You are on page 1of 2

VISUALIZAO DE RESUMO

http://www.sbpcnet.org.br/livro/58ra/JNIC/RESUMOS/resumo_3117.html

IMPRIMIR

VOLTAR

H. Artes, Letras e Lingstica - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira As modinhas e os lundus de Domingos Caldas Barbosa Fabiana Miraz de Freitas Grecco 1 (1. Universidade Estadual Paulista "Jlio de Mesquita Filho" UNESP) INTRODUO:

Em Portugal, na segunda metade do sculo XVIII, houve intensa propagao de um gnero potico-musical, denominado modinha, cujo divulgador mais destacado foi o poeta brasileiro Domingos Caldas Barbosa. O inegvel sucesso de suas quadras deveu-se ao seu carter improvisador e ao emprego de lxico e temas marcados pelo sabor colonial. Desses improvisos, tornou-se conhecida somente a coletnea intitulada Viola de Lereno (1798-1826). Todavia, vrias quadras do poeta encontram-se dispersas em alguns documentos musicais setecentistas, devido vulgarizao de suas modinhas. A partir dessa observao, surgiu a idia de comparar os poemas encontrados na coletnea referida com os que poderiam ser extrados de documentos musicais setecentistas, quais sejam: Modinhas do Brasil (cerca de 1780); Jornal de Modinhas (1792- 1796) e Muzica Escolhida da Viola de Lereno (1799), que resultou no projeto As Modinhas e os Lundus de Domingos Caldas Barbosa: 1780- 1799. Tal investigao objetivou a catalogao dessas fontes musicais, de onde foi possvel recolher dados como: reproduo de texto e ttulo; data da publicao; autor das melodias; distino do gnero musical e diferenciao temtica. Desse modo, a fase catalogrfica tornou-se o eixo do projeto, pois resultou em um corpus potico substancial, proporcionando, assim, uma anlise mais ampliada da obra desse poeta brasileiro.
METODOLOGIA:

Todavia, essa investigao foi dividida em quatro etapas, para que fosse possvel ampliar o conhecimento acerca de Domingos Caldas Barbosa: sua vida e sua obra. A diviso obedeceu seguinte seqncia: 1). Levantamento bibliogrfico; 2). Leitura e fichamento dos captulos especficos retirados das obras selecionadas; 3). Catalogao; 4). Anlise literria.
RESULTADOS:

Com o desenvolvimento da primeira e segunda etapas, observamos que, em sua maioria, a literatura crtica sobre a vida e a obra de Caldas segue, fundamentalmente, dois vieses opostos, ou seja, um grupo de estudiosos, como, por exemplo, Sacramento Blake, Arthur Motta, Ferdinand Wolf e Antonio Candido, defendem a idia de que a obra potica de Domingos Caldas Barbosa, restrita somente anlise da Viola de Lereno, apenas uma manifestao popular, chula e frvola que no deve erigir-se ao posto da literatura brasileira erudita, sendo, dessa forma, classificada como literatura menor; e um outro grupo, formado essencialmente por folcloristas como Slvio Romero e Luis da Cmara Cascudo, que defendem a popularidade e chulice dessas quadras, como expresso nica e pura do folclore nacional. A terceira etapa, ou seja, a fase catalogrfica, visou recolha de versos de Caldas Barbosa constantes nos manuscritos musicais: Modinhas do Brasil (cerca de 1780), publicado por Edlson de Lima em 2001, o Jornal de Modinhas (17921796), publicado no ano de 1996 pela Biblioteca Nacional de Lisboa e Muzica Escolhida da Viola de Lereno (1799), publicado pelo musiclogo Manuel Morais em 2003. Tal recolha foi realizada por meio da comparao dos poemas constantes na coletnea Viola de Lereno (1798- 1826) com os encontrados nas partituras das fontes acima citadas. Dentre as 50 modinhas de Caldas Barbosa reunidas por ns durante o processo catalogrfico, seis foram retiradas do

1 de 2

30/04/2013 11:10

VISUALIZAO DE RESUMO

http://www.sbpcnet.org.br/livro/58ra/JNIC/RESUMOS/resumo_3117.html

Jornal de Modinhas, cujos textos poticos tambm se encontram na coletnea Viola de Lereno; duas de Modinhas do Brasil e 42, das quais 13 so poemas inditos de Muzica Escolhida da Viola de Lereno. Durante a fase catalogrfica, notamos a presena de versos de Caldas na modinha Foi-se Josino e deixou-me, recolhida por Spix e Martius entre 1817 e 1820, em apndice musical da obra Reise in Brasilien, intitulado Brasilianische Volkslieder und Indianische Melodien. A autoria dessa cantiga foi atribuda ao poeta Domingos Borges de Barros pelo musiclogo Manuel Veiga, em 1998. Porm, essa cano apresenta como estribilho um poema de Caldas pertencente ao primeiro volume da Viola de Lereno, intitulado No h remdio seno morrer, fato esse no mencionado pelo pesquisador. Caso semelhante ocorre com outro poema de Caldas: Lereno Melanclico. Essa modinha encontra-se sob o ttulo Desde o dia em que eu nasci, com autoria indicada a Joaquim Manuel da Cmara, no manuscrito 20 modinhas portuguesas de Joaquim Manoel da Cmara- notadas e arranjadas com acompanhamento de fortepiano por Sigismund Neukomm. Outra verso de Lereno Melanclico curiosamente encontrada no Jornal de Modinhas e vem sob o ttulo Que fiz eu Natureza, cuja composio musical assinada pelo Pe. portugus Jos Maurcio. Quanto ao desenvolvimento da quarta e ltima etapa do projeto aqui descrito, deparamo-nos, ao analisar as cantigas reunidas pela catalogao, as quais no pertencem Viola de Lereno, com um nmero relativo delas que se equivalem estrutural e tematicamente s quadras publicadas nessa coletnea. A Viola de Lereno foi publicada (1 vol) em 1798, sendo, o segundo volume, impresso somente em 1826. Os versos dessa coletnea obedecem, em sua maioria, tipologia redondilha maior e vm sob a forma de quadras que podem seguir-se de estribilho ou no. O esquema de rimas mais freqente ABCB. No que diz respeito ao tema, h uma toante predominante: o amor. Essas quadras insistem em representar figuras como o pastor Lereno e suas pastoras, que acentuam o buclismo da academia rcade, mas, por outro lado, tornam visvel certo desligamento da potica neoclssica por apresentar simplicidade formal na estruturao de seus versos, e, tambm, pelo uso de expresses extradas da fala mestia da colnia, tais como: angu, cuia,
moleque, nhanh, p-de-banco e quingomb, encontradas em seus lundus. Alm disso, a musicalizao, recurso esse fortemente utilizado pelo romantismo, assim como o tratamento do tema amoroso, no qual o amor e a musa inclinam-se muito mais para o sentido carnal do que para o platnico, conferem a essas quadras um sabor pr-romntico.
CONCLUSES:

Assim sendo, por meio desta investigao, pudemos traar um panorama a respeito da vida e da obra (somente das cantigas musicadas) de Domingos Caldas Barbosa, sublinhando a popularidade do poeta brasileiro que atuou como trovador na corte portuguesa do sculo XVIII e acrescentando algumas cantigas e detalhes antes ignorados ao cancioneiro que se estabelece como testemunho histrico no mbito das atividades potico-musicais luso-brasileiras do final dos setecentos.
Instituio de fomento: Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo FAPESP Trabalho de Iniciao Cientfica Palavras-chave: Sculo XVIII ; Literatura Brasileira; Poesia.
Anais da 58 Reunio Anual da SBPC - Florianpolis, SC - Julho/2006

2 de 2

30/04/2013 11:10

You might also like