You are on page 1of 4

08/04/13

PROCESSO REDUZ CICLO E CONSUMO DE RESINA Artigo explica passo

Injeo do gs O gs pode ser injetado de dois modos: atravs do bico da mquina injetora, junto com a massa plstica ou por agulhas instaladas no interior do molde. De acordo com a aplicao ou exigncias do processo, o transformador pode optar por um dos dois mtodos ou at os dois em conjunto.

A injeo atravs do bico da mquina injetora (este bico especial e consiste de uma vlvula esfrica no interior do bico, alm de uma entrada para o gs) tem sido menos utilizada devido s limitaes de controle do posicionamento do gs no interior da pea. Porm, apresentam algumas vantagens em peas muito grossas e no requerem modificaes do molde.

J a injeo de gs atravs de agulhas no interior do molde tem crescido, principalmente em projetos nos quais o ponto de injeo de gs na pea fundamental. Existem tambm agulhas retrateis para aplicaes nas quais o sentido de desmoldagem da pea requer que estas agulhas recuem. Em ambos os casos, as agulhas so compactas e instaladas nos moldes sem problemas. So fornecidas nas dimenses adequadas s necessidades do cliente. Instalao O esquema a seguir ilustra uma instalao tpica para um ponto de entrada de gs pelo bico. O compressor gera uma presso de aproximadamente 350 bar, que alimenta a vlvula de controle atravs de tubos especiais capazes de
www.plastico.com.br/revista/pm314/injecao_gas2.htm 1/4

08/04/13

PROCESSO REDUZ CICLO E CONSUMO DE RESINA Artigo explica passo

suportar presses desse nvel. Um programador manual acoplado eletricamente permite controlar a presso de sada da vlvula.

Modularidade O Airmould um sistema modular que, de acordo com o consumo, pode ser conectado a vrias mquinas e ampliado. O sistema ainda permite recuperar o gs utilizado (a operao requer equipamento especial), mas preciso primeiro estudar sua viabilidade econmica pois o gs reaproveitado requer filtragem e os filtros precisam ser periodicamente substitudos. Para minimizar o consumo de gs, as vlvulas devem ser instaladas o mais prximo possvel do molde.

O equipamento pode ser ligado a qualquer injetora dotada de controle eletrnico que permita a instalao de uma interface padro.

www.plastico.com.br/revista/pm314/injecao_gas2.htm

2/4

08/04/13

PROCESSO REDUZ CICLO E CONSUMO DE RESINA Artigo explica passo

O estado tecnolgico atual do Airmould permite a fabricao de produtos complexos. Durante os ltimos 15 anos o processo Airmould ofereceu solues a projetistas da indstria de transformao de plstico e fabricantes de moldes, possibilitando desenhos de peas com elevada flexibilidade.

Devido sua modularidade, desnecessria a aquisio de um sistema completo para cada mquina injetora pois possvel expand-lo gradualmente e sem grandes investimentos.

O AUTOR
Engenheiro formado pela Universidade Mackenzie, Marcos Cardenal trabalha na Battenfeld desde 1985, onde iniciou como assistente tcnico. Em 1990 foi transferido para o setor de engenharia e desenvolvimento, e a partir de 1998 assumiu a superviso de vendas e assessoria tcnica comercial.

www.plastico.com.br/revista/pm314/injecao_gas2.htm

3/4

08/04/13

PROCESSO REDUZ CICLO E CONSUMO DE RESINA Artigo explica passo

<<< Volta

ndice >>>

www.plastico.com.br/revista/pm314/injecao_gas2.htm

4/4

You might also like