You are on page 1of 2

Zoneamento macro - Aptido ecolgica da cultura do banana

Mapa da aptido da cultura da banana

Aptido Climtica para a Cultura da Banana


A banana uma planta perene, tpica de clima tropical mido. So conhecidos numerosos cultivares, compreendendo vrias espcies do gnero Musa, sendo as trs mais cultivadas, M. cavendishii, M. paradisiaca e M. sapientum, originrias do Centro Indo-Malio, que compreende a Indochina e arquiplago Malaio.

Exigncias Climticas
Dados climticos indicam ser a bananeira, de modo geral, bastante resistente a perodos de seca, desde que as precipitaes na estao vegetativa sejam suficientes para a formao dos cachos. As observaes em vrias regies de cultivo comercial da Musa, como na rea do Caribe e mesmo no Brasil Central, confirmam o fato de muitos cultivares suportarem bem perodos secos bastante acentuados. Isso no significa que a planta exija perodos secos. Ao contrrio, muitas plantaes comerciais so exploradas, sem qualquer inconveniente, em regies midas sem qualquer estao seca normal, como acontece no litoral sul do Estado de So Paulo. Segundo informaes tcnicas de especialistas em bananicultura, do Instituto Agronmico de Campinas, a resistncia seca da bananeira varia muito com o cultivar. A banana ouro muito pouco resistente seca. Os cultivares nanica e nanico so medianamente resistentes. Os demais cultivares produzidos em So Paulo, inclusive a mao e a prata, so muito resistentes seca. Com relao s baixas temperaturas dos meses hibernais, j os dados e informaes existentes mostram que a bananeira bastante sensvel e pode Ter a produo prejudicada quando a temperatura mdia mensal cai abaixo de certos limites. Isso esperado, vez que o centro de origem da planta no est sujeito a ocorrncia de meses relativamente frios, abaixo de cerca de 20 C, no inverno. Segundo Wilsie (1966), a bananeira adapta-se bem em regies tropicais de altitude pouco elevada e terrenos bem drenados e livres de geadas severas, nas proximidades dos trpicos. As maiores produes so altas o ano todo e com o mximo de iluminao solar. As temperaturas mdias mensais timas esto entre 24 e 29 C. Para obter boa produo, so necessrias grandes quantidades de gua, cerca de 1900 mm, ou mais, bem distribudas no curso do ano, tanto, que, quando h estao seca, a irrigao recomendada. Temperaturas baixas durante a estao hibernal, mesmo que no tragam problemas de queima das plantas causada por geadas, podem prejudicar os frutos em formao. Em regies de maior altitude, principalmente fora da faixa intertropical, como a regio do Vale do Ribeira e sul do Planalto Paulista, esto sujeitas, durante o inverno, a freqentes invases de massas de ar frio de origem polar, que trazem intensos abaixamentos das temperaturas. Essas ondas, mesmo que no tragam danos de geada na folhagem, afetam os frutos em crescimento, provocando a conhecida "friagem" que torna o produto imprprio para o comrcio, especialmente para o mercado externo. As temperaturas baixas so prejudiciais ao desenvolvimento e qualidade da banana. Seus sintomas mais tpicos so definidos na ocorrncia do "chilling" de campo. O chilling ou friagem, impede que o fruto atinja a plenitude de crescimento, tornando-o pequeno e de maturao incompleta. O dano causado pelo chilling de campo funo do nmero de horas com temperaturas baixas, sendo mais citados os ndices de 10 a 12 C como limites.

Carta de Aptido Climtica


No preparo da carta de aptido climtica da bananicultura, foram consideradas as exigncias dos diferentes cultivares de interesse comercial para o Estado de So Paulo. Limitaes Climticas - Os parmetros adotados na definio das diferentes faixas de aptido climtica foram os seguintes: a) Temperatura mdia do ms mais frio (Tmf) = 18 C: indica o limite inferior da faixa trmica favorvel, considerada tima bananicultura. Abaixo desse limite, comeam a aparecer problemas de "friagem" nos frutos; b) Tmf = 15 C: indica o limite abaixo do qual a bananicultura sofre deficincia trmica, problemas graves com geadas e a rea se torna inapta cultura comercial; c) Deficincias hdricas anuais (Da) = 0 mm: corresponde ausncia de estao seca; apresenta aptido para todos os cultivares;

d) Da = 80 mm: abaixo desse limite a rea apresenta estao seca moderada e oferece aptido climtica para todos os cultivares, exceo da banana ouro, que pouco resistente a seca. Acima desse limite, a estao seca se apresenta mais acentuada; tambm as bananas nanica e nanico, que so, moderadamente resistentes a seca, no encontram aptido climtica; para os demais cultivares, muito resistentes a seca, no h problemas com as deficincias hdricas nas condies do Estado de So Paulo.

Cartografia faixas de aptido climtica


As faixas com as diferentes aptides climticas previstas so: Faixa " A" Tmf acima de 18 C e Da, acima de 80 mm. Essa faixa no apresenta restries trmicas mas exibe uma estao seca bastante pronunciada. considerada apta para todos os cultivares comercialmente plantados no Estado, exceo daqueles menos resistentes a seca, como a ouro, nanica e nanico. A faixa no apresenta problemas de ocorrncia de "friagem". Abrange a parte mais norte, mais quente do territrio do Estado, o vale do baixo Tiet, todo o rio Grande e as partes baixas dos vales do Turvo, Pardo e Sapuca Mirim. Faixa "B" Tmf acima de 18 C e Da entre 0 e 80 mm. uma faixa semelhante anterior, apenas as deficincias hdricas sazonais so menos acentuadas. Nessa faixa, apenas a banana ouro, muito pouco resistente seca, no encontra aptido climtica. Essa regio est situada no extremo oeste do Estado, nos vales do Paran, Aguape, Peixe e Santo Anastcio e baixo Paranapanema. No ocorrem, normalmente, problemas de "friagem". Faixa "C" Tmf, entre 15 e 18 C e Da, acima de 80 mm. Essa faixa, como a "A", s no apresenta aptido para as variedades mais sujeitas seca, como ouro, nanica e nanico. Como a temperatura do ms mais frio inferior a 18 C, h problemas de ocorrncia de "friagem". Essa faixa compreende pequenas reas do planalto em sua parte nordeste. Faixa "D" Tmf entre 15 e 18 C e Da, entre 0 e 80 mm. Como a faixa "B", as deficincias hdricas so moderadas e apenas a banana ouro no encontra aptido. Estando a Tmf a 18 C, a rea apresenta problemas de "friagem" nos frutos. A faixa ocupa grande rea do planalto, particularmente a parte central. Faixa "E" Tmf entre 15 e 18 C e Da, igual a zero. Nessa faixa no ocorrem deficincias hdricas sazonais e todos os cultivares encontram aptido climtica. Como a temperatura do ms mais frio est aqum de 18 C, o problema de "friagem" est presente. A rea corresponde baixada litornea e ao vale do Ribeira do Iguape. Faixa "F" Tmf, abaixo de 15 C. Essa faixa demasiado fria e apresenta deficincia trmica para a cultura comercial da bananeira. Abrange as reas montanhosas de altitude, das serras do Mar e da Mantiqueira, no sul e leste do Estado. Fonte: Zoneamento Agrcola do Estado de So Paulo, vol. 1. 1974.

You might also like