You are on page 1of 50

Metodologia da Pesquisa

Prof. Dr. Hlcio Lanzoni

UNISEB Centro Universitrio

7/11/2012

Mdulo 4.2 Unidade 3


O universo da pesquisa

UNISEB Centro Universitrio

Retomando alguns tpicos...

Realidade

Pesquisa

A pesquisa um procedimento racional e sistemtico que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas propostos.
4

PERGUNTA DE PESQUISA

O que no problemtico no pensado

Voc nem toma conscincia do sapato, at que uma pedrinha entre l...

http://burlingtonwalks.org
6

Seleo do tema e delimitao do problema


O Problema de Pesquisa Uma situao que precisa ser mudada ou melhor conhecida/compreendida. Uma questo no resolvida. Condies que precisam ser melhoradas. Dificuldades que precisam ser eliminadas.
7

Mtodo Cientfico
1) Problema (a pergunta) 2) Hiptese (um palpite) 3) Experimentao (teste da hiptese) 4) Concluso 5) Se necessrio, nova hiptese.

Realidade Emprica
Tudo o que existe e pode ser conhecido atravs da experincia. Por sua vez, "experincia" o conhecimento que nos transmitido pelos sentidos e pela conscincia. A realidade emprica se revela a ns por meio de fatos.

10

http://calnewport.com/blog/wp-content/uploads/2007/10/einstein.jpg

Diferenas entre o 2 grau e o 3 grau

11

Ao contrrio do que muitos acreditam, o ensino superior no mero prolongamento do ensino mdio. Na verdade, as diferenas so profundas e afetam, principalmente, questes relacionadas autonomia dos alunos. Vejamos algumas diferenas.

12

2 grau
Grande domnio da instituio sobre os alunos (fsico e psicolgico) Pouca autonomia por parte dos alunos Homogeneidade de faixa etria Foco no professor

13

3 grau
Maior autonomia por parte dos alunos No h controle rgido de horrio e presena. Maior diversidade na sala de aula O ensino depende, em maior grau, da participao do aluno, o qual tem mais responsabilidade pela prpria aprendizagem.

14

Tipos de imaturidade comuns em alunos do 3 grau


Na realidade observada nas salas de aula de cursos universitrios, possvel apontarmos trs tipos principais de imaturidade: imaturidade cultural, imaturidade psicolgica e imaturidade lgica.
(BASTOS; KELLER, 2002)

15

Imaturidade cultural
No ensino mdio, o ensino , no raro, focado no vestibular ou em programas profissionalizantes, reduzindose, ao mximo, a ateno dispensada educao geral. Circundados por um ambiente cultural restrito, aos alunos no comum o hbito da leitura ou de discusses de tpicos que no estejam relacionados realidade imediata.
www.senado.gov.br
16

ocanal.files.wordpress.com

Muitos alunos entram na faculdade sem uma definio clara de seus objetivos e suas aspiraes, ou seja, chegam ao ensino superior com a mesma mentalidade com que chegaram ao ensino mdio. A postura vigente a de que se vai para a escola no para aprender (postura ativa), mas para ser ensinado (atitude passiva).

17

teamsubmarine.files.wordpress.com

Imaturidade psicolgica

Pelo fato de os alunos no terem certeza se as escolhas feitas (o curso, a escola, o momento etc.) correspondero a suas expectativas, no incomum um comportamento descompromissado, que beira a irresponsabilidade, no tocante s atitudes que demonstram no ambiente acadmico.

18

Imaturidade lgica
Independentemente de serem oriundos do ensino mdio ou do ensino superior, os alunos tm grande dificuldade de colocar no papel (ou na tela do computador) aquilo que pensaram. A falta de raciocnio lgico tem sua origem nos vcios adquiridos ao longo da vivncia escolar, como a falta de leitura, a decoreba como estratgia de preparao para as avaliaes e a ausncia de pensamento crtico.

19

populo.weblog.com.pt

Alguns exemplos
Ao ser questionado sobre o que o autor quis dizer em determinado texto, o aluno pode limitar-se a tentar compreender aquilo que est explcito. No consegue apreender as nuances da inteno do autor. As questes que instigam o raciocnio so justamente aquelas que os alunos mais temem, pois no adianta decorar as datas e os fatos ocorridos se a questo solicita que faam uma anlise da relevncia de determinado acontecimento em relao ao momento vigente.
20

TCC Trabalho de Concluso de Curso

21

Por que o aluno tem que desenvolver um TCC?


Obrigatoriedade (MEC). Oportunidade para desenvolvimento acadmico. Demonstrao de maturidade acadmica e autonomia.

22

Temos que admitir que, na maioria das vezes, o aluno NO SABE O QUE FAZER, POR ONDE COMEAR, PARA ONDE IR.

23

TCC: Caractersticas Gerais


O Trabalho de Concluso de Curso - TCC parte integrante dos currculos dos cursos de graduao e ps-graduao e consiste em um elemento indispensvel para a obteno do Grau, conforme preconiza a Legislao vigente.

24

Existem diversos tipos de TCC, mas no seu curso de Letras o formato adotado o de Artigo Cientfico.

25

O que um Artigo Cientfico?


um trabalho acadmico cujos resultados so oriundos de pesquisa realizada de acordo com mtodos cientficos apropriados. Um artigo cientfico normalmente no extenso e geralmente submetido a conselhos editoriais para a que seja analisada a viabilidade de publicao.
26

Quando Iniciar o TCC?


Comea nos Mdulos 5.1 (TCC 1) e 6.1 (TCC 2). No entanto, a escolha do tema pode ocorrer a qualquer momento ao longo do curso, principalmente durante a disciplina Metodologia da Pesquisa. Quanto mais cedo ocorrer a escolha do tema, mas seguro o aluno estar para desenvolver seu trabalho.
27

Como o TCC est organizado?


A coordenao do curso formaliza as linhas de pesquisa e temas para cada uma das linhas de pesquisa. Um professor-orientador ser designado para norte-lo durante a elaborao de seu TCC. Os trabalhos tm que ser desenvolvidos em grupos de cinco alunos, na mesma habilitao (todos Portugus/Ingls ou todos Portugus/Espanhol).
28

Quais so as etapas do TCC?


A primeira etapa consiste na formao dos grupos de TCC (cinco alunos); A segunda etapa a elaborao do Projeto de Pesquisa. Voc dever escolher a linha de pesquisa e um tema relacionado Linha de Pesquisa escolhida.

29

A terceira etapa tem incio com o perodo de orientaes, no qual o grupo vai desenvolver seu trabalho com a superviso do orientador designado, em conformidade com a linha de pesquisa na qual est cadastrado e de acordo com o cronograma proposto.

30

Como feita a orientao?


Todo o processo de orientao ocorrer exclusivamente atravs da rea de TCC no AVA.

31

Orientador
A Coordenao do Curso disponibilizar um professor orientador para auxiliar o aluno na etapa de desenvolvimento de seu TCC, em funo da escolha prvia da linha de pesquisa e do tema a ser pesquisado.

32

O Projeto de Pesquisa
Um projeto de pesquisa , em outras palavras, um plano de intenes sobre o que pretende desenvolver em seu TCC. A formatao do Projeto de Pesquisa (fonte, espaamentos, margens, etc.) segue as mesmas normas aplicadas ao artigo.

33

Atividade: assista a este vdeo

34

Formatao

35

Papel

A4

Margem
3,0cm

Superior: Esquerda: Inferior: Direita:

3cm 3cm 2cm 2cm

3,0cm 2,0cm

2,0cm

36

Tamanho da Fonte
Ttulo: fonte Times New Roman, tamanho 16, negrito, caixa alta (maiscula) e alinhamento centralizado. Nome do(s) autor(es): fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito. Subttulo (resumo, introduo, ttulos das sees, concluso, referncias): fonte Times New Roman, tamanho 14, negrito, toda em maiscula, alinhamento justificado.
37

Tamanho da Fonte
Corpo do texto: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaamento 1,5. Para o resumo, espaamento simples. Citaes destacadas e notas de rodap: fonte Times New Roman, tamanho 11, espaamento simples.

38

Times, 16, CAIXA ALTA, Negrito, Centralizado Times, 12, simples, justificado.

EXEMPLO
O CRONTOPO DA CANO FOLCLRICA E A CULTURA POPULAR
Luciane de Paula1, Gabriela Taveira Fernandes de Melo 2 Resumo: Este trabalho analisa a cano folclrica, a partir da noo bakhtiniana de crontopo. O objetivo compreender a cano folclrica como expresso do grande tempo da cultura popular. Em cada novo tempo, uma nova concepo de homem e de cultura descoberta, o que motiva a ter um olhar refinado acerca da relao tempo-espao na constituio de sujeitos discursivos que representam valores e revelam sentidos. Na cano folclrica, a ao narrada/cantada representa parte da cultura popular. Assim, abarcar a concepo de crontopo e na cano folclrica se justifica porque Bakhtin enfatiza a importncia do estudo da cultura popular numa anlise viva como a que se deseja fazer neste trabalho. Palavras-chave: gnero; cano folclrica; crontopo; Bakhtin. INTRODUO Neste artigo, propomo-nos a analisar o crontopo da cano folclrica, a fim de compreender as vozes sociais populares de seus sujeitos e, com isso, a produo desse gnero cancioneiro, prprio da cultura popular. A sua manifestao possibilita a identificao das particularidades de cada povo e a possvel identificao de um estilo individual regionalizado. Na materialidade lingustica e por meio da anlise da letra da cano, atitudes, valores e usos da lngua revelam-se no estilo geral do gnero e se especificam nos temas, que podem ter caracteres variados, destacar aspectos culturais em geral, relacionados s origens tnicas. Outro aspecto das reflexes bakhtinianas consiste em estudar o gnero na dimenso espao-temporal cronotpica no sentido de que a linguagem (e as formas que ela adquire na interao verbal) passa a ser a expresso de um grande tempo das culturas e civilizaes. A anlise do gnero cano , aqui, simbolizada pela cano folclrica. 1. A PERSPECTIVA (DIALGICA) BAKHTINIANA DE LINGUAGEM A cano folclrica, manifestao artstica que representa o que Bakhtin denomina grande tempo da cultura, caracteriza-se como fonte do saber popular, por isso traz para suas cenas enunciativas o processo de produo da cultura popular.

Times, 12, Negrito, a direita Times, 14, CAIXA ALTA, negrito, justificado

Times, 14, CAIXA ALTA, negrito, justificado Times, 10, simples, justificado.

Times, 12, 1,5 cm, justificado

1 Letras Universidade de So Paulo (USP) 2 Letras Universidade Estadual Paulista (UNESP)

39

Ttulos e Sees

40

Ttulos e Sees
No crie ttulos extensos (no mximo, 2 linhas). No coloque ttulo (1) e subttulo (1.1) juntos; sempre tenha um texto introdutrio separandoos. Na definio dos itens/tpicos que iro compor o texto, subdivida-os at a seo terciria: 1. SEO PRIMRIA 1.1 Seo Secundria 1.1.1 Seo Terciria Na definio de ttulos e subttulos, evite passar da seo terciria (1.1.1).
41

Citaes

42

Indicao das fontes


. Por autor: sistema autor-data (o mais comum). . Por nmero: sistema numrico.

43

Sistema autor-data
Indicar fonte pelo SOBRENOME do autor ou instituio responsvel ou ttulo de entrada seguido da data de publicao e da pgina da citao. No caso de citao direta, separados por vrgula e entre parnteses. Ex.: De acordo com SEVERINO (1992, p.32), o referencial terico no pode ser concebido e utilizado como uma malha prfabricada.
44

Citao direta de at 3 linhas dever estar entre aspas duplas (xxx), caso j haja aspas duplas no pargrafo original, coloque aspas simples dentro das duplas (xxx); Citao direta com mais de 3 linhas dever ter recuo de 4 cm da margem esquerda. Ex.:

45

Cavalieri Filho (apud GAGLIANO, 2003, p. 40), com preciso, salientou que
O dano , sem dvida, o grande vilo da responsabilidade civil. No haveria que se falar em indenizao, nem em ressarcimento, se no houvesse dano. Pode haver responsabilidade sem culpa, mas no pode responsabilidade sem dano.

46

No esquea de que as palavras estrangeiras devem estar em itlico (ex.: sine qua non, coping, know-how, etc.). Use a expresso apud (= citado por, dentro de) quando o autor utilizado citar um outro autor. Exs.: 1. Autor citado (apud AUTOR-DA-OBRA, ano, p. X). 2. (AUTOR CITADO apud AUTOR-DAOBRA, ano, p. X).
47

Exemplos na lista de referncia


SEVERINO, Antnio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. So Paulo: Cortez, 1992. Souza, Luciane. A Cano Folclrica: Mitos da Cultura Popular. Rio de janeiro: Pontes Editora, 2009.

48

Exemplos de citaes
1. Sistema autor-data
Considerando-se, entrementes, a importncia do papel da universidade para a sociedade moderna, de antemo, possvel inferir as enormes dificuldades e presses a que estar submetida a administrao desse tipo de biblioteca, porquanto
A universidade pelas prprias finalidades exerce importncia na construo da sociedade moderna. Ela tem um compromisso com o passado, preservando a memria; com o presente, gerando novos conhecimentos; e com o futuro funcionando como vanguarda. (KUNSCH, 1992, p.23)

Citao longa (+ de 3 linhas): recuo de 4 cm, Times, 11, espao simples, sem aspas.

49

racional, por conseguinte, a concluso de que o papel que se apresenta hoje ao administrador, como tambm aos profissionais de bibliotecas universitrias desde logo maisculo, dado que a eles caber a responsabilidade de antecipar e sustentar as mudanas que adviro (PIMENTEL, 1983). Esta, por certo, no tarefa simples ou de fcil conduo, posto que administrar a transio requer uma organizao inovadora. Inovao implica, em ltima instncia, capacidade de mudar e receptividade a novas idias, porquanto, como afirma Botelho (1980, p. 218), grande parte de inovaes ocorre no trabalho dirio quando o ambiente mostra caminhos alternativos que podem levar a uma inovao.

Citao indireta (Parfrase)

Citao direta curta (at 3 linhas), no corpo do texto e entre aspas.

50

You might also like