You are on page 1of 2

Ol! Bem vindo ao mundo da Biologia! Meu nome Professor CALI!

! Esse mundo habitado por criatur as estranhas espetaculares, que estudamos durante todo o semestre. Antes de tudo, qual o seu nome?
Otimo! Agora podemos comear a prova! Boa sorte!

e.

________________________________
01. Complete as informaes faltando na PokeA genda

Solosi s um Pokmon estruturalmente muito semelhante a uma clula : ele possuiu uma parte central , um lquido que a cerca e uma pele transparente envolvendo tudo. Podemos encont rar estruturas parecidas nas complexas clulas _______________________, que possuem a parte central que funciona como um crebro para a c lula e chamamos de ___________________. As outras estruturas esto presentes at mesmo em clulas mais simples, chamadas ____________ _______________. Elas so: o ____________________________, ou seja, a s oluo na qual as organelas celulares e nutrientes ficam suspensos, e a _________________________ ___________________________, que d forma, proteo e mobilidade clula.

02. O Solosi s, assim como outros seres vivos, evolui. E, como muitos deles , vai ficando cada vez mais complexo e aglomerando mais clulas. Diga o nome desses organi smos com vrias clulas e ex plique por que essa estrutura evolutivamente vantajosa para eles.

03. Sudowoodoo um Pokmon do tipo pedra, mas se confunde facilmente com uma rvore, j que seu corpo assume formato e cores semelhant es aos de uma planta. Essa semelhana: a) provavelmente resultante do tipo de sua alimentao; b) acont ece graas a poderes que s Pokmon possuem; c) podemos dizer que resultante da sele o nat ural; d) lembra a origem evolutiva dos animais, que foram originrios das plantas; e) devida forma que o animal passa a ter para poder se defender. 04. Di tto um Pokmon muito interessante, capaz de copiar a aparncia e at os golpes de qualquer out ro! Na natureza, existem animais e plantas que passaram por processos que os deixaram com habilidades muit o parecidas, confundindo geral com suas capacidades boladonas de Mimetismo e Camuflagem . Explique a diferena entre os dois processos.

05. Todos os Pokmon possuem fraqueza a algum tipo de ataque. Squirtle , por exemplo, vulnervel a ataques elt ricos. Isso no acontece com organismos que chamamos de extremfilos. Alguns deles, como os Tardgrados, resistem a temperaturas, presses e radiao que matariam qualquer outro ser -vivo. Explique porque a chave para existncia de vida na Terra pode estar com esses organismos e diga o nome pelo qual essa hiptese conhecida no meio cient fico.

06. Sabemos muito bem que o nmero de Pokmon aumenta de um jogo para o outro. Isso acontece porque os jogos mais novos se passam em lugares diferentes, onde existem novos monstrinhos a serem descobertos. Esse esquema de isolamento geogrfico levando a novos animais acontece tambm no nosso mundo, e chamado de: a) E voluo; b) Lamarckismo; c) Seleo Natural; d) Especiao; e) Abiognese.

07. Selecione o golpe SUPER EFETIVO!

08. Eevee um P okmon muito especial: dependendo de uma pedra com a qual ent ra em contato, ele pode evoluir para vrias espcies muito diferentes entre si. O Vaporeon, por exemplo, do tipo aqutico, possuiu nadadeiras no lugar das orelhas e rabo. Em biologia chamamos esse tipo de especiao de Evoluo Divergente . Aconteceu de forma muito parecida quando a ordem Cetartiodactyla evoluiu tant o para baleias, quanto para camelos. O oposto pode ocorrer: espcies de origens diferent es podem acabar muito parecidas, como baleias e peixes. Qual o nome desse processo e por que motivo ele acontece?

09. No mundo de Pokmon, e spcies diferentes podem cruzar e produzir filhotes saudveis, que tambm podem, um dia, virar papais ou mames. Isso acontece no mundo natural? Por qu?

10. Observe a rvore filogentica hipot tica abaixo e marque V (Verdadeiro) ou F (Falso). ( ) Apesar de possurem um antigo ancestral com um, L e O so espcies diferentes e no conseguem se interreproduzir. ( ) A espcie E foi extinta. ( ) O tronco da espcie B foi mais bem sucedido, porque no precisou evoluir muito. ( ) O tronco da es pcie D foi mais bem sucedido, apesar das inmeras sub-espcies que possui. ( ) As espcies M e N possuem um ancestral imediato comum ( ) As espcies L e O foram as mais bem-sucedidas, por passarem maior tempo em existncia estvel. ( ) H cerca de 5 milhes de anos, provavelmente algo parecido com uma Era Glacial acontec eu.

Bnus!
Qual o nome da Organela Celular ao lado e qual sua fun o?

You might also like