You are on page 1of 46

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

Aula O9 Ei! Tudo joia? Nesta aula, caro aluno, conforme previsto em nosso programa, estudaremos os seguintes assuntos: Demonstrao do Resultado do Exerccio Parte II - Imposto de Renda e Participaes nos Lucros

Antes de iniciarmos o estudo do contedo que ser trabalhado, vamos relembrar alguns tpicos que foram vistos no nosso ltimo encontro (aula 08).

Vamos l... DRE = a demonstrao financeira que evidencia o desempenho da empresa num determinado perodo. A DRE evidencia o Lucro (ou Prejuzo) Lquido por Ao do Capital Social. Receita Bruta de Vendas e Servios: corresponde receita oriunda das atividades principais da empresa. Dedues de Vendas e Servios: correspondem aos tributos incidentes sobre as vendas, s devolues e cancelamentos de vendas, aos abatimentos e descontos incondicionais concedidos. Receita Lquida de Vendas e Servios: corresponde Receita Bruta de Vendas e Servios, subtrada das Dedues de vendas e servios.
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

Custo das Mercadorias Vendidas (CMV): corresponde aos valores das compras lquidas das mercadorias adquiridas para revenda, baixadas do estoque quando vendidas. No inventrio peridico, CMV = EI + CP - EF Resultado (lucro ou prejuzo) Bruto: corresponde Receita Lquida de Vendas e Servios, deduzida do CMV/CPV/CSP. Despesas e Receitas Operacionais: So gastos e recebimentos rotineiros, necessrios operacionalizao dos negcios da empresa. So, basicamente, de quatro categorias: gerais e administrativas, comerciais, financeiras e outras. Resultado (lucro ou prejuzo) Operacional Bruto, subtrado (ou operacionais. Operacional: corresponde ao Lucro acrescido) das despesas e receitas

Outras despesas e Outras receitas: so atpicas! Correspondem, principalmente, s despesas e s receitas advindas da alienao (venda) ou da baixa dos ativos no circulantes investimento, imobilizado e intangvel. Resultado (lucro ou prejuzo) Antes do Imposto de Renda e da Contribuio Social sobre o Lucro: corresponde ao Lucro Operacional Lquido subtrado (ou acrescido) dos outros resultados. Resultado (lucro ou prejuzo) antes das Participaes (L.A.P.): corresponde ao Lucro antes do IR e CSLL, subtrado da proviso para Imposto de Renda e CSLL. Resultado (lucro ou prejuzo) Lquido do Exerccio: o resultado que remanescer aps as dedues das participaes estatutrias.

Agora, vamos iniciar a aula de hoje...


Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

Demonstrao do Resultado do Exerccio (DRE) Parte II

1- INTRODUO Na aula passada, estudamos o contedo e a estrutura da DRE, demonstrao financeira que evidencia o desempenho da empresa num determinado perodo. Neste encontro, estudaremos o detalhamento de alguns procedimentos evidenciados nessa demonstrao, tais como o clculo e a contabilizao do Imposto de Renda e das Participaes Estatutrias. Ainda restar pendente o estudo detalhado das operaes com mercadorias, que tambm afetam a DRE. Assim, para concluir o assunto de forma sistemtica e tranquila, na prxima aula estudaremos a contabilizao dessas operaes, os tipos de controle de estoques, seus critrios de avaliao e o tratamento dos impostos incidentes sobre compras e vendas. S para refrescar mais um pouquinho sua memria, vamos relembrar como a Lei n 6.404/76 se reporta a essa demonstrao.

1.1

Aspectos Legais

J vimos, na aula passada, que o artigo 187 da Lei n 6.404/76 relaciona os grupos de contas de receitas, despesas e de participaes que devem constar na DRE elaboradas pelas sociedades annimas, bem como a sua ordem de apresentao, conforme segue:

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

Demonstrao do Resultado do Exerccio Art. 187. A demonstrao do resultado do exerccio discriminar: I - a receita bruta das vendas e servios, as dedues das vendas, os abatimentos e os impostos; II - a receita lquida das vendas e servios, o custo das mercadorias e servios vendidos e o lucro bruto; III - as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais; IV o lucro ou prejuzo operacional, as outras receitas e as outras despesas; (Redao dada pela Lei n 11.941, de 2009) V - o resultado do exerccio antes do Imposto sobre a Renda e a proviso para o imposto; VI as participaes de debntures, empregados, administradores e partes beneficirias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituies ou fundos de assistncia ou previdncia de empregados, que no se caracterizem como despesa; (Redao dada pela Lei n 11.941, de 2009) VII - o lucro ou prejuzo lquido do exerccio e o seu montante por ao do capital social. 1 Na determinao do resultado do exerccio sero computados: a) as receitas e os rendimentos ganhos no perodo, independentemente da sua realizao em moeda; e b) os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos.

Nesta aula, portanto, iremos detalhar a contabilizao prevista nos incisos V e VI do artigo 187 da Lei n 6.404/76, ou seja, os aspectos atinentes ao clculo da proviso para imposto de renda e das participaes estatutrias. Para comeo de conversa, vamos estabelecer um combinado, para estruturar o nosso raciocnio de modo tranquilo. O primeiro ponto que deve ser considerado o de que, para o clculo do imposto de renda e das participaes, devem ser levados em considerao alguns fatos que so alheios DRE. O que significa isso?
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Significa, em primeira mo, que, tanto o imposto de renda (e, por analogia, a contribuio social sobre o lucro), quanto as participaes estatutrias, devem ser calculados FORA da DRE! Percebe-se, portanto, que tais clculos envolvem ajustes que devero ser feitos em registros apartados, sem afetar diretamente a demonstrao e que levam em conta, muitas vezes, informaes que no constam na DRE. Vamos por partes... Pense numa multa! Isso mesmo, a empresa recebeu uma multa por infrao de trnsito, por exemplo. Ela teve de contabilizar a despesa com multa de trnsito, certo? E essa despesa reduziu seu lucro, no mesmo? Agora, eu pergunto: Ser que essa empresa poderia deduzir essa despesa (com multa) da base de clculo do seu imposto de renda? Seria justo, correto? Pois , meu caro, o raciocnio passa por a... Nem tudo que contabilizado como despesa pode ser deduzido da base de clculo do imposto de renda e, da mesma forma, nem todas as receitas auferidas pela empresa esto sujeitas a tributao. Seguindo a mesma linha de raciocnio, para o clculo das participaes estatutrias, a empresa dever manter a mesma cautela. Vamos pensar... As participaes estatutrias so aquelas concedidas pelas empresas a debenturistas, empregados, administradores e partes beneficirias, bem como aquelas contribuies para fundos de assistncia ou previdncia de empregados. Como a prpria Lei diz, so participaes nos lucros! Pergunto, novamente: Seria justo o fato de determinada empresa conceder participaes nos lucros sem levar em conta prejuzos preexistentes?

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Imagine, por exemplo, que determinada empresa venha passando por uma fase um tanto delicada, sob o ponto de vista econmico. Existem prejuzos acumulados, resultantes de exerccios anteriores e que no puderam ser compensados, da ordem de R$1.000,00. No entanto, no exerccio atual, esta mesma empresa auferiu um lucro de R$5.000,00. Suponhamos, tambm, que exista, nos estatutos desta empresa, a previso de participao nos lucros para os seus empregados da ordem de 5%. Vamos perguntar, novamente: seria prudente o clculo e a concesso desta participao nos lucros aos empregados sem ao menos levar em considerao os prejuzos acumulados preexistentes? Pois , meu caro aluno... com isso que iremos trabalhar agora! Para que possamos compreender a sistemtica do clculo do imposto de renda e das participaes estatutrias, devemos ter em mente o que acabou de ser comentado! Ento, agora, vamos relembrar a estrutura de DRE, conforme prevista na Lei.

1.2 Estrutura e Apresentao

J vimos que, de maneira geral, a DRE apresentada de forma dedutiva (vertical). Das receitas, so deduzidas as despesas, apurando-se, no final, o lucro ou prejuzo lquido do exerccio, e o seu montante por ao do Capital Social. medida que receitas e despesas so confrontadas, percebemos, ao longo da demonstrao, a apurao de resultados parciais, conforme segue:

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

Ivana e Cia. Demonstrao do resultado dos exerccios findos em 31/12/X2 e 31/12/X1 31/12/x2 Receita Bruta de Vendas e Servios (-) Dedues de Vendas / Servios - Vendas Canceladas - Vendas Devolvidas - Descontos Incondicionais (comerciais) sobre Vendas ou Servios - Abatimentos sobre Vendas ou Servios - Impostos sobre Vendas ou Servios Receita Lquida de Vendas / Servios (-) Custo das Mercadorias (Produtos) Vendidas ou dos Servios Prestados Lucro (Prejuzo) Bruto (-/+) Despesas/Receitas Operacionais (-) Despesas Gerais e Administrativas (-) Despesas Comerciais ou com Vendas (-/+) Despesas/Receitas Financeiras (-/+) Outras Despesas Operacionais/ Outras Receitas Operacionais Lucro (Prejuzo) Operacional (-/+) Outras Despesas/Outras Receitas Lucro (Prejuzo) antes do Imposto de Renda, da CSLL e das Participaes (-) Imposto de Renda e CSLL Lucro (Prejuzo) antes das Participaes (-) Participaes Estatutrias Lucro (Prejuzo) Lquido do Exerccio Vamos falar, primeiramente, das formas existentes de tributao sobre o lucro. Em seguida, falaremos sobre as participaes. 2. FORMAS DE TRIBUTAO DO LUCRO 2.1. Introduo Os encargos com o Imposto de Renda (IR) e com a Contribuio Social Sobre o Lucro Lquido (CSLL) devem ser reconhecidos e contabilizados no prprio perodo da ocorrncia do lucro a que se referem, embora sejam pagos em perodo seguinte ao de sua apurao. 7 Professora Ivana Agostinho www.pontodosconcursos.com.br 31/12/x1

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

As despesas com IR e CSLL so demonstradas na parte final da DRE, conforme ilustradas no modelo de DRE anterior. Existem vrias formas de clculo e pagamento desses tributos, podendo ser opo das empresas ou imposio legal. As formas de tributao, basicamente, dependem do porte ou da forma jurdica das empresas. A alquota bsica do IR, para pessoas jurdicas, de 15% e a alquota adicional de 10%, calculada sobre a parcela que exceder a R$ 240 mil por ano, sendo aplicada proporcionalmente em perodos menores (R$ 20 mil por ms). A alquota da CSLL de 9%. As principais formas de tributao so: simples, lucro arbitrado, lucro presumido e lucro real. Com relao ao simples e ao lucro arbitrado, no h que se preocupar, pelo menos por enquanto. O que realmente nos interessa a tributao com base no lucro presumido e, principalmente, no lucro real. Vamos falar um pouquinho sobre cada uma delas...

2.2. Formas de Tributao 2.2.1. Simples Essa forma de tributao um tratamento especial, concedido a microempresas (empresas com receita bruta anual de at R$ 240 mil) e a empresas de pequeno porte (empresas com receita bruta anual de at R$ 2,4 milhes). As empresas optantes do Simples tm uma forma simplificada de calcular e recolher diversos tributos federais (e alguns municipais e estaduais), alm de possibilitar, para fins fiscais, a escriturao contbil simplificada (livros Caixa e livro Registro de Inventrio). De forma resumida, as empresas optantes pelo Simples utilizam alquota nica, definida em norma tributria prpria, aplicada sobre uma base de clculo simplificada.
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

2.2.2. Lucro Arbitrado O arbitramento de lucro uma forma de apurao da base de clculo do imposto de renda, utilizada pela autoridade tributria ou pelo contribuinte. Normalmente, essa opo ocorre quando a escriturao a que estiver obrigado o contribuinte revelar evidentes indcios de fraudes ou contiver vcios, erros ou deficincias que a tornem imprestvel para identificar a efetiva movimentao financeira, inclusive bancria, ou para determinar o lucro real. aplicvel pela autoridade tributria tambm quando a pessoa jurdica deixar de cumprir as obrigaes acessrias relativas determinao do lucro real ou presumido, conforme o caso. Outro caso de arbitramento pode ocorrer quando, conhecida a receita bruta, e, desde que ocorrida qualquer das hipteses previstas na legislao fiscal, o contribuinte poder efetuar o pagamento do imposto de renda correspondente com base nas regras do lucro arbitrado. O lucro arbitrado ser determinado mediante a aplicao sobre a receita bruta, dos percentuais utilizados no lucro presumido acrescidos de 20%. 2.2.3. Lucro Presumido O lucro presumido uma forma de tributao que utiliza apenas as receitas auferidas pela empresa para apurao do resultado tributvel de IR e CSLL. Tambm uma forma mais simplificada de clculo e de escriturao contbil, para fins fiscais, em comparao ao lucro real. A opo pelo lucro presumido pode ser exercida pelas empresas que apuraram receita bruta total igual ou inferior a R$ 48 milhes no anocalendrio anterior e que no estejam obrigadas tributao pelo lucro real. De forma geral, o lucro presumido a forma mais indicada para as empresas que auferem receitas em montantes muito superiores s despesas. Sobre o resultado tributvel (soma das receitas), aplica-se um percentual definido em lei para que se possa apurar o lucro presumido da empresa. Os percentuais definidos em lei consideram a atividade exercida pelas empresas, tais como prestao de servios (32% para IR e CSLL), venda ou revenda de bens e produtos (8% para IR e 12% para CSLL), entre outras. 9 Professora Ivana Agostinho www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

Com a aplicao dos percentuais, apuram-se as bases clculo de IR e CSLL, sobre as quais so aplicadas as alquotas desses tributos. Vamos a um exemplo... Suponha que determinada empresa comercial tenha auferido, no perodo, um faturamento bruto de R$100.000,00. Se o percentual definido em lei para essa atividade de 8%, PRESUMESE que seu lucro tributvel seja de R$8.000,00 (8% x R$100.000,00). Sobre esse valor, aplicada a alquota de IR. Entendeu? Fcil, n?

2.2.4. Lucro Real A expresso lucro real (ou lucro fiscal) significa o prprio lucro tributvel, para fins da legislao do imposto de renda, distinto do lucro lquido apurado contabilmente. ele que nos interessa precipuamente! As empresas que so obrigadas a contabilizar o imposto de renda pelo lucro real devem manter, em boa ordem, a escriturao obrigatria do Livro de Apurao do Lucro Real (LALUR). Regra geral, as sociedades annimas e as limitadas de grande porte esto obrigadas a declarar o imposto de renda com base no lucro real, que ser apurado atravs do controle feito no LALUR. Este livro, falando de forma simplificada, composto de duas partes: A e B. Na parte A, so efetuadas as adies das despesas no dedutveis e as excluses das receitas no tributveis, em funo da legislao do imposto de renda (Regulamento do Imposto de Renda 1999 RIR/1999). J, na parte B, so registradas e controladas as compensaes de prejuzos fiscais de exerccios anteriores.

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

10

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Dessa forma, de acordo com o art. 247 do RIR/1999, lucro real o lucro lquido do perodo de apurao, ajustado pelas adies, excluses ou compensaes prescritas ou autorizadas pela legislao fiscal. Conforme j comentamos, o resultado antes do IR e da CSLL apurado contabilmente e apresentado na DRE inclui certas despesas e receitas que o fisco no aceita como dedutveis ou tributveis para fins de IR e CSLL. Assim, a partir desse resultado contbil (LAIR Lucro antes do imposto de renda), so realizados ajustes (adies, excluses e compensaes) para se apurar o resultado fiscal, tambm denominado real ou tributvel. Podemos, assim, definir os ajustes: Adies: Despesas no dedutveis para fins do IR e/ou CSLL, que devem ser adicionadas apurao do lucro real; Excluses: Receitas no tributveis para fins do IR e/ou CSLL, que devem ser excludas da apurao do lucro real; Compensaes: Saldos de prejuzos fiscais de exerccios anteriores, que podem ser compensados com lucros futuros. Somente 30% dos lucros de cada exerccio futuro podem ser compensados com prejuzos fiscais anteriores. Simplificando... Resultado contbil antes do IR/CSLL (-) excluses (+) adies (-) compensaes = Lucro Real

2.2.4.1. Livro de Apurao do Lucro Real (LALUR) O LALUR foi criado em 1977 pelo Decreto-lei n. 1.598 e um livro fiscal obrigatrio para as pessoas jurdicas obrigadas a calcular o Imposto de Renda com base no Lucro Real. Seu objetivo principal demonstrar e registrar a passagem do lucro contbil para o lucro fiscal. J sabemos que dividido em duas partes: Parte A utilizada para os lanamentos de ajustes do resultado antes do IR, ou seja, a parte destinada ao controle das adies e excluses (mencionadas anteriormente), tendo como desfecho a transcrio da Demonstrao do Lucro Real.
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

11

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

Parte B - destinada ao controle de valores no contabilizados na escriturao comercial, mas que influenciaro o clculo do Lucro Real de perodos futuros, como o caso, por exemplo, de prejuzos fiscais a compensar (compensaes). Assim...

LUCRO REAL = LAIR + Adies - Excluses - Compensaes

Observaes: 1. Adies: so valores que, pela legislao do IR, devem ser adicionados ao LAIR para o clculo do Lucro Real. Como exemplos de adies, entre outras, podemos citar: com Multas; de Equivalncia Patrimonial; com Brindes; com Perdas Estimadas em Crditos de Liquidao Duvidosa,

etc.

Despesas Despesas Despesas Despesas

2.

Excluses: so valores que, pela legislao do IR, podem ser subtrados do LAIR para o clculo do Lucro Real. Da mesma forma que as adies, as excluses tm sua razo de ser. A Receita de Equivalncia Patrimonial, por exemplo, no tributvel, pois decorrente de lucro na coligada ou controlada, o qual j sofrera tributao. Da mesma forma, a receita oriunda da reverso da conta Perdas Estimadas em Crditos de Liquidao Duvidosa tambm no est sujeita tributao, tendo em vista o fato de representar uma receita decorrente da reverso de um saldo que, quando constitudo, gerou uma despesa no dedutvel.

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

12

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

Outro exemplo seria a receita de dividendos, que tambm j tributada na prpria fonte. 3. Compensaes: so dedues (parciais ou integrais) no clculo do Lucro Real com o objetivo de compensar prejuzos fiscais de perodos anteriores. Porm, a parcela do prejuzo no poder reduzir o Lucro Real em mais de 30% (trinta por cento) de seu valor (valor antes de ser compensado).

Vamos ver, ento, como esse contedo pode ser cobrado em concursos... (Cesgranrio/Petrobrs/2008) A Demonstrao do Resultado do Exerccio apresenta, resumidamente, as operaes realizadas pela empresa, durante o exerccio social, de forma a destacar o resultado lquido, apurado pelo confronto de receitas, custos e despesas operacionais e no operacionais relativas a esse mesmo exerccio social. A legislao fiscal, por sua vez, tem uma maneira especfica para apurar o lucro fiscal (tributvel), que servir de base para exigir os tributos. Nos termos da legislao fiscal, o lucro fiscal (tributvel) estabelecido pelo lucro a) contbil (menos) imposto de renda (mais) adies (menos) excluses. b) contbil (menos) imposto de renda (menos) contribuio social sobre o lucro (mais) adies (menos) excluses. c) antes do imposto de renda e da contribuio social sobre o lucro lquido (mais) adies (menos) excluses (mais) lucros fiscais. d) antes do imposto de renda e da contribuio social sobre o lucro (mais) adies (menos) excluses (menos) compensao de prejuzos fiscais. e) antes do imposto de renda e da contribuio social sobre o lucro lquido (mais) adies (menos) excluses (menos) compensao de prejuzos fiscais (mais) participaes e contribuies. Comentrio: Conforme estudamos anteriormente, o Lucro Real (fiscal ou tributvel) seria obtido por meio da seguinte relao: LUCRO REAL = LAIR + Adies - Excluses - Compensaes
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

13

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

Gabarito: D (ESAF/AFRF/2003) Assinale abaixo a opo que contm a afirmao correta. a) O lucro da pessoa jurdica ser arbitrado quando o contribuinte optar indevidamente pela tributao com base no lucro presumido. b) Lucro presumido uma forma simplificada de apurao da base de clculo dos tributos com o imposto de renda e da contribuio social, aplicvel a todas as pessoas jurdicas que fizerem opo para esse fim. c) Lucro real o lucro lquido do perodo apurado na escriturao comercial, mas diferente do lucro contbil, porque ajustado pelas adies, excluses e compensaes. d) Lucro arbitrado a forma utilizada pelo fisco apenas no caso em que o contribuinte se recusar ou dificultar o acesso da autoridade fiscal documentao comprobatria das atividades. e) Lucro contbil aquele apurado na contabilidade mas que no serve de base para a tributao do imposto de renda porque conhecido apenas como lucro escritural. Comentrio: Vamos analisar cada assertiva... a) O lucro da pessoa jurdica ser arbitrado quando o contribuinte optar indevidamente pela tributao com base no lucro presumido. Conforme vimos anteriormente, o lucro da pessoa jurdica ser arbitrado quando o contribuinte incorrer em alguma impropriedade. Normalmente, esse procedimento ocorre quando a escriturao, a que estiver obrigado o contribuinte, revelar evidentes indcios de fraudes ou contiver vcios, erros ou deficincias que a tornem imprestvel para identificar a efetiva movimentao financeira, inclusive bancria, ou para determinar o lucro real. aplicvel pela autoridade tributria, quando a pessoa jurdica deixar de cumprir as obrigaes acessrias, relativas determinao do lucro real ou presumido, conforme o caso. Dessa forma, a opo indevida pela tributao com base no lucro presumido configura-se numa das hipteses de arbitramento do lucro.
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

14

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

Alternativa CORRETA. b) Lucro presumido uma forma simplificada de apurao da base de clculo dos tributos com o imposto de renda e da contribuio social, aplicvel a todas as pessoas jurdicas que fizerem opo para esse fim. J vimos que a empresa no tem a prerrogativa de OPTAR pela tributao com base no lucro presumido. O que ocorre o contrrio: se determinada empresa PODE calcular seu imposto de renda pelo lucro presumido, ela tambm PODE fazer a opo pela tributao com base no lucro real. J as empresas que so OBRIGADAS a calcular seu IR com base no lucro real, NO PODEM optar pelo lucro presumido. Alternativa INCORRETA. c) Lucro real o lucro lquido do perodo apurado na escriturao comercial, mas diferente do lucro contbil, porque ajustado pelas adies, excluses e compensaes. Lucro real o lucro lquido do perodo apurado na escriturao FISCAL. Alternativa INCORRETA. d) Lucro arbitrado a forma utilizada pelo fisco apenas no caso em que o contribuinte se recusar ou dificultar o acesso da autoridade fiscal documentao comprobatria das atividades. Conforme vimos anteriormente, o lucro da pessoa jurdica ser arbitrado quando o contribuinte incorrer em alguma impropriedade. Com base na anlise da alternativa a, o caso em que o contribuinte se recusa ou dificulta o acesso da autoridade fiscal documentao comprobatria das atividades no representa a nica hiptese de tributao com base no lucro arbitrado. Alternativa INCORRETA. e) Lucro contbil aquele apurado na contabilidade mas que no serve de base para a tributao do imposto de renda porque conhecido apenas como lucro escritural. Em regra, a base de clculo do imposto de renda o lucro real. O lucro contbil o ponto de partida.
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

15

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

O Lucro contbil no admitido para a apurao do Imposto de Renda, porque existem divergncias entre a Legislao societria e a Fiscal, e no porque conhecido apenas como lucro escritural. Alternativa INCORRETA. Gabarito: A Quadro NC-II Demonstrao de resultado do exerccio social da Companhia Comercial de Alimentos S.A. (CCA) encerrado em 31/12/99 (em R$ mil) Receita bruta de vendas Impostos Receita lquida CMV (custo de mercadorias vendidas) Lucro bruto Despesas comerciais Despesas gerais e administrativas Despesas financeiras Depreciao e amortizao Outras despesas operacionais Lucro operacional Outras despesas Lucro antes do IR (imposto de renda) e das CSLL IR e CSLL (Contribuio social sobre lucro lquido) Lucro lquido 60.000 (10.200) 49.800 (35.000) 14.800 (8.000) (3.500) (1.000) (600) (500) 1.200 (100) 1.100 (374) 726 as informaes

(CESPE/PF-Pap./2000-adaptada) Tendo em vista apresentadas no quadro NC-II, julgue os itens seguintes.

1) ( ) As receitas devem ter sido registradas de acordo com o regime de caixa, conforme estabelece a Lei n 6.404/76. Comentrio: Sabemos que as receitas e as despesas devero ser contabilizadas em obedincia ao princpio da competncia, ou seja, de acordo com o regime de competncia. Gabarito: ERRADO.
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

16

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

2) ( ) As despesas de depreciao e amortizao no afetam diretamente o caixa da empresa, apesar de reduzirem o seu lucro. Comentrio: As despesas de depreciao e amortizao no so consideradas despesas monetrias, ou seja, reduzem o resultado do perodo, mas no afetam o caixa da empresa, por no haver nenhum desembolso em virtude de sua contabilizao, conforme demonstrada a seguir: D- Despesas de Depreciao (despesa - resultado) C- Depreciao Acumulada (ativo imobilizado retificadora) Gabarito: CERTO 3) ( ) As despesas de comisses de vendedores devem estar registradas como despesas gerais e administrativas. Comentrio: Sabemos que as despesas de comisses de vendedores devem estar registradas como despesas comerciais ou com vendas. Gabarito: ERRADO 4) ( ) As outras despesas podem compreender prejuzo na venda de bens do ativo imobilizado. Comentrio: Vimos, na aula passada, que os outros resultados correspondem, em regra, s despesas e s receitas advindas da alienao (venda) ou da baixa dos ativos no circulantes investimento, imobilizado e intangvel. Antes da Lei n11.638/07, essas receitas e despesas eram denominadas no operacionais. Dizem respeito, portanto, ao resultado de operaes descontinuadas, relacionadas a ativos no circulantes, classificados nos subgrupos investimento, imobilizado e intangvel. o resultado decorrente de operaes no rotineiras, ou seja, que representam exceo, e no regra! Gabarito: CERTO
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

17

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

(CESPE/PF-Pap./2000-adaptada) Com relao ao quadro NC-II, julgue os itens a seguir. 1) ( ) Caso a CCA no tivesse registrado despesas financeiras no exerccio social apresentado, o lucro lquido teria ficado entre R$ 1.300.000 e R$ 1.400.000, considerando os efeitos do imposto de renda e da contribuio social sobre o lucro, alquota geral de 34% sobre o lucro antes dos impostos. Comentrio: Vamos estruturar a DRE... Receita Bruta de Vendas e Servios (-) Dedues de Vendas / Servios - Impostos sobre Vendas ou Servios Receita Lquida de Vendas / Servios (-) Custo das Mercadorias (Produtos) Vendidas ou dos Servios Prestados Lucro Bruto (-/+) Despesas/Receitas Operacionais (-) Despesas Gerais e Administrativas (-) Despesas Comerciais ou com Vendas (-/+) Despesas/Receitas Financeiras (-) Depreciao e Amortizao (-/+) Outras Despesas Operacionais/ Outras Receitas Operacionais Lucro Operacional (-/+) Outras Despesas/Outras Receitas Lucro antes do Imposto de Renda, da CSLL e das Participaes (-) Imposto de Renda e CSLL Lucro antes das Participaes (-) Participaes Estatutrias Lucro Lquido do Exerccio 60.000 (10.200) 49.800 (35.000) 14.800 (3.500) (8.000) (1.000) (600) (500) 1.200 (100) 1.100 (374) 726 726

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

18

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Agora, financeiras... vamos modificar essa DRE, excluindo as despesas 60.000 (10.200) 49.800 (35.000) 14.800 (3.500) (8.000) (600) (500) 2.200 (100) 2.100 (714) 1.386 1.386

Receita Bruta de Vendas e Servios (-) Dedues de Vendas / Servios - Impostos sobre Vendas ou Servios Receita Lquida de Vendas / Servios (-) Custo das Mercadorias (Produtos) Vendidas ou dos Servios Prestados Lucro Bruto (-/+) Despesas/Receitas Operacionais (-) Despesas Gerais e Administrativas (-) Despesas Comerciais ou com Vendas (-) Depreciao e Amortizao (-/+) Outras Despesas Operacionais/ Outras Receitas Operacionais Lucro Operacional (-/+) Outras Despesas/Outras Receitas Lucro antes do Imposto de Renda, da CSLL e das Participaes (-) Imposto de Renda e CSLL (34% de R$2.100) Lucro antes das Participaes (-) Participaes Estatutrias Lucro Lquido do Exerccio

Gabarito: CERTO 2) ( ) Caso a CCA, no exerccio social encerrado em 31/12/99, tivesse registrado as despesas financeiras mostradas no quadro NC-II, alm de despesas no-dedutveis para fins de imposto de renda e contribuio social sobre o lucro, em condies permanentes, de R$ 100.000, ento o seu lucro lquido teria sido superior a R$ 690.000 e inferior a R$ 700.000.

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

19

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Comentrio: Vamos ver... Agora, devemos fazer o ajuste no LALUR, no mesmo? Se existem despesas no dedutveis no valor de R$100.000,00, devemos ADICION-LAS base de clculo do IR e da CSLL, assim: LAIR (+) Adies (=) Lucro Real (x) Alquota de 34% 1.100 100 1.200 (408)

Vamos voltar DRE, levando-se em considerao os valores agora calculados... Receita Bruta de Vendas e Servios (-) Dedues de Vendas / Servios - Impostos sobre Vendas ou Servios Receita Lquida de Vendas / Servios (-) Custo das Mercadorias (Produtos) Vendidas ou dos Servios Prestados Lucro Bruto (-/+) Despesas/Receitas Operacionais (-) Despesas Gerais e Administrativas (-) Despesas Comerciais ou com Vendas (-/+) Despesas/Receitas Financeiras (-) Depreciao e Amortizao (-/+) Outras Despesas Operacionais/ Outras Receitas Operacionais Lucro Operacional (-/+) Outras Despesas/Outras Receitas Lucro antes do Imposto de Renda, da CSLL e das Participaes (-) Imposto de Renda e CSLL Lucro antes das Participaes (-) Participaes Estatutrias Lucro Lquido do Exerccio
Professora Ivana Agostinho

60.000 (10.200) 49.800 (35.000) 14.800 (3.500) (8.000) (1.000) (600) (500) 1.200 (100) 1.100 (408) 692 692 20

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

Gabarito: CERTO 3) ( ) O lucro lquido acrescido das despesas no-monetrias operacionais explicitadas na demonstrao totalizaram R$ 1.326.000 no exerccio social apresentado. Comentrio: As despesas no-monetrias, apresentadas no quadro, dizem respeito depreciao e amortizao, certo? Dessa forma, ao somarmos seu valor (R$600.000,00) ao lucro do perodo (R$726.000,00), chegaremos ao montante de R$1.326.000,00. Gabarito: CERTO 3 PARTICIPAES ESTATUTRIAS O inciso VI do artigo 187 da Lei n 6.404/76 prev o registro das participaes de terceiros no lucro da empresa na parte final da DRE. Segundo o disposto nesse inciso, antes de se apurar o lucro lquido do exerccio, devem ser deduzidas as participaes de debntures, empregados, administradores e partes beneficirias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituies ou fundos de assistncia ou previdncia de empregados, que no se caracterizem como despesa. Dessa forma, as seguintes pessoas podem participar no lucro da empresa: 1) 2) 3) 4) 5) Debenturistas (artigos 52 a 74 da Lei n 6.404/76); Empregados; Administradores; Partes Beneficirias (artigos 46 a 51 da Lei n 6.404/76); Fundos de Assistncia ou Previdncia de Empregados.

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

21

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Antes de comentarmos acerca da forma de clculo dessas participaes, devemos tecer algumas consideraes. Em primeiro lugar, estamos falando de participaes nos lucros. Assim, trata-se de uma expectativa de direito, j que, para que o participante nos lucros da empresa exera esse direito, a empresa dever ter gerado lucro no perodo, no mesmo? Outro ponto diz respeito prudncia. Conforme comentamos anteriormente, seria justo o fato de determinada empresa conceder participaes nos lucros sem levar em conta prejuzos preexistentes? Imagine, por exemplo, que determinada empresa venha passando por uma fase delicada, sob o ponto de vista econmico. Existem prejuzos acumulados, resultantes de exerccios anteriores e que no puderam ser compensados, at ento. No entanto, determinado lucro. no exerccio atual, esta mesma empresa auferiu

Suponhamos, tambm, que exista, nos estatutos desta empresa, a previso de participao nos lucros para os seus empregados e administradores. Vamos perguntar, novamente: seria prudente o clculo e a concesso desta participao nos lucros, sem ao menos levar em considerao os prejuzos acumulados preexistentes? Dessa forma, existem algumas peculiaridades a serem observadas para o clculo dessas participaes. A primeira, como ser evidenciada adiante, diz respeito ao fato de se deduzirem os prejuzos acumulados (se houver), para que se obtenha a base de clculo das participaes estatutrias. Tal procedimento referendado pelo disposto no art. 189 da Lei das Sociedades por Aes, que estabelece: Do resultado do exerccio sero deduzidos, antes de qualquer participao, os prejuzos acumulados e a proviso para o imposto sobre a renda. A segunda, diz respeito ordem que dever ser obedecida.
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

22

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

Segundo o disposto no art. 190, as participaes estatutrias de empregados, administradores e partes beneficirias sero determinadas, sucessivamente e nessa ordem, com base nos lucros que remanescerem depois de deduzida a participao anteriormente calculada. Dessa forma, os clculos das participaes no sero feitos sobre o mesmo valor, mas se calcular primeiramente a participao de debntures; do lucro restante, aps deduzir as participaes de debntures, calcula-se a participao dos empregados; do lucro remanescente, a dos administradores, e assim por diante. Vamos ver como que isso funciona... 3.1 Clculo das Participaes Estatutrias De acordo com o critrio definido na Lei, que estabelece a ordem obrigatria para clculo e pagamento das participaes, pode-se elaborar o seguinte demonstrativo: Lucro aps o IR e CSLL -------------------------------------(-) Prejuzos acumulados-----------------------------------------(=) 1 base de clculo das participaes-----------------(-) Participao dos debenturistas-------------------------------(=) 2 base de clculo das participaes-----------------(-) Participao dos empregados---------------------------------(=) 3 base de clculo das participaes------------------(-) Participao dos administradores-----------------------------(=) 4 base de clculo das participaes------------------(-) Participao das Partes Beneficirias--------------------------(=) 5 base de clculo das participaes-------------------(-) Participao dos Fundos de Assistncia ou Previdncia de Empregados------------------------------------(*) Embora no prevista na Lei n 6.404/76, a despesa com CSLL tambm deduzida da base de clculo das participaes.
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

23

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho 3.2 Contabilizao a) No momento do registro da participao D Participao no resultado C Participao a pagar (passivo circulante) (+P PL / Fato modificativo diminutivo) b) No momento do pagamento D Participao a pagar (passivo circulante) C Caixa ou Bancos c/movimento (-A -P/ Fato permutativo)

Observao: 1. 2. As Participaes de Debntures e Empregados so dedutveis para o clculo do Imposto de Renda. As demais, no! Debntures

So ttulos mobilirios, que representam emprstimos de longo prazo contrados por sociedade annima, por meio de lanamento pblico ou particular, junto a investidores interessados. Alm da participao nos lucros, rendem ao adquirente juros, fixos ou variveis, prmio de reembolso e atualizao monetria (por serem ttulos cujo prazo de vencimento superior a um ano), garantidos pelo ativo da companhia e assegurando preferncia quando do resgate. Caractersticas: Esses ttulos podem: a) ou no ser conversveis em aes; b) sofrer amortizaes parciais ou resgate antecipado; c) ter vencimento condicionado a algum evento; d) ter garantia real ou flutuante; e) conter clusula de repactuao (normalmente um ano), ou seja, o comprador que no se interessar pelo ttulo, tem o direito de revend-lo ao emitente.

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

24

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

3.

Partes Beneficirias

So ttulos negociveis, sem valor nominal e estranhos ao Capital Social, que conferiro aos seus titulares direitos de crdito eventual contra a companhia, que consistem na participao dos lucros anuais. A participao atribuda s partes beneficirias, inclusive para a formao de reserva para resgate, se houver, no poder ultrapassar a 10% dos lucros. Esses ttulos podero ser cedidos gratuitamente ou alienados a acionistas ou terceiros, nas condies determinadas pelo estatuto ou assembleia geral. 4. Ateno: estatutrias, Empregados,

- Devemos, antes de calcularmos as participaes compensar os prejuzos acumulados (se houver). - A ordem deve ser obedecida: Debenturistas, Administradores, Partes Beneficirias e Fundos de Penso.

- Devemos deduzir a participao anteriormente calculada da base de clculo da participao seguinte. - O estatuto da empresa dever prever quais so os participantes nos lucros, bem como os percentuais a que tm direito.

Agora, vamos ver como esse contedo pode ser cobrado em concursos... (ESAF/ Analista Contbil-Financeiro CE/07 - adaptada) A empresa Mercadloga S/A, em 2006, apurou lucro operacional lquido de R$ 322.000,00, outras receitas no valor de R$ 75.000,00 e outras despesas no valor de R$ 92.000,00. No aludido exerccio social, a empresa mandou provisionar imposto de renda e contribuio social sobre o lucro, no valor de R$ 105.000,00, e destinou participao de 10% para os empregados, 10% para administradores, 5% para reserva legal, alm de 50% sobre o lucro ajustado para dividendo mnimo obrigatrio.

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

25

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Aps a contabilizao dos eventos acima citados, a empresa vai evidenciar, no fim da Demonstrao do Resultado de Exerccio, o lucro lquido no valor de a) R$ 160.000,00. b) R$ 152.000,00. c) R$ 153.900,00. d) R$ 76.950,00. e) R$ 162.000,00. Comentrio: Nessa questo, como j conhecemos a estrutura da DRE, percebemos que dois fatos narrados no afetaro o lucro lquido do exerccio. So eles: a constituio da reserva legal e a distribuio de dividendos. Esses fatos representam destinaes do lucro lquido que no afetam o resultado. Tais valores sero baixados da conta LPA, que, no momento, no nos interessa. Vamos para a questo em si. Devemos apurar, com base nos dados fornecidos, o lucro lquido do exerccio. Estruturando a DRE, teremos os seguintes valores j fornecidos, partindo do lucro operacional: Lucro Operacional (+-) Outros Resultados (+)Outras Receitas (-) Outras Despesas Lucro antes do Imposto de Renda, da CSLL e das Participaes (-) Imposto de Renda e CSLL Lucro antes das Participaes (-) Participaes Estatutrias Lucro Lquido do Exerccio Agora, vamos calcular as participaes estatutrias de 10% para os empregados e 10% para administradores. Seguindo a ordem correta para o clculo dessas participaes, teremos:
Professora Ivana Agostinho

R$322.000,00 (R$17.000,00) R$75.000,00 (R$92.000,00) R$305.000,00 (R$105.000,00) R$200.000,00

www.pontodosconcursos.com.br

26

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

1) 2) 3) 4) 5)

Debenturistas; Empregados - 10% Administradores 10% Partes Beneficirias; Fundos de Assistncia ou Previdncia de Empregados.

Sabemos que as participaes sero calculadas segundo a seguinte memria de clculo: Lucro aps o IR e CSLL -------------------------------------- R$ 200.000,00 (-) Prejuzos acumulados------------------------------------------ no h (=) 1 base de clculo das participaes------------------ R$200.000,00 (-) Participao dos empregados de 10%----------------------- (R$20.000,00) (=) 2 base de clculo das participaes------------------ R$180.000,00 (-) Participao dos administradores de 10% -------------------(R$18.000,00) Percebemos que no havia prejuzos acumulados a serem compensados. Dessa forma, a primeira base de clculo o prprio lucro aps IR e CSLL. Outra observao: no havia a previso de participao de debenturistas, o que fez com que os empregados detivessem a primeira base de clculo. Agora, completando nossa DRE, teramos a seguinte situao: Lucro Operacional (+-) Outros Resultados (+)Outras Receitas (-) Outras Despesas Lucro antes do Imposto de Renda, da CSLL e das Participaes (-) Imposto de Renda e CSLL Lucro antes das Participaes (-) Participaes Estatutrias (-) de Empregados (-) de administradores Lucro Lquido do Exerccio
Professora Ivana Agostinho

R$322.000,00 (R$17.000,00) R$75.000,00 (R$92.000,00) R$305.000,00 (R$105.000,00) R$200.000,00 (R$38.000,00) (R$20.000,00) (R$18.000,00) R$162.000,00 27

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

Gabarito: E (ESAF/TRF/2003) A Companhia Delta, no encerramento do exerccio de 2002, obteve as seguintes informaes, conforme segue: Valores em R$ Capital Social Financiamentos Lucro Antes do Imposto de Renda Prejuzos Acumulados Proviso para Imposto de Renda e Contribuio Social s/o Lucro Lquido 1.000.000,00 50.000,00 300.000,00 70.000,00 90.000,00

Estatutariamente as participaes no resultado so: empregados 10%; administradores 10%. Assinale o valor do Lucro Lquido do Exerccio. Lucro Lquido do Exerccio Valores em R$ a) 183.400,00 b) 170.100,00 c) 168.000,00 d) 153.000,00 e) 150.000,00 Comentrio: Devemos apurar, novamente, o lucro lquido do exerccio. Estruturando a DRE, teremos os seguintes valores j fornecidos, partindo do lucro antes do imposto de renda: Lucro antes do Imposto de Renda, da CSLL e das Participaes (-) Imposto de Renda e CSLL Lucro antes das Participaes (-) Participaes Estatutrias Lucro (Prejuzo) Lquido do Exerccio Agora, vamos calcular as participaes estatutrias de 10% para os empregados e 10% para administradores.
Professora Ivana Agostinho

R$300.000,00 (R$90.000,00) R$210.000,00

www.pontodosconcursos.com.br

28

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

Seguindo a ordem correta para o clculo dessas participaes, teremos: 1) 2) 3) 4) 5) Debenturistas; Empregados - 10% Administradores 10% Partes Beneficirias; Fundos de Assistncia ou Previdncia de Empregados.

Sabemos que as participaes sero calculadas segundo a seguinte memria de clculo: Lucro aps o IR e CSLL -------------------------------------- R$ 210.000,00 (-) Prejuzos acumulados------------------------------------------- (R$70.000,00) (=) 1 base de clculo das participaes------------------ R$140.000,00 (-) Participao dos empregados de 10%------------------------- (R$14.000,00) (=) 2 base de clculo das participaes------------------ R$126.000,00 (-) Participao dos administradores de 10% ----------------------(R$12.600,00) Percebemos que no havia a previso de participao de debenturistas, o que fez com que os empregados detivessem a primeira base de clculo. Agora, completando nossa DRE, teramos a seguinte situao: Lucro antes do Imposto de Renda, da CSLL e das Participaes (-) Imposto de Renda e CSLL Lucro antes das Participaes (-) Participaes Estatutrias (-) de Empregados (-) de administradores Lucro Lquido do Exerccio Gabarito: A R$300.000,00 (R$90.000,00) R$210.000,00 (R$26.600,00) (R$14.000,00) (R$12.600,00) R$183.400,00

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

29

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho (ESAF/AFRF/2002/2) A empresa Metais & Metalurgia S/A, no exerccio de 2001, auferiu lucro lquido, antes do imposto de renda, da contribuio social e das participaes contratuais e estatutrias, no valor de R$ 220.000,00. Na Contabilidade da empresa foram colhidas as informaes de que: 1 - o patrimnio lquido, antes da apropriao e distribuio do lucro, era composto de: Capital Social Prejuzos Acumulados R$ 280.000,00 R$ 76.000,00

2 - o passivo circulante, aps a apropriao e distribuio do lucro, era composto de: Fornecedores Dividendos a Pagar Proviso p/ Imposto de Renda Participaes no Lucro a Pagar R$ R$ R$ R$ 450.000,00 20.000,00 64.000,00 ???

As participaes no lucro foram processadas nos seguintes percentuais: Participao Participao Participao Participao de de de de Partes Beneficirias Debenturistas Administradores Empregados 05% 08% 10% 10%

Calculando-se o valor das participaes citadas, nos termos da legislao societria, sem considerar as possveis implicaes de ordem fiscal, nem os centavos do clculo, pode-se dizer que os valores apurados sero: a) Participao de Partes Beneficirias R$ 3.240,00 b) Participao de Debenturistas R$ 5.760,00 c) Participao de Administradores R$ 7.360,00 d) Participao de Empregados R$ 8.000,00 e) Lucro Lquido final na DRE R$ 132.636,00 Comentrio: Essa questo bem completinha! Trata do assunto relativo s participaes estatutrias de forma bastante abrangente, medida que requer o clculo de, praticamente, todas elas.
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

30

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Vamos para a resoluo da questo. Devemos apurar, com base nos dados fornecidos, os valores relativos a cada uma das participaes calculadas bem como o lucro lquido do exerccio. Observe que a questo no disps na ordem correta os participantes no lucro da companhia. Devemos orden-los, portanto. Estruturando a DRE, teremos os seguintes valores j fornecidos, partindo do lucro antes do IR, CSLL e das participaes: Lucro antes do Imposto de Renda, da CSLL e das Participaes (-) Imposto de Renda e CSLL Lucro antes das Participaes (-) Participaes Estatutrias Lucro Lquido do Exerccio R$220.000,00 (R$64.000,00) R$156.000,00

Voc percebeu que valor relativo ao IR foi obtido a partir dos dados constantes no balano patrimonial, uma vez que sua contrapartida se deu a crdito de proviso para IR, no passivo circulante. Agora, vamos calcular as participaes estatutrias. De acordo com a questo, as participaes no lucro foram processadas nos seguintes percentuais: Participao Participao Participao Participao de de de de Partes Beneficirias Debenturistas Administradores Empregados 05% 08% 10% 10%

Seguindo a ordem correta para o clculo dessas participaes, teremos: 1) 2) 3) 4) Debenturistas 08% Empregados - 10% Administradores 10% Partes Beneficirias 05%.

Sabemos que as participaes sero calculadas segundo a seguinte memria de clculo:

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

31

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Lucro aps o IR e CSLL -------------------------------------- R$ 156.000,00 (-) Prejuzos acumulados------------------------------------------ (R$76.000,00) (=) 1 base de clculo das participaes------------------ R$80.000,00 (-) Participao dos debenturistas de 08%----------------------- (R$6.400,00) (=) 2 base de clculo das participaes------------------ R$73.600,00 (-) Participao dos empregados de 10% ------------------------(R$7.360,00) (=) 3 base de clculo das participaes------------------ R$66.240,00 (-) Participao dos administradores de 10%-------------------- (R$6.624,00) (=) 4 base de clculo das participaes------------------ R$59.616,00 (-) Participao das partes beneficirias de 05% ----------------(R$2.980,00) Percebemos que, no caso, havia prejuzos acumulados a serem compensados da ordem de R$76.000,00, conforme informao colhida na contabilidade da empresa. Outra observao: a questo preceitua que no deveremos considerar as possveis implicaes de ordem fiscal, nem os centavos do clculo. Significa, ento, que no precisamos levar em considerao, aqui, o fato de que as participaes de debenturistas e de empregados so dedutveis para fins de imposto de renda. E digo mais: a questo no nos forneceu a alquota de IR; forneceu, sim, o valor do IR j calculado. Agora, completando nossa DRE, teramos a seguinte situao: Lucro antes do Imposto de Renda, da CSLL e das Participaes (-) Imposto de Renda e CSLL Lucro antes das Participaes (-) Participaes Estatutrias (-) de Debenturistas (-) de Empregados (-) de Administradores (-) de Partes Beneficirias Lucro Lquido do Exerccio Gabarito: E
Professora Ivana Agostinho

R$220.000,00 (R$64.000,00) R$156.000,00 (R$26.364,00) (R$6.400,00) (R$7.360,00) (R$6.624,00) (R$2.980,00) R$132.636,00

www.pontodosconcursos.com.br

32

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho (ESAF/ATE-MS/2001) O Contador da Empresa Comrcio Com S/A j havia contabilizado as operaes de encerramento do exerccio de 2000, inclusive a proviso para pagamento do imposto de renda, quando se apercebeu de que no havia calculado as participaes estatutrias de empregados e de diretores, previstas nos Estatutos alquota de 10%, para cada tipo. A proviso para o imposto de renda fora calculada alquota de 25% do lucro real, tendo o lucro lquido do exerccio, no valor de R$ 27.000,00, sido creditado na conta Lucros (ou Prejuzos) Acumulados. Aps sanar a falha anterior, contabilizando as participaes estatutrias corretamente e recalculando o imposto, a proviso para o imposto de renda dever ir a balano com o novo valor de: a) R$ 6.075,00 b) R$ 7.650,00 c) R$ 7.717,50 d) R$ 8.325,00 e) R$ 8.730,00 Comentrio: Essa questo envolve o clculo das participaes e do imposto de renda. Em primeiro lugar, devemos nos lembrar de que as participaes de debenturistas e de empregados so dedutveis da base de clculo do IR, no mesmo? Dessa forma, com base nos dados fornecidos, teremos uma participao dedutvel (empregados) e outra no (diretores administradores). Vamos estruturar a DRE, fornecidos no incio da questo. primeiramente em funo dos dados

O Contador da Empresa Comrcio Com S/A j havia contabilizado as operaes de encerramento do exerccio de 2000, inclusive a proviso para pagamento do imposto de renda, quando se apercebeu de que no havia calculado as participaes estatutrias de empregados e de diretores, previstas nos Estatutos alquota de 10%, para cada tipo. A proviso para o imposto de renda fora calculada alquota de 25% do lucro real, tendo o lucro lquido do exerccio, no valor de R$ 27.000,00, sido creditado na conta Lucros (ou Prejuzos) Acumulados.
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

33

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Assim, estruturando parcialmente a DRE, teramos, num primeiro momento, o seguinte: Lucro antes Participaes do Imposto de Renda e das ????? (25%) R$27.000,00 R$0,00 R$27.000,00

(-) Imposto de Renda Lucro antes das Participaes (-) Participaes Estatutrias Lucro Lquido do Exerccio Vamos pensar...

Se a alquota aplicada, no momento inicial, foi de 25% e o lucro lquido do exerccio foi de R$27.000,00, chegamos concluso de que esse lucro corresponde a 75% do valor correspondente ao Lucro antes do IR, certo? Assim, fazendo um clculo bem simples, chegamos ao Lucro antes do Imposto de Renda, valor sobre o qual havia sido aplicada a alquota de 25%:

Lucro antes Participaes

do

Imposto

de

Renda

das R$36.000,00 (R$9.000,00) R$27.000,00 R$0,00 R$27.000,00

(-) Imposto de Renda (25%) Lucro antes das Participaes (-) Participaes Estatutrias Lucro Lquido do Exerccio Continuando...

Aps sanar a falha anterior, contabilizando as participaes estatutrias corretamente e recalculando o imposto, a proviso para o imposto de renda dever ir a balano com o novo valor de: Antes de sanar a falha anterior, vale um comentrio: Professora Ivana Agostinho www.pontodosconcursos.com.br

34

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

Sabemos que as participaes de debenturistas e de empregados so dedutveis para fins de imposto de renda. No entanto, sabemos tambm que essas mesmas participaes devero ser calculadas com base no lucro APS o imposto de renda, conforme dispe a Lei das Sociedades por Aes... Art. 189 Do resultado do exerccio sero deduzidos, antes de qualquer participao, os prejuzos acumulados e a proviso para o imposto sobre a renda. E agora? Para calcularmos as participaes, devemos, antes, calcular o imposto de renda. Mas, para calcular o imposto de renda, podemos deduzir as participaes de debenturistas e de empregados, se houver! Como que isso funciona? Ficou meio esquisito, no ficou? Pois , meu caro... A contabilidade achou um jeitinho para resolver esse problema! Que jeitinho seria esse? Bom, sabemos que, tanto o imposto de renda (e, por analogia a CSLL) quanto as participaes, so calculados FORA da DRE, no mesmo? Assim, conforme veremos a seguir, a empresa dever calcular e contabilizar as participaes normalmente, com base no lucro aps o IR apurado at ento. Em seguida, aps calculadas e contabilizadas as participaes, a empresa dever voltar ao LALUR e RECALCULAR o imposto de renda, levando em considerao as participaes dedutveis, conforme solicita a questo em tela. Vamos l... Primeiro passo: clculo das participaes.

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

35

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho As participaes previstas na questo so para empregados (10%) e administradores (10%), certo? Assim... Lucro aps o IR e CSLL -------------------------------------- R$ 27.000,00 (-) Prejuzos acumulados------------------------------------------ no h (=) 1 base de clculo das participaes------------------ R$27.000,00 (-) Participao dos empregados de 10%------------------------- (R$2.700,00) (=) 2 base de clculo das participaes------------------ R$24.300,00 (-) Participao dos administradores de 10% ----------------------(R$2.430,00) Agora, voltando ao LALUR e recalculando o imposto, teramos o seguinte: Lucro antes do IR (-) Participao de empregados (=) LUCRO REAL (tributvel) (x) Alquota de 25% Chegamos resposta da questo. A nova proviso para IR, que dever ir Balano, de R$8.325,00. Para que nosso raciocnio fique mais completo, vamos ver como ficaria a nova DRE, aps o clculo e contabilizao das participaes e do novo imposto de renda: Lucro antes Participaes do Imposto de Renda e das R$36.000,00 (R$8.325,00) R$27.675,00 R$5.130,00 (R$2.700,00) (R$2.430,00) R$22.545,00 36 R$36.000,00 (R$2.700,00) R$33.300,00 R$8.325,00

(-) Imposto de Renda (25% x R$33.300,00) Lucro antes das Participaes (-) Participaes Estatutrias (-) de Empregados (-) de Administradores Lucro Lquido do Exerccio
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Gabarito: D

(ESAF/MPU/Analista Pericial/2004) A Comercial Lima S/A apresentou-nos o seguinte extrato de sua D.R.E, para fazermos o clculo do lucro lquido por ao, que dever constar ao fim da demonstrao, no exerccio em causa: Demonstrao do Resultado do Exerccio Receita Bruta de Vendas e Servios omissis Lucro Operacional Bruto omissis Lucro Operacional lquido omissis Lucro Lquido antes do IR e da CSLL (-) Proviso para Imposto de Renda (-) Proviso para CSLL Lucro Lquido aps o IR e a CSLL R$ 10.000.000,00 R$ 7.000.000,00 R$ 1.500.000,00 R$ R$ R$ R$ 500.000,00 100.000,00 50.000,00 350.000,00

A partir dos dados demonstrados acima foram calculados e contabilizados apenas os itens seguintes: Reserva legal de 5%; Participao de Administradores 10%; Participao de Empregados 10%. Sabemos que a conta Reserva Legal tem saldo de R$6.000,00; que a quantidade das aes do Capital Social de 100 mil aes a valor unitrio de R$1,25, e que os clculos em moeda corrente tm arredondamento matemtico, quando necessrio. De posse dessas informaes e dados, completamos nossos clculos encontrando o lucro lquido de a) R$ 3,50 por ao de capital social. b) R$ 3,15 por ao de capital social. c) R$ 2,84 por ao de capital social. d) R$ 2,80 por ao de capital social. e) R$ 2,69 por ao de capital social.

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

37

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Comentrio: Agora, ao final da nossa aula, essa questo vai ser moleza! Vamos estruturar a DRE a partir do Lucro Aps o IR e CSLL, j que representa o ltimo resultado parcial fornecido pela questo. Lucro Lquido aps o IR e a CSLL (-) Participaes Estatutrias (-) de Empregados (10%) (-) de Administradores (10%) Lucro Lquido do Exerccio Agora, vamos calcular as participaes: Lucro aps o IR e CSLL -------------------------------------- R$ 350.000,00 (-) Prejuzos acumulados------------------------------------------ no h (=) 1 base de clculo das participaes------------------ R$350.000,00 (-) Participao dos empregados de 10%------------------------- (R$35.000,00) (=) 2 base de clculo das participaes------------------ R$315.000,00 (-) Participao dos administradores de 10% ----------------------(R$31.500,00) Voltando nossa DRE, teremos os seguintes valores calculados e contabilizados: Lucro Lquido aps o IR e a CSLL (-) Participaes Estatutrias (-) de Empregados (10%) (-) de Administradores (10%) Lucro Lquido do Exerccio R$350.000,00 (R$66.500,00) (R$35.000,00) (R$31.500,00) R$283.500,00 ???????? ?????? R$350.000,00

Nota: o clculo da reserva legal no afeta o lucro lquido do exerccio; portanto, sua contabilizao no evidenciada na DRE. Assim, chegamos R$283.500,00. ao lucro lquido do exerccio no valor de

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

38

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Se a questo nos informou que a quantidade das aes do Capital Social de 100 mil aes a valor unitrio de R$1,25, e que os clculos em moeda corrente tm arredondamento matemtico, quando necessrio, teremos o seguinte:

LLE: R$283.500,00 100.000 aes

= R$2,835 por ao do Capital Social

Com o arredondamento matemtico, chegamos ao gabarito c (R$ 2,84 por ao de capital social). Gabarito: C

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

39

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

Reviso e Fixao Agora, para verificar se o contedo foi realmente absorvido, tente responder mentalmente os questionamentos que seguem. 1) Quais so as formas mais comuns de tributao sobre o lucro? 2) Defina Lucro Real. Como obtido? 3) O que vem a ser LALUR? Quais so suas caractersticas? 4) Exemplifique despesas no dedutveis para o clculo do IR. Como so tratadas no LALUR? 5) Exemplifique receitas no tributveis para o clculo do IR. Como so tratadas no LALUR? 6) Em que consiste contabilizao do imposto de renda com base no lucro presumido? 7) Que fatores devem ser levados em considerao para o clculo das participaes estatutrias? 8) Que pessoas podem participar nos lucros da empresa? 9) Qual a ordem que dever ser observada para o clculo das participaes? Por que? 10) Quais so as participaes dedutveis para o clculo do Imposto de Renda? Como feita essa contabilizao?

Bom, por hoje s! Aguardo voc na prxima aula, que ser a ltima do nosso curso! At l! Um grande abrao,

Ivana Agostinho

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

40

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho

Exerccios resolvidos na aula de hoje... (Cesgranrio/Petrobrs/2008) A Demonstrao do Resultado do Exerccio apresenta, resumidamente, as operaes realizadas pela empresa, durante o exerccio social, de forma a destacar o resultado lquido, apurado pelo confronto de receitas, custos e despesas operacionais e no operacionais relativas a esse mesmo exerccio social. A legislao fiscal, por sua vez, tem uma maneira especfica para apurar o lucro fiscal (tributvel), que servir de base para exigir os tributos. Nos termos da legislao fiscal, o lucro fiscal (tributvel) estabelecido pelo lucro a) contbil (menos) imposto de renda (mais) adies (menos) excluses. b) contbil (menos) imposto de renda (menos) contribuio social sobre o lucro (mais) adies (menos) excluses. c) antes do imposto de renda e da contribuio social sobre o lucro lquido (mais) adies (menos) excluses (mais) lucros fiscais. d) antes do imposto de renda e da contribuio social sobre o lucro (mais) adies (menos) excluses (menos) compensao de prejuzos fiscais. e) antes do imposto de renda e da contribuio social sobre o lucro lquido (mais) adies (menos) excluses (menos) compensao de prejuzos fiscais (mais) participaes e contribuies. (ESAF/AFRF/2003) Assinale abaixo a opo que contm a afirmao correta. a) O lucro da pessoa jurdica ser arbitrado quando o contribuinte optar indevidamente pela tributao com base no lucro presumido. b) Lucro presumido uma forma simplificada de apurao da base de clculo dos tributos com o imposto de renda e da contribuio social, aplicvel a todas as pessoas jurdicas que fizerem opo para esse fim. c) Lucro real o lucro lquido do perodo apurado na escriturao comercial, mas diferente do lucro contbil, porque ajustado pelas adies, excluses e compensaes. d) Lucro arbitrado a forma utilizada pelo fisco apenas no caso em que o contribuinte se recusar ou dificultar o acesso da autoridade fiscal documentao comprobatria das atividades. e) Lucro contbil aquele apurado na contabilidade mas que no serve de base para a tributao do imposto de renda porque conhecido apenas como lucro escritural.

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

41

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Quadro NC-II Demonstrao de resultado do exerccio social da Companhia Comercial de Alimentos S.A. (CCA) encerrado em 31/12/99 (em R$ mil) Receita bruta de vendas Impostos Receita lquida CMV (custo de mercadorias vendidas) Lucro bruto Despesas comerciais Despesas gerais e administrativas Despesas financeiras Depreciao e amortizao Outras despesas operacionais Lucro operacional Outras despesas Lucro antes do IR (imposto de renda) e das CSLL IR e CSLL (Contribuio social sobre lucro lquido) Lucro lquido 60.000 (10.200) 49.800 (35.000) 14.800 (8.000) (3.500) (1.000) (600) (500) 1.200 (100) 1.100 (374) 726 as informaes

(CESPE/PF-Pap./2000-adaptada) Tendo em vista apresentadas no quadro NC-II, julgue os itens seguintes.

( ) As receitas devem ter sido registradas de acordo com o regime de caixa, conforme estabelece a Lei n 6.404/76. ( ) As despesas de depreciao e amortizao no afetam diretamente o caixa da empresa, apesar de reduzirem o seu lucro. ( ) As despesas de comisses de vendedores devem estar registradas como despesas gerais e administrativas. ( ) As outras despesas podem compreender prejuzo na venda de bens do ativo imobilizado. (CESPE/PF-Pap./2000-adaptada) Com relao ao quadro NC-II, julgue os itens a seguir. ( ) Caso a CCA no tivesse registrado despesas financeiras no exerccio social apresentado, o lucro lquido teria ficado entre R$ 1.300.000 e R$ 1.400.000, considerando os efeitos do imposto de renda e da
Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

42

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho contribuio social sobre o lucro, alquota geral de 34% sobre o lucro antes dos impostos. ( ) Caso a CCA, no exerccio social encerrado em 31/12/99, tivesse registrado as despesas financeiras mostradas no quadro NC-II, alm de despesas no-dedutveis para fins de imposto de renda e contribuio social sobre o lucro, em condies permanentes, de R$ 100.000, ento o seu lucro lquido teria sido superior a R$ 690.000 e inferior a R$ 700.000. ( ) O lucro lquido acrescido das despesas no-monetrias operacionais explicitadas na demonstrao totalizaram R$ 1.326.000 no exerccio social apresentado. (ESAF/ Analista Contbil-Financeiro CE/07 - adaptada) A empresa Mercadloga S/A, em 2006, apurou lucro operacional lquido de R$ 322.000,00, outras receitas no valor de R$ 75.000,00 e outras despesas no valor de R$ 92.000,00. No aludido exerccio social, a empresa mandou provisionar imposto de renda e contribuio social sobre o lucro, no valor de R$ 105.000,00, e destinou participao de 10 % para os empregados, 10% para administradores, 5% para reserva legal, alm de 50% sobre o lucro ajustado para dividendo mnimo obrigatrio. Aps a contabilizao dos eventos acima citados a empresa vai evidenciar, no fim da Demonstrao do Resultado de Exerccio, o lucro lquido no valor de a) R$ 160.000,00. b) R$ 152.000,00. c) R$ 153.900,00. d) R$ 76.950,00. e) R$ 162.000,00. (ESAF/TRF/2003) A Companhia Delta, no encerramento do exerccio de 2002, obteve as seguintes informaes, conforme segue: Valores em R$ Capital Social Financiamentos Lucro Antes do Imposto de Renda Prejuzos Acumulados Proviso para Imposto de Renda
Professora Ivana Agostinho

1.000.000,00 50.000,00 300.000,00 70.000,00 43

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho e Contribuio Social s/o Lucro Lquido 90.000,00

Estatutariamente as participaes no resultado so: empregados 10%; administradores 10%. Assinale o valor do Lucro Lquido do Exerccio. Lucro Lquido do Exerccio Valores em R$ a) 183.400,00 b) 170.100,00 c) 168.000,00 d) 153.000,00 e) 150.000,00 (ESAF/AFRF/2002/2) A empresa Metais & Metalurgia S/A, no exerccio de 2001, auferiu lucro lquido, antes do imposto de renda, da contribuio social e das participaes contratuais e estatutrias, no valor de R$ 220.000,00. Na Contabilidade da empresa foram colhidas as informaes de que: 1 - o patrimnio lquido, antes da apropriao e distribuio do lucro, era composto de: Capital Social Prejuzos Acumulados R$ 280.000,00 R$ 76.000,00

2 - o passivo circulante, aps a apropriao e distribuio do lucro, era composto de: Fornecedores Dividendos a Pagar Proviso p/ Imposto de Renda Participaes no Lucro a Pagar R$ R$ R$ R$ 450.000,00 20.000,00 64.000,00 ???

As participaes no lucro foram processadas nos seguintes percentuais: Participao Participao Participao Participao de de de de Partes Beneficirias Debenturistas Administradores Empregados 05% 08% 10% 10%

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

44

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Calculando-se o valor das participaes citadas, nos termos da legislao societria, sem considerar as possveis implicaes de ordem fiscal, nem os centavos do clculo, pode-se dizer que os valores apurados sero: a) Participao de Partes Beneficirias R$ 3.240,00 b) Participao de Debenturistas R$ 5.760,00 c) Participao de Administradores R$ 7.360,00 d) Participao de Empregados R$ 8.000,00 e) Lucro Lquido final na DRE R$ 132.636,00 (ESAF/ATE-MS/2001) O Contador da Empresa Comrcio Com S/A j havia contabilizado as operaes de encerramento do exerccio de 2000, inclusive a proviso para pagamento do imposto de renda, quando se apercebeu de que no havia calculado as participaes estatutrias de empregados e de diretores, previstas nos Estatutos alquota de 10%, para cada tipo. A proviso para o imposto de renda fora calculada alquota de 25% do lucro real, tendo o lucro lquido do exerccio, no valor de R$ 27.000,00, sido creditado na conta Lucros (ou Prejuzos) Acumulados. Aps sanar a falha anterior, contabilizando as participaes estatutrias corretamente e recalculando o imposto, a proviso para o imposto de renda dever ir a balano com o novo valor de: a) R$ 6.075,00 b) R$ 7.650,00 c) R$ 7.717,50 d) R$ 8.325,00 e) R$ 8.730,00 (ESAF/MPU/Analista Pericial/2004) A Comercial Lima S/A apresentou-nos o seguinte extrato de sua D.R.E, para fazermos o clculo do lucro lquido por ao, que dever constar ao fim da demonstrao, no exerccio em causa: Demonstrao do Resultado do Exerccio Receita Bruta de Vendas e Servios omissis Lucro Operacional Bruto omissis Lucro Operacional lquido omissis
Professora Ivana Agostinho

R$ 10.000.000,00 R$ 7.000.000,00 R$ 1.500.000,00 45

www.pontodosconcursos.com.br

Contabilidade Sem Medo PROFESSORA: Ivana Agostinho Lucro Lquido antes do IR e da CSLL (-) Proviso para Imposto de Renda (-) Proviso para CSLL Lucro Lquido aps o IR e a CSLL R$ R$ R$ R$ 500.000,00 100.000,00 50.000,00 350.000,00

A partir dos dados demonstrados acima foram calculados e contabilizados apenas os itens seguintes: Reserva legal de 5%; Participao de Administradores 10%; Participao de Empregados 10%. Sabemos que a conta Reserva Legal tem saldo de R$6.000,00; que a quantidade das aes do Capital Social de 100 mil aes a valor unitrio de R$1,25, e que os clculos em moeda corrente tm arredondamento matemtico, quando necessrio. De posse dessas informaes e dados, completamos nossos clculos encontrando o lucro lquido de a) R$ 3,50 por ao de capital social. b) R$ 3,15 por ao de capital social. c) R$ 2,84 por ao de capital social. d) R$ 2,80 por ao de capital social. e) R$ 2,69 por ao de capital social.

At a prxima! Abraos, Ivana.

Professora Ivana Agostinho

www.pontodosconcursos.com.br

46

You might also like