You are on page 1of 13

Natlia Andrade Guimares Natlia Rodrigues Maral Oliveira

ESTRESSE PSICOLGICO DENTRE OS PROFESSORES DA UNIFEV

Unifev - Centro Universitrio de Votuporanga

Abril/2010

Natlia Andrade Guimares Natlia Rodrigues Maral Oliveira

ESTRESSE PSICOLGICO DENTRE OS PROFESSORES DA UNIFEV

Pesquisa apresentado disciplina Mtodos e tcnicas de pesquisa do curso de Farmcia da Unifev para obteno de nota bimestral. Docente responsvel. Prof. Dr. Eduardo Catanozi

Unifev - Centro Universitrio de Votuporanga Abril/2010

EPGRAFE

A intensificao do ritmo, a padronizao, o empobrecimento dos gestos, a sensao de descartabilidade, a ausncia de significados do trabalho, a competio com os outros trabalhadores pela produtividade, a submisso ao ritmo da produo e a vigilncia das chefias e dos prprios colegas colocam o profissional em constante tenso, destruindo a possibilidade de um trabalho prazeroso,a relao que o homem estabelece com o trabalho passa a ser o foco central de uma rede de conflitos, e a sade mental inevitavelmente sofrer algum tipo de prejuzo, o estresse a percepo de que voc est enfrentando demandas que excedem a sua capacidade de lidar Liliana Andolpho Magalhes Guimares

DEDICATRIA

Ns dedicamos esse trabalho que nos cobrou um esforo extremo para que pudssemos conclu-lo com xito a nossos pais pela pacincia em tolerar nossas ausncias nos momentos em que se julgaram importantes em suas vidas e aos nossos amigos que nos apiam nessa longa caminhada

AGRADECIMENTOS

Nossos agradecimentos ao Prof. Dr. Eduardo Catanozi, pela sua orientao, e ajuda na elaborao do trabalho, por sua disponibilidade irrestrita. Somos gratas tambm pela sua forma de agir, critica e exigente creio que foi isso que deu um rumo a este trabalho, facilitando e alcance de nossos objetivos.

RESUMO
O estresse no propriamente uma doena e sim, um estado do organismo quando submetido ao esforo e tenso. Numa situao estressante, o corpo sofre reaes qumicas normais que preparam o organismo para enfrentar a situao. O prejuzo, entretanto acontece, quando as situaes estressantes so contnuas e o organismo comea a sofrer com as constantes reaes qumicas que se sucedem, sem que haja tempo para a eliminao dessas substncias e sem o tempo necessrio para o descanso e recuperao fsica e emocional, isso ocorre principalmente no trabalho onde as cobranas so excessivas. Entre inmeras causas emocionais do estresse no ambiente de trabalho e na vida pessoal, podemos citar basicamente trs principais: Alto padro de exigncia pessoal, medo e frustrao. Muitos problemas de sade so causados ou agravados pelo estresse, depresso, obesidade, problemas do sono, digestivo e cardaco so alguns desses, por isso importante encarar os eventos cotidianos de uma maneira diferente. Mantenha um senso de humor durante as situaes difceis, o riso no somente ajuda a aliviar a tenso e manter as perspectivas, mas tambm parece ter um efeito fsico que reduz os nveis do hormnio do estresse. Palavras chaves: estresse no trabalho, riscos ergonmicos, impactos na qualidade de vida.

SUMRIO 1 INTRODUO.........................................................................................p.07 2 JUSTIFICATIVA......................................................................................p.07 3 OBJETIVO................................................................................................p.07 4 REVISO DE LITERATURA.................................................................p.08 5 MATERIAL E METODOS .....................................................................p.08 6 RESUTADOS E DISCUSSO.................................................................p.09 7 CONCLUSO...........................................................................................p.10 8 REFERCIAS............................................................................................p.10 9 ANEXO

1 INTRODUO
O estresse um componente da vida moderna e est cada dia mais presente, muitas vezes um aliado na superao de desafios, mas cronicamente pode causar danos importantes para a sade fsica e mental. Um dos agravantes do Estresse no Trabalho a limitao que a sociedade submete as pessoas quanto s manifestaes de suas angstias, frustraes e emoes. Por causa das normas e regras sociais as pessoas acabam ficando prisioneiras do politicamente correto. Segundo Martins e Guimares (2004, v.2, p.55): Nas ultimas dcadas o estresse ocupacional (traduzido do termo ingls job stress) se transformou num problema altamente custoso e cada vez mais comum para os empregadores e seus empregados em todo o mundo, sendo considerado nos dias de hoje um assunto de sade publica de extrema importncia. O estresse , seguramente, na atualidade, um dos temas mais abordados e polmicos dentro da sade mental, principalmente pelo seu impacto sobre a qualidade de vida pessoal, social e ocupacional.

2 JUSTIFICATIVA
Esta pesquisa se justifica pela importncia de se entender alguns aspectos da situao vivencial de pessoas com estresse, auxili-lo a compreender suas principais dificuldades com relao a esse problema, e ento esclarecer dvidas existentes para que possam ter um grau de qualidade de vida mais adequado e saudvel. O estresse essencialmente um grau de desgaste no corpo e na mente, que pode atingir nveis de generalidade ento importante que todos saibam do riscos que isso pode trazer e junto a ele suas conseqncias .

3 OBJETIVOS
A pesquisa tem como objetivo estudar as condies psicolgicas de professores em relao ao estresse psicolgico no trabalho, para esclarecer o quanto isso pode afetar a sade dos mesmos, e tem tambm como prioridade abordar as inter-relaes entre estresse psicolgico e o trabalho, e esclarecer os riscos ergonmicos ou qualquer fator que possa interferir nas caractersticas psicolgicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua sade.

4 REVISO DE LITERATURA
Definido como as situaes em que a pessoa percebe seu ambiente Ocupacional, como ameaador as suas necessidades de realizao pessoal e profissional ou a sua sade fsica ou mental, prejudicando a interao desta com o trabalho e com o seu ambiente e, medida que vai aumentando as demandas, a pessoa no possuem os recursos adequados para enfrent-las. COOPER em 1993 define o estresse ocupacional como um problema de natureza perceptiva, resultante da incapacidade em lidar com as fontes de presso no trabalho, tendo como conseqncias, problema na sade fsica, mental e na satisfao no trabalho, afetando no s o indivduo como as organizaes (GUIMARES, 2000). O estresse, segundo vrios autores (ALBERT & URURAHY, 1997; ALVES, 1997; FRANA & RODRIGUES, 1999; ROCHA & GLIMA, 2000) pode se apresentar em trs fases: Alarme: representa a fase inicial e de fcil tratamento, que ocorre secundrio a vrios Estmulos, como resposta fisiolgica do organismo levando a aceleramento cardaco, respirao acelerada, sudorese, extremidades frias e estado de prontido para responder ou fugir; Resistncia: fase intermediria, onde o organismo comea a enfraquecer, pela persistncia dos estmulos estressantes e inadequao aos mesmos com respostas do corpo levando a mudanas de comportamento, insnia e descontentamento; Exausto: comea o aparecimento das doenas crnicas e de difceis reverses, como distrbios emocionais, fadiga, gastrites, hipertenso e outros, havendo uma sobrecarga fisiolgica, podendo levar at a morte.

5 MATERIAL E METODOS
Foi feita uma aplicao de questionrios a professores de nvel fundamental, mdio e superior da rede de ensino Unifev, onde esses resultados obtidos foram tabulados e transformados em grficos pra fins de anlise de dados, para que, com isso, possamos fazer um relatrio conclusivo da pesquisa, e ento disponibilizar essas informaes para as pessoas entrevistadas.

RESULTADOS E DISCUSSES

Dos 17 professores entrevistados 82,35% sabem o que estresse psicolgico, dentre estes 76,47% j se encontraram em algum momento em uma situao estressante em decorrncia do trabalho e se sente, mais cansados psicologicamente no fim do expediente que foram 46,15% dos entrevistados, os motivos pelos quais eles se sentem assim foram semelhantes, desinteresse dos alunos, falta de comprometimento de equipe, mudanas constantes de horrio, horas extensas de trabalhos repetitivos e barulho. Quanto aos riscos que o estresse causa a sade mostrou-se que seus conhecimentos em relao a isso ainda so poucos, acredito que por falta de informaes, por mais que esse problema seja causado pelo ritmo de vida das pessoas na atualidade percebe-se que um assunto que necessita de explicaes mais detalhadas.

6 CONCLUSO
Esta pesquisa permitiu constatar que muitos dos complexos problemas enfrentados pelos professores que trabalham na rede de ensino Unifev, esto associados ao estresse psicolgico, causado por situaes tensas e continuas. Por tanto se conclua que um acmulo de situaes persistentemente estressantes, particularmente aquelas de difcil controle, como a presso no trabalho, um relacionamento infeliz, cobranas e exigncias so algumas condies que podem favorecer o aparecimento dos efeitos negativos sobre o organismo, causando dores de cabea, grandes agitaes, constantes crises de tenso e angstia, diminuio da produtividade e eficincia, mau humor, sinais de cansao, entre outros. Quando perceber que o estresse est afetando seu corpo procure sempre dormir bem, alimentar-se corretamente, praticar esportes, procurar ajuda de um profissional, pois a terapia pode ajudar em desordens mais srias relacionadas ao estresse e reservar um tempo pra si mesmo. No entanto como j foi citado o estresse no propriamente uma doena, e sim uma situao em que o organismo se encontra quando submetido a uma tenso ou a um esforo causando prejuzos a vida pessoal.

8 REFERNCIAS
UOL. + Boa Sade. Disponvel em:<http://boasaude.uol.com.br/lib/showdoc.cfm?LibCatID=1&Search=ESTRESSE&LibDocID=4567>. Acesso em: 15 maio. 2010 Corrida e Sade. Estresse e sua sade. Disponvel http://www.copacabanarunners.net/estresse.html>. Acesso em: 15 maio.2010 em:<

PSIQWEB. Temas de psiquiatria geral. Disponvel em: <http://www.psiqweb.med.br/site/>. Acesso em: 15 maio.2010 PSICOLOGIA ARGUMENTO.O stress do professor. Disponvel em: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/PA?dd1=1003&dd99=view>. Acesso em: 4 abr. 2010 <

GUIMARES, Lilian Andolpho Magalhes; GRUBITS, Sonia. Srie sade mental e trabalho. So Paulo-SP: Casa do psiclogo, 2004. 278 p.

You might also like