You are on page 1of 5

Leia atentamente todas as questes que se seguem e procure responder de forma sucinta a cada uma delas.

1- O aumento populacional nas ltimas dcadas fez aumentar a procura mundial de alimentos. 1.1- Indique trs vantagens da prtica da agricultura biolgica.

2- Para cada uma das questes seguintes, seleccione a opo correcta. 2.1- As espcies autctones: a) podem extinguir-se devido presena de espcies exticas; b) diminuem a variabilidade das exticas; c) so prejudiciais para o ecossistema; d) nenhuma das opes anteriores. 2.2- Quando uma espcie originria de um dado local denomina-se: a) extica; b) nativa; c) invasora; d) nenhuma das opes anteriores. 3- Muitas actividades humanas ameaam a biodiversidade em Portugal. 3.1- Indique uma espcie ameaada da flora portuguesa. 4- Preencha, com os termos apropriados, o crucigrama seguinte: X 1 2 3 4 5 6 7 8 Combustvel fssil a partir do qual, por refinao, derivam, por exemplo, o gasleo e a gasolina. Energia resultante do vento. Principal recurso energtico durante o sculo XIX. Tipo de energia que se extrai de alguns minerais radioactivos. Recursos que podem ser utilizados continuamente. Energia utilizada directamente a partir do Sol.
1-5

123456-

7- Energia resultante do aproveitamento das guas aquecidas e vapor naturais para a produo de energia elctrica. 8- Combustvel fssil gasoso. 4.1- Indique o termo assinalado com a letra X. 5- Refira o nome de uma jazida mineral Portuguesa. 6- Classifique as afirmaes que se seguem com verdadeiro (V) ou falso (F). A- As actividades como a pesca, a agricultura, a extraco de ferro e o vesturio so exemplos de recursos biolgicos. B- Os recursos minerais so recursos naturais renovveis. C- A caa um recurso biolgico. D- O processo de formao de um recurso renovvel ocorre num perodo de tempo relativamente curto. E- A gua e o cobre so considerados, respectivamente, recursos hdricos e energticos. 6.1- Corrija, sem utilizar a negao, as afirmaes que considerou falsas na questo anterior.

7- Observe, atentamente, a figura 1, que representa uma forma de energia alternativa. 7.1- Identifique a forma de energia alternativa representada na figura 1. 7.2- A forma de energia representada na figura 1: (Seleccione a opo correcta) a) consiste no aproveitamento das guas aquecidas e vapores naturais da Terra.

b) utilizada na climatizao das casas e no aquecimento de gua para consumo domstico.


Figura 1

c) d)

consiste na transformao da energia mecnica do vento em energia elctrica. utiliza subprodutos da pecuria, da agricultura ou da floresta para produo de electricidade e energia trmica.

2-5

8- Observe atentamente a figura 2, publicada em 2002 na revista Focus, que representa a forma como utilizamos a gua doce em Portugal. 8.1- Considere as seguintes legendas: 1- Uso domstico. 2- Uso na indstria. 3- Uso na agricultura. 8.1.1- Faa corresponder o nmero adequado da legenda a cada letra da figura 4. 8.2- Indique dois procedimentos que permitam economizar gua a nvel domstico.
Figura 2

8.3- As guas de nascente: (seleccione a opo correcta). A- tm fins teraputicos; B- so geridas pelo estado; C- podem ser engarrafadas para consumo; D- tm uma temperatura superior da gua da regio.

9- A maior parte das actividades humanas conduz, actualmente; produo de resduos. 9.1- Estabelea a correspondncia entre os termos da coluna I e as afirmaes da coluna II.
Tabela I

Coluna I 1- Resduos industriais 2- Compostagem 3- Aterro sanitrio 4- Resduos perigosos 5- Incinerao 6- RSU

Coluna II A- So todos aqueles que apresentam um perigo imediato, ou durante um perodo de tempo, para a vida humana, vegetal ou animal. B- Queima dos resduos slidos, podendo o calor resultante da combusto ser utilizado para fins diversos. C- Sistema de tratamento de guas residuais. D- Representam o lixo domstico que produzido pela sociedade de consumo. E- Depsito controlado de lixo situado em local apropriado.
3-5

F7- ETAR

Incluem o lixo proveniente de instalaes industriais, como por exemplo, pneus, sucata, etc.

G- Obteno de um produto que serve de fertilizante.

10- As desvantagens da incinerao so: (seleccione a(s) opo(es) correcta(s). A- reduz o volume de resduos. B- pode ser utilizada para a obteno de energia. C- produz gases txicos. D- reduz a quantidade de produtos reciclados. E- diminui a ocupao de solos de descarga. F- o custo do procedimento elevado. 11- Muitas doenas gastrointestinais so causadas por microrganismos contidos nas guas que bebemos. O grfico da figura 3 representa a variao, numa dada regio, da taxa dessas doenas durante um perodo de 40 anos. Ao longo desse perodo foram utilizados diferentes processos de tratamento.

Figura 3

11.1- Com base nos dados fornecidos, faa a correspondncia entre as seguintes afirmaes e a respectiva chave. Afirmaes: 1- A filtrao no afecta a qualidade da gua. 2- A gua at 1960 era prpria para beber. 3- O nmero de casos de gastroenterites diminuiu muito a partir de 1985. 4- A partir de 1980 a quantidade de sais minerais dissolvidos na gua diminuiu muito. 5- Entre 1970 e 1985 diminui o nmero de microrganismos causadores de doenas gastrointestinais. Chave: A- Afirmao apoiada pelos dados.
4-5

B- Afirmao contrariada pelos dados. C- No h dados para responder. 12- A reciclagem um processo importante na reduo do consumo de recursos naturais, j que permite a reduo de matrias-primas, energia e emisso de poluentes. 12.1- Refira o local em que colocaria uma caixa de carto. 13- Um centro de triagem : (Seleccione a opo correcta)
A- um local onde ocorre a separao e limpeza dos materiais;

B- um local onde existem pelo menos trs contentores que recebem RSU seleccionados; C- um parque amplo onde recolhida uma grande variedade de resduos; D- um circuito de recolha de resduos porta a porta.

5-5

You might also like