You are on page 1of 2

Cincias Fsico-Qumicas Ficha de Trabalho

Contedo: Tabela Peridica Organizao dos Elementos Grau de dificuldade: 1


Nome:_____________________ N:___ Turma:___ Data:__/__/__

Tabela Peridica

Na actual Tabela Peridica, os 115 elementos oficialmente conhecidos esto dispostos por ordem crescente dos seus nmeros atmicos . O poder fascinante da tabela reside na periodicidade das propriedades dos elementos. A partir do conhecimento das propriedades fsico-qumicas de um dado elemento possvel prever as propriedades dos elementos vizinhos. Grupo As colunas da Tabela Peridica constituem grupos (18 no total). A identificao dos grupos feita pelo nmero. Os grupos 1,2 e 13 a 18 correspondem aos elementos representativos. Alguns grupos tm nomes especiais relacionados com o comportamento qumico dos respectivos elementos (famlias). Grupo 1: metais alcalinos; Grupo 2: metais alcalino-terrosos; Grupos 3 - 12: elementos de transio; Grupo 17: halogneos; Grupo 18: gases raros, nobres ou inertes. Os elementos pertencentes ao mesmo grupo tm o mesmo nmero de electres de valncia; este indicado pelo algarismo das unidades do nmero do grupo. O Hidrognio, possuindo um electro, geralmente includo no grupo 1. Todavia, no um metal alcalino e, pelo facto de apresentar propriedades muito singulares, aparece por vezes destacado na parte superior da tabela. Perodo Na Tabela Peridica cada linha (horizontal) corresponde a um perodo. O primeiro perodo contm dois elementos, o hidrognio e o hlio. O segundo e o terceiro perodo contm, cada um, oito elementos. O quarto e quinto perodo contm, cada um, dezoito elementos. O sexto perodo contm 32 elementos, 14 dos quais, os lantandeos, possuem grande semelhana de propriedades e so apresentados na parte inferior da tabela. Do stimo perodo apenas se conhecem 30 elementos, apesar de estar prevista a existncia de 32. Catorze dos elementos deste perodo, os actindeos, apresentam, tambm, propriedades muito semelhantes e figuram na parte inferior da tabela. Os perodos esto numerados, e do indicao do nmero de nveis electrnicos preenchidos.

1.

Sabendo que a distribuio electrnica de um elemento qumico 2,8,2, indique: 1.1. Qual o grupo e o perodo da Tabela Peridica em que se encontra esse elemento. 1.2. A distribuio electrnica de um outro elemento pertencente ao mesmo grupo. Justifique.

1.3. A distribuio electrnica de um outro elemento, pertencente ao mesmo perodo. Justifique. 2. Dos elementos apresentados na tabela seguinte indique, justificando: Elemento X Y U V Z W Nmero atmico 16 17 4 20 18 35

2.1. dois elementos pertencentes ao mesmo perodo da T.P.; 2.2. dois elementos pertencentes ao mesmo grupo da T.P.; 2.3. um elemento que origine ies dipositivos; 2.4. um elemento que origine ies mononegativos; 2.5. um elemento que no forme, com facilidade, compostos. 3. Um elemento est localizado no grupo 17 e no 3 perodo da Tabela Peridica. 3.1. Qual a informao dada pelo nmero do perodo de um elemento? 3.2. Qual a informao dada pelo nmero do grupo de um elemento? 3.3. Escreva a distribuio electrnica do referido elemento. 3.4. O que caracteriza os elementos do grupo 17?

You might also like