You are on page 1of 12

Colgio Estadual Polivalente Professor Goiany Prates Aluna: Brbara Rusth Rodrigues Resende Turma: 2 ano A

Geografia

Goinia/GO Abril/2013

Introduo

O presente trabalho tem a inteno de relatar os meus estudos sobre o desenvolvimento das foras produtivas capitalistas, mostrando o seu conceito e modo de produo. A base econmica da produo socialista, suas propriedades e os meios de produo. A economia dos Estados Unidos, Alemanha e Japo. A economia socialista da China, Cuba e Coria do Norte. A histria e a situao do Brasil no mercado capitalista e seu desenvolvimento, a democracia, governo e o mercado interno. A produo econmica de Gois e seus dados de importao e exportao.

Foras produtivas capitalistas


Conceito de origem marxista, as foras produtivas, tambm designadas por'foras de produo', so constitudas pelos meios de produo - capitais, terras, matrias primas, ferramentas e equipamentos , pelos mtodos etcnicas de utilizao e pelos trabalhadores. Em articulao com as relaes depro duo, constituem o modo de produo, tambm designado por 'base' ou'infraestrutura' da formao econmica e social. Ao longo da Histria, as foras produtivas foram-se desenvolvendo. Neste seu desenvolvimento entraram, muitas vezes, em contradio com as relaes deproduo, o que origino um processos revolucionrios e o estabelecimento de um novo modo de produo (1968 Marx e Engels - Manifesto do Partido Comunista. So Paulo: Editora Escriba). no modo de produo capitalista que as foras produtivas adquirem o maiselevado grau de desenv olvimento, expresso na utilizao intensiva de capitais,matriasprimas e tecnologia. Para este cenrio concorrem o saber acumuladopela sociedade e o carcter, sim ultaneamente intensificador e expansionista, do capitalismo.

Produo do setor produtivo socialista


A base econmica do socialismo a propriedade social dos meios de produo, isto , os meios de produo so pblicos ou coletivos, no existindo empresas privadas. A finalidade da sociedade socialista a satisfao completa das necessidades materiais e culturais da populao: emprego, habitao, educao, sade. Nela no h separao entre proprietrio do capital (patro) e proprietrios da fora do trabalho (empregados). Isto no quer dizer que no haja diferenas sociais entre as pessoas, bem como salrios desiguais em funo de o trabalho ser manual ou intelectual.

Economia capitalista dos Estados Unidos


Os Estados Unidos tm uma economia mista capitalista, que abastecida por recursos naturais abundantes, uma infraestrutura bem desenvolvida e pela alta produtividade. De acordo com o Fundo Monetrio Internacional, o PIB dos Estados Unidos de 14,4 trilhes de dlares representa 24% do produto interno bruto mundial no mercado de cmbio e quase 21% do produto interno bruto mundial em paridade do poder de compra (PPC). O maior PIB nacional do mundo, era cerca de 5% menor do que o PIB combinado da Unio Europeia em PPC, em 2008. O pas ocupa a dcima stima posio no mundo em termos de PIB nominal per capita e a sexta posio em PIB per capita PPC. Os Estados Unidos so o maior importador e terceiro maior exportador de bens, embora as exportaes per capita sejam relativamente baixas. Em 2008, o dficit comercial total dos E.U.A. foi de 696 bilhes de dlares. Canad, China, Mxico, Japo e Alemanha so os seus principais parceiros comerciais. Em 2007, os veculos constituam-se como lderes e principal produto de exportao do pas. A China o maior detentor da dvida externa pblica dos E.U.A. Depois de uma expanso que durou pouco mais de seis anos, a economia estadunidense entrou em recesso desde dezembro de 2007.

Economia capitalista da Alemanha


A economia da Alemanha a economia mais importante da Europa e a quarta potncia econmica mundial depois dos Estados Unidos, China e Japo. uma economia de mercado na qual

a segurana social tem um peso muito grande na economia, tendo os alemes direitos sociais muito extensos. Atualmente, o governo Social Democrata est a tentar reformar a segurana social com o objetivo de reduzir o seu peso sobre a economia. A reunificao teve um impacto significativo no crescimento da parte ocidental do pas, com grandes quantidades de dinheiro sendo usadas para financiar a reestruturao da poro Oriental. As indstrias metalrgicas e qumicas tm um significante papel na economia da Alemanha, enquanto na agricultura, a mdia propriedade familiar, altamente mecanizada predomina. A cidade de Frankfurt o principal centro financeiro da Alemanha e da Unio Europeia, onde est localizado o Banco Central Europeu e a Bolsa de Valores de Frankfurt. As indstrias e as empresas do setor tercirio da Alemanha so bem dispersas pelo pas, o que provoca grande trfego areo e rodoferrovirio. O pas o sexto no ranking de competitividade do Frum Econmico Mundial.

Economia capitalista do Japo


A economia japonesa continuou a expandir-se rapidamente de meados dos anos 50 at a dcada de 1960, tendo sofrido apenas duas breves recesses, em 1962 e em 1965. A taxa mdia de crescimento anual esteve prxima dos 11% em termos reais, durante a dcada de 1960. Compare-se isto com os 4,6% da Repblica Federal da Alemanha e os 4,3% dos Estados Unidos, no perodo de 1960 a 1972. E essa taxa tambm ficou bem acima do dobro da mdia da taxa de crescimento do prprio Japo de antes da guerra, que era cerca de 4% ao ano. Concorda-se em geral que a rpida expanso da economia japonesa do final dos anos 50 at a dcada de 1960 foi impulsionada pelo vigoroso investimento da indstria privada em novas fbricas e equipamentos. O elevado nvel de poupana das famlias japonesas proporcionou aos bancos e outras instituies financeiras amplos recursos para um pesado investimento no setor privado. O aumento dos gastos de capital foi associado com a introduo de nova tecnologia, muitas vezes sob autorizao de empresas estrangeiras. O investimento para a modernizao tornou as indstrias japonesas mais competitivas no mercado mundial, criou novos produtos e deu s empresas japonesas as vantagens da produo em massa e melhorou a produtividade por operrio. Outro fator que est por trs do crescimento econmico do Japo durante esse perodo foi a existncia de uma abundante mo-de-obra com um elevado grau de educao. Um nmero razoavelmente grande de jovens entrava no mercado de trabalho a cada ano, e tambm houve uma acentuada migrao de trabalhadores agrcolas para as fbricas e os empregos de prestao de servios, que em sua maioria estavam localizados nas cidades maiores. Conforme melhor exemplifica o plano de duplicao da renda em dez anos anunciado em 1960, a poltica econmica do governo, na poca, objetivava encorajar a poupana, estimular os investimentos, proteger as indstrias de crescimento e fomentar as exportaes. O Japo beneficiouse com o clima de expanso da economia mundial e com a disponibilidade de um abundante suprimento de energia, que vinha do estrangeiro por um preo relativamente barato durante esse perodo.

Economia socialista da China


A China hoje um pas com dois sistemas econmicos amalgamados por um nico sistema poltico, a ditadura de partido nico, que ainda persiste. Os prprios dirigentes chineses definem seu pas como uma economia socialista de mercado. Que bicho esse? A China a economia que, ao longo dos anos 90, mais tem crescido no mundo, enquanto a Unio Sovitica, seu modelo inicial, desapareceu. O pas j uma das maiores economias do planeta e cada vez mais o mercado mundial invadido por produtos made in China. Para entendermos esses fatos, vamos fazer um retrospecto da histria do drago do sculo XXI.

Apesar da proclamao da Repblica, o pas continuou mergulhado no caos poltico, econmico e social. O poder permanecia fragmentado. Muitas regies estavam sob o controle de lideranas locais. Pequim controlava apenas uma pequena parte do pas e mantinham-se os laos de dependncia com as potncias estrangeiras. Foi por essa poca que surgiu uma incipiente industrializao, coma a chegada de capitais estrangeiros interessados em aproveitar-se da mo-de-obra muito barata e da abundncia de matrias-primas. Comearam a ser instaladas algumas fbricas nas principais cidades do pas, com destaque para Xangai.

Economia socialista de Cuba


Prevalece no pensamento econmico a ideia de que racionalidade se confunde com a otimizao no emprego dos fatores visando a produtividade mxima. A discusso do caso da economia socialista cubana demonstra que a eficincia, definida pela otimizao no emprego dos fatores, no o objetivo mais importante desse tipo de sistema. A economia cubana busca, em primeiro lugar, o emprego de toda a populao economicamente ativa e a distribuio por igual dos salrios com diferenas mnimas de valor, mesmo que, para tanto, seja sacrificada a produtividade. Por isto, o estudo de Cuba, uma das poucas economias socialistas ainda existentes, reveste-se de grande relevncia para o pensamento e para a teoria econmica. Cuba produz cana, tabaco, acar e charutos, nquel, ao, cimento, petrleo, mquinas agrcolas e materiais de construo e possui alguma indstria voltada produo de bens de consumo, mas um pas pequeno que importa metade do petrleo que consome.

Economia socialista da Coreia do Norte


A Coreia do Norte socialista em virtude de interferncias externas que ocorreram no passado. Depois que o Japo desocupou a Coreia, ela foi dividida em dois pases distintos: a Coreia do Norte, controlada pelos soviticos (socialistas) e a Coreia do Sul, controlada pelos americanos (capitalistas). Com base em estimativas de 2002, o setor dominante da economia norte-coreana a indstria (43,1%), seguida pela prestao de servios (33,6%) e a agricultura (23,3%). Em 2004, foi estimado que a agricultura empregasse 37% da fora de trabalho, enquanto a indstria e a prestao de servios empregaram os restantes 63%. As maiores indstrias incluem produtos militares, construo de mquinas, energia eltrica, produo qumica, minerao, metalurgia, produo txtil, processamento de alimentos e turismo.

Situao do Brasil no mercado capitalista

Desde 1922 que o povo brasileiro luta sem cessar pelas suas liberdades civis e pela prtica da democracia no pas. Esta luta vem sofrendo naturalmente as alternativas de sucessos passageiros, sempre difceis de consolidar e de dolorosas derrotas. Agora, depois de tantos anos de reao, os anseios democrticos do povo renascem com novo vigor e, isto, paralelamente com a crise econmica que se agrava dia a dia, j teria levado a

movimentos contra o Governo, se no fosse o forte sentimento patritico do nosso povo e de seus lderes mais queridos a par da clareza com que foi compreendida a necessidade de apoiar o Governo para ajudar os povos das Naes Unidas a esmagar o nazismo. Quer dizer que a guerra contra o nazismo tem sido o melhor escudo do Governo contra todos aqueles que o desejam derrubar. Apesar da estreiteza cada vez mais acentuada de sua base social, vem o atual Governo resistindo s tentativas persistentes de seus adversrios das classes dominantes e, isto, devido exclusivamente ao bom senso, ao patriotismo e ao dio antifascista das grandes massas de nosso povo, e principalmente, do proletariado mais esclarecido e consciente, aquela parte da populao que justamente a que mais tem sofrido com a guerra e com a crise inflacionria, e conseqente especulao, em processo de agravao crescente. claro, portanto, que nada poder ser mais desastroso para o pas do que chegarmos vitria sobre o nazismo sem que previamente se tenham dado modificaes substanciais no regime de opresso em que ainda nos encontramos. Com a vitria vir abaixo o ltimo escudo que protege a reao governamental, que s se sustentar ento pelo emprego da fora em suas formas mais terrveis e devastadoras. Mas, derrotado o nazismo, onde encontrar o Governo tais foras, como organiz-las no pas, quando os nossos soldados voltam do convvio com as massas populares europias livres e democrticas? O caos ser inevitvel e as insurreies mais desastradas e perigosas se sucedero ameaando a prpria independncia nacional. Ao contrrio, se a democracia for restabelecida durante a guerra, a unio nacional em torno do Governo permitir uma transio dentro da lei e da ordem at a constitucionalizao definitiva do pas. Com a derrota do nazismo o governo de guerra e de unio nacional ser ento para o povo um governo vitorioso, contando com o apoio espontneo e livre das grandes massas trabalhadoras que na defesa de suas conquistas democrticas sero as mais interessadas em sustent-lo para que se faa em ordem a reconstitucionalizao do pas. Depois da terrvel e longa noite fascista e de tantos anos de guerra, de dor e de misria, os povos querem paz e ao proletariado mais adiantado e consciente, aos comunistas numa palavra, o que convm a consolidao definitiva das conquistas democrticas sob um regime republicano, progressista e popular. Ora, tal repblica, para que possa ser instituda sem maiores choques e lutas, dentro da ordem e da lei, no poder ser de forma alguma uma repblica sovitica, isto , socialista, mas capitalista, resultante da ao comum de todas as classes sociais, democrticas e progressistas, desde o proletariado at a grande burguesia nacional, com a s exceo de seus elementos mais reacionrios, numericamente insignificantes. claro que o capitalismo do aps-guerra no ser o mesmo capitalismo anterior nem, muito menos, o do sculo XIX, mas, ainda assim, capitalismo, que apresentar, numa combinao em graus diversos, conforme as condies especficas de cada pas, grandes empreendimentos estatais ao lado da livre iniciativa individual. Que essa seja, no caso particular do Brasil, a nica perspectiva justa para um marxista parece no poder haver nenhuma dvida, pois evidente que entre ns faltam para uma revoluo socialista

no s as mais elementares condies subjetivas como as imprescindveis condies objetivas. Alis, os comunistas do Brasil sempre lutaram pela revoluo democrtico-burguesa, como fcil verificar pelos seus documentos mais autorizados. A prpria violncia de que so to comumente acusados foi sempre empregada contra a violncia de governos que os privavam dos mais elementares direitos civis. Basta lembrar que em vinte e dois anos de vida o P.C.B. mal gozou de alguns meses de precria legalidade durante o governo Washington Lus. Antes e depois, viveu sempre sob a mais dura perseguio policial. Alm disto, objetivamente, num pas industrialmente atrasado como o nosso a classe operria sofre muito menos da explorao capitalista do que da insuficincia do desenvolvimento capitalista e do atraso tcnico de uma indstria pequena e primitiva. O que convm agora classe operria a liquidao dos restos feudais, de maneira que se torne possvel o desenvolvimento o mais amplo, o mais livre e o mais rpido do capitalismo no pas. Na situao atual do Brasil, podemos afirmar com Lenin que nada pode haver de mais reacionrio do que pretender a salvao da classe operria em qualquer coisa que no seja o desenvolvimento ulterior do capitalismo. Est nisto a base material, objetiva, de uma ao democrtica unificada, perfeitamente possvel nas condies brasileiras do mundo de aps-guerra, do proletariado com a burguesia nacional progressista. Alis, no necessrio ser marxista para se compreender, j agora, ante a crise que ameaa a nossa indstria no aps-guerra, a verdade das consideraes anteriores. A salvao nica da indstria nacional e a possibilidade de seu ulterior desenvolvimento residem, antes e acima de tudo, na ampliao multiplicada do nosso prprio mercado interno e isto s ser possvel com a elevao decisiva ao nvel de vida das grandes massas camponesas que constituem a maioria da populao nacional, o que, no fim de contas, significa a eliminao no pas de todas as velhas reminiscncias feudais. Para o proletariado, esse barateamento dos custos, conseqncia da produo em larga escala e de uma tcnica modernizada, significar um aumento vantajoso do (salrio real), e alm disso, a elevao do nvel de vida das massas camponesas, condio primeira, como vimos, da ampliao do mercado interno, determinar maior firmeza no salrio nominal, constantemente ameaado de baixa em conseqncia de formidvel reserva de mo de obra barata que hoje constitui em nosso pas a massa camponesa miservel, sempre pronta a emigrar para as cidades onde tem a perspectiva de ganhar, por menos que seja, um pouco mais do que nas grandes fazendas semifeudais onde vegeta, reduzida a condies de servido e semi-escravido. Por outro lado, a elevao decidida do nvel de vida das massas e o desenvolvimento conseqente da indstria nacional significaro a multiplicao da renda nacional, o que determinar, sem maiores impostos talvez mesmo com a possvel reduo de suas taxas e diminuio de seu nmero um considervel aumento de renda pblica e conseqente melhoria das verbas dedicadas sade e instruo do povo e s obras pblicas de maior utilidade. certo que a elevao do nvel de vida das massas rurais, assim como a eliminao no pas de todas as reminiscncias feudais (trabalho no remunerado nas fazendas, restries de toda espcie

s liberdades civis dos trabalhadores, economia de trocas, etc), constituem por si s problemas sociais de no pequena complexidade e na soluo dos quais surgiro dificuldades e resistncias fceis de imaginar. Sua soluo, porm, vai surgindo incoercvel, porque terminada a guerra e instaurado no pas um regime democrtico lutaro os camponeses inevitavelmente por melhores condies de vida e das duas uma, ou os grandes proprietrios modernizam seus mtodos de explorao agrria de maneira a poderem pagar melhores salrios, ou abandonaro a agricultura por falta de braos, isto , falta de servos ou escravos, cabendo neste caso ao Governo entregar suas terras s massas camponesas sem terra para que as explorem diretamente em benefcio prprio. De qualquer maneira, na soluo pacfica mas enrgica e decisiva dessa questo esto igualmente interessados, como vimos, alm dos trabalhadores rurais, o proletariado e a burguesia, e isto constitui, sem dvida, mais um fator de unio e harmonia entre todos os elementos progressistas da sociedade brasileira no perodo que se seguir vitria sobre o nazismo. A livre discusso, a livre associao poltica e o sufrgio universal sero as grandes armas dessa sociedade. Teremos ento, pela primeira vez no Brasil, a democracia e s isto constituir uma revoluo de conseqncias imprevisveis na sua grandiosidade para o futuro e o progresso do Brasil. Resta a questo do imperialismo, mas ainda aqui so idnticos os interesses de todos os elementos democrticos e progressistas de nossa populao, e nada melhor do que um Governo realmente forte e popular, repousando sobre a mais ampla base social, para defender a independncia econmica da Nao e exigir dos banqueiros estrangeiros completa submisso legislao do pas. Sem pretender especular sobre o futuro mais provvel da poltica de boa vizinhana no continente americano e a extenso que efetivamente alcanaro no aps-guerra as decises de Teer, de cujo rigoroso cumprimento depende alis a possibilidade de uma paz duradoura no apsguerra, claro que a explorao imperialista dos povos coloniais (e semicoloniais) recuar inevitavelmente no mundo inteiro em conseqncia da prpria vitria sobre o nazismo. Isto facilitar uma poltica flexvel com os banqueiros estrangeiros, se bem que intransigentemente dirigida no sentido do progresso e da independncia da Nao. Finalmente, o prprio progresso nacional, a elevao do nvel de vida das massas e a industrializao do pas significando aumento da riqueza nacional, tornaro menor o peso relativo do capital estrangeiro em nossa economia e reduziro automaticamente sua influncia poltica, sustentculo sem dvida dos mais nefastos at os dias de hoje dos elementos nacionais reacionrios e retrgrados contrrios ao desenvolvimento e ao progresso da Nao.

Produo economia Goiano Exportao


A soja o produto da maior importncia na agricultura goiana, representa 51% do total das lavouras. Gois o 3 maior produtor nacional, com uma rea colhida de 2,17 milhes de hectares e

produtividade

de

2,90

toneladas

por

hectare.

O milho a segunda cultura com maior peso na lavoura goiana, sendo a quinta no ranking nacional. A produtividade mdia goiana no cultivo de milho, de 4,7 t/ha, a melhor entre os estados produtores do gro, apresentando taxas crescentes nesses ltimos anos. A alta produtividade reflete a adoo de tecnologia de ponta e sementes altamente selecionadas no cultivo do gro. O maior produtor goiano de milho o municpio de Jata, que produz 12% da produo goiana. A produo de feijo em Gois destaca-se na 4 posio no ranking nacional, e em 1 posio entre os estado da Regio Centro-Oeste. O cultivo do feijo est presente em vrios municpios goianos. O bom desempenho resultado das modernas prticas adotadas por produtores especializados, que utilizam colheitas mecanizadas, sementes selecionadas e sistema de irrigao, aumentando significativamente a produtividade do gro. O municpio de Cristalina o maior produtor brasileiro de feijo, com uma produo de 97,4 mil toneladas. O rendimento mdio alcanado nessa cultura em Gois, de 2.371 kg/ha, , destacadamente, o maior do Pas. Gois lder na produo de tomate industrial, onde predomina o cultivo do tomate rasteiro, com produo de 800 mil toneladas em 2007. O Estado de Gois produz 22,63% do tomate nacional, sendo responsvel por 94,04% da produo da regio Centro-Oeste. Os municpios de Itabera, Cristalina, Morrinhos e Piracanjuba so os maiores produtores de tomate do Estado. A produo goiana de cana-de-acar passou de 10,042 milhes de toneladas no ano de 2000, para 19,85 milhes no ano de 2007, refletindo as excelentes cotaes dos seus principais derivados, o acar e o lcool. O estado tem procurado reunir esforos no sentido de se tornar nova rota do setor sucroalcooleiro na regio, concedendo incentivos fiscais atravs dos programas Fomentar / Produzir e criao do Fundo de Incentivo ao Biodiesel Funbiodiesel, que tem como objetivo principal incentivar a pesquisa, inovao e o desenvolvimento tecnolgico em todas as etapas da cadeia produtiva do biodiesel.

Importao
Localizado na regio Centro-Oeste, na qual a atividade agropecuria tem grande destaque, Gois apresenta extensas reas de pastagens e lavouras. Quase metade do territrio goiano formada por latifndios rurais, ou seja, propriedades com mais de mil hectares. Em 2008, a contribuio de Gois para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro foi de 2,5% e, no mbito regional, sua participao foi de 27,6%. A composio do PIB goiano a seguinte Agropecuria: 11% Indstria: 27% Servios: 62% A agropecuria goiana tem grande importncia no cenrio econmico nacional, uma vez que sua produo de carnes e gros impulsiona a exportao estadual. Gois um dos maiores produtores de tomate, milho e soja do Brasil. Responsvel por 33% da produo nacional de sorgo, Gois o principal produtor desse gro no pas. Outros cultivos

importantes

so:

algodo,

cana-de-acar,

caf,

arroz,

feijo,

trigo

alho.

A pecuria, por sua vez, est em constante expanso. O estado possui, atualmente, o terceiro maior rebanho bovino do pas. O aspecto negativo com relao agropecuria que ela a principal atividade responsvel pela destruio do bioma Cerrado, visto que desencadeia constantes desmatamentos e degradao do solo. Gois tambm possui reservas minerais. Entre essas, destacam-se os municpios de Minau (extrao de amianto), Niquelndia e Barro Alto (nquel), alm de Catalo (fosfato). A indstria goiana responsvel por 27% do PIB regional, esse setor da economia vem se diversificando constantemente. A cidade de Goinia, capital do estado, abriga boa parte dos complexos industriais. Outras cidades que se destacam so: Aparecida de Goinia, Anpolis, Catalo, Rio Verde e Itumbiara. O Distrito Agroindustrial de Anpolis (DAIA) possui o maior polo farmoqumico da Amrica Latina, abrigando tambm, indstrias alimentcias, automobilsticas, txteis, alm de possuir o nico porto seco brasileiro. O turismo outra atividade de fundamental importncia para a economia goiana. As cidades de Caldas Novas e Rio Quente, principais estncias hidrotermais do pas, atraem milhares de visitantes. O turismo histrico cultuado na Cidade de Gois (Gois Velho), Corumb e Pirenpolis. Na regio da Chapada dos Veadeiros e do Rio Araguaia, o turismo ecolgico proporcionado. Dados referentes exportao e importao de Gois: Exportaes 4,1 bilhes de dlares: Soja: 27% Carne bovina: 16% Resduos da extrao do leo de soja: 12% Sulfeto de cobre: 12% Carne de aves: 7% Ferro-nibio: 3% Milho em gros: 3% Outros: 20%. Importaes 3 bilhes de dlares: Carros e peas: 37% Adubos e fertilizantes: 20% Produtos farmacuticos: 12% Mquinas e equipamentos: 8% Enxofre: 3% Outros: 20%.

Concluso

Atravs da pesquisa pude perceber que a produo capitalista composta por matrias primas, terras e trabalhadores, tendo como base foras produtivas que desenvolvem rapidamente com a tecnologia. A produo socialista para todos, ou seja, trabalhos sade e educao. A economia do EUA mista tendo uma grande produtividade e uma infraestrutura superdesenvolvida. A economia da Alemanha a 4 potencia do mundo, seu mercado social; nela a agricultura predomina e a indstria tem grande importncia. A economia Japonesa continua crescendo, tendo um elevado numero de poupanas, a mo de obra e a educao contribuem para esse crescimento. A economia Chinesa tem 2 economias e um s sistema politico, considerada economia socialista de mercado. Cuba um pequeno pas que importa petrleo e matrias primas. A Coreia, foi divida em 2 pases sendo eles Coreia do Sul e Coreia do Norte, sua economia controlada por soviticos e seu setor dominante a indstria. A exportao importante para agricultura Goiana. A produo de alimentos se destaca em Gois; exportamos (carne bovina, soja e outros). Na importao a agropecuria se destaca com grandes reas de lavouras e pastos; importamos (carro, peas, maquina e outros).

Bibliografia

http://www.marxists.org/portugues/prestes/1944/05/23.htm http://rubensotoni.com.br/goias/economia/ http://geoguia.blogspot.com.br/2008/11/china-economia-socialista-de-mercado.html http://www.rio.br.emb-japan.go.jp/caracteristicas/economia.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_da_Alemanha http://estadosunidosbrasil.com.br/estados-unidos/economia/ http://estadosunidosbrasil.com.br/estados-unidos/economia/ http://www.coladaweb.com/economia/modos-de-producao http://www.infopedia.pt/$forcas-produtivas

You might also like