You are on page 1of 18

ESCOLA TCNICA PROF.

BASILIDES DE GODOY
TRABALHO DE CONCLUSO DO CURSO TCNICO EM INFORMTICA

[Ttulo do Projeto]

[nomes completos dos autores]

Professor(es) Orientador(es): [ nome(s) completo(s) do(s) professor(es)]

So Paulo / SP 2010

ESCOLA TCNICA PROF. BASILIDES DE GODOY

[Ttulo do Projeto]

Trabalho de Concluso de Curso apresentado como pr-requisito para obteno do Diploma de Tcnico em Informtica.

So Paulo / SP 2010

(caso o grupo no queira colocar dedicatria e agradecimentos, ignorar esta folha e a seguinte)

[este espao reservado para a dedicatria do seu trabalho]. [ela difere dos agradecimentos por ser um momento especial do autor, em que ele homenageia a (s) pessoa (s) para quem ele quer dedicar o seu trabalho].

AGRADECIMENTOS

RESUMO

O resumo deve conter o objetivo do trabalho e ser redigido em um nico pargrafo.

Palavras-chave: (selecionar 3 palavras-chave para o projeto)

LISTA DE FIGURAS
FIGURA 1 TTULO DA FIGURA...................................................................................................................10 FIGURA 2 TTULO DA FIGURA...................................................................................................................10 ................................................................................................................................................................................15

(Todas as ilustraes - desenhos, grficos, quadros, fotografias, etc. - devem ter um ttulo e ser numeradas de acordo com a ordem que aparecerem no texto).

Sumrio
TRABALHO DE CONCLUSO DO CURSO TCNICO EM INFORMTICA...........................................8 INTRODUO.......................................................................................................................................................8 1 FUNDAMENTAO TERICA ................................................................................................................10

1.1 [Titulo do Tpico]................................................................................................10


1.1.1 [Titulo do Sub-Tpico]......................................................................................................................10 2 PLANEJAMENTO DO PROJETO (SOMENTE CONSIDERAR OS TEXTO COM PREENCHIMENTO AMARELO, POIS ESTO ADAPTADOS PARA INFO.)..........................................11 3 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO .....................................................................................................13 4 RESULTADOS OBTIDOS ............................................................................................................................14 CONCLUSO.......................................................................................................................................................15 REFERNCIAS....................................................................................................................................................16 APNDICE A........................................................................................................................................................17

Anexo I...................................................................................................................... 17

Introduo A partir daqui, as pginas comeam a ser numeradas (algarismos arbicos). A introduo a apresentao do trabalho, portanto, deve conter os nomes do grupo, das parcerias que se pretende realizar, as opes iniciais de projeto, e toda parte formal do projeto de pesquisa, quais sejam: Tema e delimitao. Trata-se da definio do tema e a delimitao do assunto para se ter um estudo aprofundado sobre o mesmo. Com este tpico, deve-se responder questo: em que rea se enquadra o projeto e o que se pretende projetar? Objetivos geral e especfico(s) Definido o objeto de estudo (situao problema e alternativas de soluo) deve-se deixar claro o que se pretende alcanar. Os objetivos podem ser divididos em: objetivos gerais que se referem ao tema central e objetivos especficos, que se referem s situaes particulares do problema de estudo. Com este tpico deve-se responder questo: para que pretendo realizar este projeto? Justificativa O porqu em realizar este estudo resulta do motivo pelo qual o grupo resolveu trabalhar sobre as questes propostas, ou seja, as motivaes pelas quais o grupo escolheu o tema e o problema a serem estudados. Com este tpico deve-se responder questo: por que pretendo fazer este projeto? Metodologia Refere-se abordagem e aos procedimentos que o grupo pretende adotar para execuo do trabalho de pesquisa. No caso do TCC, como se pretende construir um produto para resolver algum problema, sugere-se o mtodo de engenharia.

Deve-se definir, tambm, o local ou os locais onde, e como a pesquisa ser realizada. Com este tpico deve-se responder s questes: como e onde pretendo fazer este estudo? Os itens apresentados podem ser redigidos em tpicos (neste caso, devem constar do sumrio) ou como um texto corrido. Ferramentas e linguagens

10

1 Fundamentao Terica As chamadas dos captulos devem estar sempre no incio da folha. O primeiro captulo deve conter uma compilao da pesquisa realizada, ou seja, a fundamentao terica do projeto ou a coleta de dados referente pesquisa executada. Todas as figuras e tabelas devem ser numeradas e referenciadas no texto, como mostrado a seguir:

Figura 1 Ttulo da Figura

Figura 2 Ttulo da Figura

1.1 [Titulo do Tpico] Os tpicos e sub-tpicos devem ser numerados e constar no sumrio. Podem aparecer no decorrer do texto no meio da pgina, ou seja, no se devem deixar espaos em branco para iniciar um novo tpico ou sub-tpico na pgina seguinte.

1.1.1 [Titulo do Sub-Tpico]

11

2 Planejamento do Projeto (Somente considerar os texto com preenchimento amarelo, pois esto adaptados para Info.) O(s) captulo(s) seguinte(s) deve(m) conter todo o planejamento do projeto. Parte eltrica/eletrnica/eletropneumtica: Entradas e Sadas Diagrama em Blocos Pesquisa de Componentes/Tecnologias Previso de Custos

Parte Lgica: Fluxograma do Processo Fluxogramas / Diagramas que passei no primeiro dia de aula Diagrama de caso de uso, de classe, de sequencia, de atividades, de fluxo de dados. Parte Mecnica: Croqui Desenho Pesquisa de Material Folhas de Processo (mecnica e mecatrnica) Previso de Custos

MER Dicionrio de dados

Cronograma Geral (diviso tempo/tarefa e identificao do autor da tarefa) para as atividades do prximo semestre (desenvolvimento do projeto). Observao importante:

12

Cada habilitao ou at mesmo, cada projeto, pode ter uma estrutura especfica do escopo do projeto. O que foi apresentado aqui uma estrutura geral para projetos que contm hardware, software e parte mecnica. Portanto, a definio da estrutura do escopo deve ser analisada com o professor orientador do TCC.

13

3 Desenvolvimento do Projeto Os captulos seguintes devem conter todo o desenvolvimento do projeto (os testes realizados, as solues adotadas, os instrumentos utilizados etc). Sugere-se seguir o dirio de bordo e registrar neste captulo todo o desenvolvimento do projeto. A utilizao de fotos pode auxiliar nesta descrio, porm, o grupo deve garantir que os textos que permeiam as fotos esclaream como o projeto foi desenvolvido. Levantamento de requisitos; Manual do usurio(Imagens das telas com a descrio dos campos e botes)

14

4 Resultados Obtidos O ltimo captulo, antes da concluso, deve conter os resultados obtidos, ou seja, o produto final alcanado, a descrio de funcionamento e operao do projeto, fotos, caractersticas etc.

15

Concluso

Deve conter uma anlise do desenvolvimento do projeto, com os problemas encontrados e as solues adotadas, em que o trabalho contribuiu para seu desenvolvimento pessoal e profissional (contedos, habilidades e relacionamento interpessoal) etc. Recapitular sinteticamente os resultados do trabalho, apresentar se os objetivos iniciais foram alcanados e apresentar recomendaes para trabalhos futuros.

16

Referncias (colocar apostila, livros, artigos e sites consultados em ordem alfabtica) Exemplo: SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Cientfico. So Paulo: Ed. Cortez, 2000.

17

Apndice A (os apndices e anexos devem conter uma folha de abertura com o ttulo do mesmo) Podemos colocar aqui(opcional) a codificao.

18

You might also like