You are on page 1of 3

Projeto Integrador II em Petrleo Prof.

Flvia Arajo

TEXTO 6 LISTA DE VERBOS PARA ELABORAO DOS OBJETIVOS

OBJETIVOS GERAIS Analisar Avaliar Caracterizar Conhecer Diagnosticar Discutir Implantar Implementar Investigar Promover Realizar OBJETVOS ESPECFICOS Caracterizar Categorizar Colaborar Cotejar Descrever Detectar Determinar Divulgar Elaborar Empreender Explicar Evidenciar Facilitar Focalizar Fornecer Identificar Interpretar Investigar Levantar Localizar Promover Realizar Reconhecer Reunir Sugerir Traar Verificar

Projeto Integrador II em Petrleo Prof. Flvia Arajo

ATIVIDADE 1 Orientao para Elaborao do Projeto de Pesquisa


A pesquisa cientfica tem o objetivo de descobrir algo novo ou mesmo explicar e esclarecer um fato que ainda no est muito claro pelas pessoas. Pesquisa cientfica a investigao feita com o objetivo expresso de obter conhecimento especfico e estruturado sobre um assunto preciso.

1. Em uma pesquisa cientfica a elaborao de um projeto uma etapa imprescindvel. Fazer um projeto lanar idias para frente, prever as etapas do trabalho, definir aonde se quer chegar com ele. Ela pode ser realizada em qualquer rea do conhecimento, geralmente nascendo a partir de uma idia, de um tema ou de mesmo de um contedo especfico. O primeiro passo de uma pesquisa lanar um tema. Tudo que a gente faz precisa de um nome. O tema deve despertar interesse nos alunos e na comunidade em geral. Qual o tema/idia/contedo que voc quer abordar no seu trabalho de investigao cientfica?

2. O prximo passo consiste em saber o porqu da escolha dessa temtica. Toda pesquisa nasce de um problema. Isso mesmo um problema! No vamos pesquisar algo que j provado e comprovado pelos meios acadmicos. O problema que embasa o seu tema deve ser instigante o suficiente para estimular o desenvolvimento do seu trabalho. Pare um pouco e pense nesse problema. Ou quem sabe nos problemas que levam voc a realizar tal investigao. O prosseguimento de suas pesquisas depende de um bom problema. O problema sempre algo que deve justificar a pesquisa. Algo que as pessoas ficariam interessadas em saber suas respostas. Qual o seu problema de pesquisa?

3. Depois que voc definiu o tema e o problema de pesquisa fundamental delimitar os objetivos que iro direcionar o seu trabalho. Esses objetivos devem ser respondidos ao longo da pesquisa. Eles so fundamentais para que voc possa saber aonde se quer chegar. Podemos sintetizar os objetivos como as idias que vo ser explicadas pela pesquisa. O objetivo o ponto de chegada, a meta final. a contribuio que a pesquisa quer dar ao conhecimento. Quais os objetivos da pesquisa?

Projeto Integrador II em Petrleo Prof. Flvia Arajo

4. Concluda essa etapa, o pesquisador ir organizar um texto de referncia sobre o que se est propondo. Esse texto chamado comumente de fundamentao terica, devendo mostrar a importncia desse tema. A fundamentao terica, tambm denominada de justificativa a desculpa que voc d para fazer a pesquisa. Qual a importncia do tema escolhido? Qual sua relevncia para as pessoas envolvidas na investigao? Qual sua contribuio para a sociedade? A justificativa a defesa do seu trabalho. Nessa etapa voc apresenta argumentos que convenam as pessoas sobre o valor do seu trabalho. O texto da fundamentao terica prova a importncia da temtica que o aluno resolveu estudar e investigar. a pea fundamental e essencial do trabalho cientfico, devendo permear todo o processo de investigao. Escreva as principais fontes que iro subsidiar sua fundamentao terica. Essa etapa fundamental para organizar o trabalho escrito.

5. O prximo passo descrever quais vo ser as etapas para voc chegar aos resultados to esperados. Esses passos so chamados de Metodologia, definida como o caminho que voc vai trilhar para organizar o trabalho. Nesse momento cabe especificar um cronograma de atividades. A metodologia tem a ver com o modo de obteno dos dados que sustentam a pesquisa. Na metodologia o grupo vai descrever cada passo da pesquisa, o que vai ser realizado, o que se vai utilizar e os meios de se chegar aos resultados. Qual a Metodologia do trabalho? Esboce um cronograma de atividades.

6. Por fim, chegamos aos resultados (anlise de dados). Eles so essenciais para se mostrar a importncia desse estudo investigatrio. Nos resultados o aluno pode responder os objetivos descritos no incio da pesquisa e fazer associaes com o problema de pesquisa que embasou o trabalho. Tambm importante utilizar juntamente com os dados obtidos, parte da fundamentao terica que foi abordada anteriormente. Os resultados compreendem a parte final da investigao, apresentando as concluses do estudo realizado segundo os objetivos propostos no incio do trabalho. importante tambm apresentar sugestes e recomendaes. Quais so os meus resultados? Quais foram os dados obtidos? Os resultados esto de acordo com problema de pesquisa e com objetivos?

You might also like