You are on page 1of 6

Questes de Direito Comercial sobre Falncia, Empresrio e Sociedade Empresria

Questes de Direito Comercial, sobre Falncia; Empresrio e Sociedade Empresria, selecionados por Alinne Soares Guerra, advogada - Bauru/SP.
Por | Alinne S Guerra - Segunda Feira, 30 de Outubro de 2006

Alinne Soares Guerra ( * ) 01. (OAB/MT - 2004) Esto sujeitos falncia, exceto: a) cooperativa. b) empresrio individual. c) sociedade annima. d) sociedade limitada empresria. 02. (OAB/PR-2004) Assinale a alternativa INCORRETA: a) O empresrio e a sociedade empresria so obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou no, com base na escriturao uniforme de seus livros, em correspondncia com a documentao respectiva, e a levantar anualmente o balano patrimonial e o de resultado econmico. b) O Juiz ou tribunal pode ordenar diligncia para verificao se o empresrio ou a sociedade empresria observam, ou no, em seus livros e fichas, as formalidades prescritas em lei. c) A escriturao ser completa, em idioma e moeda corrente nacionais, em forma mercantil, com individuao e clareza, por ordem cronolgica de dia, ms e ano, sem intervalos em branco, nem entrelinhas, borraduras, rasuras, emendas e transportes para as margens.

d) O comerciante ainda obrigado a conservar em ordem, enquanto no prescritas, eventuais aes que lhe sejam pertinentes, a escriturao, correspondncia e demais papis relativos atividade, ou que se refiram a atos ou operaes que modifiquem ou possam vir a modificar sua situao patrimonial. 03. (OAB/PR- 2004) Assinale a alternativa correta: a) Para que seja possvel o pedido de falncia com base no art. 1. da Lei de Falncias necessrio que o devedor tenha sido impontual em pagamento de ttulo executivo, independentemente da relevncia da razo jurdica motivadora da impontualidade. b) possvel a comprovao da impontualidade por prova testemunhal. c) A falta de pagamento de alimentos ou de multas administrativas municipais, desde que constituam valores lquidos, pode servir de base impontualidade injustificada prevista no art. 1. da Lei de Falncias. d) Quanto a ttulo executivo, a impontualidade de que trata o art. 1. da Lei de Falncias provada pelo protesto do mesmo. 04. (OAB/PR - 2004) Assinale a alternativa correta: a) Considera-se empresrio quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens ou servios, no que se incluem aqueles que exercem profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, ainda que se valham do concurso de auxiliares. b) facultativa a inscrio do empresrio no registro pblico de empresas mercantis da respectiva sede, inscrio que se far com requerimento que contenha seu nome, firma, capital, objeto e a sede da empresa. c) O empresrio casado pode, sem necessidade de outorga conjugal, qualquer que seja o regime de bens, alienar os imveis que integrem o patrimnio da empresa ou grav-los de nus real. d) O empresrio cuja atividade rural constitua sua principal profisso pode, observadas as formalidades de que tratam as normas aplicveis espcie, requerer inscrio no registro pblico de empresas mercantis da respectiva sede, caso em que, depois de inscrito, ainda assim, no ficar equiparado, para todos os efeitos, ao empresrio sujeito a registro.

05. (OAB/MS - 2005) Complemente com a alternativa correta. No processo falimentar, pode-se afirmar que os crditos relativos aos adiantamentos de contratos de cmbio para exportao: a) so classificados como crditos com privilgio geral, na forma da lei de falncias. b) so classificados como crditos com garantia real, na forma da lei de falncias. c) so classificados como crditos quirografrios, na forma da lei de falncias. d) no so passveis de classificao, mas de restituio, na forma da lei de falncias. 06. (OAB/RS - 2005) Quanto falncia do scio ostensivo na sociedade em conta de participao, considere as assertivas abaixo: I - Acarreta a dissoluo da sociedade e a liquidao da respectiva conta, cujo saldo constituir crdito quirografrio. II - No acarreta a dissoluo da sociedade, em virtude do princpio da preservao da empresa no interesse da comunidade em geral. III - Acarreta a nomeao de um liquidante pela Junta Comercial que procurar reorganizar a sociedade. Quais so corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas II e III. 07. (OAB/NE - 2005) Na falncia requerida: a) poder o devedor, no prazo da contestao, pleitear a recuperao judicial. b) o devedor dever apresentar contestao no prazo de 24 horas. c) o devedor dever apresentar contestao no prazo de 15 dias.

d) poder o devedor, no prazo da contestao, pleitear a recuperao extrajudicial. 08. (OAB/NE - 2005) correto afirmar que: a) da deciso que decreta a falncia ou da sentena que julga a improcedncia do pedido cabe apelao. b) da deciso que decreta a falncia cabe agravo, e da sentena que julga a improcedncia do pedido cabe apelao. c) da deciso que decreta a falncia cabe apelao, e da sentena que julga a improcedncia do pedido cabe agravo. d) da deciso que decreta a falncia ou da sentena que julga a improcedncia do pedido cabe agravo. 09. (OAB/SP - 2005) No regime do atual Cdigo Civil, a caracterizao de determinada atividade econmica como empresarial: a)-depende de expressa previso legal ou regulamentar, devendo a atividade constar em relao previamente expedida pelo Departamento Nacional de Registro de Comrcio. b) feita mediante opo do empresrio que, no momento do seu registro, dever declinar se sua atividade ser empresarial ou no. c) aferida a posteriori, conforme seja a atividade efetivamente exercida em carter profissional e organizado ou no. d) depende do ramo da atividade exercida pelo empresrio, sendo empresarial a compra e venda de bens mveis e semoventes e no empresariais as demais atividades. 10. (OAB/DF - 2005) Ser ineficaz contra a massa falida o ato: a) Dao em pagamento de nota promissria vencida, realizada durante o termo legal e na forma prevista no contrato a ela vinculado. b) Obrigao assumida durante o termo legal e que constitui uma anticrese em garantia.

c) Registro de promessa de compra e venda de imvel posterior decretao da falncia e sem prenotao anterior. d) Alienao do estabelecimento comercial em que o adquirente notificou os credores que no se manifestaram no prazo de trinta dias. 11. (OAB/RJ - 2005) A Lei de Falncias (Lei n. 11.101/2005) aplicvel: a) empresa pblica. b) sociedade simples. c) sociedade empresria. d) s associaes reguladas no Cdigo Civil. 12. (OAB/MS - 2005) Complemente com a alternativa correta. A decretao da falncia sujeita todos os credores, que somente podero exercer seus direitos: a) sobre os bens da sociedade falida e do scio, independentemente do tipo social pelo qual se rege a sociedade. b) sobre os bens do empresrio individual e de seus respectivos scios, na forma da lei. c) sobre os bens do falido e do scio ilimitadamente responsvel, na forma da lei. d) nenhuma das anteriores. 13. (OAB/RJ - 2005) Quanto Lei n. 11.101, de 9 de fevereiro de 2005, que regula a recuperao judicial, a extrajudicial e a falncia do empresrio e da sociedade empresria, assinale a afirmativa INCORRETA: a) Esto excludas de sua aplicao as instituies financeiras pblicas ou privadas. b) A decretao da falncia ou o deferimento do processamento da recuperao judicial suspende o curso da prescrio e de todas as aes e execues em face do devedor. c) Esto sujeitos recuperao judicial todos os crditos existentes na data do pedido, inclusive o decorrente de adiantamento a contrato de cmbio para exportao.

d) O plano de recuperao dever ser apresentado pelo devedor em juzo no prazo improrrogvel de 60 (sessenta) dias da publicao da deciso que deferir o processamento da recuperao judicial, sob pena de convolao em falncia. Gabarito 01. 02. 03. 04. 05. 06. 07. 08. 09. 10. 11. 12. 13. A B D C D A A B C C C C C

You might also like