You are on page 1of 9

01 - No cabvel o arrependimento posterior no crime de:

Alternativas A X B C D roubo. furto. Estelionato.

Correta?

Falsidade ideolgica

02 - Em relao s causas de excluso de ilicitude e culpabilidade, assinale a opo incorreta.

Alternativas A

Correta? Um policial em servio no pode alegar estado de necessidade para eximirse de seu ofcio, visto que tem o dever legal de enfrentar o perigo. Entende-se em legtima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessrios, repele injusta agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. Considera-se causa supralegal de excluso de ilicitude a inexigibilidade de conduta diversa. Considera-se causa de excluso da culpabilidade a inimputabilidade penal

C X D

03 - Almir, com evidente inteno homicida, praticou conduta compatvel com a vontade de matar Betina. A partir dessa situao hipottica, assinale a opo correta.

Alternativas A

Correta? Caso Almir no fosse interrompido e, aps praticar tudo o que estava ao seu alcance para consumar o crime, resolvesse impedir o resultado,

obtendo xito neste ato, caracterizar-se-ia o arrependimento posterior, mas ficaria afastado o arrependimento eficaz. B Caso Almir utilizasse os meios que tinha ao seu alcance para atingir a vtima, mas no conseguisse faz-lo, ele s responderia por expor a vida de terceiro a perigo. Caso Almir fosse interrompido, durante os atos de execuo, por circunstncias alheias sua vontade, no chegando a fazer tudo que pretendia para consumar o crime, no se caracterizaria a tentativa de homicdio, mas leso corporal.
D X

Caso Almir interrompesse voluntariamente os atos de execuo, caracterizar-se-ia desistncia voluntria, e ele s responderia pelos atos j praticados.

04 - H concurso material de crimes quando:

Alternativas

Correta? o agente, mediante mais de uma ao ou omisso, pratica dois ou mais crimes da mesma espcie e, pelas condies de tempo, lugar, maneira de execuo e outras semelhantes, devem os subseqentes ser havidos como continuao do primeiro. o agente, mediante mais de uma ao ou omisso, pratica dois ou mais crimes, idnticos ou no. o agente, mediante uma s ao ou omisso, pratica dois ou mais crimes, idnticos ou no. o agente, mediante uma s ao ou omisso pratica dois crimes idnticos

B X C D

05 - Milena mdica pediatra, trabalhando no hospital municipal em regime de planto. De acordo com a escala de trabalho divulgada no incio do ms, Milena seria a nica mdica no planto que se iniciava no dia 5 de janeiro, s 20h, e findava no dia 6 de janeiro, s 20h. Contudo, depois de passar toda a noite do dia 5 sem nada para fazer, Milena resolve sair do hospital um pouco mais cedo para participar da comemorao do aniversrio de uma prima sua. Quando se preparava para deixar o hospital s 18h do dia 6 de janeiro, Milena surpreendida pela chegada de Jos de Souza, criana de apenas 06 anos, ao hospital precisando de socorro mdico imediato. Milena percebe que Jos se encontra em estado grave, mas decide deixar o hospital mesmo assim, acreditando que Joaquim da Silva (o mdico plantonista que a substituiria s 20h) chegaria a qualquer momento, j que ele tinha o hbito de se apresentar no planto sempre com uma ou duas horas de antecedncia. Contudo, naquele dia, Joaquim chega

ao hospital com duas horas de atraso (s 22h) porque estava atendendo em seu consultrio particular. Jos de Souza morre em decorrncia de ter ficado sem atendimento por quatro horas. Qual (is) crime (s) praticaram Milena e Joaquim, respectivamente?

Alternativas A B C D X

Correta? Homicdio culposo e homicdio culposo. Omisso de socorro e omisso de socorro. Homicdio doloso e homicdio culposo. Homicdio doloso e nenhum crime.

06 - O ato em que o sujeito esgota, segundo seu entendimento, todos os meios, a seu alcance, de consumar a infrao penal, que somente deixa de ocorrer por circunstncias alheias sua vontade, denominado.

Alternativas A B C D X

Correta? tentativa imperfeita. crime consumado. crime falho. tentativa branca.

07 - Acerca dos crimes contra a honra, assinale a opo correta.

Alternativas A B

Correta? O agente que atribui a algum a autoria de um estupro, ciente da falsidade da imputao, comete o crime de injria. O agente que imputa a algum a conduta de mulherengo, no intuito de

ofender sua reputao, comete o crime de calnia. C O agente que designa algum como ladro por ter subtraido bens de uma loja, no intuito de ofender sua dignidade, comete o crime de difamao. O agente que para ofender se refere a algum como velho surdo, ciente da idade e deficincia da pessoa, comete o crime de injuria qualificada preconceituosa.

D X

08 - Relativamente s hipteses de conflitos de leis penais no tempo, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas A B C X D

Correta? Aplica a lei nova se ela suprime normas incriminadoras anteriormente existentes. No se aplica a lei nova se ela modifica o regime anterior, agravando a situao do sujeito. Aplica-se a lei nova se ela incrimina fatos antes considerados lcitos. A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigncia anterior cessao da continuidade ou da permanncia.

09 - So elementos do fato tpico culposo, exceto:

Alternativas A B C D X Conduta humana voluntria. Previsibilidade objetiva. Nexo de causalidade.

Correta?

Conscincia da conduta e do resultado

10 - causa de excluso de culpabilidade:

Alternativas A B C D X legitima defesa.

Correta?

O estado de necessidade. O erro de proibio. A coao moral resistvel.

11 - Joaquim, pretendendo matar a prpria esposa, arma-se com um revlver e fica aguardando a sada dela da academia de ginstica. Ocorre que por erro no disparo atingi e matar pessoa diversa que passava pelo local naquele momento, sem atingir a esposa. Neste co Joaquim:

Alternativas A X B C D

Correta? responder por homicdio doloso, agravado pelo fato de ter sido o crime cometido contra cnjuge (art. 61, II, "e", do Cdigo Penal). responder por homicdio doloso, mas sem a incidncia da agravante de ter sido o crime cometido contra cnjuge (art. 61, II, "e", do Cdigo Penal). no responder por crime algum responder por tentativa de homicdio.

12 - Quando o agente mediante uma ao pratica dois ou mais crimes ocorre:

Alternativas A X B C D

Correta? concurso formal, sejam os crimes idnticos ou no. concurso formal, apenas em crimes idnticos. crime continuado, quando os crimes so da mesma espcie. crime continuado, sejam ou no os crimes da mesma espcie

13 - Almir e Bruno sem saber da existncia um do outro, atiraram em Jos que em razo dos disparos veio a falecer. Realizado o exame cadavrico, no se pde constatar qual dos projteis fora responsvel pelo resultado morte. Neste caso, Almir e Bruno respondero:

Alternativas A B C D X

Correta? homicio doloso consumado. homicdio doloso tentado. homicdio culposo. leso corporal seguida de morte.

14 - So vetores exigidos pelo STF para caracterizao do princpio da insignificncia , exceto:

Alternativas A B C X D

Correta? a mnima ofensividade da conduta do agente. reduzida periculosidade social da ao. expressividade da leso jurdica provocada reduzidssimo grau de reprovabilidade do comportamento

15 - Sobre a teoria do domnio do fato:

Alternativas B

Correta? entende como autores todos aqueles que intervenham no processo causal de realizao do tipo, independentemente da importncia que a sua colaborao possua dentro da totalidade do fato, questo que s tem interesse no momento da fixao da pena.

C D

aceita pelos doutrinadores nacionais embora no seja aceita pela jurisprudncia. no tem aplicao prtica no direito penal brasileiro. entende como autor quem domina a realizao do fato, quem tem poder sobre ele, bem como quem tem poder sobre a vontade alheia; partcipe quem no domina a realizao do fato, mas contribui de qualquer modo para ele.

A X

16 - Andreia, desejando um novo notebook pede seu pai que lhe d a quantia de R$ 2.000,00 para adquirir o produto, sendo o pedido negado. Sem condies de comprar o produto com sua renda prpria, Andreia em certo dia arranca uma folha do talo de cheques de seu pai, falsifica a assinatura deste e usa o ttulo para adquirir o produto desejado. Assinale a alternativa que indique a pena a que, por esse ato, Andreia est sujeita.

Alternativas A B C D X

Correta? Deteno, de quinze dias a um ms, ou multa, pois praticou o crime de exerccio arbitrrio das prprias razes. Recluso, de um a cinco anos, e multa, pois praticou o crime de falsificao de documento particular. Recluso de um a trs anos, e multa, pois praticou o crime de falsidade ideolgica em documento particular. No est sujeita a pena alguma, pois presente escusa absolutria

17 - Orqudea, respeitada neurocirurgi, opera a cabea de Jos. Terminada a operao, com o paciente j estabilizado e colocado na Unidade de Tratamento Intensivo para observao, Orqudea deixa o hospital e vai para casa assistir ao ltimo captulo da novela. Ocorre que, pelas regras do hospital, Orqudea deveria permanecer acompanhando Jos pelas doze horas seguintes operao. Como uma fantica noveleira, Orqudea desrespeita essa regra e pede Margarida, mdica da sua equipe, que acompanhe o ps-operatrio. Margarida uma mdica muito preparada e to respeitada e competente quanto Orqudea. Margarida, ao ver Jos, o reconhece como sendo o assassino de seu pai. Tomada por uma intensa revolta e um sentimento incontrolvel de vingana, Margarida decide matar aquele assassino cruel que nunca fora punido pela Justia, porque afilhado de um influente poltico. Margarida determina enfermeira Hortncia que troque o frasco de soro que alimenta Jos, tomando o cuidado de misturar, sem o conhecimento de Hortncia, uma dose excessiva de anti-coagulante no soro. Jos morre de hemorragia devido ao efeito do anti-coagulante. Neste caso, aponte de

forma justificada as condutas penais de Orqudea, Margarida e Hortncia. Assinale a alternativa que indique o crime praticado por cada envolvido.

Alternativas A B C D X

Correta? Orqudea: homicdio culposo - Margarida: homicdio doloso - Hortnsia: homicdio culposo. Orqudea: homicdio culposo - Margarida: homicdio doloso - Hortnsia: no praticou crime algum. Orqudea: homicdio preterdoloso - Margarida: homicdio culposo Hortnsia: homicdio culposo. Orqudea: no praticou crime algum - Margarida: homicdio doloso Hortnsia: no praticou crime algum.

18 - Plinio obrigou Joana, com idade de 13 anos a praticar com ele sexo oral e anal, ameaando-a com uma arma de fogo. Ao final das crueldades, Plinio levou Joana at a beira de um rio, amarrou seu corpo em uma pedra e a atirou no rio para que morresse afogada e no pudesse noticiar o fato polcia. Qual(is) o(s) crime(s) praticado(s) por Plinio?

Alternativas A B X C D

Correta? Estupro seguido de morte (crime preterdoloso). Estupro de vulnervel e homicdio qualificado em concurso material. Estupro e homicdio qualificado em concurso material. Homicdio qualificado sendo que o Estupro fica absorvido.

19 - No que tange as causas excludentes de ilicitude, assinale a opo correta.

Alternativas A

Correta? Agem em estrito cumprimento do dever legal policiais que, ao terem de prender indiciado de m fama, atiram contra ele para domin-lo.

O exerccio regular do direito compatvel com o homicdio praticado eutanasia pelo medico responsvel pelo paciente desenganado. Supondo o agente, equivocadamente, que est sendo agredido, e repelindo a suposta agresso, configura-se a legtima defesa putativa, considerada na lei como erro de tipo permissivo. A legtima defesa sempre ser destinada a repelir agresso contra o agente e no contra terceiro

C X

20 - De acordo com o Cdigo Penal, salvo exceo, quando, por acidente ou erro na execuo do crime, sobrevm resultado diverso do pretendido, o agente responde por culpa caso o fato seja previsto como crime culposo. Entretanto, se ocorrer, tambm, o resultado pretendido, o agente:

Alternativas A B X C D

Correta? no responder por ele, sob pena de responsabilidade penal objetiva. responder por ele, segundo a regra do concurso formal. responder por ele, segundo a regra do concurso material. responder por ele, segundo a regra do crime continuado

You might also like