You are on page 1of 2

O princpio tico deve ser inerente prpria natureza humana.

. O texto aborda os fundamentos ticos em que todo indivduo deve buscar. Diz ainda, as razes de como a sociedade tm formado seus futuros representantes, cujos princpios ticos e morais so a tnica de uma convivncia em sociedade, e cujos valores negativos podem ser transmitidos aos seus filhos. Neste texto, a figura do estudante de Direito entra como um divisor de guas a partir do momento em que este valorize estes princpios, e que as instituies de ensino jurdico atentem para a importncia de primar pela tica, a fim de que ele possa evidenciar esse princpio em sua carreira jurdica, partindo de uma reflexo crtica sobre a tica, tornando o Direito uma atividade profissional de credibilidade social.

7.2 O estudante de Direito deve segundo o autor, velar por uma moral, atendendo elementos caractersticos do ordenamento jurdico at mesmo nas simulaes jurdicas, deixar prticas no convencionais na hora de ser avaliado, preservando o compromisso tico. Destaca ainda a falta de interesse por alguns educadores e estudantes, os quais no se preocupam por uma formao qualificada e contnua, a fim de conquistarem as vagas mais prestigiadas do seguimento jurdico. O papel social do acadmico de Direito aqui de suma importncia para a qual as instituies devem dispor recursos diversos a ele a fim de que este se familiarize com os certames forenses. Cabe ainda ao educando, primar pelos valores democrticos, e lutar pelos ideais polticos de seu Pas, mantendo o compromisso de viver eticamente.

7.3 Dentro desse princpio tico, o convvio e o interesse para com os colegas de turma so fundamentais ao estudante de Direito, o qual deve se importar, e respeitar as carncias e preferncias de seus iguais durante o Curso, bem como participar se no de todas, pelo menos de algumas etapas possveis em que cada colega se ache necessitado de apio moral, tico, financeiro e social dentro da comunidade acadmica, visando o fiel cumprimento de uma estrutura tico-jurdica, j que o Direito um agente de cesso de direitos. Tem ? se a idia de que o profissional bem sucedido o ideal para lecionar, o que, todavia um equvoco, pois depende muito da metodologia de ensino. Deve o aluno de Direito valorizar, sobretudo, o mestre que lhe transmite o conhecimento, preservando a tica entre aluno-mestre, pois onde existe afeio e respeito, a conduta tica vir por acrscimo. Alm do mais, v ? se a importncia do acadmico em reconhecer os valores que a sociedade deposita em si como um capaz representante dela face s diversas situaes polticas e sociais. Dentro dessa premissa tica, encontra ? se o professor, figura muitas vezes mal remunerada, e que apesar disso, deve ele se preocupar com a qualidade do ensino, conduzindo os alunos ao mximo de aproveitamento das disciplinas, e lev-los a terem paixo pelo Direito.

7.7 7.8 A Universidade um elemento de agregao de valores aos estudantes de Direito, e ela mesma deve partir do princpio tica de ensinar para a vida, e tornar ? se cada vez mais, a esperana de sociedade com suas pesquisas, importando menos como o lucro ? apesar da concepo capitalista vigente ? e primar mais pelo conhecimento, e valorizao de seu corpo docente. Uma Universidade tica deve antecipar suas respostas em relao ao futuro. Para isso, ela deve estar alicerada nos quatro pilares da educao, quais sejam: aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender as conhecer. Estes so elementos norteadores a um processo educacional voltado para uma proposta que contemple o futuro das pessoas que dependem de uma Universidade tica, e comprometida com a moral. Somente uma Universidade que se importa com o conhecimento a servio do bem comum, poder gerar em seus estudantes um esprito de preservao ambiental e social. Seu papel como usina de conhecimento deve ir alm de seus gabinetes, e alcanar o social, onde as

idias democrticas podem ser formadas por cidados altamente conscientes de seu papel como indivduos inseridos em uma comunidade. Ela tem que formular um novo paradigma de ensino, onde a pesquisa e extenso voltem a ser suas premissas fundamentais no auxilio de construo de uma sociedade mais justa e altrusta, espelhada na tica e no compromisso mtuo. CONCLUSO Concluo esta abordagem crtica sabedor da importncia de primar por uma tica profissional, cujo significado deve acompanhar o bacharel em Direito ao longo de suas atividades acadmicas, e posteriores profissionais. Serviu de estmulo, no para enxergar de um ponto de vista crtico, mas tambm perceber que se ser um operador do Direito eficaz, exige ? se do formando, e j ativo bacharel em cincias jurdicas. Que ns como acadmicos de Direito, possamos encarar nossos valores morais e ticos de um ponto de vista diferente a partir j deste primeiro perodo do curso de Direito.

You might also like