You are on page 1of 57

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012

Ol pessoal, Na sequncia de nosso curso, hoje veremos o seguinte:


AULA 02: Entidades paraestatais. Organizaes Sociais. Contratos de Gesto.

Observo, contudo, que quase nada h da ESAF sobre o tema e tambm das demais bancas. Por isso, acabei por pegar do CESPE, FCC e ESAF. Ento, vamos s questes QUESTES COMENTADAS 1. (PROCURADOR ESPECIAL DE CONTAS TCM/BA FCC/2011) As denominadas entidades do terceiro setor caracterizam-se como pessoas jurdicas a) privadas, sem fins lucrativos, que desempenham servio no exclusivo do Estado e que atuam em colaborao com este, recebendo alguma espcie de incentivo do poder pblico. b) privadas, que atuam em carter subsidirio ou complementar atuao estatal, mediante permisso ou concesso de servio pblico de interesse social. c) hbridas, constitudas na forma do direito civil, como associaes ou fundaes, porm com personalidade de direito pblico, que desempenham servio pblico de forma subsidiada pelo Estado. d) de natureza comercial, que atuam mediante delegao do Estado no desempenho de servio pblico essencial. e) pblicas no integrantes da Administrao indireta, que prestam servio pblico mediante vnculo de colaborao, na forma de convnio ou contrato de gesto. Comentrio: Inicialmente temos que conhecer as denominadas paraestatais, entidades que se encontram no chamado terceiro setor ou setor social, conforme falamos anteriormente.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
1

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012

Essa expresso, terceiro setor, surgiu nos Estados Unidos (Third Sector), como movimento no sentido de enfrentar questes sociais, que no eram objeto de preocupao, cuidado, pelo Estado. Fala-se que a origem remonta Grcia antiga onde se tinha o hbito de auxiliar, ajudar com alimentos, os viajantes famintos ou sem recursos que passavam por aquela regio. Todavia, mostram-se como propulsor desse trabalho, os servios desenvolvidos pela Igreja no sentido de criar orfanatos, asilos, colgios, educandrios, hospitais etc. Mesmo assim, cumpre esclarecer, de pronto, que no existe uma definio precisa do que seria o terceiro setor e de quais so as entidades que estariam inseridas no seu mbito de atuao. verdade que, atualmente, quando se fala em terceiro setor, logo se pensa em ONGs, que um termo genrico a indicar Organizao No-Governamental. Porm, trata-se de expresso que abarca uma multiplicidade de organizaes, de entidades, com finalidades e atuao distintas, as quais, em sua maioria, nem mesmo participam ou mantm qualquer vnculo com o Estado. Assim, importante destacar que somente so paraestatais as entidades do terceiro setor que mantm um vnculo especial com o Estado. Por isso, nem toda entidade que se encontre no terceiro setor considerada paraestatal. Comentei na nossa primeira aula que a sociedade, conforme sua evoluo, fora setorizada em suas relaes mltiplas. Da que o primeiro setor o Estado, que, em regra, cuida do interesse pblico; o segundo, o Mercado, que cuida dos interesses ou das relaes privadas; o terceiro setor, o social, que tem atuao fortemente marcada por cuidar do bem-estar comum, e o quarto setor, denominada de mercado informal ou as atividades marginalizadas pela sociedade de um modo geral.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
2

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012

Percebe-se, portanto, que o terceiro setor, ou seja, as entidades que esto localizadas neste ambiente, no integra a estrutura organizacional da Administrao Pblica, seja direta ou indireta. Essas entidades, que integram o terceiro setor, tm como caractersticas serem pessoas jurdicas de direito privado, constitudas na forma de fundaes privadas, associaes, cooperativas ou qualquer outra forma admitida pelo Direito Civil, todas sem fins lucrativos. Dentre tais pessoas deve-se dar especial ateno para as paraestatais. Observe, como ressaltado, que para estar compreendia nesta hiptese a entidade alm no ter finalidade lucrativa, deve receber fomento do Estado, por meio de incentivos, auxlios, ou dotaes oramentrias. Outrossim, devemos observar que as paraestatais no prestam servios pblicos delegados pelo Estado, no so concessionrias ou permissionrias de servios pblicos. Elas exercem servios de cunho social, recebendo, em razo disso, recursos estatais para auxili-las nesse mister. Por isso, as atividades que elas desenvolvem no so exercidas sob regime de direito pblico, mas sob regime de direito privado, porm, com interferncia do direito pblico no tocante ao controle e emprego de recursos pblicos que lhes so repassados a ttulo de fomento. Assim, podemos citar como entidades paraestatais o servio social autnomo, organizao social, organizao da sociedade civil de interesse pblico e os entes ou fundaes de apoio. Portanto, conforme observamos, as entidades do terceiro setor se caracterizam como entidades privadas, sem fins lucrativos, que desempenham servio de cunho social no exclusivo
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
3

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


do Estado e que atuam em colaborao com este, recebendo alguma espcie de incentivo do poder pblico. Gabarito: A.

2. (ANALISTA JUDICIRIO TRT 7 REGIO FCC/2009) Sobre as entidades do Terceiro Setor correto afirmar: a) para que entidades privadas se habilitem como Organizao Social tm que ter previso no seu ato constitutivo, dentre outros requisitos, de participao, no rgo colegiado de deliberao superior, de representantes do Poder Pblico e de membros da comunidade, de notria capacidade profissional e idoneidade moral. b) as organizaes sociais so definidas como pessoa jurdica de direito pblico. c) as organizaes da sociedade civil de interesse pblico s podem distribuir dividendos aps cinco anos da sua criao. d) as entidades qualificadas como organizaes sociais no esto obrigadas a realizar licitao para obras, compras, servios e alienaes, relativamente aos recursos por ela administrados, oriundos de repasses da Unio. e) classificam-se como terceiro setor, dentre outras, as autarquias, as organizaes sociais e as empresas pblicas. Comentrio: A alternativa a est correta. De fato, conforme art. 2, inc. I, alnea b, da Lei n 9.637/98, para que entidades privadas se habilitem como Organizao Social tm que ter previso no seu ato constitutivo, dentre outros requisitos, de participao, no rgo colegiado de deliberao superior, de representantes do Poder Pblico e de membros da comunidade, de notria capacidade profissional e idoneidade moral.
Art. 2o So requisitos especficos para que as entidades privadas referidas no artigo anterior habilitem-se qualificao como organizao social:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


4

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


I - comprovar o registro de seu ato constitutivo,

dispondo sobre: d) previso de participao, no rgo colegiado de deliberao superior, de representantes do Poder Pblico e de membros da comunidade, de notria capacidade profissional e idoneidade moral;

A alternativa b est errada. As organizaes sociais so definidas como pessoa jurdica de direito privado. A alternativa c est errada. As organizaes da sociedade civil de interesse pblico no podem distribuir dividendos, de acordo com o art. 1, 1, da Lei 9.790/99, assim expresso:
1 Para os efeitos desta Lei, considera-se sem fins lucrativos a pessoa jurdica de direito privado que no distribui, entre os seus scios ou ou associados, doadores, conselheiros, diretores, empregados

eventuais excedentes operacionais, brutos ou lquidos, dividendos, bonificaes, participaes ou parcelas do seu patrimnio, auferidos mediante o exerccio de suas atividades, e que os aplica integralmente na consecuo do respectivo objeto social.

A alternativa d est errada. As entidades qualificadas como organizaes sociais esto obrigadas a realizar licitao para obras, compras, servios e alienaes, relativamente aos recursos por ela administrados, oriundos de repasses da Unio, devendo utilizar o prego. A alternativa e est errada. As autarquias e as empresas pblicas so entidades governamentais e, por isso, no se encontram no terceiro setor. Gabarito: A.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


5

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


3. (PROCURADOR TCE/AP FCC/2010) Os Servios Sociais Autnomos a) prestam atividade de cooperao e fomento, revestindo- se da forma de entes de natureza privada. b) atuam exclusivamente nos setores de sade e cultura, sob a forma de organizaes sociais. c) podem ter natureza jurdica de direito pblico ou privado. d) podem se revestir da forma de fundaes ou empresas estatais. e) prestam servio pblico sob a modalidade de permisso, no se submetendo, no entanto, ao regime de concesses. Comentrio: Segundo clssica definio de Hely Lopes Meirelles, so todos aqueles institudos por lei, com personalidade jurdica de direito privado, para ministrar assistncia ou ensino a certas categorias sociais ou grupos profissionais, sem fins lucrativos, sendo mantidos por dotaes oramentrias ou por contribuies parafiscais. o que se convencionou chamar de Sistema S por fora do nome dessas entidades, tal como: SESC (Servio Social do Comrcio), SESI (Servio Social da Indstria), SEST (Servio Social do Transporte), SENAC (Servio Nacional de Aprendizagem do Comrcio), SENAI (Servio Nacional de Aprendizagem e Indstria), SENAR (Servio Nacional de Aprendizagem Rural), SENAT (Servio Nacional de Aprendizagem do Transporte), SEBRAE (Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas), dentre outros. So, portanto, entidades privadas que colaboram, cooperam, com o Estado, sem, contudo, integr-lo formalmente, ou seja, no fazem parte das entidades administrativas. importante dizer que podem ser institudas em qualquer esfera do Estado, ou seja, podem ser institudas no mbito Federal, Estadual, Distrital ou Municipal. Essas entidades, que integram o sistema S, tm as seguintes caractersticas gerais:
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
6

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012

a) so institudas por lei; b) exercem atividade social, sem fins lucrativos, para categorias profissionais ou grupos sociais; c) so mantidas por dotaes oramentrias ou contribuies sociais (parafiscais).

Podem, portanto, ser constitudas sob a forma de fundaes privadas, associao civil, sociedades civis ou outras estruturas peculiares previstas na legislao especfica, que no tenham fins lucrativos. Os recursos que recebem so provenientes de dotaes oramentrias ou contribuies sociais (parafiscais). Neste caso, contribuies parafiscais, temos uma espcie tributria (art. 149, CF), recolhidas compulsoriamente pela Receita Federal dos contribuintes e repassadas s tais entidades.
Art. 149. Compete exclusivamente Unio instituir contribuies sociais, de interveno no domnio econmico e de interesse das categorias profissionais ou econmicas, como instrumento de sua atuao nas respectivas reas, observado o disposto nos arts. 146, III, e 150, I e III, e sem prejuzo do previsto no art. 195, 6, relativamente s contribuies a que alude o dispositivo.

Por serem pessoas jurdicas de direito privado, seu pessoal, ou seja, seus empregados so submetidos a regime de direito privado, isto ao regime celetista (CLT), muito embora, exijase a realizao de seleo pblica para admisso. Cabe registrar que, desde a Deciso Plenria/TCU n 907/97, proferida na Sesso de 11/12/97, o entendimento que se firmou pela Corte de Contas no sentido de que as entidades integrantes do Sistema S devem observar seus regulamentos internos, porm criados com observncia aos princpios que regem a administrao pblica.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
7

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012

Em especial, no que diz respeito admisso de pessoal, ressalte-se que a jurisprudncia do TCU tem sido no sentido de que
os mesmos no esto sujeitos s disposies do art. 37, inciso II, da Constituio Federal uma vez que no integram a administrao indireta. Nada obstante isso, devem adotar processo seletivo para admisso de pessoal, conforme previsto em seus normativos internos e em observncia aos princpios constitucionais da legalidade, da moralidade, da finalidade, da isonomia, da igualdade e da publicidade. (Acrdo 629/2001, 2 Cmara).

Nesse sentido o entendimento do Superior Tribunal de Justia, conforme julgamento do REsp 871.787/DF, da relatoria da Ministra Eliana Calmon, que apreciando caso similar, ou seja, da Associao das Pioneiras Sociais (APS), mantenedora da Rede Sarah de Hospitais do Aparelho Locomotor, entendeu que a obrigatoriedade de observar o regulamento prprio para seleo pblica com etapas eliminatrias e classificatrias e de treinamento, inclusive, observando a reserva de vagas a deficientes fsicos. Ressalva-se, no entanto, que h algumas mitigaes, tal como a questo da acumulao remunerada de cargos e do teto remuneratrio que foi objeto do Acrdo 3.045/2009/TCU Plenrio, quando se decidiu pela no aplicao da regra constitucional.
7. Todavia, diante das alteraes constitucionais trazidas pelas ECs ns 19/1998 e 41/2003, o TCU, recentemente, mudou seu entendimento. Passou a reconhecer que as entidades do "Sistema S" no se sujeitam aos limites de remunerao Constituio estabelecidos no art. 37, inciso XI, da

Federal, uma vez que

os servios sociais

autnomos no integram o rol de entidades enumeradas no mencionado dispositivo legal. Nessa condio, devem ter como balizadores os salrios praticados pelo mercado,

afastando-se da norma aplicada Administrao Direta e Indireta. 8. Diante dos efeitos das modificaes ocorridas no texto constitucional, esta Corte no mais vislumbra ilegalidade ou

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


8

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


impedimento no que diz respeito acumulao de mandato parlamentar federal com funes ou cargos em entidades integrantes do denominado "Sistema S", uma vez que os servios sociais autnomos no esto sujeitos regra geral de natureza constitucional de cargos que e veda a acumulao pblicos.

remunerada [ACRDO]

empregos

Ademais, consoante jurisprudncia do STF e do TCU, as entidades que integram o Sistema S no esto submetidas Lei n 8.666/93 (Lei de Licitaes e Contratos). Contudo, devem observar regulamento prprio, procedimento licitatrio simplificado, tendo por orientao os princpios constitucionais licitatrios. Outrossim, no gozam tais entidades de quaisquer privilgios administrativos ou processuais, salvo previso na prpria lei instituidora, de modo que eventual ao contra atos dessas entidades dever ser ajuizada na Justia Comum, conforme aplicao da Smula 516 do STF: "O Servio Social da Indstria - SESI est sujeito jurisdio da Justia Estadual". Ressalva-se, todavia, os atos praticados pelos dirigentes na conduo dos servios prestados pela entidade. Estes so equiparados a atos autoridade pblica para fins de impetrao de mandado de segurana e seus empregados so equiparados a agentes pblicos para fins criminais e de improbidade administrativa. So exemplos de entidades que compem o servio social autnomo, ou seja, integram o Sistema S:
SESC (Servio Social do Comrcio), SESI (Servio Social da Indstria), SEST (Servio Social do Transporte), SENAC (Servio Nacional de Aprendizagem do Comrcio), SENAI (Servio Nacional de Aprendizagem e Indstria), SENAR (Servio Nacional de Aprendizagem Rural), SENAT (Servio Nacional de Aprendizagem do Transporte), SEBRAE (Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


9

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


Empresas.

H, ainda, a APS (Associao das Pioneiras Sociais), administradora da Rede Sarah de Hospitais do Aparelho Locomotor que, alm de ser servio social autnomo, tambm uma organizao social, conforme veremos. Existem ainda duas outras instituies que aparentemente esto na Administrao Pblica, mas, em verdade, so servio social autnomo, a APEX-Brasil (Agncia Brasileira de Promoo, de Exportao e Investimentos) e a ABDI (Agncia Brasileira de Desenvolvimento e Indstria). Por fim, cabe destacar que a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) tambm no integra a Administrao Pblica, porm no se enquadra como servio social autnomo, sendo, consoante entendimento do Supremo Tribunal Federal, pessoa jurdica de direito privado, que presta servio pblico de forma independente, e, por isso, no se submete ao regime jurdicoadministrativo, tampouco a controle Estatal de suas finalidades ou mesmo do Tribunal de Contas da Unio, no tocante aos seus recursos e gastos. Assim, a alternativa a est correta. Os servios sociais autnomos prestam atividade de cooperao e fomento, revestindo- se da forma de entes de natureza privada. A alternativa b est errada. As entidades do sistema S no atuam exclusivamente nos setores de sade e cultura. Atuam no ensino, sade, cultura ou outra atividade de cunho assistencial categoria econmica ou profissional e no so constitudas sob a forma de organizaes sociais. A alternativa c est errada. So sempre pessoas jurdicas de direito privado.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


10

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


A alternativa d est errada. No so pessoas estatais. Por isso, no podem se revestir da forma de fundaes ou empresas estatais. A alternativa e est errada. No se trata de servios pblicos delegados por meio de permisso. que no so delegatrias de servios pblicos. Prestam servios sociais no exclusivos do Estado. Gabarito: A.

4. (PROCURADOR PGE/SP FCC/2009) Servio Social Autnomo a) rgo da Administrao direta, criado mediante autorizao legislativa, a quem se assegura autonomia administrativa e financeira. b) pessoa jurdica de direito privado que no integra a Administrao Pblica, embora possa ser subsidiada diretamente por recursos oramentrios do ente que a criou. c) entidade privada que atua em colaborao com a Administrao Pblica. No integra a Administrao indireta. Embora seja custeada por contribuies parafiscais, no se sujeita fiscalizao pelo Tribunal de Contas e seu pessoal est sujeito ao teto remuneratrio previsto na Constituio Federal. d) ente paraestatal integrante da Administrao indireta, organizado para consecuo de fins pblicos. e) pessoa jurdica de direito pblico. autarquia de regime especial com atuao predominantemente voltada para assistncia ou ensino a certas categorias sociais ou grupos profissionais. Comentrio: A alternativa a est errada. Tais entidades no so rgos da Administrao direta. So pessoas jurdicas de direito privado.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


11

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


A alternativa b est correta. De fato, trata-se de pessoa jurdica de direito privado que no integra a Administrao Pblica, embora possa ser subsidiada diretamente por recursos oramentrios do ente que a criou. A alternativa c est errada. certo que se trata de uma entidade privada que atua em colaborao com a Administrao Pblica e no integra a Administrao indireta ou direta. Todavia, por ser custeada por contribuies parafiscais, se sujeita fiscalizao pelo Tribunal de Contas, e seu pessoal no est sujeito ao teto remuneratrio previsto na Constituio Federal. A alternativa d est errada. um ente paraestatal. Porm, no integra a Administrao indireta, e est organizada para consecuo de fins sociais. A alternativa e est errada. uma pessoa jurdica de direito privado, e, portanto, no se trata de uma autarquia. Gabarito: B.

5. (PROCURADOR TCE/AL FCC/2008) Organizaes sociais, luz da legislao federal, qualificao atribuvel a a) pessoa jurdica de direito privado criada especificamente com esta finalidade, para a qual no podem ser transferidos recursos pblicos. b) associao civil sem fins lucrativos ou fundao, formalizando-se o vnculo com o Poder Pblico por meio da celebrao de contrato de gesto. c) sociedades de economia mista, em razo de sua natureza jurdica de direito privado. d) sociedades de economia mista ou empresas pblicas, formalizando-se o vnculo com Poder Pblico por meio da celebrao de contrato de gesto. e) modalidade societria especificamente criada para a prestao de servio pblico, formalizando-se o vnculo com o Poder Pblico por meio da celebrao de contrato de gesto.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
12

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012

Comentrio: A Emenda Constitucional n 19/98, conhecida como Reforma Administrativa, empreendeu significativas mudanas no mbito da Administrao Pblica visando, sobretudo, a reduo da mquina administrativa e o aumento da eficincia, adotando-se um modelo denominado de administrao gerencial, que prima pela busca do resultado. Dentre esses mecanismos surgiu o contrato de gesto (art. 37, 8, CF/88), no qual se possibilitou a ampliao da autonomia gerencial, oramentria e financeira dos rgos e entidades da Administrao Pblica, com base em metas de desempenho. Permitiu-se, a partir da que fossem entidades do terceiro setor como organizao social. qualificadas

Nesse sentido foi editada a Lei n 9.637/98 que permite ao Poder Executivo qualificar como organizaes sociais pessoas jurdicas de direito privado, sem fins lucrativos, cujas atividades sejam dirigidas ao ensino, pesquisa cientfica, ao desenvolvimento tecnolgico, proteo e preservao do meio ambiente, cultura e sade. Para tanto, ou seja, para obter a qualificao a entidade deve preencher os requisitos previstos na Lei, que assim estabelece:
Art. 2 So requisitos especficos para que as entidades privadas referidas no artigo anterior habilitem-se qualificao como organizao social: I - comprovar o registro de seu ato constitutivo, dispondo sobre: a) natureza social de seus objetivos relativos respectiva rea de atuao;

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


13

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


b) finalidade investimento no-lucrativa, de seus com a obrigatoriedade financeiros de no

excedentes

desenvolvimento das prprias atividades; c) previso expressa de a entidade ter, como rgos de deliberao estatuto, superior e de quele direo, um conselho e de administrao e uma diretoria definidos nos termos do asseguradas de composio no de rgo atribuies de normativas e de controle bsicas previstas nesta Lei; d) previso de participao, da colegiado deliberao superior, de representantes do Poder Pblico e membros comunidade, notria capacidade profissional e idoneidade moral; e) composio e atribuies da diretoria; f) obrigatoriedade de publicao anual, no Dirio Oficial da Unio, dos relatrios financeiros e do relatrio de execuo do contrato de gesto; g) no caso de associao civil, a aceitao de novos associados, na forma do estatuto; h) proibio de distribuio de bens ou de parcela do patrimnio lquido em qualquer hiptese, inclusive em razo de desligamento, retirada ou falecimento de associado ou membro da entidade; i) previso de incorporao integral do patrimnio, dos legados ou das doaes que lhe foram destinados, bem como dos excedentes financeiros decorrentes de suas atividades, em caso de extino ou desqualificao, ao patrimnio de outra organizao social qualificada no mbito da Unio, da mesma rea de atuao, ou ao patrimnio da Unio, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios, na proporo dos recursos e bens por estes alocados; II - haver aprovao, quanto convenincia e oportunidade de sua qualificao como organizao social, do Ministro ou titular de rgo supervisor ou regulador da rea de atividade correspondente ao seu objeto social e do Ministro de Estado da Administrao Federal e Reforma do Estado.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


14

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


Importante, portanto, esclarecer que organizao social uma qualificao que se d a uma pessoa jurdica j existente ou criada para esse propsito. Essa qualificao discricionria, ou seja, ainda que a entidade preencha todos os requisitos legais, o Poder Pblico (Executivo) no obrigado a conced-la. A propsito, a qualificao conferida por meio de decreto do Poder Executivo, que lhe permite ento firmar contrato de gesto com o Ministrio ou rgos da rea de atuao, que a habilita a obteno do fomento estatal. Significa dizer que para a Organizao Social realizar atividades em colaborao com o Poder Pblico poder receber recursos oramentrios, bens pblicos por meio de permisso de uso, e, nesta hiptese, no ser necessria a licitao, sendo o caso de dispensa de licitao. Alm disso, poder receber, por meio de cesso especial, servidor pblico, cujo nus ser do rgo ou entidade cedente, ou seja, da prpria Administrao Pblica. O contrato de gesto dever ser submetido, aps aprovao pelo conselho de administrao da entidade, ao Ministro de Estado ou autoridade supervisora da rea correspondente atividade fomentada. Na elaborao do contrato de gesto, devem ser observados os princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e, ainda, a discriminao das atribuies, responsabilidades e obrigaes do Poder Pblico e da organizao social, a especificao do programa de trabalho proposto, as metas a serem atingidas e os prazos de execuo, assim como os critrios de avaliao de desempenho a serem utilizados, mediante indicadores de qualidade e produtividade, conter, ainda, os limites de remunerao do pessoal.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


15

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


Enfim, atentemos para o fato de que as organizaes sociais so um modelo de parceria entre o Estado e a sociedade, recebendo servios por delegao ou no do poder pblico. Porm, no se confundido o contrato de gesto com a de concesso, permisso ou autorizao de servio pblico. Ademais, temos uma situao de incentivo estatal para realizao de atividade de interesse pblico, ou seja, servio pblico (em sentido amplo) de natureza social, atuando a organizao social em seu prprio nome, sob sua inteira responsabilidade e sob a fiscalizao do rgo ou entidade da rea de atuao por fora do contrato de gesto. Nesse sentido, vale lembrar que as entidades qualificadas como organizaes sociais so declaradas como entidades de interesse social e utilidade pblica, para todos os efeitos legais. No mais, cumpre mencionar que a Lei n 9.648/1998 acrescentou o inciso XXIV ao art. 24 da Lei n 8.666/1993, estabelecendo que dispensvel a licitao na celebrao de contratos de prestao de servios com as organizaes sociais, qualificadas no mbito das respectivas esferas de governo, para atividades contempladas no contrato de gesto. Portanto, acaso a Administrao Pblica intencione contratar uma organizao social para prestar servios, e desde que conste tal atividade no contrato de gesto, estar dispensada de realizar licitao, nos termos do art. 24, inc. XXIV, da Lei n 8.666/93. Podemos perceber ento que: i) as organizaes sociais no estariam obrigadas a observar a Lei de Licitaes para realizar suas contrataes; ii) haver dispensa de licitao ser forem contratadas pela Administrao Pblica para executarem atividade previstas no contrato de gesto; iii) devem realizar licitao para contratar com os recursos provenientes do contrato de gesto;

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


16

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


Por isso, alguns autores, tal como a Profa. Maria Sylvia Zanella Di Pietro e o Prof. Celso Antnio Bandeira de Mello, criticavam sobremaneira a qualificao dessas entidades, afirmando que se tratava de burla aos princpios constitucionais e ao procedimento licitatrio. Todavia, o Decreto n 5.504/2005 fixou que a organizao social quando for contratar, com recursos ou bens repassados pelo Estado, dever realizar licitao pblica prvia, nos termos da Lei n 8.666/93, devendo utilizar o prego no caso de aquisio de bens e servios comuns. No tocante fiscalizao, devemos observar que no totalmente correto dizer que tais entidades no so fiscalizadas ou no sofrem qualquer tipo de controle. A execuo do contrato de gesto ser fiscalizada pelo rgo ou entidade supervisora da rea de atuao da organizao social, devendo a entidade apresentar relatrio demonstrativo da execuo do contrato, ao trmino de cada etapa, contendo comparativo especfico das metas propostas com os resultados alcanados, acompanhado da prestao de contas de cada exerccio financeiro. Tais resultados sero submetidos comisso de avaliao, indicada pela autoridade supervisora, composta por especialistas de notria capacidade e adequada qualificao, encarregada de encaminhar quela autoridade o relatrio conclusivo sobre a avaliao procedida. E, ainda, dever os responsveis pela fiscalizao da execuo do contrato de gesto, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade na utilizao de recursos ou bens de origem pblica por organizao social, dar cincia ao Tribunal de Contas da Unio, sob pena de responsabilidade solidria. Significa dizer que aquele que observar irregularidade ou ilegalidade na utilizao de recursos ou bens pblicos dever dar
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
17

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


cincia ao TCU, sob pena de conivncia e, com isso, ser responsvel de forma solidria. Nessa hiptese, havendo indcios fundados de malversao de bens ou recursos pblicos, os responsveis pela fiscalizao devero representar ao Ministrio Pblico, AdvocaciaGeral da Unio e Procuradoria da entidade ou rgo a fim de que requeiram ao Juzo competente a decretao da indisponibilidade dos bens da entidade e o sequestro dos bens de seus dirigentes, ou do agente pblico que possa enriquecer ilicitamente ou causar dano ao patrimnio pblico. Por fim, tendo em vista que se trata de uma qualificao conferida a uma pessoa jurdica de direito privado, no caso de ocorrer o descumprimento das clusulas e metas traadas no contrato de gesto, poder a entidade ser desqualificada pelo Poder Executivo. Assim, preciso entender que a desqualificao tem natureza de punio, e, por isso, ser precedida de processo administrativo, no qual ser assegurada a ampla defesa e o contraditrio, respondendo os dirigentes da organizao social, individual e solidariamente, pelos danos ou prejuzos decorrentes de sua ao ou omisso. Decretada a desqualificao, haver a reverso dos bens e dos valores entregues utilizao da organizao social, sem prejuzo de outras sanes cabveis. E, como ocorre com as entidades do Sistema S, no gozam as organizaes sociais de qualquer prerrogativa ou privilgio dirigido Administrao Pblica, devendo as demandas em que forem rs ou autoras serem julgadas pela Justia Estadual, salvo as propostas pela Unio contra a organizao, que dever ser intenta na Justia Federal. E, finalmente, s a ttulo de curiosidade, o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Democrtico Trabalhista (PDT)
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
18

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


ingressaram com Ao Direta de Inconstitucionalidade (ADI n 1923) no qual se pretende a declarao de inconstitucionalidade da dispensa de licitao dessas entidades. Referida ao ainda est pendente de julgamento. Com isso, a alternativa a est errada. Uma organizao social de fato uma pessoa jurdica de direito privado. Porm, no foi criada especificamente com esta finalidade, ou seja, de ser uma OS. E, conforme prev a legislao, podem ser transferidos recursos pblicos. A alternativa b est correta. De fato, trata-se de uma associao civil sem fins lucrativos ou fundao, formalizando-se o vnculo com o Poder Pblico por meio da celebrao de contrato de gesto. A alternativa c est errada. Uma entidade qualificada como organizao social no uma sociedade de economia mista, em que pese ter natureza jurdica de direito privado na medida em que no integra a Administrao Pblica direta ou indireta. A alternativa d est errada. A organizao social no integra a Administrao Pblica. Portanto, no uma sociedade de economia mista ou empresa pblica. A alternativa e est errada. No se trata de entidade que adote modelo societrio. uma entidade de natureza civil. Gabarito: B.

6. (ANALISTA JUDICIRIO TRT 3 REGIO FCC/2009) Os contratos de gesto realizados entre a Administrao e as denominadas Organizaes Sociais a) no caracterizam convnio administrativo, no se sujeitando, pois, fiscalizao e controle por parte do Tribunal de Contas. b) so sempre passveis de fiscalizao e controle pelo Tribunal de Contas.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
19

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


c) podem ser celebrados com dispensa de licitao, em funo de autorizao legal especfica, no estando sujeitos, nessa hiptese, ao controle e fiscalizao pelo Tribunal de Contas. d) sujeitam-se ao controle e fiscalizao por parte do Tribunal de Contas, exceto quando tenham por objeto a gesto de servio pblico no-exclusivo. e) so equiparados a convnio administrativo, quando celebrados com entidades com finalidade lucrativa, sujeitando-se, apenas em tal hiptese, ao controle e fiscalizao por parte do Tribunal de Contas. Comentrio: A alternativa a est errada. Em que pese o contrato de gesto no ter natureza de convnio administrativo, ele se sujeita fiscalizao e controle por parte do Tribunal de Contas. A alternativa b est correta. De fato, o contrato de gesto sempre passvel de fiscalizao e controle pelo Tribunal de Contas. A alternativa c est errada. verdade que o contrato de gesto a ser firmado com organizao social pode ser celebrado com dispensa de licitao, em funo de autorizao legal especfica. Contudo, estar sujeito ao controle e fiscalizao pelo Tribunal de Contas. A alternativa d est errada. J observamos que se sujeita ao controle e fiscalizao por parte do Tribunal de Contas. A alternativa e est errada. No se trata de convnio e sujeita-se ao controle e fiscalizao por parte do Tribunal de Contas. Gabarito: B.

7. (AUDITOR DO TRIBUNAL DE CONTAS TCE/SP FCC/2008) No Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado, divulgado
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
20

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


em 1995, um dos objetivos gerais era limitar a ao do Estado quelas funes que lhes so prprias, reservando, em princpio, os servios no-exclusivos para a propriedade pblica no-estatal. De acordo com a Lei Ordinria no 9.637/98, em relao s parcerias a serem firmadas entre Poder Pblico e Organizaes Sociais correto afirmar que a) o contrato de gesto deve ser elaborado unilateralmente pelo rgo ou entidade supervisora e discriminar as atribuies, responsabilidades e obrigaes do Poder Pblico e da organizao social. b) as atividades abrangidas so aquelas dirigidas ao ensino, pesquisa cientfica, ao desenvolvimento tecnolgico, proteo e preservao do meio ambiente, cultura, sade, segurana e moradia. c) a destinao de bens pblicos s organizaes sociais para o cumprimento das suas responsabilidades e obrigaes expressamente vedada. d) o contrato de gesto deve conter especificao do programa de trabalho proposto pela organizao social, a estipulao das metas a serem atingidas e os respectivos prazos de execuo. e) a execuo do contrato de gesto ser fiscalizada pelo Tribunal de Contas da Unio que encaminhar autoridade supervisora relatrio conclusivo sobre a avaliao. Comentrio: A alternativa a est errada. O contrato de gesto firmado de comum acordo, conforme art. 6 da Lei n 9.637/98.
Art. 6 O contrato de gesto, elaborado de comum acordo entre o rgo ou entidade supervisora e a organizao social, discriminar as atribuies, responsabilidades e obrigaes do Poder Pblico e da organizao social.

A alternativa b est errada. As atividades abrangidas so aquelas dirigidas ao ensino, pesquisa cientfica, ao desenvolvimento tecnolgico, proteo e preservao do meio

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


21

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


ambiente, cultura, sade, no alcanando a segurana e a moradia, conforme art. 1 da Lei, que assim dispe:
Art. 1 O Poder Executivo poder qualificar como

organizaes sociais pessoas jurdicas de direito privado, sem fins lucrativos, cujas atividades sejam dirigidas ao ensino, pesquisa cientfica, ao desenvolvimento tecnolgico,

proteo e preservao do meio ambiente, cultura e sade, atendidos aos requisitos previstos nesta Lei.

A alternativa c est errada. A destinao de bens pblicos s organizaes sociais para o cumprimento das suas responsabilidades e obrigaes admitido pela Lei, conforme o seguinte:
Art. 12. s organizaes sociais podero ser destinados recursos oramentrios e bens pblicos necessrios ao

cumprimento do contrato de gesto.

A alternativa d est correta. Nos termos do art. 7, inc. I, da Lei n 9637/98, o contrato de gesto deve conter especificao do programa de trabalho proposto pela organizao social, a estipulao das metas a serem atingidas e os respectivos prazos de execuo.
Art. 7 Na elaborao do contrato de gesto, devem ser observados moralidade, os princpios da legalidade, impessoalidade, e, tambm, os

publicidade,

economicidade

seguintes preceitos: I - especificao do programa de trabalho proposto pela organizao social, a estipulao das metas a serem atingidas e os respectivos prazos de execuo, bem como previso expressa dos critrios objetivos de avaliao de desempenho a serem utilizados, mediante indicadores de qualidade e produtividade; II - a estipulao dos limites e critrios para despesa com remunerao e vantagens de qualquer natureza a serem

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


22

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


percebidas pelos dirigentes e empregados das organizaes sociais, no exerccio de suas funes.

A alternativa e est errada. Conforme art. 8 da Lei n 9.637/98, a execuo do contrato de gesto celebrado por organizao social ser fiscalizada pelo rgo ou entidade supervisora da rea de atuao correspondente atividade fomentada, que encaminhar autoridade supervisora relatrio conclusivo sobre a avaliao. Gabarito: D.

8. (ANALISTA JUDICIRIO EXECUO DE MANDADOS TRT 8 REGIO FCC/2010) Quando o Poder Pblico estabelece parceria com Organizaes Sociais, assim qualificadas, sem fins lucrativos, para fomento e execuo de atividades relativas rea de proteo e preservao do meio ambiente, ele o faz por meio de contrato de a) mo de obra. b) concesso. c) permisso. d) prestao de servios. e) gesto. Comentrio: De acordo com o art. 5 da Lei n 9.637/98, o contrato de gesto o instrumento firmado entre o Poder Pblico e a entidade qualificada como organizao social, com vistas formao de parceria entre as partes para fomento e execuo de atividades relativas s reas do ensino, pesquisa cientfica, desenvolvimento tecnolgico, proteo e preservao do meio ambiente, cultura ou da sade. Gabarito: E.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


23

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


9. (TECNICO ASSISTENTE DE PROCURADORIA PGE/RJ FCC/2009) Sujeitos e organizaes privadas que se comprometem com a realizao de interesses coletivos e a proteo de valores supraindividuais, mediante contratos de gesto, integram a) o terceiro setor. b) as fundaes pblicas. c) as empresas pblicas. d) o primeiro setor. e) o segundo setor. Comentrio: No caso, como se trata de contrato de gesto tem-se uma organizao social. Tais entidades, como j observamos, integram o terceiro setor. Gabarito: A.

10. (PROCURADOR DE ESTADO PGE/SP FCC/2002) As organizaes sociais a) compem o aparelho do Estado, podendo tanto integrar a Administrao Direta quanto assumir a forma de autarquias de regime especial. b) devem firmar contratos de gesto com o setor pblico e as contrataes por elas realizadas submetem-se ao procedimento licitatrio previsto na Lei n 8.666/93. c) representam forma de regulao das atividades da iniciativa privada. d) foram criadas no direito brasileiro como integrantes do setor pblico no-estatal, para atuao em reas especficas apontadas pelo legislador. e) integram a Administrao Indireta do Estado. Comentrio:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


24

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


A alternativa a est errada. As organizaes sociais no compem o aparelho do Estado, no integram a Administrao Pblica. A alternativa b est errada. De fato, devem firmar contratos de gesto com o setor pblico. Porm, em regra, as contrataes por elas realizadas no se submetem ao procedimento licitatrio previsto na Lei n 8.666/93, salvo no que diz respeito aos recursos provenientes do contrato de gesto. A alternativa c est errada. No se trata de regulao das atividades da iniciativa privada. Cuidam de atividade social no exclusiva do Estado. A alternativa d est correta. De fato, foram criadas no direito brasileiro como integrantes do setor pblico no-estatal (terceiro social, setor social), para atuao em reas especficas apontadas pelo legislador. A alternativa e est Administrao Indireta do Estado. Gabarito: D. errada. No integram a

11. (ASSESSOR JURDICO TJ/PI FCC/2010) No que diz respeito s Organizaes Sociais, assinale a alternativa INCORRETA. a) As Organizaes Sociais podem atuar nas reas de ensino, pesquisa cientfica, desenvolvimento tecnolgico, proteo e preservao do meio ambiente, cultura e sade. b) O Poder Executivo poder qualificar como "organizaes sociais" pessoas jurdicas de direito privado, sem fins lucrativos, para o desempenho de determinadas atividades de carter social. c) As Organizaes Sociais devem realizar licitao, na modalidade concorrncia, para aquisio de bens ou servios de interesse comum, adquiridos em decorrncia de recursos repassados pela Unio.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
25

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


d) O rgo de deliberao superior das Organizaes Sociais precisa ter representantes do Poder Pblico e de membros da comunidade, de notria capacidade profissional e idoneidade moral. e) O Poder Pblico poder destinar s Organizaes Sociais recursos oramentrios e bens pblicos necessrios ao cumprimento do contrato de gesto; a destinao dos bens pblicos dar-se- com dispensa de licitao e mediante permisso de uso. Comentrio: A alternativa a est correta. De acordo com o art. 1 da Lei n 9.637/98, as Organizaes Sociais podem atuar nas reas de ensino, pesquisa cientfica, desenvolvimento tecnolgico, proteo e preservao do meio ambiente, cultura e sade. A alternativa b est correta. Conforme prev o art. 1 da Lei, o Poder Executivo poder qualificar como "organizaes sociais" pessoas jurdicas de direito privado, sem fins lucrativos, para o desempenho de determinadas atividades de carter social. A alternativa c est errada. As Organizaes Sociais devem realizar licitao, na modalidade prego, para aquisio de bens ou servios de interesse comum, adquiridos em decorrncia de recursos repassados pela Unio. A alternativa d est correta. O rgo de deliberao superior das Organizaes Sociais precisa ter representantes do Poder Pblico e de membros da comunidade, de notria capacidade profissional e idoneidade moral, conforme art. 2, inc. I, al. d, da Lei n 9.637/98:
Art. 2 I. d) previso de participao, no rgo colegiado de deliberao superior, de representantes do Poder Pblico e de membros da comunidade, de notria capacidade profissional e idoneidade moral;

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


26

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


A alternativa e est correta. O Poder Pblico poder destinar s Organizaes Sociais recursos oramentrios e bens pblicos necessrios ao cumprimento do contrato de gesto; a destinao dos bens pblicos dar-se- com dispensa de licitao e mediante permisso de uso.
Art. 12. s organizaes sociais podero ser destinados recursos oramentrios e bens pblicos necessrios ao cumprimento do contrato de gesto. 1 So assegurados s organizaes sociais os crditos previstos no oramento e as respectivas liberaes financeiras, de acordo com o cronograma de desembolso previsto no contrato de gesto. 2 Poder ser adicionada aos crditos oramentrios destinados ao custeio do contrato de gesto parcela de recursos para compensar desligamento de servidor cedido, desde que haja justificativa expressa da necessidade pela organizao social. 3 Os bens de que trata este artigo sero destinados s organizaes sociais, dispensada licitao, mediante permisso de uso, consoante clusula expressa do contrato de gesto.

Gabarito: C.

12. (TCNICO SUPERIOR DE PROCURADORIA PGE/RJ FCC/2009) O instrumento jurdico adequado para a destinao de bens pblicos s organizaes sociais integrantes do terceiro setor a a) concesso de direito real de uso, com prvia licitao. b) autorizao de uso, com prvia licitao. c) concesso de uso, sendo dispensada a licitao. d) permisso de uso, sendo dispensada a licitao. e) permuta, sendo dispensada a licitao. Comentrio:

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


27

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


Conforme art. 12, 3, da Lei n 9.637/98, os bens destinados s organizaes sociais o sero, dispensada licitao, mediante permisso de uso, consoante clusula expressa do contrato de gesto. Gabarito: D.

13. (PROCURADOR DE ESTADO PGE/SE FCC/2005) Determinada pessoa jurdica de direito privado, constituda sob a forma de sociedade, no empresria e sem fins lucrativos, tem como objeto principal a prtica de atividades de defesa do meio ambiente. Seu estatuto no prev a existncia de conselho de administrao, mas prev a existncia de conselho fiscal, com atribuio de opinar sobre as demonstraes financeiras da entidade. Supondo existentes os demais requisitos legais, essa pessoa jurdica poder qualificar-se como organizao a) social, mas no como organizao da sociedade civil de interesse pblico. b) da sociedade civil de interesse pblico, mas no como organizao social. c) social e como organizao da sociedade civil de interesse pblico, simultaneamente. d) social e como organizao da sociedade civil de interesse pblico, embora no simultaneamente. e) social e como organizao da sociedade civil de interesse pblico, desde que sua personalidade jurdica seja de direito pblico. Comentrio: A Lei n 9.970/99 que dispe sobre qualificao de pessoas jurdicas de direito privado, sem fins lucrativos, como organizao da sociedade civil de interesse pblico (OSCIP). Assim como as organizaes sociais (OS), as OSCIPs so pessoas jurdicas de direito privado, sem fins lucrativos,

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


28

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


integrantes do terceiro setor, que colaboram com o Poder Pblico para a consecuo de objetivos sociais. A Lei n 9.790/99 definiu o que seria a entidade sem fins lucrativos para fins de OSCIP, sendo aquela que no distribui, entre os seus scios ou associados, conselheiros, diretores, empregados ou doadores, eventuais excedentes operacionais, brutos ou lquidos, dividendos, bonificaes, participaes ou parcelas do seu patrimnio, auferidos mediante o exerccio de suas atividades, e que os aplica integralmente na consecuo do respectivo objeto social. Com efeito, organizao da sociedade civil de interesse pblico uma qualificao jurdica especial que se d a pessoa jurdica de direito privado, sem fins lucrativos, que desenvolva atividade social voltada para o bem estar da coletividade. Trata-se de ato vinculado, ou seja, preenchidos os requisitos legais, no cabe ao Poder Pblico avaliar a convenincia e oportunidade em conceder a qualificao. Significa dizer que, ao contrrio das OS, em que a qualificao ato discricionrio, no caso das OSCIPs a qualificao ser conferida queles que preencherem os requisitos legais, sendo, portanto, ato vinculado. Essa qualificao ser dada s entidades que se dediquem a atividades de interesse coletivo, mas que no sejam exclusivas de Estado, observando o princpio da universalizao e cujos objetivos sociais tenham pelo menos uma das seguintes finalidades:
a) promoo de assistncia social; b) promoo da cultura, defesa e conservao do patrimnio histrico e artstico; c) promoo gratuita da educao ou da sade; d) promoo da segurana alimentar e nutricional; e) defesa, preservao e conservao do meio ambiente e promoo do desenvolvimento sustentvel; f) promoo do voluntariado; Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
29

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


g) promoo do desenvolvimento econmico e social e combate pobreza; h) experimentao, no lucrativa, de novos modelos scio-produtivos e de sistemas alternativos de produo, comrcio, emprego e crdito; i) promoo de direitos estabelecidos, construo de novos direitos e assessoria jurdica gratuita de interesse suplementar; j) promoo da tica, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, universais; l) estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produo e divulgao de informaes e conhecimentos tcnicos e cientficos. da democracia e de outros valores

A qualificao como organizao da sociedade civil de interesse pblico dever ser conferida pelo Ministrio da Justia, que, verificando o atendimento dos requisitos previstos na lei e o fato de no se enquadrar a pessoa privada entre aquelas vedadas por lei, deferir o pedido e expedir o certificado de qualificao. Essa qualificao ser concedida em razo de vnculo de cooperao mantido entre o Poder Pblico e as organizaes da sociedade civil de interesse pblico institudo por meio do termo de parceria. O termo de parceria dever prev, de modo detalhado, os direitos e as obrigaes das partes signatrias, constando, dentre outras clusulas, o objeto do ajuste, as metas a serem alcanadas, os prazos de execuo, os critrios de avaliao de desempenho, a previso de receitas e despesas, a obrigatoriedade de apresentao de relatrio anual, acompanhado da prestao de contas e a publicao na imprensa oficial. Nos termos do art. 11 da Lei n 9.970/99, a execuo do termo de parceria ser supervisionada pelo rgo do poder pblico da rea de atuao da atividade fomentada e pelos Conselhos de

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


30

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


Polticas Pblicas das reas correspondentes de atuao existentes, em cada nvel de governo. Tais resultados sero submetidos comisso de avaliao, composta de comum acordo entre o rgo e a OSCIP, que ficar encarregada de encaminhar autoridade o relatrio conclusivo sobre a avaliao procedida. Os responsveis pela fiscalizao da execuo do Termo de Parceria, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade na utilizao de recursos ou bens de origem pblica por organizao parceira, dar cincia ao Tribunal de Contas da Unio, sob pena de responsabilidade solidria. Significa dizer que aquele que observar irregularidade ou ilegalidade na utilizao de recursos ou bens pblicos dever dar cincia ao TCU, sob pena de conivncia e, com isso, ser responsabilizado de forma solidria. Nessa hiptese, havendo indcios fundados de malversao de bens ou recursos pblicos, os responsveis pela fiscalizao devero representar ao Ministrio Pblico, AdvocaciaGeral da Unio e Procuradoria da entidade ou rgo a fim de que requeiram ao Juzo competente a decretao da indisponibilidade dos bens da entidade e o seqestro dos bens de seus dirigentes, ou do agente pblico que possa enriquecer ilicitamente ou causar dano ao patrimnio pblico. Por fim, tendo em vista que se trata de uma qualificao conferida a uma pessoa jurdica de direito privado, no caso de ocorrer o descumprimento das clusulas e metas traadas no contrato de gesto, poder a entidade ser desqualificada pelo Poder Executivo. Assim, por meio de processo administrativo, assegurando-se a ampla defesa e o contraditrio, poder perder a qualificao a pedido ou por deciso, administrativa ou judicial, de iniciativa popular ou do Ministrio Pblico.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
31

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012

Qualquer cidado, respeitadas as prerrogativas do Ministrio Pblico, parte legtima para requerer, judicial ou administrativamente, a perda da qualificao como OSCIPs. Ocorrendo malversao de bens ou recursos de origem pblica, os responsveis pela fiscalizao representaro ao Ministrio Pblico, Advocacia-Geral da Unio ou Procuradoria da entidade, para que seja requerida ao juzo competente a decretao da indisponibilidade dos bens da entidade e o seqestro dos bens de seus dirigentes, bem assim de agente pblico ou terceiro que possam ter enriquecido ilicitamente ou causado dano ao patrimnio pblico. Ressalta-se, ademais, que nos contratos em que a OSCIP seja contratante, relativamente a obras, compras, servios e alienaes, que envolvam recursos ou bens repassados pela Unio, conforme previso no termo de parceria, dever ser realizada licitao pblica prvia, de acordo com o estabelecido na legislao federal pertinente. Caso se trate de aquisio de bens e servios comuns, ser obrigatrio o emprego da modalidade prego, com preferncia para a modalidade de prego eletrnico, conforme estabelece o Decreto 5.504/05. Por fim, algumas entidades no podero se qualificar com OSCIP, em razo de vedao legal, sendo as seguintes:
a) as sociedades comerciais, sindicatos, associaes de classe ou de representao de categoria profissional; b) as instituies religiosas ou voltadas para a disseminao de credos, cultos, prticas e vises devocionais e confessionais; c) as organizaes partidrias e assemelhadas, inclusive suas fundaes; d) as entidades de benefcio mtuo destinadas a proporcionar bens ou servios a um crculo restrito de associados ou scios; Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
32

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


e) as entidades e empresas que comercializam planos de sade e assemelhados; f) as instituies hospitalares privadas no gratuitas e suas mantenedoras; g) as escolas privadas dedicadas ao ensino formal no gratuito e suas mantenedoras; h) as organizaes sociais (OS); i) as cooperativas; j) as fundaes pblicas; l) as fundaes, sociedades civis ou associaes de direito privado criadas por rgo pblico ou por fundaes pblicas; m) as organizaes creditcias que tenham quaisquer tipos de vinculao com o Sistema Financeiro Nacional a que se refere o art. 192 da Constituio Federal.

V que se trata de um rol extenso de entidades, de modo que no acredito seja o caso de decorarmos, bastando a simples leitura e ateno, que na prova no deixaremos escapar esse detalhe. Assim, observe que o comando diz que no haver o conselho de administrao, mas o conselho fiscal. Portanto, no poder ser uma organizao social, mas uma organizao da sociedade civil de interesse pblico. Gabarito: B.

14. (TCNICO DO MINISTRIO PBLICO MPE/SE FCC/2009) As organizaes da sociedade civil de interesse pblico (OSCIPs) so entidades a) criadas pelo Poder Pblico em parceria com entes particulares, visando celebrao de Contratos de Gesto nas respectivas reas de atuao, podendo integrar ou no as respectivas administraes indiretas. b) qualificadas como tal por ato do Ministrio da Justia e que podem celebrar termos de parceria com rgos de qualquer ente da
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
33

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


federao, para o exerccio de atividades definidas na lei como de interesse pblico. c) integrantes da administrao indireta da Unio, dos Estados ou dos Municpios e que podem exercer, por ato de delegao, atividades de interesse pblico definidos na lei de sua instituio. d) registradas no Registro Civil das Pessoas Jurdicas e cadastradas perante o Ministrio da Justia ou rgo equivalente nos Estados e Municpios, para exerccio das atividades de relevante interesse pblico previstas nos seus estatutos. e) autorizadas pelo Poder Executivo da Unio, dos Estados ou dos Municpios mas no integrante da respectiva administrao indireta, para exerccio de atividades pblicas sem sujeio ao regime jurdico da Administrao. Comentrio: A alternativa a est errada. No so criadas pelo Poder Pblico, tambm no celebram contrato de gesto e no integram a Administrao Pblica. A alternativa b est correta. De fato, as OSCIPs so qualificadas como tal por ato do Ministrio da Justia e podem celebrar termos de parceria com rgos de qualquer ente da federao, para o exerccio de atividades definidas na lei como de interesse pblico. A alternativa c est errada. No so integrantes da administrao indireta da Unio, dos Estados ou dos Municpios e no exercem atividade por meio de delegao, j que trata de atividade privada. A alternativa d est errada. Para terem a natureza de pessoa jurdica de direito privado so, de fato, registradas no Registro Civil das Pessoas Jurdicas. E, para obterem a qualificao como OSCIP devem ser cadastradas perante o Ministrio da Justia e no em outro rgo equivalente nos Estados e Municpios.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


34

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


A alternativa e est errada. No so autorizadas pelo Poder Executivo da Unio, dos Estados ou dos Municpios. Devem ser cadastradas no Ministrio da Justia, qualificando-se como organizao da sociedade civil de interesse pblico e a partir disso firmarem termo de parcerias com o poder pblico. Gabarito: B.

15. (ANALISTA JUDICIRIO TRT 19 REGIO (AL) FCC/2008) Quando celebram termo de parceria com a Administrao Pblica, as Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico? OSCIPs, como entidades do terceiro setor, a) passam a integrar a Administrao Direta. b) exercem atividade privada de interesse pblico. c) transformam-se em empresas estatais. d) exercem atividade de direito pblico. e) no esto sujeitas a fiscalizao por parte do Tribunal de Contas. Comentrio: A OSCIP no integra a Administrao Direta, nem se transformam em empresas estatais, tampouco vo exercer atividade de direito pblico. Porm, esto sujeitas a fiscalizao por parte do Tribunal de Contas. Assim, tais entidades exercem atividade privada de interesse pblico. Gabarito: B.

16. (ANALISTA TRIBUTRIO RECEITA FEDERAL ESAF/2009) Marque a opo incorreta. a) O contrato de gesto, quando celebrado com organizaes sociais, restringe a sua autonomia. b) Organizao social a qualificao jurdica dada a pessoa jurdica de direito privado ou pblico, sem fins lucrativos, e que recebe
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
35

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


delegao do Poder Pblico, mediante contrato de gesto, para desempenhar servio pblico de natureza social. c) Os servios sociais autnomos so entes paraestatais que no integram a Administrao direta nem a indireta. d) Quanto estrutura das autarquias, estas podem ser fundacionais e corporativas. e) A Administrao Pblica, ao criar fundao de direito privado, submete-a ao direito comum em tudo aquilo que no for expressamente derrogado por normas de direito pblico. Comentrio: A alternativa a est correta. De fato, o contrato de gesto, quando celebrado com organizaes sociais, restringe a sua autonomia na medida em que passar a ser fiscalizada e controlada acerca dos recursos repassados pelo TCU. A alternativa b est errada. A organizao social a qualificao jurdica dada apenas pessoa jurdica de direito privado, sem fins lucrativos, e que recebe do Poder Pblico, mediante contrato de gesto, a incumbncia de desempenhar servio pblico de natureza social. A alternativa c est correta. Os servios sociais autnomos so entes paraestatais que no integram a Administrao direta nem a indireta. A alternativa d est correta. De fato, como observamos anteriormente, quanto estrutura das autarquias, estas podem ser fundacionais (FUB) e corporativas (Conselhos). A alternativa e est correta. A Administrao Pblica, ao criar fundao de direito privado, submete-a ao direito comum em tudo aquilo que no for expressamente derrogado por normas de direito pblico. Gabarito: B.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


36

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012

17. (JUIZ TRF 2 REGIO CESPE/2011) Com relao ao terceiro setor e aos princpios que regem o direito administrativo, assinale a opo correta. a) As entidades que integram o terceiro setor no se sujeitam a controle de tribunal de contas, dada a natureza privada de sua organizao b) As organizaes sociais so institudas por iniciativa do poder pblico para o desempenho de servio pblico de natureza social. c) A doutrina aponta o crescimento do terceiro setor como uma das consequncias da aplicao do denominado princpio da subsidiariedade no mbito da administrao pblica. d) Com fundamento no princpio da impessoalidade, a doutrina destaca que, no mbito do processo administrativo, a autoridade administrativa no pode invocar o seu prprio impedimento ou suspeio, ao contrrio do que ocorre nas aes judiciais. e) Aplica-se o princpio da especialidade quando a administrao pblica firma termo de parceria com organizaes da sociedade civil de interesse pblico, visto que recebe ou pode receber delegao para a gesto do servio pblico. Comentrio: A alternativa a est erradas. As entidades que integram o terceiro setor quando recebem recursos pblicos sujeitam-se a controle de tribunal de contas. A alternativa b est errada. As organizaes sociais no so institudas por iniciativa do poder pblico. A alternativa c est correta. verdade, a doutrina aponta o crescimento do terceiro setor como uma das consequncias da aplicao do denominado princpio da subsidiariedade no mbito da administrao pblica. Ou seja, no sentido de que tais entidades podem cooperar, auxiliar, o poder pblico, para que este possa exercer as atividades tpicas, repassando queles as atividades de cunho social.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


37

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


A alternativa d est errada. Dever a autoridade administrativa informar seu prprio impedimento ou suspeio. A alternativa e est errada. Num sentido mais amplo, pode-se dizer que se aplica o princpio da especialidade na medida em que se celebra o termo de parceria para que a entidade coopere com o poder pblico. Todavia, no se trata de atividade delegada do Estado, pelo contrrio atividade de cunho social de natureza privada. Gabarito: C.

18. (JUIZ TRF 5 REGIO CESPE/2011) Entre os setores do Estado, destaca-se o denominado terceiro setor conceito surgido com a reforma do Estado brasileiro , que compreende os servios no exclusivos do Estado e abrange a atuao simultnea do Estado com outras organizaes privadas e no estatais, como as organizaes sociais (OSs) e as organizaes da sociedade civil de interesse pblico (OSCIPs). Considerando as semelhanas e as diferenas entre essas duas entidades paraestatais, assinale a opo correta. a) O poder pblico deve celebrar contrato de gesto com a OSCIP. b) O processo de habilitao de OS deve tramitar no Ministrio da Justia. c) As OSs so regidas pela Lei n. 9.790/1999. d) As OSCIPs so regidas pela Lei n. 9.637/1998. e) Nem a OS nem a OSCIP podem ter fim lucrativo ou econmico. Comentrio: A alternativa a est errada. O poder pblico deve celebrar contrato de gesto com a OS e termo de parceria com a OSCIP. A alternativa b est errada. O processo de habilitao da OSCIP deve tramitar no Ministrio da Justia. O contrato de gesto firmado com o Ministrio da rea de atuao da OS.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
38

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012

A alternativa c e d esto erradas. As OSCIPs so regidas pela Lei n. 9.790/1999 e as OS pela Lei n 9.637/98. A alternativa e est correta. De fato, nem a OS nem a OSCIP podem ter fim lucrativo ou econmico. Gabarito: E.

19. (PROCURADOR DE ESTADO PGE/PE CESPE/2009) Quanto s organizaes sociais e s organizaes da sociedade civil de interesse pblico, assinale a opo correta. a) Organizao social a qualificao jurdica conferida a pessoa jurdica de direito privado, sem fins lucrativos, para desempenhar servio pblico de natureza social. Referida qualificao somente pode ser outorgada e cancelada mediante lei. b) O rgo de deliberao superior da organizao social no pode ter representante do poder pblico. c) Tanto a organizao social quanto a organizao da sociedade civil de interesse pblico recebem ou podem receber delegao para a gesto de servio pblico. d) A organizao civil de interesse pblico pode perder a qualificao a pedido ou mediante deciso em processo administrativo, assegurado o contraditrio e a ampla defesa. e) Os estados-membros e os municpios no podem firmar ajustes com as organizaes civis de interesse pblico qualificadas pela Unio. Comentrio: Vale destacar algumas diferenas entre OS e OSCIPs no tocante qualificao:
OS Qualificao ato discricionrio Qualificao dada pelo Ministrio ou rgo da rea de atuao. OSCIP Qualificao ato vinculado Qualificao dada pelo Ministrio da Justia

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


39

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


Vnculo o Contrato de Gesto Conselho Administrativo: Participao Vnculo o Termo de Parceria Conselho Administrativo: no h previso desse conselho. S Conselho Fiscal. Objeto mais amplo: a) promoo de

obrigatria de agentes do Poder Pblico Objeto mais restrito: atividades de ensino, pesquisa cientfica, desenvolvimento

assistncia social; b) promoo da cultura, defesa e conservao do patrimnio histrico e artstico; c) promoo gratuita da educao ou da sade; d) promoo da segurana alimentar preservao e e nutricional; conservao e) do defesa, meio

tecnolgico, proteo e preservao do meio ambiente, cultura e sade,

ambiente e promoo do desenvolvimento sustentvel; f) promoo do voluntariado; g) promoo do desenvolvimento econmico e social e combate pobreza; h)

experimentao, no lucrativa, de novos modelos scio-produtivos e de sistemas

alternativos de produo, comrcio, emprego e crdito; i) promoo de direitos

estabelecidos, construo de novos direitos e assessoria jurdica gratuita de interesse

suplementar; j) promoo da tica, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da

democracia e de outros valores universais; l) estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produo e

divulgao de informaes e conhecimentos tcnicos e cientficos. Entidades vedadas: no h previso Entidades vedadas: a) as sociedades

comerciais, sindicatos, associaes de classe ou de representao de categoria

profissional; b) as instituies religiosas ou voltadas para a disseminao de credos, cultos, prticas e vises devocionais e

confessionais; c) as organizaes partidrias e assemelhadas, inclusive suas fundaes; d) as entidades de benefcio mtuo destinadas a proporcionar bens ou servios a um crculo restrito de associados ou scios; e) as

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


40

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


entidades e empresas que comercializam planos de sade e assemelhados; f) as instituies hospitalares privadas no

gratuitas e suas mantenedoras; g) as escolas privadas dedicadas ao ensino formal no gratuito e suas mantenedoras; (OS); h) i) as as

organizaes

sociais

cooperativas; j) as fundaes pblicas; l) as fundaes, sociedades civis ou associaes de direito privado criadas por rgo pblico ou por fundaes pblicas; que m) as

organizaes

creditcias

tenham

quaisquer tipos de vinculao com o Sistema Financeiro Nacional a que se refere o art. 192 da Constituio Federal. Exemplo: APS (associao das pioneiras Exemplo: ASSOCIAO CASA DA CRIANA PEQUENO EDSON - PEQUENO EDSON

sociais) administradora da Rede Sarah de Hospitais do Aparelho Locomotor.

Assim: A alternativa a est errada. De fato, conforme entendimento da Profa. Di Pietro, a organizao social a qualificao jurdica conferida pessoa jurdica de direito privado, sem fins lucrativos, para desempenhar servio pblico de natureza social. Todavia, referida qualificao conferida por meio de Decreto e no por lei. A alternativa b est errada. O rgo de deliberao superior da organizao social ter representantes do poder pblico, conforme requisito exigido pela Lei n 9.637/98. A alternativa c est errada. Uma sensvel diferena entre a OS e a OSCIP, que a OS pode receber por delegao a gesto de servio pblico, j a OSCIP executa atividade de natureza privada.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
41

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012

A alternativa d est correta. De fato, a organizao civil de interesse pblico pode perder a qualificao a pedido ou mediante deciso em processo administrativo, assegurada a ampla defesa e o contraditrio. A alternativa e est errada. Os estados-membros e os municpios podem firmar ajustes com as organizaes civis de interesse pblico qualificadas pela Unio. Gabarito: D.

20. (JUIZ TRF 2 REGIO CESPE/2009) Assinale a opo correta a respeito dos princpios regentes do direito administrativo e da reforma do Estado. a) De acordo com o princpio da publicidade, os atos administrativos devem ser publicados necessariamente no Dirio Oficial, no tendo validade a mera publicao em boletins internos das reparties pblicas. b) De acordo com o Plano Diretor da Reforma do Estado, o segundo setor compe o chamado ncleo estratgico, que define as leis e as polticas pblicas e cobra o seu cumprimento. c) De acordo com um modelo de administrao gerencial, no setor das atividades exclusivas e de servios competitivos ou no exclusivos, o foco a nfase no controle prvio da atividade, de forma a no permitir condutas no previstas em lei. d) As organizaes sociais podero receber recursos pblicos mediante transferncias voluntrias, mas no podero receber recursos diretamente do oramento. e) No podem ser qualificadas como OSCIPs as organizaes sociais. Comentrio: A alternativa a est errada. De acordo com o princpio da publicidade, os atos administrativos devem ser publicados. Contudo, nem sempre exigido que seja no Dirio Oficial, na medida

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


42

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


em que alguns atos podem ser publicados em boletins internos das reparties pblicas, tal como as frias dos servidores. A alternativa b est errada. que, de acordo com o PDRE, o primeiro setor compe o chamado ncleo estratgico, que define as leis e as polticas pblicas e cobra o seu cumprimento. O segundo setor o das atividades exclusivas, o setor em que so prestados servios que s o Estado pode realizar. So servios em que se exerce o poder extroverso do Estado - o poder de regulamentar, fiscalizar, fomentar. O terceiro setor, ou seja, os servios no exclusivos, corresponde ao setor onde o Estado atua simultaneamente com outras organizaes pblicas no-estatais e privadas. As instituies desse setor no possuem o poder de Estado. J o quarto setor, o de produo de bens e servios para o mercado, corresponde rea de atuao das empresas. caracterizado pelas atividades econmicas voltadas para o lucro que ainda permanecem no aparelho do Estado como, por exemplo, as do setor de infra-estrutura. A alternativa c est errada. De acordo com um modelo de administrao gerencial, no setor das atividades exclusivas e de servios competitivos ou no exclusivos, o foco a nfase no resultado, de modo a mitigar os controles prvios, e verificar-se a efetividade dos resultados. A alternativa d est errada. As organizaes sociais podero receber recursos pblicos mediante transferncias voluntrias, e, inclusive, podero receber recursos diretamente do oramento. A alternativa e est correta. De fato, no podem ser qualificadas como OSCIPs as organizaes sociais. Gabarito: E.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
43

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012

21. (JUIZ TRF 1 REGIO CESPE/2009) Assinale a opo correta, tendo como referncia as Leis n. 9.637/1998 e n. 9.790/1999. a) Uma cooperativa qualificada como OSCIP poder colaborar com o poder pblico para o fomento e a execuo das atividades de interesse pblico, aps a realizao de consulta ao conselho de polticas pblicas da respectiva rea de atuao. b) vedada a participao de servidores pblicos na composio do conselho de OSCIP. c) A desqualificao de entidade como organizao social depender de regular processo judicial movido pelo MP, com base no descumprimento das disposies contidas no contrato de gesto. d) A perda da qualificao de OSCIP ocorre a pedido ou mediante deciso proferida em processo administrativo ou judicial, de iniciativa popular ou do MP, no qual sero assegurados a ampla defesa e o contraditrio. e) Entende-se por contrato de gesto o instrumento firmado entre o poder pblico e a entidade qualificada como OSCIP, com vistas formao de parceria entre as partes para fomento e execuo de atividades relativas ao ensino, pesquisa cientfica, ao desenvolvimento tecnolgico, proteo e preservao do meio ambiente, cultura e sade. Comentrio: A alternativa a est errada. Uma cooperativa no pode ser qualificada como OSCIPs.
Art. 2 No so passveis de qualificao como

Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico, ainda que se dediquem de qualquer forma s atividades descritas no art. 3o desta Lei: I - as sociedades comerciais; II - os sindicatos, as associaes de classe ou de representao de categoria profissional;

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


44

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


III - as instituies religiosas ou voltadas para a disseminao de credos, cultos, prticas e vises devocionais e confessionais; IV - as organizaes partidrias e assemelhadas, inclusive suas fundaes; V - as entidades de benefcio mtuo destinadas a proporcionar bens ou servios a um crculo restrito de associados ou scios; VI - as entidades e empresas que comercializam planos de sade e assemelhados; VII - as instituies hospitalares privadas no gratuitas e suas mantenedoras; VIII - as escolas privadas dedicadas ao ensino formal no gratuito e suas mantenedoras; IX - as organizaes sociais; X - as cooperativas; XI - as fundaes pblicas; XII - as fundaes, sociedades civis ou associaes de direito privado criadas por rgo pblico ou por fundaes pblicas; XIII - as organizaes creditcias que tenham quaisquer tipo de vinculao com o sistema financeiro nacional a que se refere o art. 192 da Constituio Federal.

A alternativa b errada. No vedada a participao de servidores pblicos na composio do conselho de OSCIP, conforme pargrafo nico do art. 4 da Lei n 9.790/99, que assim prev:
Pargrafo nico. permitida a participao de

servidores pblicos na composio de conselho de Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico, vedada a percepo de remunerao ou subsdio, a qualquer ttulo.

A alternativa c est errada. A desqualificao de entidade como organizao social depender de regular processo administrativo, assegurada a ampla defesa e o contraditrio, com
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
45

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


base no descumprimento das disposies contidas no contrato de gesto, conforme Lei n 9.637/98.
Art. 16. O Poder Executivo poder proceder

desqualificao da entidade como organizao social, quando constatado o descumprimento das disposies contidas no contrato de gesto. 1 A desqualificao ser precedida de processo administrativo, assegurado o direito de ampla defesa, respondendo os dirigentes da organizao social, individual e solidariamente, pelos danos ou prejuzos decorrentes de sua ao ou omisso. 2 A desqualificao importar reverso dos bens permitidos e dos valores entregues utilizao da organizao social, sem prejuzo de outras sanes cabveis.

A alternativa d est correta. Conforme a Lei n 9.790/99, a perda da qualificao de OSCIP ocorre a pedido ou mediante deciso proferida em processo administrativo ou judicial, de iniciativa popular ou do MP, no qual sero assegurados a ampla defesa e o contraditrio.
Art. 7 Perde-se a qualificao de Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico, a pedido ou mediante deciso proferida em processo administrativo ou judicial, de iniciativa popular ou do Ministrio Pblico, no qual sero assegurados, ampla defesa e o devido contraditrio.

A alternativa e est errada. Entende-se por contrato de gesto o instrumento firmado entre o poder pblico e a entidade qualificada como OS, com vistas formao de parceria entre as partes para fomento e execuo de atividades relativas ao ensino, pesquisa cientfica, ao desenvolvimento tecnolgico, proteo e preservao do meio ambiente, cultura e sade.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


46

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


Art. 5 Para os efeitos desta Lei, entende-se por contrato de gesto o instrumento firmado entre o Poder Pblico e a entidade qualificada como organizao social, com vistas formao de parceria entre as partes para fomento e execuo de atividades relativas s reas relacionadas no art. 1.

Gabarito: D.

isso a, meus caros. Vamos em frente, firmes. Grande abrao e bons estudos, Prof. Edson Marques

QUESTES SELECIONADAS 1. (PROCURADOR ESPECIAL DE CONTAS TCM/BA FCC/2011) As denominadas entidades do terceiro setor caracterizam-se como pessoas jurdicas a) privadas, sem fins lucrativos, que desempenham servio no exclusivo do Estado e que atuam em colaborao com este, recebendo alguma espcie de incentivo do poder pblico. b) privadas, que atuam em carter subsidirio ou complementar atuao estatal, mediante permisso ou concesso de servio pblico de interesse social. c) hbridas, constitudas na forma do direito civil, como associaes ou fundaes, porm com personalidade de direito pblico, que desempenham servio pblico de forma subsidiada pelo Estado. d) de natureza comercial, que atuam mediante delegao do Estado no desempenho de servio pblico essencial. e) pblicas no integrantes da Administrao indireta, que prestam servio pblico mediante vnculo de colaborao, na forma de convnio ou contrato de gesto.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


47

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012

2. (ANALISTA JUDICIRIO TRT 7 REGIO FCC/2009) Sobre as entidades do Terceiro Setor correto afirmar: a) para que entidades privadas se habilitem como Organizao Social tm que ter previso no seu ato constitutivo, dentre outros requisitos, de participao, no rgo colegiado de deliberao superior, de representantes do Poder Pblico e de membros da comunidade, de notria capacidade profissional e idoneidade moral. b) as organizaes sociais so definidas como pessoa jurdica de direito pblico. c) as organizaes da sociedade civil de interesse pblico s podem distribuir dividendos aps cinco anos da sua criao. d) as entidades qualificadas como organizaes sociais no esto obrigadas a realizar licitao para obras, compras, servios e alienaes, relativamente aos recursos por ela administrados, oriundos de repasses da Unio. e) classificam-se como terceiro setor, dentre outras, as autarquias, as organizaes sociais e as empresas pblicas. 3. (PROCURADOR TCE/AP FCC/2010) Os Servios Sociais Autnomos a) prestam atividade de cooperao e fomento, revestindo- se da forma de entes de natureza privada. b) atuam exclusivamente nos setores de sade e cultura, sob a forma de organizaes sociais. c) podem ter natureza jurdica de direito pblico ou privado. d) podem se revestir da forma de fundaes ou empresas estatais. e) prestam servio pblico sob a modalidade de permisso, no se submetendo, no entanto, ao regime de concesses. 4. (PROCURADOR PGE/SP FCC/2009) Servio Social Autnomo a) rgo da Administrao direta, criado mediante autorizao legislativa, a quem se assegura autonomia administrativa e financeira. b) pessoa jurdica de direito privado que no integra a Administrao Pblica, embora possa ser subsidiada diretamente por recursos oramentrios do ente que a criou.
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
48

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


c) entidade privada que atua em colaborao com a Administrao Pblica. No integra a Administrao indireta. Embora seja custeada por contribuies parafiscais, no se sujeita fiscalizao pelo Tribunal de Contas e seu pessoal est sujeito ao teto remuneratrio previsto na Constituio Federal. d) ente paraestatal integrante da Administrao indireta, organizado para consecuo de fins pblicos. e) pessoa jurdica de direito pblico. autarquia de regime especial com atuao predominantemente voltada para assistncia ou ensino a certas categorias sociais ou grupos profissionais. 5. (PROCURADOR TCE/AL FCC/2008) Organizaes sociais, luz da legislao federal, qualificao atribuvel a a) pessoa jurdica de direito privado criada especificamente com esta finalidade, para a qual no podem ser transferidos recursos pblicos. b) associao civil sem fins lucrativos ou fundao, formalizando-se o vnculo com o Poder Pblico por meio da celebrao de contrato de gesto. c) sociedades de economia mista, em razo de sua natureza jurdica de direito privado. d) sociedades de economia mista ou empresas pblicas, formalizando-se o vnculo com Poder Pblico por meio da celebrao de contrato de gesto. e) modalidade societria especificamente criada para a prestao de servio pblico, formalizando-se o vnculo com o Poder Pblico por meio da celebrao de contrato de gesto. 6. (ANALISTA JUDICIRIO TRT 3 REGIO FCC/2009) Os contratos de gesto realizados entre a Administrao e as denominadas Organizaes Sociais a) no caracterizam convnio administrativo, no se sujeitando, pois, fiscalizao e controle por parte do Tribunal de Contas. b) so sempre passveis de fiscalizao e controle pelo Tribunal de Contas. c) podem ser celebrados com dispensa de licitao, em funo de autorizao legal especfica, no estando sujeitos, nessa hiptese, ao controle e fiscalizao pelo Tribunal de Contas.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


49

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


d) sujeitam-se ao controle e fiscalizao por parte do Tribunal de Contas, exceto quando tenham por objeto a gesto de servio pblico no-exclusivo. e) so equiparados a convnio administrativo, quando celebrados com entidades com finalidade lucrativa, sujeitando-se, apenas em tal hiptese, ao controle e fiscalizao por parte do Tribunal de Contas. 7. (AUDITOR DO TRIBUNAL DE CONTAS TCE/SP FCC/2008) No Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado, divulgado em 1995, um dos objetivos gerais era limitar a ao do Estado quelas funes que lhes so prprias, reservando, em princpio, os servios no-exclusivos para a propriedade pblica no-estatal. De acordo com a Lei Ordinria no 9.637/98, em relao s parcerias a serem firmadas entre Poder Pblico e Organizaes Sociais correto afirmar que a) o contrato de gesto deve ser elaborado unilateralmente pelo rgo ou entidade supervisora e discriminar as atribuies, responsabilidades e obrigaes do Poder Pblico e da organizao social. b) as atividades abrangidas so aquelas dirigidas ao ensino, pesquisa cientfica, ao desenvolvimento tecnolgico, proteo e preservao do meio ambiente, cultura, sade, segurana e moradia. c) a destinao de bens pblicos s organizaes sociais para o cumprimento das suas responsabilidades e obrigaes expressamente vedada. d) o contrato de gesto deve conter especificao do programa de trabalho proposto pela organizao social, a estipulao das metas a serem atingidas e os respectivos prazos de execuo. e) a execuo do contrato de gesto ser fiscalizada pelo Tribunal de Contas da Unio que encaminhar autoridade supervisora relatrio conclusivo sobre a avaliao. 8. (ANALISTA JUDICIRIO EXECUO DE MANDADOS TRT 8 REGIO FCC/2010) Quando o Poder Pblico estabelece parceria com Organizaes Sociais, assim qualificadas, sem fins lucrativos, para fomento e execuo de atividades

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


50

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


relativas rea de proteo e preservao do meio ambiente, ele o faz por meio de contrato de a) mo de obra. b) concesso. c) permisso. d) prestao de servios. e) gesto. 9. (TECNICO ASSISTENTE DE PROCURADORIA PGE/RJ FCC/2009) Sujeitos e organizaes privadas que se comprometem com a realizao de interesses coletivos e a proteo de valores supraindividuais, mediante contratos de gesto, integram a) o terceiro setor. b) as fundaes pblicas. c) as empresas pblicas. d) o primeiro setor. e) o segundo setor. 10. (PROCURADOR DE ESTADO PGE/SP FCC/2002) As organizaes sociais a) compem o aparelho do Estado, podendo tanto integrar a Administrao Direta quanto assumir a forma de autarquias de regime especial. b) devem firmar contratos de gesto com o setor pblico e as contrataes por elas realizadas submetem-se ao procedimento licitatrio previsto na Lei n 8.666/93. c) representam forma de regulao das atividades da iniciativa privada. d) foram criadas no direito brasileiro como integrantes do setor pblico no-estatal, para atuao em reas especficas apontadas pelo legislador. e) integram a Administrao Indireta do Estado. 11. (ASSESSOR JURDICO TJ/PI FCC/2010) No que diz respeito s Organizaes Sociais, assinale a alternativa INCORRETA.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


51

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


a) As Organizaes Sociais podem atuar nas reas de ensino, pesquisa cientfica, desenvolvimento tecnolgico, proteo e preservao do meio ambiente, cultura e sade. b) O Poder Executivo poder qualificar como "organizaes sociais" pessoas jurdicas de direito privado, sem fins lucrativos, para o desempenho de determinadas atividades de carter social. c) As Organizaes Sociais devem realizar licitao, na modalidade concorrncia, para aquisio de bens ou servios de interesse comum, adquiridos em decorrncia de recursos repassados pela Unio. d) O rgo de deliberao superior das Organizaes Sociais precisa ter representantes do Poder Pblico e de membros da comunidade, de notria capacidade profissional e idoneidade moral. e) O Poder Pblico poder destinar s Organizaes Sociais recursos oramentrios e bens pblicos necessrios ao cumprimento do contrato de gesto; a destinao dos bens pblicos dar-se- com dispensa de licitao e mediante permisso de uso. 12. (TCNICO SUPERIOR DE PROCURADORIA PGE/RJ FCC/2009) O instrumento jurdico adequado para a destinao de bens pblicos s organizaes sociais integrantes do terceiro setor a a) concesso de direito real de uso, com prvia licitao. b) autorizao de uso, com prvia licitao. c) concesso de uso, sendo dispensada a licitao. d) permisso de uso, sendo dispensada a licitao. e) permuta, sendo dispensada a licitao. 13. (PROCURADOR DE ESTADO PGE/SE FCC/2005) Determinada pessoa jurdica de direito privado, constituda sob a forma de sociedade, no empresria e sem fins lucrativos, tem como objeto principal a prtica de atividades de defesa do meio ambiente. Seu estatuto no prev a existncia de conselho de administrao, mas prev a existncia de conselho fiscal, com atribuio de opinar sobre as demonstraes financeiras da entidade. Supondo existentes os demais requisitos legais, essa pessoa jurdica poder qualificar-se como organizao
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
52

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


a) social, mas no como organizao da sociedade civil de interesse pblico. b) da sociedade civil de interesse pblico, mas no como organizao social. c) social e como organizao da sociedade civil de interesse pblico, simultaneamente. d) social e como organizao da sociedade civil de interesse pblico, embora no simultaneamente. e) social e como organizao da sociedade civil de interesse pblico, desde que sua personalidade jurdica seja de direito pblico. 14. (TCNICO DO MINISTRIO PBLICO MPE/SE FCC/2009) As organizaes da sociedade civil de interesse pblico (OSCIPs) so entidades a) criadas pelo Poder Pblico em parceria com entes particulares, visando celebrao de Contratos de Gesto nas respectivas reas de atuao, podendo integrar ou no as respectivas administraes indiretas. b) qualificadas como tal por ato do Ministrio da Justia e que podem celebrar termos de parceria com rgos de qualquer ente da federao, para o exerccio de atividades definidas na lei como de interesse pblico. c) integrantes da administrao indireta da Unio, dos Estados ou dos Municpios e que podem exercer, por ato de delegao, atividades de interesse pblico definidos na lei de sua instituio. d) registradas no Registro Civil das Pessoas Jurdicas e cadastradas perante o Ministrio da Justia ou rgo equivalente nos Estados e Municpios, para exerccio das atividades de relevante interesse pblico previstas nos seus estatutos. e) autorizadas pelo Poder Executivo da Unio, dos Estados ou dos Municpios mas no integrante da respectiva administrao indireta, para exerccio de atividades pblicas sem sujeio ao regime jurdico da Administrao. 15. (ANALISTA JUDICIRIO TRT 19 REGIO (AL) FCC/2008) Quando celebram termo de parceria com a Administrao Pblica, as Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico? OSCIPs, como entidades do terceiro setor,
Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br
53

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


a) passam a integrar a Administrao Direta. b) exercem atividade privada de interesse pblico. c) transformam-se em empresas estatais. d) exercem atividade de direito pblico. e) no esto sujeitas a fiscalizao por parte do Tribunal de Contas. 16. (ANALISTA TRIBUTRIO RECEITA FEDERAL ESAF/2009) Marque a opo incorreta. a) O contrato de gesto, quando celebrado com organizaes sociais, restringe a sua autonomia. b) Organizao social a qualificao jurdica dada a pessoa jurdica de direito privado ou pblico, sem fins lucrativos, e que recebe delegao do Poder Pblico, mediante contrato de gesto, para desempenhar servio pblico de natureza social. c) Os servios sociais autnomos so entes paraestatais que no integram a Administrao direta nem a indireta. d) Quanto estrutura das autarquias, estas podem ser fundacionais e corporativas. e) A Administrao Pblica, ao criar fundao de direito privado, submete-a ao direito comum em tudo aquilo que no for expressamente derrogado por normas de direito pblico. 17. (JUIZ TRF 2 REGIO CESPE/2011) Com relao ao terceiro setor e aos princpios que regem o direito administrativo, assinale a opo correta. a) As entidades que integram o terceiro setor no se sujeitam a controle de tribunal de contas, dada a natureza privada de sua organizao b) As organizaes sociais so institudas por iniciativa do poder pblico para o desempenho de servio pblico de natureza social. c) A doutrina aponta o crescimento do terceiro setor como uma das consequncias da aplicao do denominado princpio da subsidiariedade no mbito da administrao pblica. d) Com fundamento no princpio da impessoalidade, a doutrina destaca que, no mbito do processo administrativo, a autoridade administrativa no pode invocar o seu prprio impedimento ou suspeio, ao contrrio do que ocorre nas aes judiciais.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


54

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


e) Aplica-se o princpio da especialidade quando a administrao pblica firma termo de parceria com organizaes da sociedade civil de interesse pblico, visto que recebe ou pode receber delegao para a gesto do servio pblico. 18. (JUIZ TRF 5 REGIO CESPE/2011) Entre os setores do Estado, destaca-se o denominado terceiro setor conceito surgido com a reforma do Estado brasileiro , que compreende os servios no exclusivos do Estado e abrange a atuao simultnea do Estado com outras organizaes privadas e no estatais, como as organizaes sociais (OSs) e as organizaes da sociedade civil de interesse pblico (OSCIPs). Considerando as semelhanas e as diferenas entre essas duas entidades paraestatais, assinale a opo correta. a) O poder pblico deve celebrar contrato de gesto com a OSCIP. b) O processo de habilitao de OS deve tramitar no Ministrio da Justia. c) As OSs so regidas pela Lei n. 9.790/1999. d) As OSCIPs so regidas pela Lei n. 9.637/1998. e) Nem a OS nem a OSCIP podem ter fim lucrativo ou econmico. 19. (PROCURADOR DE ESTADO PGE/PE CESPE/2009) Quanto s organizaes sociais e s organizaes da sociedade civil de interesse pblico, assinale a opo correta. a) Organizao social a qualificao jurdica conferida a pessoa jurdica de direito privado, sem fins lucrativos, para desempenhar servio pblico de natureza social. Referida qualificao somente pode ser outorgada e cancelada mediante lei. b) O rgo de deliberao superior da organizao social no pode ter representante do poder pblico. c) Tanto a organizao social quanto a organizao da sociedade civil de interesse pblico recebem ou podem receber delegao para a gesto de servio pblico. d) A organizao civil de interesse pblico pode perder a qualificao a pedido ou mediante deciso em processo administrativo, assegurado o contraditrio e a ampla defesa.

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


55

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


e) Os estados-membros e os municpios no podem firmar ajustes com as organizaes civis de interesse pblico qualificadas pela Unio. 20. (JUIZ TRF 2 REGIO CESPE/2009) Assinale a opo correta a respeito dos princpios regentes do direito administrativo e da reforma do Estado. a) De acordo com o princpio da publicidade, os atos administrativos devem ser publicados necessariamente no Dirio Oficial, no tendo validade a mera publicao em boletins internos das reparties pblicas. b) De acordo com o Plano Diretor da Reforma do Estado, o segundo setor compe o chamado ncleo estratgico, que define as leis e as polticas pblicas e cobra o seu cumprimento. c) De acordo com um modelo de administrao gerencial, no setor das atividades exclusivas e de servios competitivos ou no exclusivos, o foco a nfase no controle prvio da atividade, de forma a no permitir condutas no previstas em lei. d) As organizaes sociais podero receber recursos pblicos mediante transferncias voluntrias, mas no podero receber recursos diretamente do oramento. e) No podem ser qualificadas como OSCIPs as organizaes sociais. 21. (JUIZ TRF 1 REGIO CESPE/2009) Assinale a opo correta, tendo como referncia as Leis n. 9.637/1998 e n. 9.790/1999. a) Uma cooperativa qualificada como OSCIP poder colaborar com o poder pblico para o fomento e a execuo das atividades de interesse pblico, aps a realizao de consulta ao conselho de polticas pblicas da respectiva rea de atuao. b) vedada a participao de servidores pblicos na composio do conselho de OSCIP. c) A desqualificao de entidade como organizao social depender de regular processo judicial movido pelo MP, com base no descumprimento das disposies contidas no contrato de gesto. d) A perda da qualificao de OSCIP ocorre a pedido ou mediante deciso proferida em processo administrativo ou judicial, de iniciativa

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


56

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS AFRF/2012


popular ou do MP, no qual sero assegurados a ampla defesa e o contraditrio. e) Entende-se por contrato de gesto o instrumento firmado entre o poder pblico e a entidade qualificada como OSCIP, com vistas formao de parceria entre as partes para fomento e execuo de atividades relativas ao ensino, pesquisa cientfica, ao desenvolvimento tecnolgico, proteo e preservao do meio ambiente, cultura e sade.

GABARITO 01 02 03 04 05 A A A B B 06 07 08 09 10 B D E A D 11 12 13 14 15 C D B B B 16 17 18 19 20 B C E D E 21 22 23 24 25 D -----

Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br


57

You might also like