You are on page 1of 2

Logstica Reversa Conceituao

Define-se como Logstica Reversa, a rea que planeja, opera e controla o fluxo, e as informaes logsticas correspondentes ao retorno dos bens de ps-venda e de ps-consumo ao ciclo de negcios ou ao ciclo produtivo, atravs dos Canais de Distribuio Reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econmico, ecolgico, legal, competitivo, de imagem corporativa, dentre outros.

Enquanto a Logstica Tradicional trata do fluxo dos produtos fabrica x cliente, a Logstica Reversa trata do retorno de produtos, materiais e peas do consumidor final ao processo produtivo da empresa. Devido severa legislao ambiental e tambm por grande influncia da sociedade e organizaes no governamentais, as empresas esto adotando a utilizao de um percentual maior de material reciclado ao seu processo produtivo, assim como tambm passaram a adotar procedimentos para o correto descarte dos produtos que no possam ser reutilizados ou reciclados. A implantao da Logstica Reversa vem atender ao pblico cada vez mais consciente e sensvel quanto preveno do meio ambiente, tanto que se tornou uma das mais importantes decises estratgicas face ao crescente ambiente de competitividade presente nas empresas modernas, que vivem em constante busca por solues que agreguem valor perceptvel aos seus consumidores finais. Frente a estes novos paradigmas empresariais da logstica moderna, a alta velocidade de reao garantida por sistemas de manufatura flexveis e de informatizao logstica, como tambm ao alto nvel de relacionamento com os clientes e consumidores finais criando ligaes duradouras, so aes que esto sendo adotadas na maior parte destas empresas.

Como surgiu
Nos ltimos anos, a Logstica Empresarial vem sofrendo uma constante evoluo, sendo considerado um dos principais elementos na elaborao do planejamento estratgico, e muitas vezes responsvel por enorme gerao de vantagem competitiva s empresas. A partir dos anos 90 com a constante preocupao sobre a utilizao dos recursos naturais, assim como o acmulo de produtos industrializados nos grandes centros, as grandes empresas passaram a ser as culpadas pela sociedade por este problema. As grandes organizaes passaram a ter uma nova preocupao; como seria possvel encontrar a resoluo para esta situao sem gerar aumento de custos e despesas. Com o advento deste cenrio surgiu o conceito de Logstica Reversa.

O aperfeioamento da logstica reversa ocorreu junto com o aperfeioamento da logstica empresarial, mas no em proporo igual, no s o aumento da concorrncia entre as cadeias logsticas que influncia este aspecto, fatores como lucro, preservao ambiental, legislao e grau de conhecimento do cliente sobre tecnologias, o acesso a elas e a importncia da preservao influenciam isso A Logstica Reversa surgiu, primeiramente, pela busca da conservao ao meio ambiente, fator de grande peso nos dias atuais, porm tem como objetivo maior realizar um descarte adequado e reaver valores da empresa. Alguns tpicos demonstram que a Logstica Reversa no traz somente uma maior carga de trabalho, mas tambm maior nmero de vantagens para a empresa que opta por utiliz-la: - gera economia devido utilizao de embalagens retornveis que, apesar de ter um investimento inicial elevado, a longo prazo compensatrio; - maiores benefcios para clientes que no mais precisaro se preocupar com o destino de seus resduos; - maior valorizao ao fornecedor pela tica adotada; - revalorizao pelo retorno dos bens de ps-venda e de ps-consumo ao ciclo de negcios ou ao ciclo produtivo, respectivamente.

Pioneiros

You might also like