You are on page 1of 8

A PSICOLOGIA DA TORCIDA

Jaques Aker man

Resumo:

O artigo procura explicitar os elementos de ordem psicanaltica, a partir de Freud, e sociolgica, a partir de Le Bon filtrado pelo pai da psicanlise, presentes no comportamento das torcidas de futebol, o que lhes d um ideal coletivo de grupo.

Palavras-chave: psicanlise, narcisismo, identidade, torcidas, multides.

Psiclogo, Psicanalista e Professor da FCH/Fumec

gol, que felicidade! gol, O meu time a alegria da cidade!1 A proposta deste artigo apresentar a hiptese da psicanlise sobre o funcionamento das massas no que diz respeito referncia de que so guiadas ou manipuladas por um lder que incorpora uma funo e carrega um atributo que tem fora de promessa. A dimenso da felicidade coletiva a ser alcanada/conquistada pela massa que se rene em torno do futebol apresenta-se como o horizonte capaz de reunir milhares de pessoas na fruio fugaz do gol que derrota, mesmo que transitoriamente, o oponente. Freqentemente, dentro e fora dos gramados nos deparamos com um tipo de explicao que busca justificativa para determinados atos ou acontecimentos que escapam ao previsvel e que interrompem uma lgica mais linear. O assassinato de um torcedor por rivais de outro time, a derrota de um grande time para um ilustre e pequeno desconhecido ou um soco desferido por um jogador em outro que o ofendeu, so fatos que colocam em cena um ingrediente paralelo e que nestes casos aparece como uma ltima possibilidade de explicao: o fator psicolgico. Quando esse tipo de explicao utilizado produz-se uma explicao que no explica, mas que remete o problema para uma outra cena, meio impondervel, meio inalcanvel que gera um pacto de no entendimento que encerra a pergunta. Segundo Tosto, exjogador de futebol, mdico e cronista esportivo, em crnica publicada no Estado de Minas do dia 29 de outubro de 2003, comentando uma derrota inusitada, no se pode pensar o mundo do futebol sem essas referncias:
O jogo de futebol tem vida, emoo, acontece no campo e no numa fria sala de edio de imagens. Cita Chaplin: No sois mquinas; homens que sois! E mais frente: O tempo passa e no aprendemos que o futebol uma caixinha de surpresas e o jogo s acaba quando termina, como dizia o famoso filsofo ...A nossa prepotncia e o nosso raciocnio lgico (mesmo correto) so menos importantes do que os mistrios e a imprevisibilidade. No somente a razo que dirige o mundo, mas tambm a emoo e as leis da natureza.

MEDIAO, Belo Horizonte, n 4, dezembro de 2004

93

MEDIAO, Belo Horizonte, n 4, dezembro de 2004

E cita Paulinho da Viola: A vida no s isso que se v.(TOSTO, 2003)

Temos, portanto, atravs da posio de um craque com credibilidade, a apresentao desta referncia, da qual nos ocuparemos no sentido de investigar o movimento da torcida naquilo que tem de aparentemente inapreensvel. Aqui se pode colocar a questo que se aproxima do impasse: seria o fator psicolgico (termo genrico, vago e supostamente auto-explicativo e sem substncia) que causa a instabilidade? Ou ela causada pela cena em que o sujeito, o time, se vem diante de algo que o remete para estas outras referncias? H em Freud dois eixos de investigao que podem lanar luz sobre o comportamento das torcidas de futebol. Um primeiro diz respeito noo de narcisismo das pequenas diferenas em que, Freud, no texto O mal-estar na civilizao, ao discutir a questo da agressividade como ameaa civilizao, apresenta a hiptese de que a possibilidade de satisfao da pulso agressiva pode tornar mais fcil a coeso entre os membros de uma comunidade. Esta coeso apresentaria uma forte tendncia de escoamento pulsional e daria multido, sob a forma de hostilidade ao diferente, grande potncia aglutinadora.
Em outra ocasio, examinei o fenmeno no qual so precisamente comunidades com territrios adjacentes, e mutuamente relacionadas tambm sob outros aspectos, que se empenham em rixas constantes, ridicularizando-se umas s outras, como os espanhis e os portugueses por exemplo, os alemes do Norte e os alemes do Sul, os ingleses e os escoceses e assim por diante. (FREUD, [1930] 1976, p.136)

Uma comunidade ir atravs do narcisismo das pequenas diferenas constituir sua prpria imagem a partir do que reconhece como diferena em outra comunidade mutuamente relacionada. A dimenso aqui colocada permite pensar, portanto, sobre a necessidade de existncia desta outra comunidade prxima para que uma possa se reconhecer, permitindo que uma identificao s avessas se produza. a partir dessa categoria, a identificao, que se sustenta o segundo eixo de investigao que pode nos esclarecer sobre o problema do movimento da multido. No texto Psicologia de grupo e anlise do ego,2 Freud se debruar sobre o funcionamento psicolgico das massas e entre outras elaboraes dedicar dois captulos ao estudo dos processos de consti-

94

tuio do psiquismo individual, no sentido de sustentar a tese de que a partir da estrutura do indivduo que se pode deduzir a formao dos grupos. A despeito das crticas que podem (e devem) ser feitas em relao a um possvel reducionismo que coloca a direo de determinao do funcionamento das multides partindo do indivduo, acreditamos tratar-se de uma formulao bastante til para um vis de esclarecimento da questo. A partir da psicanlise, o que estaria em jogo seria o complexo que coloca em cena a dialtica do ter/ser o falo e suas conseqncias na estruturao psquica do sujeito em torno da castrao. Estabelece-se nesse complexo as variveis da equao entre o sujeito e o objeto e as relaes que engendraro a estrutura psquica e os mecanismos que o sujeito ter que construir em relao posse ou no do objeto. Para Freud, esse processo parte e desgua num tempo estruturante que o da identificao, conhecida pela psicanlise como a mais remota expresso de um lao emocional com outra pessoa. (FREUD, [1821], (1976), p. 133) H a ligao estreita entre o mecanismo da identificao e o tipo de lao que se estabelece entre a criana e os seus outros materno e paterno em relao circulao do falo. O objeto estruturalmente perdido novamente erigido dentro do eu que efetua uma alterao no prprio eu, segundo o modelo do objeto perdido, constituindo seu ideal de eu. Estaria aqui aberta a via, que atravs dos mecanismos da identificao, permitir a construo de laos entre os indivduos, permitindo a formao dos grupos. Mais adiante retomaremos desse ponto. mais simples se estabelecer conjecturas a esse respeito quando se trata de um nico sujeito determinado pela sua histria, com seus arranjos peculiares diante dos meandros da falta flica e do seu circuito particular de satisfao pulsional. O problema que se apresenta sobre a transposio desse tipo de categoria para um nvel que engloba uma srie de sujeitos, como um time ou ainda uma torcida de uma agremiao futebolstica. Estariam envolvidos os mesmos elementos quando se problematiza o indivduo ou o coletivo? A TORCIDA Gustave Le Bon, autor do sculo 19 apavorado com o movimento das multides na Europa (s/d [1855]), ir compar-las a figuras que no esto inscritas no devido uso da razo como as crianas, as mulheres e os selvagens. Estabelecer a diferena bsica entre o indivduo e o coletivo a partir desta caracterstica: Na alma coletiva, as

MEDIAO, Belo Horizonte, n 4, dezembro de 2004

95

MEDIAO, Belo Horizonte, n 4, dezembro de 2004

aptides intelectuais dos homens e, por conseqncia, a sua individualidade diluem-se. O heterogneo dilui-se no homogneo e as qualidades inconscientes dominam.(LE BON, s/d [1855], p. 19). Apesar da veia conservadora que o aproxima do fascismo, o autor oferece uma das primeiras descries do movimento das multides, que inclui a categoria do inconsciente como elemento diferencial para o seu funcionamento. Para Le Bon, num grupo, todo sentimento e todo ato so contagiosos, e contagiosos em tal grau, que o indivduo prontamente sacrifica seu interesse pessoal ao interesse coletivo. O indivduo (entenda-se: homem, racional, no pertencente nobreza e adulto) cede ao irresistvel apelo do grupo que atua, sugestionando-lhe e contagiando a sua alma em direo a obteno de um prazer e de uma conquista imediatos. e no pensados.
A personalidade consciente dilui-se, os sentimentos e as idias de todas as unidades esto concentradas numa mesma direo. Forma-se uma alma colectiva, transitria, sem dvida, mas com traos muito ntidos. A colectividade transforma-se ento naquilo que, falta de uma expresso melhor, designarei por uma multido organizada ou, se preferirmos, uma multido psicolgica. (LE BON, s/d, p.24)

Freud no texto j referido (Psicologia de grupo e anlise do ego) tomar como ponto de partida para introduzir suas elaboraes a respeito do funcionamento dos grupos as idias de Le Bon. Apesar de classificar como brilhante a descrio de Le Bon da alma das multides, ir discordar em alguns pontos, afirmando que tanto o indivduo quanto a multido se guiam igualmente pelo inconsciente. Apontar ainda uma certa fragilidade da teoria de Le Bon em relao s categorias que permitiriam explicar porque as coisas funcionam dessa maneira. Le Bon apresentar como mecanismo bsico, que faz com que o indivduo perca seus dotes conscientes e mergulhe, nos eflvios que emanam da multido, a semelhana com um estado hipntico com a devida submisso ao comando de um lder que tem prestgio.
As investigaes mais cuidadosas parecem demonstrar que um indivduo imerso por certo lapso de tempo numa multido cedo se descobre seja em conseqncia dos eflvios que dela emanam, seja devido a alguma outra causa por ns ignorada num estado especial, que se assemelha muito ao estado de fascinao em que o in-

96

divduo hipnotizado se encontra nas mos do hipnotizador.... Todos os sentimentos e o pensamento inclinam-se na direo determinada pelo hipnotizador. (LE BON, s/d [1855], p. 24-26)

Este se torna o eixo da investigao de Freud, no referido texto para decifrar o movimento das massas: Se os indivduos do grupo se combinam numa unidade, deve haver certamente algo para uni-los, e esse elo poderia ser precisamente a coisa que caracterstica de um grupo. (FREUD, [1921], 1976, p. 96) Nesta perspectiva como poderamos pensar a participao do indivduo na massa de torcedores que se envolve, com diferentes intensidades nessa condio de pertencimento a uma determinada torcida de futebol. Encontramos figuras de todos os tipos numa torcida; o jeito de cada um lidar com seus dotes racionais parece no ser o principal indicador de maior ou menor paixo pelo time. Trabalhadores braais e intelectuais, desempregados e com carteira assinada, calmos e raivosos, ricos e pobres, adultos e crianas, mulheres e homens so as figuras que compem a fauna de uma torcida e tm a sua menor ou maior paixo no definida pelo seu pertencimento a uma das categorias assinaladas. Haveria, portanto, uma outra cena em que se encontram e que os colocam no caminho de experimentao e busca no pertencimento a uma comunidade que vai atrs dos mesmos ideais.
Um grupo primrio desse tipo3 um certo nmero de indivduos que colocaram um s e mesmo objeto no lugar de seu ideal do ego e, conseqentemente, se identificaram uns com os outros em seu ego. (FREUD, [1921], 1976, p. 147)

Colocar o objeto no lugar de seu ideal de ego pode ser entendido como a operao que constitui para o indivduo um modelo com o qual dever se identificar, uma vez que h uma indistino entre as duas categorias no sentido da dialtica ser/ter. Estaramos, portanto, em condies de, a partir de Freud, apresentar a torcida como um ideal coletivo do grupo, que apresenta, nada mais que a convergncia dos ideais de ego individuais. A fora catalisadora do horizonte pleno feliz e vitorioso, que sempre retorna nos sonhos, na hipnose e nas operaes mentais de um grupo, faz com que a funo de verificao da realidade das coisas caia para o segundo plano, e deixa prevalecer a fora dos impulsos plenos de desejo.

MEDIAO, Belo Horizonte, n 4, dezembro de 2004

97

MEDIAO, Belo Horizonte, n 4, dezembro de 2004

NOTAS
1 Vinheta da Rdio Itatiaia de Belo Horizonte apresentada a cada gol. 2 Ttulo do texto na Edio Standard Brasileira traduzida da edio inglesa que seria melhor 3 Freud chama aqui de primrios os grupos que tm um lder e no puderam adquirir as caractersticas de um indivduo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:
FREUD, Sigmund. Psicologia de grupo e anlise do ego. Rio de Janeiro: Imago, [1921]1976. (Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud, vol. XVIII). _______________ O mal-estar na civilizao. Rio de Janeiro: Imago, [1921]1976. (Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud, vol. XXI). LE BOM, Gustave. Psicologia das multides. Lisboa: Publicaes Europa-Amrica, [1855] s/d.

98

You might also like