You are on page 1of 3

A cereja do bolo?

Fbio Wanderley Reis Em conversa sobre os atos secretos do Senado, algum salientava com exasperao que se trata do descumprimento de uma norma que visa a permitir a vigilncia quanto observncia das normas. Com efeito, h algo de peculiar e revelador nos fatos agora denunciados. Fazem-se normas para assegurar conduta ajustada ao bem pblico; como tais normas com frequncia no so cumpridas, preciso vigiar seu cumprimento. Faz-se ento norma que manda dar publicidade s aes relevantes; mas as pessoas deixam de cumprir tambm essa norma. Que fazer? Norma mandando cumprir as normas? O que a situao contm de confuso e mesmo paradoxal tem a ver com o fato de que normas cuja efetividade dependa de vigilncia so precrias como normas, no sendo objeto da adeso pronta e supostamente espontnea que prescinde da reflexo e do clculo. A vigilncia, trazendo a ameaa de sanes de um tipo ou outro (punies ou prmios) conforme a conduta se afaste das normas ou se ajuste a elas, visa justamente a impor o clculo nas decises sobre como agir, o que implica salientar nessas decises as consideraes de interesse: se fao isto ou aquilo, que em princpio corresponde ao meu interesse, sofro consequncias negativas (vou preso...) e meu interesse fortemente contrariado, melhor no fazer a menos que possa esconder o meu ato. Num livro de anos atrs, O Surgimento do Racionalismo Ocidental, Wolfgang Schluchter prope a distino entre moralidade, entendida como algo que diz respeito ao indivduo, e tica, entendida como de natureza coletiva e, em alguma medida, convencional. Apesar do paradoxo envolvido na ideia importante de uma moralidade no convencional, em que o indivduo pondere os princpios de sua conduta de maneira reflexiva e autnoma perante a coletividade, a questo prvia e decisiva de como se caracteriza, do ponto de vista moral-tico, a poltica (ou a economia, ou a vida privada em geral) a de tornar convencionais certas regras fazer que elas se transformem propriamente numa tica, no sentido de Schluchter, difundindo-se na coletividade e tornando
1

automtica, natural e irrefletida a adeso a elas no plano da moralidade dos indivduos, justamente, em grau importante, pela presso difusa da coletividade. A indagao complicada que os atos secretos sugerem a de como lidar com as limitaes da tica coletiva no condicionamento das aes dos indivduos (de sua moralidade), o que envolve o reconhecimento de que essa tica pode ela prpria ser precria como tal, ou seja, em sua difuso e penetrao junto coletividade. Resta, nesse caso, a possibilidade de que, em vez de contar com a adeso moral s normas e seus efeitos na motivao das pessoas, a intensificao da vigilncia (que supe o artificialismo da ao legal e institucional da aparelhagem do Estado) altere apropriadamente essa motivao por meio dos fatores cognitivos associados ao clculo dos interesses. Com a eficcia da fiscalizao e das sanes ocorrendo de maneira duradoura e corroborando regularmente as expectativas correspondentes que os agentes venham a desenvolver, podese eventualmente chegar ao que promete velho preceito sociolgico: expectativas que se reiteram e corroboram acabam por se transformar em prescries ou normas, e o resultado seria propriamente uma cultura ou tica efetiva. Infelizmente, alm da perspectiva de longo prazo e o que pode conter de desalentador, h pelo menos um aspecto adicional nas complicaes do assunto. Pois a aposta em percepes e expectativas (cognitivas) que acabem por transformar-se em boas normas esquece algo que as anlises e pesquisas mostram h tempos, isto , o fato de que fatores de ordem cognitiva remetem a um problema de coordenao que se acha na raiz da prpria precariedade da situao de que se parte. Se a consolidao das normas em normas reais e mesmo a eficcia da vigilncia dependem amplamente da ao dos demais, que tende geralmente a ser ao esperta e orientada pelo interesse prprio, estarei sendo simplesmente otrio ou trouxa ao agir de maneira moral e condizente com uma tica que na realidade no prevalece. Em outras palavras, at mesmo a percepo que eu chegue a ter da conexo entre minha ao imediata e meu interesse maior depender da percepo do grau em que existe uma cultura ou tica efetiva.

Como no cabe contar com a converso mais ou menos sbita e convergente de todos, no h alternativa verdadeira aposta nos artificialismos da ao estatal, com seu componente repressivo, e no eventual amadurecimento e frutificao culturais deles em direo propcia. De toda maneira, o problema a esclarecer no o de que se chegue a ter atos secretos no Senado (que surgem, de certa forma, como uma espcie de cereja do bolo dos nossos muitos desregramentos menos ou mais recentes), mas antes o do que estar por detrs de algo mais que aqui tenho lembrado s vezes: o fato de que o Brasil, em pesquisas que se repetem h anos, com sobras o campeo mundial na proporo dos que pensam que, em geral, no se pode confiar nas pessoas. O que sugere uma cultura errada j enraizada com fora especial.

Valor Econmico, 22/6/2009

You might also like