You are on page 1of 1

CARACTERSTICAS GERAIS DOS ARTRPODES Os artrpodes formam um grupo extremamente diversificado, com mais de um milho de espcies descritas e catalogadas

em todo o mundo. Esses animais podem ser encontrados em todas as regies do planeta. Os animais pertencentes ao filo Arthropoda so invertebrados, triblsticos e celomados. Possuem simetria bilateral, exoesqueleto, corpo segmentado (metameria) e apndices articulados, o que justifica o nome do filo (artro = articulao; podos = patas). O fato de esses animais apresentarem metameria leva suposio de que os artrpodestm parentesco evolutivo com os aneldeos. Essa metameria mais ntida apenas nas formas larvais. O exoesqueleto de todos os artrpodes composto por quitina, mas nos crustceos, alm da quitina, h tambm fosfato e carbonato de clcio, substncias que conferem alta resistncia carapaa desses animais. Os artrpodes terrestres so revestidos por uma cobertura de cera impermevel que impede a desidratao. Como o exoesqueleto dos artrpodes envolve todo o seu corpo, o crescimento desses animais ocorre apenas atravs do que chamamos de muda ou ecdise, que a troca do exoesqueleto. As mudas ocorrem periodicamente ao longo do desenvolvimento do animal, que sempre controlado por um hormnio chamado de ecdisona ou hormnio da muda. Durante a muda, as clulas da epiderme responsveis pela produo do exoesqueleto secretam um novo esqueleto, embaixo do esqueleto antigo, sendo que em determinado momento o esqueleto antigo se racha, liberando o artrpode com seu novo esqueleto. Por ser muito flexvel, o novo exoesqueleto se distende medida que o corpo do animal se dilata, logo depois da muda. Depois de alguns minutos ou horas, o novo exoesqueleto do artrpode se enrijece e o animal para de crescer. Os artrpodes apresentam sistema digestrio completo, com digesto extracelular e sistema circulatrio aberto ou lacunar, sendo o sangue chamado de hemolinfa.

CARACTERSTICAS GERAIS DOS ARTRPODES Os artrpodes formam um grupo extremamente diversificado, com mais de um milho de espcies descritas e catalogadas em todo o mundo. Esses animais podem ser encontrados em todas as regies do planeta. Os animais pertencentes ao filo Arthropoda so invertebrados, triblsticos e celomados. Possuem simetria bilateral, exoesqueleto, corpo segmentado (metameria) e apndices articulados, o que justifica o nome do filo (artro = articulao; podos = patas). O fato de esses animais apresentarem metameria leva suposio de que os artrpodestm parentesco evolutivo com os aneldeos. Essa metameria mais ntida apenas nas formas larvais. O exoesqueleto de todos os artrpodes composto por quitina, mas nos crustceos, alm da quitina, h tambm fosfato e carbonato de clcio, substncias que conferem alta resistncia carapaa desses animais. Os artrpodes terrestres so revestidos por uma cobertura de cera impermevel que impede a desidratao. Como o exoesqueleto dos artrpodes envolve todo o seu corpo, o crescimento desses animais ocorre apenas atravs do que chamamos de muda ou ecdise, que a troca do exoesqueleto. As mudas ocorrem periodicamente ao longo do desenvolvimento do animal, que sempre controlado por um hormnio chamado de ecdisona ou hormnio da muda. Durante a muda, as clulas da epiderme responsveis pela produo do exoesqueleto secretam um novo esqueleto, embaixo do esqueleto antigo, sendo que em determinado momento o esqueleto antigo se racha, liberando o artrpode com seu novo esqueleto. Por ser muito flexvel, o novo exoesqueleto se distende medida que o corpo do animal se dilata, logo depois da muda. Depois de alguns minutos ou horas, o novo exoesqueleto do artrpode se enrijece e o animal para de crescer. Os artrpodes apresentam sistema digestrio completo, com digesto extracelular e sistema circulatrio aberto ou lacunar, sendo o sangue chamado de hemolinfa.

You might also like