You are on page 1of 35

TEXTOS REFERENCIAIS DO CREA-PR SUBSDIO A APRESENTAES DE PROPOSTAS AO VIII CEP

O contedo deste texto referencial foi elaborado pela equipe de funcionrios a seguir relacionada: Adriana Cristina Casagrande Costa de Souza, Alessandra da Silva, Andrea Meister, Cacilda Neves dos Santos, Cacilda Redivo, Claudemir Marcos Prattes, Djalma Bonini Junior, Edgar Matsuo Tsuzuki, Eduardo Gaensly, Eliziane do Carmo Nisgoski, Fernando da Veiga Villanueva, Geraldo Canci, Gessica Dias Bazzi, Gilmar Pernoncini Ritter, Gustavo Keiti Matsuoka, Helio Xavier da Silva Filho, Igor Tadeu Garcia, Janaina Adamshuk Silva Brose, Juliane Marafon, Leonardo Cesar Maral Mathias, Marina Villela de Souza Mazza, Mauricio Luiz Bassani, Milena Ferreira Ribas Pereira Coelho de Aguiar, Patricia Moresco, Paulo Cesar Markovicz, Paulo Cesar Sartor de Oliveira, Renato Straube Siqueira, Rodrigo Fernando Munhoz, Stella Christine Yuri Joo, Thyago Giroldo Nalim. Coordenao Celso Roberto Ritter e Andr Lus Gonalves. Colaborao: Massanohi Hara.

TEMA

MARCOS NORMATIVOS
Lei 12514/11 Art 11. O valor da Taxa de Anotao de Responsabilidade Tcnica - ART, prevista na Lei n 6.496, de 7 de dezembro de 1977, no poder ultrapassar R$ 150,00 (cento e cinquenta reais). Res. 1025/09 Art. 10. Quanto forma de registro, a ART pode ser classificada em: I ART complementar, anotao de responsabilidade tcnica do mesmo profissional que, vinculada a uma ART inicial, complementa os dados anotados nos seguintes casos:

O QUE ABORDA

LINHAS DE DEBATE

A Lei limita o valor mximo das ARTs de obra ou servio e A definio de valor mximo da ART atende s particularidades das as mltiplas a R$ 150,00 ARTs de obra/servio de rotina (mltiplas)?

A Resoluo determina o registro de ART complementar em casos de alterao do contrato. a) for realizada alterao contratual que ampliar o objeto, o valor do contrato ou a atividade tcnica contratada, ou prorrogar o prazo de execuo; ou b) houver a necessidade de detalhar as atividades tcnicas, desde que no impliquem a modificao da caracterizao do objeto ou da atividade tcnica contratada.

Voc concorda com a exigncia de registro de novas ARTs para cada um dos aditivos dos contratos que j possuam ART ou para detalhamento das atividades?

ART ACERVO TCNICO

Res. 1025/09 Art. 14. O trmino da atividade tcnica desenvolvida obriga baixa da ART de execuo de obra, prestao de servio ou desempenho de cargo ou funo.

A Resoluo refere-se a Baixa da ART de servios de carter executivo

A legislao prev a forma de baixa das ARTs de obras ou servios de carter executivo. Qual seria a forma adequada de baixa das ARTs de atividades caracterizadas como intelectuais (projetos, estudos, etc.)?

Res. 1025/09 Art 28 2. A ART relativa execuo de obra ou prestao de servio deve ser registrada antes do incio da respectiva atividade tcnica, de acordo com as informaes constantes do contrato firmado entre as partes. 2 vedado o registro da ART relativa execuo de obra ou prestao de servio concludo, cuja atividade tcnica tenha sido iniciada aps a data de entrada em vigor desta resoluo.

Em sua opinio h a necessidade de se estabelecer um perodo de A Resoluo veda o registro da ART relativa a execuo de carncia para o registro da ART aps a concluso da atividade tcnica? obra ou prestao de servio de atividade concluda. Quais seriam os critrios para regularizar a obra ou prestao de servio concluda sem o registro de ART na poca devida?

Res. 1025/09 Art. 37. A ART mltipla deve relacionar as atividades referentes s obras e aos servios de rotina contratados ou desenvolvidos no ms calendrio. Res. 1025/09 Art. 38. A ART mltipla deve ser registrada at o dcimo A Resoluo prev que o registro da ART mltipla deve dia til do ms subsequente execuo da obra ou prestao do servio relacionar as atividades desenvolvidas no ms do de rotina, no Crea em cuja circunscrio for exercida a atividade. calendrio.

A restrio ao ms do calendrio adequada s necessidades de todos os servios de rotina (mltiplas) realizados?

TEMA

MARCOS NORMATIVOS
Res. 1025/09 Art. 39. vedado o registro de atividade que tenha sido concluda em data anterior ou iniciada posteriormente ao perodo do ms de referncia a que corresponde a ART mltipla.

A Resoluo prev que o registro da ART mltipla deve relacionar as atividades desenvolvidas no ms do calendrio.

A restrio ao ms do calendrio adequada s necessidades de todos os servios de rotina (mltiplas) realizados?

O QUE ABORDA

LINHAS DE DEBATE

TEMA

MARCOS NORMATIVOS
Res. 1025/09 Art. 43 3. O vnculo para desempenho de cargo ou funo tcnica, tanto com pessoa jurdica de direito pblico quanto de direito privado, obriga anotao de responsabilidade tcnica no Crea em cuja circunscrio for exercida a atividade. 3 vedado o registro da ART de cargo ou funo extinta, cujo vnculo contratual tenha sido iniciado aps a data de entrada em vigor desta resoluo. Res. 1025/09 Art. 45. O registro da ART de cargo ou funo somente ser efetivado aps a apresentao no Crea da comprovao do vnculo contratual.

O QUE ABORDA

LINHAS DE DEBATE

A Resoluo veda o registro de ART de cargo e funo tcnica extinta cujo vnculo tenha iniciado aps 01/01/2010

Voc concorda com esta proibio? Que critrios poderiam ser definidos para garantir ao profissional o direito ao registro dessa atividade/perodo?

ART - ACERVO TCNICO

Pargrafo nico. Para efeito desta resoluo, o vnculo entre o profissional e a pessoa jurdica pode ser comprovado por meio de contrato de trabalho anotado na Carteira de Trabalho e Previdncia A Resoluo limita o rol de documentos comprobatrios Social CTPS, contrato de prestao de servio, livro ou ficha de do vnculo entre o profissional e a pessoa jurdica para o registro de empregado, contrato social, ata de assemblia ou ato Registro da ART de cargo/funo administrativo de nomeao ou designao do qual constem a indicao do cargo ou funo tcnica, o incio e a descrio das atividades a serem desenvolvidas pelo profissional.

Voc considera o rol de documentos para comprovao de vnculo empregatcio condizente com a realidade das empresas e dos profissionais? Deveriam ser includos outros documentos neste rol?

Estabelece de quem a responsabilidade pelo cadastro e recolhimento da ART de cargo e funo. Res. 1025/09 Art. 46. Compete ao profissional cadastrar a ART de cargo ou funo no sistema eletrnico e pessoa jurdica efetuar o Hoje a responsabilidade do profissional pelo cadastro e o recolhimento do valor relativo ao registro no Crea da circunscrio onde recolhimento da empresa. No h diferenciao para o for exercida a atividade. porte da empresa, nmero de profissionais no quadro tcnico, nem rea de abrangncia da empresa seja local,municipal, estadual ou nacional.

Voc considera adequada a forma como foi estabelecida a responsabilidade pelo registro e recolhimento da ART de cargo e funo? Esta forma de registro contempla a necessidade de empresas de grande porte que possuem elevado nmero de profissionais em seu quadro tcnico ou empresas de rea de abrangncia estadual ou federal?

Controle de qualidade das obras/servios

No h legislao sobre o tema

No seu entendimento o CREA deveria atuar na verificao e controle de qualidade das obras e servios? De que forma os CREAs poderiam contribuir com a melhoria da qualidade das obras e servios?

TEMA Autuao direta do exerccio ilegal - leigo

MARCOS NORMATIVOS

O QUE ABORDA

LINHAS DE DEBATE

A Lei Federal 5.194 de 1966 a Lei que regulamenta as profisses de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro Agrnomo no Pas, sendo que prev autuaes para pessoa fsica ou jurdica que estiverem realizando obras ou servios reservados a estes profissionais. A Lei Federal Lei Federal 5.194/66 Art. 6 Alnea a. Exerce ilegalmente a profisso de prev que o Conselho Federal (CONFEA) tem a funo em Engenheiro, Arquiteto ou Engenheiro-Agrnomo: a) a pessoa fsica ou Em sua opinio correto fazer a emisso de autos sem a previa examinar em ltima instncia assuntos referentes ao jurdica que realizar atos ou prestar servios, pblicos ou privados, oportunidade de correo da falta, em caso de reincidncia? exerccio das profisses, bem como julgar em ltima reservados aos profissionais de que trata esta Lei e que no possua instncia os recursos sobre registros, decises e registro nos Conselhos Regionais. penalidades impostas pelos Conselhos Regionais;

Esta mesma Lei prev que o CONFEA, baixar Resolues para a regulamentar e executar esta Lei.

Lei Federal 5.194/66 Art. 6 Alnea e. Exerce ilegalmente a profisso de Engenheiro, Arquiteto ou Engenheiro-Agrnomo: A Lei Federal estabelece tambm as penalidades para cada tipo de infrao, sendo que para o exerccio leigo esta e) a firma, organizao ou sociedade que, na qualidade de pessoa previsto multa bem como sero enquadrados na Lei de jurdica, exercer atribuies reservadas aos profissionais da Engenharia, Contravenes Penais. da Arquitetura e da Agronomia, com infringncia do disposto no pargrafo nico do Art. 8 desta Lei.

Lei Federal 5.194/66 Art. 24. A aplicao do que dispe esta Lei, a verificao e a fiscalizao do exerccio e atividades, das profisses nelas regulamentadas sero exercidas por um Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA), e Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), organizados de forma a assegurar unidade de ao.

A Resoluo 1008 de 2004 do CONFEA estabeleceu os procedimentos referentes a instaurao, instruo e julgamento dos processos de infrao e aplicao de penalidades, estabelecendo que o auto de infrao somente ser consignado depois da notificao e vencidos os prazos para regularizao da falta, tambm estabelece que em casos de reincidncia a autuao poder sem que haja a notificao prvia

Lei Federal 5.194/66 Art. 27. So atribuies do Conselho Federal: c) examinar e decidir em ltima instncia os assuntos relativos ao exerccio das profisses de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, podendo anular qualquer ato que no estiver de acordo com a presente Lei; e) julgar em ltima instncia os recursos sobre registros, decises e penalidades impostas pelos Conselhos Regionais;

TEMA

MARCOS NORMATIVOS
f) baixar e fazer publicar as resolues previstas para regulamentao e execuo da presente Lei, e, ouvidos os Conselhos Regionais, resolver os casos omissos; Lei Federal 5.194/66: ART. 34. So atribuies dos Conselhos Regionais: f) organizar o sistema de fiscalizao do exerccio das profisses reguladas pela presente Lei; i) sugerir ao Conselho Federal medidas necessrias regularidade dos servios e fiscalizao do exerccio das profisses reguladas nesta Lei; k) cumprir e fazer cumprir a presente Lei, as resolues baixadas pelo Conselho Federal, bem como expedir atos que para isso julguem necessrios; Lei Federal 5.194/66 ART. 46. So atribuies das Cmaras Especializadas: a) julgar os casos de infrao da presente Lei, no mbito de sua competncia profissional especfica; c) aplicar as penalidades e multas previstas; e) elaborar as normas para a fiscalizao das respectivas especializaes profissionais; Lei Federal 5.194/66 ART. 71. As penalidades aplicveis por infrao da presente Lei so as seguintes de acordo com a gravidade da falta c) multa Lei Federal 5.194/66 Art. 76. As pessoas no habilitadas que exercerem as profisses reguladas nesta Lei, independente da multa estabelecida, esto sujeitas s penalidades prevista na Lei de Contravenes Penais.

O QUE ABORDA

LINHAS DE DEBATE

Autuao direta do exerccio ilegal - leigo

TEMA

MARCOS NORMATIVOS
Lei Federal 5.194/66 Art. 77 so competentes para lavrar autos de infrao das disposies a que se refere a presente Lei os funcionrios designados para esse fim pelos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia. Resoluo 1008/204 do CONFEA Art. 8.

O QUE ABORDA

LINHAS DE DEBATE

Autuao direta do exerccio ilegal - leigo

2. Caso a pessoa fsica ou jurdica fiscalizada j tenha sido penalizada pelo Crea em processo administrativo punitivo relacionado mesma infrao, o agente fiscal dever encaminhar o relatrio elaborado gerncia de fiscalizao para que seja determinada a lavratura imediata do auto de infrao.

Resoluo 1008/204 do CONFEA Art. 9. Esgotado o prazo concedido ao notificado sem que a situao tenha sido regularizada, compete gerncia de fiscalizao do Crea determinar a lavratura do auto de infrao, indicando a capitulao da infrao e da penalidade.

Constituio da Repblica Federativa do Brasil Art. 5 LIV - ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal; LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes; LVlI - ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria; Lei Federal 9.784/99. Regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal

Lei Federal 5.194/66. Regula o exerccio das profisses de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrnomo, e da outras providncias.

cnica por empreendimentos (pessoa fsica e pessoa jurdica)

A Lei Federal 5.194 regulamenta que dentre as atividades profissionais esta o desempenho de cargo e funo e comisses em empresas pblicas e autrquicas e que os Porque somente pessoas jurdicas so obrigadas a contratar cargos e funes que dependem de conhecimento nas responsveis tcnicos reas de Engenharia e Agronomia devem ser ocupados por profissionais legalmente habilitados.

Exerccio de Responsabilidade Tcnica por empreendimentos (pessoa fsica e pessoa jurdica)

TEMA

MARCOS NORMATIVOS

O QUE ABORDA

LINHAS DE DEBATE

Lei Federal 5.194/66 Art. 7. As atividades e atribuies profissionais do engenheiro, do arquiteto e do engenheiro-agrnomo consistem: a) Desempenho de cargo, funo e comisses em entidades estatais, paraestatais, autrquicas e de economia mista e privadas;

Ainda esta mesma Lei regulamenta que empresas que prestarem servios nas reas de Engenharia e Agronomia, devero proceder o registro junto aos CREAs e indicar H a necessidade de que todos os secretrios de obras, diretores, quadro tcnico, e mesmo com registro em um Regional, se cargos comissionados (entre outros) de municpios e estados devem exercer atividades em outra Regio dever proceder o ser de responsabilidade de um profissional do Sistema? visto nesta regio para poder exercer estas atividades, sendo que este visto tem validade por 180 dias.

J a Lei Federal 6.496 determina que para que todas as atividades, nas rea, de engenharia e agronomia seja Voc v a necessidade de visto de pessoa fsica e jurdica em cada precedidas de uma Anotao de Responsabilidade Tcnica estado em que ir executar uma obra ou servio. ART. No caso especfico da ART de Desempenho de Cargo ou Funo Tcnica, qual abrangncia desta ART registrada pelos Responsveis Tcnicos da empresa? Em sua opinio esta adequado prazo de validade de visto de Pessoa Jurdica?

Lei Federal 5.194/66 Art. 8. As atribuies enunciadas nas alneas a, b, c, d, e e f do artigo anterior so de competncia de pessoas fsicas, para tanto legalmente habilitadas. Lei Federal 5.194/66- Art. 8 Paragrafo nico: As pessoas jurdicas e organizaes estatais s podero exercer as atividades do Art. 7, com exceo das contidas na alnea "a", com a participao efetiva e autoria declarada de profissional legalmente habilitado e registrado pelo Conselho Regional.

A Resoluo 336/89 do CONFEA, que regulamenta o registro de pessoa jurdica, define que para o registro a empresa dever apresentar responsvel ou responsveis tcnicos . A mesma Resoluo determina que um profissional poder ser responsvel tcnico por uma nica empresa alm da sua individual e que em casos excepcionais deferidos pelo Plenrio do Regional poder ser responsvel por trs empresas, alm da sua individual.

Em sua opinio as responsabilidades que cabem ao Responsveis Tcnicos e ao Quadro Tcnico esto suficientemente esclarecidas na legislao vigente?

Lei Federal 5.194/66 Art. 9 As atividades enunciadas nas alneas "g" e "h" do Art. 7, observados os preceitos desta Lei, podero ser exercidas, indistintamente, por profissionais ou por pessoas jurdicas.

Voc acha adequada a forma como esto estabelecidas as responsabilidades tcnicas dos responsveis tcnicos e das pessoas jurdicas na legislao.

Exerccio de Responsabilidade Tcnica por empreendimentos (pessoa fsica e pessoa jurdica)

Lei Federal 5.194/66 Art. 12. Na Unio, nos Estados e nos Municpios, nas entidades autrquicas, paraestatais e de economia mista, os cargos e funes que exijam conhecimento de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, relacionados conforme o disposto na alnea g do Art. 27, somente podero ser exercidos por profissionais habilitados de acordo com esta Lei;

Em sua opinio as responsabilidades que cabem ao Responsveis Tcnicos e ao Quadro Tcnico esto suficientemente esclarecidas na legislao vigente?

Lei Federal 5.194/66 Art. 58. Se o profissional firma ou organizao, registrado em qualquer Conselho regional, exercer atividades em outra Regio, ficar obrigado a visar, nela, o seu registro.

TEMA

MARCOS NORMATIVOS
Lei Federal 5.194/66 Art. 59. As firmas, sociedades, associaes, companhias, cooperativas e empresas em geral, constitudas para executar obras ou servios relacionados nesta Lei, s podero iniciar suas atividades depois do registro nos Conselhos Regionais, bem como o dos profissionais do seu quadro tcnico. Lei Federal 5.194/66 Art. 61. Quando os servios forem executados em lugares distantes da sede, da entidade, dever esta manter junto a cada um dos servios um profissional devidamente habilitado naquela jurisdio.

O QUE ABORDA

LINHAS DE DEBATE

Exerccio de Responsabilidade Tcnica por empreendimentos (pessoa fsica e pessoa jurdica)

Em sua opinio as responsabilidades que cabem ao Responsveis Tcnicos e ao Quadro Tcnico esto suficientemente esclarecidas na legislao vigente?

Lei Federal 6.496/77 Institui a Anotao de responsabilidade Tcnica na prestao de servios de Engenharia, Arquitetura e Agronomia; autoriza a criao, pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia CONFEA, de uma Mutua de Assistncia Profissional e d outras providncias.

Lei Federal 6.496/77 Art. 1. Todo contrato, escrito ou verbal, para a execuo de obras ou prestao de quaisquer servios profissionais referentes Engenharia e Agronomia fica sujeito "Anotao de Responsabilidade Tcnica" (ART). Em sua opinio as responsabilidades que cabem ao Responsveis Tcnicos e ao Quadro Tcnico esto suficientemente esclarecidas na legislao vigente?

Resoluo 336/89 do CONFEA Art. 5. As atividades de pessoa jurdica, em regio diferente daquela em que se encontra registrada, obriga ao visto do registro na nova regio. Resoluo 336/89 do CONFEA Art. 6. A Pessoa jurdica, para efeito desta Resoluo que requer registro ou visto em qualquer Conselho Regional, deve apresentar responsvel tcnico que mantenha residncia em local que, a critrio do CREA, torne praticvel a sua participao efetiva nas atividades que a pessoa jurdica pretenda exercer na jurisdio do respectivo rgo regional.

Resoluo 336/89 do CONFEA Art. 8. O requerimento de registro deve ser instrudo com os seguintes elementos:

dimentos (pessoa fsica e pessoa jurdica)

II Indicao do ou dos responsveis tcnicos pelas diversas atividades profissionais, bem como dos demais profissionais integrantes do quadro tcnico da pessoa jurdica Em sua opinio as responsabilidades que cabem ao Responsveis Tcnicos e ao Quadro Tcnico esto suficientemente esclarecidas na legislao vigente?

Exerccio de Responsabilidade Tcnica por empreendimentos (pessoa fsica e pessoa jurdica)

TEMA

MARCOS NORMATIVOS
Resoluo 336/89 do CONFEA Art. 12. A responsabilidade tcnica por qualquer atividade exercida sempre do profissional dela encarregado, no podendo, em hiptese nenhuma, ser assumida pela pessoa jurdica. Resoluo 336/89 do CONFEA Art. 13. S sera concedido registro pessoas jurdicas na plenitude de seus objetivos sociais de sua ou dos objetivos de suas sees tcnicas, se os profissionais do seu quadro tcnico cobrirem todas as atividades a serem exercitadas.

O QUE ABORDA

Em sua opinio as responsabilidades que cabem ao Responsveis Tcnicos e ao Quadro Tcnico esto suficientemente esclarecidas na legislao vigente?

LINHAS DE DEBATE

Resoluo 336/89 do CONFEA Art. 13. Pargrafo nico O registro ser concedido com restries das atividades no cobertas pelas atribuies dos profissionais, at que a pessoa jurdica altere seus objetivos ou contrate outros profissionais com atribuies capazes de suprir aqueles objetivos

Em sua opinio as responsabilidades que cabem ao Responsveis Tcnicos e ao Quadro Tcnico esto suficientemente esclarecidas na legislao vigente?

Exerccio de Responsabilidade Tcnica por empreendi

TEMA

MARCOS NORMATIVOS
Resoluo 336/89 do CONFEA Art. 18. Um profissional pode ser responsvel tcnico por uma nica pessoa jurdica, alm de sua firma individual, quando estas forem enquadradas por seu objetivo social no artigo 59 da Lei n 5.194/66 e caracterizadas nas Classes A, B e C do artigo 1 desta Resoluo.

O QUE ABORDA

LINHAS DE DEBATE

Em sua opinio as responsabilidades que cabem ao Responsveis Tcnicos e ao Quadro Tcnico esto suficientemente esclarecidas na legislao vigente?

Resoluo 336/89 do CONFEA Art. 18. Pargrafo nico - Em casos excepcionais, desde que haja compatibilizao de tempo e rea de atuao, poder ser permitido ao profissional, a critrio do Plenrio do Conselho Regional, ser responsvel tcnico por at 03(trs) pessoas jurdicas, alm de sua firma individual.

Lei Federal 5.194/66- Regula o exerccio das profisses de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrnomo, e da outras providncias.

Que o cadastramento institucional das Instituies de Ensino ser efetivado aps sua aprovao pelas cmaras especializadas competentes, aprovao pelo plenrio do Crea e seu encaminhamento ao Confea para conhecimento e anotao das informaes referentes instituio de ensino e aos seus cursos regulares no Sistema de Informaes Confea/Crea SIC.

Por que necessrio o cadastro da instituio de ensino e dos seus cursos nos Creas?

Cadastro de instituies de ensino e cursos e Registro de instituies de ensino

Lei Federal 5.194/66- Art. 10. Cabe s Congregaes das escolas e faculdades de Engenharia e Agronomia indicar ao Conselho Federal, em funo dos ttulos apreciados atravs da formao profissional, em termos genricos, as caractersticas dos profissionais por elas diplomados.

O registro da instituio de ensino superior, quer seja pblica ou privada, que oferea cursos nas reas de formao profissional abrangidas pelo Sistema Confea/Crea, dar-se- por universidade, centros federais de educao tecnolgica, centro universitrio ou por estabelecimentos isolados como faculdades integradas, faculdades de tecnologia, faculdades, instituto superior e escola superior.

Em sua opinio o CREA deveria ser ouvido ou ter maior participao na formulao da grade de novos cursos?

Lei Federal 5.194/66- Art. 11. O Conselho Federal organizar e manter atualizada a relao dos ttulos concedidos pelas escolas e faculdades, bem como seus cursos e currculos, com a indicao das suas caractersticas

Uma vez reconhecido o curso, atribudo o ttulo a ser concedido aos egressos de acordo com a legislao do MEC, pode o Crea contestar a correta indicao do ttulo em relao ao currculo cursado?

Resoluo 1010/2005 Dispe sobre a regulamentao de ttulos profissionais, atividades, competncias e caracterizao do mbito de atuao do profissionais inseridos no Sistema CONFEA/CREAs, para efeitos de fiscalizao do exerccio profissional.

Em sua opinio o envio obrigatrio ao CONFEA do processo de cadastramento das IES necessrio e agrega valor ao cadastro das IEs

Cadastro de instituies de ensino e cur

TEMA

MARCOS NORMATIVOS
Resoluo 1010/2005 do CONFEA Art. 1. Estabelece critrios e procedimentos para a atribuio de ttulos, atividades e competncias profissionais aos portadores de diploma ou de certificado que tenham de proceder ao seu registro no Crea para exercer legalmente a profisso, e para o cadastramento das instituies de ensino e dos cursos no mbito das profisses inseridas no Sistema Confea/Crea.

O QUE ABORDA

LINHAS DE DEBATE

Por que as escolas de nvel mdio no podem registrar-se no Sistema e indicar conselheiro?

Resoluo 1010/2005 do CONFEA Anexo 3 Art 3. O cadastramento da instituio de ensino deve ser formalizado por meio do preenchimento do Formulrio A, constante deste regulamento, instrudo com as seguintes informaes:

A forma de representao das IES no Sistema CONFEA/CREAs representativa e adequada em sua opinio?

Cadastro de instituies de ensino e cursos e Registro de instituies de ensino

Anexo 3 Art 4 O cadastramento individual de cada curso regular , oferecido pela instituio de ensino deve ser formalizado por meio de preenchimento do Formulrio B, constante deste regulamento, instrudo com as seguintes informaes:

Resoluo 473/2002 do CONFEA Institui tabela de ttulos profissionais do Sistema Confea/Crea e da outras providncias.

Resoluo 1018/2006 do CONFEA- Dispe sobre os procedimentos para registro das instituies de ensino superior e das entidades de classe de profissionais de nvel superior ou de profissionais de nvel mdio nos Creas e da outras providncias.

Resoluo 1018/2006 do CONFEA- Art. 3. O registro da instituio de ensino superior, que seja pblica ou privada, que oferea cursos nas reas de formao profissional abrangidas pelo Sistema Confe/Crea, dar-se-, por universidades, centros federais de educao tecnolgica, centros universitrios, ou por estabelecimentos isolados, como faculdades integradas, faculdades de tecnologia, faculdades, instituto superior e escola superior.

TEMA Representatividade limites do Plenrio - Cmaras

MARCOS NORMATIVOS

O QUE ABORDA

LINHAS DE DEBATE

Lei Federal 5.194/66- Regula o exerccio das profisses de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrnomo, e da outras providncias.

A Lei Federal determina que o conselho Federal ser composto por 18 Conselheiros Federais, sendo eles 15 de grupos profissionais, sendo 9 das modalidades engenharia, Se so 27 os estados da federao, por que hoje so eleitos apenas 18 3 da arquitetura e 3 da agronomia, mais um representante conselheiros federais representantes dos estados? das escolas de agronomia, um das escolas de engenharia e um das escolas de arquitetura.

Representatividade limites do Plenrio Cmaras

Os Conselhos Regionais sero compostos por representantes de entidades de classe registradas e representantes de instituies de ensino registradas, sendo que cada entidades de classe uniprofissional com no, mnimo, 30 scios em dia com o CREA ter a A atual forma de escolha dos presidentes do CONFEA, CREAS e Mutua possibilidade de indicar no mnimo 01(um) Conselheiro e esta adequada. multiprofissional com no, mnimo, 60 scios em dia com o CREA. Poder indicar no mnimo 1 representante, j as Lei Federal 5.194/66- Art. 29. O Conselho Federal ser constitudo por instituies de ensino registradas podero indicar um 18 (dezoito) membros, brasileiros, diplomados em Engenharia, representante. Arquitetura ou Agronomia, habilitados de acordo com esta Lei, obedecida a seguinte composio: b) 1 (um) representante das escolas de engenharia, 1 (um) A eleio no sistema CONFEA/CREA de forma direta e representante das escolas de arquitetura e 1 (um) representante das secreta, sendo de forma presencial, no sendo obrigatrio escolas de agronomia. o voto dos profissionais Lei Federal 5.194/66- Art. 37. Os Conselhos Regionais sero constitudos de brasileiros diplomados em curso superior, legalmente habilitados de acordo com a presente Lei, obedecida a seguinte composio:

Na sua opinio as instituies de ensino devem ter representantes no Crea ou os docentes como profissionais poderiam associar-se a entidade de classe e tornar-se representantes

Representatividade limites do Plenrio - Cmaras

a) Um Presidente eleito pelo voto direto e secreto dos profissionais registrados e em dia com suas obrigaes para com os citados Conselhos, podendo candidatar-se profissionais brasileiros habilitados de acordo com a Lei 5.194 de 24 de dez de 1966

Na sua opinio as instituies de nvel superior e tcnico teriam que ter o mesmo tratamento quanto representatividade?

b) Um representante de cada escola ou faculdade de Engenharia, Arquitetura e Agronomia com sede na Regio.

Em sua opinio esta correto o limite de 30 e 60 membros de EC para ter representao no plenrio

Representatividade limites do Plenrio - Cma

TEMA

MARCOS NORMATIVOS
c) Um representante direto das Entidades de Classe de engenheiro, arquiteto e engenheiro-agrnomo, registradas na Regio, de conformidade com o art. 62.

O QUE ABORDA

LINHAS DE DEBATE

Lei Federal 5.194/66- Art. 40. O nmero de conselheiros representativos das entidades de classe ser fixado nos respectivos Conselhos Regionais, assegurados o mnimo de 1 (um) representante por entidade de classe e a proporcionalidade entre os representantes das diferentes categorias profissionais.

Registro da Instituies de Ensino Superior e Entidades de Classe

Resoluo 1.018/06 do CONFEA Dispe sobre os procedimentos para registro das instituies de ensino superior e das entidades de classe de profissionais de nvel superior ou de profissionais tcnicos de nvel mdio nos Creas e d outras providncias.

Resoluo 1.018/06 do CONFEA. Art. 3 - O registro da instituio de ensino superior, quer seja pblica ou privada, que oferea cursos nas reas de formao profissional abrangidas pelo Sistema Confea/Crea, dar-se- por universidade, centros federais de educao tecnolgica, centro universitrio ou por estabelecimentos isolados como faculdades integradas, faculdades de tecnologia, faculdades, instituto superior e escola superior.

Resoluo 1.018/06 do CONFEA. Art. 9. Pra obter o registro, a entidade de classe de profissional de nvel superior ou profissional tcnico de nvel mdio dever encaminhar ao CREA requerimento instrudo com originais ou cpia dos seguintes documento:

V relao de scios efetivos, domiciliados na circunscrio, especificando nome, ttulo profissional e nmero de registro no Crea de no mnimo trinta ou sessenta profissionais que estejam adimplentes com suas anuidades junto ao Crea, para a entidade uniprofissional ou multiprofissional, respectivamente;

Lei Federal 5.194/66 Art. 82. As remuneraes iniciais dos engenheiros, arquitetos e engenheiros agrnomos, qualquer que seja a fonte A Lei prev o seguinte enquadramento: pagadora, no podero ser inferiores a 6 (seis) vezes o salrio mnimo da respectiva regio.

Salrio Mnimo Profissional

Voc considera adequado a indexao do salrio mnimo profissional ao salrio mnimo comum vigente no pas? Se no qual seria a melhor forma de indexao?

(Ver tambm Lei 4.950-A, de 22 ABR 1966).(VETADO, no que se refere aos servidores pblicos regidos pelo RJU.) (1 ) Jornada diria - Quantidade de salrios

Salrio Mnimo Profissional

TEMA

MARCOS NORMATIVOS
Lei 4950-A Art. 6. Para a execuo de atividades e tarefas classificadas na alnea "b" do artigo 3, a fixao do salrio-base mnimo ser feita tomando-se por base o custo da hora fixado no artigo 5 desta Lei, acrescidas de 25% (vinte e cinco por cento) as horas excedentes s 6 (seis) dirias de servio.

O QUE ABORDA

LINHAS DE DEBATE
A no aplicao do salrio mnimo profissional aos profissionais que atuam em regime estatutrio adequado no seu entendimento? Qual seria o correto enquadramento e como implant-lo?

At 6 horas - 6 mnimos vigentes.

Lei 4950-A Art. 7. A remunerao do trabalho noturno ser feita na base da remunerao do trabalho diurno, acrescida de 25% (vinte e cinco por cento).

E 1,25 salrios a cada hora adicional 7 horas = 7,25 mnimos vigentes 8 horas = 8,5 mnimos vigentes

Deveria ser includo na lei as profisses de nvel mdio? De que forma?

Art. 34 - So atribuies dos Conselhos Regionais: r) registrar as tabelas bsicas de honorrios profissionais elaboradas pelos rgos de classe;

A lei estabelece que o CREA registre a Tabela de Honorrios elaboradas e aprovada pelas entidades de classe. As tabelas de honorrios aplicam-se exclusivamente Com estes itens da legislao vigente, voc entende que contempla a atuao efetiva da fiscalizao? aos profissionais regulares jurisdicionados que exercem sua profisso como autnomos, ou eventualmente desta forma se apresentam no mercado, em uma mesma base territorial. Que itens poderiam ser includos para a melhoria do enquadramento e caracterizao do descumprimento das tabelas de honorrios para ampliar os procedimentos de fiscalizao?

Resoluo 1002/2001 - Cdigo de tica Profissional: Tabela de honorrios Art. 8, inciso VI Trata-se da relao concorrencial com seus colegas. Art. 10, inciso III, alnea b Diz ser vedado descumprimento Tabelas Honorrios aplicveis. Art. 12, alnea e Direito justa remunerao diferenciada segundo atributos pessoais do profissional e peculiaridades do ato de ofcio. Art. 12, alnea j O direito de concorrer livremente, limitado pela conduta honesta. Art. 9, alnea I, B Harmonia de interesses com o coletivo Art. 9, II. c Preservao da imagem da profisso Art. 9, II, e Empenho pela solidariedade profissional e preveno da infrao. Art. 9, IV, a Ao mercantil leal e princpio da igualdade de condies Art. 9, IV, b Obrigao de atualizao normativa Art. 9, IV, c Obrigao da defesa dos direitos.

No seu entendimento qual seria o enquadramento para a caracterizao de cobrana de honorrios vis ou extorsivos? Qual o percentual de descumprimento do valor previsto nas tabelas poderia ser considerado?

TEMA Repasse e Prestao de Contas de recursos

MARCOS NORMATIVOS
Lei 5194/66 Art. 36. Os Conselhos Regionais recolhero ao Conselho Federal, at o dia trinta do ms subseqente ao da arrecadao, a quota de participao estabelecida no item I do Art. 28.

O QUE ABORDA

LINHAS DE DEBATE
Voc concorda com a destinao de parte do valor das multas para o aperfeioamento tcnico e cultural dos profissionais? Para voc este repasse deve ser considerado apenas o valor recebido com multas? O repasse de valores ser apenas para o aperfeioamento tcnico e cultural dos profissionais suficiente e adequado? Qual seria a aplicao mais adequada para a destinao destes recursos?

Pargrafo nico - Os Conselhos Regionais podero destinar parte de sua renda lquida, proveniente da arrecadao das multas, a Estabelece o repasse de valores recebidos com as medidas que objetivem o aperfeioamento tcnico e cultural do multas para o aperfeioamento tcnico e cultural Engenheiro, do Arquiteto e do Engenheiro-Agrnomo.

Lei 6.496 - Mtua Caixa de Assistncia aos Profissionais

Lei 6496 Art. 5. A Mtua ser administrada por uma Diretoria Executiva, composta de 5(cinco) membros, sendo 3 (trs) indicados pelo CONFEA e 2 (dois) pelos CREAs, na forma a ser fixada no Regimento. Lei 6496 Art. 11. Constituiro rendas da Mtua: I - 1/5 (um quinto) da taxa de ART; II - uma contribuio dos associados, cobrada anual ou parceladamente e recolhida, simultaneamente, com as devidas aos CREAs;

A gesto da Mtua se d em Braslia conforme estabelece a Lei 6496, por 5 diretores nacionais. Nos Voc considera adequada esta forma de gerenciamento? estados so eleitos 3 diretores que se reportam diretamente aos 5 diretores nacionais. As mtuas regionais so fiscalizadas pelos Plenrios Regionais 20% do valor das arts vo diretamente para Mtua.

Voc concorda com a obrigatoriedade do profissional ter que se associar mtua pagando anuidade? Qual seria um critrio adequado para inscrio na Mtua?

Apenas a Mtua Paran tem em caixa cerca de 53 mi, III - doaes, legados e quaisquer valores adventcios, bem como e movimenta anualmente cerca de 2 mi. Este valor oramento de recursos operado pela diretoria outras fontes de renda eventualmente institudas em Lei; regional, porm sob o comando da Diretoria IV - outros rendimentos patrimoniais. Nacional. Lei 6496 Art. 12. A Mtua, na forma do Regimento, e de acordo com suas disponibilidades, assegurar os seguintes benefcios e A maior fonte de recursos da mtua a arrecadao prestaes: das ARTs, correspondente a 1/5 da arrecadao.

Atualmente no Paran cerca de 5% do valor em caixa da Mtua utilizado anualmente em benefcios a profissionais. Que outras formas seriam possveis de destinao e melhor utilizao destes recursos? O valor percentual de 20% de repasse de valores da ART para a Caixa adequado ou parte deste valor deveria ser destinado para outro fim, como a valorizao das profisses?

I - auxlios pecunirios, temporrios e reembolsveis, aos A Mtua Paran possui cerca de 3.000 associados comprovadamente necessitados, por falta eventual de scios/beneficirios. trabalho ou invalidez ocasional; Lei 6.496 - Mtua Caixa de Assistncia aos Profissionais II - peclio aos cnjuges suprstites e filhos menores associados; As possibilidades de auxlios e benefcios previstos para aplicao pela Mtua

Qual seria uma adequao necessria?

A Mtua deveria estabelecer convnios e parcerias com outras instituies, para promoo de valorizao profissional, como por exemplo as Entidades de Classe e IEs? Quais seriam estas parcerias, e como poderiam ser implementadas?

Lei 6.496 - Mtua Caixa de Assistncia aos Profissionais

TEMA

MARCOS NORMATIVOS

O QUE ABORDA

LINHAS DE DEBATE
Que outros tipos de aplicao destes recursos poderiam ser implementados?

III - bolsas de estudo aos filhos de associados carentes de Na sua opinio estes modelos de aplicao de recursos ou a candidatos a escolas de Engenharia, de Arquitetura recursos esto adequados e condizentes com a ou de Agronomia, nas mesmas condies de carncia; realidade do sistema profissional?

IV - assistncia mdica, hospitalar e dentria, aos associados e seus dependentes, sem carter obrigatrio, desde que reembolsvel, ainda que parcialmente; V - facilidade na aquisio, por parte dos inscritos, de equipamentos e livros teis ou necessrios ao desempenho

Do valor recebido ela Mtua (20% do valor das ARTs)deste Para os profissionais est sendo til e adequado estes montante 13% fica na Mtua do Estado, e os outros 7% vo benefcios? diretamente para a Direo Nacional. Voc concorda com esta destinao?

Repasse de recursos para Entidades de Classe

Res. 1032/2012 Art. 4. A entidade de classe de nvel superior e de tcnicos de nvel mdio, que pleitearem benefcios em relao A resoluo estabelece at 16% dos valores lquidos Na sua opinio a destinao nica e exclusivamente recursos s ao convnio firmado, dever comprovar sua contribuio na rea das multas para o aperfeioamento tcnico e cultural entidades para a contribuio fiscalizao adequado, ou de fiscalizao por meio, no mnimo, dos seguintes documentos, dos profissionais. poderamos ter outra destinao complementar? os quais so condies bsicas para liberao de novo recurso.

Res. 1032/2012 Art. 20. Para consecuo dos objetivos do convnio, o Crea dever prever recursos em dotao oramentria correspondentes de at 16% (dezesseis por cento) da renda lquida proveniente da arrecadao das multas. Lei 5194/66 p) organizar e manter atualizado o registro das entidades de classe referidas no artigo 62 e das escolas e faculdades que, de acordo com esta Lei, devam participar da eleio de representantes destinada a compor o Conselho Regional e o Conselho Federal; Resoluo 1018 Art. 9. Para obter o registro, a entidade de classe de profissionais de nvel superior ou de profissionais tcnicos de nvel mdio dever encaminhar ao Crea requerimento instrudo com original ou cpia autenticada dos seguintes documentos: VI comprovantes do efetivo funcionamento como personalidade jurdica e da prtica de atividades de acordo com os objetivos definidos em seu estatuto, referentes s profisses

Considerando que a lei menciona que parte do valor lquido das A Lei 5194 em seu artigo 36 prev o repasse de parte multas devem ser repassados, e a resoluo limita em at 16%. dos valores lquidos recebidos de multas. O CREA deve cumprir os normativos, assim qual seria a sua sugesto para adequao da questo?

A legislao prev que os registros devem ser aprovados pelas Cmaras Especializadas e aprovadas pelo Plenrio do CREA e na sequncia o CONFEA que concede o registro das Entidades nos seus estados

Registro de Entidades de Classe

abrangidas pelo Sistema Confea/Crea, de forma contnua, durante os ltimos trs anos imediatamente anteriores data do requerimento, conforme se segue: a) atas de reunies e de assemblias, contendo registro de atividades realizadas

Voc considera este nmero de comprovaes adequadas, atualmente o Confea exige que a documentao comprove aes que estejam prevista nos objetivos estatutrios das EC. Na sua opinio deveria ser considerado desta forma ou qualquer atividade realizada pela Entidade? Qual proposta contemplaria de forma objetiva o efetivo funcionamento das Entidades de Classe?

A legislao prev que as Entidades necessitam comprovar com no mnimo 6 comprovaes efetivas de funcionamento das entidades de

Registro de Entidades de Classe

TEMA

MARCOS NORMATIVOS
relativas aos objetivos definidos no estatuto da entidade, assinadas pelos diretores ou associados; b) demonstrativos de execuo de atividades voltadas para a valorizao profissional, como a promoo ou a participao em eventos de cunho tcnico-cultural ou intercmbio com outros rgos e entidades similares; c) convnios firmados com entidades pblicas ou privadas, visando valorizao profissional; e/ou d) informativos, boletins ou revistas publicados pela entidade, alm de outras peas que tambm comprovem as atividades desenvolvidas no perodo. 1 Para fim de comprovao do efetivo funcionamento, conforme disposto no inciso VI deste artigo, a entidade de classe deve apresentar pelo menos seis documentos para cada um dos trs anos anteriores data do requerimento.

O QUE ABORDA

Voc considera este nmero de comprovaes adequadas, atualmente o Confea exige que a documentao comprove aes que estejam prevista nos objetivos estatutrios das EC. Na sua opinio deveria ser considerado desta forma ou LINHAS DE DEBATE qualquer atividade realizada pela Entidade? Qual proposta contemplaria de forma objetiva o efetivo funcionamento das Entidades de Classe?

A legislao prev que as Entidades necessitam comprovar com no mnimo 6 comprovaes efetivas de funcionamento das entidades de classe

Voc acredita que a responsabilidade tcnica anotada (ART) para obras/servios j iniciadas (regularizao de obras) diferente quando da anotao de ART antes de seu incio? Quando detectado obra/servio de engenharia/agronomia j iniciada (ou concluda) sem a participao de profissional habilitado responsvel tcnico, o Sistema CONFEA/CREA exige a instaurao de procedimento de regularizao de obras, em que o profissional contratado deve apresentar, alm da respectiva ART, os projetos e relatrio circunstanciado (similar a um memorial descritivo). Estes documentos devem indicar a fase atual da obra/servio, bem como se as etapas j concludas apresentam condies tcnicas para seu aproveitamento. Voc sabia que a lei que institui a ART (documento que determina a responsabilidade tcnica para obras/servios) posterior a resoluo que institui o procedimento de regularizao de obra? Ser que quando da criao da resoluo 229, o CONFEA no quis, com a exigncia de projetos e relatrios, suprir a falta de um documento que caracterize a responsabilidade tcnica (ART, instituda pela lei federal 6496/77)? Voc acredita que o procedimento de regularizao de obras valoriza os trabalhos de engenheiros ou agrnomos perante o cliente (a sociedade)? Obras fiscalizadas pelo CREA-PR podem ser regularizadas por outras categorias profissionais? Detalha o rol de documentos necessrios para ser apresentado ao CREA-PR, quando do procedimento de regularizao de obras. Quanto ao procedimento de regularizao de obras como atualmente, voc considera adequado, ou cabem sugestes de alterao?

Resoluo CONFEA 229/75

Regularizao de Obras Ato Normativo CREA-PR n 34 de 17/10/1989

TEMA

MARCOS NORMATIVOS

O QUE ABORDA
Esta resoluo aborda, no mbito geral, a anotao da ART e Acervo Tcnico. Em seu artigo 25 versa sobre nulidade de ART. E ARTs so consideradas nulas (para fins de acervo tcnico) quando, dentre outras situaes, do indeferimento do procedimento de regularizao de obras.

LINHAS DE DEBATE
Quanto ao procedimento de regularizao de obras como atualmente, voc considera adequado, ou cabem sugestes de alterao?

Resoluo CONFEA 1025/2009 (artigo 25, inciso VI)

Exigncia de projetos, Lei 5194/66 (artigo 14) conforme tipo e rea da obra

O artigo 14 da lei 5194/66 indica que todo documento grfico emitido por profissional deve apresentar alguns dados como: assinatura, ttulo profissional e nmero da carteira profissional.

Considerando que a legislao atual no exige a presena de projetos em obras, disposio da fiscalizao; voc considera que esta situao adequada para fiscalizao dos servios? Voc entende pertinente que o CREA passe a exigir a existncia de placas nas obras/servios em suas aes fiscalizatrias, mesmo que para isso tenhamos altos custos operacionais? Caso entenda pertinente a fiscalizao, voc julga que possvel a possibilidade de fiscalizao proporcional entre as modalidades (civil, eltrica, qumica, geologia, mecnica, agronomia, etc.)? Acredita que a existncia de placas em obras/servios demostra para sociedade que a obra/servio tem responsvel tcnico? Mesmo com a presena de responsvel tcnico, com a respectiva ART, julga necessria a autuao contra profissionais pela ausncia de placas?

Exigncia de placa dos responsveis tcnicos em obras e/ou servio

Lei 5194/66 (artigo 16)

Que na durao da obra/servio de engenharia/agronomia, dever manter afixada placa visvel identificando o exerccio dos profissionais naquela obra/servio.

Resoluo CONFEA 407/1996

Confirma o contido na lei 5194/66 e explicita a multa prevista para a situao de ausncia de placas de obra. A CF torna livre o exerccio de qualquer trabalho, de oficio ou profisso nos termos da Lei. Ou seja, existindo Lei que disciplina determinada atividade a pessoa fsica ou jurdica dever obedec-la. No caso da Engenharia e da Agronomia temos a Lei 5.194/66.

No seria mais eficiente campanhas orientativas (e no aplicao de penalidades, como multas) acerca da importncia da utilizao de placas nas obras/servios?

- Constituio Federal Art. 1, Inciso III. (Fundamento da dignidade da pessoa humana) a Art. 170 (Livre iniciativa).

Direito ao exerccio profissional frente existncia de dbitos

-Lei 5.194/66 Art. 63 (Obrigatoriedade do pagamento de anuidade aos Conselhos Federais), Art. 64 (Cancelamento de registro) e Art. 67 (condiciona o exerccio profissional com a assiduidade do pagamento da anuidade).

O exerccio da profisso de engenheiro e agrnomo condicionado ao registro dos profissionais nos conselhos de classe que por sua vez obriga o pagamento da respectiva anuidade. No artigo 67 deste mesmo dispositivo legal expresso que somente ser legtimo para o exerccio da profisso e atividades, o profissional que esteja com a anuidade em dia. Contudo, h jurisprudncias consolidadas do STJ que impedem qualquer restrio ao exerccio profissional ou de atividade econmica e caso de debito, ponderando essas decises que a existncia de divida por si s no basta para restringir o livre exerccio profissional.

Voc concorda com o Art. 67 da Lei 5.194/66 que somente ser legtimo para o exerccio da profisso e atividades, o profissional que esteja com a anuidade em dia?

Direito ao exerccio profissional frente existncia de dbitos TEMA

O exerccio da profisso de engenheiro e agrnomo condicionado ao registro dos profissionais nos conselhos de classe que por sua vez obriga o pagamento da respectiva anuidade. No artigo 67 deste mesmo dispositivo legal expresso que somente ser legtimo para MARCOS NORMATIVOS O QUE ABORDA o exerccio da profisso e atividades, o profissional que esteja com a anuidade em dia. Contudo, h jurisprudncias consolidadas do STJ que impedem qualquer restrio ao exerccio profissional ou de atividade econmica -Jurisprudncia consolidada do STJ quanto necessidade e caso de debito, ponderando essas decises de distino entre dbito e exerccio profissional, sendo que que a existncia de divida por si s no basta o primeiro deve ser cobrado pelas vias prprias. para restringir o livre exerccio profissional.

Voc concorda com o Art. 67 da Lei 5.194/66 que somente ser legtimo para o exerccio da profisso e atividades, o profissional que esteja com a anuidade em dia?

LINHAS DE DEBATE

Constituio Federal Art. 5, Inciso XIII. (Disciplina os limites do Exerccio Profissional) e Art. 170 Paragrafo 1 (Exige autorizao legal para o exerccio da atividade da engenharia e agronomia)

Criminalizao do exerccio ilegal da profisso

A CF torna livre o exerccio de qualquer trabalho, oficio ou profisso nos termos da Lei. Ou seja, existindo Lei que disciplina determinada atividade a pessoa fsica ou jurdica dever obedec-la. No caso da Engenharia e da Agronomia temos a Lei 5.194/66. Referida Lei trata do exerccio ilegal da profisso que pode gerar multa ao leigo que exerce essas atividades sem atribuio para tanto. Assim o infrator responder pelo ilcito Voc concorda que a simples aplicao de multa administrativo. No entanto pela gravidade da suficiente para proteger o exerccio profissional? situao tal fato tambm enquadrado como contraveno penal, podendo ser apenado com pena de priso simples. Outrossim, a deciso Normativa 74/2004 do CONFEA orienta quando do enquadramento de profissionais, leigos, pessoas jurdicas constitudas ou no para executarem atividades privativas de profissionais fiscalizados pelo Sistema CONFEA/CREAs. Com aplicao da multa o leigo sente-se inibido em reiterar a conduta ilegal? Voc concorda que o exerccio ilegal da profisso seja enquadrado apenas como contraveno penal, ou seja, como um delito de menor potencial ofensivo Sujeito a penalidades mais brandas? (priso simples ou seja substituio por cesta bsica ou servio comunitrio, sempre se livra solto). Voc concorda com a criminalizao do exerccio ilegal da profisso, com penas mais graves e encaminhamento de todos os casos as autoridades competentes? Voc concorda com um Projeto de Lei que inclua na Lei 5.194/66 um tipo penal que criminalize corretamente o exerccio ilegal da profisso?

Lei 5.194/66 Art. 6 (Disciplina o exerccio tcnico das profisses do Engenheiro e Agrnomo.)

DECRETO-LEI N 3.688, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 Art. 47. (Contraveno penal do exerccio ilegal da profisso).

DECISO NORMATIVA N 74, DE 27 DE AGOSTO DE 2004 Art. 1 (Dispe sobre a aplicao de dispositivos da Lei n 5.194, de 24 de dezembro de 1966, relativos a infraes.)

TEMA

MARCOS NORMATIVOS
Constituio Federal Art. 5, Inciso XIII. (Disciplina os limites do Exerccio Profissional) e Art. 170 Paragrafo 1 (Exige autorizao legal para o exerccio da atividade da engenharia e agronomia)

O QUE ABORDA
A CF torna livre o exerccio de qualquer trabalho, oficio ou profisso nos termos da Lei. Ou seja, existindo Lei que disciplina determinada atividade a pessoa fsica ou jurdica dever obedec-la. No caso da Engenharia e da Agronomia temos a Lei 5.194/66.

LINHAS DE DEBATE

O Poder de Policia dos CREAs est bem esclarecido na Lei 5.194/66?

Poder de Polcia

administrativa acesso a insta- Lei 5.194/66 Art. 33. (Dispe sobre os rgos de fiscalizao do exerccio de profisses de engenharia e laes e agronomia) documen-tos
Cdigo Tributrio Nacional LEI N 5.172/66 Art. 78 (Define o Poder de Policia)

O Art. 33 Lei 5.194/66 e o Art. 78 do Cdigo Tributrio Nacional LEI N 5.172/66 trazem o conceito e a extenso da fiscalizao profissional dando ao sistema CONFEA/CREAs o Poder de Policia das profisses regulamentadas.

A lei 5194/66 disciplina corretamente os poderes de fiscalizao e as funes, poderes e deveres dos fiscais do CREA-PR? Voc concorda com um Projeto de Lei que venha a melhorar os conceitos de fiscalizao, os poderes e deveres dos fiscais, bem como que criminalize atos de resistncia ao Ato fiscalizatrio? Voc concorda que o processo eleitoral para os Presidentes dos CREAs, CONFEA, Conselheiro Federal e

Constituio Federal Cdigo Eleitoral Lei das Eleies Lei das Inelegibilidades ELEIES DO Lei 5.194/66 Lei 8.195/91 SISTEMA: PRESIDENTE, Resoluo 1021/07 CONSELHEIR Resoluo 1022/07 Regimento Interno do CREA-PR OS E INSPETORES Lei 5.194/66, artigo 35,

Processo eleitoral para Presidente do Confea, Presidente dos Creas, Conselheiros Regionais e Voc concorda na modernizao das eleies do Sistema Federais e Diretores da Caixa de Assistncia CONFEA/CREA ? dos profissionais do Crea.

So atribuies dos conselhos Regionais inciso Voc concorda tambm na modernizao das eleies l criar inspetorias e nomear inspetores para os Inspetores dos CREAs? especiais para maior eficincia da fiscalizao
No seu entendimento quais medidas poderiam ser adotadas para que os profissionais no recebessem atribuies que extrapolem sua capacitao? Voc considera que as legislaes existentes so suficientes para conceder atribuies aos profissionais das diversas modalidades, sem que extrapolem os limites de saber?

LEI 5194/1966 Seo IV Art. 7 As atividades e atribuies profissionais do engenheiro, do arquiteto e do engenheiro-agrnomo consistem em: a) desempenho de cargos, funes e comisses em entidades estatais, paraestatais, autrquicas e de economia mista e privada; b) planejamento ou projeto, em geral, de regies, zonas, cidades, obras, estruturas, transportes, exploraes de recursos naturais e desenvolvimento da produo industrial A Lei estabelece quais so as atividades e e agropecuria; c) estudos, projetos, anlises, avaliaes, atribuies profissionais, dentro de cada rea de vistorias, percias, pareceres e divulgao tcnica; d) atuao. ensino, pesquisa, experimentao e ensaios; e) fiscalizao de obras e servios tcnicos; f) direo de obras e servios tcnicos; g) execuo de obras e servios tcnicos; h) produo tcnica especializada, industrial ou agropecuria. Pargrafo nico - Os engenheiros, arquitetos e engenheiros-agrnomos podero exercer qualquer outra atividade que, por sua natureza, se inclua no mbito de suas profisses.

Voc concorda que o Decreto 90922/85 defina que os tcnicos em eletrotcnica possam projetar e dirigir instalaes eltricas com demanda de energia de at 800kVA, sendo que esta unidade refere-se a unidade de potncia e no energia? Voc considera que as legislaes existentes so adequadas para conceder atribuies aos profissionais das diversas modalidades e nveis de formao? Voc considera que as legislaes existentes so adequadas para conceder atribuies aos profissionais que possuem cursos de psgraduao em suas diversas modalidades e tipos (especializao, mestrado, doutorado)? Voc considera adequado que no esteja descrito na Ficha Cadastral do profissional que o mesmo possui atribuies definidas pelo Art. 7 da Lei 5194/1966, circunscritas a sua rea de competncia estabelecida por Resoluo especfica? Voc concorda que as atribuies dos Tcnicos tenham como parmetros Lei e Decretos, enquanto que de Engenheiros e

No seu entendimento quais medidas poderiam ser adotadas para que os profissionais no recebessem atribuies que extrapolem sua capacitao?

TEMA

MARCOS NORMATIVOS

O QUE ABORDA

LEI 5194/1966 Seo IV Art. 7 As atividades e atribuies profissionais do engenheiro, do arquiteto e do engenheiro-agrnomo consistem em: a) desempenho de cargos, funes e comisses em entidades estatais, paraestatais, autrquicas e de economia mista e privada; b) planejamento ou projeto, em geral, de regies, zonas, cidades, obras, estruturas, transportes, exploraes de recursos naturais e desenvolvimento da produo industrial A Lei estabelece quais so as atividades e e agropecuria; c) estudos, projetos, anlises, avaliaes, atribuies profissionais, dentro de cada rea de vistorias, percias, pareceres e divulgao tcnica; d) atuao. ensino, pesquisa, experimentao e ensaios; e) fiscalizao de obras e servios tcnicos; f) direo de obras e servios tcnicos; g) execuo de obras e servios tcnicos; h) produo tcnica especializada, industrial ou agropecuria. Pargrafo nico - Os engenheiros, arquitetos e engenheiros-agrnomos podero exercer qualquer outra atividade que, por sua natureza, se inclua no mbito de suas profisses.

Voc considera que as legislaes existentes so suficientes para conceder atribuies aos profissionais das diversas modalidades, sem que extrapolem os limites de saber?

LINHAS DE DEBATE

Voc concorda que o Decreto 90922/85 defina que os tcnicos em eletrotcnica possam projetar e dirigir instalaes eltricas com demanda de energia de at 800kVA, sendo que esta unidade refere-se a unidade de potncia e no energia? Voc considera que as legislaes existentes so adequadas para conceder atribuies aos profissionais das diversas modalidades e nveis de formao? Voc considera que as legislaes existentes so adequadas para conceder atribuies aos profissionais que possuem cursos de psgraduao em suas diversas modalidades e tipos (especializao, mestrado, doutorado)? Voc considera adequado que no esteja descrito na Ficha Cadastral do profissional que o mesmo possui atribuies definidas pelo Art. 7 da Lei 5194/1966, circunscritas a sua rea de competncia estabelecida por Resoluo especfica? Voc concorda que as atribuies dos Tcnicos tenham como parmetros Lei e Decretos, enquanto que de Engenheiros e Tecnlogos tenha como parmetros Resolues?

LEI 4076/1962 - Art. 6 - So da competncia do gelogo ou engenheiro gelogo: a) trabalhos topogrficos e geodsicos;

b) levantamentos geolgicos, geoqumicos e geofsicos; c) A Lei estabelece quais so as competncias do estudos relativos s cincias da terra; d) trabalhos de gelogo ou engenheiro gelogo. prospeco e pesquisa para cubao de jazidas e determinao de seu valor econmico; e) ensino das cincias geolgicas nos estabelecimentos de ensino secundrio e superior; f) assuntos legais relacionados com suas especialidades; g) percias e arbitramentos referentes s matrias das alneas anteriores.

Voc concorda que um profissional tenha atribuies para executar atividades em rea urbana e no a tenha para executar em rea rural, ou vice versa?

Concesso de Atribuies

TEMA

MARCOS NORMATIVOS

O QUE ABORDA

Voc concorda que um profissional tenha atribuies para executar atividades em rea urbana e no a tenha para LINHAS DE DEBATE executar em rea rural, ou vice versa?

Concesso de Atribuies

LEI 5524/1985 - Art. 2 - A atividade profissional do Tcnico Industrial de nvel mdio efetiva-se no seguinte campo de realizaes: I - conduzir a execuo tcnica dos trabalhos de sua especialidade; II - prestar assistncia tcnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas Estabelece quais so os campos de realizao tecnolgicas; III - orientar e coordenar a execuo dos das atividades dos tcnicos industriais. servios de manuteno de equipamentos e instalaes; IV - dar assistncia tcnica na compra, venda e utilizao de produtos e equipamentos especializados; V responsabilizar-se pela elaborao e execuo de projetos compatveis com a respectiva formao profissional.

LEI 7410/1985 - Art. 1 - O exerccio da especializao de Engenheiro de Segurana do Trabalho ser permitido, exclusivamente: I - ao Estabelece quais so os profissionais aptos a Engenheiro ou Arquiteto portador de certificado de concluso de curso exercerem a atividades de Engenheiro de de especializao em Engenharia de Segurana do Trabalho, a ser Segurana do Trabalho. ministrado no Pas, em nvel de ps-graduao;

Voc concorda que Conselho Federal trate de atribuies profissionais por meio de Decises Plenrias?

II - ao portador de certificado de curso de especializao em Engenharia de Segurana do Trabalho, realizado em carter prioritrio, pelo Ministrio do Trabalho; III - ao possuidor de registro de Engenheiro de Segurana do Trabalho expedido pelo Ministrio do Trabalho at a data fixada na regulamentao desta Lei.

Voc concorda com a forma de conceder atribuies do Decreto 90922/33?

TEMA

MARCOS NORMATIVOS

O QUE ABORDA

LINHAS DE DEBATE

LEI 6664/1979 - Art. 3 - da competncia do Gegrafo o exerccio das seguintes atividades e funes a cargo da Unio, dos Estados dos Territrios e dos Municpios, das entidades autrquicas ou de economia mista e particulares: I - reconhecimentos, levantamentos, estudos e pesquisas de carter fsico-geogrfico, biogeogrfico, antropogeogrfico e geoeconmico e as realizadas nos campos gerais e especiais da Geografia, que se fizerem necessrias: a) na delimitao e caracterizao de regies, sub-regies geogrficas naturais e zonas geoeconmicas, para fins de planejamento e organizao fsicoespacial; b) no equacionamento e soluo, em escala nacional, regional ou local, de problemas atinentes aos recursos naturais do Pas; c) na interpretao das condies hidrolgicas das bacias fluviais; d) no zoneamento geo-humano, com vistas aos planejamentos geral e regional; e) na pesquisa de mercado e intercmbio comercial em escala regional e inter-regional; f) na caracterizao ecolgica e etolgica da paisagem geogrfica e problemas conexos; g) na poltica de povoamento, migrao interna, imigrao e colonizao de regies novas ou de revalorizao de regies de velho povoamento; h) no estudo fsico-cultural dos setores geoeconmicos destinados ao planejamento da produo; i) na estruturao ou reestruturao dos sistemas de circulao; j) no estudo e planejamento das bases

fsicas e geoeconmicas dos ncleos urbanos e rurais; l) no aproveitamento, desenvolvimento e preservao dos recursos naturais; m) no levantamento e mapeamento destinados soluo dos problemas regionais; n) na diviso administrativa da Unio, dos Estados, dos Territrios e dos Municpios.

II - A organizao de congressos, comisses, seminrios, Estabelece quais so as atividades e funes de Voc considera adequado que as atribuies profissionais simpsios e outros tipos de reunies, destinados ao estudo competncia dos gegrafos. sejam ora atribudas por Lei e ora por Resolues? e divulgao da Geografia. Estabelece quais so as competncias dos engenheiros, arquitetos e agrimensores formados aps a criao desta e Lei e anterior a criao da Lei 5194/66. DECRETO 90922/1985 Art. 3 ao Art. 7 - Estabelece quais so as competncias dos tcnicos industriais e tcnicos agrcolas de 2 grau, tcnicos de 2 grau das reas de Arquitetura e de Engenharia Civil, na modalidade Edificaes, tcnicos em Eletrotcnica, tcnicos em Agrimensura, tcnicos agrcolas de 2 grau em suas diversas modalidades, tcnicos em Agropecuria.

Estabelece quais so as competncias dos profissionais tcnico de nvel mdio.

Voc considera adequado a utilizao de diferentes termos como ATIVIDADES, ATRIBUIES, CAMPO DE ATUAO sendo que esses termos se referem habilitao do profissional a ser anotada em seu registro?

TEMA

MARCOS NORMATIVOS
DECRETO 4560/2002 Promove alteraes dos Artigos 6, 9 e 15 do Decreto 90922/85.
DECRETO 85138/1980 Regula a Lei 6.664/1979.

O QUE ABORDA
Altera o DECRETO 90922/1985. Regula a Lei 6.664/1979, que se refere a atribuies dos gegrafos em seus Art. 3.

LINHAS DE DEBATE

RESOLUO 218/1973 Art. 1 ao Art. 24 - Estabelece Estabelece as atividades dos engenheiros, as atividades dos engenheiros, arquitetos e agrnomos por arquitetos e agrnomos por reas de reas de competncias. competncias.

Concesso de Atribuies

RESOLUO 313/1986 - Art. 3 - As atribuies dos Tecnlogos, em suas diversas modalidades, para efeito do exerccio profissional, e da sua fiscalizao, respeitados os limites de sua formao, consistem em: 1) elaborao de oramento; 2) padronizao, mensurao e controle de Estabelece quais so as atribuies dos qualidade; 3) conduo de trabalho tcnico; 4) conduo de tecnlogos em suas diversas modalidades. equipe de instalao, montagem, operao, reparo ou manuteno; 5) execuo de instalao, montagem e reparo; 6) operao e manuteno de equipamento e instalao; 7) execuo de desenho tcnico. Pargrafo nico - Compete, ainda, aos Tecnlogos em suas diversas modalidades, sob a superviso e direo de Engenheiros, Arquitetos ou Engenheiros Agrnomos: 1) execuo de obra e servio tcnico; 2) fiscalizao de obra e servio tcnico; 3) produo tcnica especializada. Art. 4 - Quando enquadradas, exclusivamente, no desempenho das atividades referidas no Art. 3 e seu pargrafo nico, podero os Tecnlogos exercer as seguintes atividades: 1) vistoria, percia, avaliao, arbitramento, laudo e parecer tcnico; 2) desempenho de cargo e funo tcnica; 3) ensino, pesquisa, anlise, experimentao, ensaio e divulgao tcnica, extenso.

LEI 5194/1966 Art. 55 - Os profissionais habilitados na forma estabelecida nesta Lei s podero exercer a profisso aps o registro no Conselho Regional sob cuja jurisdio se achar o local de sua atividade.

Estabelece a obrigatoriedade do registro profissional para o desempenho da respectiva funo.

Voc concorda que seu currculo seja submetido anlise mesmo que seu diploma esteja validado pela universidade brasileira? Voc concorda que seu requerimento de registro seja apreciado pelo PLENRIO do CREA e do CONFEA considerando que a instncia competente para apreciar e julgar o registro de profissionais a Cmara Especializada?

Art. 58 - Se o profissional, firma ou organizao, registrado Estabelece a necessidade do registro de visto em qualquer Conselho Regional, exercer atividade em profissional quando da atuao em outros outra Regio, ficar obrigado a visar, nela, o seu registro. regionais que no o de sua origem.

Registro de

TEMA

MARCOS NORMATIVOS

O QUE ABORDA

LINHAS DE DEBATE
Voc considera adequado que a legislao aborde nas mesmas sees os parmetros para registro de estrangeiros e brasileiros?

Art. 64 - Ser automaticamente cancelado o registro do profissional ou da pessoa jurdica que deixar de efetuar o Estabelece os critrios para cancelamento do pagamento da anuidade, a que estiver sujeito, durante registro profissional. 2(dois) anos consecutivos sem prejuzo da obrigatoriedade do pagamento da dvida.

Registro de Art. 84 - O graduado por estabelecimento de ensino Estran-geiros agrcola ou industrial de grau mdio, oficial ou reconhecido, cujo diploma ou certificado esteja registrado nas reparties competentes, s poder exercer suas funes ou atividades aps registro nos Conselhos Regionais.

Voc considera adequado os procedimentos para a efetivao do registro profissional? Qual seria o procedimento adequado a ser exigido?

Voc considera adequado que a concesso dos registros de profissionais com visto permanente e visto temporrio sejam tratados de formas distintas? No seu entendimento como deveria ser tratado a concesso desses registros? No seu entendimento adequado a exigncia de um profissional brasileiro para supervisionar o trabalho de um profissional estrangeiro com visto temporrio? Qual seria o tratamento adequado a ser exigido neste caso? Estabelece os procedimentos a serem adotados para registro de profissionais estrangeiros, tais como: documentos a serem apresentados e procedimentos adotados para a efetivao do registro destes profissionais. Voc concorda com o procedimento adotado para a anlise curricular dos diplomados no exterior? No seu entendimento qual seria o procedimento correto a ser adotado?

RESOLUO 1007/2003

- Art. 5 O estrangeiro portador de visto permanente, cuja cdula de identidade esteja em processamento, deve instruir o requerimento de registro com cpias do protocolo expedido pelo Departamento de Polcia Federal e do ato publicado no Dirio Oficial da Unio que autoriza sua permanncia no Pas.

RESOLUO 1007/2003 - Art. 8 O registro deve ser requerido pelo profissional diplomado no exterior, brasileiro ou estrangeiro portador de visto temporrio com contrato temporrio de trabalho no Pas, por meio do preenchimento de formulrio prprio, conforme Anexo I desta Resoluo.

Registro de Estrangeiros

TEMA

MARCOS NORMATIVOS
RESOLUO 1007/2003 - Art. 9 O estrangeiro portador de visto temporrio, cuja cdula de identidade esteja em processamento, deve instruir o requerimento de registro com cpias do protocolo expedido pelo Departamento de Polcia Federal e do ato publicado no Dirio Oficial da Unio que autoriza sua permanncia no Pas.

O QUE ABORDA

LINHAS DE DEBATE

Registro de EstranRESOLUO 1007/2003 - Art. 15. A cmara especializada competente geiros atribuir o ttulo, as atividades e as competncias profissionais em funo da anlise da qualificao acadmica do portador de diploma ou certificado, de acordo com os procedimentos e os critrios estabelecidos em resoluo especfica.

RESOLUO 1007/2003 - Art. 16. Aprovado o registro do profissional pela cmara especializada, o processo ser encaminhado ao Plenrio do Crea para apreciao.

RESOLUO 1007/2003 Art. 17. Aps aprovao do registro pelo Plenrio do Crea, o processo ser encaminhado ao Confea para apreciao.

Pargrafo nico. O registro do profissional diplomado no exterior somente ser concedido aps sua homologao pelo Plenrio do Confea.
RESOLUO 1007/2003 - Art. 18. Apresentado o requerimento devidamente instrudo, o processo ser encaminhado cmara especializada competente para apreciao.

1 O registro do diplomado no exterior com contrato de trabalho temporrio no Pas ser concedido aps sua aprovao pela cmara especializada. 2 O registro mencionado no pargrafo anterior dispensado da aprovao pelo Plenrio do Crea e da Registro de Estran- homologao pelo Plenrio do Confea.
geiros RESOLUO 1007/2003 - Art. 21. A entidade contratante dever manter junto ao profissional estrangeiro portador de visto temporrio, pelo prazo do contrato ou de sua prorrogao, um profissional brasileiro de graduao idntica ou superior, para assisti-lo na condio de auxiliar ou adjunto.

TEMA

MARCOS NORMATIVOS
DECISO NORMATIVA CONFEA 12/1983 - 1 - Para efeito de instruo de processos de registro profissional de diplomados no estrangeiro, no que diz respeito anlise curricular e s implicaes respectivas quanto a eventuais restries nas atribuies a serem concedidas, os Conselhos Regionais devero adotar os modelos matriciais anexos.

O QUE ABORDA

LINHAS DE DEBATE

RESOLUO 1007/2003 - Art. 21. A entidade contratante dever manter junto ao profissional estrangeiro portador de visto temporrio, pelo prazo do contrato ou de sua prorrogao, um profissional brasileiro de graduao idntica ou superior, para assisti-lo na condio de auxiliar ou adjunto.

Registros e Visto de Pessoas Fsicas

DECISO NORMATIVA CONFEA 12/1983 - 1 - Para efeito de instruo de processos de registro profissional de diplomados no estrangeiro, no que Estabelece os procedimentos a serem adotados diz respeito anlise curricular e s implicaes respectivas quanto a para a anlise curricular dos profissionais eventuais restries nas atribuies a serem concedidas, os Conselhos diplomados no exterior. Regionais devero adotar os modelos matriciais anexos.

LEI 5194/1966 Art. 55 - Os profissionais habilitados na forma estabelecida nesta Lei s podero exercer a profisso aps o registro no Conselho Regional sob cuja jurisdio se achar o local de sua atividade.

Estabelece a obrigatoriedade do registro profissional para o desempenho da respectiva funo.

Voc concorda com a obrigatoriedade do registro de profissionais que no so responsveis por nenhum tipo de trabalho, ou seja, no assinam nada.

Art. 58 - Se o profissional, firma ou organizao, registrado Estabelece a necessidade do registro de visto em qualquer Conselho Regional, exercer atividade em profissional quando da atuao em outros outra Regio, ficar obrigado a visar, nela, o seu registro. regionais que no o de sua origem.

Voc entende que profissional cujo curso do qual ele egresso no est reconhecido, possui direito de registro junto ao Conselho?

Art. 64 - Ser automaticamente cancelado o registro do profissional ou da pessoa jurdica que deixar de efetuar o Estabelece os critrios para cancelamento do pagamento da anuidade, a que estiver sujeito, durante registro profissional. 2(dois) anos consecutivos sem prejuzo da obrigatoriedade do pagamento da dvida.

Voc considera adequad0 a necessidade de efetivao do VISTO PROFISSIONAL para atuao em diversos Regionais, considerando a existncia do RNP?

Art. 84 - O graduado por estabelecimento de ensino agrcola ou industrial de grau mdio, oficial ou reconhecido, cujo diploma ou certificado esteja registrado nas reparties competentes, s poder exercer suas funes ou atividades aps registro nos Conselhos Regionais.

Voc considera adequado a no obrigatoriedade de registro nos respectivos CREAs de origem dos tcnicos de segurana do trabalho?

TEMA

MARCOS NORMATIVOS
LEI 7410/1985 - Art. 3 - O exerccio da atividade de Engenheiros e Arquitetos na especializao de Engenharia de Segurana do Trabalho depender de registro em Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, aps a regulamentao desta Lei, e o de Tcnico de Segurana do Trabalho, aps o registro no Ministrio do Trabalho.

O QUE ABORDA

LINHAS DE DEBATE

Voc considera adequado o prazo de validade da carteira profissional? Se no qual seria o prazo adequado?

Registros e Visto de Pessoas Fsicas RESOLUO 1007/2003 - Art. 3 O profissional registrado que exercer atividade na jurisdio de outro Crea fica obrigado a visar o seu registro no Crea desta jurisdio.

Voc entende ser adequado que a carteira profissional tenha a sigla UF da qual o profissional possui visto?

RESOLUO 1007/2003 - Art. 10. Apresentado o requerimento devidamente instrudo, o processo ser encaminhado cmara especializada competente para apreciao.

Voc concorda que com a atribuio do seu ttulo profissional ser diferente do diferente do ttulo de meu diploma?

Pargrafo nico. O registro do profissional diplomado no Pas ser concedido aps sua aprovao pela cmara especializada.

RESOLUO 1007/2003 - Art. 11. A cmara especializada competente atribuir o ttulo, as atividades e as competncias profissionais em funo da anlise da qualificao acadmica do portador de diploma ou certificado, de acordo com os procedimentos e os critrios estabelecidos em resoluo especfica.

RESOLUO 1016/2006 - Art. 1 Os arts. 11, 15 e 19 da Resoluo n 1.007, de 5 de dezembro de 2003, passam a vigorar com a seguinte redao:

Estabelece que as atribuies de Ttulos, atividades e competncias sero concedidas conforme critrios estabelecidos por resoluo especifica.

A cmara especializada competente atribuir o ttulo, as atividades e as competncias profissionais em funo da anlise da qualificao acadmica do portador de diploma ou certificado, de acordo com os procedimentos e os critrios estabelecidos em resoluo especfica.

RESOLUO 519/2010 - Art. 1 Adotar o prazo indeterminado para a validade e definir a iseno do valor de expedio da carteira de identidade profissional, em substituio quela com validade de cinco anos. Registros e Visto de Pessoas Fsicas

Dispes sobre o prazo de validade da carteira de identidade profissional.

TEMA Registros e Visto de Pessoas Fsicas

MARCOS NORMATIVOS
RESOLUO 313/1986 Art. 1 - Os Tecnlogos, egressos de cursos de 3 Grau cujos currculos fixados pelo Conselho Federal de Educao forem dirigidos ao exerccio de atividades nas reas abrangidas pela Lei n 5.194, de 24 DEZ 1966, tero os seus registros e atribuies regulados por esta Resoluo.

O QUE ABORDA
Estabelece a obrigatoriedade do registro de tecnlogo que possuem seus currculos dirigidos a atividades abrangidas pela Lei n 5.194/66 nos respectivos CREAs de origem.

LINHAS DE DEBATE

DECISO NORMATIVA CONFEA 5/1982 - Somente podero obter registro nos CREAs os Auxiliares Tcnicos equiparados a Tcnicos de 2 Grau, por fora de deciso dos Conselhos Estaduais de Educao e registro do ttulo nas Delegacias locais do Ministrio da Educao e Cultura.

Institui o registro de auxiliares tcnicos.

Constituio Federal Art. 5, Inciso XIII -

A Constituio Federal garante o livre exerccio de qualquer trabalho, com exceo das profisses com leis especficas, como o caso das profisses da Engenharia, Agronomia e Geocincias, regulamentadas pela lei n 5194/66.

As penalidades previstas no Art. 71 para infraes ao Cdigo de tica devem ser ampliadas? Que tipos de penalidades deveriam ser estabelecidos?

livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, As penalidades previstas para infraes ao atendidas as qualificaes profissionais que a lei Cdigo de tica esto descritas no Art. 71 e 72 estabelecer. da Lei n 5194/66. Lei n 5.194/66, Art. 71 -

As penalidades de multa, suspenso e cancelamento do registro deveriam ser aplicadas para as infraes ao Cdigo de tica? Como estabelecer critrios para aplicao destas penalidades?

Define a aplicao de penalidades de advertncia reservada, multa, censura pblica, suspenso temporria do exerccio profissional e o cancelamento definitivo do registro. Penalida-des Pargrafo nico as penalidades sero impostas pelas para infraes Cmaras ou na falta dessas pelos Conselhos Regionais ticas Art. 72 As Infraes ao Cdigo de tica so punidas com advertncia reservada e censura pblica pela Cmara Especializada do Profissional Art. 73 Estabelece o valor das multas conforme as infraes previstas na lei.

As infraes ao Cdigo de tica so punidas com advertncia reservada e censura pblica, no sendo possvel a aplicao de multas, suspenso ou cassao.

Seria interessante incorporar ou transformar em lei as infraes e sanes disciplinares do Cdigo de tica para possibilitar aplicao mais efetiva das penalidades?

TEMA

MARCOS NORMATIVOS
Pargrafo nico - As multas referidas neste artigo sero aplicadas em dobro nos casos de reincidncia. Resoluo n 1.002/2002 do Confea Adota o Cdigo de tica Profissional da Engenharia, da Agronomia, da Geografia e da Meteorologia Resoluo n 1.004/2003 do Confea - Estabelece os procedimentos para apurao da conduta e aplicao da penalidade. Lei n 5.194/66, Art. 71 Define a aplicao de penalidades de advertncia reservada, multa, censura pblica, suspenso temporria do exerccio profissional e o cancelamento definitivo do registro.

O QUE ABORDA

LINHAS DE DEBATE

As penalidades previstas para infraes a lei esto descritas nos Art. 71 a 75 da Lei n 5194/66.

Seria interessante atrelar os valores multas ao valor da anuidade?

Pargrafo nico as penalidades sero impostas pelas Cmaras ou na falta dessas pelos Conselhos Regionais

A penalidade pela reincidncia de infraes deveria As penalidades definidas na lei so advertncia agregar alm da multa, as penalidades de suspenso reservada, multa, censura pblica, suspenso temporria do exerccio profissional ou at mesmo o temporria do exerccio profissional e o cancelamento definitivo do registro? Que critrios cancelamento definitivo do registro. poderiam ser estabelecidos para isso?

Art. 72 As Infraes ao cdigo de tica so punidas com advertncia reservada e censura pblica pela Cmara Especializada do Profissional Imposio de Pena (multa, suspenso, cassao)

O Art. 4 da Resoluo 524/2011 define os valores de multa por exerccio ilegal da profisso

A fim de inibir o exerccio ilegal da profisso, os valores das multas deveriam ser muito superiores ao valor necessrio para a regularizao da falta?

Art. 73 Estabelece o valor das multas conforme as infraes previstas na Lei.

A suspenso temporria do exerccio profissional ou cassao definitiva do registro deve ser veiculada em mdia local?

Pargrafo nico - Estabelece que a multa dever ser cobrada em dobro nos casos de reincidncia.

Os critrios para aplicao da pena de cancelamento definitivo do registro deveriam estar mais claros e detalhados na lei?

Art. 74 estabelece a suspenso por nova reincidncia em alguns tipos de infrao, tanto para pessoa fsica como a) Falta de registro PF e PJ; jurdica, imposta pela Cmara ou Plenrio, em perodo de b) Exerccio de atividades estranhas; at cinco anos. c) Acobertamento; d) Exerccio ilegal da profisso PF; e) Exercicio ilegal PJ. Art. 75 O cancelamento do registro ocorre por conduta pblica escandalosa e condenao por crime infamante.

As hipteses para cancelamento definitivo do registro deveriam ser ampliadas?

a) Falta de registro PF e PJ; b) Exerccio de atividades estranhas; c) Acobertamento; d) Exerccio ilegal da profisso PF; e) Exercicio ilegal PJ. TEMA

As hipteses para cancelamento definitivo do registro deveriam ser ampliadas?

MARCOS NORMATIVOS
Resoluo 524/2011 - Fixa os valores de servios e multas a serem pagos pelas pessoas fsicas e jurdicas

O QUE ABORDA

LINHAS DE DEBATE

Cdigo Civil, Livro II, Do Direito da Empresa

Se a diretoria for composta, em sua maioria, por tcnicos em meio ambiente registrados no CREA, poder ter em sua denominao Engenharia Eltrica, por exemplo?

Lei 5194/66, Art. 5 - S poder ter em sua denominao as palavras engenharia, arquitetura ou agronomia a firma comercial ou industrial cuja diretoria for composta, em sua maioria, de profissionais registrados nos Conselhos Regionais.

Registro de empresa no CREA

Resoluo 336/89 do CONFEA: Art. 15 - As palavras Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia s podero constar em denominao ou razo social de pessoas jurdicas, cuja direo for composta, na sua maioria, de profissionais habilitados.

Define que a empresa s pode ter as palavras engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia em sua denominao se a maioria O que se entende como profissionais habilitados? de seus diretores forem profissionais registrados Apenas devem estar registrados no Conselho ou sua habilitao deve estar condizente com o termo utilizado na no CREA. denominao da empresa? Por exemplo, para se utilizar o termo engenharia civil, deve a maioria da diretoria ser composta por engenheiros civis?

O que voc entende ser uma empresa organizada para executar obras ou servios relacionados na forma estabelecida na Lei? Precisa constar em seu objeto social as atividades tcnicas ou basta que ela, na prtica, desenvolva atividades tcnicas de engenharia, independentemente do que est descrito no objeto social?

(Por exemplo, uma empresa cujo objeto social venda de doces, mas que desenvolva projetos hidrulicos, poder ser registrada no Conselho?) Se uma empresa est constituda apenas para prestar servios de engenharia civil, mas na prtica desenvolve servios de agronomia (ou seja, o que a empresa efetivamente desenvolve no consta no objeto social). Pelo atual texto da lei, entende que ela poderia estar registrada no CREA? Em caso afirmativo, isso no seria incoerente?

Lei 5194/66, Artigo 59: As empresas em geral, que se organizem para executar obras ou servios relacionados na forma estabelecida nesta lei, s podero iniciar suas atividades depois de promoverem o competente registro nos Conselhos Regionais, bem como o dos profissionais do seu quadro tcnico.

Define que o incio das atividades de uma empresa constituda para executar obras ou servios tcnicos s poder se dar aps a mesma estar registrada no CREA com os seus profissionais.

Registro de empresa no CREA

TEMA

Lei 5194/66, Artigo 59: As empresas em geral, que se organizem para executar obras ou servios relacionados na forma estabelecida nesta lei, s podero iniciar suas atividades depoisMARCOS de promoverem o competente registro NORMATIVOS nos Conselhos Regionais, bem como o dos profissionais do seu quadro tcnico.

Define que o incio das atividades de uma empresa constituda para executar obras ou servios tcnicos s poder se dar aps a O QUE ABORDA mesma estar registrada no CREA com os seus profissionais.

LINHAS DE DEBATE
Voc entende que o registro da empresa no Conselho deve ser feito apenas quando a empresa for iniciar suas atividades tcnicas ou a simples constituio da empresa com registro na junta comercial impe o seu registro no CREA?

Registro de empresa no CREA

Por exemplo, a empresa tem no objeto social diversas atividades (tcnicas e no tcnicas). Est desenvolvendo apenas as no tcnicas. Entende mesmo assim que o registro exigvel? Mesmo que no se verifique o exerccio da atividade tcnica profissional?

Casos que envolvem empresas matriz e filial (is). Est claro como deve ser o registro destas? Entende que cada uma delas deve ter o seu registro ou basta o da matriz? Lei 5194/66, art. 59: 2 - As entidades estatais, paraestatais, autrquicas e de economia mista que tenham atividade na engenharia, na arquitetura ou na agronomia, ou se utilizem dos trabalhos de profissionais dessas categorias, so obrigadas, sem qualquer nus, a fornecer aos Conselhos Regionais todos os elementos necessrios verificao e fiscalizao da presente Lei. Registro de instituio pblica no CREA

Resoluo 336 do CONFEA, Art. 1 - A pessoa jurdica que se constitua para prestar ou executar servios e/ou obras ou que exera qualquer atividade ligada ao exerccio profissional da Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia enquadra-se, para efeito de registro, em uma das seguintes classes:

CLASSE A - De prestao de servios, execuo de obras ou servios ou desenvolvimento de atividades reservadas Estabelece que a entidade pblica ou de aos profissionais da Engenharia, Arquitetura, Agronomia, economia mista que desenvolva algum tipo de atividade tcnica deve fornecer ao CREA as Geologia, Geografia ou Meteorologia; informaes necessrias para a fiscalizao da lei, sem nenhum nus. CLASSE B - De produo tcnica especializada, industrial ou agropecuria, cuja atividade bsica ou preponderante necessite do conhecimento tcnico inerente aos profissionais da Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia;

Voc entende que as entidades pblicas ou de economia mista esto isentas do registro no CREA ou somente isentas de pagar anuidade, estando sujeitas mesma fiscalizao feita sobre empresas privadas?

Registro de instituio pblica no CREA

informaes necessrias para a fiscalizao da lei, sem nenhum nus.

isentas de pagar anuidade, estando sujeitas mesma fiscalizao feita sobre empresas privadas?

TEMA

MARCOS NORMATIVOS

O QUE ABORDA

LINHAS DE DEBATE

CLASSE C - De qualquer outra atividade que mantenha Registro de instituio pblica seo, que preste ou execute para si ou para terceiros servios, obras ou desenvolva atividades ligadas s reas no CREA de Engenharia, Arquitetura, Geografia ou Meteorologia. Agronomia, Geologia,

Artigo 1, 1: As empresas pblicas e sociedades de economia mista sero enquadradas, PARA O REGISTRO, nas classes estabelecidas neste artigo, conforme a atividade desenvolvida. Lei Federal 5194/66, Art. 60 - Toda e qualquer firma ou organizao que, embora no enquadrada no artigo anterior, tenha alguma seo ligada ao exerccio profissional da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, na forma estabelecida nesta Lei, obrigada a requerer o seu registro e a anotao dos profissionais, legalmente habilitados, delas encarregados. Resoluo 336 do CONFEA: Art. 1 - A pessoa jurdica que se constitua para prestar ou executar servios e/ou obras ou que exera qualquer atividade ligada ao exerccio profissional da Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia enquadra-se, para efeito de registro, em uma das seguintes classes:

Registro de empresas de outros ramos de atividade no CREA

CLASSE A - De prestao de servios, execuo de obras ou servios ou desenvolvimento de atividades reservadas aos profissionais da Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia;

Dispe que se a empresa possui SEO ligada ao exerccio da engenharia (mesmo que no esteja constituda para prestar servios de engenharia), est obrigada a requerer o seu registro.

Voc entende que hospitais, supermercados, shoppings centers e outros tipos de empresas que possuam setores de manuteno, projetos ou obras, por exemplo, precisem ter registro no CREA?

CLASSE B - De produo tcnica especializada, industrial ou agropecuria, cuja atividade bsica ou preponderante necessite do conhecimento tcnico inerente aos profissionais da Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia; CLASSE C - De qualquer outra atividade que mantenha seo, que preste ou execute para si ou para terceiros servios, obras ou desenvolva atividades ligadas s reas de Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia.

TEMA

MARCOS NORMATIVOS
Artigo 1, 1: As empresas pblicas e sociedades de economia mista sero enquadradas, PARA O REGISTRO, nas classes estabelecidas neste artigo, conforme a atividade desenvolvida. Lei Federal 5194/66, art. 58: Se o profissional, firma ou organizao, registrado em qualquer Conselho Regional, exercer atividade em outra Regio, ficar obrigado a visar, nela, o seu registro.

O QUE ABORDA

LINHAS DE DEBATE

Voc concorda com a necessidade de visto das empresas de um Estado para atuarem em outros Estados? Define que a empresa registrada no CREA do Estado A, ao atuar no Estado B, dever requerer o seu registro no CREA B se a durao da atividade for superior a 180 dias.

Visto de empresa

Resoluo 336/89 do CONFEA Artigo 5, 2: No caso em que a atividade exceda de 180 (cento e oitenta) dias, fica a pessoa jurdica, a sua agncia, filial ou sucursal, obrigada a proceder ao seu registro na nova regio.

Caso concorde, porque 180 dias de validade para o visto PJ ao invs de durar durante o prazo de durao da obra/servio?

Dispensa de registro de empresa

Resoluo 336/89 do CONFEA, Art. 7: Os Conselhos Regionais, atendendo s peculiaridades de cada regio, e Estabelece que os CREAs podero dispensar Quais tipos de empresa que atuam na rea tcnica de acordo com as condies das atividades neles algumas empresas do registro, por meio de atos poderiam ser isentas de registro no CREA? Voc desenvolvidas pelas pessoas jurdicas, podero, atravs de prprios. concorda com esta dispensa? atos prprios, fixar casos de dispensa de registro. Voc concorda que uma empresa de pessoa leiga possa atuar em atividades tcnicas mesmo que tenha responsvel tcnico?

Registro de firma individual

Resoluo 336/89 do CONFEA, Art. 11: Somente ao profissional habilitado facultado constituir-se em firma individual para a prestao de servios profissionais, ou execuo de obras, desde que proceda o registro no CREA, nos moldes desta Resoluo.

Define que somente profissionais podem constituir firmas individuais (sociedades empresrio) que tenham atividades tcnicas em seu objeto social.

Voc concorda que uma empresa formada por dois leigos tenha registro no CREA com responsvel tcnico? No h parmetros na Lei a respeito de dispensa de registro. Se legalmente possvel a dispensa de registro, como uniformizar os critrios estabelecidos por cada CREA? Em sua Opinio, seria desejvel a reviso da Resoluo 417/98 do CONFEA, incluindo outros ramos de empresas e indstrias, tomando-se como base os cdigos do CNAE Cadastro Nacional de Atividades Econmicas. Para exigncia do registro, basta que as atividades do objeto social se enquadrem nos itens da Resoluo 417/98 do CONFEA ou deve-se analisar tambm o processo produtivo da empresa? (inclusive para aplicao do artigo 7 da Resoluo 336/89 do Confea dispensa de registro)

Registro empresas industriais

TEMA

MARCOS NORMATIVOS
Resoluo 444/2000 do Confea - Dispe sobre os procedimentos relativos ao consrcio de empresas. Art. 1 Os Consrcios de empresas constitudos com a finalidade de participao em licitaes no pas, devem informar ao CREA da jurisdio da execuo do empreendimento, sua inteno de participar em licitao. Art. 3 Os CREAs devero manter em seus arquivos, informaes acerca do consrcio formado, para fins de emisso de Certides de Acervo Tcnico dos profissionais

O QUE ABORDA

LINHAS DE DEBATE

Registro de Consrcios

Existem vrios tipos de consrcio (com e sem personalidade jurdica prpria). A Resoluo 444/2000 do No estabelece a necessidade de registro de CONFEA no faz meno necessidade de registro de consrcios de empresas no CREA, mas o CREA consrcio de empresas no CREA. No h na Lei 5194/66 deve manter arquivadas informaes a respeito exigncia explcita sobre registro do consrcio. H de consrcios existentes em sua jurisdio. necessidade de melhor regulamentao a respeito? responsveis pelas atividades desenvolvidas inclusive aos Como? responsveis tcnicos estrangeiros. Art. 4 Dever constar das Anotaes de Responsabilidade Tcnica ARTs, das obras e servios a serem executados, meno quanto aos componentes do consrcio firmado e sua finalidade e prazo previsto da obra ou servio.

You might also like