudo ver e tudo sabem sendo onisciente e onipresente uma declarao clara de que mentir ao Esprito Santo mentir a Deus.

3.1. Pode-se Mentir para Ele: Ento disse Pedro: Ananias, por que encheu Satans o teu corao, para que mentisses ao Esprito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, no seria teu? E, vendido, no estaria em teu poder? Como, pois assentaste no corao este desgnio? No mentiste aos homens, mas a Deus (At 5.3,4). 3.2. Pode-se Insult-lo: De quanto mais servo castigo julgais vs ser considerado digno aquele que calou aos ps o filho de Deus, e profanou a sangue da aliana com o qual foi santificado, e ultrajou o Esprito da graa? (Hb. 10.29).

7 3.3. Pode-se Blasfemar contra ele: Por isso vos declaro: Todo pecado e blasfmia sero perdoados aos homens; mas a blasfmia contra o Esprito Santo no ser perdoada. Se algum proferir alguma palavra contra o Filho do homem ser-lhe- isto perdoado; mas se algum fala contra o Esprito Santo, no lhe ser isto perdoado, nem neste mundo, nem no porvir (Mt 12.31,32)

Podemos ver o Esprito Santo ser Deus claramente em muitas Escrituras, incluindo Atos 5:34. Neste verso Pedro confronta Ananias em por que ele tinha mentido para o Esprito Santo, e a ele diz no mentiste aos homens, mas a Deus. uma declarao clara de que mentir ao Esprito Santo mentir a Deus. 4. A PERSONALIDADE DO ESPRITO SANTO O Esprito Santo parte da natureza trina de Deus, porm o Esprito Santo tambm tem uma natureza individual. A Bblia revela que o Esprito Santo... 4.1 TEM UMA MENTE: E aquele que sonda os coraes sabe qual a mente do Esprito, porque segundo a vontade de Deus que ele intercede pelos santos (Romanos 8.27). ESQUADRINHA A MENTE HUMANA: Mas Deus no-lo revelou pelo Esprito; porque o Esprito a todas as coisas perscruta, at mesmo as profundezas de Deus (1 Corntios 2.10). 4.2 TEM UMA VONTADE: Mas um s e o mesmo Esprito realizam todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente (1 Co 12.11). A vontade do Esprito Santo guia os crentes por negar-lhe a permisso a certas aes: E, percorrendo a regio frgio-glata, tendo sido impedidos pelo Esprito Santo de pregar a palavra na sia, defrontando Msia, tentavam ir para Bitnia, mas o Esprito de Jesus no o permitiu (Atos 16.6-7). A vontade do Esprito Santo tambm guia aos crentes concedendo a permisso: Assim que teve a viso, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho (Atos 3.10). 4.3 FALA: Ele falou a Felipe: Ento, disse o Esprito a Filipe: Aproxima-te desse carro e

8 acompanha-o (Atos 8.29). Ele falou a Pedro: Enquanto meditava Pedro acerca da viso, disse-lhe o Esprito: Esto a dois homens que te procuram (Atos 10.19). Ele falou aos ancios da cidade de Antioquia: E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Esprito Santo: Separai-me, agora, Barnab e Saulo para a obra a que os tenho chamado (Atos 13.2). Os captulos 2 e 3 de Apocalipse registram vrias mensagens faladas pelo Esprito Santo s sete igrejas na sia. 4.4. AMA: Rogo-vos, pois, irmos, por nosso Senhor Jesus Cristo e tambm pelo amor do Esprito, que luteis juntamente comigo nas oraes a Deus a meu favor (Romanos 15.30). INTERCEDE: Um dos traos da personalidade do Esprito Santo que Ele um intercessor. Isto significa que Ele ora a Deus em nom e de outrem: Tambm o Esprito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque no sabemos orar como convm, mas o mesmo Esprito intercede por ns sobremaneira, com gemidos inexprimveis (Romanos 8.26). 5. Condies Bsicas para se receber a poro dobrada do Esprito Santo 5.1. necessrio romper com o velho homem Eliseu vivia lavrando o campo como agricultor; Filipenses 3:13 Esquecendo-me das coisas que para atrs ficam; A nossa vida pregressa cheia de mgoas, ressentimentos, mazelas, tendncias carnais, obrigaes sociais; preocupaes hodiernas, envolvimentos com coisas materiais, e tudo isso nos consome . 5.2. necessrio caminharmos ao lado de Jesus Elias tinha que partir de Gilgal com passagens por Betel, Jeric, e finalmente chegar ao Jordo; A obteno dessa uno poderosa nos faz marchar e caminhar, superando obstculos e nos aproximando da grande beno; O inimigo tenta nos reter, nos deter, nos manietar e at nos escravizar, tal como fez com o povo de Israel no Egito. II Reis 2:2 Disse Elias a Eliseu. Fica aqui em Gilgal porque o Senhor me enviou a Betel. Respondeu Eliseu: To certo como vive o Senhor e vive a tua alma, no te deixarei. E assim ambos desceram a Betel. 5.3. necessrio que saiamos do comodismo espiritual Gilgal era uma cidade que representava um memorial religioso do passado; Josu 5:9 Disse mais o Senhor a Josu. Hoje removi de vs a vergonha do Egito, pelo que o nome daquele lugar se chamou Gilgal, at o dia de hoje. Naquele lugar havia somente lembranas do passado, e no havia mais aparecia a nuvem da

9 glria de Deus durante o dia, e nem a coluna de fogo durante a noite; 5.4. necessrio que cheguemos a uma total consagrao II Reis 2:2b E assim chegaram a Betel. Betel era lugar de grandes consagraes; Abrao armou sua tenda para viver para Deus; Jac decidiu que desejava ser abenoado por Deus; Precisamos chegar a Betel para nos consagrarmos, pois s com santidade receberemos uma poro dobrada do Esprito Santo. Santificai-vos porque amanh o Senhor far maravilhas no meio de vs. 5.5. necessrio vencermos os nossos inimigos II Reis 2:4 E assim foram a Jeric. Jeric o lugar de grandes batalhas espirituais; Foi nas cercanias do deserto de Jeric que Jesus enfrentou e venceu Satans 40 dias no deserto; Foi onde o povo se reuniu para derrubar o muro e derrotar os gigantes daquela terra; em Jeric que entramos em luta para enfrentar nossos adversrios; Quando nos dispomos a servir a Deus o inimigo se levanta; Mas em Jeric onde o nosso General toma a frente da batalha e luta ao nosso favor at nos dar a vitria. 5.6. preciso que tenhamos viso espiritual II Reis 2: 6 E assim pararam ao Jordo. Jordo o lugar em que os profetas recebiam grandes vises de Deus. Era onde Joo Batista batizava; Era onde Jesus Cristo se batizou; Foi onde o Esprito Santo se manifestou de forma corprea em forma de pomba; onde se manifesta o poder de Deus. II Reis 2:8 Elias cheio do Esprito Santo fez o rio se abrir. II Reis 2:11 Foi onde surgiu um carro de fogo e levou Elias ao cu em redemoinho. Precisamos chegar ao Jordo, onde rios de guas purificadora vem sobre ns, e a beno acontece. 6. Os trabalhos do Esprito Santo

Os trabalhos do Espirito Santo na vida do crente so simplesmente o de glorificar o nome de Jesus.

6.1. 6.2. 6.3.

Ele convence o homem do pecado. (Jo 16. 8-11) Ele da vida ao homem. (Jo 6.63) Ele santifica o crente. (Ef 4. 11-16)

10 6.4. 6.5. Ele da autoridade. (At 1.80) Ele Nos da dons espirituais. (I Co 12.7-11)

7. A Caracterstica Atributos do Esprito Santo e Deus A onipresena do Esprito Santo vista em Salmos 139:7-8: Para onde me irei do teu esprito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao cu, l tu ests; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali ests tambm. Em I Corntios 2:10 vemos a caracterstica de oniscincia do Esprito Santo: Mas Deus no-las revelou pelo seu Esprito; porque o Esprito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, seno o esprito do homem, que nele est? Assim tambm ningum sabe as coisas de Deus, seno o Esprito de Deus. 8. Os Smbolos bblicos do Esprito Santo: Os smbolos bblicos do Esprito Santo so a gua, o fogo, o vento, o leo e a pomba. O Esprito de Iahv no Antigo Testamento a atividade de Deus, a Sua ao na histria sempre eficaz e, ao mesmo tempo, sempre discreta. Por isso so precisos smbolos para exprimi-la A gua smbolo em todas as culturas antigas de purificao, renascimento, fecundidade A Criao est marcada por este smbolo, j que o Esprito sobrevoava as guas (Gen 1, 2). E no tempo de No, pela gua que Iahv atua a recriao da Humanidade que entretanto se tinha corrompido (Gen 7, 17). Joo Baptista era com o baptismo na gua do Jordo que preparava o Resto Fiel para a chegada do Messias. E ainda hoje os discpulos deste Messias utilizam a gua para celebrar o Baptismo. 8.2. O fogo smbolo de todo o mistrio, o maravilhoso intocvel, o que assume e transforma em si prprio tudo o que toca. No deserto, o povo era iluminado por uma coluna de fogo durante a noite (Ex 13,21), e o novo povo de Deus tambm conduzido pelo fogo do Esprito Santo que abrasa e ilumina a partir da experincia de Pentecostes (Act 2, 3). O vento o que atua sem ser visto, est presente sem se conseguir agarrar, sopra onde ningum sabe de onde vem nem para onde vai, mas todos escutam a sua voz (Jo 3, 8). O profeta Elias, escondido com medo da rainha Jezabel, na brisa suave do vento que percebe a presena de Iahv (1Rs 19, 13). O profeta Ezequiel descreve a viso de um campo de ossos ressequidos aos quais Deus envia uma brisa suave, um vento que os percorre e revigora trazendo-os vida (Ez 37, 1-10). Esprito em hebraico 8.1.

8.3.

11 diz-se Ruah, que significa mesmo vento, aragem. E tem tambm o significado de hlito ou alento de vida. O Ruah Iahv Esprito de Deus o Hlito que sai da boca de Deus como alento de Vida: Deus insuflou no barro amassado o seu Ruah hlito, alento, respirao e o Homem tornou-se um Vivente! (Gn2, 7) Tambm Jesus Ressuscitado soprou sobre os Apstolos, dizendo-lhes: Recebei o Esprito Santo! (Jo 20, 22). Sim, o Esprito Santo o Alento de Vida de Jesus Ressuscitado. O leo smbolo do vigor, da fora, da cura e da eleio. Na Grcia antiga, por exemplo, os Participantes nos jogos olmpicos untavam-se com leo azeite virgem para tonificar os msculos, dar vigor e beleza ao seu corpo. Esse mesmo leo era utilizado por todos os povos da antiguidade para curar feridas abertas, pelas suas propriedades cicatrizantes. Alm disso, a uno com leo sobre a cabea era o smbolo privilegiado da eleio divina de algum: Samuel pegou no corno cheio de leo e ungiu David. A partir desse momento, o Esprito de Deus apoderou-se dele (1Sam 16, 13). Ainda hoje usamos a uno com leo como smbolo desta consagrao ao Esprito Santo nos sacramentos do Baptismo, Confirmao, Ordem e Uno dos Doentes. Os nomes Messias e Cristo que significam em hebraico e grego Ungido, tm por base esta simbologia bblica da uno-eleio de algum por parte de Deus para realizar o Seu Projeto. A pomba o smbolo da leveza, da agilidade e das boas notcias. No princpio, o Esprito sobrevoava as guas (Gen 1, 2), e ser uma pomba a dar a No a Boa Notcia da Recriao (Gen 8, 8-12). No baptismo de Jesus, o Esprito Santo desceu na forma de uma pomba sobre ele, smbolo da uno messinica confirmada por Deus, de quem se ouve a voz: Tu s o meu filho muito amado; em ti ponho todo o Meu agrado (Lc 3, 22). Os smbolos servem para dizer o importante no evidente. No entanto, o Esprito Santo no uma coisa, mas uma Pessoa. Por ser Amor, Deus no uma existncia esttica e imutvel, mas Vida em permanente emergncia e dinamismo criador. Para falar de Deus, a bblia no nos d definies ou provas tericas da Sua existncia, mas conta uma histria: a histria de Deus conosco. Sim, um Deus comprometido com a histria dos Homens, por Amor! Eis a grande descoberta do povo hebreu, que lhe abriu o caminho da Revelao como fonte de Aliana e Promessas da parte de Deus. Este povo fez uma experincia de libertao da tirania egpcia e uma travessia do deserto que o encaminhou para a conquista da Palestina, desejada e amada como a Terra Prometida! Lendo luz da F esta experincia de libertao e caminho, comeam a perceber Iahv como Senhor da histria desde sempre. Andando para trs, vo chegar mesmo ao princpio da histria e comeam a chamar a Iahv no s o Deus Libertador dos Egpcios, mas o Deus Criador de todas as coisas. A partir daqui, toda a histria pode ser lida luz da Vontade e da Bondade de Deus, aquela Vontade que dizia Faa-se!, e tudo se fazia, e aquela Bondade que olhava para tudo o que acabara de fazer e exclamava: Tudo muito bom! (Gen 1) Hoje, luz a Revelao do Projeto de Deus em Jesus Cristo, percebemos com um horizonte admiravelmente novo o que a F hebraica apontava e intua nos relatos da Criao. O ser humano foi criado no dia 6 (Gen 1, 26-31), enquanto que o dia 7 o dia de Deus (Gen 2, 1-2). 7 o nmero bblico que simboliza a Plenitude. 6 , por isso, o quase plenitude, o que est chamado a ser 7! Deus criou o Homem criador de si prprio! isso que significa o descanso de Deus no dia 7. No porque Deus estivesse cansado, mas para dar lugar ao Homem de fazer a sua prpria histria e construo. Para ser pessoa, o Homem tem que ser livre responsvel e construtor de si prprio em opes e atitudes marcadas pelo amor. 8.5. 8.4.

12 Deus est por ns, mas no est em nosso lugar! Segundo a bblia, Deus teve um sonho, e esse sonho chama-se Homem. O Homem em construo o mais apaixonado e comprometido Projecto de Deus. A realizao mxima deste Projecto, o Sonho de Deus, que o 6 chegasse a ser 7. Por isso o Homem foi criado imagem e semelhana de Deus (Gen 1, 26-27), isto , talhado a construir-se na realizao dos apelos ao amor e da comunho pessoal. A Divindade Pessoas, e a Humanidade tambm! na realidade pessoal que radica a imagem e semelhana de Deus no ser humano. A Divindade em Plenitude o que a Humanidade em construo. Este era o Sonho de Deus desde o princpio. Assumir na Sua Famlia toda a Humanidade como filhos de Deus-Pai e irmos de Deus-Filho na unidade universal eterna de Deus-Esprito Santo. E porque Deus Amor, Deus realiza o que sonha. Ainda no existia o Universo, nem galxias, nem astros no cu, nem a terra com as suas coisas bonitas, e j existia uma Famlia de trs Pessoas perfeitas no Amor a sonhar-nos como membros dessa Famlia! E a histria comeou 9. DESPREZAR O ESPRITO SANTO. At 13.40,41. O verbo desprezar significa: ter ou sentir desprezo; no fazer caso; no dar importncia; tratar com desprezo; rejeitar... Vamos enfocar, agora, outro tipo de pecado que o desprezo, cometido contra o Esprito Santo. O terceiro passo do crente que ao desviar-se, d rumo derrota espiritual. A Bblia diz que um abismo chama outro abismo, isto , iniquidade sobre iniquidade, misria sobre misria e rumor sobre rumor (Sl 42.7; Ez 7.26), e, que aquele que sendo repreendido muitas vezes endurecer a cerviz, ser quebrado sem cura (Pv 29.1). 9.1. Como se despreza o Esprito Santo. a) Desprezando as leis de nosso Pas, no caso de impostos, tributos, dias nacionais... (Pv24.21). b) No dando importncia aos Governadores, quando digno de crdito o forem, pois so constitudos por Deus(Dn 2.21; 1Tm 2.1,2). c) Tratando as autoridades com desprezo; esquecendo, que so ministros de Deus (1Pe 2.13; Rm 13.1,5). * Ver com Daniel quando poderemos ir contra as mesmas (Dn 3.1 - 30; 6.1-11). d) Desprezando os Pastores e demais Ministros e Lderes evanglicos (1Tm 5.17; lTs 5.12,13; Fp 2.29).6 e) Desprezando a Obra missionria da Igreja; no orando, no contribuindo, nem indo pessoalmente ao campo (Ef 6.18,19; Ml 3.8-10; Mc 16.15). f) Desprezando a leitura bblica individual (Ap 1.3; At 17.11; 2Pe 3.18). g) Desprezando os cultos e reunies da Igreja: de orao, de doutrina e de escola dominical. * Cristo freqentava a Igreja (Mt 12.9; Lc 4.16), e, ns no devemos abandonar nossa congregao (Hb 10.25). h) Desprezando ou fazendo pouco caso dos pregadores do evangelho; no recebendo suas mensagens e/ou fazendo mau pensamento dos mesmos, quando dignos de crdito forem. i) Desprezando as profecias sem antes examin-las; fazendo maus pensamentos dos profetas quando forem dignos de crdito.

13 j) Desprezando a doutrina do Dzimo e Oferta alada (Ml 3.8-10. - ARA). * Ao trazer o dzimo o crente est reconhecendo a Soberania de Deus sobre todas as coisas. * Ao dar a oferta alada o crente est cooperando a suprir outras necessidades da Obra de Deus em vrios outros aspectos... No devemos desprezar a boa vontade de Deus em nos abenoar: Dai e ser - vos - a - dado, boa medida recalcada e sacudida (Lc 6.38).

10. O que o Esprito Santo? Por meio de Cristo deveria cumprir-se o propsito de que era um smbolo o tabernculo aquela construo gloriosa, com suas paredes de ouro luzente refletindo em matizes do arcoris as cortinas bordadas com querubins; a fragrncia do incenso, sempre a queimar, a invadir tudo; os sacerdotes vestidos de branco imaculados, e no profundo mistrio do compartimento interior, acima do propiciatrio, entre as figuras de anjos prostrados em adorao, a glria do Santssimo. Em tudo Deus desejava que Seu povo lesse o Seu propsito para com a alma humana. Era o mesmo propsito muito mais tarde apresentado pelo apstolo Paulo, falando pelo Esprito Santo: "No sabeis vs que sois o templo de Deus e que o Esprito de Deus habita em vs ?" I Cor. 3:16. Acima do propiciatrio estava o shekinah [a glria do Santssimo], manifestao da presena divina; e dentre os querubins Deus tornava conhecida a Sua vontade. Mensagens divinas s vezes eram comunicadas ao sumo sacerdote por uma voz da nuvem. Patriarcas e Profetas, pgs. 349. O Esprito Santo a glria de Deus, a manifestao da Sua presena que uma dia esteve no compartimento Santssimo do santurio terrestre e pode habitar em ns. 11. Quem a fonte da glria (esprito) de Deus? Deus esprito; e importa que os seus adoradores o adorem em esprito e em verdade. Joo 4:24 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericrdias e Deus de toda consolao!

14 ele que nos conforta em toda a nossa tribulao, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angstia, com a consolao com que ns mesmos somos contemplados por Deus. II Corntios 1:3, 4 Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar , aquele Esprito da verdade, que procede do Pai, testificar de mim. Joo 15:26 Deus, o Pai, a fonte da glria (Esprito). Por isso, Jesus, referindo-se a Ele, disse Deus esprito. 12. Para quem Deus confere a Sua glria, quem o Esprito Santo que procede dEle? Como Ser pessoal, Deus Se revelou em Seu Filho . O resplendor da glria do Pai, "a expressa imagem da Sua pessoa" (Heb. 1:3), como um Salvador pessoal, Jesus veio ao mundo.... Desde que o pecado trouxe separao entre o homem e Aquele que o fizera, homem algum viu, em qualquer tempo, a Deus, a no ser segundo Ele Se manifesta por intermdio de Cristo. Deus viu que era necessria uma mais clara revelao, tanto de Sua personalidade como de Seu carter, do que a que nos oferecida pela Natureza. Enviou Seu filho ao mundo para, tanto quanto a vista humana podia suportar, manifestar a natureza e os atributos do Deus invisvel. Por ser o resplendor da glria (Esprito) do Pai e ser de mesma natureza que Ele, Jesus Cristo tambm chamado de Esprito na Bblia: Eu e o Pai somos um. Joo 10:30 O Pai e o Filho so um; o Pai a fonte da glria (Esprito) e o Filho o resplendor desta. Por isto, o Filho tambm Esprito: Mas at hoje, quando lido Moiss, o vu est posto sobre o corao deles. Quando, porm, algum deles se converte ao Senhor, o vu lhe retirado. Ora, o Senhor o Esprito ; e, onde est o Esprito do Senhor, a h liberdade. II Corntios 3:15-17 Tendo pecado, os seres humanos no poderiam receber a glria (o Esprito) proveniente de um Deus santo. Assim, o Pai enviou Seu Filho, O Esprito, conforme afirma o texto acima, para que este pudesse comunicar aos seres humanos cados a Sua glria, que o Seu Esprito:

15 E todos ns, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glria do Senhor, somos transformados, de glria em glria, na sua prpria imagem, como pelo Senhor, o Esprito. II Corntios 3:18 "Eis que as trevas cobriram a Terra", diz a Escritura, "e a escurido os povos; mas sobre ti o Senhor ir surgindo, e a Sua glria Se ver sobre ti." Isa. 60:2. Cristo, o resplendor da glria do Pai, veio ao mundo como Sua luz . Ele veio para representar Deus ante os homens, e dEle est escrito que foi ungido "com o Esprito Santo e com virtude", e que "andou fazendo bem". Atos 10:38. O texto acima afirma que Jesus foi ungido com o Esprito Santo e com virtude. Como foi ele ungido? Outro testemunho nos revela: Satans temeu pelo seu reino.... Ele estava presente quando Cristo Se apresentou a Joo para o batismo.... Viu o resplendor da glria do Pai cobrindo a forma de Jesus , apontando assim multido Aquele a quem Ele reconhecia como Seu Filho, com inegvel segurana. Assim, percebemos que Deus o Pai, comunicou sua glria ao Seu Filho, Jesus Cristo, a fim de que Ele a comunicasse aos homens. O testemunho confirma este entendimento: Os que estavam dobrados perante o trono ofereciam suas oraes e olhavam para Jesus ; ento Jesus olhava para Seu Pai, e parecia estar pleiteando com Ele. Uma luz ia do Pai para o Filho e do Filho para o grupo em orao . Vi ento uma luz excessivamente brilhante [a glria] que vinha do Pai para o Filho e do Filho ela se irradiava sobre o povo perante o trono. Jesus est esperando para soprar sobre todos os Seus discpulos, dando-lhes a inspirao de Seu Esprito santificador e transfundindo a vital influncia de Si mesmo a Seu povo.... Jesus procura inculcar-lhes o pensamento de que, ao dar Seu Santo Esprito, est-lhes concedendo a glria que o Pai Lhe deu , para que Ele e Seu povo sejam um em Deus. E Recebereis Poder, pg. 26 13. Como Jesus, recebe a glria do Pai, e comunica esta glria, do esprito, para os homens? Identificamos aqui duas formas. A primeira diretamente, pelo contato direto com os seres humanos, conforme a Bblia nos declara:

16 Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu tambm vos envio. E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Esprito Santo. Joo 20:22 Jesus soprou Sua glria, esta que recebera do Pai, sobre os discpulos. E, ali, esteve com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites; no comeu po, nem bebeu gua; e escreveu nas tbuas as palavras da aliana, as dez palavras. Quando desceu Moiss do monte Sinai, tendo nas mos as duas tbuas do Testemunho, sim, quando desceu do monte, no sabia Moiss que a pele do seu rosto resplandecia, depois de haver Deus falado com ele. xodo 34:28 Por entre a tremenda glria do Sinai, Cristo declarou aos ouvidos de todo o povo os dez preceitos da lei de Seu Pai. Foi Ele que deu a Moiss a lei gravada em tbuas de pedra. Pelo contato ntimo com Cristo, ao falar com Ele, Sua glria emanou sobre Moiss e fez com que seu rosto resplandecesse. Embora Jesus possa comunicar Sua glria diretamente aos seres humanos, notamos que isto raramente acontecia segundo o relato bblico. Existe uma forma mais comum a qual utilizada por Cristo para comunicar Sua glria aos seres humanos: Os anjos de Deus esto sempre indo da Terra ao Cu e do Cu Terra. Os milagres de Cristo pelos aflitos e sofredores, foram operados pelo poder de Deus atravs do ministrio dos anjos. E por meio de Cristo, pelo ministrio de Seus mensageiros celestiais, que toda bno nos advm de Deus. Tomando sobre Si a humanidade, nosso Salvador une Seus interesses aos dos cados filhos de Ado, ao passo que mediante Sua divindade, lana mo do trono de Deus. E assim Cristo o mediador da comunicao dos homens com Deus, e de Deus com os homens. O Desejado de Todas as Naes, pg. 143 Cristo utiliza seu anjos como espelhos para trazer esta glria para os seres humanos. Eles a recebem de Cristo e a comunicam a ns. Por isso, o apstolo Paulo declara, inspirado por Deus: E todos ns, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glria do Senhor, somos transformados, de glria em glria, na sua prpria imagem, como pelo Senhor, o Esprito. II Corntios 3:18 O trabalho dos anjos do Cu organizado. Existem dois querubins que so proeminentes entre os anjos neste trabalho e esto diante de Cristo recebendo esta glria:

17 "Falei mais e disse-lhe: Que so as duas oliveiras direita do castial e sua esquerda? E, falando-lhe outra vez, disse: Que so aqueles dois raminhos de oliveira que esto junto aos dois tubos de ouro e que vertem de si ouro? E ele me respondeu: ... So os dois ungidos, que esto diante do Senhor de toda a Terra." Zac. 4:11-14. Os ungidos que esto diante do Senhor de toda Terra mantm a posio uma vez outorgada a Satans como querubim cobridor . Por intermdio dos seres santos que circundam Seu trono, o Senhor mantm constante comunicao com os habitantes da Terra . Review and Herald, 20 de julho de 1897. A Verdade Sobre os Anjos, pgs. 150, 151 Estes dois ungidos recebem a glria de Cristo e a comunicam a outros anjos, que nos trazem a glria (Esprito) do Salvador em resposta s nossas oraes. A fim de desenvolverem este trabalho, os anjos de Deus so habilitados a lerem nossos pensamentos: Quando voc ps sobre a cabea o adorno emprestado da loja da irm R., e ento se exibiu diante daqueles funcionrios, pensa que isso no foi percebido? Esqueceu-se de que os anjos de Deus estavam presentes, e que seus olhos puros liam seus pensamentos, intenes e propsitos do corao, e tomavam conhecimento de cada ato delineando seu verdadeiro e frvolo carter? Testemunhos para a Igreja, Vol. 2, pg. 182 Embora dois anjos sejam mais proeminentes no trabalho de comunicar o esprito de Cristo, todos os anjos cooperam neste trabalho, conforme a Bblia nos revela: Ora, a qual dos anjos jamais disse: Assenta-te minha direita, at que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus ps? No so todos eles espritos ministradores, enviados para servio a favor dos que ho de herdar a salvao? Hebreus 1:13, 14 Algumas vezes, em ocasies especiais e para misses mais importantes, os dois querubins cobridores so utilizados por Deus para ministrar diretamente aos homens, comunicando-lhes o esprito que recebem de Cristo. Todavia, na maioria das vezes, so os outros anjos que nos comunicam a glria (esprito) de Cristo.

14. Onde eu encontro o Esprito Santo ? O Esprito Santo de Deus vive no homem quando este salvo. Ele entrou em seu corao no momento da sua salvao e fixou residncia permanente. I Corntios 6:19-20; Joo 14:17; Glatas 4:6 ; Efsios 2:22

18

15. Qual a funo do Esprito Santo ? 15.1. Ele te convence dos teus pecados. ( Joo 16:8-9 ) 15.1.1. Ele convence uma pessoa no crente de seus pecados e a leva salvao. 15.1.2. No salvo, Ele o convence de seus pecados para mant-lo limpo e mostrar-lhe como viver para Jesus. 15.1.3 Voc precisa entender a diferena entre convico e culpa: CONVICO d-se quando Deus mostra algo que est errado e que voc pode fazer da maneira certa. CULPA Diabo acusando voc, dizendo que voc no merece receber as bnos de Deus. Apocalipse 12:10 15.2. O Esprito Santo Cria e Regenera. 15.2.1 O Esprito Santo ativo na criao. Gnesis 1:20; J 33:4 15.2.2. Em Jesus Cristo, voc uma nova criatura, nascida de novo pelo Esprito Santo. Joo3:3-8 15.3. Depois de salvo, O Esprito Santo sela sua vida. Efsios 1:13-14; 4:30 15.4. O Esprito Santo te sustenta de forma que voc possa testemunhar sobre sua salvao. I Joo 4:13 ; Romanos 8:16 15.5. O Esprito Santo te ensina a Bblia. Joo 14:26; 16:13-15; I Corntios 2:9-10 15.6. O Esprito Santo intercede por ti em orao. Romanos 8:26-27; Efsios 2:18 15.7. O esprito Santo conforta seu corao em momentos de tribulao. Joo 14:15-18; II Corntios 1:3-4; II Timteo 1:7 15.8. O Esprito Santo te d foras para servir a Deus. Zacarias 4:6; Efsios 3:36; II Corntios 4:7 16. Qual o resultado da presena do Esprito Santo em nossas vida ? 16.1. medida em que voc entrega sua vida a Ele e anda no seu poder, o Esprito Santo de Deus produz em voc um conjunto de qualidades espirituais. Este conjunto de qualidades chamado FRUTO ( singular ) DO ESPRITO, conforme Glatas 5:22-23. singular porque TODAS estas qualidades so produzidas em um mesmo momento por um relacionamento ntimo com Deus. 16.2. O Fruto do Esprito consiste em: a) AMOR b) GOZO c) PAZ d) LONGAMINIDADE e) BENIGNIDADE f) F g) TEMPERANA h) MANSIDO i) HUMILDADE 16.3. Questes Bsicas:

19

16.3.1. O que significa ser cheio do Esprito Santo e como eu posso alcanar isto? a) Comparando Efsios 5:18-19 com Colossenses 3:16, vemos que, ao permitir que a Palavra de Deus entre em nosso corao, podemos produzir os mesmos resultados de quando estamos cheios do Esprito Santo. Quanto mais buscarmos colocar em nossa mente e corao a Palavra de Deus, mais ntimo ser o nosso relacionamento com Deus. b) Simplesmente ANDE em esprito. Andar em esprito um processo natural, constante e consistente de crescimento. ( Glatas 5:16-18, 25 ; Romanos 8:1 ) c) Permita que Deus controle sua vida. O ser cheio do Esprito Santo no receber mais do Esprito Santo. Voc recebe uma poro do Esprito no momento de sua salvao e Ele vai tomando conta do seu viver. d) Seja PACIENTE e CONSISTENTE: ser controlado pelo Esprito Santo no acontece de um dia para o outro, mas um processo permanente de crescimento espiritual que se d ao longo de sua vida.

17. Porque so os anjos e os homens por vezes chamados de Esprito na Bblia? Atravs de uma ilustrao simples podemos compreender porque os anjos e os homens so chamados de esprito na Bblia. Imagine voc uma vasilha plstica que possa ser utilizada para se armazenar leite. Voc est sem uma leiteira em casa e deseja armazenar uma quantidade de leite para distribu-la entre os copos. Pegas ento a vasilha plstica e sobre ela derrama o leite para que possa transmit-lo aos copos. Nesta ocasio, embora aquela seja uma vasilha comum, no uma leiteira, estaria correto dizer que esta vasilha agora uma vasilha leiteira e continuar a ser enquanto for utilizada para armazenar e distribuir leite. Podemos aplicar o mesmo princpio relativamente glria de Deus, o Seu esprito. Cada criatura que existe no universo, somente subsiste porque Deus comunica a ela Seu Esprito (sua glria). O Esprito Santo o sopro da vida espiritual na alma . A comunicao do Esprito a transmisso da vida de Cristo. O Desejado de Todas as Naes, pg. 805 Em muitos coraes mal parece haver um sopro de vida espiritual. Isto me faz muito triste. Receio que no tenha sido mantida luta ativa contra o mundo, a carne e o diabo. Mensagens Escolhidas, Vol. 21, pg. 127 Todos os seres criados vivem pela vontade e poder de Deus. So subordinados recipientes da vida de Deus. Do mais alto serafim ao mais humilde dos seres animados, todos so providos da Fonte da vida.

20 Mesmo Satans, o pior inimigo de Deus, vive hoje porque ainda possui um pouco da glria que recebeu de Deus. Prova disto que ele pode aparecer a Jesus com a glria de um anjo serafim, mesmo aps estar por quatro mil anos separado de Deus, e ir aparecer em breve diante dos 144.000, imitando a Cristo, com uma glria nunca dantes vista por mortais: Como ato culminante no grande drama do engano, o prprio Satans personificar Cristo. A igreja tem h muito tempo professado considerar o advento do Salvador como a realizao de suas esperanas. Assim, o grande enganador far parecer que Cristo veio. Em vrias partes da Terra, Satans se manifestar entre os homens como um ser majestoso, com brilho deslumbrante, assemelhando-se descrio do Filho de Deus dada por Joo no Apocalipse (cap. 1:13-15). A glria que o cerca no excedida por coisa alguma que os olhos mortais j tenham contemplado . Ressoa nos ares a aclamao de triunfo: " Ento, no errado chamar, como a Bblia o faz, homens e anjos, estes que so recipientes que recebem a glria (esprito) de Deus, de esprito: - denominando anjos como espritos: Ora, a qual dos anjos jamais disse: Assenta-te minha direita, at que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus ps? No so todos eles espritos ministradores, enviados para servio a favor dos que ho de herdar a salvao? Hebreus 1:13, 14 - denominando homens como espritos: Amados, no deis crdito a qualquer esprito ; antes, provai os espritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas tm sado pelo mundo fora . Nisto reconheceis o Esprito de Deus: todo esprito que confessa que Jesus Cristo veio em carne de Deus; I Joo 4:1, 2 18. Porque Jesus Cristo habita em ns pelo Esprito Quando a glria (esprito) de Cristo chega t ns, seja vinda diretamente dEle, seja pelo ministrio dos anjos ministradores, Cristo passa a habitar em ns pelo Seu Esprito:

21 para que, segundo a riqueza da sua glria, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Esprito no homem interior ; e, assim, habite Cristo no vosso corao, pela f Efsios 3:16, 17 Ou no sabeis que o vosso corpo o templo do Esprito Santo, que habita em vs, proveniente de Deus, e que no sois de vs mesmos? Porque tostes comprados por bom preo; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso esprito, os quais pertencem a Deus." I Cor. 6:19 e 20. Nosso corpo adquirida propriedade de Cristo, e no devemos sentir-nos em liberdade de fazer com ele o que nos apraz. Com a purificao do templo, anunciou Jesus Sua misso como Messias. Aquele templo, erigido, para morada divina, destinava-se a ser uma lio objetiva para Israel e o mundo....Obscurecido e contaminado pelo pecado, o corao do homem no mais revelava a glria da Divindade. Pela encarnao do Filho de Deus, porm, cumpriu-se o desgnio do Cu. Deus habita na humanidade, e mediante a salvadora graa, o corao humano se torna novamente um templo. No sabeis vs que sois o templo de Deus, e que o Esprito de Deus habita em vs ? Se algum destruir o templo de Deus, Deus o destruir; porque o templo de Deus, que sois vs, santo. I Cor. 3:16 e 17. Homem algum pode de si mesmo expulsar a turba m que tomou posse do corao. Unicamente Cristo pode purificar o templo da alma . No forar, porm, a entrada. No vem ao templo do corao como ao de outrora; mas diz: "Eis que estou porta, e bato; se algum ouvir a Minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa". Apoc. 3:20. Ele vir, no somente por um dia; pois diz: "Neles habitarei, e entre eles andarei: ... e eles sero o Meu povo". II Cor. 6:16. Oh, preciosas possibilidades e encorajamento! No corao humano, purificado de toda a impureza moral, habita o precioso Salvador, enobrecendo, santificando toda a natureza, e fazendo do homem um templo do Esprito Santo. ... Quando a glria (esprito) que Cristo recebeu do Pai e enviou por ns recebida, Cristo habita em ns pelo Seu Esprito e revela-se em ns o mistrio do evangelho: para dar pleno cumprimento palavra de Deus : o mistrio que estivera oculto dos sculos e das geraes; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glria deste mistrio entre os gentios, isto , Cristo em vs, a esperana da glria; Colossensses 1:25-27

22 Que este mistrio se manifeste em nossas vidas! Nosso desejo sincero que este material contribua para esclarecer o entendimento de muitos irmos. Que Deus abenoe voc.

6 5-CONCLUSO (A QUAIS RESULTADOS CHEGOU?) Em funo do que tenha sido pedido pelo Professor, aqui o aluno dever:: Apresentar as concluses a que chegou com o seu trabalho. Fazer uma sntese dos resultados do trabalho, ou do estudo. Apresentar um posicionamento, uma avaliao do trabalho, ou do estudo.

6-BIBLIOGRAFIA

You might also like