You are on page 1of 14

DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS RECEITA FEDERAL/2012

Ol! Voc est interessado em ingressar em uma tima carreira do servio pblico federal? Perceber uma das melhores remuneraes das carreiras pblicas? Ento, vamos iniciar uma turma voltada para o concurso de Auditor da Receita Federal do Brasil. Este curso ser de exerccios, de modo a contemplar todo o contedo de Direito Administrativo previsto no ltimo edital. Este curso ser ministrado por mim, professor Edson Marques. Assim, deixe-me fazer uma breve apresentao da minha experincia em concurso pblico, como a boa educao recomenda. Atualmente ocupo o cargo de Defensor Pblico Federal, com atuao no Superior Tribunal de Justia. Fui Advogado da Unio, Analista Judicirio rea Judiciria - do STJ e do STF, Tcnico Judicirio do STJ, Tcnico de Finanas e Controle, alm de ter alcanado a aprovao em diversos concursos, tal como Delegado de Polcia Federal, Procurador da Fazenda Nacional, Advogado Jnior da CEF, Oficial de Justia do TJDF dentre outros. Alm das aulas que ministro aqui no Ponto, j h uns quatro anos, tambm sou professor de Direito Administrativo e Constitucional em outros cursos preparatrios, na graduao e psgraduao em Braslia. Quanto ao nosso curso, com base no ltimo edital, vamos dividi-lo em onze aulas, alm dessa inaugural. Compreendendo o seguinte:
AULA 01: 1. Conceito e fontes do Direito

Administrativo. 2. Regime jurdico administrativo. 3. A Administrao Pblica: Conceito. Poderes e deveres do administrador pblico. Uso e abuso do poder.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS RECEITA FEDERAL/2012


AULA 02: Organizao administrativa brasileira: princpios, espcies, e do formas Estado. e caractersticas. da atividade e Centralizao administrativa Indireta, Empresas Mista. AULA 03: Entidades paraestatais. Organizaes Sociais. Contratos de Gesto. AULA 04: 4. Poderes Administrativos: poder vinculado, poder discricionrio, poder hierrquico, poder disciplinar, poder regulamentar e poder de polcia. AULA 05: 5. Atos Administrativos: fatos da Administrao Pblica e Pblica, fatos atos da Administrao Conceito, administrativos. Descentralizao

Concentrao

Desconcentrao. Administrao Pblica Direta e Autarquias, Pblicas, Fundaes de Pblicas, Economia Sociedades

formao, elementos, atributos e classificao. Mrito do ato administrativo. Discricionariedade. Ato administrativo inexistente. Atos administrativos nulos e anulveis. Teoria dos motivos determinantes. Revogao, anulao e convalidao do ato administrativo. AULA 06: 6. Servios Pblicos: conceitos: controle;

classificao;

regulamentao;

permisso; concesso e autorizao. AULA 07: 14. Lei n 8.429, de 02/6/1992 Lei da Improbidade Administrativa. AULA 08: 19. Processo Administrativo Federal (Lei n 9.784, de 29/1/1999). AULA 09: 8. Responsabilidade civil do Estado. Ao de Indenizao. Ao Regressiva. Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS RECEITA FEDERAL/2012


AULA 10: 9. Controle da Administrao Pblica: Conceito. Tipos e Formas de Controle. Controle Interno e Externo. Controle Prvio, Concomitante e Posterior. Controle Parlamentar. Controle pelos Tribunais de Contas. Controle Jurisdicional. Meios de Controle Jurisdicional. AULA 11: 12. Regime Disciplinar dos Servidores Pblicos Civis da Unio: Lei n 8.112/90. 7. Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio: provimento e vacncia de cargos pblicos, remoo, servidor redistribuio, (Lei n. direitos de e vantagens, 11/12/1990, licenas e afastamentos e seguridade social do 8.112, atualizada).

Ressalto que sempre que for necessrio, em razo da conexo ou vinculao do contedo, faremos alguma alterao no cronograma. Mas, em regra, no haver. A propsito, as aulas sero disponibilizadas, em geral, na sexta-feira. Esta uma aula demonstrativa, de modo que apresentarei parte do contedo, e enfatizo que daremos prioridade s questes da ESAF, mas tambm utilizaremos questes da FCC e da FGV de modo a termos um universo maior e mais abrangente de exerccios. Ento, vamos nessa. QUESTES COMENTADAS 1. (ANALISTA MPU ESAF/2004) Um dos princpios informativos do Direito Administrativo, que o distingue dos demais ramos, no disciplinamento das relaes jurdicas, sob sua incidncia, o da a) comutatividade na soluo dos interesses em questo. b) subordinao do interesse pblico ao privado. c) supremacia do interesse pblico sobre o privado.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS RECEITA FEDERAL/2012


d) predominncia da liberdade decisria. e) correlao absoluta entre direitos e obrigaes. Comentrio: Inicialmente, devemos lembrar que os princpios administrativos so as fontes de onde emanam toda a ordem jurdica administrativa. Com efeito, como destaca o prof. Digenes Gasparini constituem um conjunto de proposies que aliceram ou embasam um sistema e lhe garantem validade. Nesse sentido, como bem apontam Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino, os princpios so as idias centrais de um sistema, estabelecendo suas diretrizes e conferindo a ele um sentido lgico, harmonioso e racional, o que possibilita uma adequada compreenso de sua estrutura. importante sabermos que a Constituio Federal que estabelece de forma expressa ou implcita os princpios fundamentais que orientam a Administrao Pblica. Nesse sentido, a Constituio Federal, de forma expressa, fixa os denominados princpios bsicos da Administrao Pblica, sendo: Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia, consoante o art. 37, caput, que assim dispe:
Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios tambm, obedecer ao aos princpios de legalidade, Emenda impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, seguinte: (Redao dada pela Constitucional n 19, de 1998)

Entretanto, existem outros princpios implcitos (razoabilidade, proporcionalidade etc), sendo importante destacar, dentre eles, dois princpios basilares, considerados por alguns autores (Celso Antnio Bandeira de Mello) como super-princpios, por entender que estes que do origem aos demais, sendo: o princpio
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS RECEITA FEDERAL/2012


da supremacia do interesse pblico sobre o privado e da indisponibilidade do interesse pblico. Como disse, so considerados por alguns como superprincpios na medida em que estabelecem as prerrogativas (poderes) e restries (limitaes) no mbito da Administrao Pblica. O princpio da supremacia do interesse pblico traduz-se na idia de que o interesse pblico deve prevalecer sobre o interesse particular, de modo que, em regra, quando houver um confronto entre o interesse pblico e o particular, deve-se dar primazia ao interesse pblico. Diz-se, em regra, tendo em vista que a Constituio estabeleceu uma srie de direitos e garantias individuais, que mesmo em confronto com o interesse pblico devem ser respeitados e resguardados. Com efeito, em razo desse princpio que se funda as prerrogativas ou poderes especiais conferidos administrao pblica. O princpio da indisponibilidade do interesse pblico nos orienta no sentido de que a Administrao Pblica no proprietria, detentora do interesse pblico, ela apenas o tutela, protege-o, ou seja, apenas representa a coletividade, de modo que no pode dispor do que no lhe pertence, significa dizer que, de um modo geral, no h possibilidade de a Administrao Pblica abdicar, dispor, abrir mo, daquilo que se refere ao interesse pblico. Por isso, em decorrncia desse princpio surgem as sujeies da Administrao Pblica, as restries especiais ou diferenciadas. Em relao aos implcitos, importante observar, ademais, que o princpio da autotutela uma decorrncia lgica desses dois princpios, segundo o qual a administrao pblica pode controlar seus prprios atos, ou seja, pode anular os atos que contenham vcio de legalidade e revogar os inconvenientes e inoportunos, respeitados os direitos de terceiros de boa-f.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS RECEITA FEDERAL/2012


Tambm podemos citar os princpios da proporcionalidade, razoabilidade, da continuidade, da motivao, dentre outros que orientaro a atividade administrativa. De todo modo, necessrio ainda dizer que a Lei n 9.784/99, lei que regula o processo administrativo no mbito federal, positivou diversos princpios que estavam implcitos no bojo da Constituio, estabelecendo o seguinte:
Art. 2 A Administrao Pblica obedecer, dentre outros, aos princpios da legalidade, jurdica, processos finalidade, interesse motivao, pblico e razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditrio, eficincia. Pargrafo nico. Nos administrativos sero observados, entre outros, os critrios de: I - atuao conforme a lei e o Direito; II - atendimento a fins de interesse geral, vedada a renncia total ou parcial de poderes ou competncias, salvo autorizao em lei; III - objetividade no atendimento do interesse pblico, vedada a promoo pessoal de agentes ou autoridades; IV - atuao segundo padres ticos de probidade, decoro e boa-f; V - divulgao oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipteses de sigilo previstas na Constituio; VI - adequao entre meios e fins, vedada a imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente pblico; VII - indicao dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a deciso; VIII observncia das formalidades essenciais garantia dos direitos dos administrados; IX - adoo de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurana e respeito aos direitos dos administrados; X - garantia dos direitos comunicao, apresentao de alegaes finais, produo de provas e interposio de necessrias ao atendimento do interesse segurana

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS RECEITA FEDERAL/2012


recursos, nos processos de que possam resultar sanes e nas situaes de litgio; XI proibio de cobrana de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei; XII - impulso, de ofcio, do processo administrativo, sem prejuzo da atuao dos interessados; XIII - interpretao da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim pblico a que se dirige, vedada aplicao retroativa de nova interpretao.

Assim, podemos observar que, de modo expresso ou implcito, a Constituio que nos apresenta os princpios que orientam a atividade administrativa, estando esses princpios na atualidade, quase que por completo, expressos na Lei n 9.874/99. Portanto, um dos princpios que distingue o direito administrativo dos demais ramos o que lhe d prerrogativas, poderes especiais, ou seja, o princpio da supremacia do interesse pblico sobre o privado. Gabarito: C.

2. (AFT MTE ESAF/2006) O regime jurdico-administrativo ampara-se, entre outros, no princpio da supremacia do interesse pblico. Esse princpio protege o patrimnio pblico. Desse modo, assinale, no rol abaixo, o nico instituto que se aplica, conforme o regime jurdico-administrativo, ao patrimnio pblico. a) desafetao b) usucapio c) hipoteca d) penhora e) arresto Comentrio: Lembrando que o princpio da supremacia d prerrogativas, poderes especiais para a Administrao Pblica,
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS RECEITA FEDERAL/2012


verifica-se, portanto, que teremos, em razo de sua aplicao, uma posio de superioridade da Administrao em relao ao particular. Assim, em razo desse princpio, bem como da prprio indisponibilidade, no se aplicam aos bens pblicos os institutos da usucapio, da hipoteca, da penhora e do arresto, eis que os bens pblicos so imprescritveis e impenhorveis. Assim, somente se aplica o instituto da desafetao, ou seja, que a mudana de destinao de um bem pblico por fora da supremacia do interesse pblico. Gabarito: A.

3. (TCNICO JUDICIRIO TRF 5 REGIO FCC/2008) Os princpios informativos do Direito Administrativo (A) ficam restritos queles expressamente previstos na Constituio Federal. (B) consistem no conjunto de proposies que embasa um sistema e lhe garante a validade. (C) ficam restritos queles expressamente previstos na Constituio Federal e nas Constituies Estaduais. (D) so normas previstas em regulamentos da Presidncia da Repblica sobre tica na Administrao Pblica. (E) so regras estabelecidas na legislao para as quais esto previstas sanes de natureza administrativa. Comentrio: A alternativa a errada, pois teremos princpios expressos e implcitos na Constituio, alm daqueles que esto expressos na Lei n 9.784/99. Assim, tambm a alternativa c est errada. A alternativa d absurda, pois subverte o sentido dos princpios, pois so eles que do fundamento, suporte ao regime

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS RECEITA FEDERAL/2012


jurdico, de modo que no so normas previstas em regulamentos, pois ou esto na Constituio ou decorrem diretamente dela. A alternativa e tambm errada, que alm de os princpios no serem regras (so vetores, orientares, fundamentos, alicerces do sistema), no estabelecem sano para seu descumprimento. Na verdade, do origem a regras que se descumpridas podem ensejar a sano prevista em lei ou o afastamento da regra por violar o princpio (inconstitucionalidade). Portanto, a alternativa correta a B, ou seja, os princpios consistem no conjunto de proposies que embasa um sistema e lhe garante a validade. Gabarito: B

4. (PROCURADOR PGE/AL FCC/2008) O regime jurdico administrativo possui peculiaridades, dentre as quais podem ser destacados alguns princpios fundamentais que o tipificam. Em relao a estes, pode-se afirmar que o princpio da (A) supremacia do interesse pblico informa as atividades da administrao pblica, tendo evoludo para somente ser aplicado aos atos discricionrios. (B) supremacia do interesse pblico informa as atividades da administrao pblica e pode ser aplicado para excepcionar o princpio da legalidade estrita, a fim de melhor representar a tutela do interesse comum. (C) legalidade estrita significa que a administrao pblica deve observar o contedo das normas impostas exclusivamente por meio de leis formais. (D) indisponibilidade do interesse pblico destina-se a restringir a edio de atos discricionrios, que s podem ser realizados com expressa autorizao legislativa. (E) indisponibilidade do interesse pblico destina-se a restringir a atuao da administrao pblica, que deve agir nas hipteses e limites constitucionais e legais.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS RECEITA FEDERAL/2012


Comentrio: Vimos que o princpio da supremacia estabelece prerrogativas para a Administrao, ou seja, confere-lhe poderes para atuar visando atingir, satisfazer, o interesse coletivo. Essas prerrogativas que superioridade em relao ao particular, obrigaes de forma unilateral, criando contratos administrativos, conferindo Administrao etc. conferem Administrao por exemplo, impondo-lhe clusulas exorbitantes em presuno aos atos da

De outro lado, conforme pudemos constatar tambm, junto com tais poderes, decorrem limitaes, restries atuao da Administrao Pblica, que acaba tendo o dever e no o simples poder de agir para tutelar o interesse pblico. Diante disso, verifiquemos cada item. A alternativa A errada, pois a supremacia do interesse pblico informa toda a atividade da Administrao Pblica, somente no sendo aplicada quando a Administrao atuar submetida a regime jurdico de direito privado, tal como estivermos diante da atuao das empresas pblicas ou sociedade de economia mista, por serem pessoas jurdicas de direito privado, submetidas ao regime comum, como regra. A alternativa B tambm est errada, pois o princpio da supremacia no excepciona o princpio da legalidade estrita. Na verdade, como bem esclarece a profa. Di Pietro, ele est presente no momento da elaborao da lei, como no momento da sua execuo, de modo que o exerccio da funo pblica est submisso ao traado na Constituio e nas Leis. No tocante a alternativa c vamos observar que a legalidade administrativa, tambm chamada de estrita, estabelece o dever de observar a lei em sentido amplo, ou seja, desde a Constituio at os atos infralegais, tal como portarias, regulamentos, instrues normativas, e no apenas lei em sentido formal, ou seja,
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

10

DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS RECEITA FEDERAL/2012


lei ordinria, lei complementar ou outra espcie normativa. Observe que vamos tratar deste princpio na aula 01. A alternativa d, por fora das explicaes contidas na A e B, podemos concluir que a indisponibilidade, por ser o contraponto da supremacia, aplica-se a qualquer atuao da Administrao, no s aos atos discricionrios. Assim, a alternativa correta a E, pois a indisponibilidade do interesse pblico destina-se a restringir a atuao da administrao pblica, que deve agir nas hipteses e limites constitucionais e legais. Gabarito: E.

5. (AUXILIAR JUDICIRIO TJ/PA FCC/2009) Os princpios da Administrao Pblica que tm previso expressa na Constituio Federal so: (A) autotutela, publicidade e indisponibilidade. (B) legalidade, publicidade e eficincia. (C) moralidade, indisponibilidade e razoabilidade. (D) publicidade, eficincia e indisponibilidade. (E) eficincia, razoabilidade e moralidade. Comentrio: Esta questo mais simples, mas boa para fixarmos os princpios bsicos expressos na Constituio Federal. Assim, conforme vimos, temos a Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficincia. Portanto, no est previsto expressamente a autotutela, a indisponibilidade e a razoabilidade, de modo que eliminamos as alternativas a, c, d e e, ficando apenas a B, ou seja, legalidade, publicidade e eficincia. Gabarito: B.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

11

DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS RECEITA FEDERAL/2012


Ento, por hoje s. Espero vocs na prxima aula, quando iremos constituir nosso projeto de ingressar na Receita Federal do Brasil. Grande abrao Prof. Edson Marques QUESTES SELECIONADAS 1. (ANALISTA MPU ESAF/2004) Um dos princpios informativos do Direito Administrativo, que o distingue dos demais ramos, no disciplinamento das relaes jurdicas, sob sua incidncia, o da a) comutatividade na soluo dos interesses em questo. b) subordinao do interesse pblico ao privado. c) supremacia do interesse pblico sobre o privado. d) predominncia da liberdade decisria. e) correlao absoluta entre direitos e obrigaes. 2. (AFT MTE ESAF/2006) O regime jurdico-administrativo ampara-se, entre outros, no princpio da supremacia do interesse pblico. Esse princpio protege o patrimnio pblico. Desse modo, assinale, no rol abaixo, o nico instituto que se aplica, conforme o regime jurdico-administrativo, ao patrimnio pblico. a) desafetao b) usucapio c) hipoteca d) penhora e) arresto 3. (TCNICO JUDICIRIO TRF 5 REGIO FCC/2008) Os princpios informativos do Direito Administrativo (A) ficam restritos queles expressamente previstos na Constituio Federal. (B) consistem no conjunto de proposies que embasa um sistema e lhe garante a validade.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

12

DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS RECEITA FEDERAL/2012


(C) ficam restritos queles expressamente previstos na Constituio Federal e nas Constituies Estaduais. (D) so normas previstas em regulamentos da Presidncia da Repblica sobre tica na Administrao Pblica. (E) so regras estabelecidas na legislao para as quais esto previstas sanes de natureza administrativa. 4. (PROCURADOR PGE/AL FCC/2008) O regime jurdico administrativo possui peculiaridades, dentre as quais podem ser destacados alguns princpios fundamentais que o tipificam. Em relao a estes, pode-se afirmar que o princpio da (A) supremacia do interesse pblico informa as atividades da administrao pblica, tendo evoludo para somente ser aplicado aos atos discricionrios. (B) supremacia do interesse pblico informa as atividades da administrao pblica e pode ser aplicado para excepcionar o princpio da legalidade estrita, a fim de melhor representar a tutela do interesse comum. (C) legalidade estrita significa que a administrao pblica deve observar o contedo das normas impostas exclusivamente por meio de leis formais. (D) indisponibilidade do interesse pblico destina-se a restringir a edio de atos discricionrios, que s podem ser realizados com expressa autorizao legislativa. (E) indisponibilidade do interesse pblico destina-se a restringir a atuao da administrao pblica, que deve agir nas hipteses e limites constitucionais e legais. 5. (AUXILIAR JUDICIRIO TJ/PA FCC/2009) Os princpios da Administrao Pblica que tm previso expressa na Constituio Federal so: (A) autotutela, publicidade e indisponibilidade. (B) legalidade, publicidade e eficincia. (C) moralidade, indisponibilidade e razoabilidade. (D) publicidade, eficincia e indisponibilidade. (E) eficincia, razoabilidade e moralidade.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

13

DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS RECEITA FEDERAL/2012


Gabarito: 1. C 2. A 3. B 4. E 5. B

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br

14

You might also like