You are on page 1of 3

Processo de separao de misturas Introduo Na qumica a separaes de misturas so utilizadas para isolar substncias (ou outras misturas) em um sistema

qualquer nos dois ou mais componentes originais. realizada para as mais diversas finalidades, da qumica analtica engenharia qumica ou de petrleo. Objetivos Separar a casena do leite, aprender sobre separao de misturas e desenvolver tcnicas das mesmas.

1-Filtrao *Foi colocado um funil em um suporte universal, e no funil colocou-se um papel filtro devidamente dobrado. *Em um bquer, misturou-se as substncias K2CrO4 e AgNO3. *Foram feitas 2 filtraes, uma comum e outra a vcuo. *Observou-se que a filtrao a vcuo eh mais rpida que a filtrao comum.

2-Decantao *Foi colocado o funil de separao no suporte universal. *Colocou-se no funil 50ml de gua e 50ml de leo. *A soluo foi agitada e depois deixada em repouso por alguns minutos. *foi observado que a substncia menos densa se acumulou na parte superior do funil e a mais densa na parte inferior *por final a torneira foi aberta e a substncia mais densa foi recolhida em um bquer ,restando apena a menos densa no funil.

3-Centrifugao *Com uma o auxlio de pipeta colocou-se 2,5ml de leite e de cido actico em um tubo de centrifugar. *O tubo contendo a soluo foi colocado juntamente com outro tubo com o mesmo volume de gua na centrifuga (para equilibrar) e foi centrifugado por alguns segundos. Funis imiscveis *Foi notado q houve a precipitao da casena do leite.

Questionrio sobre a verificao experimental 1-Citar cinco exemplos de filtraes que podem ser efetuadas com filtros comuns. 2-Se quisermos separar areia de um precipitado bastante solvel, que tcnicas ou sequncias de operaes devemos usar?

Cromatografia

Introduo Cromatografia uma tcnica de separao de misturas e identificao de seus componentes. Esta separao depende da diferena entre o comportamento dos analisados entre a fase mvel e a fase estacionria. A interao dos componentes da mistura com estas duas fases influenciada por diferentes foras intermoleculares, incluindo inica, bipolar, apolar, e especficos efeitos de afinidade e solubilidade.

Objetivos

Aprender mais sobre cromatografia e aprender mais sobre separao cromatogrfica

Resultados e discusso

*Primeiramente um papel filtro foi cortado em formato retangular e riscado horizontalmente a 1,5 cm do fundo *No risco feito no papel foram gotejadas 4 substncias: sulfato de cobre, cloreto de ferro, cloreto de nquel e uma mistura de sulfato de cobre e cloreto de ferro, aps pingar as substncias, o papel foi colocado pra secar. *preparou-se uma mistura de acetona e cido clordrico na proporo de 8/2, a mesma foi colocada em um bquer e ento o papel foi inserido no bquer (com a linha para baixo, mas sem tocar no menisco). *Foi observado que no momento em que o papel entra no lquido, ele sobre pelo papel por ao capilar.

*aps o lquido subir pelo papel e entrar em contato com as solues gotejadas, um dos ons foi revelado, ento o experimento prosseguiu para revelar os outros dois. *sem molhar, o papel foi colocado em cima de uma placa de Petri contendo uma soluo de amnia, logo aps outro on foi revelado. *com o auxlio de um pedao de papel filtro pintou-se um pouco de uma soluo de dimetilglioxima no papel com as solues gotejadas, para revelar o terceiro on.

Concluso Conclumos que o cloreto de ferro foi o on q tinha mais afinidade com a soluo de acetona e cido clordrico (8/2), aprendemos sobre cromatografia e desenvolvemos tcnicas de separao cromatogrfica e de manuseio do material usado no experimento.

Feltre,Ricardo.fundamentos da qumica-volume nico

Qual a velocidade em km por hrs q um avio deve atingir para igualar a velocidade do som no ar supondo q esta seja de 330 m/s

Foi aprendido q dependendo da mistura so usadas tcnicas de separao diferentes, aprendemos sobre filtrao, decantao e centrifugao, e desenvolvemos prticas das mesmas e para o manuseio dos equipamentos necessrios.

You might also like