You are on page 1of 48

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS Aula 2 Poder Constitucional. Bom dia!

! Na aula passada, estudamos toda a teoria envolvida com a Constituio e o Direito Constitucional. Mas, voc pode ainda estar pensando: quem cria a Constituio? Quais as regras e limites para a criao de uma nova Constituio? E mais: na ltima aula, vimos que nossa Constituio rgida, mas no imutvel, certo? Naquela ocasio, algum pode ter pensado: ok... sei que, por ser rgida, a CF/88 alterada por um procedimento mais custoso que o exigido para as demais leis. Mas como esse procedimento? Quem est habilitado a propor essa alterao? Quais os assuntos no podem ser suprimidos, mesmo por emenda constitucional? Pode o poder judicirio fiscalizar a regularidade desse procedimento de alterao da Constituio? Essas e outras questes sero discutidas aqui hoje, uma vez que nosso tema : Poder Constituinte e Modificao da Constituio. Mas, o que o Poder Constituinte? O Poder Constituinte o poder de elaborar ou atualizar (modificar) uma Constituio. Segundo a doutrina a manifestao soberana da suprema vontade poltica de um povo social e juridicamente organizado que decide estabelecer as diretrizes fundamentais sob as quais deseja viver. Em linhas gerais isso, como veremos a seguir. Vejamos, a partir de agora, as questes da Esaf. Boa aula. 1) (ESAF/ANALISTA CONTBIL-FINANCEIRO/SEFAZ-CE/2006) O titular do poder constituinte aquele que, em nome do povo, promove a instituio de um novo regime constitucional ou promove a sua alterao. Constituinte. Emenda, Reforma e Reviso

Antigamente, o exerccio do poder pelas monarquias europias era justificado pelo Direito divino e pela hereditariedade. Deus era o titular do poder e o exercia por meio de seu representante na terra (rei ou monarca). Ao passar dos anos, esse exerccio do poder era transmitido aos seus sucessores de sangue. Contribuiu para a superao dessa concepo a teorizao da ideia de Poder Constituinte, criada pelo abade francs Emanuel Seys em sua obra O que o Terceiro Estado. Em tempos de revoluo francesa, a viso de Sieys sustentava-se no racionalismo iluminista e apontava a falta de legitimidade do Estado absolutista francs.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS Um aspecto fundamental dessa viso era a distino entre o poder que cria a Constituio (poder constituinte) e os poderes criados por ele (poderes constitudos), resultados da criao. Sendo o poder constituinte sempre superior aos poderes constitudos. Sieys defendia que a titularidade do Poder Constituinte no decorria de Deus, mas da nao. Modernamente, pacfico o entendimento de que o titular do poder constituinte o povo (e no mais a nao). Titular do Poder Constituinte POVO O quadro abaixo sintetiza a evoluo da ideia de titularidade do poder constituinte: antes era atribuda a Deus; hoje, ao povo.

Emanuel Seys Sculo XVIII Razo humana

O que o terceiro Estado? Soberania estatal Poder constituinte x poderes constitudos

DEUS

NAO

POVO

Modernamente, considera-se que o titular d o po d er c o nstituinte o povo .


Observe, ento, que o titular do Poder Constituinte o povo, e no seus representantes. A doutrina apresenta esta distino clara: quem titulariza (o povo) e quem exercita o poder constituinte (representantes do povo que, em nome dele, criam a Constituio). a diferena entre a titularidade e o exerccio do poder constituinte. Guarde isso. Item errado. 2) (FMP/AUDITOR PBLICO EXTERNO/TCE/RS/2011) predominante nas democracias contemporneas a tese segundo a qual a legitimidade do Poder Constituinte se fundamenta na soberania nacional.

Escolhi essa questo para que voc fique atento e no faa confuso. A questo da soberania est intimamente ligada questo da titularidade do poder constituinte. Antes, falava-se que a titularidade do poder constituinte era da nao (soberania nacional); hoje, predomina a tese de que a titularidade do Poder Constituinte do povo (fundamenta-se na soberania popular).
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS Interessante observar que nossa Constituio estabelece que todo o poder emana do povo (CF, art. 1, pargrafo nico), no o Estado, no a nao. Item errado. 3) (ESAF/AFRF/2005) Como a titularidade da soberania se confunde com a titularidade do poder constituinte, no caso brasileiro, a titularidade do poder constituinte originrio do Estado, uma vez que a soberania um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil.

importante que no se faa essa confuso: a titularidade do poder constituinte pertence ao povo, e no ao Estado. Item errado. 4) (ESAF/AFRFB/2009) A doutrina aponta a contemporaneidade da ideia de Poder Constituinte com a do surgimento de Constituies histricas, visando, tambm, limitao do poder estatal.

Tendo em vista que, materialmente, todo povo tem (e sempre teve) uma Constituio, podemos considerar que sempre existiu o poder responsvel por criar a Constituio. Todavia, a ideia, a teorizao de poder constituinte origina-se na poca do surgimento das constituies escritas. Significa dizer que a concepo de Poder Constituinte contempornea do constitucionalismo moderno, que se liga limitao do poder estatal, mas se relaciona s Constituies escritas e dogmticas (e no s histricas). Item errado. 5) (ESAF/AFRFB/2009) A outorga, forma de expresso do Poder Constituinte Originrio, nasce da deliberao da representao popular, devidamente convocada pelo agente revolucionrio.

O povo o titular do poder constituinte, mas seu exerccio se d de forma democrtica (poder constituinte legtimo) ou autocrtica (poder constituinte usurpado). Assim, as formas de expresso do poder constituinte originrio segmentam-se em: (i) assemblia nacional ou conveno; e (ii) outorga. a conveno que nasce da deliberao da representao popular. A outorga nasce da atuao unilateral do agente revolucionrio. da que vai nascer a distino entre as constituies promulgadas e as outorgadas. Item errado. 6) (ESAF/AFCE/TCU/2000) O poder de reforma ou de emenda um poder ilimitado na sua atividade de constituinte de primeiro grau. o poder constituinte segmenta-se em originrio e

Tradicionalmente, derivado.
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS O poder constituinte originrio o poder de elaborar uma Constituio. J o poder constituinte derivado (secundrio, institudo, constitudo, ou de segundo grau) o poder de modificar (reformar) a Constituio. O poder constituinte originrio (de primeiro grau) ilimitado. Mas o poder constituinte derivado no, uma vez que ele est sujeito a diversas limitaes estabelecidas pelo poder constituinte originrio. Item errado. 7) (ESAF/AFC/CGU/2003) Segundo precedente do STF, no caso brasileiro, no admitida a posio doutrinria que sustenta ser o poder constituinte originrio limitado por princpios de direito suprapositivo.

Embora haja quem sustente que o poder constituinte originrio est sujeito a limites, esse no o entendimento predominante no Brasil. H doutrinadores que defendem que haveria limitaes de ordem supranacional atuao do poder constituinte originrio. Ou seja, no mbito do direito internacional no seria admissvel uma nova Constituio que desrespeitasse normas bsicas de direitos humanos, por exemplo. H quem sustente ainda a existncia de outros limites, de ordem natural (valores ticos superiores) ou de ordem lgica (no seria admitida a extino do Estado, por exemplo). Mas no o que predomina no Brasil: podemos dizer que, no Brasil, adotase a posio de que inexistem limitaes ao poder constituinte originrio. Adotamos a vertente positivista: o poder constituinte originrio ilimitado na criao de uma nova Constituio. J o poder de modificar a Constituio (poder constituinte derivado) est sujeito a diversos limites, como veremos ao longo da aula. Item certo. 8) (ESAF/AFRFB/2009) O Poder Constituinte Originrio ilimitado e autnomo, pois a base da ordem jurdica.

Aproveitemos essa questo para apresentar as principais caractersticas do poder constituinte originrio. O poder constituinte originrio tem por caractersticas ser um poder poltico, inicial, autnomo, incondicionado e permanente. Guarde a distino entre esses conceitos. um poder poltico (e no jurdico), porque antecede o Direito. um poder inicial porque a sua obra, que a Constituio, a base da ordem jurdica. um poder autnomo ou ilimitado porque no est limitado pelo direito anterior, isto , no tem que respeitar os limites estabelecidos pelo direito positivo antecessor, podendo, at mesmo, desrespeitar direito adquirido e clusulas ptreas existentes no regime anterior.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS incondicionado porque no est sujeito a qualquer forma prefixada para manifestar sua vontade. Enfim, o poder constituinte originrio no tem que obedecer a qualquer forma ou procedimento pr-determinado para realizar a sua obra de elaborao de uma nova Constituio. Ademais, o poder constituinte originrio permanente porque no desaparece, no se esgota com a realizao de sua obra, isto , com a elaborao da nova Constituio. Elaborada a nova Constituio, o poder constituinte permanece latente, podendo manifestar-se posteriormente, mediante uma nova Assemblia Constituinte ou um novo ato revolucionrio. Agora, leia a questo novamente, e me diga se ela est correta ou no... Ateno! certo dizer que o poder constituinte originrio ilimitado e autnomo. certo tambm que o poder constituinte originrio a base da ordem jurdica. Mas uma caracterstica no se relaciona com a outra. Na verdade, o Poder Constituinte Originrio tem a caracterstica de ser inicial, uma vez que a base da ordem jurdica. Por sua vez, ele se caracteriza como autnomo ou ilimitado no por ser a base da ordem jurdica, mas por no respeitar limites estabelecidos pelo direito anterior. A assertiva misturou as caractersticas e pegou muita gente boa nessa questo nessa prova de Fiscal da Receita. No caia nessa. Item errado. 9) (ESAF/Analista de Controle Externo/TCU/2006) Para o positivismo jurdico, o poder constituinte originrio tem natureza jurdica, sendo um poder de direito, uma vez que traz em si o grmen da ordem jurdica.

O poder constituinte originrio um poder poltico, extrajurdico (e no jurdico). A est o erro da questo: no um poder jurdico porque ele o critrio jurdico inicial do Estado. Isto , com base nele que sero elaboradas as demais normas jurdicas, j que ele antecede o Direito. J o poder constituinte derivado (secundrio, institudo, constitudo, ou de segundo grau) tem natureza jurdica, estando previsto no texto da prpria Constituio, uma vez que resulta da vontade do poder constituinte originrio. Vale dizer, ele derivado do poder constituinte originrio, pois foi criado por esse poder, deriva desse poder. O poder constituinte derivado tem por caractersticas ser um poder jurdico, derivado, subordinado e condicionado. um poder jurdico (ao contrrio do originrio, que poltico), pois integra o direito positivo, isto , est presente no texto da prpria Constituio. derivado porque retira sua fora do poder constituinte originrio. subordinado porque se encontra limitado pelas normas expressas e implcitas presentes na Constituio Federal, normas essas que no poder contrariar, sob pena de inconstitucionalidade de sua conduta.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS condicionado porque seu exerccio deve obedecer fielmente s regras previamente estabelecidas no texto da Constituio Federal. Item errado. 10) (ESAF/AFRFB/2009) O Poder Constituinte Derivado decorre de uma regra jurdica de autenticidade constitucional. O Poder Constituinte Derivado tira sua legitimidade e autenticidade da prpria Constituio, afinal est previsto no texto constitucional, de acordo com o estabelecido pelo Poder Constituinte Originrio. Item certo. 11) (ESAF/AFRFB/2009) O Poder Constituinte Derivado decorrente consiste na possibilidade de alterar-se o texto constitucional, respeitando-se a regulamentao especial prevista na prpria Constituio Federal e ser exercitado por determinados rgos com carter representativo. J vimos algumas caractersticas do poder constituinte derivado. um poder jurdico, derivado, subordinado e condicionado. Mas o assunto no se esgota a. O poder constituinte derivado segmenta-se em: poder constituinte reformador e poder constituinte decorrente. O poder constituinte derivado reformador o competente para modificar o texto da Constituio Federal, respeitando-se o regramento estabelecido pela prpria Constituio. Na Constituio Federal de 1988, ele exercido pelo Congresso Nacional, na forma do artigo 60 da Constituio (processo de emenda) e do art. 3 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias ADCT (processo de reviso constitucional). Alguns autores classificam esta ltima espcie de poder constituinte derivado revisor. Fique tranquilo, pois esse assunto (a diferena entre esses procedimentos) ser mais bem detalhado logo a seguir. O poder constituinte derivado decorrente a competncia que tm os estados-membros, em virtude de sua autonomia poltico-administrativa, de elaborar suas prprias Constituies. Mesmo nesse caso, o exerccio do poder constituinte derivado est sujeito a diversas limitaes. Em suma, se voc observar a questo, ver que a definio apresentada refere-se ao poder constituinte derivado reformador, e no ao poder constituinte derivado decorrente. Deixe-me organizar todas essas informaes.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS Sintetizando:

Item errado. 12) (ESAF/ANALISTA CONTBIL-FINANCEIRO/SEFAZ-CE/2006) Entre as caractersticas do poder constituinte originrio destaca-se a possibilidade incondicional de atuao, ou seja, a Assemblia Nacional Constituinte no est sujeita a forma ou procedimento pr-determinado. isso mesmo! No se estabelecem condies para a atuao do poder constituinte originrio. dizer: ele no se sujeita a forma nem procedimento pr-fixado. Item certo. 13) (ESAF/PROCURADOR DA FAZENDA NACIONAL/2006) Consolidou-se o entendimento de que possvel invocar direito adquirido em face de deciso do poder constituinte originrio. A entrada em vigor de uma nova Constituio deve respeitar direito adquirido? No, no. Como vimos, o poder constituinte originrio ilimitado ou autnomo, no se sujeitando a nenhum limite estabelecido. No precisa nem mesmo respeitar direito adquirido na vigncia de Constituio pretrita. Ou seja, no h direito adquirido frente ao poder constituinte originrio, isto , no h direito adquirido frente a uma nova Constituio. Item errado.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS 14) (ESAF/AFRF/2005) O poder constituinte originrio inicial porque no sofre restrio de nenhuma limitao imposta por norma de direito positivo anterior. E a, acertou agora? Vou repetir aqui as caractersticas... Poltico (e no jurdico) antecede o Direito Inicial a base da ordem jurdica Ilimitado (autnomo) no tem que respeitar os limites estabelecidos pelo direito positivo antecessor Incondicionado no est sujeito a qualquer forma prefixada Permanente no se esgota com a realizao de sua obra Assim, a assertiva est errada porque a caracterstica de inicial no se relaciona com o fato de o poder constituinte originrio no sofrer nenhuma limitao imposta por norma de direito positivo anterior. Este ltimo relacionase com a sua caracterstica de ilimitado ou autnomo. Item errado. 15) (ESAF/ANALISTA CONTBIL-FINANCEIRO/SEFAZ-CE/2006) O poder emanado do constituinte derivado reformador, que fundado na possibilidade de alterao do texto constitucional, no passvel de controle de constitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal. Compete ao poder constituinte derivado reformador promover a modificao da Constituio. Isso feito com base nos procedimentos estabelecidos pela prpria Constituio, respeitados os limites estabelecidos pela prpria Constituio: trata-se de um poder condicionado e limitado. Sendo assim, as normas constitucionais inseridas por emenda devem respeitar as regras estabelecidas pela prpria Constituio, sob pena de serem declaradas inconstitucionais. dizer que as emendas constitucionais esto sim sujeitas a controle de constitucionalidade. J as normas originrias da CF/88 (obra do poder constituinte originrio) no respeitam nenhum tipo de regra ou limite. Sendo assim, elas no esto sujeitas a controle de constitucionalidade. Item errado. 16) (ESAF/PROCURADOR DA FAZENDA NACIONAL/2006) Do poder constituinte dos Estados-membros possvel dizer que inicial, limitado e condicionado. O poder constituinte derivado decorrente, conferido aos estados-membros para a elaborao de suas Constituies, um poder derivado, limitado, condicionado e subordinado. Ou seja, ele decorre da Constituio e no inicial. Item errado.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS 17) (ESAF/AFRF/2005) A existncia de clusulas ptreas, na Constituio brasileira de 1988, est relacionada com a caracterstica de condicionado do poder constituinte derivado. A caracterstica de condicionado do poder constituinte derivado no est relacionada com a existncia de clusulas ptreas. Em verdade, relaciona-se existncia de regras estabelecidas no texto da Constituio Federal (por exemplo, dois turnos, quorum especial etc.). A existncia de clusulas ptreas tem relao com a caracterstica de limitado do poder constituinte derivado. Item errado. 18) (ESAF/PROCURADOR DO DISTRITO FEDERAL/2007) O Supremo Tribunal Federal no tem competncia para afirmar a inconstitucionalidade de emenda Constituio votada segundo o procedimento estabelecido pelo poder constituinte originrio. As emendas constitucionais aprovadas esto sujeitas a controle de constitucionalidade (incidental ou em abstrato) pelo STF, tanto no que se refere a aspectos formais quanto no que concerne aos aspectos materiais. Afinal, trata-se de obra do poder constituinte derivado, que se caracteriza por ser condicionado e subordinado. Item errado. 19) (ESAF/AFRF/2005) A impossibilidade de a Constituio Federal ser emendada na vigncia de estado de defesa se constitui em uma limitao material explcita ao poder constituinte derivado. Vejamos quais so as limitaes impostas pelo poder constituinte originrio ao poder constituinte derivado para que este possa reformar a Constituio. Podemos classificar essas limitaes em quatro grupos: a) temporais - quando a Constituio estabelece um perodo durante o qual o seu texto no pode ser modificado. importante ter em mente que no temos limitaes desta natureza na Constituio Federal de 1988 ; b) circunstanciais - quando a Constituio veda a sua modificao durante certas circunstncias excepcionais, em ocasies extraordinrias (a CF/88 prev limitaes circunstanciais, ao proibir a aprovao de emendas durante a vigncia de estado de defesa, estado de stio e interveno federal art. 60, 1); c) processuais ou formais - quando a Constituio estabelece um determinado procedimento para o processo legislativo de sua modificao. Lembre-se de que a nossa Constituio rgida, exatamente porque esse procedimento mais difcil do que aquele estabelecido para a elaborao das demais normas infraconstitucionais (art. 60, incisos I, II e III e 2, 3 e 5); d) materiais - quando a Constituio enumera certas matrias que no podero ser abolidas do seu texto pelo poder constituinte derivado reformador.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS Na Constituio Federal de 1988, temos limitaes materiais expressas ou explcitas e limitaes materiais implcitas ou tcitas. As limitaes materiais expressas ou explcitas esto previstas no 4 do art. 60 da Constituio, e so as chamadas clusulas ptreas expressas. Ou seja, temas importantes da nossa Repblica que no podem ser abolidos por emenda. Logo a seguir veremos exatamente quais so essas clusulas ptreas. As limitaes materiais implcitas ou tcitas so aquelas que impedem a alterao da titularidade do poder constituinte originrio, a alterao da titularidade do poder constituinte derivado e alteraes ao procedimento estabelecido na Constituio para a modificao do seu texto. Como o nome j enuncia, elas no decorrem de norma expressa da Constituio, mas sim de desenvolvimento doutrinrio e jurisprudencial. A questo est errada, pois a impossibilidade de a Constituio Federal ser emendada na vigncia de estado de defesa configura uma limitao circunstancial ao poder constituinte derivado (prevista no art. 60, 1, da Constituio). Item errado. 20) (ESAF/AFC/CGU/2003) Segundo o STF, possvel a declarao de inconstitucionalidade de normas constitucionais resultantes de aprovao de propostas de emenda constituio, desde que o constituinte derivado no tenha obedecido s limitaes materiais, circunstanciais ou formais, estabelecidas no texto da CF/88, pelo constituinte originrio. Se uma emenda constitucional desrespeitar uma das limitaes a que est sujeito - circunstanciais (art. 60, 1), processuais ou formais (art. 60, I a III e 2, 3 e 5) e materiais (art. 60, 4) haver desrespeito Constituio. Nesse caso, poder ser declarada sua inconstitucionalidade. Item certo. 21) (ESAF/AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/MTE/2010) De acordo com a doutrina constitucionalista, a Constituio Federal traz duas grandes espcies de limitaes ao Poder de reform-la, as limitaes expressas e as implcitas. De fato, a Constituio estabelece no s as limitaes expressas ou explcitas (ao longo do art. 60 da CF/88), mas tambm as limitaes implcitas (ou tcitas). Essas limitaes implcitas so aquelas que impedem a alterao da titularidade do poder constituinte originrio, a alterao da titularidade do poder constituinte derivado e alteraes ao procedimento estabelecido na Constituio para a modificao do seu texto.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

10

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS Sintetizando:

Item certo. 22) (ESAF/ACE/MDIC/2012) No Poder Constituinte Derivado Decorrente, h a possibilidade de alterao do texto constitucional, respeitando-se a regulamentao especial prevista na prpria Constituio. No Brasil exercitado pelo Congresso Nacional. O poder constituinte derivado decorrente a competncia que tm os estadosmembros, em virtude de sua autonomia poltico-administrativa, para elaborar suas prprias Constituies. Assim, os Estados organizam-se pelas Constituies que adotarem, observados os princpios desta Constituio (CF, art. 25). Isso significa que no o Congresso Nacional que edita as Constituies estaduais. Trata-se de competncia do prprio estado-membro, respeitada a Constituio Federal. Item errado. 23) (ESAF/ACE/MDIC/2012) As formas bsicas de expresso do Poder Constituinte so outorga e conveno. As formas de expresso do poder constituinte originrio so a conveno (assemblia nacional constituinte) e a outorga. A conveno nasce da deliberao da representao popular, dando origem s constituies promulgadas. J a outorga nasce da atuao unilateral e autocrtica do agente revolucionrio, sem participao popular, dando origem s constituies outorgadas. Item certo. 24) (ESAF/AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/MTE/2010) Vrios doutrinadores publicistas salientam ser implicitamente irreformvel a norma constitucional que prev as limitaes expressas. Muito boa essa assertiva. De fato, uma das limitaes implcitas desenvolvidas pela doutrina e jurisprudncia exatamente aquela que impede alteraes das regras (limites e procedimentos) estabelecidas na Constituio Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br 11

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS para a modificao do seu texto (trata-se das normas previstas no art. 60 da CF/88). E essas normas (art. 60) so exatamente as limitaes formais (expressas) ao Poder de reforma. Observe que no faria sentido nenhum que o poder que est submetido s regras pudesse alter-las da forma que lhe conviesse. Se assim fosse, o poder que deve seguir as regras (poder constituinte derivado) estaria se misturando ao poder que cria as regras (poder constituinte originrio). Item certo. 25) (ESAF/PROCURADOR DO DISTRITO FEDERAL/2007) Firmou-se no Brasil o entendimento de que o poder constituinte de reforma pode suprimir um direito protegido como clusula ptrea, desde que, num primeiro momento, esse direito seja subtrado da lista expressa das limitaes materiais ao poder de emenda Constituio. A questo refere-se ao mecanismo da dupla reviso. Sobre isso, guarde o seguinte bordo: a existncia das limitaes materiais implcitas constitui bice admisso do mecanismo da dupla reviso entre ns. ou no bonito isso? At parece uma daquelas frases de pra-choque de caminho, no ? Deixe-me explicar melhor... Alguns constitucionalistas defendem uma tese de que uma clusula ptrea poderia ser suprimida mediante a aprovao de duas emendas constitucionais (constituindo o mecanismo da dupla reviso). Assim, seria possvel que uma emenda constitucional retirasse aquele dispositivo do rol das clusulas ptreas. A partir desse momento, aquele tema poderia ser suprimido por nova emenda constitucional. como se hoje fosse aprovada uma emenda retirando a Federao do art. 60, 4 da CF/88. Amanh, poderia vir nova emenda e instituir o Estado unitrio (tendo em vista que a proibio existente deixaria de existir a partir da aprovao da primeira emenda). Entretanto, no Brasil, essa tese no prosperou. E por qu? Porque uma emenda que suprimisse algum dos incisos do art. 60, 4 seria inconstitucional por contrariar uma limitao material implcita, que probe alteraes prejudiciais ao processo de modificao da Constituio Federal. Em suma, a teoria mencionada na questo no aceita no Brasil devido existncia de limitao material implcita, que probe ao poder constituinte derivado introduzir modificaes no processo de modificao da Constituio Federal. Item errado. 26) (ESAF/MPOG/ENAP/ADMINISTRADOR/2006) O poder constituinte derivado, no caso brasileiro, possui como uma das suas limitaes a
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

12

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS impossibilidade de promoo de alterao da titularidade do poder constituinte originrio. Como vimos, uma das limitaes materiais implcitas ao poder constituinte derivado a impossibilidade de alterao da titularidade do poder constituinte originrio (que do povo). Imagine se seria razovel que o poder constituinte derivado pudesse retirar do povo a titularidade do poder constituinte... Isso no seria nada razovel se considerarmos que foi o poder constituinte originrio que, em nome do povo, deu ao derivado o poder de modificar a Constituio... Item certo. 27) (ESAF/ACE/MDIC/2012) O Poder Constituinte Originrio no totalmente autnomo, tendo em vista ser necessria a observncia do procedimento imposto pelo ordenamento ento vigente para sua implantao. O poder constituinte originrio caracteriza-se por ser ilimitado ou autnomo, uma vez que no se submete a limitaes estabelecidas pelo direito positivo antecessor, podendo, at mesmo, desrespeitar direito adquirido e clusulas ptreas antes existentes. Podemos caracteriz-lo ainda como um poder incondicionado, por no respeitar procedimentos impostos pelo ordenamento jurdico anterior. Item errado. 28) (ESAF/ANALISTA CONTBIL-FINANCEIRO/SEFAZ-CE/2006) O poder constituinte derivado decorrente aquele atribudo aos parlamentares no processo legiferante, em que so discutidas e aprovadas leis, observadas as limitaes formais e materiais impostas pela Constituio. O poder constituinte derivado decorrente a competncia que tm os estados-membros, em virtude de sua autonomia poltico-administrativa, de elaborar suas prprias Constituies. Ou seja, a assertiva est errada por trocar as definies. O conceito apresentado refere-se ao poder constituinte derivado reformador. Item errado. 29) (ESAF/PFN/2006) Consolidou-se o entendimento de que, mediante o mecanismo da dupla reviso, vivel a superao das clusulas ptreas entre ns. H constitucionalistas que defendem ser possvel a superao de uma clusula ptrea mediante o processo conhecido por dupla reviso, isto , mediante a aprovao de duas emendas Constituio: a primeira emenda retirando o assunto em questo do rol das clusulas ptreas; a segunda emenda modificando aquele assunto (uma vez que, a partir da primeira emenda, ele no constituiria mais clusula ptrea). Entretanto, a tese da dupla reviso como meio de superar uma clusula ptrea no admitida no Brasil, pois essa primeira emenda constitucional (que
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

13

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS modifica o rol das clusulas ptreas) seria flagrantemente inconstitucional. E por qu? Por ofensa a uma limitao material implcita que probe modificaes prejudiciais ao processo de modificao da Constituio Federal. Em outras palavras, podemos dizer: a existncia das limitaes materiais implcitas constitui bice admisso, entre ns, do mecanismo da dupla reviso. Item errado. 30) (ESAF/ANALISTA/IRB/2006) Segundo o novel entendimento do Supremo Tribunal Federal, possvel a aplicao, no direito brasileiro, do conceito de inconstitucionalidade de normas constitucionais originrias, defendido na obra de Otto Bachof, uma vez que a enumerao de clusulas ptreas, no texto original da Constituio, imporia uma hierarquia entre as normas constitucionais originrias. O Supremo j firmou o entendimento de que no h hierarquia entre normas constitucionais originrias. Diante disso, no cabvel controle de constitucionalidade de normas constitucionais originrias. Alis, refora essa tese o fato de, no Brasil, o poder constituinte originrio no estar sujeito a limitaes de qualquer ordem, por ser um poder inicial e ilimitado. As clusulas ptreas no so hierarquicamente superiores s demais normas constitucionais e configuram limitao ao poder constituinte derivado, e no ao poder constituinte originrio. Item errado. 31) (ESAF/PROCURADOR/DF/2007) O exerccio do poder constituinte derivado, ou poder constitudo, sofre limitaes de ordem circunstancial, material, processual e temporal, das quais algumas podem ser implcitas. Realmente, o poder constituinte derivado sofre limitaes de ordem circunstancial, material, processual e temporal. Dentre tais limitaes, como vimos, algumas podem ser implcitas. Cabe destacar que, no Brasil, no existem limitaes temporais. Mas a questo foi genrica, tratando da teoria do poder constituinte como um todo. Item certo. 32) (ESAF/ACE/MDIC/2012) No Poder Constituinte Derivado Reformador, no h observao a regulamentaes especiais estabelecidas na prpria Constituio, vez que com essas limitaes no seria possvel atingir o objetivo de reformar. O poder constituinte derivado reformador o poder de reformar a Constituio Federal. Ele est previsto na prpria Constituio (art. 60) e se encontra sujeito a diversas limitaes (materiais, circunstanciais e formais). Item errado.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

14

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS 33) (ESAF/ACE/MDIC/2012) O Poder Constituinte Originrio condicionado forma prefixada para manifestar sua vontade, tendo que seguir procedimento determinado para realizar sua constitucionalizao. O poder constituinte originrio completamente incondicionado, uma vez que no se sujeira a forma pr-estabelecida pela Constituio anterior. Ou seja, no existem regras nem procedimentos constitucionais a serem respeitados na criao de uma nova Constituio. Item errado. 34) (ESAF/PROCURADOR/DF/2007) Por ser integrante da Constituio, a norma constitucional que enumera as clusulas ptreas, tambm chamadas de clusulas de Inamovibilidade, passvel de alterao como outros dispositivos constitucionais. Desse modo, juridicamente possvel a aprovao de emenda constitucional que altere o rol daquelas clusulas. A alterao do rol de clusulas ptreas no admitida, tendo em vista a existncia de limitao material implcita que impede alteraes ao procedimento estabelecido na Constituio para a modificao do seu texto. Item errado. 35) (ESAF/PROCURADOR DA FAZENDA NACIONAL/PGFN/2007) Poder constituinte derivado no significa o mesmo que poder constituinte decorrente O poder constituinte decorrente uma espcie do gnero poder constituinte derivado. Item certo. 36) (ESAF/AFC/CGU/2003) A distino doutrinria, entre reviso e reforma constitucional, materializou-se na CF/88, uma vez que o atual texto constitucional brasileiro diferencia tais processos, ao estabelecer entre eles distines quanto forma de reunio do Congresso Nacional e quanto ao quorum de deliberao. A reviso constitucional e o processo de emenda so processos formais de modificao das constituies. Trata-se de dois procedimentos distintos, criados pelo poder constituinte originrio: o procedimento simplificado de reviso constitucional, previsto no art. 3 do ADCT; e o procedimento rgido de emenda, estabelecido no art. 60 da CF/88. Em primeiro lugar, lembre-se de que os dois procedimentos reviso e emenda - so manifestaes do poder constituinte derivado. Assim, sujeitamse s limitaes impostas pelo poder constituinte originrio. Mas, observe, entre eles h diversas diferenas, como se passa a apresentar. A reviso constitucional est prevista no art. 3 do ADCT e consistiu em um procedimento simplificado, que ocorreu apenas uma vez: cinco anos
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

15

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS aps a promulgao da CF/88. As emendas foram aprovadas por maioria absoluta de votos em sesso unicameral do Congresso Nacional. Ademais, o texto foi promulgado pela Mesa do Congresso Nacional. Este procedimento caracterizado por alguns autores como conseqncia da ao do poder constituinte derivado revisor. J o procedimento de emenda constitucional (CF, art. 60) tem outras caractersticas. As propostas de emenda constitucional so discutidas e votadas em cada Casa (reunio bicameral) do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros. As emendas so promulgadas pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. Observe como um processo bem mais rgido que o de reviso. H ainda algumas importantes diferenas entre os procedimentos de reviso e emenda: I) enquanto o processo de reviso foi nico e no pode ser criado outro, o processo de emenda permanente (exceto naquelas ocasies excepcionais que resultam nas limitaes circunstanciais, nos termos do art. 60, 1 da CF/88); II) enquanto o processo de reviso no pode ser adotado pelos estadosmembros, o de emenda de observncia obrigatria por eles. Vejamos essas distines de forma sistematizada. Sintetizando: Reviso Constitucional (ADCT, art. 3) Emenda Constitucional (CF, art. 60)

Procedimento simplificado (maioria absoluta, em sesso unicameral) Procedimento nico (cinco anos aps a promulgao da CF/88) Procedimento vedado aos estadosmembros No pode ser criado outro por meio de emenda (limitao material implcita) As Emendas Constitucionais de Reviso (ECR) foram promulgadas pela Mesa do Congresso Nacional

Procedimento rduo (2 turnos, com aprovao de 3/5 de cada Casa) Procedimento permanente (a CF/88 sempre poder ser alterada por emenda) Observncia obrigatria pelos estadosmembros No pode ser modificado por meio de emenda (limitao material implcita) As Emendas Constitucionais (EC) so promulgadas pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

16

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS Diante disso, de fato, entre o procedimento reviso h diferenas na forma de reunio reviso e bicameral no processo de emenda) e deliberao (maioria absoluta na reviso e emenda). Item certo. 37) (ESAF/AFC/CGU/2003) Segundo a melhor doutrina, a aprovao de emenda constitucional, alterando o processo legislativo da prpria reforma, ou reviso constitucional, tornando-o menos difcil, no seria possvel, porque haveria um limite material implcito ao poder constituinte derivado em relao a essa matria. A doutrina dominante entende que uma emenda constitucional no pode modificar o procedimento de modificao da Constituio Federal de 1988, estabelecido no art. 60 (processo de emenda) e no art. 3 do ADCT (processo de reviso). O procedimento de modificao da Constituio Federal de 1988 no pode ser alterado por meio de emenda porque existe uma limitao material implcita atuao do poder constituinte derivado que probe essa alterao. Com isso, qualquer tentativa de burlar, de enfraquecer, de fortalecer, ou de criar outro procedimento para a modificao do texto constitucional ser flagrantemente inconstitucional, por desrespeitar uma limitao material implcita ao poder constituinte derivado. Item certo. 38) (ESAF/ANALISTA CONTBIL-FINANCEIRO/SEFAZ-CE/2006) A reviso constitucional prevista por uma Assemblia Nacional Constituinte, possibilita ao poder constituinte derivado a alterao do texto constitucional, com menor rigor formal e sem as limitaes expressas e implcitas originalmente definidas no texto constitucional. H diversas diferenas entre os procedimentos de reviso e o de emenda, tendo o procedimento de reviso um menor rigor formal realmente. Todavia, voc no pode esquecer que os dois procedimentos esto sujeitos s limitaes materiais expressas e implcitas impostas pelo ordenamento constitucional ao poder constituinte derivado. Item errado. 39) (ESAF/AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/MTE/2010) As limitaes expressas circunstanciais formam um ncleo intangvel da Constituio Federal, denominado tradicionalmente por clusulas ptreas. As limitaes circunstanciais no so as clusulas ptreas. Ocorrem quando a Constituio veda a sua modificao durante certas circunstncias excepcionais, em ocasies extraordinrias (a CF/88 prev limitaes circunstanciais, ao proibir a aprovao de emendas durante a vigncia de estado de defesa, estado de stio e interveno federal art. 60, 1).
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

de reforma (emenda) e o do Congresso (unicameral no que se refere ao quorum trs quintos no processo

de na de de

17

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS Vou aproveitar essa questo para passarmos brevemente pelo art. 60 da CF/88 e aprendermos como se d a reforma de Constituio por meio de emenda e os limites que caracterizam esse procedimento. Iniciativa: a legitimidade para proposio de emenda constitucional bem mais restrita que no caso das demais normas infraconstitucionais. Segundo o caput do art. 60, a Constituio poder ser emendada mediante proposta: I - de um tero, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal; II - do Presidente da Repblica; III - de mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. Deliberao e Promulgao: a proposta de emenda ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros (CF, art. 60, 2). A emenda Constituio ser promulgada pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo nmero de ordem (CF, art. 60, 3). Fique atento a dois detalhes importantssimos (relacionados tambm com o processo legislativo): I) nos processo de emenda, no h sano nem veto do Presidente da Repblica; sua participao se esgota na possibilidade de iniciativa da proposta de emenda; e II) a matria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada no pode ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa (CF, art. 60, 5). Quanto a esse ltimo ponto trata-se de regra distinta daquela referente ao processo das leis em geral, em que se admite a reapresentao daquele PL rejeitado por meio da proposta da maioria absoluta dos membros de qualquer uma das Casas legislativas. No caso das emendas constitucionais, no se admite em nenhuma hiptese a reapresentao da proposta rejeitada na mesma sesso legislativa. Agora, passemos a apresentar as chamadas clusulas ptreas, limitaes materiais expressas ao poder constituinte derivado. Clusulas ptreas: Segundo o art. 60, 4, no ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: a) a forma federativa de Estado; b) o voto direto, secreto, universal e peridico; c) a separao dos Poderes; d) os direitos e garantias individuais.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

18

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS Vamos aos detalhes: I) uma proposta de emenda tendente a abolir clusula ptrea no deve nem mesmo ser objeto de deliberao; assim, se admite mandado de segurana impetrado por congressista a fim de sustar o trmite da proposta de emenda tendente a abolir clusula ptrea; II) errado se pensar que h bice a qualquer tipo de emenda tratando de clusula ptrea; pois somente no admitida a proposta tendente a abolir clusula ptrea; e III) no so clusulas ptreas todos os direitos e garantias fundamentais; apenas os direitos e garantias individuais, independentemente de se situarem ou no no art. 5. Limitaes circunstanciais: a Constituio no poder ser emendada na vigncia de interveno federal, de estado de defesa ou de estado de stio (CF, art. 60, 1). Item errado. 40) (ESAF/PFN/2006) Embora nem todos os direitos enumerados no ttulo dos Direitos Fundamentais sejam considerados clusulas ptreas, nenhum outro, fora desse mesmo ttulo, constitui limitao material ao poder constituinte de reforma. Como vimos, a Constituio Federal somente gravou expressamente como clusula ptrea os direitos e garantias individuais (CF, art. 60, 4, IV). Assim, em primeiro lugar, nem todos os direitos fundamentais enumerados no Ttulo II Dos Direitos e Garantias Fundamentais so clusulas ptreas. Entretanto, h direitos e garantias individuais fora desse catlogo. Segundo o STF, a clusula ptrea direitos e garantias individuais protege direitos fora do Ttulo dos direitos e garantias fundamentais, como o caso do princpio da anterioridade tributria (CF, art. 150, III, b), garantia individual do contribuinte. Item errado. 41) (ESAF/ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE/STN/2008) No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a ampliar a aplicao das normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais. Observe o teor do art. 60, 4, IV, que apresenta as limitaes materiais expressas ao poder de reforma: No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: (...) IV - os direitos e garantias individuais. Ou seja, no h bice a uma proposta de emenda que amplie o rol de direitos individuais. Outro erro que a questo falou em direitos e garantias fundamentais, e no individuais. Item errado.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

19

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS 42) (ESAF/MPOG/ENAP/ADMINISTRADOR/2006) A aprovao de Emenda Constitucional durante o estado de stio s possvel se os membros do Congresso Nacional rejeitarem, por quorum qualificado, a suspenso das imunidades dos Parlamentares durante a execuo da medida. No possvel a aprovao de emenda constitucional durante a vigncia de estado de stio (CF, art. 60, 1), por se tratar de limitao circunstancial ao poder de emenda. Item errado. 43) (ESAF/AUDITOR/TCE-GO/2007) A emenda Constituio, aps aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente da Repblica, ser promulgada pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo nmero de ordem. De fato, as emendas sero promulgadas pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo nmero de ordem. Entretanto, a questo est errada, pois no h sano do Presidente da Repblica em emendas constitucionais. Item errado. 44) (CESPE/PROMOTOR DE JUSTIA SUBSTITUTO/MPE/SE/2010) Tratandose de mutao constitucional, o texto da constituio permanece inalterado, e alteram-se apenas o significado e o sentido interpretativo de determinada norma constitucional. Achei importante trazer essa questo para falarmos sobre mutao constitucional. A Constituio pode ser modificada por dois processos distintos: um processo formal e um processo informal. O processo formal de modificao se d por meio dos procedimentos de emendas e reviso constitucionais. J a modificao informal ocorre por meio da chamada mutao constitucional. A mutao constitucional , portanto, um fenmeno de modificao silenciosa e contnua da Constituio, sem a ocorrncia de qualquer alterao formal em seu texto. Trata-se de um processo informal e espontneo de alterao da interpretao constitucional, em que se muda o contedo de determinado dispositivo, sem mudana no teor da norma. Isso acontece no Brasil? claro! Todos os dias a Constituio est sendo lida, utilizada e interpretada pelos aplicadores do direito (em especial, o Supremo Tribunal Federal). E com o passar do tempo, a prpria evoluo de usos e costumes da sociedade faz com que o sentido daqueles dispositivos constitucionais mude, faz com que mude a forma de interpret-los (mesmo que o texto permanea o mesmo). Pode-se relacionar esse fenmeno ao conceito de poder constituinte difuso. Assim, se na sua prova vier algo relacionado ao poder constituinte difuso, no se assuste: trata-se do conceito de mutao constitucional. Item certo.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

20

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS 45) (ESAF/ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE/STN/2008) No existe tratamento jurdico diferenciado entre emenda, reforma e reviso constitucional. Bem, para parte da doutrina, a reforma gnero (poder constituinte reformador), que se subdivide em duas espcies de procedimentos: reviso constitucional (ADCT, art. 3) e emenda constitucional (art. 60). Ou, em outras palavras: na Constituio Federal de 1988, o poder constituinte reformador (reforma constitucional) ora se materializa pelo procedimento de reviso (ADCT, art. 3), ora pelo procedimento de emenda (art. 60). De qualquer forma, importante destacar que nem sempre as bancas fazem essa distino, utilizando as expresses reforma e emenda como sinnimas. Item errado. 46) (ESAF/AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/MTE/2010) A emenda Constituio Federal, enquanto proposta, considerada um ato infraconstitucional. Segundo Alexandre de Moraes, enquanto proposta, a emenda Constituio Federal considerada um ato infraconstitucional sem qualquer normatividade, s ingressando no ordenamento jurdico aps a sua aprovao, passando ento a ser preceito constitucional, de mesma hierarquia das normas constitucionais originrias. Item certo. 47) (ESAF/PROCURADOR DA FAZENDA/PGFN/2007) vivel constitucional que aperfeioe o processo legislativo de constitucional, tornando-o formalmente mais rigoroso. reforma emenda

Em sala de aula, comum o aluno pensar que o poder constituinte derivado no poderia flexibilizar o procedimento de reforma constitucional, mas poderia torn-lo mais rigoroso, ou seja, tornar a Constituio ainda mais difcil de ser alterada. Nada mais errado... Por contrariar limitao material implcita, no possvel qualquer reforma constitucional que venha a alterar o processo legislativo de emenda constitucional. No se admite nem que o torne mais flexvel, nem mais rigoroso. Item errado. 48) (ESAF/AFRF/2005) A forma republicana de governo, como princpio fundamental do Estado brasileiro, tem expressa proteo no texto constitucional contra alteraes por parte do poder constituinte derivado. E a, o que voc acha? Poderia vir uma emenda Constituio e transformar o Brasil numa monarquia parlamentarista? o mesmo que perguntar: forma e sistema de governo so clusulas ptreas? E transformar o Brasil em um Estado unitrio, pode?
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

21

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS A Constituio gravou com a chancela de clusula ptrea apenas a forma de Estado (Federao). dizer, nem a repblica nem o sistema presidencialista so clusulas ptreas expressas (CF, art. 60, 4). Alis, se voc no for to jovem se lembrar que, no ano de 1993, tivemos um plebiscito nacional para a escolha tanto da forma quanto do sistema de governo. Isso significa que essas caractersticas poderiam ser alteradas, concorda? Tai uma boa dica para voc memorizar essa informao! Entretanto (isso no pacfico!), h autores que consideram que no seria vlida uma emenda constitucional que institusse a monarquia ou o sistema parlamentarista. Isso porque ela estaria em coliso com a deciso direta do poder constituinte originrio, tomada em 1993, no plebiscito que decidiu a forma e o sistema de Governo. Pode-se considerar ainda que h vedao instituio da monarquia ao se prever como clusula ptrea o voto direto, secreto, universal e peridico. Em suma, o enunciado est errado, pois simplesmente inverteu os institutos: na vigente Constituio Federal de 1988, a forma federativa de Estado clusula ptrea (CF, art. 60, 4, I), o mesmo no acontecendo com a forma republicana de governo, matria que no foi gravada expressamente como clusula ptrea. Vale lembrar que na vigncia da Constituio Federal pretrita, de 1969, a forma republicana de governo era expressamente gravada como clusula ptrea. Item errado. 49) (ESAF/ACE/TCU/2006) Segundo a doutrina majoritria, no caso brasileiro, no h vedao alterao do processo legislativo das emendas constitucionais, pelo poder constituinte derivado, uma vez que a matria no se enquadra entre as hipteses que constituem as clusulas ptreas estabelecidas pelo constituinte originrio. O processo legislativo de modificao da Constituio no pode sofrer modificaes substanciais mediante emenda Constituio. Isso ocorre devido existncia de limitao material implcita. Item errado. 50) (ESAF/PROCURADOR DA FAZENDA NACIONAL/PGFN/2007) Clusula ptrea significa um limite que a Constituio estabelece ao poder constituinte de reforma Realmente, as clusulas ptreas funcionam como limites modificao da Constituio (exerccio do poder constituinte de reforma). Item certo. 51) (ESAF/AUDITOR/TCE-GO/2007) A proposta de emenda Constituio ser discutida e votada em sesso unicameral do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

22

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS De acordo com o art. 60, 2, a proposta de emenda ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros. Ou seja, no se trata de sesso unicameral, da o erro da questo. Alis, a sesso unicameral do Congresso Nacional ocorreu apenas na reviso constitucional prevista no art. 3 do ADCT. Item errado. 52) (ESAF/AUDITOR/TCE-GO/2007) A proposta de emenda Constituio pode ser apresentada por mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. O art. 60 apresenta os legitimados a propor emenda Constituio Federal. A assertiva est de acordo com o art. 60, III da CF/88. Item certo. 53) (ESAF/Auditor-Fiscal da Receita Estadual Cear/2007) No poder ser objeto de deliberao a proposta de emenda Constituio, na vigncia de interveno federal, estado de defesa ou estado de stio. Segundo o texto constitucional a Constituio no poder ser emendada na vigncia de interveno federal, de estado de defesa ou de estado de stio (CF, art. 60, 1). Assim, a doutrina entende que a matria poderia tramitar e ser objeto de discusso durante essas medidas, no podendo, somente, ser aprovada e promulgada a emenda. Item errado. 54) (ESAF/PROCURADOR DA FAZENDA NACIONAL/PGFN/2007) Uma proposta de emenda Constituio que objetive extinguir o direito de voto dos analfabetos no ser objeto de deliberao, porque tender a abolir a clusula ptrea que protege o direito ao voto direto, secreto, universal e peridico isso mesmo. No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir o voto direto, secreto, universal e peridico (CF, art. 60, 4, II). Portanto, uma proposta de emenda que pretenda extinguir o direito de voto dos analfabetos ofender diretamente essa regra, sendo, por isso, declarada inconstitucional por ofensa a clusula ptrea. Item certo. 55) (ESAF/Auditor-Fiscal da Receita Estadual Cear/2007) Constitui limitao material implcita ao poder constituinte derivado, a proposio de emenda constitucional que vise modificao de dispositivos referentes aos direitos sociais, considerados clusulas ptreas. Bem, em primeiro lugar, a maioria da doutrina considera que os direitos sociais no seriam clusulas ptreas. Ademais, as limitaes materiais implcitas
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

23

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS impedem emendas prejudicais (a) titularidade do poder constituinte originrio, (b) titularidade do poder constituinte derivado e (c) ao procedimento de modificao da Constituio. Item errado. 56) (ESAF/AFC/CGU/2003) Segundo a melhor doutrina, o art. 3 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias da Constituio Federal de 1988 (CF/88), que previa a reviso constitucional aps cinco anos, contados de sua promulgao, uma limitao temporal ao poder constituinte derivado. Interessante essa questo, pois esse assunto confunde muita gente. H limitao temporal quando a Constituio estabelece um perodo durante o qual o seu texto no poder ser modificado. No foi o caso do art. 3 do ADCT que previa processo simplificado de reviso cinco anos aps a promulgao da Constituio Federal. Todavia, nesse intervalo de tempo (5 anos) no houve restries quanto alterao da Constituio por emenda constitucional. Ela podia ser modificada (e foi!) por meio de emendas aprovadas de acordo com o art. 60. Em suma: a Constituio Federal de 1988 no apresenta limitaes de ordem temporal. Uma informao histrica: a nica Constituio brasileira que apresentou limitao de ordem temporal foi a Constituio Imperial de 1824 (s admitia modificaes no seu texto aps quatro anos do incio de sua vigncia). Item errado. 57) (ESAF/Auditor-Fiscal da Receita Estadual Cear/2007) A emenda Constituio Federal s ingressa no ordenamento jurdico aps a sua promulgao pelo Presidente da Repblica, e apresenta a mesma hierarquia das normas constitucionais originrias. A emenda Constituio promulgada pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, e no pelo Presidente da Repblica (art. 60, 3). Uma vez promulgada pelas Mesas da Cmara e do Senado, a emenda ingressa no ordenamento jurdico na mesma situao hierrquica das normas constitucionais originrias. Item errado. 58) (ESAF/GESTOR/MPOG/2002) A Emenda Constitucional no est sujeita a sano ou a veto do Presidente da Repblica, mas deve ser por ele promulgada. As emendas constitucionais so promulgadas pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal (CF, art. 60, 3). Guarde a seguinte informao para no errar mais: no processo de emenda constitucional, s h participao do Presidente da Repblica na iniciativa. No h sano e a promulgao feita pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br 24

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS Item errado. 59) (ESAF/PROCURADOR/FORTALEZA/2002) Insere-se no mbito da autoorganizao dos Estados-membros a deciso de permitir revises peridicas da Constituio Estadual, com quorum de maioria simples. O procedimento de reviso (ADCT, art. 3) no pode ser adotado pelos estados-membros para modificao da Constituio Estadual. Esse procedimento simplificado de reviso foi adotado exclusivamente para a modificao da Constituio Federal, naquela nica ocasio. Item errado. 60) (ESAF/AFRE/RN/2005) O poder constituinte derivado pode modificar livremente as normas relativas ao processo legislativo das emendas constitucionais, uma vez que essa matria no se inclui entre as clusulas ptreas estabelecidas pela Constituio Federal de 1988. Como vimos, no seria admitida a alterao das normas relativas ao processo legislativo das emendas constitucionais, por afronta limitao material implcita. Item errado. 61) (ESAF/PROCURADOR/DF/2004) As clusulas ptreas no inibem toda e qualquer alterao da sua respectiva disciplina constante das normas constitucionais originrias, no representando assim a intangibilidade literal destas, mas compreendem a garantia do ncleo essencial dos princpios e institutos cuja preservao nelas se protege. De fato, as clusulas ptreas no inibem qualquer alterao literal da sua respectiva disciplina. Ou seja, no se trata de uma completa intangibilidade daqueles institutos que recebem essa proteo. O que no se admite que venha uma emenda desfigurar o ncleo essencial das respectivas matrias. Assim, inconstitucional uma emenda tendente abolio de clusula ptrea (CF, art. 60, 4). Item certo. 62) (ESAF/AFC/2000) Sobre o processo de emenda Constituio Federal, assinale a opo correta. a) Nenhuma emenda que alargue ou diminua o catlogo dos direitos e garantias individuais pode ser votada no Congresso Nacional, por serem os direitos e garantias individuais clusulas ptreas. b) Nada obsta a que a matria constante de proposta de emenda rejeitada numa sesso legislativa possa ser objeto de nova proposta na sesso legislativa seguinte. c) Incumbe ao Presidente da Repblica promulgar Constituio aprovadas pelo Congresso Nacional. as emendas

d) Todo deputado ou senador pode, individualmente, apresentar proposta de emenda Constituio. Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br 25

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS e) As emendas Constituio relacionadas a servidores pblicos so da iniciativa exclusiva do Presidente da Repblica. A alternativa a est errada, porque nada impede que uma emenda constitucional alargue o catlogo dos direitos e garantias individuais. Na verdade, a Constituio Federal determina que no ser objeto de deliberao emenda tendente a abolir os direitos e garantias individuais (CF, art. 60, 4, IV). Podemos lembrar, por exemplo, da EC n 45/2004 (Reforma do Judicirio), que acrescentou o novo inciso LXXVIII ao art. 5 da Constituio Federal (a todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao). A alternativa b est certa. Matria constante de PEC rejeitada ou havida por prejudicada poder constituir nova proposta, desde que em sesso legislativa distinta (CF, art. 60, 5). A alternativa c est errada, pois as emendas constitucionais so promulgadas pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal (CF, art. 60, 3), e no pelo Presidente da Repblica. A alternativa d est errada, pois a apresentao de uma proposta de emenda Constituio exige a manifestao de um tero, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal (CF, art. 60, I). Na verdade, cada congressista pode, individualmente, apresentar projeto de lei (CF, art. 61). A alternativa e est errada. Em se tratando de proposta de emenda Constituio, a Constituio Federal no estabeleceu iniciativa privativa do Presidente da Repblica. Em verdade, a iniciativa privativa do Presidente da Repblica, prevista no 1 do art. 61 da Constituio, diz respeito apresentao de projeto de lei, e no apresentao de proposta de emenda Constituio. Nada impede, portanto, que outro legitimado (um teros dos senadores, por exemplo) apresente emenda constitucional sobre assunto reservado iniciativa legislativa do Presidente da Repblica. Por fim, importante diferenciar essa regra da regra prevista para a Constituio estadual. O campo legislativo de iniciativa privativa do Presidente da Repblica reproduzido para o Governador. Nesse caso, no pode o assunto ser tratado por iniciativa da Assemblia nem mesmo em emenda Constituio estadual. Gabarito: b 63) (ESAF/PROCURADOR/DF/2004) caracterstica do regime da reviso constitucional consagrada no artigo 3 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias: a) sesso bicameral.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

26

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS b) quorum de aprovao de trs quintos dos votos dos parlamentares de cada Casa do Congresso Nacional, separadamente. c) iniciativa de mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. d) quorum de aprovao da maioria absoluta dos votos dos membros do Congresso Nacional, em sesso conjunta. e) clusula ptrea da forma republicana de governo. Vejamos uma a uma. As alternativas a, b e c esto erradas, pois trazem regras referentes ao processo de emenda (CF, art. 60), e no ao processo de reviso constitucional (ADCT, art. 3). A alternativa d est errada. Na reviso constitucional, o quorum de aprovao foi, de fato, maioria absoluta dos votos do Congresso Nacional (ADCT, art. 3). Porm, essa maioria absoluta no era apurada em sesso conjunta, mas sim em sesso unicameral (e sesso conjunta no se confunde com sesso unilateral). Na sesso conjunta, a discusso da matria em conjunto, mas a votao em separado. Maioria absoluta em sesso conjunta , pois, maioria absoluta apurada separadamente, entre os membros da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. J a sesso unicameral no. Nessa hiptese, teremos o Congresso Nacional funcionando como uma s cmara. Logo, a maioria absoluta em sesso unicameral apurada entre congressistas, indistintamente. A alternativa e est errada porque a forma republicana de governo no se encontra expressamente prevista como uma das clusulas ptreas na Constituio Federal de 1988. Na Constituio Federal de 1988, a forma federativa de Estado que foi gravada como clusula ptrea (CF, art. 60, 4, I). Diante disso, a questo foi anulada, pois no havia alternativa correta. Gabarito: Anulada. 64) (ESAF/PROCURADOR/DF/2004) Os direitos e garantias individuais que representam limite ao poder de reforma no se encontram exclusivamente no art. 5 da Constituio Federal. Segundo a jurisprudncia do STF, a clusula ptrea direitos e garantias individuais protege tambm outros direitos e garantias individuais alm daqueles enumerados no art. 5 da Constituio. Lembre-se do princpio da anterioridade tributria (CF, art. 150, III, b), considerado clusula ptrea, por representar uma garantia individual do contribuinte. Item certo.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

27

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS 65) (ESAF/PROCURADOR/DF/2004) No apresenta vcio formal a emenda constitucional que, tendo recebido modificao no substancial na Casa revisora, foi promulgada sem nova apreciao da Casa iniciadora quanto referida alterao. Sabe-se que a emenda constitucional s poder ser promulgada se a matria for aprovada, em dois turnos de votao, por trs quintos dos membros das Casas do Congresso Nacional (CF, art. 60, 2). Logo, se a matria aprovada em dois turnos numa Casa e alterada substancialmente na outra, dever retornar Casa iniciadora para nova apreciao. Pois bem. Segundo o STF, s h necessidade de retorno Casa iniciadora se houver alterao substancial na segunda Casa Legislativa. Se a modificao for no-substancial (uma mera adequao de redao, por exemplo), no h necessidade de retorno Casa iniciadora, podendo a matria ser promulgada. Item certo. 66) (ESAF/AUDITOR/TCE-GO/2007) No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a alterar os direitos e garantias individuais. Por favor, no erre essa questo to batida. Deixe para errar as difceis... No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir os direitos e garantias individuais. Item errado. Antes de encerrar a aula, vejamos algumas questes relativas entrada em vigor de uma nova Constituio. Para comearmos a entrar no clima, quero que voc se imagine em outubro de 1988. As questes sobre as quais eu proponho uma reflexo : ao entrar em vigor a Constituio Federal de 1988, o que aconteceu com a Constituio antiga? E o que houve com todo o ordenamento jurdico infraconstitucional que, naquele momento, existia? So essas e outras perguntas que eu pretendo abordar aqui. Devo lembrar, entretanto, que esse assunto comea aqui, mas termina apenas no estudo do controle de constitucionalidade, ok? 67) (ESAF/TRT/7 REGIO/JUIZ SUBSTITUTO/2006) Com o advento de uma nova Constituio, normas da Constituio anterior que sejam compatveis com o novo diploma continuam a vigorar, embora com fora de lei. Em primeiro lugar, observe que a questo est querendo saber o que acontece com a Constituio antiga, quando se promulga uma nova Constituio. Promulgada uma nova Constituio, a Constituio pretrita ser completamente revogada. dizer, ter todos seus dispositivos
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

28

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS integralmente revogados pela nova Constituio, independentemente de haver compatibilidade ou no com esta ltima. Alguns doutrinadores defendem que a entrada em vigor de uma nova Constituio no deveria acarretar a revogao de toda a Constituio pretrita. Para eles, cada dispositivo da Constituio antiga deveria ser confrontado com a nova Constituio. Nesse sentido, como resultado desse confronto, os dispositivos da Constituio pretrita que fossem incompatveis com a nova Carta seriam imediatamente revogados. Por outro lado, os dispositivos compatveis seriam recepcionados com fora de leis comuns, normas infraconstitucionais. Trata-se do conceito de desconstitucionalizao. Em sntese, segundo os defensores da desconstitucionalizao, no confronto entre a Constituio nova e a antiga, o que fosse compatvel no seria revogado, to somente perderia o status de norma constitucional, sendo recepcionado como norma infraconstitucional. Agora, releia a assertiva e observe como ela faz referncia a essa tese. Todavia, a desconstitucionalizao no foi adotada no nosso ordenamento. Item errado. 68) (ESAF/PROCURADOR DO DISTRITO FEDERAL/2007) Reconhece-se, hoje, no Brasil, como tpico das normas do poder constituinte originrio serem elas dotadas de eficcia retroativa mnima, j que se entende como prprio dessas normas atingir efeitos futuros de fatos passados. De acordo com a jurisprudncia do STF, as novas normas constitucionais, salvo disposio em contrrio, se aplicam de imediato, alcanando os efeitos futuros de fatos passados. Essa eficcia especial denomina-se retroatividade mnima. dizer, salvo disposio constitucional em contrrio (pois a Constituio pode estabelecer outra regra de aplicabilidade), a entrada em vigor de norma constitucional no alcana os fatos consumados no passado (nesse caso, ocorreria a chamada retroatividade mxima). No alcana tambm as prestaes vencidas e no pagas (nessa hiptese, tratar-se-ia de retroatividade mdia). Mas alcana efeitos futuros de negcios passados (retroatividade mnima). Para clarear podemos citar o exemplo do art. 7, IV da CF/88. Esse dispositivo veda a vinculao do salrio mnimo para qualquer fim. Assim, em outubro de 1988, quando entrou em vigor a Constituio, os proventos de penso que seriam recebidos aps aquela data deixariam de estar vinculados ao salrio mnimo automaticamente, apesar de ter havido essa vinculao at ento, para os proventos recebidos anteriormente. Ou seja, a nova regra no alcanou nem o que havia sido pago, nem o que estava em atraso (vencido e no pago). Mas alcanou as prestaes futuras, mesmo de negcios firmados anteriormente.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

29

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS importante deixar claro que essa regra especial serve apenas para a Constituio Federal. No caso das constituies estaduais e legislao infraconstitucional, essa regra no se aplica. Elas no podem retroagir. Item certo. 69) (ESAF/PROCURADOR DA FAZENDA/PGFN/2006) Para que a lei anterior Constituio seja recebida pelo novo Texto Magno, mister que seja compatvel com este, tanto do ponto de vista da forma legislativa como do contedo dos seus preceitos. A entrada em vigor de uma nova Constituio alcana todo o ordenamento jurdico, com efeitos sobre a Constituio antiga e a legislao infraconstitucional. Vimos que o que acontece com a Constituio antiga na promulgao de uma nova Constituio (a primeira ter todos seus dispositivos integralmente revogados pela nova Constituio, em bloco, ainda que haja alguma compatibilidade; ou seja, no se aproveita nada da Constituio pretrita). Vejamos, agora, como se d o confronto entre a nova Constituio e a legislao infraconstitucional. Evidentemente, no seria razovel que toda a legislao infraconstitucional fosse revogada, concorda? Imagine se, aps a promulgao, fosse necessrio editar toda a legislao existente! Isso demoraria anos e a sociedade ficaria num tipo de vazio jurdico... Por isso, no razovel que isso ocorra. Sendo assim, promulgada uma nova Constituio, o que acontece com: I) O direito infraconstitucional materialmente compatvel Ser recepcionado pela nova Constituio, com o status (fora) que esta der para aquele assunto. Deixe-me explicar melhor. No confronto entre o direito pr-constitucional e Constituio futura s interessa a compatibilidade material (contedo da norma). No interessa em nada a compatibilidade formal, ligada ao processo legislativo de elaborao das normas. Em outras palavras, se a Constituio pretrita exigia lei ordinria para regular a matria e a nova Constituio passa a exigir lei complementar para esse mesmo fim, a norma poder sim ser recepcionada pela nova Constituio. E ser recepcionada com fora (status) de lei complementar. Concluso: apesar de ter sido aprovada anteriormente como lei ordinria, s poder ser revogada por lei complementar ou norma hierarquicamente superior. II) O direito infraconstitucional materialmente incompatvel Ser revogado pela nova Constituio. Ateno! No que ele se torna inconstitucional. O confronto entre a nova Constituio e o direito pr-existente materialmente incompatvel se resolve pela revogao deste por aquela (e no pela inconstitucionalidade). Sobre isso, guarde aquele famoso bordo: no h inconstitucionalidade superveniente no Brasil.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

30

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS III) o direito infraconstitucional no vigente no momento da promulgao da nova Constituio At poder ter a sua vigncia restaurada pela nova Constituio, desde que esta o faa expressamente (poder ocorrer repristinao expressa). Entretanto, no tem sua vigncia tacitamente (automaticamente) restaurada. Trata-se de outro bordo: no haver repristinao tcita. Quanto a esse ltimo ponto, h um detalhe importante, relativo ao direito infraconstitucional que se encontrar no perodo da vacatio legis no momento da promulgao da nova Constituio. Trata-se da chamada vacncia da lei, o perodo entre a publicao da lei e o incio de sua vigncia (o legislador estabelece esse prazo, mas o mais comum estabelecer que essa lei entra em vigor na data de sua publicao). Caso a lei esteja no perodo de vacatio legis no momento da promulgao da nova Constituio, ela no entrar em vigor no novo ordenamento constitucional que se inicia; ou seja, no ser aproveitada pela nova Constituio. Vejamos a questo agora. No confronto entre a lei antiga e o novo Texto Magno s interessa a compatibilidade material (contedo da norma). No interessa compatibilidade formal, ligada ao processo legislativo de elaborao das normas. Item errado. 70) (ESAF/PROCURADOR/FORTALEZA/2002) Para que a lei anterior Constituio seja recebida pelo novo Texto Magno, mister que seja compatvel com este, tanto do ponto de vista da forma legislativa como do contedo dos seus preceitos. No interessam os aspectos formais para a anlise da recepo da norma pelo novo texto constitucional. Item errado. 71) (ESAF/PROCURADOR/FORTALEZA/2002) Lei ordinria anterior Constituio de 1988, com ela materialmente compatvel, tida como recebida pela nova ordem constitucional, mesmo que esta exija lei complementar para regular o assunto. De fato, a lei ordinria materialmente compatvel ser recepcionada. Nesse caso, caso a nova ordem constitucional exija lei complementar para o trato daquele assunto, a referida lei ordinria ter status de lei complementar. Item certo. 72) (ESAF/AFRF/2000) A lei ordinria anterior nova Constituio, que com esta materialmente incompatvel, continua em vigor at que seja revogada por outra lei do mesmo status hierrquico. Nesse caso, a revogao ocorre na data da entrada em vigor do novo texto constitucional. Observe isso: a revogao do direito pr-constitucional
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

31

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS materialmente incompatvel com a nova Constituio ocorre sempre numa mesma data: na data da entrada em vigor do novo texto constitucional. Item errado. 73) (ESAF/TRT/7 REGIO/JUIZ SUBSTITUTO/2006) Assentou-se a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal no sentido de que as normas anteriores Constituio com essa materialmente incompatveis so consideradas inconstitucionais e, no, meramente revogadas. No h inconstitucionalidade superveniente no Brasil. O direito infraconstitucional materialmente incompatvel revogado pela nova Constituio. Ele no se torna inconstitucional. Lembre-se que a anlise de constitucionalidade ou no deve se dar entre a norma e a Constituio de sua poca. Agora, eu te pergunto, h alguma possibilidade de uma lei editada em 1979 vir a ser considerada inconstitucional em uma ao julgada no ano de 2012? Qual seria o caso? Sim, pode. Uma lei editada em 1970 pode, hoje, vir a ter reconhecida a sua inconstitucionalidade face Constituio de sua poca, diante de um caso concreto julgado pelo Poder Judicirio. Mas observe que se trata de inconstitucionalidade frente Constituio antiga (ou seja, ela invlida desde a sua origem). J a incompatibilidade entre a norma de 1970 e a nova Constituio resolve-se pela revogao (e no pela declarao de inconstitucionalidade). Item errado. 74) (ESAF/PROCURADOR DA FAZENDA/PGFN/2006) Uma lei que fere o processo legislativo previsto na Constituio sob cuja regncia foi editada, mas que, at o advento da nova Constituio, nunca fora objeto de controle de constitucionalidade, no considerada recebida por esta, mesmo que com ela guarde plena compatibilidade material e esteja de acordo com o novo processo legislativo. Para que uma norma seja recepcionada ela deve ser vlida frente Constituio de sua poca. Pois se ela era inconstitucional (mesmo que no tenha sido declarada sua inconstitucionalidade ainda) ela nem pode produzir efeitos. Nesse caso especfico, no interessa sua compatibilidade com a Constituio atual. Se ela nasceu inconstitucional frente Constituio antiga, no pode ser recepcionada pela nova. Explicando melhor. Se em 1970 foi produzida uma lei inconstitucional (por exemplo, se ela tiver desrespeitado o processo legislativo estabelecido pela Constituio da sua poca), ela invlida desde a sua origem. Ou seja, essa lei nula, mesmo que ainda no tiver sido declarada sua inconstitucionalidade. Assim, essa lei no pode ser recepcionada pela nova Constituio. Pois para ser
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

32

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS recepcionada ela deve ter sido produzida de modo vlido (de acordo com a Constituio de sua poca). No h que se avaliar sua compatibilidade frente nova Constituio, ela invlida frente Constituio anterior. Portanto, invlida desde a sua origem, no cabendo falar em sua recepo pelo novo ordenamento. Em resumo, podemos concluir que, para que uma norma infraconstitucional possa ser recepcionada pela nova Constituio, ela deve cumprir os seguintes requisitos: (i) estar em vigor no momento da promulgao da nova Constituio; (ii) ter contedo compatvel com a nova Constituio; e (iii) ter sido produzida de modo vlido (de acordo com a Constituio de sua poca). Item certo. 75) (ESAF/PROCURADOR/DF/2004) Suponha a existncia de uma lei ordinria regularmente aprovada com base no texto constitucional de 1969, a qual veicula matria que, pela Constituio de 1988, deve ser disciplinada por lei complementar. Com base nesses elementos, pode-se dizer que tal lei a) foi revogada por incompatibilidade formal com a Constituio de 1988. b) incorreu no vcio de inconstitucionalidade superveniente em face da nova Constituio. c) pode ser revogada por outra lei ordinria. d) foi recepcionada com fora de lei ordinria, mas somente pode ser modificada por lei complementar. e) pode ser revogada por emenda Constituio Federal. Primeira coisa: voc entendeu a situao apresentada pela questo? A Lei ordinria A foi aprovada antes de 1988 (por exemplo, em 1975), tratando de um assunto X, por exemplo. Veio a Constituio de 1988 e estabeleceu que apenas as leis complementares podem dispor sobre o assunto X. Ela inconstitucional frente CF/88? No, pois no h inconstitucionalidade superveniente. Letra b est errada. Ela foi revogada por ser lei ordinria? No, pois para se avaliar o fenmeno da revogao, no importam em nada os aspectos formais (por exemplo, se a lei era ordinria, complementar, se era um decreto-lei etc.). Letra a errada. Na verdade, a princpio, essa norma seria recepcionada (a questo no falou se ela materialmente compatvel) com fora de lei complementar (afinal, essa a espcie normativa que deve tratar do tema X, de acordo com a Constituio de 1988). Assim, s pode ser revogada por lei complementar ou norma hierarquicamente superior. Portanto, esto erradas as letras c e d. E correta a letra e, uma vez que emenda constitucional poder revogar a Lei A.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

33

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS Gabarito: e 76) (ESAF/PROCURADOR DA FAZENDA/PGFN/2006) A Doutrina majoritria e a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal convergem para afirmar que normas da Constituio anterior ao novo diploma constitucional, que com este no sejam materialmente incompatveis, so recebidas como normas infraconstitucionais. Como vimos, no aceita a tese da desconstitucionalizao. Assim, promulgada uma nova Constituio, a Constituio pretrita ter todos seus dispositivos integralmente revogados pela nova Constituio. Item errado. 77) (ESAF/TRT/7 REGIO/JUIZ SUBSTITUTO/2006) Normas de lei ordinria anteriores nova Constituio que sejam com essa materialmente compatveis so tidas como recebidas, mesmo que se revistam de forma legislativa que j no mais prevista na nova Carta. Promulgada uma nova Constituio, o direito infraconstitucional materialmente compatvel ser recepcionado pela nova Constituio. No importa se aquela forma legislativa no existe mais. Afinal, ela ser recepcionada com o status que a nova Constituio reserva para aquela matria. Voc conhece o decreto-lei? Trata-se de espcie normativa extinta pela nossa Constituio de 1988. Entretanto, quando ela foi promulgada, havia diversos decretos-lei plenamente vlidos que continuaram sendo aplicveis. Assim, imagine que, em 1970, determinada matria era regulada por decretolei. Ento suponha que o advento da nova Constituio (de 1988) tenha exigido lei complementar para o trato daquele assunto. Nessa hiptese, se materialmente compatvel, recepcionado com fora de lei complementar. o decreto-lei seria

Isso porque no confronto entre o direito pr-constitucional e Constituio futura s interessa a compatibilidade material (contedo da norma). No interessa compatibilidade formal, ligada ao processo legislativo de elaborao das normas. Item certo. 78) (ESAF/PROCURADOR DA FAZENDA/PGFN/2006) Normas no recebidas pela nova Constituio so consideradas, ordinariamente, como sofrendo de inconstitucionalidade superveniente. como eu j disse: no h inconstitucionalidade superveniente. O fenmeno da inconstitucionalidade s ocorre em uma lei que desrespeite a Constituio de sua poca. A incompatibilidade entre uma norma antiga e a nova Constituio se resolve pela revogao da primeira e no pela declarao de sua inconstitucionalidade.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

34

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS Item errado. 79) (ESAF/PRODURADOR/DF/2004) A lei posterior Constituio de 1988, mas anterior reforma desta Carta validamente promovida por emenda constitucional com a qual referida lei materialmente incompatvel, considerada revogada para todos os efeitos apenas a partir do instante em que o Supremo Tribunal Federal reconhece tal situao em deciso definitiva proferida em recurso extraordinrio ou em argio de descumprimento de preceito fundamental, e no a partir da entrada em vigor daquela emenda. O primeiro ponto saber que o que estudamos para a entrada em vigor de uma nova Constituio aplica-se tambm para a entrada em vigor de uma nova emenda constitucional. Em suma, o confronto apresentado na questo (norma infraconstitucional x emenda constitucional superveniente) equivale ao conflito entre norma prconstitucional e a Constituio futura. Nessa linha, no momento da entrada em vigor da emenda, ela revogar a lei infraconstitucional incompatvel (mesmo que tal revogao s venha a ser reconhecida pelo Poder Judicirio posteriormente). Ou seja, por mais que demore o reconhecimento da revogao por parte do Poder Judicirio, ela se dar na data da entrada em vigor da nova norma constitucional. Item errado. 80) (ESAF/PROCURADOR/DF/2004) A legislao federal anterior Constituio de 1988 e regularmente aprovada com base na competncia da Unio definida no texto constitucional pretrito considerada recebida como estadual ou municipal se a matria por ela disciplinada passou segundo a nova Constituio para o mbito de competncia dos Estados ou dos Municpios, conforme o caso, no se podendo falar em revogao daquela legislao em virtude dessa mudana de competncia promovida pelo novo texto constitucional. No importam os aspectos formais. Nesse caso, se a lei federal for materialmente compatvel, ela ser recepcionada com status de lei estadual ou municipal, conforme o caso. Ou seja, uma lei federal aprovada validamente, passa a ter fora de norma local (estadual ou municipal), caso a nova Constituio destine aquela matria para a competncia estadual ou municipal. Item certo. H um detalhe sobre esse aspecto. Vou aproveitar uma questo do Cespe para apresent-lo. 81) (CESPE/PROMOTOR DE JUSTIA SUBSTITUTO/MPE/RO/2008) Uma lei estadual editada com base na sua competncia prevista em Constituio

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

35

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS pretrita recepcionada como lei federal, quando a nova Constituio atribui essa mesma competncia Unio. Observe que nessa questo ocorreu exatamente o contrrio da situao apresentada na questo acima. Assim, repetindo a situao hipottica da questo anterior, digamos que na vigncia da Constituio pretrita, a competncia para disciplinar determinada matria era da Unio, tendo esse ente editado diploma legal sobre o assunto. Como vimos, caso a nova Constituio atribua essa competncia aos estados, havendo compatibilidade material entre a lei e a nova Constituio, a lei federal pretrita ser recepcionada com status de lei estadual. Entretanto, a situao apresentada nesta questo inversa: anteriormente, a competncia era estadual; a nova Constituio atribuiu aquela competncia Unio. Nesse caso, no haver a recepo das leis pr-constitucionais pela nova Constituio. E por um motivo lgico... Se a competncia anterior era dos estados, cada um (dos 26 estados) tinha disciplinado a matria sua maneira. Como saber qual norma dentre essas 26 existentes seria recepcionada com status de lei federal? Em suma, na mudana de competncia entre os entes polticos, efetivada pela nova Constituio, admitida a estadualizao (de cima para baixo) da legislao federal pretrita; mas no a federalizao (de baixo para cima) da legislao estadual pretrita. O mesmo raciocnio vale para a mudana da competncia envolvendo os municpios. Item errado. 82) (CESPE/JUIZ SUBSTITUTO/TJ/SE/2008) Determinada lei ordinria, sancionada em 1973, disciplina uma dada matria. Entretanto, a CF/88 disps que a mesma matria agora dever ser disciplinada por lei complementar. Diante dos fatos acima narrados, correto afirmar que a) h vcio formal na lei de 1973 por incompatibilidade com a atual CF. b) resoluo do Senado Federal, promulgada em 2007, poderia revogar a lei de 1973. c) a lei de 1973 foi recepcionada como lei complementar, mas pode ser alterada por lei ordinria. d) a lei de 1973 foi recepcionada como lei ordinria, mas s pode ser alterada por lei complementar. e) a lei de 1973 pode ser revogada por emenda constitucional. Antes de comear a resolver esta questo (do Cespe), compare com a questo da Esaf de Procurador do DF/2004 (resolvida algumas pginas atrs). Observe as semelhanas... (Impressionante! Em determinados assuntos, muda-se a banca, mas a forma de cobrana muito similar...). Bem, se voc acertou l
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

36

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS no pode errar aqui, certo? Afinal, s muda a lei hipottica, que l era de 1969 e aqui de 1973. A tem aluno que fala: Ah! Mas eu s sabia responder com uma lei de 1969!!! Chega de bla, bla, bla... A alternativa "a" est errada, pois no confronto entre a lei de 1973 e a atual CF s importa o aspecto material. As alternativas "b" e "c" esto erradas, pois a lei foi recepcionada com fora de lei complementar, s podendo ser revogada por outra de igual o maior status. A alternativa "d" est errada, pois a lei foi recepcionada com status de lei complementar (j que a nova Constituio passou a exigir lei complementar para disciplinar aquele assunto), e no de lei ordinria. A alternativa "e" est correta. De fato, lei complementar pode ser revogada por norma hierarquicamente superior, como o caso de uma emenda constitucional. Gabarito: e isso a! A seguir a sntese do contedo de hoje para que voc possa verificar os temas desta aula. Logo a seguir, apresentada a lista das questes comentadas. Aguardo sua presena na prxima aula. At l! Frederico Dias

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

37

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

38

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS LISTA DAS QUESTES COMENTADAS 1. (ESAF/ANALISTA CONTBIL-FINANCEIRO/SEFAZ-CE/2006) O titular do poder constituinte aquele que, em nome do povo, promove a instituio de um novo regime constitucional ou promove a sua alterao. (FMP/AUDITOR PBLICO EXTERNO/TCE/RS/2011) predominante nas democracias contemporneas a tese segundo a qual a legitimidade do Poder Constituinte se fundamenta na soberania nacional. (ESAF/AFRF/2005) Como a titularidade da soberania se confunde com a titularidade do poder constituinte, no caso brasileiro, a titularidade do poder constituinte originrio do Estado, uma vez que a soberania um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil. (ESAF/AFRFB/2009) A doutrina aponta a contemporaneidade da ideia de Poder Constituinte com a do surgimento de Constituies histricas, visando, tambm, limitao do poder estatal. (ESAF/AFRFB/2009) A outorga, forma de expresso do Poder Constituinte Originrio, nasce da deliberao da representao popular, devidamente convocada pelo agente revolucionrio. (ESAF/AFCE/TCU/2000) O poder de reforma ou de emenda um poder ilimitado na sua atividade de constituinte de primeiro grau. (ESAF/AFC/CGU/2003) Segundo precedente do STF, no caso brasileiro, no admitida a posio doutrinria que sustenta ser o poder constituinte originrio limitado por princpios de direito suprapositivo. (ESAF/AFRFB/2009) O Poder Constituinte autnomo, pois a base da ordem jurdica. Originrio ilimitado e

2.

3.

4.

5.

6. 7.

8. 9.

(ESAF/Analista de Controle Externo/TCU/2006) Para o positivismo jurdico, o poder constituinte originrio tem natureza jurdica, sendo um poder de direito, uma vez que traz em si o grmen da ordem jurdica.

10. (ESAF/AFRFB/2009) O Poder Constituinte Derivado decorre de uma regra jurdica de autenticidade constitucional. 11. (ESAF/AFRFB/2009) O Poder Constituinte Derivado decorrente consiste na possibilidade de alterar-se o texto constitucional, respeitando-se a regulamentao especial prevista na prpria Constituio Federal e ser exercitado por determinados rgos com carter representativo. 12. (ESAF/ANALISTA CONTBIL-FINANCEIRO/SEFAZ-CE/2006) Entre as caractersticas do poder constituinte originrio destaca-se a possibilidade incondicional de atuao, ou seja, a Assemblia Nacional Constituinte no est sujeita a forma ou procedimento pr-determinado. 13. (ESAF/PROCURADOR DA FAZENDA NACIONAL/2006) Consolidou-se o entendimento de que possvel invocar direito adquirido em face de deciso do poder constituinte originrio.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

39

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS 14. (ESAF/AFRF/2005) O poder constituinte originrio inicial porque no sofre restrio de nenhuma limitao imposta por norma de direito positivo anterior. 15. (ESAF/ANALISTA CONTBIL-FINANCEIRO/SEFAZ-CE/2006) O poder emanado do constituinte derivado reformador, que fundado na possibilidade de alterao do texto constitucional, no passvel de controle de constitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal. 16. (ESAF/PROCURADOR DA FAZENDA NACIONAL/2006) Do poder constituinte dos Estados-membros possvel dizer que inicial, limitado e condicionado. 17. (ESAF/AFRF/2005) A existncia de clusulas ptreas, na Constituio brasileira de 1988, est relacionada com a caracterstica de condicionado do poder constituinte derivado. 18. (ESAF/PROCURADOR DO DISTRITO FEDERAL/2007) O Supremo Tribunal Federal no tem competncia para afirmar a inconstitucionalidade de emenda Constituio votada segundo o procedimento estabelecido pelo poder constituinte originrio. 19. (ESAF/AFRF/2005) A impossibilidade de a Constituio Federal ser emendada na vigncia de estado de defesa se constitui em uma limitao material explcita ao poder constituinte derivado. 20. (ESAF/AFC/CGU/2003) Segundo o STF, possvel a declarao de inconstitucionalidade de normas constitucionais resultantes de aprovao de propostas de emenda constituio, desde que o constituinte derivado no tenha obedecido s limitaes materiais, circunstanciais ou formais, estabelecidas no texto da CF/88, pelo constituinte originrio. 21. (ESAF/AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/MTE/2010) De acordo com a doutrina constitucionalista, a Constituio Federal traz duas grandes espcies de limitaes ao Poder de reform-la, as limitaes expressas e as implcitas. 22. (ESAF/ACE/MDIC/2012) No Poder Constituinte Derivado Decorrente, h a possibilidade de alterao do texto constitucional, respeitando-se a regulamentao especial prevista na prpria Constituio. No Brasil exercitado pelo Congresso Nacional. 23. (ESAF/ACE/MDIC/2012) As formas bsicas Constituinte so outorga e conveno. de expresso do Poder

24. (ESAF/AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/MTE/2010) Vrios doutrinadores publicistas salientam ser implicitamente irreformvel a norma constitucional que prev as limitaes expressas. 25. (ESAF/PROCURADOR DO DISTRITO FEDERAL/2007) Firmou-se no Brasil o entendimento de que o poder constituinte de reforma pode suprimir um direito protegido como clusula ptrea, desde que, num primeiro momento, esse direito seja subtrado da lista expressa das limitaes materiais ao poder de emenda Constituio.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

40

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS 26. (ESAF/MPOG/ENAP/ADMINISTRADOR/2006) O poder constituinte derivado, no caso brasileiro, possui como uma das suas limitaes a impossibilidade de promoo de alterao da titularidade do poder constituinte originrio. 27. (ESAF/ACE/MDIC/2012) O Poder Constituinte Originrio no totalmente autnomo, tendo em vista ser necessria a observncia do procedimento imposto pelo ordenamento ento vigente para sua implantao. 28. (ESAF/ANALISTA CONTBIL-FINANCEIRO/SEFAZ-CE/2006) O poder constituinte derivado decorrente aquele atribudo aos parlamentares no processo legiferante, em que so discutidas e aprovadas leis, observadas as limitaes formais e materiais impostas pela Constituio. 29. (ESAF/PFN/2006) Consolidou-se o entendimento de que, mediante o mecanismo da dupla reviso, vivel a superao das clusulas ptreas entre ns. 30. (ESAF/ANALISTA/IRB/2006) Segundo o novel entendimento do Supremo Tribunal Federal, possvel a aplicao, no direito brasileiro, do conceito de inconstitucionalidade de normas constitucionais originrias, defendido na obra de Otto Bachof, uma vez que a enumerao de clusulas ptreas, no texto original da Constituio, imporia uma hierarquia entre as normas constitucionais originrias. 31. (ESAF/PROCURADOR/DF/2007) O exerccio do poder constituinte derivado, ou poder constitudo, sofre limitaes de ordem circunstancial, material, processual e temporal, das quais algumas podem ser implcitas. 32. (ESAF/ACE/MDIC/2012) No Poder Constituinte Derivado Reformador, no h observao a regulamentaes especiais estabelecidas na prpria Constituio, vez que com essas limitaes no seria possvel atingir o objetivo de reformar. 33. (ESAF/ACE/MDIC/2012) O Poder Constituinte Originrio condicionado forma prefixada para manifestar sua vontade, tendo que seguir procedimento determinado para realizar sua constitucionalizao. 34. (ESAF/PROCURADOR/DF/2007) Por ser integrante da Constituio, a norma constitucional que enumera as clusulas ptreas, tambm chamadas de clusulas de Inamovibilidade, passvel de alterao como outros dispositivos constitucionais. Desse modo, juridicamente possvel a aprovao de emenda constitucional que altere o rol daquelas clusulas. 35. (ESAF/PROCURADOR DA FAZENDA NACIONAL/PGFN/2007) Poder constituinte derivado no significa o mesmo que poder constituinte decorrente 36. (ESAF/AFC/CGU/2003) A distino doutrinria, entre reviso e reforma constitucional, materializou-se na CF/88, uma vez que o atual texto constitucional brasileiro diferencia tais processos, ao estabelecer entre eles distines quanto forma de reunio do Congresso Nacional e quanto ao quorum de deliberao.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

41

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS 37. (ESAF/AFC/CGU/2003) Segundo a melhor doutrina, a aprovao de emenda constitucional, alterando o processo legislativo da prpria reforma, ou reviso constitucional, tornando-o menos difcil, no seria possvel, porque haveria um limite material implcito ao poder constituinte derivado em relao a essa matria. 38. (ESAF/ANALISTA CONTBIL-FINANCEIRO/SEFAZ-CE/2006) A reviso constitucional prevista por uma Assemblia Nacional Constituinte, possibilita ao poder constituinte derivado a alterao do texto constitucional, com menor rigor formal e sem as limitaes expressas e implcitas originalmente definidas no texto constitucional. 39. (ESAF/AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/MTE/2010) As limitaes expressas circunstanciais formam um ncleo intangvel da Constituio Federal, denominado tradicionalmente por clusulas ptreas. 40. (ESAF/PFN/2006) Embora nem todos os direitos enumerados no ttulo dos Direitos Fundamentais sejam considerados clusulas ptreas, nenhum outro, fora desse mesmo ttulo, constitui limitao material ao poder constituinte de reforma. 41. (ESAF/ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE/STN/2008) No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a ampliar a aplicao das normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais. 42. (ESAF/MPOG/ENAP/ADMINISTRADOR/2006) A aprovao de Emenda Constitucional durante o estado de stio s possvel se os membros do Congresso Nacional rejeitarem, por quorum qualificado, a suspenso das imunidades dos Parlamentares durante a execuo da medida. 43. (ESAF/AUDITOR/TCE-GO/2007) A emenda Constituio, aps aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente da Repblica, ser promulgada pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo nmero de ordem. 44. (CESPE/PROMOTOR DE JUSTIA SUBSTITUTO/MPE/SE/2010) Tratando-se de mutao constitucional, o texto da constituio permanece inalterado, e alteram-se apenas o significado e o sentido interpretativo de determinada norma constitucional. 45. (ESAF/ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE/STN/2008) No existe tratamento jurdico diferenciado entre emenda, reforma e reviso constitucional. 46. (ESAF/AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/MTE/2010) A emenda Constituio Federal, enquanto proposta, considerada um ato infraconstitucional. 47. (ESAF/PROCURADOR DA FAZENDA/PGFN/2007) vivel constitucional que aperfeioe o processo legislativo de constitucional, tornando-o formalmente mais rigoroso. reforma emenda

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

42

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS 48. (ESAF/AFRF/2005) A forma republicana de governo, como princpio fundamental do Estado brasileiro, tem expressa proteo no texto constitucional contra alteraes por parte do poder constituinte derivado. 49. (ESAF/ACE/TCU/2006) Segundo a doutrina majoritria, no caso brasileiro, no h vedao alterao do processo legislativo das emendas constitucionais, pelo poder constituinte derivado, uma vez que a matria no se enquadra entre as hipteses que constituem as clusulas ptreas estabelecidas pelo constituinte originrio. 50. (ESAF/PROCURADOR DA FAZENDA NACIONAL/PGFN/2007) Clusula ptrea significa um limite que a Constituio estabelece ao poder constituinte de reforma 51. (ESAF/AUDITOR/TCE-GO/2007) A proposta de emenda Constituio ser discutida e votada em sesso unicameral do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros. 52. (ESAF/AUDITOR/TCE-GO/2007) A proposta de emenda Constituio pode ser apresentada por mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. 53. (ESAF/Auditor-Fiscal da Receita Estadual Cear/2007) No poder ser objeto de deliberao a proposta de emenda Constituio, na vigncia de interveno federal, estado de defesa ou estado de stio. 54. (ESAF/PROCURADOR DA FAZENDA NACIONAL/PGFN/2007) Uma proposta de emenda Constituio que objetive extinguir o direito de voto dos analfabetos no ser objeto de deliberao, porque tender a abolir a clusula ptrea que protege o direito ao voto direto, secreto, universal e peridico 55. (ESAF/Auditor-Fiscal da Receita Estadual Cear/2007) Constitui limitao material implcita ao poder constituinte derivado, a proposio de emenda constitucional que vise modificao de dispositivos referentes aos direitos sociais, considerados clusulas ptreas. 56. (ESAF/AFC/CGU/2003) Segundo a melhor doutrina, o art. 3 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias da Constituio Federal de 1988 (CF/88), que previa a reviso constitucional aps cinco anos, contados de sua promulgao, uma limitao temporal ao poder constituinte derivado. 57. (ESAF/Auditor-Fiscal da Receita Estadual Cear/2007) A emenda Constituio Federal s ingressa no ordenamento jurdico aps a sua promulgao pelo Presidente da Repblica, e apresenta a mesma hierarquia das normas constitucionais originrias. 58. (ESAF/GESTOR/MPOG/2002) A Emenda Constitucional no est sujeita a sano ou a veto do Presidente da Repblica, mas deve ser por ele promulgada.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

43

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS 59. (ESAF/PROCURADOR/FORTALEZA/2002) Insere-se no mbito da autoorganizao dos Estados-membros a deciso de permitir revises peridicas da Constituio Estadual, com quorum de maioria simples. 60. (ESAF/AFRE/RN/2005) O poder constituinte derivado pode modificar livremente as normas relativas ao processo legislativo das emendas constitucionais, uma vez que essa matria no se inclui entre as clusulas ptreas estabelecidas pela Constituio Federal de 1988. 61. (ESAF/PROCURADOR/DF/2004) As clusulas ptreas no inibem toda e qualquer alterao da sua respectiva disciplina constante das normas constitucionais originrias, no representando assim a intangibilidade literal destas, mas compreendem a garantia do ncleo essencial dos princpios e institutos cuja preservao nelas se protege. 62. (ESAF/AFC/2000) Sobre o processo de emenda Constituio Federal, assinale a opo correta. a) Nenhuma emenda que alargue ou diminua o catlogo dos direitos e garantias individuais pode ser votada no Congresso Nacional, por serem os direitos e garantias individuais clusulas ptreas. b) Nada obsta a que a matria constante de proposta de emenda rejeitada numa sesso legislativa possa ser objeto de nova proposta na sesso legislativa seguinte. c) Incumbe ao Presidente da Repblica promulgar as emendas Constituio aprovadas pelo Congresso Nacional. d) Todo deputado ou senador pode, individualmente, apresentar proposta de emenda Constituio. e) As emendas Constituio relacionadas a servidores pblicos so da iniciativa exclusiva do Presidente da Repblica. 63. (ESAF/PROCURADOR/DF/2004) caracterstica do regime da reviso constitucional consagrada no artigo 3 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias: a) sesso bicameral. b) quorum de aprovao de trs quintos dos votos dos parlamentares de cada Casa do Congresso Nacional, separadamente. c) iniciativa de mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. d) quorum de aprovao da maioria absoluta dos votos dos membros do Congresso Nacional, em sesso conjunta. e) clusula ptrea da forma republicana de governo. 64. (ESAF/PROCURADOR/DF/2004) Os direitos e garantias individuais que representam limite ao poder de reforma no se encontram exclusivamente no art. 5 da Constituio Federal.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

44

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS 65. (ESAF/PROCURADOR/DF/2004) No apresenta vcio formal a emenda constitucional que, tendo recebido modificao no substancial na Casa revisora, foi promulgada sem nova apreciao da Casa iniciadora quanto referida alterao. 66. (ESAF/AUDITOR/TCE-GO/2007) No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a alterar os direitos e garantias individuais. 67. (ESAF/TRT/7 REGIO/JUIZ SUBSTITUTO/2006) Com o advento de uma nova Constituio, normas da Constituio anterior que sejam compatveis com o novo diploma continuam a vigorar, embora com fora de lei. 68. (ESAF/PROCURADOR DO DISTRITO FEDERAL/2007) Reconhece-se, hoje, no Brasil, como tpico das normas do poder constituinte originrio serem elas dotadas de eficcia retroativa mnima, j que se entende como prprio dessas normas atingir efeitos futuros de fatos passados. 69. (ESAF/PROCURADOR DA FAZENDA/PGFN/2006) Para que a lei anterior Constituio seja recebida pelo novo Texto Magno, mister que seja compatvel com este, tanto do ponto de vista da forma legislativa como do contedo dos seus preceitos. 70. (ESAF/PROCURADOR/FORTALEZA/2002) Para que a lei anterior Constituio seja recebida pelo novo Texto Magno, mister que seja compatvel com este, tanto do ponto de vista da forma legislativa como do contedo dos seus preceitos. 71. (ESAF/PROCURADOR/FORTALEZA/2002) Lei ordinria anterior Constituio de 1988, com ela materialmente compatvel, tida como recebida pela nova ordem constitucional, mesmo que esta exija lei complementar para regular o assunto. 72. (ESAF/AFRF/2000) A lei ordinria anterior nova Constituio, que com esta materialmente incompatvel, continua em vigor at que seja revogada por outra lei do mesmo status hierrquico. 73. (ESAF/TRT/7 REGIO/JUIZ SUBSTITUTO/2006) Assentou-se a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal no sentido de que as normas anteriores Constituio com essa materialmente incompatveis so consideradas inconstitucionais e, no, meramente revogadas. 74. (ESAF/PROCURADOR DA FAZENDA/PGFN/2006) Uma lei que fere o processo legislativo previsto na Constituio sob cuja regncia foi editada, mas que, at o advento da nova Constituio, nunca fora objeto de controle de constitucionalidade, no considerada recebida por esta, mesmo que com ela guarde plena compatibilidade material e esteja de acordo com o novo processo legislativo. 75. (ESAF/PROCURADOR/DF/2004) Suponha a existncia de uma lei ordinria regularmente aprovada com base no texto constitucional de 1969, a qual veicula matria que, pela Constituio de 1988, deve ser disciplinada por lei complementar. Com base nesses elementos, pode-se dizer que tal lei a) foi revogada por incompatibilidade formal com a Constituio de 1988.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

45

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS b) incorreu no vcio de inconstitucionalidade superveniente em face da nova Constituio. c) pode ser revogada por outra lei ordinria. d) foi recepcionada com fora de lei ordinria, mas somente pode ser modificada por lei complementar. e) pode ser revogada por emenda Constituio Federal. 76. (ESAF/PROCURADOR DA FAZENDA/PGFN/2006) A Doutrina majoritria e a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal convergem para afirmar que normas da Constituio anterior ao novo diploma constitucional, que com este no sejam materialmente incompatveis, so recebidas como normas infraconstitucionais. 77. (ESAF/TRT/7 REGIO/JUIZ SUBSTITUTO/2006) Normas de lei ordinria anteriores nova Constituio que sejam com essa materialmente compatveis so tidas como recebidas, mesmo que se revistam de forma legislativa que j no mais prevista na nova Carta. 78. (ESAF/PROCURADOR DA FAZENDA/PGFN/2006) Normas no recebidas pela nova Constituio so consideradas, ordinariamente, como sofrendo de inconstitucionalidade superveniente. 79. (ESAF/PRODURADOR/DF/2004) A lei posterior Constituio de 1988, mas anterior reforma desta Carta validamente promovida por emenda constitucional com a qual referida lei materialmente incompatvel, considerada revogada para todos os efeitos apenas a partir do instante em que o Supremo Tribunal Federal reconhece tal situao em deciso definitiva proferida em recurso extraordinrio ou em argio de descumprimento de preceito fundamental, e no a partir da entrada em vigor daquela emenda. 80. (ESAF/PROCURADOR/DF/2004) A legislao federal anterior Constituio de 1988 e regularmente aprovada com base na competncia da Unio definida no texto constitucional pretrito considerada recebida como estadual ou municipal se a matria por ela disciplinada passou segundo a nova Constituio para o mbito de competncia dos Estados ou dos Municpios, conforme o caso, no se podendo falar em revogao daquela legislao em virtude dessa mudana de competncia promovida pelo novo texto constitucional. 81. (CESPE/PROMOTOR DE JUSTIA SUBSTITUTO/MPE/RO/2008) Uma lei estadual editada com base na sua competncia prevista em Constituio pretrita recepcionada como lei federal, quando a nova Constituio atribui essa mesma competncia Unio. 82. (CESPE/JUIZ SUBSTITUTO/TJ/SE/2008) Determinada lei ordinria, sancionada em 1973, disciplina uma dada matria. Entretanto, a CF/88 disps que a mesma matria agora dever ser disciplinada por lei complementar. Diante dos fatos acima narrados, correto afirmar que a) h vcio formal na lei de 1973 por incompatibilidade com a atual CF.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

46

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS b) resoluo do Senado Federal, promulgada em 2007, poderia revogar a lei de 1973. c) a lei de 1973 foi recepcionada como lei complementar, mas pode ser alterada por lei ordinria. d) a lei de 1973 foi recepcionada como lei ordinria, mas s pode ser alterada por lei complementar. e) a lei de 1973 pode ser revogada por emenda constitucional.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

47

DIREITO CONSTITUCIONAL EM EXERCCIOS PARA AFRFB PROFESSOR FREDERICO DIAS GABARITO OFICIAL 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. E E E E E E C E E 15. E 16. E 17. E 18. E 19. E 20. C 21. C 22. E 23. C 24. C 25. E 26. C 27. E 28. E 29. E 30. E 31. C 32. E 33. E 34. E 35. C 36. C 37. C 38. E 39. E 40. E 41. E 42. E 43. E 44. C 45. E 46. C 47. E 48. E 49. E 50. C 51. E 52. C 53. E 54. C 55. E 56. E 57. E 58. E 59. E 60. E 61. C 62. B 63. X 64. C 65. C 66. E 67. E 68. C 69. E 70. E 71. C 72. E 73. E 74. C 75. E 76. E 77. C 78. E 79. E 80. C 81. E 82. E

10. C 11. E 12. C 13. E 14. E

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALEXANDRINO, Marcelo; Descomplicado, 2009. PAULO, Vicente. Direito Constitucional

HOLTHE, Leo Van. Direito Constitucional, 2010. LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado, 2009. MENDES, Gilmar Ferreira; COELHO, Inocncio Mrtires; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional, 2009. MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo, 2007. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 32 ed. So Paulo, Malheiros, 2006. MORAES, Alexandre. Direito Constitucional, 2010. SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo, 2010.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

48

You might also like