You are on page 1of 49

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Aula O8 Ei, aluno(a)! Tudo joia?

Nesta aula, conforme previsto em nosso programa, estudaremos o seguinte assunto: Demonstrao do Resultado do Exerccio Parte I Contedo e Estrutura Antes de iniciarmos o estudo do contedo que ser trabalhado, vamos relembrar alguns tpicos que foram vistos no nosso ltimo encontro (aula 07).

Vamos l... Imobilizado: direitos que tenham por objeto bens corpreos destinados manuteno das atividades da companhia. Intangvel: bens incorpreos destinados manuteno da companhia ou exercidos com essa finalidade. Depreciao: perda do valor dos direitos que tm por objeto bens fsicos sujeitos a desgaste ou perda de utilidade por uso, ao da natureza ou obsolescncia; Amortizao: perda do valor do capital aplicado na aquisio de direitos da propriedade industrial ou comercial e quaisquer outros com existncia ou exerccio de durao limitada, ou cujo objeto sejam bens de utilizao por prazo legal ou contratualmente limitado; Exausto: perda do valor, decorrente da sua explorao, de direitos cujo objeto sejam recursos minerais ou florestais, ou bens aplicados nessa explorao.
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

Vida til estimada: perodo de tempo durante o qual a entidade espera utilizar o ativo, ou o nmero de unidades de produo que a entidade espera obter pela utilizao do ativo. Valor contbil: diferena entre o custo de aquisio do bem e a sua depreciao acumulada. Taxa de depreciao: Percentual mensal ou anual aplicado sobre o valor deprecivel do bem, que varia de acordo com a vida til estimada. No so depreciados: - terrenos; - bens que aumentam de valor com o tempo, como antiguidades e obras de arte; - bens para os quais sejam registradas quotas de amortizao ou exausto. Depreciao acelerada: 1 turno 1,0 2 turnos 1,5 3 turnos 2,0

Agora, vamos iniciar a aula de hoje... Demonstrao do Resultado do Exerccio (DRE) 1- INTRODUO

A DRE (Demonstrao do Resultado do Exerccio) a demonstrao financeira que evidencia o desempenho da empresa num determinado perodo, ou seja, destinada a demonstrar a composio do resultado (lucro ou prejuzo) auferido em determinado perodo de operaes da entidade.
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho De acordo com as normas contbeis, essa demonstrao compreender as receitas e os ganhos do perodo, independentemente de seu recebimento, e os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a esses ganhos e receitas. Desse modo, a DRE, observado o princpio da competncia, evidenciar a formao dos vrios nveis de resultados mediante confronto entre as receitas e os correspondentes custos e despesas. Conclui-se, portanto, que essa demonstrao contempla a dinmica patrimonial e possui um carter essencialmente evolutivo, podendo ser comparada a um filme da empresa, destinado a fornecer informaes acerca dos aspectos econmicos inerentes entidade, durante determinado perodo de apurao. Agora, vamos raciocinar um pouquinho... Voc deve estar se perguntando: por que devo elaborar uma demonstrao se, para apurar o resultado, basta que seja aberta a conta ARE? Realmente, para que o resultado seja APURADO, basta que sejam confrontadas todas as receitas com todas as despesas do perodo, no mesmo? No entanto, sabemos tambm que a conta ARE somente nos apresenta o somatrio das receitas e das despesas, para que sejam confrontadas e para que o resultado seja apurado, certo? Ou seja, a conta ARE no est preocupada em saber se aquela receita que foi creditada ali corresponde a uma receita de vendas, de dividendos, de juros ou de alugueis... Da mesma forma, essa conta no est preocupada em identificar se aquela despesa que foi ali debitada corresponde ao custo das mercadorias vendidas, ou a despesas com seguros, com combustvel ou juros, no mesmo? Pois , meu caro, agora sou eu que pergunto: Ser que o usurio da informao contbil (pense principalmente naquele acionista minoritrio) no teria o direito de saber quais as receitas e quais as despesas compuseram o resultado produzido pela empresa na qual ele investe?

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Ser que ele no teria o direito de saber o porqu do lucro ou do prejuzo alcanado pela empresa no perodo em tela? Pois ... a DRE que vai fazer isso! Alm de apurar o resultado (afinal de contas, todas as receitas e despesas dispostas na conta ARE so tambm integrantes da DRE), essa demonstrao vai tambm demonstrar como esse resultado (lucro ou prejuzo) foi obtido, por meio da segregao de receitas e despesas em funo de suas caractersticas. Dessa forma, ao fazermos uma analogia com o Balano Patrimonial, teremos o seguinte, de forma simplificada: Se preparar um Balano consiste em classificar cada conta patrimonial no seu devido lugar em funo de suas caractersticas, preparar uma DRE significa classificar cada conta de resultado no seu devido lugar em funo de suas caractersticas! Simples assim! Outra caracterstica da DRE a evidenciao da lucratividade absoluta. Ao final da demonstrao, onde evidenciado o lucro (ou prejuzo) lquido do exerccio, a empresa dever, segundo o disposto na Lei, dividir o resultado pela quantidade de aes de que composto o Capital Social da empresa em tela. Assim, a DRE evidencia o Lucro (ou Prejuzo) Lquido por Ao do Capital Social da seguinte maneira: Lucro Lquido do Exerccio (ou Prejuzo Lquido do Exerccio) Quantidade de Aes do Capital Social Vale aqui uma observao! Ningum obrigado a saber em quantas aes dividido o Capital Social das empresas, no mesmo? Ento, se voc se deparar com uma questo solicitando esse tipo de informao (Lucro ou Prejuzo por Ao), o examinador dever fornecer a quantidade de aes em que dividido o Capital Social da empresa em tela.

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Vamos ver, ento, como a Lei n 6.404/76 se reporta DRE. Em seguida, veremos sua estrutura bsica de apresentao e faremos comentrios acerca dos grupos e subgrupos de contas dessa demonstrao.

1.1

Aspectos Legais

O artigo 187 da Lei n 6.404/76 relaciona os grupos de contas de receitas, despesas e de participaes que devem constar na DRE elaborada pelas sociedades annimas, bem como a sua ordem de apresentao, conforme segue: Demonstrao do Resultado do Exerccio Art. 187. A demonstrao do resultado do exerccio discriminar: I - a receita bruta das vendas e servios, as dedues das vendas, os abatimentos e os impostos; II - a receita lquida das vendas e servios, o custo das mercadorias e servios vendidos e o lucro bruto; III - as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais; IV o lucro ou prejuzo operacional, as outras receitas e as outras despesas; (Redao dada pela Lei n 11.941, de 2009) V - o resultado do exerccio antes do Imposto sobre a Renda e a proviso para o imposto; VI as participaes de debntures, empregados, administradores e partes beneficirias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituies ou fundos de assistncia ou previdncia de empregados, que no se caracterizem como despesa; (Redao dada pela Lei n 11.941, de 2009) VII - o lucro ou prejuzo lquido do exerccio e o seu montante por ao do capital social. 1 Na determinao do resultado do exerccio sero computados: a) as receitas e os rendimentos ganhos no perodo, independentemente da sua realizao em moeda; e b) os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos.

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

1.2 Estrutura e Apresentao

De maneira geral, a DRE apresentada de forma dedutiva (vertical). Das receitas so deduzidas as despesas, apurando-se, no final, o lucro ou prejuzo lquido do exerccio, e o seu montante por ao do Capital Social medida que receitas e despesas so confrontadas, percebemos, ao longo da demonstrao, a apurao de resultados parciais, conforme segue: Ivana e Cia. Demonstrao do resultado dos exerccios findos em 31/12/X2 e 31/12/X1 31/12/x2 Receita Bruta de Vendas e Servios (-) Dedues de Vendas / Servios - Vendas Canceladas - Vendas Devolvidas - Descontos Incondicionais (comerciais) sobre Vendas ou Servios - Abatimentos sobre Vendas ou Servios - Impostos sobre Vendas ou Servios Receita Lquida de Vendas / Servios (-) Custo das Mercadorias (Produtos) Vendidas ou dos Servios Prestados Lucro (Prejuzo) Bruto (-/+) Despesas/Receitas Operacionais (-) Despesas Gerais e Administrativas (-) Despesas Comerciais ou com Vendas (-/+) Despesas/Receitas Financeiras (-/+) Outras Despesas Operacionais/ Outras Receitas Operacionais Lucro (Prejuzo) Operacional (-/+) Outras Despesas/Outras Receitas Lucro (Prejuzo) antes do Imposto de Renda, da CSLL e das Participaes (-) Imposto de Renda e CSLL Lucro (Prejuzo) antes das Participaes (-) Participaes Estatutrias Lucro (Prejuzo) Lquido do Exerccio 31/12/x1

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

1.3. Comentrios relativos composio dos principais grupos de contas da DRE Receita Bruta de Vendas e Servios: Tambm chamada de Receita Operacional Bruta, corresponde receita oriunda das atividades principais (cotidianas) da empresa (venda de mercadorias, de produtos ou de prestao de servios), ou seja, aquela advinda da realizao do seu objeto social. O valor informado bruto por incluir os tributos incidentes sobre as vendas, as devolues de vendas, os cancelamentos, os abatimentos e os descontos incondicionais concedidos. Corresponde s contrapartidas, ocorridas ao longo do perodo, dos ingressos (dbitos) na conta Caixa, se as vendas foram efetuadas vista, ou Clientes, se foram efetuadas a prazo. Dedues de Vendas e Servios: Correspondem aos tributos incidentes sobre as vendas, s devolues e cancelamentos de vendas, aos abatimentos e descontos incondicionais concedidos. Esses valores no entram no caixa da empresa (devolues de vendas, cancelamentos, abatimentos e descontos incondicionais concedidos) ou, depois de recebidos, so destinados ao governo (tributos incidentes sobre vendas e servios). Os principais tributos incidentes sobre vendas e servios so: ICMS, PIS, Cofins e ISS.

Resumindo... Dedues da Receita Bruta: - Vendas Canceladas - Vendas Devolvidas - Descontos Incondicionais (tambm chamados de descontos comerciais) sobre Vendas - Abatimentos sobre Vendas - Tributos sobre Vendas

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Voc deve estar se perguntando: qual a diferena entre o cancelamento e a devoluo? Bom, nesse caso, a diferena est, basicamente, no momento da ocorrncia! No cancelamento, a mercadoria vendida ainda no saiu da empresa vendedora; dessa forma, emitida uma Nota de Cancelamento. J, quando ocorre a devoluo, a mercadoria adquirida j havia chegado at seu destino; no entanto, o cliente optou por devolv-la. Nesse caso, emitida a Nota de Devoluo pela adquirente. Em regra, ocorre a devoluo de mercadorias quando apresentam problemas ou defeitos (avariadas) ou esto em desacordo com o pedido do cliente. Agora, mais um comentrio... Qual a diferena entre o desconto incondicional e o abatimento? O desconto incondicional, como o prprio nome diz, no est condicionado ao implemento de nenhum fato posterior, ou seja, concedido no ato da venda e evidenciado na nota fiscal. Um exemplo tpico de desconto incondicional aquele concedido em liquidaes. Tambm chamado de desconto comercial! Nota: No confunda o desconto incondicional (ou comercial) com o desconto condicional (ou financeiro). O desconto condicional aquele concedido quando o cliente antecipa a quitao de um ttulo, por exemplo. classificado como despesa operacional (financeira) e ser comentado adiante.

J o abatimento uma liberalidade da empresa. Normalmente, concedido aps a sada da mercadoria (depois de emitida a nota fiscal). Assim, o abatimento no consta na nota e, portanto, no pode ser deduzido da base de clculo dos tributos incidentes sobre vendas. Na maioria dos casos, concede-se o abatimento para se evitar a devoluo de mercadorias avariadas ou emitidas em desacordo com o pedido do cliente. Quanto aos tributos classificados como dedues da receita bruta, vale dizer que so aqueles incidentes sobre vendas! Dessa forma, o IPTU da loja ou o IPVA do veculo de uso da empresa , por exemplo, no estaro a! So classificados em outro lugar na DRE! Veremos adiante...
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

Receita Lquida de Vendas e Servios: tambm chamada de Receita Operacional Lquida, corresponde Receita Bruta de Vendas e Servios subtrada das Dedues de vendas e servios. Custo das Mercadorias Vendidas (CMV): Corresponde aos valores das compras lquidas das mercadorias adquiridas para revenda, baixadas do estoque quando de sua venda.

Observao: Conforme comentamos anteriormente (na aula de escriturao contbil Parte 2), em qualquer operao de venda, devemos dar, no mnimo, DOIS PASSOS: 1- O reconhecimento da venda; e 2- o reconhecimento do custo. Quando falamos que so, no mnimo, dois passos, porque normalmente temos mais de dois passos envolvidos nas transaes de vendas, como estamos percebendo agora... Dessa forma, nas operaes de vendas, em geral, so registrados: - O reconhecimento da venda; - o reconhecimento do custo; - o reconhecimento dos impostos incidentes sobre vendas; e - o reconhecimento de devolues, abatimentos, descontos e cancelamentos, se houver. O reconhecimento da venda corresponde ao valor de entrada, ou seja, o preo pelo qual a mercadoria foi vendida. J o reconhecimento do custo corresponde ao valor de sada, isto , ao custo da mercadoria que foi baixada do estoque da empresa.

IMPORTANTE: o CMV nasce da baixa do estoque!

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Agora, para que possamos entender os exerccios que sero resolvidos nesta aula, vamos falar um pouquinho desse estoque, do qual baixada a mercadoria que foi vendida. No nosso ltimo encontro (aula 10), estudaremos as operaes com mercadorias (movimentaes no estoque, entradas e sadas, tributos, controles, avaliao, etc.) com um nvel maior de detalhamento. Mas, por enquanto, faz-se necessria uma breve explicao acerca do controle de estoques, para que possamos resolver alguns exerccios. Vamos l... Quando falamos sobre operaes com mercadorias, estamos nos referindo, basicamente, s operaes de compras e vendas de mercadorias... Quando uma empresa compra mercadorias, essas mercadorias vo parar no estoque, certo? E, quando a empresa vende, essas mesmas mercadorias saem do estoque, no mesmo? Assim, meu caro, voc h de convir que esse estoque precisa ser CONTROLADO, seno vira baguna! Dessa forma, vamos ver que existem, basicamente, duas formas de se controlar esse estoque: Controle PERMANENTE e Controle PERIDICO. O controle permanente aquele que j imaginamos que ocorre mesmo, ou seja, o estoque est sempre atualizado. Nesse tipo de controle, todas as vezes que a empresa compra mercadorias, a entrada no estoque j registrada. Quando ocorrem as vendas, tambm. Assim, a ficha de controle de estoque , em regra, reflete adequadamente as movimentaes e o saldo, fsico e financeiro, das mercadorias disponveis para venda. J no controle peridico (tambm chamado de inventrio peridico), o negcio diferente... O inventrio peridico adotado, normalmente, por empresas de porte menor e que possuem poucos itens em estoque. Nas empresas que adotam este sistema, a contabilidade no atualiza a conta Estoque a cada compra, ou a cada venda de mercadorias.
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

10

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

No sistema de inventrio peridico, as compras de mercadorias so registradas em uma conta transitria denominada Compras. Assim, a apurao do estoque final e do custo da mercadoria vendida (CMV) somente realizada ao final de um perodo. Ao longo do perodo, a conta Estoque permanecer com o saldo inicial (estoque inicial), sendo atualizada apenas ao final do perodo. Para a apurao do estoque final, dever ocorrer inventrio fsico (contagem fsica) dos itens em estoque e a utilizao da seguinte frmula:

CMV = EI + CP EF Em que: CMV = Custo da Mercadoria Vendida EI = Estoque Inicial CP = Compras EF = Estoque Final

Custo dos Produtos Vendidos (CPV): Corresponde aos valores dos produtos transformados pelas indstrias, baixados do estoque quando de sua venda. Os valores dos produtos incluem todos os gastos incorridos no sistema produtivo: matria-prima, insumos, depreciao das mquinas, mo-de-obra (salrios e encargos sociais dos empregados envolvidos na produo); contas de gua, energia eltrica e IPTU da fbrica; seguro da fbrica; etc. Esse assunto abordado pela Contabilidade de Custos, ramo da Contabilidade que estuda a composio do custo do produto fabricado e vendido. Custo do Servio Prestado (CSP): Corresponde aos gastos incorridos pela empresa que se relacionam com a prestao dos servios, tais como gastos com salrios e encargos sociais dos empregados envolvidos na prestao dos servios.

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

11

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Resultado (lucro ou prejuzo) Bruto: tambm chamado de Lucro Operacional Bruto, corresponde Receita Lquida de Vendas e Servios deduzida do CMV/CPV/CSP. Pode ser denominado Resultado com Mercadorias (RCM), no caso de empresas do ramo comercial. Despesas e Receitas Operacionais: So gastos e recebimentos rotineiros, necessrios operacionalizao dos negcios da empresa. So, basicamente, de 4 categorias: gerais e administrativas, comerciais, financeiras e outras. Agora, vamos falar um pouquinho sobre cada uma dessas categorias. Despesas Gerais e Administrativas: Correspondem aos gastos incorridos nas atividades de direo ou gesto da empresa, tais como: salrios e encargos sociais dos setores de recursos humanos, contabilidade, jurdico, tesouraria; IPTU e seguro da sede; contas de gua e energia eltrica da sede; etc. Despesas de vendas (ou comerciais): Correspondem aos gastos incorridos nas atividades de promoo, venda e entrega de mercadorias. So os gastos incorridos nos esforos de venda das mercadorias, tais como: salrios, comisses e encargos sociais dos vendedores; despesa de manuteno e de depreciao dos veculos da empresa utilizados pelos vendedores; gastos com marketing, publicidade e propaganda; despesa com perdas estimadas em crditos de liquidao duvidosa; etc. Despesas/ receitas financeiro da empresa. financeiras: Correspondem ao resultado

Despesas financeiras: juros de emprstimos e financiamentos bancrios; variao cambial e monetria passivas; descontos condicionais concedidos; juros de mora pagos; juros passivos; despesas e taxas bancrias; etc. Receitas financeiras: juros de mora recebidos; rendimento de aplicao financeira; variao cambial e monetria ativas; descontos obtidos; juros ativos; etc. Outras despesas operacionais e Outras receitas operacionais: correspondem, basicamente, ao resultado decorrente de operaes rotineiras e continuadas, relacionadas a ativos no circulantes, classificados nos subgrupos investimento, imobilizado e intangvel.

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

12

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Outras despesas operacionais: despesas com depreciao, amortizao e exausto, perdas no MEP (Mtodo de Equivalncia Patrimonial), etc. Outras receitas operacionais: receitas de dividendos, ganhos com Equivalncia Patrimonial (MEP), receitas de alugueis, etc. Resultado (lucro ou prejuzo) Operacional: tambm chamado de Lucro Operacional Lquido, corresponde ao Lucro Operacional Bruto subtrado (ou acrescido) das despesas e receitas operacionais. Outras despesas e Outras receitas: tambm chamadas de outros resultados, correspondem, principalmente, s despesas e s receitas advindas da alienao (venda) ou da baixa dos ativos no circulantes investimento, imobilizado e intangvel. Antes da Lei n 11.638/07, essas receitas e despesas eram denominadas no operacionais. Correspondem, pois, ao resultado de operaes descontinuadas, relacionadas ativos no circulantes, classificados nos subgrupos investimento, imobilizado e intangvel. o resultado decorrente de operaes no rotineiras, ou seja, que representam exceo, e no regra! Por exemplo: a empresa vendeu um veculo de uso. Agora, eu pergunto: esse veculo foi adquirido para vender ou para usar? Resposta: para usar! Ento, medida que esse veculo for utilizado pela empresa, ele vai perdendo seu valor, certo? E essa perda de valor contabilizada, conforme j estudamos, por meio do procedimento de depreciao, certo? Pergunto, novamente: por que o veculo est sendo depreciado? Resposta: porque ele est sendo utilizado pela empresa, nas suas atividades! Logo, a despesa com depreciao uma despesa normal, rotineira, operacional! www.pontodosconcursos.com.br 13

Professora Ivana Agostinho

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Agora, vou perguntar, novamente: esse veculo foi adquirido para vender ou para usar? Resposta: para usar! Tudo bem, mas, e se eu quiser vender? Posso? Sim! E, se esse veculo for vendido, a venda ir produzir um resultado, certo? Pergunto de novo: esse resultado oriundo de um procedimento rotineiro, normal? Resposta: no, pois esse veculo foi adquirido para uso, e no para venda! Logo, o resultado com a venda desse imobilizado representa uma exceo! Classificado, portanto, como outros resultados.

Observao: Conforme vimos na aula anterior (aula 07), o resultado na venda de imobilizado (e de intangvel ou de investimentos) apurado da seguinte maneira: Preo de Venda do Imobilizado _________________________ (-) Valor Contbil do Imobilizado ________________________ (-) Outras Despesas Incidentes sobre a Venda______________ (=) Resultado na Venda de Imobilizado ___________________

Resultado (lucro ou prejuzo) Antes do Imposto de Renda e da Contribuio Social sobre o Lucro: corresponde ao Lucro Operacional Lquido subtrado (ou acrescido) dos outros resultados. Imposto de renda e Contribuio social sobre o lucro lquido: Despesas e, em casos especiais, receitas, oriundas do clculo desses tributos que incidem sobre o lucro das empresas. Iremos detalhar o clculo do Imposto de Renda (e tambm da CSLL) na prxima aula. 14 Professora Ivana Agostinho www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

Resultado (lucro ou prejuzo) antes das Participaes (L.A.P): tambm chamado de resultado aps o Imposto de Renda (e Contribuio Social sobre o Lucro), corresponde ao Lucro antes do IR e CSLL subtrado da proviso para Imposto de Renda e CSLL. Participaes no Lucro: tambm chamadas de Participaes Estatutrias, correspondem a gastos incorridos com a remunerao de terceiros, no vinculadas ao investimento dos scios e calculadas com base no lucro auferido pela empresa. Os participantes no resultado so: debenturistas, empregados, administradores, partes beneficirias e as contribuies para instituies ou fundos de assistncia ou previdncia de empregados. Detalharemos o clculo das Participaes Estatutrias na prxima aula. Resultado (lucro ou prejuzo) Lquido do Exerccio: o resultado que remanescer aps as dedues das participaes estatutrias. Segundo o disposto no inciso VII do art. 187 da Lei n 6.404/76, a DRE dever indicar o lucro (ou prejuzo) lquido do exerccio e o seu montante por ao do capital social, ou seja, a empresa dever, ento, dividir o lucro ou prejuzo lquido do exerccio pela quantidade de aes de que composto seu Capital Social. Mas vale a regra, viu? Conforme vimos anteriormente, ningum obrigado a saber em quantas aes dividido o Capital Social de empresa nenhuma! Dessa forma, se a questo solicitar esse tipo de informao, dever fornecer esse dado!

Agora, vamos ver como esse contedo pode ser cobrado em concursos...

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

15

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

(ESAF/APO-SP/2009) A empresa Soledade S/A, de Guara, no Estado do Tocantins, tem um capital social de R$ 240.000,00, formado por 30.000 aes ordinrias, que do a seus donos direitos iguais. No exerccio de 2008, a empresa finalizou, corretamente, a sua demonstrao de resultado do exerccio com os seguintes valores: Lucro lquido antes do Imposto de Renda 186.000,00 Proviso para Imposto de Renda e Contribuio Social sobre o Lucro Lquido 31.500,00 Participaes Estatutrias sobre o Lucro 10.500,00 Como se sabe, a ltima linha dessa demonstrao de lucros dever indicar o montante do lucro por ao do capital social que, neste caso, ser no valor de a) R$ 6,20. b) R$ 5,15. c) R$ 4,80. d) R$ 1,67. e) R$ 8,00. Comentrio: Estamos diante de uma questo que requer o clculo da lucratividade absoluta, ou seja, o montante, em reais ou frao, do lucro por ao do Capital Social. Dessa forma, devemos apurar o lucro lquido do exerccio e, em seguida, dividir esse valor pela quantidade de aes de que composto o Capital Social da empresa em tela. Vamos l... Os dados fornecidos pela questo nos induzem a partir do Lucro antes do Imposto de Renda, certo? Assim, teremos a seguinte estrutura a ser observada:

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

16

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

Lucro (Prejuzo) antes do Imposto de Renda, da CSLL e das Participaes (-) Imposto de Renda e CSLL Lucro (Prejuzo) antes das Participaes (-) Participaes Estatutrias Lucro (Prejuzo) Lquido do Exerccio Preenchendo corretamente a nossa demonstrao parcial com os valores fornecidos, vamos ver o seguinte: Lucro antes do Imposto de Renda, da CSLL e das Participaes (-) Imposto de Renda e CSLL Lucro antes das Participaes (-) Participaes Estatutrias Lucro Lquido do Exerccio 186.000,00 (31.500,00) (10.500,00)

Agora, fazendo os clculos necessrios, chegamos ao lucro lquido do exerccio: Lucro antes do Imposto de Renda, da CSLL e das Participaes (-) Imposto de Renda e CSLL Lucro antes das Participaes (-) Participaes Estatutrias Lucro Lquido do Exerccio 186.000,00 (31.500,00) 154.500,00 (10.500,00) 144.000,00

Para finalizar, s dividir o Lucro Lquido do Exerccio (R$144.000,00) pela quantidade de aes de que composto o Capital Social da empresa em tela (30.000 aes ordinrias). Assim, R$144.000,00 / 30.000 = R$4,80 por ao. Gabarito: C

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

17

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho (ESAF/APO-SP/2009) Assinale abaixo a opo que contm uma afirmativa verdadeira. a) Aps apurado o resultado do exerccio e calculadas as provises para contribuio social e para pagamento do imposto de renda, devero ser calculadas e contabilizadas as participaes contratuais e estatutrias nos lucros e as contribuies para instituies ou fundos de assistncia ou previdncia de empregados. b) As despesas do ms, que foram pagas antecipadamente, esto registradas em contas do ativo circulante. A apropriao no ltimo dia do ms feita debitando-se a conta que representa a referida despesa e creditando-se a conta do passivo circulante que registrou a despesa paga antecipadamente. c) Despesas no-operacionais so aquelas decorrentes de transaes no includas nas atividades principais ou acessrias da empresa, como, por exemplo, o montante obtido na alienao de bens ou direitos integrantes do ativo permanente. d) Os prejuzos acumulados correspondem a prejuzos apurados pela Contabilidade em exerccios anteriores, que estejam devidamente contabilizados e que no podem ser compensados pelo lucro apurado no exerccio atual. e) Lucro Bruto a diferena entre a receita lquida de vendas de bens ou servios e o custo das mercadorias vendidas ou dos servios prestados por terceiros.

Comentrio: Vamos analisar caso a caso, a fim de descobrir a assertiva verdadeira... a) Aps apurado o resultado do exerccio e calculadas as provises para contribuio social e para pagamento do imposto de renda, devero ser calculadas e contabilizadas as participaes contratuais e estatutrias nos lucros e as contribuies para instituies ou fundos de assistncia ou previdncia de empregados. Sabemos que a estrutura da DRE, conforme preceitua a Lei, a seguinte:

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

18

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Receita Bruta de Vendas e Servios (-) Dedues de Vendas / Servios - Vendas Canceladas - Vendas Devolvidas - Descontos Incondicionais (comerciais) sobre Vendas ou Servios - Abatimentos sobre Vendas ou Servios - Impostos sobre Vendas ou Servios Receita Lquida de Vendas / Servios (-) Custo das Mercadorias (Produtos) Vendidas ou dos Servios Prestados Lucro (Prejuzo) Bruto (-/+) Despesas/Receitas Operacionais (-) Despesas Gerais e Administrativas (-) Despesas Comerciais ou com Vendas (-/+) Despesas/Receitas Financeiras (-/+) Outras Despesas Operacionais/ Outras Receitas Operacionais Lucro (Prejuzo) Operacional (-/+) Outras Despesas/Outras Receitas Lucro (Prejuzo) antes do Imposto de Renda, da CSLL e das Participaes (-) Imposto de Renda e CSLL Lucro (Prejuzo) antes das Participaes (-) Participaes Estatutrias Lucro (Prejuzo) Lquido do Exerccio Se observarmos o texto do art. 187, veremos que: Art. 187. A demonstrao do resultado do exerccio discriminar: I - a receita bruta das vendas e servios, as dedues das vendas, os abatimentos e os impostos; II - a receita lquida das vendas e servios, o custo das mercadorias e servios vendidos e o lucro bruto; III - as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais; IV o lucro ou prejuzo operacional, as outras receitas e as outras despesas; (Redao dada pela Lei n 11.941, de 2009) V - o resultado do exerccio antes do Imposto sobre a Renda e a proviso para o imposto; VI as participaes de debntures, empregados, administradores e partes beneficirias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituies ou fundos de assistncia ou previdncia de empregados, que no se caracterizem como despesa; (Redao dada pela Lei n 11.941, de 2009) 19 Professora Ivana Agostinho www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho VII - o lucro ou prejuzo lquido do exerccio e o seu montante por ao do capital social. Dessa forma, chegamos concluso de que, aps apurado o resultado do exerccio e calculadas as provises para contribuio social e para pagamento do imposto de renda, devero ser calculadas e contabilizadas as participaes contratuais e estatutrias nos lucros e as contribuies para instituies ou fundos de assistncia ou previdncia de empregados. Alternativa CORRETA. b) As despesas do ms, que foram pagas antecipadamente, esto registradas em contas do ativo circulante. A apropriao no ltimo dia do ms feita debitando-se a conta que representa a referida despesa e creditando-se a conta do passivo circulante que registrou a despesa paga antecipadamente. A apropriao no ltimo dia do ms feita debitando-se a conta que representa a referida despesa e creditando-se a conta do ativo circulante que registrou a despesa paga antecipadamente. Alternativa INCORRETA. c) Despesas no-operacionais so aquelas decorrentes de transaes no includas nas atividades principais ou acessrias da empresa, como, por exemplo, o montante obtido na alienao de bens ou direitos integrantes do ativo permanente. O primeiro ponto a ser levantado o que diz respeito nomenclatura. Despesas no operacionais so chamadas, aps a edio da Lei n 11.638/07, de outras despesas. Outra observao diz respeito ao montante obtido na alienao de bens ou direitos integrantes do ativo permanente. Sabemos que no h que se falar mais em ativo permanente e, sim, em ativo no circulante! E o montante OBTIDO nessas alienaes classificado como outras RECEITAS, e no outras despesas. Alternativa INCORRETA.
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

20

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho d) Os prejuzos acumulados correspondem a prejuzos apurados pela Contabilidade em exerccios anteriores, que estejam devidamente contabilizados e que no podem ser compensados pelo lucro apurado no exerccio atual. Os prejuzos acumulados, no s podem, como DEVEM, ser compensados pelo lucro apurado no exerccio atual. Alternativa INCORRETA. e) Lucro Bruto a diferena entre a receita lquida de vendas de bens ou servios e o custo das mercadorias vendidas ou dos servios prestados por terceiros. Lucro Bruto a diferena entre a receita lquida de vendas de bens ou servios e o custo das mercadorias vendidas ou dos servios prestados pela prpria empresa. Alternativa INCORRETA. Gabarito: A

(Cesgranrio/Tc. Cont. Jr. - Petrobras/2008) O Resultado mercadorias, quando positivo, pode ser tambm denominado a) Lucro bruto. b) Lucro no operacional. c) Resultado operacional. d) Compras brutas. e) Custo das mercadorias vendidas. Comentrio:

com

Sabemos que o Lucro Bruto, tambm chamado de Lucro Operacional Bruto, corresponde Receita Lquida de Vendas e Servios deduzida do CMV/CPV/CSP. Pode ser denominado Resultado com Mercadorias (RCM), no caso de empresas do ramo comercial. Gabarito: A

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

21

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho (ESAF/Analista Contbil-Financeiro-CE/07) A empresa Norte Sul Comercial S/A, para encerrar o exerccio de 2006, mandou listar a seguinte relao de contas: Contas Bancos conta Movimento Fornecedores Custo das Mercadorias Vendidas Ttulos a Pagar Receita Bruta de Vendas Mercadorias Salrios e Ordenados Aluguis Ativos Duplicatas a Receber Juros a Receber Encargos de Depreciao Capital a Realizar Juros Ativos Proviso p/Imposto de Renda Depreciao Acumulada Impostos e Taxas Reservas de Lucros Salrios a Pagar Receitas Antecipadas Mveis e Utenslios Capital Social Abatimento s/Vendas Terrenos Veculos Duplicatas Descontadas Prmios de Seguros Prejuzos Acumulados Proviso p/Perdas em Investimentos Amortizao Acumulada Outras Despesas Saldos R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ 2.100,00 3.900,00 1.600,00 4.100,00 3.240,00 2.600,00 560,00 240,00 5.000,00 700,00 80,00 600,00 220,00 400,00 360,00 140,00 1.200,00 360,00 540,00 5.200,00 2.600,00 300,00 890,00 1.960,00 800,00 420,00 120,00 500,00 120,00 540,00

Ao contabilizar o encerramento das contas de resultado, a empresa vai apurar um lucro operacional bruto da ordem de a) R$ 3.240,00. b) R$ 2.940,00. c) R$ 1.340,00. d) R$ 600,00. e) R$ 60,00.
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

22

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Comentrio: Para que possamos apurar o lucro operacional bruto (ou lucro bruto), basta que preparemos a estrutura parcial da DRE, de modo que estejam dispostas todas as receitas e despesas que afetam esse resultado. Dessa forma, deveremos observar a seguinte estrutura: Receita Bruta de Vendas e Servios (-) Dedues de Vendas / Servios - Vendas Canceladas - Vendas Devolvidas - Descontos Incondicionais (comerciais) sobre Vendas ou Servios - Abatimentos sobre Vendas ou Servios - Impostos sobre Vendas ou Servios Receita Lquida de Vendas / Servios (-) Custo das Mercadorias (Produtos) Vendidas ou dos Servios Prestados Lucro (Prejuzo) Bruto

Agora, antes de preencher nosso quadro com os valores pertinentes, vamos, para fins didticos, classificar cada conta fornecida pela questo: Contas Bancos conta Movimento (ativo circulante) Fornecedores (passivo circulante) Custo das Mercadorias Vendidas (CMV Despesa) Ttulos a Pagar (passivo circulante) Receita Bruta de Vendas (RBV Receita) Mercadorias (ativo circulante) Salrios e Ordenados (Despesa operacional) Aluguis Ativos (Receita Operacional) Duplicatas a Receber (ativo circulante) Juros a Receber (ativo circulante) Encargos de Depreciao (Despesa operacional) Capital a Realizar (PL retificadora) Juros Ativos (Receita Operacional) Proviso p/Imposto de Renda
Professora Ivana Agostinho

Saldos R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ 2.100,00 3.900,00 1.600,00 4.100,00 3.240,00 2.600,00 560,00 240,00 5.000,00 700,00 80,00 600,00 220,00 23

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho (despesa com IR) Depreciao Acumulada (ativo no circulante retificadora) Impostos e Taxas (Despesa operacional) Reservas de Lucros (PL) Salrios a Pagar (passivo circulante) Receitas Antecipadas (passivo no circulante) Mveis e Utenslios (ativo no circulante) Capital Social (PL) Abatimento s/Vendas (Deduo da Receita Bruta Despesa) Terrenos (ativo no circulante) Veculos (ativo no circulante) Duplicatas Descontadas (passivo circulante) Prmios de Seguros (Despesa operacional) Prejuzos Acumulados (PL retificadora) Proviso p/Perdas em Investimentos (ativo no circulante retificadora) Amortizao Acumulada (ativo no circulante retificadora) Outras Despesas (Outras Despesas) R$ 400,00 R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ 360,00 140,00 1.200,00 360,00 540,00 5.200,00 2.600,00 300,00 890,00 1.960,00 800,00 420,00 120,00

R$ 500,00 R$ 120,00 R$ 540,00

Para finalizar, vamos preencher a estrutura parcial da DRE com os valores pertinentes:

Receita Bruta de Vendas e Servios (-) Dedues de Vendas / Servios - Abatimentos sobre Vendas ou Servios Receita Lquida de Vendas / Servios (-) Custo das Mercadorias (Produtos) Vendidas ou dos Servios Prestados Lucro Bruto

R$ 3.240,00 (R$ 300,00) R$ 2.940,00 (R$ 1.600,00) R$ 1.340,00

Gabarito: C

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

24

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho (FGV/Assistente - P.M.Guarulhos/2002) apresenta as seguintes contas de resultado: Custo da Mercadoria Vendida Despesas Administrativas ICMS sobre Vendas PIS sobre Faturamento Cofins Venda de Mercadorias R$ R$ R$ R$ R$ R$ Uma empresa comercial

1.000,00 571,00 540,00 19,00 60,00 3.050,00

Com base nesses dados, classifique e marque a resposta que informa os saldos de alguns itens da Demonstrao do Resultado do Exerccio, a saber: Receita Operacional Bruta; Dedues; Receita Operacional Lquida; Lucro Operacional Bruto; Lucro Operacional: a) R$ 3.050; R$ 619; R$ 2.431; R$ 1.431; R$ 860. b) R$ 4.050; R$ 619; R$ 3.431; R$ 2.812; R$ 860. c) R$ 3.669; R$ 619; R$ 3.050; R$ 2.190; R$ 860. d) R$ 3.050; R$ 1.000; R$ 2.050; R$ 1.190; R$ 860.

Comentrio: Esse um tpico exerccio relativo estrutura da DRE. Para resolv-lo, basta que tenhamos segurana ao trabalhar com sua estrutura. Novamente, no h necessidade de elaborarmos a demonstrao por completo. Basta que saibamos classificar adequadamente as receitas e as despesas que afetam os resultados parciais solicitados pela questo. Vamos l, preenchendo o quadro novamente... Receita Bruta de Vendas e Servios (-) Dedues de Vendas / Servios Impostos sobre Vendas ou Servios (R$ 540,00) (R$ 19,00) (R$ 60,00) 25 R$ 3.050,00

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

Receita Lquida de Vendas / Servios (-) Custo das Mercadorias (Produtos) Vendidas ou dos Servios Prestados Lucro (Prejuzo) Bruto (-/+) Despesas/Receitas Operacionais (-) Despesas Gerais e Administrativas Lucro (Prejuzo) Operacional

(R$ 1.000,00)

(R$ 571,00)

Agora, s apurar os valores envolvidos, quais sejam: Receita Operacional Bruta; Dedues; Receita Operacional Lquida; Lucro Operacional Bruto; Lucro Operacional...

Receita Bruta de Vendas e Servios (ou receita Operacional Bruta) (-) Dedues de Vendas / Servios Impostos sobre Vendas ou Servios

R$ 3.050,00 (R$619,00) (R$ 540,00) (R$ 19,00) (R$ 60,00) R$ 2.431,00 (R$ 1.000,00) R$1.431,00

Receita Lquida de Vendas / Servios (ou Receita Operacional Lquida) (-) Custo das Mercadorias (Produtos) Vendidas ou dos Servios Prestados Lucro Bruto (ou Lucro Operacional Bruto) (-/+) Despesas/Receitas Operacionais (-) Despesas Gerais e Administrativas Lucro Operacional Gabarito: A

(R$ 571,00) R$860,00

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

26

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho (ESAF/AFRF/2001) Os dados abaixo foram extrados de um balancete: Compras Custo de bens do ativo imobilizado vendidos Despesas Comerciais Despesas Gerais ICMS sobre Vendas Mercadorias Receita de Venda de Bens do Ativo Imobilizado Vendas - o estoque final de Mercadorias de 50; - desconsidere impostos sobre compra. O lucro operacional de: a) 10. b) 90. c) (40). d) 100. e) 170. Comentrio: Trata-se, mais uma vez, de uma questo relativa estrutura da DRE. No entanto, nesse caso, necessria a apurao do CMV, pois, conforme j indica o saldo na conta compras, a empresa em tela adota o inventrio peridico. E bem sabemos que, quando determinada empresa adota o controle peridico de seus estoques, o CMV apurado ao final do perodo (em regra, mensalmente), da seguinte maneira: CMV = EI + CP EF Assim, teremos os seguintes dados para a apurao do custo das mercadorias vendidas: Estoque inicial (saldo inicial da conta mercadorias) = R$100,00 Compras = R$100,00 Estoque final = R$50,00 Assim...
Professora Ivana Agostinho

100 10 50 110 80 100 20 400

www.pontodosconcursos.com.br

27

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

CMV = R$100,00 + R$100,00 R$50,00 CMV = R$150,00 Agora, s preencher a estrutura parcial da DRE com os dados restantes, se pertinentes para a resoluo da questo. A questo em tela solicita o valor do lucro operacional; entretanto, fornece valores relativos venda de itens do ativo imobilizado, que, no caso, no afetam esse resultado, por tratarem-se de outros resultados, no mesmo? Dessa forma, elaborando-se parcialmente a DRE, teremos a seguinte situao:

Receita Bruta de Vendas e Servios (Vendas) (-) Dedues de Vendas / Servios Impostos sobre Vendas ou Servios (ICMS sobre vendas)

R$400,00

(R$80,00) R$320,00 (R$150,00) R$170,00 (R$160,00) (R$110,00) (R$50,00) R$10,00

Receita Lquida de Vendas / Servios (-) Custo das Mercadorias (Produtos) Vendidas ou dos Servios Prestados Lucro Bruto (-/+) Despesas/Receitas Operacionais (-) Despesas Gerais e Administrativas (-) Despesas Comerciais ou com Vendas Lucro Operacional

Gabarito: A

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

28

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

(ESAF/AUDITOR FORTALEZA/98) Dados extrados da Demonstrao de Resultado do Exerccio e de registros auxiliares de contabilidade de uma sociedade annima que se dedica s atividades de revenda de mercadorias e de prestao de servios a terceiros: Receita de revenda de mercadorias Receita de servios Receita decorrente de aplicaes no mercado financeiro Receita de aluguel de imveis de uso da companhia (durante o perodo de frias) Produto da venda de um veculo de uso, cujo valor contbil era de 5 ICMS incidente sobre vendas ISS incidente sobre os servios prestados Desconto a clientes, por antecipao de pagamento Custo das mercadorias vendidas O lucro bruto do exerccio foi, portanto, de: a) 30. b) 35. c) 39. d) 55. e) 68. Comentrio: Estamos diante de duas questes que requerem os mesmos dados e informaes para que sejam resolvidas. Vamos, dessa forma, resolv-las concomitantemente. Nesse item, teremos de apurar o lucro bruto e, na questo seguinte, os outros resultados produzidos pela empresa. Assim, basta que estruturemos novamente a demonstrao do resultado do exerccio, certo? 60 40 20 5 8 10 1 40 50

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

29

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Receita Bruta de Vendas e Servios (-) Dedues de Vendas / Servios - Vendas Canceladas - Vendas Devolvidas - Descontos Incondicionais (comerciais) sobre Vendas ou Servios - Abatimentos sobre Vendas ou Servios - Impostos sobre Vendas ou Servios Receita Lquida de Vendas / Servios (-) Custo das Mercadorias (Produtos) Vendidas ou dos Servios Prestados Lucro (Prejuzo) Bruto (-/+) Despesas/Receitas Operacionais (-) Despesas Gerais e Administrativas (-) Despesas Comerciais ou com Vendas (-/+) Despesas/Receitas Financeiras (-/+) Outras Despesas Operacionais/ Outras Receitas Operacionais Lucro (Prejuzo) Operacional (-/+) Outras Despesas/Outras Receitas Lucro (Prejuzo) antes do Imposto de Renda, da CSLL e das Participaes (-) Imposto de Renda e CSLL Lucro (Prejuzo) antes das Participaes (-) Participaes Estatutrias Lucro (Prejuzo) Lquido do Exerccio Agora, vamos classificar as contas envolvidas, para, em seguida, preencher nosso quadro. Receita de revenda de mercadorias (Receita Bruta) Receita de servios (Receita Bruta) Receita decorrente de aplicaes no mercado financeiro (Receita Operacional - financeira) Receita de aluguel de imveis de uso da companhia (durante o perodo de frias) (Receita Operacional outras receitas operacionais) Produto da venda de um veculo de uso, cujo valor contbil era de 5 (Outras Receitas / Outras Despesas) ICMS incidente sobre vendas (Deduo da Receita Bruta) Professora Ivana Agostinho www.pontodosconcursos.com.br

60 40 20 5 8 10 30

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho ISS incidente sobre os servios prestados (Deduo da Receita Bruta) 1 Desconto a clientes, por antecipao de pagamento (Desconto Condicional despesa operacional financeira) 40 Custo das mercadorias vendidas (CMV) 50 Vamos, ento, preencher nossa demonstrao com os valores j classificados. Receita Bruta de Vendas e Servios Receita de revenda de mercadorias Receita de servios (-) Dedues de Vendas / Servios Impostos sobre Vendas ou Servios ICMS incidente sobre vendas ISS incidente sobre os servios prestados (10) (1) 60 40

Receita Lquida de Vendas / Servios (-) Custo das Mercadorias (Produtos) Vendidas ou dos Servios Prestados Lucro Bruto (-/+) Despesas/Receitas Operacionais (-/+) Despesas/Receitas Financeiras Receita decorrente de aplicaes no mercado financeiro Desconto a clientes, por antecipao de pagamento (-/+) Outras Despesas Operacionais/ Outras Operacionais Receita de aluguel de imveis de uso da companhia Lucro Operacional (-/+) Outras Despesas/Outras Receitas Produto da venda de um veculo de uso, cujo valor contbil era de 5 Lucro antes do Imposto de Renda, da CSLL e das Participaes (-) Imposto de Renda e CSLL
Professora Ivana Agostinho

(50)

20 (40) Receitas 5

8 (5)

www.pontodosconcursos.com.br

31

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Lucro antes das Participaes (-) Participaes Estatutrias Lucro Lquido do Exerccio Agora, vamos apurar os valores para resolver as questes... Receita Bruta de Vendas e Servios Receita de revenda de mercadorias Receita de servios (-) Dedues de Vendas / Servios Impostos sobre Vendas ou Servios ICMS incidente sobre vendas ISS incidente sobre os servios prestados 100 60 40 (11) (10) (1) 89 (50) 39 (15) 20 (40) Receitas 5 24 3 8 (5) 27 27 27 32

Receita Lquida de Vendas / Servios (-) Custo das Mercadorias (Produtos) Vendidas ou dos Servios Prestados Lucro Bruto (-/+) Despesas/Receitas Operacionais (-/+) Despesas/Receitas Financeiras Receita decorrente de aplicaes no mercado financeiro Desconto a clientes, por antecipao de pagamento (-/+) Outras Despesas Operacionais/ Outras Operacionais Receita de aluguel de imveis de uso da companhia Lucro Operacional (-/+) Outras Despesas/Outras Receitas Produto da venda de um veculo de uso, cujo valor contbil era de 5 Lucro antes do Imposto de Renda, da CSLL e das Participaes (-) Imposto de Renda e CSLL Lucro antes das Participaes (-) Participaes Estatutrias Lucro Lquido do Exerccio Professora Ivana Agostinho www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

Chegamos ao lucro bruto no valor de R$39,00. Gabarito: C (ESAF/AUDITOR FORTALEZA/98 - adaptada) A empresa produziu outros resultados no valor de: a) 3. b) 8. c) 13. d) 28. e) 33. Comentrio: Vimos que os outros resultados produzidos (outras receitas subtradas de outras despesas) so oriundos da venda, por R$8,00 de um veculo de uso cujo valor contbil era de R$5,00. Logo, R$8,00 (outras receitas) R$5,00 (outras despesas) = R$3,00 (outros resultados) Gabarito: A (ESAF/AFTN/98) O Balancete levantado em 31/12 apresenta a seguinte posio: Caixa R$ 50; Fornecedores R$ 150; Contas a Pagar R$ 100; Duplicatas a Receber R$ 100; Mveis e Utenslios R$ 250; Estoques R$ 50; Bancos Conta Movimento R$ 25; Vendas R$ 1.200; Despesas Antecipadas R$ 25; Salrios R$ 100; Custo das Mercadorias Vendidas R$ 500; Capital Social R$ 200; Lucros Acumulados R$ 50; Impostos R$ 100; Despesas de Impressos e Materiais para Escritrio R$ 100; Energia R$ 50; Despesas Diversas R$ 150; Receitas de Juros R$ 50; Descontos Concedidos R$ 50; Instalaes R$ 200. O encerramento das contas de resultado relacionadas acima demonstra que houve um lucro lquido de a) R$ 50 b) R$ 200 c) R$ 250 d) R$ 150 e) R$ 450
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

33

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

Comentrio: Nessa questo no haveria a necessidade de elaborao da DRE, uma vez que no esto sendo solicitados resultados parciais (lucro bruto, lucro operacional, LAIR, etc.), e, sim, somente o Lucro Lquido do Exerccio. Bastaria, portanto, que se apurasse o resultado por meio da abertura da conta ARE, certo? No entanto, para fins didticos, vamos elaborar a DRE, classificando cada conta de resultado em seu devido lugar! Vamos l... Primeiramente, vamos classificar cada conta do balancete fornecido: Caixa R$ 50 (ativo circulante); Fornecedores R$ 150 (passivo circulante); Contas a Pagar R$ 100 (passivo circulante); Duplicatas a Receber R$ 100 (ativo circulante); Mveis e Utenslios R$ 250 (ativo no circulante); Estoques R$ 50 (ativo circulante); Bancos Conta Movimento R$ 25 (ativo circulante); Vendas R$ 1.200 (receita bruta de vendas); Despesas Antecipadas R$ 25 (ativo circulante); Salrios R$ 100 (despesa operacional administrativa); Custo das Mercadorias Vendidas R$ 500 (CMV); Capital Social R$ 200 (PL); Lucros Acumulados R$ 50 (PL); Impostos R$ 100 (despesa operacional administrativa); Despesas de Impressos e Materiais para Escritrio R$ 100 (despesa operacional administrativa); Energia R$ 50 (despesa operacional administrativa); Despesas Diversas R$ 150 (despesa operacional administrativa); Receitas de Juros R$ 50 (receita operacional financeira); Descontos Concedidos R$ 50 (despesa operacional financeira); Instalaes R$ 200 (ativo no circulante). Agora, vamos partir para a elaborao da nossa demonstrao:

Receita Bruta de Vendas e Servios (-) Dedues de Vendas / Servios Receita Lquida de Vendas / Servios (-) Custo das Mercadorias (Produtos) Vendidas ou dos Servios Prestados Lucro Bruto
Professora Ivana Agostinho

R$ 1.200 R$1200 (R$ 500) R$700 34

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

(-/+) Despesas/Receitas Operacionais (-) Despesas Gerais e Administrativas Salrios Impostos Despesas de Impressos e Materiais para Escritrio Energia Despesas Diversas (-/+) Despesas/Receitas Financeiras Receitas de Juros Descontos Concedidos Lucro Operacional (-/+) Outras Despesas/Outras Receitas Lucro antes do Imposto de Renda, da CSLL e das Participaes (-) Imposto de Renda e CSLL Lucro antes das Participaes (-) Participaes Estatutrias Lucro Lquido do Exerccio Gabarito: B

(R$500) (R$100) (R$100) (R$100) (R$50) (R$150) R$50 (R$50) R$200 R$200 R$200 R$200

(FDC/PM Itabora Fiscal de Tributos/2012) Em cumprimento legislao vigente, a Companhia ABC elaborou, em 31/12/2010, suas demonstraes contbeis, juntamente com os relatrios e notas explicativas. Uma das informaes divulgadas foi o valor do lucro por ao de R$ 1,50. Com base nas estruturas convencionais, essa informao constou na seguinte demonstrao: a) valor adicionado b) balano patrimonial c) resultado do exerccio d) lucros ou prejuzos acumulados e) mutaes do patrimnio lquido Comentrio: J sabemos que uma das funes da DRE a evidenciao da lucratividade absoluta. Ao final da demonstrao, onde evidenciado o lucro (ou prejuzo) lquido do exerccio, a empresa dever, segundo o disposto na
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

35

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Lei, dividir o resultado pela quantidade de aes de que composto o Capital Social da empresa em tela. Assim, a DRE evidencia o Lucro (ou Prejuzo) Lquido por Ao do Capital Social da seguinte maneira: Lucro Lquido do Exerccio (ou Prejuzo Lquido do Exerccio) Quantidade de Aes do Capital Social Gabarito: C

(FDC/FUNASA Tcnico em Contabilidade/2010) A demonstrao do resultado de certa empresa, e que foi elaborada em 31 de dezembro, apresentava, entre outros, os seguintes dados (valores em reais): Impostos sobre Vendas..................... Despesas com Vendas....................... Lucro Operacional........................... Juros Ativos...................................... Despesas Administrativas............... Outras Receitas Operacionais......... Despesas no Operacionais.............. Receita de Vendas............................ Participao dos Empregados............ 7.500 7.500 15.000 8.750 20.000 11.250 5.000 48.000 1.200

Levando em considerao somente essas informaes, pode-se afirmar que o valor do lucro bruto era de: a) R$ 7.500 b) R$ 17.500 c) R$ 22.500 d) R$ 33.000 e) R$ 38.000 Comentrio: Vamos, novamente apurar o lucro bruto, certo? No entanto, dessa vez, vamos ter de fazer um raciocnio diferente, em funo dos dados fornecidos pela questo.

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

36

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho No sei se voc percebeu, mas vamos ter de caminhar de trs para frente, kkkk Note que foram fornecidas informaes insuficientes para que pudssemos preparar uma estrutura parcial da DRE na ordem correta, uma vez que no foram fornecidas informaes para que pudssemos aferir o valor do CMV. Dessa forma, vamos estruturar nossa DRE completa e preench-la com os dados pertinentes, classificando cada conta de resultado, bem como cada resultado parcial fornecido, no seu devido lugar, ou seja: Receita Bruta de Vendas (-) Dedues de Vendas / Servios Impostos sobre Vendas R$7.500 R$48.000

Receita Lquida de Vendas / Servios (-) Custo das Mercadorias (Produtos) Vendidas ou dos Servios Prestados Lucro (Prejuzo) Bruto (-/+) Despesas/Receitas Operacionais (-) Despesas Administrativas (-) Despesas com Vendas (-/+) Despesas/Receitas Financeiras Juros Ativos (-/+) Outras Despesas Operacionais/ Outras Receitas Operacionais Lucro (Prejuzo) Operacional (-/+) Outras Despesas Lucro (Prejuzo) antes do Imposto de Renda, da CSLL e das Participaes (-) Imposto de Renda e CSLL Lucro (Prejuzo) antes das Participaes (-) Participaes Estatutrias de Empregados Lucro (Prejuzo) Lquido do Exerccio (R$20.000) (R$7.500) R$8.750 R$11.250 R$15.000 (R$5.000)

(R$1.200)

Nota: As despesas no operacionais so chamadas, desde a edio da Lei n11.638/2007, de outras despesas.

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

37

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

Agora, vamos finalizar a questo, apurando os valores faltantes, de modo a completar a DRE. Receita Bruta de Vendas (-) Dedues de Vendas / Servios Impostos sobre Vendas (R$7.500) R$40.500 (R$18.000) R$22.500 (R$7.500) (R$20.000) (R$7.500) R$8.750 R$11.250 R$15.000 (R$5.000) R$10.000 R$10.000 (R$1.200) R$8.800 R$48.000

Receita Lquida de Vendas / Servios (-) Custo das Mercadorias (Produtos) Vendidas ou dos Servios Prestados Lucro (Prejuzo) Bruto (-/+) Despesas/Receitas Operacionais (-) Despesas Administrativas (-) Despesas com Vendas (-/+) Despesas/Receitas Financeiras Juros Ativos (-/+) Outras Despesas Operacionais/ Outras Receitas Operacionais Lucro (Prejuzo) Operacional (-/+) Outras Despesas Lucro (Prejuzo) antes do Imposto de Renda, da CSLL e das Participaes (-) Imposto de Renda e CSLL Lucro (Prejuzo) antes das Participaes (-) Participaes Estatutrias de Empregados Lucro (Prejuzo) Lquido do Exerccio

Voc notou que, realmente, andamos de trs para frente, pois, para chegarmos ao Lucro Bruto, partimos do Lucro Operacional (R$15.000), acrescido das despesas operacionais (R$27.500) e subtrado das receitas operacionais (R$20.000). Chegamos ao Lucro Bruto no valor de R$22.500. Gabarito: C

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

38

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho (FDC/FUNASA Tcnico em Contabilidade/2010)Em 31 de dezembro, o Razo apresentava, entre outras, as seguintes contas com seus respectivos saldos (valores em reais): Impostos sobre Servios....................... ICMS sobre Vendas............................ Descontos Financeiros.......................... Descontos Comerciais Concedidos....... Despesas Administrativas.................... Venda de Mercadorias........................ Custos dos Servios Prestados............. Proviso para Imposto de Renda.......... Custos das Mercadorias Vendidas...... Abatimentos de Vendas........................ Receita de Servios Prestados............. 1.500 10.500 5.000 3.000 7.500 60.000 8.000 3.000 25.000 3.000 14.000

O valor do Resultado Operacional Bruto correspondeu a: a) R$ 21.500 b) R$ 23.000 c) R$ 24.500 d) R$ 27.000 e) R$ 29.000 Comentrio: J vimos que, para que possamos apurar o Resultado Operacional Bruto (ou lucro bruto), basta que preparemos a estrutura parcial da DRE, de modo que estejam dispostas todas as receitas e despesas que afetam esse resultado. Dessa forma, deveremos observar a seguinte estrutura: Receita Bruta de Vendas e Servios (-) Dedues de Vendas / Servios - Vendas Canceladas - Vendas Devolvidas - Descontos Incondicionais (comerciais) sobre Vendas ou Servios - Abatimentos sobre Vendas ou Servios - Impostos sobre Vendas ou Servios Receita Lquida de Vendas / Servios (-) Custo das Mercadorias (Produtos) Vendidas ou dos Servios Prestados Lucro (Prejuzo) Bruto
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

39

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Agora, antes de preencher nosso quadro com os valores pertinentes, vamos, para fins didticos, classificar cada conta fornecida pela questo: Contas Saldos (R$) Impostos sobre Servios (deduo da Receita Bruta)................ 1.500 ICMS sobre Vendas (deduo da Receita Bruta)............... 10.500 Descontos Financeiros (despesa operacional financeira). 5.000 Descontos Comerciais Concedidos (deduo da Receita Bruta) 3.000 Despesas Administrativas (despesa operacional).............. 7.500 Venda de Mercadorias (Receita Bruta)........................ 60.000 Custos dos Servios Prestados (CSP) ............. 8.000 Proviso para Imposto de Renda (despesa com IR)........ 3.000 Custos das Mercadorias Vendidas (CMV).................. 25.000 Abatimentos de Vendas (deduo da Receita Bruta)......... 3.000 Receita de Servios Prestados (Receita Bruta)............. 14.000 Para finalizar, vamos preencher a estrutura parcial da DRE com os valores pertinentes: Receita Bruta de Vendas e Servios Venda de Mercadorias Receita de Servios Prestados (-) Dedues de Vendas / Servios Descontos Comerciais Concedidos Abatimentos de Vendas Impostos sobre Vendas ou Servios ICMS sobre Vendas Impostos sobre Servios (R$3.000) (R$3.000) (R$10.500) (R$1.500) R$60.000 R$14.000

Receita Lquida de Vendas / Servios (-) Custo das Mercadorias (Produtos) Vendidas ou dos Servios Prestados Custos das Mercadorias Vendidas Custos dos Servios Prestados Lucro Bruto
Professora Ivana Agostinho

(R$ 25.000) (R$8.000)

www.pontodosconcursos.com.br

40

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

Somando-se os valores envolvidos e apurando-se fornecidos, teremos a seguinte demonstrao parcial:

os

resultados

Receita Bruta de Vendas e Servios Venda de Mercadorias Receita de Servios Prestados (-) Dedues de Vendas / Servios Descontos Comerciais Concedidos Abatimentos de Vendas Impostos sobre Vendas ou Servios ICMS sobre Vendas Impostos sobre Servios

R$74.000 R$60.000 R$14.000 (R$18.000) (R$3.000) (R$3.000) (R$10.500) (R$1.500) R$56.000 (R$33.000) (R$ 25.000) (R$8.000) R$23.000

Receita Lquida de Vendas / Servios (-) Custo das Mercadorias (Produtos) Vendidas ou dos Servios Prestados Custos das Mercadorias Vendidas Custos dos Servios Prestados Lucro Bruto

Gabarito: B

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

41

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

Reviso e Fixao Para verificar se o contedo foi realmente absorvido, tente responder mentalmente os questionamentos que seguem. 1) Conceitue e estruture a DRE. 2) Qual a informao de evidenciao obrigatria ao final da demonstrao do resultado do exerccio? 3) Como essa informao obtida?? 4) Que fatos so classificados como dedues da receita bruta? Descreva-os. 5) Qual a diferena entre o desconto comercial e o desconto financeiro? Como so classificados e quais so suas caractersticas? 6) Como apurado o CMV, se determinada empresa adota o controle (inventrio) peridico de seus estoques? 7) Quais so as caractersticas comuns s despesas e receitas operacionais? 8) Que fatos podem ser classificados como outros resultados?

Bom, por hoje s! Aguardo voc na prxima aula! At l! Um grande abrao,

Ivana Agostinho

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

42

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Exerccios resolvidos na aula de hoje...

(ESAF/APO-SP/2009) A empresa Soledade S/A, de Guara, no Estado do Tocantins, tem um capital social de R$ 240.000,00, formado por 30.000 aes ordinrias, que do a seus donos direitos iguais. No exerccio de 2008, a empresa finalizou, corretamente, a sua demonstrao de resultado do exerccio com os seguintes valores: Lucro lquido antes do Imposto de Renda 186.000,00 Proviso para Imposto de Renda e Contribuio Social sobre o Lucro Lquido 31.500,00 Participaes Estatutrias sobre o Lucro 10.500,00 Como se sabe, a ltima linha dessa demonstrao de lucros dever indicar o montante do lucro por ao do capital social que, neste caso, ser no valor de a) R$ 6,20. b) R$ 5,15. c) R$ 4,80. d) R$ 1,67. e) R$ 8,00.

(ESAF/APO-SP/2009) Assinale abaixo a opo que contm uma afirmativa verdadeira. a) Aps apurado o resultado do exerccio e calculadas as provises para contribuio social e para pagamento do imposto de renda, devero ser calculadas e contabilizadas as participaes contratuais e estatutrias nos lucros e as contribuies para instituies ou fundos de assistncia ou previdncia de empregados. b) As despesas do ms, que foram pagas antecipadamente, esto registradas em contas do ativo circulante. A apropriao no ltimo dia do ms feita debitando-se a conta que representa a referida despesa e creditando-se a conta do passivo circulante que registrou a despesa paga antecipadamente. c) Despesas no-operacionais so aquelas decorrentes de transaes no includas nas atividades principais ou acessrias da empresa, como, por exemplo, o montante obtido na alienao de bens ou direitos integrantes do ativo permanente.
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

43

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho d) Os prejuzos acumulados correspondem a prejuzos apurados pela Contabilidade em exerccios anteriores, que estejam devidamente contabilizados e que no podem ser compensados pelo lucro apurado no exerccio atual. e) Lucro Bruto a diferena entre a receita lquida de vendas de bens ou servios e o custo das mercadorias vendidas ou dos servios prestados por terceiros. (Cesgranrio/Tc. Cont. Jr. - Petrobras/2008) O Resultado mercadorias, quando positivo, pode ser tambm denominado a) Lucro bruto. b) Lucro no operacional. c) Resultado operacional. d) Compras brutas. e) Custo das mercadorias vendidas. (ESAF/ Analista Contbil-Financeiro/CE/07) A empresa Norte Sul Comercial S/A, para encerrar o exerccio de 2006, mandou listar a seguinte relao de contas: Contas Bancos conta Movimento Fornecedores Custo das Mercadorias Vendidas Ttulos a Pagar Receita Bruta de Vendas Mercadorias Salrios e Ordenados Aluguis Ativos Duplicatas a Receber Juros a Receber Encargos de Depreciao Capital a Realizar Juros Ativos Proviso p/Imposto de Renda Depreciao Acumulada Impostos e Taxas Reservas de Lucros Salrios a Pagar Receitas Antecipadas Mveis e Utenslios Capital Social
Professora Ivana Agostinho

com

Saldos R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ 2.100,00 3.900,00 1.600,00 4.100,00 3.240,00 2.600,00 560,00 240,00 5.000,00 700,00 80,00 600,00 220,00 400,00 360,00 140,00 1.200,00 360,00 540,00 5.200,00 2.600,00 44

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Abatimento s/Vendas Terrenos Veculos Duplicatas Descontadas Prmios de Seguros Prejuzos Acumulados Proviso p/Perdas em Investimentos Amortizao Acumulada Outras Despesas R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ 300,00 890,00 1.960,00 800,00 420,00 120,00 500,00 120,00 540,00

Ao contabilizar o encerramento das contas de resultado, a empresa vai apurar um lucro operacional bruto da ordem de a) R$ 3.240,00. b) R$ 2.940,00. c) R$ 1.340,00. d) R$ 600,00. e) R$ 60,00. (FGV/Assistente - P.M.Guarulhos/2002) apresenta as seguintes contas de resultado: Custo da Mercadoria Vendida Despesas Administrativas ICMS sobre Vendas PIS sobre Faturamento Cofins Venda de Mercadorias R$ R$ R$ R$ R$ R$ Uma empresa comercial

1.000,00 571,00 540,00 19,00 60,00 3.050,00

Com base nesses dados, classifique e marque a resposta que informa os saldos de alguns itens da Demonstrao do Resultado do Exerccio, a saber: Receita Operacional Bruta; Dedues; Receita Operacional Lquida; Lucro Operacional Bruto; Lucro Operacional: a) R$ 3.050; R$ 619; R$ 2.431; R$ 1.431; R$ 860. b) R$ 4.050; R$ 619; R$ 3.431; R$ 2.812; R$ 860. c) R$ 3.669; R$ 619; R$ 3.050; R$ 2.190; R$ 860. d) R$ 3.050; R$ 1.000; R$ 2.050; R$ 1.190; R$ 860.

(ESAF/AFRF/2001) Os dados abaixo foram extrados de um balancete:


Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

45

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

Compras Custo de bens do ativo imobilizado vendidos Despesas Comerciais Despesas Gerais ICMS sobre Vendas Mercadorias Receita de Venda de Bens do Ativo Imobilizado Vendas - o estoque final de Mercadorias de 50; - desconsidere impostos sobre compra. O lucro operacional de: a) 10. b) 90. c) (40). d) 100. e) 170.

100 10 50 110 80 100 20 400

(ESAF/AUDITOR FORTALEZA/98) Dados extrados da Demonstrao de Resultado do Exerccio e de registros auxiliares de contabilidade de uma sociedade annima que se dedica s atividades de revenda de mercadorias e de prestao de servios a terceiros: Receita de revenda de mercadorias Receita de servios Receita decorrente de aplicaes no mercado financeiro Receita de aluguel de imveis de uso da companhia (durante o perodo de frias) Produto da venda de um veculo de uso, cujo valor contbil era de 5 ICMS incidente sobre vendas ISS incidente sobre os servios prestados Desconto a clientes, por antecipao de pagamento Custo das mercadorias vendidas 60 40 20 5 8 10 1 40 50

O lucro bruto do exerccio foi, portanto, de:


Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

46

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho a) 30. b) 35. c) 39. d) 55. e) 68. (ESAF/AUDITOR FORTALEZA/98 - adaptada) A empresa produziu outros resultados no valor de: a) 3. b) 8. c) 13. d) 28. e) 33. (ESAF/AFTN/98) O Balancete levantado em 31/12 apresenta a seguinte posio: Caixa R$ 50; Fornecedores R$ 150; Contas a Pagar R$ 100; Duplicatas a Receber R$ 100; Mveis e Utenslios R$ 250; Estoques R$ 50; Bancos Conta Movimento R$ 25; Vendas R$ 1.200; Despesas Antecipadas R$ 25; Salrios R$ 100; Custo das Mercadorias Vendidas R$ 500; Capital Social R$ 200; Lucros Acumulados R$ 50; Impostos R$ 100; Despesas de Impressos e Materiais para Escritrio R$ 100; Energia R$ 50; Despesas Diversas R$ 150; Receitas de Juros R$ 50; Descontos Concedidos R$ 50; Instalaes R$ 200. O encerramento das contas de resultado relacionadas acima demonstra que houve um lucro lquido de a) R$ 50 b) R$ 200 c) R$ 250 d) R$ 150 e) R$ 450 (FDC/PM Itabora Fiscal de Tributos/2012) Em cumprimento legislao vigente, a Companhia ABC elaborou, em 31/12/2010, suas demonstraes contbeis, juntamente com os relatrios e notas explicativas. Uma das informaes divulgadas foi o valor do lucro por ao de R$ 1,50. Com base nas estruturas convencionais, essa informao constou na seguinte demonstrao: a) valor adicionado b) balano patrimonial
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

47

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho c) resultado do exerccio d) lucros ou prejuzos acumulados e) mutaes do patrimnio lquido

(FDC/FUNASA Tcnico em Contabilidade/2010) A demonstrao do resultado de certa empresa, e que foi elaborada em 31 de dezembro, apresentava, entre outros, os seguintes dados (valores em reais): Impostos sobre Vendas..................... Despesas com Vendas....................... Lucro Operacional........................... Juros Ativos...................................... Despesas Administrativas............... Outras Receitas Operacionais......... Despesas no Operacionais.............. Receita de Vendas............................ Participao dos Empregados............ 7.500 7.500 15.000 8.750 20.000 11.250 5.000 48.000 1.200

Levando em considerao somente essas informaes, pode-se afirmar que o valor do lucro bruto era de: a) R$ 7.500 b) R$ 17.500 c) R$ 22.500 d) R$ 33.000 e) R$ 38.000

(FDC/FUNASA Tcnico em Contabilidade/2010) Em 31 de dezembro, o Razo apresentava, entre outras, as seguintes contas com seus respectivos saldos (valores em reais): Impostos sobre Servios....................... ICMS sobre Vendas............................ Descontos Financeiros.......................... Descontos Comerciais Concedidos....... Despesas Administrativas.................... Venda de Mercadorias........................ Custos dos Servios Prestados............. Proviso para Imposto de Renda.......... Custos das Mercadorias Vendidas......
Professora Ivana Agostinho

1.500 10.500 5.000 3.000 7.500 60.000 8.000 3.000 25.000 48

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Abatimentos de Vendas........................ Receita de Servios Prestados............. 3.000 14.000

O valor do Resultado Operacional Bruto correspondeu a: a) R$ 21.500 b) R$ 23.000 c) R$ 24.500 d) R$ 27.000 e) R$ 29.000

At a prxima! Abraos, Ivana.

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

49

You might also like