You are on page 1of 12

linguagem e Mundo:

atividades lingusticas como construo de Sentidos


Maria Anglica Freire de Carvalho
Universidade Federal do Piau

EDUCAO INFANTIL: DIFERENTES FORMAS DE LINGUAGEM EXPRESSIVAS E COMUNICATIVAS

Resumo: Apresentamos nesse texto reflexes sobre o ato de nomear, buscando verificar a forma como interagimos com o mundo por meio da linguagem, como interpretamos e construmos nossos mundos na interao com o entorno fsico, social e cultural. A partir de dilogos com perspectivas tericas, identificamos que h um processo de construo discursiva dialgica quando apresentamos uma verso do mundo por meio da lngua. Assim, as atividades lingusticas compreendem no somente o modo como o ser humano v o mundo e como ele designa as coisas que se encontram nesse mundo, mas tambm as aes construdas conjuntamente por sujeitos capazes no s de nomear, mas de criar e recriar, em interao com outros sujeitos de linguagem, imersos em um dado contexto social e discursivo, considerando a (inter)subjetividade. Palavras-chave: Linguagem e cognio, Atividades lingusticas, Construo de sentidos, Interao, Subjetividade.

a Insero cognitiva no Mundo Mediada pela linguagem


Neste texto trataremos de uma indagao que se estende nos estudos sobre a linguagem e que no tem respostas claras ou bem definidas: Como se constitui e se caracteriza nossa insero cognitiva no mundo mediada pela linguagem? Uma hiptese que partilhamos nessa breve discusso a de que h uma integrao cognitivo-social: a mente humana como geradora de conhecimentos, envolvendo a cultura, a sociedade e a experincia dos indivduos. Realizamos processos complexos na passagem de representaes (mentais) para expresses lingusticas, mas no temos clareza de como esse processo interno acontece, embora haja hipteses sobre esse processamento, elas no explicam tudo o que fazemos ao falar ou escrever, ao produzirmos eventos comunicativos usando a lngua e outros recursos de significao. Uma das questes principais Como partir de uma ideia e chegar a sua explicitao? Um trecho do conto Menino a bico de pena, de Clarice Lispector, leva-nos a essa reflexo. Esse texto tem sido mote de apontamentos tericos de autores cognitivistas, mas aqui s o apresentaremos como exemplo para nossas consideraes de estudo no que diz respeito forma como a linguagem perpassa o homem para chegar ao mundo:

40

40 40

No sei como desenhar o menino. Sei que impossvel desenh-lo a carvo, pois at o bico de pena mancha o papel para alm da finssima linha de extrema atualidade em que ele vive. Um dia o domesticaremos em humano, e poderemos desenh-lo. Pois assim fizemos conosco e com Deus. O prprio menino ajudar sua domesticao: ele esforado e coopera. Coopera sem saber que essa ajuda que lhe pedimos para o seu auto-sacrifcio. Ultimamente ele at tem treinado muito. E assim continuar progredindo at que, pouco a pouco --- pela bondade necessria com que nos salvamos ele passar do tempo atual ao tempo cotidiano, da meditao expresso, da existncia vida [...] (LISPECTOR, C. 1998, 136-137). Reafirmamos, assim, que certo reconhecer o conhecimento como regulado por uma interao contnua entre prxis, percepo e linguagem, argumento utilizado por Blikstein (1985, p. 65-66), para sustentar a ideia de que a realidade fabricada por esteretipos culturais reticulados. Estes, por sua vez, regularizam as percepes do sujeito, garantindo-se e reforando-se na e pela linguagem. Isso equivale dizer que a realidade se transforma em um determinado estmulo lingustico (oral ou escrito) por meio da percepo/cognio ou da interpretao humana. E, ainda, pela construo conjunta e colaborativa com outro sujeito em interao. A prxis opera em nosso sistema perceptual, ensinando-nos a ver o mundo com os culos sociais ou esteretipos e gerando contedos visuais, tcteis, olfativos, gustativos, na dimenso cinsica e proxmica (gestos, movimentos, espaos, distncias, tempo etc.), independentemente da ao e do recorte da linguagem linear. Com o objetivo de prosseguir na ilustrao dos argumentos, conjuntamente, refletiremos sobre um trecho do livro O pequeno prncipe (EXUPRY, 1994, p. 7-16) em que o narrador se interessa por uma imponente gravura [...] uma jibia que engolia uma fera (p.7) vista num livro sobre Floresta Virgem cujo nome era Histrias Vividas e, a partir desse interesse e reflexo fez o seu primeiro desenho, segundo ele obra-prima: representava a imponente gravura. (BLIKSTEIN, 1985, p. 65-66). Ao mostrar s pessoas grandes e perguntar se o desenho lhes fazia medo e receber como resposta Por que que um chapu faria medo? (EXUPRY, 1994, p. 8), o narrador insiste afirmando tratar-se de um desenho, sem defini-lo. Desenhei ento o interior da jibia, a fim de que as pessoas grandes pudessem compreender. Elas tem sempre necessidade de explicaes (EXUPRY, 1994, p. 8). E nesses argumentos segue o captulo a que se refere o exemplo, uma viso firme de que a compreenso do narrador era uma experincia

41 41 41

EDUCAO INFANTIL: DIFERENTES FORMAS DE LINGUAGEM Educao InfantIl EXPRESSIVAS E COMUNICATIVAS

acertada, apesar dos desencontros de vises. Para ele, seu interlocutor, no caso as pessoas grandes, precisava de muita indulgncia por parte das crianas. Nesse exemplo, para O pequeno prncipe, ao apresentar a gravura que representava uma jibia engolindo uma fera como desenho, levava ao interagente a sua percepo, de acordo com a ao colaborativa de experincia leitora. Ele enquanto narrador, de certo modo, deixou vaga a elaborao mental de um referencial lingustico, pois no havia conhecimento partilhado sobre o mesmo contexto. Assim, para o interlocutor com quem se comunicava (interagente) tratava-se apenas de um desenho, pois o elemento lingustico escolhido pelo Pequeno Prncipe, para sua construo discursiva, permitia uma interpretao aberta, validando uma aposta na busca da construo de sentidos. Por isso, a viso/percepo ficou referencialmente dupla; permitindo, no caso, caminhos de interpretao luz do olhar do sujeito leitor, segundo um ponto de vista especfico, de acordo com sua subjetividade. Isso explica o quanto importante para a interao o contexto, como ele se constitui na construo das significaes e compreenso de um real possvel e (re)apresentado pelos sujeitos em ao, conjuntamente, no uso da linguagem em prticas comunicativas. E, ao mesmo tempo, como importante saber fazer as escolhas mais adequadas ao construir discursivamente nosso olhar sobre o mundo criado ou existente. Esse exemplo nos leva a pensar, tambm, sobre a importncia da abordagem que devemos questionar em relao ao tratamento que se d, muitas vezes, perspectiva da construo de significao pela criana repensando a tendncia comum de subestimar a capacidade sobre os nveis de compreenso que podem assumir, dependendo de suas experincias individuais e desenvolvimento cognitivo, mesmo reconhecendo as limitaes de acordo com os estgios evolutivos. Os sujeitos, em geral, so dotados da capacidade cognitiva, desde que no haja impedimentos de ordem diversa; seja por uma implicao neurobiolgica, seja pelo processo de desenvolvimento da aprendizagem, de amadurecimento e de compreenso da linguagem: Eu no lia direito, mas, arfando penosamente [...] Fala pouco e bem: ter-te-o por algum. Esse Terteo para mim era um homem, e no pude saber que fazia ele na pgina final da carta. As outras folhas se desprendiam, restavam-me as linhas em negrita, resumo da cincia anunciada por meu pai. - Mocinha, quem Terteo? Mocinha estranhou a pergunta. No havia pensado que Terteo fosse homem. Talvez fosse. Fala pouco e bem: ter-te-o por algum.

42

42 42

EDUCAO INFANTIL: DIFERENTES FORMAS DE LINGUAGEM EXPRESSIVAS E COMUNICATIVAS

- Mocinha, que quer dizer isso? Mocinha confessou honestamente que no conhecia Terteo. E eu fiquei triste, remoendo a promessa de meu pai, aguardando novas decepes (RAMOS, 1995, p. 99). necessrio um olhar mais crtico ao referir-se capacidade cognitiva da criana cuja aquisio de conhecimento, como de qualquer sujeito, se d em constante desenvolvimento, isto , numa interao contnua e ininterrupta nos mais variados contextos. Para tanto, ela vivencia diversas experincias (repetidas ou no) que lhes exigem comportamentos novos e/ou ressignificados, perpassa fases at atingir a adulta que, por sua vez, se prolonga em aprendizagens: As pessoas grandes no compreendem nada sozinhas, e cansativo, para as crianas, estar toda hora explicando (EXUPRY, 1994, p. 8). Ao compreender que um indivduo, quando utiliza a lngua, constri sobre o mundo uma (re)apresentao, entende-se que ele age sobre o outro, interagindo, e sobre o mundo, constituindo-se como sujeito do discurso, formando o enlace entre o social e o cognitivo. 1 Essa perspectiva terica, da qual partilhamos, denominada como sociocognitiva . Sob este enfoque, avaliaremos como tal abordagem sustenta a tese do dizer/interpretar discursivo, 1. importante salientar que o termo Sociocognitivismo assinala uma grande variedade de aborou seja, como possvel a partir de um contexto dagens, nas quais a separao entre individual/ comunicativo, que implica aspectos cognitivos, social ou interno/externo questionada. Destalingusticos, discursivos, sociais, histricos e cam-se, por exemplo, estudos desenvolvidos por Fauconnier (1994), Bronckart (1999), Mondada, culturais, constituir-se o sujeito nas interaes alm de autores como Hutchins (1995). Do messociais. Conforme Vygotsky (1984), as apropria- mo modo, os trabalhos de Clark (1996); Tomaes de conhecimentos e da linguagem ocorrem sello (1998 2003); Salomo (1997, 1999) entre outros citados no corpo do trabalho, que so interativamente, assim, aprendizagem e desen- arrimos para os argumentos trazidos na tese. volvimento se constituem mutuamente e, ain- Estudos mais recentes postulam os processos da, pensamento e linguagem caminham juntos, cognitivos como fenmenos situados, dinmicos que surgem e se organizam em interao. influenciando-se mutuamente: A primeira palavra soletrada, inteirinha, foi morfina. A dor de minha me aumentava sempre e muito. [...] Pedir uma penitncia de trs teros por ter ido longe demais, ter invadido o mundo, sem a professora. A palavra morfina me levou a muitos lugares e a outros exlios (QUEIRS, 1997, p. 35). O exemplo em destaque evidencia que a interao e a aquisio de prticas simblicas ocorrem em interaes diversas, conforme se destacou, e essa aquisio fundamental, porque a partir dela se supe a organizao do processamento perceptivo sensorial como um todo. Destacar esse trecho torna-se relevante para demonstrar que o desenvolvimento inte-

43 43 43

EDUCAO INFANTIL: DIFERENTES FORMAS DE LINGUAGEM Educao InfantIl EXPRESSIVAS E COMUNICATIVAS

lectual do sujeito, sob diferentes perspectivas crtico, criativa, expressiva e participativa , presentifica-se ao longo de sua evoluo, desde a sua mais tenra idade. Por outro lado, consideramos os argumentos de Morato (2002) sob uma concepo de que a lngua no se restringe a um entremeio do nosso pensamento e o mundo; as construes de sentidos fixadas nas interaes contam com outros elementos: propriedades biolgicas psquicas; o modo de ocorrncia das interaes; a intersubjetividade na linguagem; as contingncias discursivas; enfim, h de se considerar que, nas prticas discursivas, a linguagem um eixo norteador, mas no limitador. A autora MORATO (2000) complementa [...] se as funes cognitivas tambm esto na dependncia dos diversos processos em jogo na significao, elas no so comportamentos previsveis ou apriorsticos. Se dependem da significao, so tambm atos de linguagem. Morato reala que [...] a linguagem no apenas transmisso de pensamento, no apenas cdigo lingstico, no apenas comunicao interpessoal, mas , sobretudo, um processo de produo da significao; nesse sentido, a linguagem percebida, tambm, como lugar de ao, caracterizada por uma dinamicidade. (MORATO, 2000, p. 5).

EDUCAO INFANTIL: DIFERENTES FORMAS DE LINGUAGEM EXPRESSIVAS E COMUNICATIVAS

conhecer e dar a conhecer por meio da linguagem


Ao pensarmos sobre a relao entre as palavras e aquilo que elas designam, diante de tantos pontos de vistas, uma ponderao a ser feita ter como fundamento comum o fato de que cognio se refere ao conhecimento, suas formas de produo e de processamento. Desse modo, as operaes mentais que se realizam no ato de conhecer ou de dar a conhecer efetivam-se por meio de troca, ou seja, para conhecer o mundo faz-se necessrio torn-lo significativo por meio da linguagem. Isto significa pensar a relao linguagem e cognio de forma a harmonizar o cognitivo, o lingustico, o social e o histrico, em uma perspectiva do funcionamento do sistema na sua relao com o contexto situacional, social. Os rumos tericos que se estabeleceram no intuito de investigar a relao entre uma representao simblica e o seu objeto de representao ou, em outras palavras, a construo da realidade por meio da linguagem foram (e so) muitos, par2. Por exemplo, nas cincias sociais 2 tindo de diferentes reas do saber . Por esta razo, importandeve ser considerado o trabalho de te ressalvar que as discusses trazidas neste texto se constituem autores como BERGER, P.; LUCKnum rastreamento tmido sobre um estudo complexo do cogniti- MAN, T. A construo social da realidade, Petrpolis, Vozes, 1978. vo e do lingustico.

44

44 44

O discurso dassob cincias experimentais ou naturais postulava uma condio referencial , lectual do sujeito, diferentes perspectivas crtico, criativa, expressiva e participativa dapresentifica-se linguagem, fundada em uma direta entre as mais palavras e idade. as coisas. Nessa abordaao longo de sua ligao evoluo, desde a sua tenra gem, o signo deve se referir sempre a algo que lhe exterior. O ato mental era abstrado da Por outro lado, consideramos os argumentos de Morato (2002) sob uma concepo de relao, a fim de se conceber uma transparncia entre as palavras e as coisas, havia uma que a lngua no se restringe a um entremeio do nosso pensamento e o mundo; as construrelao de correspondncia entre representaes simblicas e mundo ou universo discursivo. es de sentidos fixadas nas interaes contam com outros elementos: propriedades biolEssa viso pressups, portanto, a existncia de um a mundo autnomo, independente da as gicas psquicas; o modo de ocorrncia das interaes; intersubjetividade na linguagem; existncia de umdiscursivas; sujeito que a ele seh referia. as representaes lingusticas eram vis- contingncias enfim, de se Assim, considerar que, nas prticas discursivas, a lingua tas como entidades que se mas acomodavam a este mundo objetivo e preexistente ao discurso. gem um eixo norteador, no limitador. Dessa maneira, h uma estabilidade dessas entidades tanto no mundo, quanto na lngua. Um A autora MORATO (2000) complementa [...] se as funes cognitivas tambm esto estudo que tenha como base tais postulados enfatiza a segmentao do discurso em nomes na dependncia dos diversos processos em jogo na significao, elas no so comportamene a organizao do mundo em entidades objetivas, observando como se efetiva a correspontos previsveis ou apriorsticos. Se dependem da significao, so tambm atos de linguadncia entre uma e outra relao. Mas esta ideia, mesmo entre seus propagadores, era motivo gem. Morato reala que de controvrsia, pois eles se indagavam: como conceber o objeto da linguagem (pensamento) fora da linguagem (pensamento)?. [...] a linguagem no apenas transmisso de pensamento, no apenas cdigo lingstico, no apenas comunicao interpessoal, mas , sobreOs argumentos que defendem uma correlao entre 3. Considerar a existncia de falhas numa abortudo, um processo de produo da significao; nesse sentido, a linguagem linguagem e mundo, mediada pelo simblico, no esclare- dagem terica por no enfatizar determinados aspectos que se considerem, luz de alguns percebida, tambm, como lugar de ao, caracterizada por uma dinami cem o modo como a correspondncia se realiza. Por isso, outros princpios tericos, relevantes algo que cidade. (MORATO, 2000, p. 5). outros caminhos foram seguidos, objetivando sanar essa deve ser relativizado; pois, na verdade, trata-se 3 e outras falhas terico-metodolgicas, entre eles, sobre- de uma questo de escolha no direcionamento dos argumentos tericos, isto , o que pode ser a internalista conhecer meio da linguagem tudo, osconhecer que postulavam e a dar hiptese sobre por a considerado relevante para uma perspectiva significao. no o , muitas vezes, em outras. Ao pensarmos sobre a relao entre as palavras e aquilo que elas designam, diante de A abordagem das cincias cognitivas clssicas sur tantos pontos de vistas, uma ponderao a ser feita -ter como fundamento comum o fato giu marcadamente partir daao dcada de 1950, para se sobrepor viso dominante de estudo de que cognio a se refere conhecimento, suas formas de produo e de processamento. que se propunha considerar omentais ser humano a partir de um comportamentalista, behaDesse modo, as operaes que se realizam no enfoque ato de conhecer ou de dar a conhecer viorista. As explicaes sobre a relao entre linguagem e cognio se davam sob o ponto de efetivam-se por meio de troca, ou seja, para conhecer o mundo faz-se necessrio torn-lo vista externo, no recorriam a explicaes de ordem subjetiva, isto , no faziam referncias significativo por meio da linguagem. Isto significa pensar a relao linguagem e cognio de aos estados mentais, s intenes, enfim, no observavam o ser humano sob um ponto de forma a harmonizar o cognitivo, o lingustico, o social e o histrico, em uma perspectiva do vista interno ou subjetivo. funcionamento do sistema na sua relao com o contexto situacional, social. O advento das cincias cognitivas influenciou as demais cincias em diferentes aspecOs rumos tericos que um se estabeleceram intuito de cincia investigar a cincias relao entre uma tos. Apesar disso, nem sempre dilogo entre no essa nova e as sociais, representao simblica e o seu objeto de representao ou, interessavam em outras palavras, a construo por exemplo, ocorria. Embora as capacidades cognitivas que aos cognitivistas da realidade por uma meiodimenso da linguagem foram (e so) das muitos, par - aspectos sociais e cogniclssicos tivessem social, na maioria vezes, os 2. Por exemplo, nas cincias sociais 2 . Por estaopostos, razo, gerando importan tindo diferentes reas do saber em tivos da de linguagem foram colocados lados pontos de diferentes. deve servista considerado o trabalho de te ressalvar que as discusses trazidas neste texto se constituem autores como BERGER, P.; LUCKIsto no significa que sobre os aspectos sociais da linguagem e da fossem social ignora MAN, T. A construo da realinum rastreamento tmido um estudo complexo do cogniti - cognio dade, Petrpolis, 1978. dos, reconhecia o carter social da linguagem, mas isto no interferia naVozes, explicao vopois e dose lingustico.

44

45 44 45

EDUCAO INFANTIL: DIFERENTES FORMAS DE LINGUAGEM Educao InfantIl EXPRESSIVAS E COMUNICATIVAS

dos fenmenos de linguagem. Apesar de ser incontestvel para os cognitivistas clssicos que a vida social existia, eles desenvolveram seus argumentos sem consider-la relevante para suas fundamentaes tericas. Para os cognitivistas clssicos, as reflexes se conduziam a partir de indagaes do tipo: Como a memria se organiza? Como o conhecimento est organizado na mente? etc. Ao elegerem tais focos de estudo, eles se distanciaram das abordagens anteriores, no s pelos questionamentos, mas, principalmente, pelo mtodo de investigao. Houve uma ampliao do enfoque: no era examinada apenas a linguagem entre as capacidades cognitivas, outras capacidades eram observadas: o fato de o homem ser apto para locomover-se nos diferentes espaos, tal como passar em um local sem esbarrar nos mveis que ali se encontram, de estabelecer clculos na identificao, por exemplo, da variao do contedo de um recipiente ao segur-lo etc. Essa posio terica definiu a mente como separada do corpo e a cognio, portanto, como capaz de uma atividade autnoma. O cognitivismo se fundamentava em modelos de informao que se podiam representar por smbolos passveis de manipulao e a mente se assemelhava a um computador. Para esses cognitivistas, as coisas do mundo eram representadas internamente por smbolos e as atividades mentais resultariam em operaes sobre esses smbolos. Com este pressuposto, eles procuraram explicar as regras pelas quais os smbolos se combinavam, apagavam-se e se transformavam, por meio de um mecanismo inato que permitia ao homem desenvolver a linguagem. Concebia-se o contedo da mente, portanto, como uma representao simblica. O objetivo maior era o de explicar como os conhecimentos se estruturam na mente e como eles so requeridos para solucionar o que o entorno apresenta como problema. O entorno engloba, segundo tal perspectiva, a cultura e a vida social, o que exigiria da mente uma representao de conhecimentos especificamente culturais. Assim, procurava-se saber que conhecimentos o indivduo deveria ter para agir de modo satisfatrio na sua vida cultural. Os conhecimentos apreendidos, armazenados, seriam tomados como cultura. Logo, a cultura se comporia do conjunto de conhecimentos alocados nas mentes e seria algo passivo, sobre o qual a mente humana agiria. Crticas so feitas a esse conceito de cultura, uma delas reside no fato de que os fenmenos culturais so processos que emergem da prxis social e da linguagem em permanente interao. Por essa razo, so instveis e esto sempre se constituindo, fato que no combina com a ideia de coleo de informaes ou conjunto de conhecimentos estticos, defendida pelos cognitivistas clssicos. Outra crtica se baseia no fato de que no se tem uma separao radical entre externo/interno em se tratando do dentro e do fora das mentes, o que h

46

46

EDUCAO INFANTIL: DIFERENTES FORMAS DE LINGUAGEM EXPRESSIVAS E COMUNICATIVAS

uma inter-relao complexa. Voltar-se s para o dentro ou s para o fora da mente gera equvocos para uma noo de cognio. Em uma fase inicial da cincia cognitiva, portanto, considerava-se que a mente se achava presa ao corpo por contingncia da matria. O que se encontrava no mundo exterior era representado por meio de imagens, miniaturas dos objetos que se instalavam no crebro e a partir das quais identificaramos as coisas do mundo; tinha-se, portanto, o dualismo corpo/ mente. A ideia de que mente e corpo so entidades estanques preteriu questionamentos sobre os meios pelos quais os estmulos dos sentidos so traduzidos em smbolos. Entretanto, em uma tentativa de respostas mais satisfatrias apreenso do mundo, comeou-se a postular que as experincias eram o centro de aquisio do conhecimento. Logo, a cognio ocorria por meio de um processamento de informaes vindas pelos sentidos e a mente era um construto das interaes fsicas, corpreas com o meio ambiente no qual viviam os sujeitos. Sob este ponto de vista, os significados seriam derivados de esquemas sensrio-motores que se adquirem a partir das aes dos sujeitos no mundo. Por essa razo, o significado se encontraria no corpo vivo do locutor/interlocutor que est em vrias relaes com o meio, e no na correspondncia entre palavras e coisas.

EDUCAO INFANTIL: DIFERENTES FORMAS DE LINGUAGEM Educao InfantIl EXPRESSIVAS E COMUNICATIVAS

uma Releitur a da Relao entre o cognitivo e o lingustico: o foco nos Processos Inter ativos
Desde o final da dcada de 1980, um dilogo entre essas perspectivas tem se tornado possvel, pois tm surgido espaos de compreenso do fenmeno cognitivo, em geral, e da linguagem, em particular, como atividades situadas. Isso se deveu pelo fato de haver uma insatisfao com o conceito de mente at ento adotado. Por esse enfoque, o sujeito no visto apenas como possuidor de uma inteligncia, de estruturas cognitivas, especialmente memoriais, que o fazem representar o mundo que lhe exterior. No somente o sujeito biolgico, mas, tambm, o sujeito social que, em conjunto, constri os referentes, dando uma estabilidade a seu mundo, produzida a partir de processos simblicos complexos, os quais criam um efeito de objetividade. Assim como muitos pesquisadores oriundos do Cognitivismo clssico reavaliaram seus posicionamentos, outros estudiosos, com a formao predominantemente nas cincias sociais, oportunizaram novos olhares, ou melhor, permitiram-se um olhar subjetivo, passando a se preocupar com a dimenso sociocognitiva nas suas construes tericas, levando em

47 47 47

conta, tambm, o processamento lingustico, a situacionalidade e a sua suscetibilidade ao contexto scio-histrico. Essa viso mesclada permitia compreender a linguagem como forma de ao no mundo, uma ao conjunta, produto de uma srie de outras aes mais simples, tambm em conjunto, e que se organizam hierarquicamente, formando etapas de uma ao central. Os falantes se organizam para atuarem conjuntamente, utilizando-se, para tal, tanto de recursos lingusticos, quanto de extralingusticos/sociais e, ainda, individuais, subjetivos, cognitivos. Assim, a linguagem tem tanto uma dimenso individual, subjetiva, quanto pblica e historicizada. Atualmente, apesar dos enfoques heterogneos, pode-se identificar, no campo do Cognitivismo, a posio de que no possvel estudar a mente de forma separada do organismo em que se situa (corpo), nem do meio onde os processos comunicativos acontecem. Por isso, no se pode avaliar os fenmenos cognitivos somente sob uma perspectiva interna, j que muitos desses fenmenos acontecem socialmente.

EDUCAO INFANTIL: DIFERENTES FORMAS DE LINGUAGEM EXPRESSIVAS E COMUNICATIVAS

consider aes finais


H muito a ser considerado sobre o assunto abordado, entretanto, apresentamos brevemente algumas ideias que apontam reflexes fundamentais para o educador compreender a importncia de sua atuao como mediador nas prticas colaborativas em diferentes experincias socioculturais das crianas com quem interage. Entre outros aspectos a se ressaltar, importante tomar o conhecimento de que a relao que se estabelece nessas prticas sociointerativas no de representatividade (enquanto espelhamento), mas de apresentao e reapresentao luz das experincias que as crianas tm do real que a elas exposto e ao modo como lhes exposto. Assim, h uma textualizao do mundo, a qual se funda em escolhas do sujeito em funo de um querer-dizer, por meio de uma operacionalizao comunicativa que envolve processos de construo de sentido(s) entendida como algo que se d dentro e fora das mentes, requerendo constante negociao, no s a partir do lugar e do momento da enunciao, mas tambm dos participantes, dos meios de interao de que se utilizam, dos recursos extralingusticos gestos, olhares etc. Enfim, da noo de contexto que se amplia e abarca os aspectos cognitivos em funcionamento na interao. Portanto, ao se considerarem as atividades lingusticas como sendo de construo, entende-se que, quando so observadas tais atividades, possvel perceber propriedades da cognio. Na verdade, comea-se a observar o dinamismo de processos que do origem

48

48 48

s estruturas conceituais como, por exemplo: metforas, metonmias, polissemias, indeterminao referencial, anforas etc. importante considerar que tais processos se realizam em contextos de natureza no s social, mas tambm cognitiva. Desse modo, percebemos s estruturas conceituais como, por exemplo: metforas, metonmias, polissemias, indeterque o conhecimento um produto dessas interaes sociais e no de uma mente isolada ou minao referencial, anforas etc. importante considerar que tais processos se realizam individual. Em outras palavras, a cognio no apenas um processo mental, ela pode ser em contextos de natureza no s social, mas tambm cognitiva. Desse modo, percebemos entendida tambm como uma construo social e no individual. que o conhecimento um produto dessas interaes sociais e no de uma mente isolada ou individual. Em outras palavras, a para cognio apenas um processo mental, ela pode ser Usar os smbolos, portanto, dizerno as coisas do mundo ou para se fazer compre entendida como uma construo e no individual. ender, por tambm meio da linguagem, um modosocial de construo. Por essa razo, importante saber que no se deve tratar da relao linguagem e mundo sem pens-la como ao interativa, Usar os smbolos, portanto, para dizer as coisas do mundo ou para se fazer comprecriativa, discursiva, o que confirma que no h algo especfico que regule as significaes, ender, por meio da linguagem, um modo de construo. Por essa razo, importante saber pois elas so produto das interaes sociais que se do imersas em uma cultura e uma histque no se deve tratar da relao linguagem e mundo sem pens-la como ao interativa, ria. Assim, pode-se entender que o conhecimento um projeto cultural e no um dado culcriativa, discursiva, o que confirma que no h algo especfico que regule as significaes, tural ou fruto de relaes da correspondncia sujeito-objeto, e que os processos cognitivos se pois elas so produto das interaes sociais que se do imersas em uma cultura e uma historganizam socialmente e no so apenas inatos ou alheios ao envolvimento social. ria. Assim, pode-se entender que o conhecimento um projeto cultural e no um dado cultural ou fruto de relaes da correspondncia sujeito-objeto, e que os processos cognitivos se Referncias organizam socialmente e no so apenas inatos ou alheios ao envolvimento social.
BLIKSTEIN, I. Kaspar Hauser ou a fabricao da realidade. 9. ed., So Paulo: Cultrix, 2003.

EDUCAO INFANTIL: DIFERENTES FORMAS DE LINGUAGEM EXPRESSIVAS E COMUNICATIVAS

Saiba Mais

Saiba Mais

Saiba Mais

Saiba Mais

Educao Educao InfantIl InfantIl

BLIKSTEIN, I. Kaspar Hauser ou a fabricao da realidade. 9. ed., So Paulo: Cultrix, Referncias 2003. LISPECTOR, C. Menino a bico de pena. In: LISPECTOR, C. Felicidade clandestina. Rio de Janeiro: Rocco, BLIKSTEIN, I. Kaspar Hauser ou a fabricao da realidade. 9. ed., So Paulo: Cultrix, 2003. 1998.
1998. Educao & Sociedade, ano XXI, n. 71, p. 149-65, 2000.

LISPECTOR, C. Menino a bico de pena. In: LISPECTOR, C. Felicidade clandestina. Rio de Janeiro: 1998. LISPECTOR, C. a bico de pena. In:enunciativa LISPECTOR, C. Felicidade clandestina . Rio de e Janeiro: MORATO, E.Rocco, M.Menino Vygotsky e a perspectiva na relao entre linguagem, cognio mundoRocco, social. MORATO, E. M. Vygotsky e a perspectiva enunciativa na relao entre linguagem, cognio e mundo social. Educao Sociedade , ,ano XXI, n. linguagem, 71, p. 149-65, 2000. MORATO, E. Vygotsky e a perspectiva enunciativa na relao entre cognio e mundo social. QUEIRS, B. M. C. Ler, escrever e fazer & conta de cabea Belo Horizonte: Miguilim, 1997.
Educao & Sociedade, ano XXI, n. 71, p. 149-65, 2000.

Saiba Mais

QUEIRS, B. C. Ler, escrever eIlustraes fazer conta de cabea , Belo Miguilim, RAMOS, Graciliano. Infncia . 23. ed. de Darcy Penteado. Rio Horizonte: de Janeiro: Record, 1986. 1997. QUEIRS, B. C. Ler, escrever e fazer conta de cabea, Belo Horizonte: Miguilim, 1997.

Saiba Mais

Saiba Mais

RAMOS, Graciliano. Infncia . 23. ed. Ilustraes de Darcy Penteado. deRio Janeiro: ReSaint-Exupry, Antoine de. O pequeno prncipe . Traduo de Dom Marcos Barbosa,Rio 41. ed. de Janeiro, cord, 1986. RAMOS, Graciliano. Infncia. 23. ed. Ilustraes de Darcy Penteado. Rio de Janeiro: Record, 1986. Agir, 1994. SAINT-EXUPRY, Antoine de. O pequeno prncipe . Traduo de Dom Marcos Barbosa, Saint-Exupry, Antoine de. O pequeno prncipe . Traduo de Dom Marcos Barbosa, 41. ed. Rio de Janeiro, 41. ed. Rio de Janeiro, Agir, 1994. Agir, 1994.

Saiba Mais

Bibliogr afia Bibliogr afia

CRUZ, Fernanda Miranda da. Uma perspectiva enunciativa das relaes entre linguagem e memria no campo da Neurolingustica. Dissertao de Mestrado. Campinas: IEL/Unicamp, 2004.

CRUZ, Fernanda Miranda da. Uma perspectiva enunciativa das relaes linguagem CRUZ, Fernanda Miranda da. Uma perspectiva enunciativa das relaes entre linguagem e al. memria no JUBRAN, Cllia C. A. S. Especificidades da referenciao metadiscursiva. In: KOCH, I.entre V. et. (org.), Ree memria no campo da Neurolingustica . 2004. Dissertao (Mestrado) IEL. Campicampo da Neurolingustica . Dissertao de Mestrado. Campinas: IEL/Unicamp, 2004. ferenciao e discurso. So Paulo: Contexto, 2005. p. 219-241. nas: IEL/Unicamp, 2004.
JUBRAN, Cllia C. A. S. Especificidades da referenciao metadiscursiva. In: KOCH, I. V. et. al. (org.), Referenciao e discurso. So Paulo: Contexto, 2005. p. 219-241.

49 49 49

JUBRAN, Cllia C. A. S. Especificidades da referenciao metadiscursiva. In: KOCH, I. V. et. al. (org.), Referenciao e discurso. So Paulo: Contexto, 2005. p. 219-241. KOCH, I. G. V. A produo de inferncias e sua contribuio na construo do sentido. DELTA, So Paulo, v. 9, n. esp., fev. 1993, p. 399-416. KOCH, I. G. V. Cognio e processamento textual. Revista da ANPOLL, n. 2, p. 35-44. 1996. KOCH, I. G. V. A referenciao textual como estratgia cognitivo-interacional. In: BARROS, K. S. M. (Org.). Produo textual: interao, processamento, variao. Natal: EDUFURN, 1999. p. 69-80. KOCH, I. G. V. Referenciao: construo discursiva. Campinas: Unicamp, dez. 1999. Ensaio apresentado por ocasio do concurso para professor titular em Anlise do Discurso do IEL/UNICAMP. KOCH, I. G. V. A referenciao como atividade cognitivo-discursiva e interacional, In: Caderno de Estudos Lingusticos, Campinas, v. 41, p. 75-89, jul./dez. 2001. KOCH, I. G.; CUNHA-LIMA, Maria Luiza. Do cognitivismo ao sociocognitivismo. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (Org.). Introduo lingustica: fundamentos epistemolgicos. So Paulo: Cortez, 2004, p. 251-299. (v. 3). MARCUSCHI, L. A. O lxico: lista, rede ou cognio social? In: NEGRI, L., FOLTRAN, J.; OLIVEIRA, R. P. de. (Org.). Sentido e significao: em torno da obra de Rodolfo Ilari. So Paulo: Contexto, 2004, p. 263-84. MARCUSCHI, L. A. Do cdigo para a cognio: o processo referencial como atividade criativa. In: VEREDAS revista de estudos lingusticos, Juiz de Fora, v. 6, n. 1, p. 43-62, jan./jun.2002. MARCUSCHI, L. A. Aspectos lingusticos, sociais e cognitivos na produo de sentido. In: GELNE, [s. l.], 2-4 set. 1998. Mimeografado. MONDADA, L. Processus de catgorisation et construction discursive des catgories. In: BRAISBY, N. et al. Catgorisation et cognition: de la perception au discours. Paris: Kim, 1997. MONDADA, L.; DUBOIS, D. Construo dos objetos de discurso e categorizao: Uma abordagem dos processos de referenciao. In: CAVALCANTE, M. M.; RODRIGUES, B. B.; CIULLA, A. (Org.). Referenciao. So Paulo: Contexto, 2003, p. 17-52.

50 50

EDUCAO INFANTIL: DIFERENTES FORMAS DE LINGUAGEM EXPRESSIVAS E COMUNICATIVAS

MORATO, E. M. Metalinguagem e referenciao: reflexividade enunciativa nas prticas referenciais. In: MORATO, E. M et. al. (Org.). Referenciao e discurso. So Paulo: Contexto, 2005, p. 243-263. MORATO, E. M. O interacionismo no campo lingustico. In: MUSSALIM, F., BENTES, A. (Org.). Introduo Lingustica: fundamentos epistemolgicos. So Paulo: Cortez, 2004, p. 311-352, v. 3. MORATO, E. M. (In)determinao e subjetividade na linguagem de afsicos: a inclinao anti-referencialista dos processos enunciativos. Caderno de Estudos lingusticos, Campinas, v. 41, p. 55-73, jul./dez. 2001. MORATO, E. M. Linguagem e cognio: as reflexes de L. S. Vygotsky sobre a ao reguladora da linguagem. So Paulo: Plexus, 1996. MORATO, E.; KOCH, I. G. V. Linguagem e cognio: os (des) encontros entre a Lingustica e as Cincias Cognitivas. Caderno de Estudos Lingusticos, Campinas, v. 44, p. 85-91, jan./ jun. 2003. SALOMO, M. M. M. Razo, realismo e verdade: o que nos ensina o estudo sociocognitivo da referncia. Caderno de Estudos Lingusticos, v. 44, Campinas, p. 71-83, jan.-/jun. 2003. (Homenagem a Ingedore Koch). SALOMO, M. M. M. A questo da construo do sentido e a reviso da agenda dos estudos da linguagem. VEREDAS - revista de estudos lingusticos, Juiz de Fora, v. 3, n. 1, p. 61-79, jan./jun. 2003. TOMASELLO, M. Origens Culturais da Aquisio do Conhecimento Humano. So Paulo: Martins Fontes, 2003. VARELLA, F.; THOMPSON, E.; ROSCH, E. The embodied mind. Cognitive science and human experience. Cambridge: MIT Press, 1992. VYGOTSKY, L. S. A formao social da mente. So Paulo, Martins Fontes, 1984.

51 51

EDUCAO INFANTIL: DIFERENTES FORMAS DE LINGUAGEM EXPRESSIVAS E COMUNICATIVAS

You might also like