You are on page 1of 7

1

A Criana Normal e o Brinquedo: Um Estudo de Psicologia Evolutiva


Jos Ottoni Outeiral

(Publicado no livro Clinica Psicanaltica de crianas e adolescentes, Revinter, 2006, Rio de Janeiro)
Atravs do jogo capturarei a conscincia do rei (Shakespeare, Hamlet, Ato II, cena 2). Comme de vray il fault noter que les jeux des enfants ne sont ps jeux, et faut juger on eux comme leurs plus serieuses actions. (Montaigne, Essais Livre I, cap. XXIII, citado por Melanie Klein, em Narrative of a Child Analysis, 1961). necessrio esclarecer que o objetivo deste captulo no o de realizar uma abordagem original sobre os jogos infantis mas, apenas, apresentar as contribuies de alguns autores sobre o tema e, dentro desta perspectiva, incluir o estudo da atividade ldica da criana normal nos diversos estgios da Psicologia Evolutiva. Os autores que mais contribuies deram compreenso dos jogos infantis forma, tal como penso, os que, a partir da psicanlise, estudaram a atividade ldica como expresso dos impulsos, ansiedades e fantasias da criana.*

Por Que Brincam as Crianas**


Em Criao Potica e Fantasia (1908),27 Freud escreveu sobre o brinquedo, estabelecendo as aproximaes e diferenas entre o brincar e a fantasia criadora. , entretanto, em Alm do Princpio do Prazer (1920)10 que ele em profundidade a atividade ldica a partir da observao de um menino (seu neto) de dezoito meses. Ele escreveu:
A criana mostrava somente o perturbador costume de jogar longe de si, a um canto do quarto sob a cama, ou em lugares anlogos, todos os pequenos objetos que podia agarrar, de maneira que achar os brinquedos no era tarefa fcil. Enquanto realizava o manejo descrito costumava produzir, com expresso interessada e satisfeita, um agudo e largo som o-o-o-o-, que, a meu juzo e da me, no correspondia a uma interjeio, mas siginificava fora ( fort). Observei, por ltimo, que tudo aquilo era um jogo inventado pela criana e que esta
Publicado Clnica Psicanaltica de Crianas e Adolescentes. J. Outeiral. Ed. Revinter, 2006. Rio de Janeiro. 2 edio. * Sigmund Freud,10 Anna Freud, 9 Melanie Klein, 12-15 D.W. Winnicott, 30,31 Erik Erikson, 7 Arminda Aberastury, 1,2,3 e Piaget. 4,19 Considero til incluir Piaget embora ele no tenha orientao psicanaltica, pela importncia de seu trabalho para a compreenso do desenvolvimento cognitivo. As contribuies de Arminda Aberastury so fundamentais nesse texto 1,2,3. ** Utilizo para iniciar a reviso da literatura o ttulo de um artigo de D.W. Winnicott (1942)3 Por que brincam as crianas? por dois motivos: primeiro, porque esta a pergunta que surge de imediato na mente de quem se interessa pela atividade ldica infantil, e, em segundo lugar, pela importncia do autor na compreenso do acontecer psquico da criana normal.

utilizava seus brinquedos para brincar com eles de estar fora. Mais tarde presenciei algo que confirmou minha suposio: a criana tinha um carretel de madeira atado a um cordo e no lhe ocorreu jamais lev-lo arrastado pelo solo, isto , brincar de carro, mas tendo-o amarrado pelo extremo do cordo, o jogava com grande habilidade por cima da guarda da sua cama, forrada de tela, fazendo-o desaparecer. Lanava, ento, seu significativo o-o-o-o- e puxava a corda at trazer de volta o carretel, saudando sua reapario com um alegre aqui (da). Este era, pois, o brinquedo completo: desapario e reapario, jogo do qual quase nunca leva a cabo mais que a primeira parte, a qual era incansavelmente repetida por si s, apesar de o maior prazer estar indubitavelmente ligado ao segundo ato. A interpretao do brinquedo ficava assim facilitada. Ele se achava em conexo com a mais importante funo de cultura do menino, isto , com a renncia ao instinto (renncia satisfao do instinto) por ele levada a cabo ao permitir, sem resistncia alguma, a sada da me. O menino elaborava a situao dramatizando a desapario e o retorno da me com objetos que encontrava a seu alcance.

Penso que interessante ir um pouco mais alm, no texto, com Freud:


Pode tentar-se tambm outra interpretao diferente. O lanar longe o objeto de modo que desaparecesse ou ficasse fora poderia significar a satisfao de um impulso vingativo reprimido contra a me por haver-se separado dele e significar: Podes ir, no te necessito, sou eu mesmo quem te manda.

A partir das observaes do brinquedo desta criana*, da compreenso desta linguagem no verbal, que representava tentativas de elaborao da ansiedade da separao, Freud formulou, ainda em Alm do Princpio do Prazer (1920), as seguintes caractersticas do jogo: 10
a) Baseia-se no princpio do prazer; b) Obtm a transformao do passivo em ativo, forma pela qual a criana obtm a vivncia de domnio de experincias traumticas; e, finalmente; c) Satisfaz a compulso a repetio pelo aprendizado que obtm e pelo prazer derivado da prpria repetio.

Freud, como criador da Psicanlise, foi, sem dvida, quem estabeleceu os marcos referenciais bsicos que permitem entender a natureza e a funo da atividade ldica na criana, sendo possvel dizer que a compreenso do brinquedo s possvel a partir da noo do inconsciente. Ele mostrou assim que a criana brinca no somente para viver situaes satisfatrias mas tambm para elaborar as que lhe foram dolorosas e traumticas.

* ABERASTURY, relata a apario deste jogo, o primeiro do desenvolvimento ldico, j no primeiro semestre de vida. ABERASTURY, A. A criana e seus jogos. Artes Mdicas, Porto Alegre, 1992.

3 Melanie Klein, segundo Freud,16 realizou uma das contribuies mais importantes para a compreenso do brinquedo infantil ao descrever o mecanismo de Splitting, no qual os objetos internos so projetados sobre os brinquedos. Assim, em um trabalho intitulado A personificao nos jogos das crianas (1929),12 ela relatou as personificaes introduzidas pelas crianas em seus brinquedos e as relaes entre os personagens ldicos, estudando estes mecanismos com exemplos de diferentes tipos de enfermidades. Ela observou ainda que as crianas gravemente enfermas so incapazes de brincar:
Minhas observaes me demonstraram, at agora, que as crianas no so capazes de brincar, no verdadeiro sentido da palavra. Executam certas aes montonas e constitui trabalho bem difcil penetrar atravs delas at o inconsciente. Quando somos bem-sucedidos constatamos que a realizao dos desejos associados a essas aes uma proeminente negao da realidade e uma inibio da fantasia. Nestes casos extremos a personificao no bem-sucedida.

Em um trabalho anterior, Princpios Psicolgicos da Anlise Infantil (1926),13 ela escreveu que:
O ncleo especfico do jogo semelhante ao ncleo das fantasias da masturbao e uma das principais funes dos jogos infantis proporcionar uma descarga destas fantasias, concordando com Freud em que a compulso e a repetio constituem o mecanismo fundamental do brinquedo infantil, mas o que desta contribuio original, atribui o contedo desta compulso a fantasias masturbatrias e que o jogo se inibe quando h uma forte repercusso destas fantasias.

Arminda Aberastury,1 em seu livro A Criana e seus jogos (1992), realizou uma excelente sntese do processo ldico e vale a pena rel-la:
O brinquedo possui muitas das caractersticas dos objetos reais, mas, pelo seu tamanho, pelo fato de que a criana exerce domnio sobre ele, pois o adulto outorga-lhe a qualidade de algo prprio e permitido, transforma-se no instrumento para o domnio de situaes penosas, difceis, traumticas, que se engendram na relao com objetos reais. Alm disso, o brinquedo insubstituvel e permite que a criana repita, vontade, situaes prazerosas e dolorosas que, entretanto, ela por si mesmo no pode reproduzir no mundo real. Ao brincar, a criana desloca para o exterior os seus medos, angstias e problemas internos, dominando-os por meio da ao. Repete no brinquedo todas as situaes excessivas para o seu ego e isto lhe permite, devido ao domnio sobre os objetos externos a seu alcance, modificar um final que lhe foi penoso, tolerar papis e situaes que seriam proibidas na vida real, tanto interna como externamente, e tambm repetir vontade situaes prazerosas. Usando o mecanismo da identificao projetiva, as crianas fazem transferncias positivas e negativas para os objetos conforme estes excitem ou aliviem sua ansiedade, e este mecanismo a base de toda sua relao com os objetos originrios. Atravs das personificaes no brinquedo, observa-se como o objeto pode modificar-se com rapidez, de bom para mau, de aliado para inimigo. Por isso, o brinquedo infantil, quando normal, progride constantemente para identificaes cada vez mais aproximadas da realidade.

4 Erik Erikson,7 em sue livro Infncia de Sociedade (1968), no captulo intitulado Brinquedos e Razo, parafraseando Freud, chamou o jogo de a vida rgia para compreender os esforos da criana para a sntese. Em seu estudo, Erikson distingue trs fases sucessivas na evoluo dos brinquedos da criana: 1. Desenvolve-se de incio na auto-esfera: neste caso a criana explora sensaes exteriores ou interoceptivas relacionadas ao seu corpo ou s pessoas que se ocupam de seus cuidados corporais. 2. Quando brinca na microesfera, a criana utiliza pequenos brinquedos representativos mediante os quais exterioriza suas fantasias. Constantemente interrompida em sua atividade ldica, devolvida a auto-esfera em um movimento regressivo, a criana recupera as funes de seus ego na microesfera. 3. Quando alcana a macroesfera, a criana utiliza suas relaes com os adultos e aborda o processo de socializao. Erikson,7 neste livro, relata a seqncia do brinquedo de uma menina, Mary, de 3 anos, estudando o progressivo processo de integrao do ego. D.W. Winnicott,30,31 pediatra e psicanalista ingls, fez valiosas contribuies ao estudo do brincar. Em seu trabalho, Por que Brincam as Crianas? (1942)31 ele apresenta algumas motivaes da atividade ldica: para buscar prazer, para expressar agresso, para controlar a ansiedade, para estabelecer contatos sociais, para realizar a integrao da personalidade e, por fim, para a comunicao com as pessoas. Sua contribuio mais original ao tema, entretanto, , o desenvolvimento dos aspectos dos objetos transicionais e fenmenos transicionais (1951, 1971) para descrever a experincia de viver em uma rea de transio da experincia, isto , transio com respeito realidade intensa e externa.10 Seus estudos partiram de observaes diretas de bebs e de crianas pequenas. Winnicott (1958)30 escreveu:
Criei os termos objeto transicional e fenmenos transicionais para designar as reas intermedirias de experincia, entre o polegar e o ursinho, entre o erotismo oral e a verdadeira relao objetal, entre a atividade criadora primria e a projeo do que se tenha introjetado, entre o desconhecimento primrio das obrigaes e o conhecimento das mesmas...

Julgo til referir o esquema30 apresentado por ele para exemplificar a estrutura e a funo dos conceitos expostos antes objetos e fenmenos e lembrar os Peanuts, de Schulz, citados pelo prprio Winnicott,30,13 como exemplo da universalidade dos conceitos referidos. Neste comics se pode observar claramente a relao entre o menino e seu lenol objeto transicional. Em um trabalho posterior (1971),30 O jogo: Exposio Terica, publicado como um captulo de O Brincar e a Realidade, ele expe a sua Teoria do brinquedo, que acho necessrio reproduzir na ntegra, tanto na exposio terica como no relato clnico.
possvel descobrir uma seqncia de relaes vinculadas ao processo de descobrimento e buscar onde comea o brinquedo: a) A criana e o objeto se encontram fusionados. A viso que o primeiro tem do objeto subjetiva e a me se orienta para fazer real o que a criana est disposta a encontrar.

5
b) O objeto repudiado, reaceito e percebido de forma objetiva. Este complexo processo depende em grande parte de que exista uma me ou figura materna disposta a participar e a devolver o que se lhe oferece. Isto significa que a me (ou parte dela) se encontra em um ir e vir, o qual oscila entre ser o que a criana tem capacidade de encontrar e (alternativamente ser ela mesma. Se pode representar este papel durante um tempo, sem admitir impedimentos (por assim dizer), ento a criana vive certa experincia de controle mgico, isto , a experincia do que se denomina onipotncia na descrio dos processos intrapsquicos. (Winnicott, 1962). No estado de confiana que se forma quando a me pode fazer bem esta coisa que to difcil, a criana comea a gozar experincia baseada em um casamento da onipotncia dos processos intrapsquicos com seu domnio do real. A confiana na me constitui, ento, um campo de jogos intermedirios no qual se origina a idia do mgico, pois a criana experimenta em certa medida a onipotncia. Tudo isto tem estreita relao com o trabalho de de Erikson sobre a formao da identidade (Erikson, 1956). Eu o denomino campo do brincar porque o brincar comea nele. E um espao potencial que existe entre me e filho, o que nos une. O brincar muito estimulante. Entenda-se que no o principalmente porque os instintos estejam involucrados nele! O que sempre importa o prcrio da ao recproca entre a realidade psquica pessoal e a experincia do domnio dos objetos reais. Trata-se da intimidade da magia, mesma que surge na intimidade, numa relao que tenha por motivo o amor da me, ou seu amordio, ou sua relao objetal, e no formaes reativas. Quando um paciente no pode brincar, o terapeuta deve esperar este importante sintoma antes de interpretar fragmentos de conduta. c) A etapa seguinte consiste em encontrar-se s em presena de algum (A Capacidade de Estar S, 1958). A criana brinca ento sobre a base do suposto de que a pessoa a quem ama e que, portanto, digna de confiana, se encontra prxima, e que segue estando quando ela se recorda dela aps hav-la esquecido. d) A criana se prepara agora para a etapa que segue consistente em permitir uma superposio de duas zonas de brincar. Primeiro a me quem brinca com o beb, porm tanta encaixar-se em seu jeito (do beb) de brincar. Tarde ou cedo ela introduz seu prprio modo de brincar e descobre que os bebs variam segundo sua capacidade para aceitar ou rechaar a introduo de idias que lhe pertencem. Assim fica preparado o caminho para um brincar juntos em uma relao.*

Ao final deste trabalho Winnicott faz um resumo do que ele considera fundamental:
a) Para entender a idia do brinquedo, til pensar na preocupao que caracteriza o brincar de uma criana pequena. O contedo no importa, o que interessa o estado de quase isolamento, prximo concentrao das crianas maiores e os adultos. A criana que brinca habita uma regio que no possvel abandonar com facilidade e na qual no se admitem intrusos. b) Essa zona de brinquedo no uma realidade psquica interna. Encontra-se fora do indivduo, porm no o mundo exterior.

* Winnicott30 relaciona da mesma forma a psicoterapia: A psicoterapia se d na superposio das duas zonas de brinquedo: a do paciente e a do terapeuta. Est relacionada com duas pessoas quem brincam juntas. O corolrio disto que quando o paciente no brinca, o trabalho do terapeuta se orienta a levar o paciente de um estado em que no pode brincar a outro em que pode faz-lo.

6
c) Nela a criana rene objetos ou fenmenos da realidade externa e os usa a servio de uma mostra derivada da realidade interna ou pessoa. Sem necessidade de alucinaes, emite uma mostra de capacidade potencial para sonhar e viver com ela em um macro de fragmentos escolhido da realidade exterior. d) ao brincar, manipula fenmenos exteriores a servio dos sonhos e investe em alguns deles, de significados e sentimentos onricos. e) H um desenvolvimento que vai dos fenmenos transicionais ao brinquedo, deste ao brinquedo compartilhado e dele s experincias culturais. f) O brinquedo implica confiana e pertence ao especo potencial existente (o que era o princpio) entre o beb e a figura materna, com o primeiro em um estado de dependncia quase absoluta e dando por estabelecida a funo de adaptao da figura materna. g) O brinquedo compromete o corpo devido manipulao de objetos, porque certos tipos de interesse intenso se vinculam a alguns aspectos da excitao corporal. h) A excitao corporal nas zonas ergenas ameaa constantemente o brincar e, portanto, o sentimento da criana de existir com pessoa. Os instintos so o principal perigo, tanto para o brincar como para o ego. i) Em essncia o brinquedo satisfatrio. Isto no assim quando conduz a um alto grau de ansiedade. Existe determinada medida de ansiedade que resulta insuportvel e que destri o brincar. j) O elemento prazeroso do brincar contm a interferncia de que o despertar dos instrumentos no e excessivo. k) O brincar intrinsecamente excitante e precrio. Esta caracterstica no deriva do despertar dos instintos, mas da precariedade da ao recproca, na mente da criana, entre o que subjetivo (quase alucinao) e o que perceptvel de maneira objetiva (realidade verdadeira ou compartilhada). 30

Piaget4,27 considerou que o brincar se inicia na terceira etapa da fase sensitivomotora, entre o quarto e o nono ms (reaes circulares secundrias), e estabeleceu a seguinte classificao do brincar:
a) De excitao, destinado obteno de prazer: constitui uma conduta ldica, sem estrutura particular. Comeam aos poucos meses de idade e chega ao apogeu entre um ou dois anos. b) De como se : se agrega o smbolo e a fico como elementos estruturais, representa com gestos uma srie de realidades que no esto presentes no campo perceptivo. Surge a partir do segundo ano e continua at os seis anos. Pressupe a representao da imagem mental. c) Os jogos com regras, prprios da lactncia e da puberdade, so uma imitaco dos adultos, tm tradio atravs de gerao e constituem verdadeiras instituies sociais.

Anna Freud,9 em eu livro intitulado Infncia Normal e Patolgica (1965), no captulo que recebeu o nome de Do corpo ao Brinquedo e do Jogo ao Trabalho, descreve vrios aspectos da atividade ldica:
a) O brinquedo principia, com o beb, como uma atividade que gera prazer ertico... levado ao efeito no prprio corpo da criana (atividade autoertica) ou no corpo da me (usualmente em ligao com a amamentao), sem uma destruio crtica entre ambos... b) As propriedades do corpo da me e do corpo do filho so transferidas para algum objeto macio, como uma fralda, um travesseiro, um tapete, um urso de pelcia, que servem como objeto transicional (Winnicott, 1953), que catequizado com a libido narcisista e com a libido objetal.

7
c) O apego a um objeto especfico transicional se desenvolve ainda para chegar a um gosto indiscriminado por brinquedos macios de vrios tipos que, como objetos simblicos, so acariciados e maltratados alternativamente (Catequizado com libido e agresso). O fato de serem objetos inanimados e, portanto, no revidarem, habilita a criana a expressar toda a gama de sua ambivalncia com ele. d) O carinhoso apego a brinquedos se dissipa gradualmente, salvo na hora de deitar, quando, na capacidade de objetos transicionais, eles continuam facilitando a passagem da criana da participao ativa no mundo externo para o recolhimento narcisista necessrio ao sono. Durante o dia, o lugar desses brinquedos progressivamente tomado por materiais que no possuem, em si, o status de objeto, mas servem s atividades do ego e s fantasias nela subjacentes, sendo a sua seqncia, cronolgica aproximadamente a seguinte: 1. Brinquedos que oferecem oportunidades para atividades do ego, tais como encher-esvaziar, abrir-fechar, ajustar, misturar, etc., sendo o interesse neles deslocado das aberturas do corpo e suas funes. 2. Brinquedos mveis, fornecendo prazer na mobilidade. 3. Material de construo, oferecendo iguais oportunidades para a construo (em correspondncia com a ambivalncia da fase anal-sdica). 4. Brinquedos servindo expresso de tendncias e atitudes masculinas e Femininas, para serem usadas: na interpretao solitria de papis; na exibio Do objeto edpico (servindo de exibicionismo flico); na encenao de vrias Situaes do complexo de dipo em jogos de grupo. e) A satisfao direta ou deslocada, obtida na atividade ldica, cede progressivamente o seu lugar ao prazer no produto terminado da atividade... por alguns autores considerado o indispensvel pr-requisito para o bom rendimento escolar da criana (Buhler, 1935). f) A aptido ldica converte-se em aptido para o trabalho quando certas faculdades adicionais foram adquirido, como as seguintes: controlar, inibir ou modificar os impulsos para usar materiais agressiva e destrutivamente (no despedaar, arremessar, misturar, acumular), e us-los, pelo contrrio, positiva e construtivamente (planejar, construir, aprender e na vida comunal repartir); executar planos preconcebidos com uma considerao mnima pela falta de retribuio imediata de prazer, frustraes intermedirias, etc., e a mxima considerao pelo prazer no resultado final; realizar, deste modo, no s a transio do prazer instintivo primitivo para o prazer sublimado, em conjunto com um elevado grau de neutralizao da energia empregada, mas tambm a transio do princpio do prazer para o princpio da realidade, um progresso que essencial para o xito no trabalho durante a lactncia, na adolescncia e na maturidade.

You might also like