You are on page 1of 13

INSTITUTO DE CINCIAS SOCIAIS E COMUNICAO

DIREITO
CAMPUS ALPHAVILLE

COMRCIO INTERNACIONAL O MARCO DAS NAOES UNIDAS

Santana de Parnaba/ So Paulo 2013

INSTITUTO DE CINCIAS SOCIAIS E COMUNICAO


DIREITO
CAMPUS ALPHAVILLE

Comrcio Internacional
O Marco das Naes Unidas

Trabalho sobre Comrcio Internacional, apresentado coordenao do curso de Direito da Universidade Paulista UNIP, Campus Alphaville para avaliao do desempenho, como requisito para obteno de mdia semestral na disciplina de Comrcio Internacional.

Celio Lus Galvo Navarro A53HIF-4

Turma: DR7Q06

Prof. Eduardo Pimenta

Santana de Parnaba/ So Paulo 2013

Tribunal Internacional de Justia

Convido a todos os Governos que ainda no o fizeram a assinar e ratificar os diversos pactos, tratados e convenes que constituem o ncleo central do direito internacional.
Kofi Annan, Relatrio do Milnio 2007

ndice Introduo .. 05 06 07 09 11 12 13

Direito Internacional . O Direito Internacional e o Comrcio Mundial Desenvolvimento e conquistas Futuro .. Concluso .. Fontes de pesquisa

Introduo

O desenvolvimento do direito internacional um dos objetivos primrios das Naes Unidas. Em seu prembulo a Carta das Naes Unidas define o objetivo de estabelecer condies sob as quais a justia e o respeito s obrigaes decorrentes de tratados e de outras fontes do direito internacional possam ser mantidos. O direito internacional define as responsabilidades legais dos Estados em sua conduta uns com os outros e o tratamento dos indivduos dentro das fronteiras do Estado. Seu domnio abrange uma ampla gama de questes de interesse internacional como os direitos humanos, o desarmamento, a criminalidade internacional, os refugiados, a migrao, problemas de nacionalidade, o tratamento dos prisioneiros, o uso da fora e a conduta de guerra, entre outros. Ele tambm regula os bens comuns globais, como o meio ambiente, o desenvolvimento sustentvel, as guas internacionais, o espao sideral, as comunicaes e o comrcio mundial.

Introduction

The development of the international law is one of the primary objectives of United Nations. In its preamble the Letter of United Nations defines the objective to establish conditions under which justice and the respect to the decurrently obligations of treated and other sources of the international law can be kept. The international law inside defines the legal responsibilities of the States in its behavior ones with the others and the treatment of the individuals of the borders of the State. Its domain encloses an ample gamma of questions of international interest as the human rights, the disarmament, international crime, the refugee, the migration, problems of nationality, the treatment of the prisoners, the use of the force and the behavior of war, among others. It also regulates global the common properties, as the environment, the sustainable development, international waters, the sidereal space, the communications and the worldwide commerce.

Direito Internacional

O direito internacional consiste num corpo de tratados, leis consuetudinrias, decises judiciais e outras fontes relevantes que desempenham um papel central na promoo do desenvolvimento econmico e social, da paz internacional e da segurana entre as naes do mundo. Os tratados negociados sob os auspcios das Naes Unidas constituram a base das leis que governam as relaes entre as naes. Embora o trabalho das Naes Unidas nesta rea nem sempre receba muita ateno, tem um impacte dirio nas vidas das pessoas de todo o mundo. Grande parte do processo poltico das Naes Unidas dedicada criao e ampliao das leis, regras e normas internacionais abarcando toda a atividade humana. Entre estas, incluem-se as normas que regem os direitos humanos, refugiados e aptridas, trfico de pessoas, estupefacientes, comrcio internacional e desenvolvimento, transporte e comunicaes, a condio da mulher, a liberdade de informao, o direito do mar, a utilizao do espao, as telecomunicaes, o desarmamento, o terrorismo internacional e a proteo do ambiente. Embora possa parecer que alguns destes temas no afetam a nossa vida quotidiana, o que certo que o fazem, quer regulem a qualidade do ar que respiramos, a variedade de bens disponveis para compra, o impacte do trfico de drogas no funcionamento de uma cultura, ou a interao das pessoas que nos rodeiam e so provenientes de outros pases e culturas. Por exemplo, a poluio provocada pelos automveis em Londres ou na Cidade do Mxico pode afetar o clima em So Paulo ou Tquio, dado que o dixido de carbono e outros gases provenientes de fbricas e automveis fazem que a atmosfera aquea. Os programas de represso da droga em pases como a Colmbia podem ter consequncias significativas no emprego apoiado pelo dinheiro da droga, na indstria do turismo. A agitao civil num pas vizinho pode dar origem a um grande nmero de refugiados procura de asilo do outro lado da fronteira. As Naes Unidas ajudaram a negociar tratados que fixam as normas para as relaes interestados em cada uma destas reas. Por exemplo, nos termos da Conveno Quadro das Naes Unidas sobre Alteraes Climticas, de 1992, os pases desenvolvidos so obrigados a reduzir as emisses de dixido de carbono e de outros gases de efeito de estufa que libertam na atmosfera. A Conveno das Naes Unidas contra o Trfico Ilcito de Estupefacientes e Substncias Psicotrpicas, de 1988, tem como objetivo privar os traficantes de droga dos lucros da sua atividade criminosa bem como da liberdade de movimentos. E a Conveno Relativa ao Estatuto dos Refugiados, de 1951 (e o seu Protocolo de 1967), define os direitos e deveres dos refugiados.

O Direito Internacional e o Comrcio Mundial

O direito internacional ajuda a regular as relaes entre os pases. Essas relaes incluem o comrcio, exportaes e importaes, e os movimentos de mercadorias atravs das fronteiras. As Naes Unidas, atravs da Comisso das Naes Unidas para o Direito Comercial Internacional (CNUDCI), facilita o comrcio mundial mediante a elaborao de convenes, leis modelo, normas e guias jurdicos destinados a harmonizar o comrcio internacional. Esta Comisso internacional, criada pela Assemblia Geral em 1966, rene representantes das regies geogrficas e dos principais sistemas econmicos e jurdicos do mundo. A CNUDCI ajudou a criar alguns dos tratados mais fundamentais que regulam o comrcio internacional. Entre estes, contam-se a Lei Modelo da CNUCDI sobre a Arbitragem Comercial Internacional, de 1985, a Conveno da CNUCDI sobre Arbitragem, de 1976, o Regulamento de Arbitragem da CNUCDI, de 1980, a Lei Modelo da CNUCDI sobre a Contratao Pblica de Bens, Obras e Servios, de 1994, e a Conveno das Naes Unidas sobre Garantias Independentes e Cartas de Crdito Contingente, de 1995. Em 1996, a Assemblia Geral aprovou a Lei Modelo da CNUCDI sobre o Comrcio Eletrnico. As leis ambientais negociadas nas Naes Unidas facilitam no s a proteo do ambiente em todo o mundo, mas tambm a promoo de prticas comerciais saudveis. Por exemplo, o Protocolo de Cartagena sobre a Segurana Biolgica (2000) torna obrigatrio etiquetar claramente as exportaes de mercadorias agrcolas que possam conter organismos modificados geneticamente, e permite que os Governos declarem se esto dispostos a aceitar essas importaes. Outro tratado semelhante a Conveno de Basilia sobre o Controlo de Movimentos Transfronteirios de Resduos Perigosos e sua Eliminao (1989). Este tratado obriga os Estados participantes a reduzir a expedio e o despejo de resduos perigosos alm fronteiras, para minimizar a quantidade e toxicidade geradas por resduos perigosos, e para garantir a sua gesto segura em termos ambientais. As Naes Unidas e o seu sistema de direito internacional ajudam, de muitas formas, a promover o comrcio mundial. Eis alguns exemplos: As companhias areas tm o direito de voar atravs das fronteiras e aterrar em caso de emergncia em virtude dos acordos negociados pela Organizao da Aviao Civil Internacional, que pertence ao sistema das Naes Unidas A Organizao Mundial da Propriedade Intelectual, que tambm filiada nas Naes Unidas, promove a cooperao internacional na proteo dos direitos de autor, marcas comerciais e patentes, em todo o mundo. A Organizao Mundial de Sade define critrios de qualidade farmacutica e padroniza os nomes dos frmacos.

Os protocolos da Unio Postal Universal permitem que o correio transponha fronteiras. A atribuio de frequncias por parte da Unio Internacional de Telecomunicaes impede que as ondas areas fiquem irremediavelmente obstrudas. A arbitragem da Organizao da Propriedade Intelectual, das Naes Unidas, ajuda a determinar o direito de utilizao de nomes de domnio na Internet e, desse modo, a combater o cybersquatting, ou seja, a utilizao indevida de nomes de domnio alheios.

Desenvolvimento e conquistas

Direitos humanos: Hoje em dia, o mundo dispe de um acervo impressionante de convenes sobre os direitos humanos que protegem os direitos de todas as pessoas, nomeadamente as crianas, as mulheres e as minorias. A idia de que os direitos humanos dos indivduos podem ser protegidos pela comunidade internacional uma das grandes realizaes, em termos prticos e intelectuais, do direito internacional.

Direito ambiental: A negociao, coroada de xito, de tratados importantes fez progredir a proteo ambiental em todo o mundo. Existem hoje tratados internacionais sobre questes como a desertificao, a diversidade biolgica, a segurana biolgica, as alteraes climticas, o controlo de movimentos e eliminao transfronteirios de resduos perigosos, a camada de oznio, a poluio area transfronteiria, as espcies ameaadas de extino e a poluio marinha. Em consequncia da entrada em vigor desses tratados, espcies raras de animais e plantas esto a serem salvas, as florestas tropicais midas, protegidas, e a desertificao, abrandada ou detida.

Direito do mar: Considerada um dos mais exaustivos regimes jurdicos internacionais, esta Conveno aprovada em 1982 cobre todos os aspectos do espao ocenico e da sua utilizao navegao e sobrevo, explorao e utilizao dos recursos, conservao e poluio, pesca e marinha mercante. At agora, o seu impacte mais importante traduziu-se na aceitao quase universal das 200 milhas nuticas como o limite do mar territorial que um pas ribeirinho pode reivindicar, e de uma zona econmica exclusiva de at 200 milhas nuticas para desenvolvimento de recursos. Abrange outras reas como o controlo dos Estados ribeirinhos sobre a investigao martima, a preveno da poluio e o acesso ao mar e a partir do mar, por parte de Estados sem costa. Trs rgos criados pela Conveno para vigiar o seu cumprimento encontram-se em pleno exerccio de funes. So eles: a Autoridade Internacional para os Fundos Marinhos, com sede em Kingston, Jamaica; o Tribunal Internacional do Direito do Mar, sedeado em Hamburgo, Alemanha; e a Comisso dos Limites da Plataforma Continental, que est instalada na Sede das Naes Unidas, em Nova Iorque.

Direito humanitrio internacional: Os principais instrumentos neste domnio regulam os meios e mtodos de guerra, bem como a proteo da populao civil, dos combatentes doentes e feridos e dos prisioneiros de guerra. Esses instrumentos principais foram criados no mbito do Comit Internacional da Cruz Vermelha. A Assemblia Geral criou outros instrumentos importantes que tratam do genocdio, crimes de guerra, crimes contra a humanidade e utilizao de determinadas armas convencionais.

Tribunais internacionais e o Tribunal Penal Internacional: Para castigar os crimes de guerra no Ruanda e na Antiga Jugoslvia, o Conselho de Segurana criou tribunais internacionais para julgar os violadores. Diversas pessoas foram j consideradas culpadas e condenadas em conformidade. Em Agosto de 2000, o Conselho acordou tambm criar um tribunal semelhante de crimes de guerra para a Serra Leoa. Em 1998, em Roma, foi aprovado um estatuto para a criao de um tribunal internacional permanente para julgar crimes contra a humanidade. A 11 de Abril de 2002, depois de receber as necessrias ratificaes - pelo menos 60 pases foi criado o Tribunal Penal Internacional, que entrar oficialmente em vigor a 1 de Julho de 2002.

Terrorismo internacional: Na esfera jurdica, as Naes Unidas e os seus organismos especializados tais como a Organizao da Aviao Civil Internacional, a Organizao Martima Internacional e a Agncia Internacional da Energia Atmica criaram uma rede de acordos internacionais que constituem os instrumentos jurdicos bsicos contra o terrorismo. Entre eles, contam-se convenes sobre crimes cometidos a bordo de aeronaves (1963), sobre a tomada de aeronaves (1971), sobre a tomada de refns (1979), sobre a proteo de material nuclear (1979) e sobre a marcao de explosivos plsticos, de modo a torn-los detectveis (1998). Politicamente, a Assemblia Geral condenou repetidamente todos os atos de terrorismo internacional. Em 1997, aprovou a Conveno contra os Atentados Terroristas Bomba, que pede a todos os Estados Membros que levem a julgamento ou extraditem os acusados de atentados terroristas bomba.

10

Futuro As Naes Unidas j proporcionaram ao mundo um quadro bsico para o primado da lei, tanto dentro dos pases como nas relaes entre pases. As convenes de que o SecretrioGeral depositrio representam o desejo expresso da comunidade internacional de estabelecer direitos e obrigaes no seu seio, a saber, de ser vinculada por uma ordem jurdica internacional. No entanto, a aprovao de uma lei ou de um tratado multilateral apenas o comeo da criao dessa ordem jurdica mundial. Dos transportes ao emprego, passando pela preservao do ambiente, o comrcio, o modo como tratamos os outros seres humanos, ser apenas pela aplicao dessas convenes que assistiremos a progressos em todo o mundo. Em 2007, o ento Secretrio-Geral Kofi Annan identificou 25 convenes fundamentais e exortou os Estados Membros das Naes Unidas que ainda no o tivessem feito a considerarem a possibilidade de os ratificar. Estes tratados esto claramente relacionados com os objetivos polticos fundamentais das Naes Unidas no novo milnio e refletem o esprito da Carta das Naes Unidas Hoje, a maior parte destes tratados j se encontra em vigor, mas alguns ainda no obtiveram a ratificao universal. Os pases que no assinaram ou ratificaram estes tratados podem no o ter feito mais por falta de recursos tcnicos e humanos do que por falta de empenhamento. As Naes Unidas querem ajud-los a ultrapassar algumas das dificuldades, de diversas formas: Fornecendo, quando solicitado, peritos para a elaborao de leis nacionais e para aconselhar e assessorar funcionrios dos governos e legisladores, por meio de seminrios e sesses de esclarecimento; Formando juzes e advogados de modo a perceberam e aplicarem melhor o direito internacional; Incentivando as faculdades de direito e outras instituies de ensino superior a ensinarem direito internacional.

11

Concluso Temos, portanto, como preceito bsico, como marco das Naes Unidas o desenvolvimemto sustentvel. As polticas dos pases membros devem comprometer-se a refletir o desenvolvimento de seus Estados em atos e condies de o fazer de modo a no causar dano ao meio ambiente e a sociedade; satisfazendo as necessidades da atual gerao sem, entretanto, comprometer a necessidades de geraes futuras em satisfazer as suas prprias.

12

Fontes de pesquisa:

http://www.onu.org.br/a-onu-em-acao/a-onu-e-o-direito-internacional/, acessado em 07 de abril de 2013.

http://www.aidaamericas.org/sites/default/files/refDocuments/Resumo_Executivo_portuguese_0.pdf, em 07 de abril de 2013.

acessado

http://www.un.org/en/ruleoflaw/index.shtml, acessado em 07 de abril de 2013.

13

You might also like