You are on page 1of 69

MANUAL DE ELABORAO DE DOCUMENTOS DECORRENTES DE AVALIAES PSICOLGICAS (2000, 2001, 2003)

Cdigo de tica Das Responsabilidades do Psiclogo

Art. 1 item c - Prestar servios psicolgicos de qualidade, em condies de trabalho dignas e apropriadas natureza desses servios,

utilizando princpios, conhecimentos e tcnicas reconhecidamente fundamentadas na cincia psicolgica, na tica e na legislao profissional;

Cdigo de tica Das Responsabilidades do Psiclogo

Art. 1 item g Informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestao de servios psicolgicos, transmitindo somente o que for necessrio para a tomada de decises que afetem o usurio ou beneficirio.

Cdigo de tica O psiclogo, no relacionamento com profissionais no psiclogos


Art. 6 item b - Compartilhar somente informaes relevantes para qualificar o servio prestado, resguardando o carter confidencial das comunicaes, assinalando a responsabilidade, de quem as receber, de preservar o sigilo.

Os resultados das avaliaes devem identificar os condicionantes sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de serem instrumentos para atuar no somente sobre o indivduo, mas na modificao desses condicionantes sociais.

I FRUM NACIONAL DE AVALIAO PSICOLGICA, ocorrido em dezembro de 2000.

Objetivos orientar o profissional psiclogo na confeco de documentos decorrentes das avaliaes psicolgicas e fornecer os subsdios ticos e tcnicos necessrios para a elaborao qualificada da comunicao escrita.

PRINCPIOS NORTEADORES NA ELABORAO DE DOCUMENTOS

PRINCPIOS TCNICOS DA LINGUAGEM ESCRITA


O documento deve, na expresso escrita, apresentar: Redao bem estruturada e definida - o que se quer comunicar. Deve possibilitar a compreenso por quem o l. O emprego de expresses ou termos deve ser compatvel com as expresses prprias da linguagem profissional, garantindo a preciso da comunicao e evitando a diversidade de significaes da linguagem popular. Apresentar: clareza, a conciso e a harmonia.

A CONSTRUO DO DOCUMENTO
1. Coleta de Dados Levantamento dos resultados. Lembrar: os instrumentos e tcnicas nos do dados soltos s vezes no complementares ou equivalentes e, no raro, discordantes ou opostos. Exemplo: Palos Retos ou Vertical: reflete atitude vigilante da personalidade, firmeza, estabilidade, constncia das atitudes, domnio sobre os desejos, sentimentos e emoes. Pode indicar pensamento acima da sensao, capacidade de crtica isenta, desconfiana.

A CONSTRUO DO DOCUMENTO
2. Processo de Sntese Linguagem precisa, conciso e simples. preciso explicar o que cada resultado significa em si mesmo e em relao ao conjunto ou subconjuntos, sucessivos, sem expor resultados esotricos, fragmentados que no compem uma sntese integrativa e coerente. Exemplo evitar: O sujeito introvertido, agressivo, depressivo e tmido.

DICAS PARA CONSTRUO


E ESCOLHA um tema com que possa trabalhar com eficcia. L LISTE todas as idias relacionadas com o caso, o examine, o tema. O ORDENE os dados colhidos, as idias, as interpretaes . R REDIJA o primeiro rascunho. E EXAMINE o pontos que devem ser modificados. C CORRIJA - as falhas, antes da redao final. ( Normas de Carman e Adams)

PRINCPIOS TICOS
Na elaborao de DOCUMENTO Cdigo de tica Profissional do Psiclogo. CUIDADOS:
Com os deveres do psiclogo nas suas relaes com a pessoa atendida; Sigilo profissional; s relaes com a justia e ao alcance das informaes identificando riscos e compromissos em relao utilizao das informaes presentes.

PRINCPIOS TCNICOS
Os DOCUMENTOS, portanto, deve considerar a natureza dinmica, no definitiva e no cristalizada do seu objeto de estudo. Os psiclogos, ao produzirem documentos escritos, devem se basear exclusivamente nos instrumentais tcnicos (entrevistas, testes, observaes, dinmicas de grupo, escuta, intervenes verbais etc.). A linguagem nos documentos deve ser rigorosa, precisa, clara e inteligvel.

PRINCIPAIS SOLICITAES
1. Em aplicaes escolares (pedaggicas). Ex.: suspeita de dficit intelectual pelo baixo rendimentos; Problemas de adaptao ao sistema escolar; problemas genericamente classificados como emocionais, afetivos ou comportamentais. 2. Aplicaes na Organizaes. Ex.: R&S, avaliao do potencial, (re)orientao de carreiras.

PRINCIPAIS SOLICITAES
3. Aplicaes judiciais e sociopatolgicas. 4. Em aplicaes mdicas e psiquitricas. Para estudos de casos, principalmente pediatras, neurologistas, psiquiatras e cirurgies. 5. Em solicitaes para planos de sade. 6. Pessoas fsicas. Para psicodignsticos e orientao profissional.

MODALIDADES DE DOCUMENTOS
1. 2. 3. 4. 5. Declarao Atestado Psicolgico Relatrio Psicolgico Laudo Psicolgico Parecer Psicolgico

DECLARAO

DECLARAO
Conceito um documento que visa a informar a ocorrncia de fatos ou situaes objetivas relacionados ao atendimento psicolgico, com a finalidade de: Finalidade a) Declarar comparecimentos do atendido; b) Declarar o acompanhamento psicolgico do atendido; c) Informaes diversas sobre o enquadre do atendimento (tempo de acompanhamento, dias ou horrios); No deve ser feito o registro de sintomas, situaes ou estados psicolgicos.

DECLARAO
Estrutura da Declarao a) Ser emitido em papel timbrado ou apresentar na subscrio do documento o carimbo, em que conste nome e sobrenome do psiclogo acrescido de sua inscrio profissional (Nome do Psiclogo / N. da inscrio). A Declarao deve expor: - Registro do nome e sobrenome do solicitante; - Finalidade do documento (por exemplo, para fins de comprovao); - Registro de informaes solicitadas em relao ao atendimento (por exemplo: se faz acompanhamento psicolgico, em quais dias, qual horrio); - Registro do local e data da expedio da Declarao; - Registro do nome completo do psiclogo, sua inscrio no CRP, e/ou carimbo com as mesmas informaes. Assinatura do psiclogo acima da identificao do psiclogo ou do carimbo.

Modelo I
IDECLARAO Declaro, para os fins que se fizeram necessrios, que o Sr. (Nome do Solicitante) faz acompanhamento psicolgico no (ambulatrio ou consultrio), desde janeiro de 2001, sob meus cuidados profissionais.-------------------Cidade, dia, ms, ano Nome completo do psiclogo N de inscrio no CRP

Modelo II DECLARAO Declaro, para fins de comprovao, que o Sr. (Nome do solicitante), est sendo submetido a acompanhamento psicolgico, sob meus cuidados profissionais, comparecendo s sesses todas s quintas-feiras, no horrio das 17:00 h.------------Cidade, dia, ms, ano Nome completo do profissional N de inscrio no CRP

ATESTADO PSICOLGICO

ATESTADO PSICOLGICO
Conceito e Finalidade do Atestado

um documento expedido pelo psiclogo que certifica uma determinada situao ou estado psicolgico, tendo como finalidade: a) Afirmar como testemunha, por escrito, a informao ou estado psicolgico de quem, por requerimento, o solicita, aos fins expressos por este; b) Justificar faltas e/ou impedimentos do solicitante, atestando-os como decorrentes do estado psicolgico informado; c) Solicitar afastamento e/ou dispensa do solicitante, subsidiado na afirmao atestada do fato, em acordo com o disposto na
Resoluo CFP n 015/96.

ATESTADO PSICOLGICO
A formulao do Atestado deve restringir-se informao solicitada pelo requerente, contendo expressamente o fato constatado.
a)Ser emitido em papel timbrado ou apresentar na subscrio do documento o carimbo, em que conste seu nome e sobrenome acrescido de sua inscrio profissional (Nome do Psiclogo / N. da inscrio).

ATESTADO PSICOLGICO
b) O Atestado deve expor: - Registro do nome e sobrenome do cliente;
- Finalidade do documento; - Registro da informao pelo sintoma, situao ou estado psicolgico que justifica o atendimento, afastamento ou falta podendo registrar sob o indicativo do cdigo da Classificao Internacional de Doenas (CID); - Registro do local e data da expedio do Atestado; - Registro do nome completo do psiclogo, sua inscrio no CRP, e/ou carimbo com as mesmas informaes; - Assinatura do psiclogo acima da identificao do psiclogo ou do carimbo.

ATESTADO PSICOLGICO
Se a finalidade do Atestado for solicitar afastamento ou dispensa, o registro da informao/pedido dever estar justificado pelo sintoma, situao ou estado psicolgico. Os registros devero estar transcritos de forma corrida, ou seja, separados apenas pela pontuao, sem pargrafos, evitando, com isso, riscos de adulteraes. No caso em que seja necessria a utilizao de pargrafos, o psiclogo dever preencher esses espaos com traos.

Modelo I
ATESTADO Atesto, para os devidos fins, que o Sr. (Nome do solicitante) encontra-se em acompanhamento psicolgico para tratar de sintomas compatveis com CID V.6281.-----------------------------------------Nome da cidade, dia, ms, ano Nome do Profissional N de inscrio no CRP

Modelo II

ATESTADO Atesto, para fins de comprovao junto a (nome a quem se destina), que o Sr. (Nome do Solicitante), apresenta sintomas relativos a angstia, insnia, ansiedade e irritabilidade, necessitando, no momento, de 3 (trs) dias de afastamento de suas atividades laborais para acompanhamento ...* (ou para repouso, ou indicar a razo). Cidade, dia, ms, ano Nome do psiclogo N de inscrio no CRP Obs.: A finalidade indicar a informao a ser prestada e/ou pedido. Entretanto, a estruturao obedecer sempre esta configurao de simplicidade, clareza e conciso.

Obs.: A finalidade indicar a informao a ser prestada e/ou pedido. Entretanto, a estruturao obedecer sempre esta configurao de simplicidade, clareza e conciso.

RELATRIO LAUDO PARECER

O Relatrio Psicolgico uma apresentao descritiva e/ou interpretativa acerca de situaes ou estados psicolgicos e suas determinaes histricas, sociais, polticas e culturais, pesquisadas no processo de Avaliao Psicolgica. Laudo um documento conciso, minucioso e abrangente, que busca relatar, analisar e integrar os dados colhidos no processo de avaliao psicolgica tendo como objetivo apresentar diagnstico e/ou prognstico, para subsidiar aes, decises ou encaminhamentos. O Parecer uma manifestao tcnica fundamentada e resumida sobre uma questo focal do campo psicolgico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo.

RELATRIO PSICOLGICO

RELATRIO PSICOLGICO
Conceito e finalidade do Relatrio Psicolgico O Relatrio Psicolgico uma apresentao descritiva e/ou interpretativa acerca de situaes ou estados psicolgicos e suas determinaes histricas, sociais, polticas e culturais, pesquisadas no processo de Avaliao Psicolgica.

RELATRIO PSICOLGICO
FINALIDADE: -Apresentar resultados e concluses da avaliao psicolgica. - Entretanto, em funo da petio ou da solicitao do interessado. Relatrio poder ter como diferentes finalidades: Encaminhamento, interveno, diagnstico, prognstico, parecer, orientao, solicitao de acompanhamento psicolgico, prorrogao de prazo para acompanhamento psicolgico; etc.

RELATRIO PSICOLGICO
Estrutura (Resoluo CFP n 007/2003) Independentemente das finalidades a que se destina, o Relatrio Psicolgico uma pea de natureza e valor cientficos, devendo conter narrativa detalhada e didtica, com clareza, preciso e harmonia, tornando-se acessvel e compreensvel ao destinatrio. Os termos tcnicos devem, portanto, estar acompanhados das explicaes e/ou conceituao retiradas dos fundamentos terico-filosficos que os sustentam. Independentemente tambm, da finalidade a que se destina, o Relatrio Psicolgico deve conter, no mnimo, 5 (cinco) itens: 1. Identificao 2. Descrio da demanda 3. Procedimento 4. Anlise 5. Concluso

RELATRIO PSICOLGICO: INTRODUO


a parte superior da primeira parte do Relatrio Psicolgico com a finalidade de identificar: O autor/relator quem elabora o Relatrio Psicolgico; O interessado quem solicita o Relatrio Psicolgico; O assunto/finalidade qual a razo/finalidade do Relatrio Psicolgico.

RELATRIO PSICOLGICO DESCRIO DA DEMANDA


Esta parte destinada narrao das informaes referentes problemtica apresentada e dos motivos, razes e expectativas que produziram o pedido do documento. Nesta parte, deve-se apresentar a anlise que se faz da demanda de forma a justificar o procedimento adotado.

EXEMPLO 1:

Estrutura do Relatrio Psicolgico PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL Resoluo CFP n 007/2003

RELATRIO DE AVALIAO PSICOLGICA


Nome: NOME DO CANDIDATO Cargo: NOME DO CARGO Idade: 34 anos RG: 0xxxxx CPF: XXXX Sexo: ( )M ( x)F Estado Civil: Solteira Escolaridade: 3 grau incompleto (Administrao cursando). Informe: De acordo com a resoluo n. 002/87 de 15 de agosto de 1987 do Conselho Federal de Psicologia (CFP) o presente documento de carter confidencial ao solicitante e quem o receber tem a responsabilidade de preservar o sigilo das informaes neste presentes. Documento: Relatrio de Avaliao Psicolgica Autora: Denise Machado CRP 03/XXX Solicitante: EMPRESA MACHADO ALIMENTOS Finalidade: Avaliao Psicolgica para o cargo de Coordenadora Comercial. DEMANDA: realizar avaliao comparativa do perfil do candidato participante de processo seletivo em relao ao exigido pelo cargo em questo. Para tanto se utilizou o escopo tcnico cientfico da psicologia. PROCEDIMENTO: A avaliao psicolgica consistiu na aplicao de instrumentos psicolgicos (Palogrfico, Zulliger, D2 Ateno Concentrada, TIG-NV Raciocnio No Verbal, TSP: Julgamentos, Nmeros), Tcnicas psicolgicas (dinmica de grupo e entrevista individual), Testes de conhecimento especfico (redao).

ANLISE

a parte do documento na qual o psiclogo faz uma exposio descritiva de forma metdica, objetiva e fiel dos dados colhidos e das situaes vividas relacionados demanda em sua complexidade.

Anlise
No deve haver afirmaes sem sustentao em fatos e/ou teorias, devendo ter a linguagem precisa, especialmente quando se referir a dados de natureza subjetiva, expressando-se de maneira clara e exata.

Anlise:
Dados Pessoais Relatados e Profissionais

Dados familiares Dados auto-perceptivos do candidato Estilo de vida Projetos de vida, planos para o futuro Trajetria profissional

ANLISE Dados Pessoais e Profissionais Relatados


Tem uma relao estvel com o companheiro (mecnico) h 12 anos, com o qual tem um casal de filhos de 02 e 08 anos. Esta relao familiar caracterizada pela candidata como harmnica e descontrada. Vivencia os momentos de lazer com a famlia, joga videogame, vai com os filhos ao cinema e costuma se reunir com os irmos e os pais nos finais de semana. Descreve-se como honesta, sincera, leal e criativa, avaliando que precisa ser mais paciente, diante dos atrasos de terceiros e espera de definies em longo prazo. Tem como metas comprar uma casa e voltar a trabalhar. Oriunda de uma famlia com poucos recursos financeiros, ingressou no mercado de trabalho logo aps completar a maior idade. J tendo atuado como telefonista e escrituraria antes de iniciar na rea de vendas. Comeou a trabalhar no setor alimentcio na Distribuidora Guaruj Ltda onde permaneceu vendendo produtos de diferentes marcas por telefone durante 02 anos. Na mesma atividade atuou na Roberto Alimentos, Comrcio e Indstria Ltda por aproximadamente 01 ano e 6 meses. Desligou-se desta em virtude de uma proposta melhor da R- Alimentos Importadora Ltda, feita por um antigo gerente seu, nesta foi vendedora externa durante 02 anos, sendo aps este perodo promovida a chefe de atacado, funo que exerceu por mais 03 anos. Aps a venda desta empresa para o Grupo Universal Alimentos, foi absorvida como Coordenadora de vendas, contudo depois de 04 meses pediu demisso em funo de promessas no atendidas pela parte contratante. Durante aproximadamente 01 ano ajudou o esposo no negcio familiar, desligando-se deste aps ser novamente admitida pela R-Alimentos. Afirma estar insatisfeita com as polticas, falta de compromisso e gesto desta empresa, visualizando a proposta da Roberto Alimentos como muito oportuna.

Anlise:
- Dados advindos dos testes psicomtricos e dos testes de personalidade articulados com: Dados de entrevista Atividades de grupo Observaes realizadas ao longo do processo OBS.: Todas as etapas so importantes e os comportamentos devem ser observados como dados complementares para construo do laudo psicolgico.

ANLISE Dados da Avaliao


Em entrevista, trouxe exemplos profissionais que evidenciaram perspiccia na defesa de idias, desejo de inovar, a busca de novos aprendizados e atitude de enfrentamento diante dos desafios. Acrescentou ainda a identificao com as tarefas e a satisfao pessoal que possui em trabalhar no setor alimentcio. Na atividade escrita (redao), demonstrou conhecer de modo amplo as rotinas operacionais inerentes ao cargo e enfatizou constantemente que o gerente deve estar acompanhando a satisfao dos clientes internos e externos. Apresenta pensamento lgico funcionando ordenadamente, de forma clara e coerente, sugerindo canalizar as funes intelectuais na busca de solues prticas e objetivas. A capacidade de concentrar-se em tarefas minuciosas satisfatria quanto ateno, preciso e rapidez. Demonstra potencial de energia acima da mdia esperada, indicando dinamismo, iniciativa e aumento da capacidade produtiva a partir da ambientao nas rotinas laborais. Afirma possuir motivao para criar e implementar projetos, dado este confirmado na sua avaliao. Nos relacionamentos sociais revela disposio para estabelecer novos contatos, empatia e ajustada noo de limites interpessoais. Alm destas caractersticas, o conhecimento tcnico consistente poder contribuir positivamente na relao com os subordinados, na medida em que pode ser uma referncia confivel para esclarecer dvidas e discutir solues. Ao relacionar-se com figuras de autoridade, tende a comportar-se com respeito e considerao, no hesitando em sinalizar e defender suas opinies. Apesar de apresentar indicativos de ansiedade e certa impulsividade, demonstra autocontrole apropriado, o que contribui para sua adaptao em contextos normativos. Revela ainda vivenciar autocrtica acentuada, podendo tambm ser expressa no ambiente.

Concluso

Apresenta um parecer final, em funo dos instrumentos utilizados e da demanda,

acrescidos indicao de aspectos que se destacam e favorecem ou desfavorecem a recomendao.

CONCLUSO
Na concluso do documento, o psiclogo vai expor o resultado e/ou consideraes a respeito de sua investigao a partir das referncias que subsidiaram o trabalho. As consideraes geradas pelo processo de avaliao psicolgica devem transmitir ao solicitante a anlise da demanda em sua complexidade e do processo de avaliao psicolgica como um todo. Sugestes e projetos de trabalho que contemplem a complexidade das variveis envolvidas durante todo o processo. Local, data de emisso, assinatura do psiclogo e o seu nmero de inscrio no CRP.

CONCLUSO
CONCLUSO: intelectivo, INDICADA. ateno Ressalta-se o potencial

concentrada,

dinamismo,

iniciativa, criatividade e relacionamento adequado ao convvio social. Sua experincia e a identificao com a rea contribuem significativamente para o exerccio e adaptao ansiedade ao e cargo. sugerimos acompanhar em a

impulsividade

momentos

significativamente mobilizadores.

AUTORIZAO DE ACOMPANHAMENTO PSICOLGICO

LAUDO PSICOLGICO
OU PERICIAL

LAUDO PSICOLGICO OU PERICIAL


um documento conciso, minucioso e abrangente, que busca relatar, analisar e integrar os dados colhidos no processo de avaliao psicolgica tendo como objetivo apresentar diagnstico e/ou prognstico, para subsidiar aes, decises ou encaminhamentos.

LAUDO PSICOLGICO OU PERICIAL


Diferencia-se do Relatrio Psicolgico por ter como objetivo subsidiar uma tomada de deciso, por realizar uma extensa pesquisa cujas observaes e dados colhidos devero ser relacionados s questes e situaes levantadas pela deciso a ser tomada.

LAUDO PSICOLGICO OU PERICIAL


Identificao Refere-se descrio dos dados bsicos do avaliado, como nome, data de nascimento, idade, escolaridade, filiao, profisso etc. Descrio da demanda Nesse item, o psiclogo apresenta as informaes referentes a motivos, queixas ou problemticas apresentadas, esclarecendo quais aes, decises ou encaminhamentos o Laudo dever subsidiar.

LAUDO PSICOLGICO OU PERICIAL


Mtodos e tcnicas utilizadas Refere-se descrio dos recursos utilizados e dos resultados obtidos. Concluso Destina-se a apresentar uma sntese do diagnstico e/ou prognstico da avaliao realizada e/ou encaminhamentos, necessariamente relacionados demanda.

LAUDO PSICOLGICO 1. Identificao Nome: Data de nascimento:__________ Idade:___________ Estado civil: __________ Natural: _________ Escolaridade: __________________ Profisso: _________ Filiao: ______________________________________________ ________________________________________________ Responsvel: ___________________________________________ Solicitante: Escola Estadual _______________________________ Finalidade: Diagnstico Psicolgico 2. Descrio da Demanda Em decorrncia de dificuldade de adaptao s regras e normas escolares de dficit de ateno, falta de estmulo, reprovaes subsequentes, falta de socializao, atitudes suicidas impulsivas, excessiva agressividade, acusaes de furtos e danos materiais a patrimnio da escola e de professores, bem como experincia de expulso em vrias escolas, o adolescente (Nome do adolescente) foi submetido avaliao psicolgica como condio necessria sua permanncia na atual escola onde estuda.

A famlia tem total conhecimento do comportamento do adolescente, afirmando que desde pequeno o mesmo apresentava dificuldade no seu desenvolvimento social. Gostava de ficar isolado, de quebrar seus brinquedos e atear fogo em objetos. No conseguia se envolver emocionalmente com os membros da famlia, parecendo distante de todos. Ainda em relao famlia, particularmente em relao aos genitores, detectou-se na figura paterna dificuldades de se impor, tendo o mesmo histria de dependncia alcolica. Na figura materna, observou-se uma excessiva autoridade, bem como comportamento ambivalentes nos mtodos disciplinares utilizados com o filho, ora se mostrando indiferente, negligenciando nas condies essenciais de desenvolvimento, ora abusando do seu poder, com castigos fsicos exagerados, ficando evidenciado o carter conflituoso na interao familiar. 3. Mtodos e Tcnicas Nas primeiras sesses de avaliao, o examinado demonstrou excessiva tenso, irritabilidade, agitao, ansiedade, auto estima negativa, pensamento auto destrutivo e revolta em relao sua me.

Passado o perodo de comprometimento emocional, procedeu-se aplicao dos testes buscando a investigao dos campos de percepo familiar, personalidade, inteligncia e memria. No teste de percepo familiar, demonstrou desarmonia familiar, insegurana, introverso e sentimento de inferioridade. Foi observado distanciamento entre os familiares, rejeio ou desvalorizao dos membros. No interrogatrio, os contedos apresentados demonstraram bastante desinteresse pela vida. A avaliao de personalidade foi realizada atravs da observao e da aplicao dos Testes (A - percepo Temtica (T A T), Rorschach e Casa, rvore, Pessoa (HTP). Observou-se total conhecimento da realidade vivida por ele. Os principais traos encontrados foram: introverso, imaturidade, auto-estima negativa, egocentrismo, ambivalncia de comportamento, oscilao de humor, insegurana, agressividade, falta de objetivos e interesse, excessiva fantasia, fixao por objetos, insatisfao com as normas e regras sociais, imprudncia, satisfao com as situaes de perigo, gosto pela velocidade, forte tendncia piromanaca e bastante capacidade para planejar aes. Quanto avaliao da inteligncia, os resultados obtidos atravs do R-1 e do Raven demonstraram boa capacidade intelectual, colocando-se acima da mdia para sua escolaridade e idade. Porm, em relao memorizao, verificou-se dificuldades no campo da memria auditiva e visual, classificando-se em categoria inferior ao esperado.

4 Concluso: Atravs dos dados analisados no psicodiagnstico no foram verificados indcios de Deficincia Mental, porm, dificuldades de ordem social e afetiva, piromania, fixao por objetos, obsesso, pensamento auto-destrutivo e oscilao de humor. Diagnstico: O paciente apresenta transtorno de personalidade anti-social, CID-10: F60.2 + F91.3. Encaminhamentos: Encaminhado para tratamento psicoterpico e acompanhamento Psiquitrico. Cidade, dia, ms, ano Nome do Psiclogo CRP N. /

PARECER

PARECER
Conceito O Parecer uma manifestao tcnica fundamentada e resumida sobre uma questo focal do campo psicolgico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo. Finalidade do Parecer Apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicolgico, atravs de uma avaliao tcnica especializada, de uma questo-problema, visando a diminuir dvidas que esto interferindo na deciso, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competncia no assunto.

Estrutura

PARECER

O psiclogo nomeado perito deve fazer a anlise do problema apresentado, destacar os aspectos relevantes e opinar a respeito, considerando os quesitos apontados e com fundamento em referencial terico cientfico. Deve-se rubricar todas as folhas dos documentos. -Responder os quesitos de forma sinttica e convincente, no deixando nenhum quesito sem resposta. - Quando no houver dados para a resposta ou quando o psiclogo no puder ser categrico, deve-se utilizar a expresso sem elementos de convico. Se o quesito estiver mal formulado, pode-se afirmar prejudicado, sem elementos ou aguarda evoluo.

PARECER
Cabealho a parte que consiste em identificar o nome do perito e sua titulao, o nome do autor da solicitao e sua titulao. Exposio de Motivos Essa parte destina-se transcrio do objetivo da consulta e os quesitos ou apresentao das dvidas levantadas pelo solicitante. Deve-se apresentar a questo-problema, no sendo necessria, portanto, a descrio detalhada dos procedimentos, como os dados colhidos ou o nome dos envolvidos.

PARECER
Discusso

A discusso do PARECER constitui-se na anlise minuciosa da questo-problema, explanada e argumentada com base nos fundamentos necessrios existentes, seja na tica, na tcnica ou no corpo conceitual da cincia psicolgica.

Concluso a parte final do Parecer, em que o psiclogo ir apresentar seu posicionamento, respondendo questo levantada. Ao final do posicionamento ou do Parecer propriamente dito, informa o local e data em que foi elaborado e assina o documento.

PARECER PARECERISTA: Nome do psiclogo, CRP N ____________________________ SOLICITANTE: Mm. Sr. Juiz Dr. ______________________________________ Da _____ Vara _______________ da Comarca _____________________ ASSUNTO: Validade de Avaliao Psicolgica. I. EXPOSIO DE MOTIVOS O presente Parecer trata de solicitao do Mm. Sr. Juiz Dr. _______________, da _____ Vara Familiar, da Comarca ______________________, sobre a validade de Avaliao Psicolgica. A Avaliao Psicolgica, que se encontra nos Autos do Processo N 000 / 2001 de Separao Judicial, pea utilizada por uma das partes como prova alegada de incapacidade emocional da parte que ficou com a guarda dos filhos quando da separao, motivo pelo qual requer do juiz a reviso de guarda. A parte, agora contestando, solicita a invalidao da Avaliao Psicolgica alegando que o documento no tem respaldo tico legal, vez que o psiclogo era muito amigo da parte que est pleiteando a guarda. Diz ainda que aquela avaliao no est isenta da neutralidade necessria, pois o psiclogo deu informaes baseadas na verso do amigo e que consigo s falou uma vez, apresentando interpretaes pessoais e deturpadas. Requer, portanto, o Mm. Juiz, Parecer sobre a validade da contestada Avaliao Psicolgica.

VALIDADE DOS DOCUMENTOS

VALIDADE DOS DOCUMENTOS


O prazo de validade dos documentos escritos decorrentes das avaliaes psicolgicas dever considerar a legislao vigente nos casos j definidos. No havendo definio legal, o psiclogo, onde for possvel, indicar o prazo de validade em funo das caractersticas avaliadas, das informaes obtidas e dos objetivos da avaliao. Ao definir o prazo, o psiclogo deve dispor dos fundamentos para a indicao, devendo apresent-los sempre que solicitado.

GUARDA DOS DOCUMENTOS E CONDIES DE GUARDA

PRAZOS
Os documentos escritos decorrentes de avaliao psicolgica, bem como todo o material que os fundamentou, devero ser guardados pelo prazo mnimo de 5 anos, Responsabilidade por eles tanto do psiclogo quanto da instituio em que ocorreu a avaliao psicolgica. O prazo poder ser ampliado nos casos previstos em lei, por solicitao judicial, ou ainda em casos especficos em que seja necessria a manuteno da guarda por maior tempo.

Referncia: http://www.actran.com.br/manual_de_elabor acao_psic.htm. http://www.crpsp.org.br/a_orien/legislacao/r esolucoes_cfp/fr_cfp_00703_Manual_Elabor_Doc.htm Agostinho Minicucci. - Elaborao de laudos psicolgicos. Vol. 1, 2,3. Editora Vozes, 2002.

You might also like