You are on page 1of 12

Secretaria de Estado de Educao Subsecretaria de Desenvolvimento da Educao Bsica Superintendncia de Desenvolvimento da Educao Infantil e Fundamental Superintendncia Regional de Ensino

- Caxambu PIP CBC Anos Finais

Avaliao Diagnstica para 9 ano Anos Finais Nome: _________________________________________________________ n ____ Escola: _______________________________________________________________ Data: ____/____/____

1 Levando em considerao a charge abaixo,

Storni, 19 fev. 1927. Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro. SEVCENKO, Nicolau. Histria

da Vida Privada no Brasil. Repblica: Contrastes da intimidade contempornea. So Paulo: Companhia das Letras, 1998, vol. 4

Podemos entender que no Brasil da Repblica Velha o voto de cabresto acontecia porque a elite tinha a) controle sobre as eleies, no dando margem para o restante da populao participar. b) influncia sobre os votos, j que eles eram abertos e todos sabiam em quem as pessoas votavam. c) controle sobre todo o processo eleitoral, pois grande parte da populao no participava. d) influncia sobre os votos, eles eram fechados e por isso precisavam acompanhar os eleitores para ver em quem votavam.

2 De acordo com a charge abaixo,

Folha da Manh, 22 de julho de 1937.

Andr Pereira Rocha Analista Educacional PIP CBC Histria andrerochabae@yahoo.com.br

Secretaria de Estado de Educao Subsecretaria de Desenvolvimento da Educao Bsica Superintendncia de Desenvolvimento da Educao Infantil e Fundamental Superintendncia Regional de Ensino - Caxambu PIP CBC Anos Finais

A expresso fechada de Getlio Vargas no ano de 1937 representa a) sua expresso quando assumiu o poder. b) sua insatisfao com os atentados comunistas. c) a seriedade com a qual tratava a poltica brasileira. d) o incio da ditadura em seu governo.

3 Leia o texto abaixo. evidente, contudo, que a partir de 1930, com a criao do Ministrio do Trabalho, at 1943, com a consolidao das Leis do trabalho (CLT), o pas andou mais rpido na confeco de leis e na vigilncia para que elas fossem cumpridas. A Justia do trabalho certamente teve a um papel fundamental. Podemos mencionar algumas dessas iniciativas. Em 1932, quando foi criada a carteira de trabalho, foi tambm proibido o trabalho de menores de 14 anos, estabelecida uma carga horria de 8 horas para os trabalhadores da indstria e do comrcio e proibido o trabalho noturno. Foi ainda regulado o trabalho feminino, garantida igualdade social e alguma proteo gestante. (...) A criao do salrio mnimo foi anunciada no dia 1 de maio de 1940, durante a festividade cvica que se realizava no estdio de futebol do Vasco da Gama, para comemorar o dia do trabalho.
DARAUJO, Maria Celina. A

Era Vargas.So Paulo: Moderna, 2002.p. 83-84.

Levando em considerao o governo de Getlio Vargas, podemos perceber que sua poltica voltava-se a) perpetuao das elites existentes anteriormente, reforando a importncia do trabalho no campo. b) industrializao do pas, mas sem respaldar os direitos dos cidados frente s novas necessidades. c) dissoluo do poder das oligarquias fortalecendo a classe trabalhadora atravs dos direitos trabalhistas. d) manuteno do poder agrrio para a economia, enquanto desestruturava o poder das oligarquias regionais.

Leia o texto abaixo.

Em 1941, o governo implanta o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) como rgo da presidncia da Repblica para o culto personalidade de Getlio. Alcana enorme xito, armado de poderes totais de censura e da montagem da vasta rede de comunicao que jamais se viu. O mais importante veculo de propaganda utilizado pelo DIP era a Rdio Nacional que logo contratou enorme elenco de artistas e alcanou pblico incontvel. Outros veculos fundamentais utilizados eram os jornais (...). Alm de todo esse imenso aparelho ideolgico do Estado, o DIP contava com a colaborao de eminentes intelectuais (...) e diversas outras grandes figuras da msica popular.

Andr Pereira Rocha Analista Educacional PIP CBC Histria andrerochabae@yahoo.com.br

Secretaria de Estado de Educao Subsecretaria de Desenvolvimento da Educao Bsica Superintendncia de Desenvolvimento da Educao Infantil e Fundamental Superintendncia Regional de Ensino - Caxambu PIP CBC Anos Finais

O Estado Novo recrutou tambm, para seu aparato poltico, o sistema escolar, atravs da reviso dos programas, da obrigatoriedade do ensino cvico, dos desportos, do canto coral e de desfiles majestosos, alm da edio de livros didticos, que eram manuais de propaganda do regime e culto a Getlio Vargas. No mesmo af propagandstico, o governo promovia e incentivava grupos musicais, grmios folclricos e festas populares. Promovia, tambm, festivais de samba, encomendando letras e subornando sambistas para cantar o trabalho, em vez da malandragem.
RIBEIRO, Darcy. Aos

trancos e barrancos: como o Brasil deu no que deu. Rio de Janeiro: Guanabara,
1985.

4 - De acordo com o texto acima, o rdio tinha o objetivo de a) promover e enaltecer o governo do Presidente Vargas. b) contar com a colaborao de eminentes intelectuais e figuras da msica popular. c) promover e incentivar grupos musicais, grmios folclricos e festas populares. d) contratar enorme elenco de artistas para alcanar um pblico incontvel. 5 Em 1941, iniciou-se o culto a Getlio Vargas durante a) o Governo Provisrio. b) o Governo Constitucionalista. c) a Intentona Comunista. d) o Estado Novo. 6 Levando em considerao o texto acima, o Departamento de Imprensa e Propaganda obteve enorme xito porque a) promovia e incentivava grupos musicais. b) tinha total poder de censura e vasta rede de comunicao. c) promovia festivais de samba. d) recrutou para seu aparato poltico o sistema escolar.

7 Comparando os dois textos abaixo,

O Estado Novo recrutou tambm, para seu aparato poltico, o sistema escolar, atravs da reviso dos programas, da obrigatoriedade do ensino cvico, dos desportos, do canto coral e de desfiles majestosos, alm da edio de livros didticos, que eram manuais de propaganda do regime e culto a Getlio Vargas.
RIBEIRO, Darcy. Aos

trancos e barrancos: como o Brasil deu no que deu. Rio de Janeiro: Guanabara,
1985.

"'... a tarefa principal da escola a educao da juventude no servio do Estado, no esprito do nacional-socialismo. Os lderes nazistas reconheceram a dificuldade de doutrinar a gerao mais velha... Estavam mais determinados em moldar a gerao mais nova nas diretrizes nazistas. Como disse o lder da Liga dos Professores Nazistas, Hans Schemm: 'Aqueles que tm a juventude do seu lado controlaro o futuro.'"
Nazismo: Uma Histria em Documentos e Relatos de Testemunhas Oculares J. Noakes e G. Pridham p.416 1983

Andr Pereira Rocha Analista Educacional PIP CBC Histria andrerochabae@yahoo.com.br

Secretaria de Estado de Educao Subsecretaria de Desenvolvimento da Educao Bsica Superintendncia de Desenvolvimento da Educao Infantil e Fundamental Superintendncia Regional de Ensino - Caxambu PIP CBC Anos Finais

O Governo Vargas e Governo Nazista entendiam a escola como a) uma instituio sem poder poltico ou funo para o estado naquele momento. b) instituio distinta, pois no havia caractersticas que podem aproximar as duas polticas. c) uma instituio essencial para a manuteno e difuso das idias totalitrias do estado. d) uma instituio que podia resguardar todas as idias democrticas difundidas pelos partidos.

8 De acordo com o texto abaixo, Belo Horizonte foi construda entre 1894 e 1897 para ser a nova capital de Minas Gerais e o smbolo da civilizao e do progresso que a Repblica desejava implantar no pas. A cidade deveria ser cosmopolita e racional e contrastar com a antiga capital, Ouro Preto, expresso do passado colonial, imperial, rural e arcaico. Desenhada na prancheta de seus planejadores, (), foi construda em quatro anos e era apresentada como a prova de que era possvel dar um salto no tempo.
Lcia Lippi Oliveira. Http:/www.cpdoc.fgv.br/

A construo de uma nova capital para Minas Gerais no fim do sculo XIX se pautava a) no desejo de manuteno das estruturas existentes no Brasil da poca. b) na tentativa de uma melhor organizao administrativa para a capital. c) na implantao de transformaes que sustentavam os ideais republicanos. d) na implementao de polticas que contrastavam com a capital anterior, Ouro Preto.

Leia o texto abaixo. Desde a posse, o presidente mantinha uma postura ambgua, ora tentando implementar uma poltica moderada, ora apelando para a mobilizao popular de modo a forar o congresso a aprovar reformas. Em parte devido inflao, e tambm a essa poltica populista, as greves se multiplicam. Assim, possvel afirmar, por exemplo, que de 1961 a 1963 ocorreram mais movimentos grevistas do que no perodo compreendido entre 1950 e 1960. no que diz respeito s greves gerais, ou seja, aquelas envolvendo vrias categorias socioprofissionais, o aumento registrado no mesmo perodo de 350%! No difcil imaginar os transtornos criados nos servios bsicos de sade e de transportes coletivos por esse tipo de prtica, tornando o presidente bastante impopular junto s classes mdias e fatias importantes dos trabalhadores. Mais ainda: observava-se, durante seu governo,o declnio acentuado da represso aos grevistas, dando munio aos que disseminavam, entre as elites, o medo em relao implantao de uma repblica sindicalista no Brasil.
DEL PRIORE, Mary & VENNCIO, Renato Pinto. O livro de ouro da Histria do Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003. p. 350.

9 De acordo com o texto acima, a poltica de aproximao e mobilizao de um presidente junto s camadas populares era conhecida, entre os anos de 1945 e 1964, como a) poltica assistencialista. b) voto de cabresto. c) populismo. d) ditadura.

Andr Pereira Rocha Analista Educacional PIP CBC Histria andrerochabae@yahoo.com.br

Secretaria de Estado de Educao Subsecretaria de Desenvolvimento da Educao Bsica Superintendncia de Desenvolvimento da Educao Infantil e Fundamental Superintendncia Regional de Ensino - Caxambu PIP CBC Anos Finais

10 Levando em considerao o texto acima, podemos concluir que a represso aos grevistas e o medo das elites da implantao de uma repblica sindicalista no Brasil foram alguns dos motivos que levaram a) deposio do presidente Jnio Quadros. b) construo de Braslia, para organizar a administrao do governo. c) ao impedimento de tomar posse como presidente Joo Goulart. d) a implementao de um Regime Militar no Brasil.

11 A postura ambgua do presidente relatada no texto, fez com que os militares acreditassem que a) o Presidente do Brasil no tinha controle sobre o governo. b) muitas de suas polticas tinham caractersticas socialistas. c) a elite se mostrava satisfeita com os direcionamentos do Presidente. d) as greves, resultados dessas polticas, deveriam ser resolvidas.

Leia o trecho abaixo. Na prtica, os princpios da Doutrina de Segurana Nacional () significaram a militarizao do Estado nacional e a vigilncia constante sobre qualquer cidado que pudesse se constituir em inimigo interno ' servio do comunismo internacional'. O Estado, em vez de ser o administrador dos conflitos sociais, dentro dos princpios da democracia, passou a ser repressor dos grupos sociais insatisfeitos com a poltica vigente. (...).
NAPOLITANO, Marcos. O regime militar brasileiro: 1964-1985. So Paulo: Atual, 1998.

12 - No Regime Militar, o objetivo da militarizao e da vigilncia constante dos cidados era a) por causa da estrutura criada a partir do Golpe de 64. b) para impedir a disseminao das ideias comunistas no pas c) para manter a administrao dentro dos princpios da democracia. d) por causa dos anseios dos grupos sociais insatisfeitos com o governo.

13 Com a Doutrina de Segurana Nacional podemos entender que a) houve uma limitao dos direitos polticos dos cidados. b) o Estado no foi eficiente em resolver os conflitos. c) o governo administrou os conflitos dentro dos ideais democrticos. d) nenhum civil tinha poder ou participao na poltica brasileira.

14 De acordo com o texto, O governo Mdici no se limitou represso. Distinguiu entre um setor significativo mas minoritrio da sociedade, adversrio do regime, e a massa da populao que vivia um dia a dia de alguma esperana nesses anos de prosperidade econmica. A represso acabou com o primeiro setor, enquanto a propaganda encarregou-se de, pelo menos neutralizar o segundo.
FAUSTO, Bris. Histira do Brasil. So Paulo: Edusp/Fundao do Desenvolvimento e da Educao, 1998, p. 484.

Andr Pereira Rocha Analista Educacional PIP CBC Histria andrerochabae@yahoo.com.br

Secretaria de Estado de Educao Subsecretaria de Desenvolvimento da Educao Bsica Superintendncia de Desenvolvimento da Educao Infantil e Fundamental Superintendncia Regional de Ensino - Caxambu PIP CBC Anos Finais

Um dos discursos usados por Mdici em favor de seu governo era a) o das dificuldades trazidas pelos adversrios do regime. b) do uso da represso para solucionar as questes da populao. c) o da esperana sobre a resoluo dos problemas com os adversrios. d) do desenvolvimento econmico do perodo. 15 Levando em considerao o texto abaixo, O comparecimento em massa do pblico [] revelou uma vontade de participao do cidado comum (ou seja, aquele no ligado organicamente a entidades civis ou a organizaes polticas) []. A ocupao [] era uma afronta aos princpios da Doutrina de Segurana Nacional. O Regime militar se esforaria para despolitizar e controlar o espao pblico []. Para os personagens que no tinham espao institucional na poltica de abertura, ocupar as ruas era uma forma, ainda que simblica, de exercer a cidadania a protestar contra os rumos histricos da nao.
NAPOLITANO, Marcos. O regime militar brasileiro: 1964-1985. So Paulo: Atual, 1998, p. 95-6.

A grande movimentao da populao na poltica pode ser entendida como a) o desejo de Anistia aos presos polticos. b) a tentativa de se voltar militarmente contra o Estado. c) a busca por menos represso. d) o incio das Diretas J.

16 Leia notcia abaixo. Relatrio interno do governo diz que o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) definiu que vai ''manter uma verdadeira guerra permanente" contra o Executivo. Assessores do presidente Fernando Henrique Cardoso consideram o MST o principal foco de tenso social do atual governo. Chegam a avaliar que os lderes do movimento podem perder o controle sobre a organizao, com conseqncias imprevisveis. Essa avaliao fez com que o Palcio do Planalto determinasse um acompanhamento sistemtico das aes do grupo, principalmente depois do incidente do Eldorado dos Carajs(PA), em abril de 1996(...)
Trecho da reportagem MST quer manter "guerra permanente", diz governo, publicado na Folha de So Paulo no dia 30 de dezembro de 1996.

A guerra permanente exposta no texto se refere a) aos anseios de legalizao do movimento perante o governo. b) s presses para a realizao da reforma agrria no pas. c) ao desejo de impeachment sobre presidente naquele momento. d) ao receio de perda do controle dos lderes sobre a organizao.

17 De acordo com o texto abaixo, Joo Soares estava com a razo: poltica s se ganha com muito dinheiro. A comear com o alistamento, que trabalhoso e caro: tem-se de ir atrs de eleitor por eleitor, convenclos a se alistarem e ensinar tudo, at copiar o requerimento. Cabo de enxada engrossa as mos o lao do couro cru, machado e foice tambm. Caneta e lpis so ferramentas muito delicadas. A lida outra: labuta pesada, de sol a sol, nos campos e nos currais (...) Ler o qu? Escrever o qu? Mas agora preciso: a eleio vem a e o alistamento rende a estima do patro, a gente vira pessoa... PALMRIO, Mrio.Vila dos Confins.
Andr Pereira Rocha Analista Educacional PIP CBC Histria andrerochabae@yahoo.com.br

Secretaria de Estado de Educao Subsecretaria de Desenvolvimento da Educao Bsica Superintendncia de Desenvolvimento da Educao Infantil e Fundamental Superintendncia Regional de Ensino - Caxambu PIP CBC Anos Finais

As caractersticas descritas esto relacionadas ao que conhecemos na poltica brasileira como a) Coronelismo. b) Tenentismo. c) Poltica do Caf-com-Leite. d) Urbanismo e Industrializao do Brasil.

Analise o grfico abaixo.

18 O crescimento da exportao da borracha no Brasil se deu a) com a industrializao automobilstica da Europa. b) com as mudanas de investimentos dos coroneis brasileiros. c) por causa da grande produo nesse perodo. d) em razo das crises econmicas sofridas pela Europa.

19 O Convnio de Taubat, firmado com os governantes de So Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, influenciou a exportao de caf a partir do momento em que a) a queda em 1910 teve de ser vencida, com a compra de estoques do produto para elevao do preo no mercado. b) a queda em 1914 teve de ser vencida, com a compra de estoques do produto para elevao do preo no mercado. c) a grande exportao no incio da dcada de 1910 exigiu o investimento da elite na produo de uma maior quantidade do produto. d) a grande exportao no fim da dcada de 1910 exigiu o investimento da elite na produo de uma maior quantidade do produto.

Andr Pereira Rocha Analista Educacional PIP CBC Histria andrerochabae@yahoo.com.br

Secretaria de Estado de Educao Subsecretaria de Desenvolvimento da Educao Bsica Superintendncia de Desenvolvimento da Educao Infantil e Fundamental Superintendncia Regional de Ensino - Caxambu PIP CBC Anos Finais

20 Analise a obra abaixo.

Abapuru. Tarsila do Amaral, 1928. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Abaporu.jpg

A obra de Tarsila do Amaral tem o nome de Abapuru, smbolo do movimento Modernista, que a) buscava a exaltao dos sentimentos. b) desejava a criao de uma arte tpica brasileira. c) queria uma aproximao maior com a arte europeia. d) trabalhava sobre a representao exata da realidade.

Andr Pereira Rocha Analista Educacional PIP CBC Histria andrerochabae@yahoo.com.br

Secretaria de Estado de Educao Subsecretaria de Desenvolvimento da Educao Bsica Superintendncia de Desenvolvimento da Educao Infantil e Fundamental Superintendncia Regional de Ensino - Caxambu PIP CBC Anos Finais

GABARITO QUESTO 1 TPICO/HABILIDADE 16. Primeira Repblica: modernidade, grande propriedade, coronelismo e federalismo B 16.1. Conceituar oligarquia, clientelismo, coronelismo e federalismo e relacion-los como elementos constitutivos do sistema poltico oligrquico. 2 18. A Era Vargas: autoritarismo, estado e nao D GABARITO

18.5. Analisar e compreender o processo de constituio de uma nova identidade nacional ligada industrializao e centralizao do poder. 3 18. A Era Vargas: autoritarismo, estado e nao

18.4. Analisar e compreender os avanos e recuos da cidadania nesse perodo: extenso dos direitos sociais (direitos trabalhistas, ampliao do direito de voto) X cerceamento dos direitos polticos e civis (autoritarismo). 4 18. A Era Vargas: autoritarismo, estado e nao

18.6. Analisar o papel da propaganda oficial para difuso do novo iderio nacional, utilizando os meios de comunicao (rdio) e as expresses artsticas (msica, literatura, cinema). 5 18. A Era Vargas: autoritarismo, estado e nao

18.4. Analisar e compreender os avanos e recuos da cidadania nesse perodo: extenso dos direitos sociais (direitos trabalhistas, ampliao do direito de voto) X cerceamento dos direitos polticos e civis (autoritarismo). 6 18. A Era Vargas: autoritarismo, estado e nao

B 18.5. Analisar e compreender o processo de constituio de uma nova identidade nacional ligada industrializao e

Andr Pereira Rocha Analista Educacional PIP CBC Histria andrerochabae@yahoo.com.br

Secretaria de Estado de Educao Subsecretaria de Desenvolvimento da Educao Bsica Superintendncia de Desenvolvimento da Educao Infantil e Fundamental Superintendncia Regional de Ensino - Caxambu PIP CBC Anos Finais

centralizao do poder. 7 18. A Era Vargas: autoritarismo, estado e nao C 18.1. Relacionar o autoritarismo do governo Vargas com a ascenso do nazi-fascismo. 8 16. Primeira Repblica: modernidade,grande propriedade, coronelismo e federalismo C 16.3. Compreender o significado da construo de Belo Horizonte em termos da modernidade e do ideal republicano. 9 20. Avanos do capital estrangeiro e crise do populismo C 20.2. Conceituar populismo. 10 20. Avanos do capital estrangeiro e crise do populismo C

20.5. Analisar e compreender os embates poltico-ideolgicos entre direita e esquerda nos governos Jnio Quadros e Joo Goulart: o golpe militar de 1964. 11 20. Avanos do capital estrangeiro e crise do populismo

B 20.6. Compreender os motivos, os pretextos e as estratgias subjacentes ao golpe militar de 1964. 12 21. Represso, resistncia poltica e produo cultural no Brasil B

21.3. Analisar o aparato repressivo militar e paramilitar institudo pela ditadura, com apoio da sociedade civil, para eliminao dos opositores (subversivos) e sustentao do regime. 13 21. Represso, resistncia poltica e produo cultural no Brasil

A 21.5. Identificar e analisar as restries cidadania na ditadura e as limitaes aos direitos polticos e civis. 14 21. Represso, resistncia poltica e produo cultural no Brasil D

Andr Pereira Rocha Analista Educacional PIP CBC Histria andrerochabae@yahoo.com.br

Secretaria de Estado de Educao Subsecretaria de Desenvolvimento da Educao Bsica Superintendncia de Desenvolvimento da Educao Infantil e Fundamental Superintendncia Regional de Ensino - Caxambu PIP CBC Anos Finais

21.6. Analisar as mudanas no contexto econmico brasileiro durante a ditadura: internacionalizao da economia, industrializao, urbanizao, dependncia econmica e constituio de uma sociedade de consumo. 15 21. Represso, resistncia poltica e produo cultural no Brasil D 21.5. Identificar e analisar as restries cidadania na ditadura e as limitaes aos direitos polticos e civis. 16 22. Democracia e cidadania no Brasil atual

22.3. Analisar o contexto das tenses e reivindicaes sociais no Brasil atual: eleies brasileiras de 2002, o Movimento dos SemTerra (MST) e a reforma agrria; os semteto; movimento negro; a questo das polticas afirmativas. 17 16. Primeira Repblica: modernidade,grande propriedade, coronelismo e federalismo

A 16.1. Conceituar oligarquia, clientelismo, coronelismo e federalismo e relacion-los como elementos constitutivos do sistema poltico oligrquico. 18 IX.Transformaes econmicas, sociais e culturais no Brasil da Primeira Repblica A - Diversificao econmica no Brasil aliado aos processos de imigrao, urbanizao e industrializao. 19 IX.Transformaes econmicas, sociais e culturais no Brasil da Primeira Repblica A - Diversificao econmica no Brasil aliado aos processos de imigrao, urbanizao e industrializao. 20 IX.Transformaes econmicas, sociais e culturais no Brasil da Primeira Repblica B Relacionar o modernismo e a busca da nacionalidade: a Semana de Arte Moderna de 1922.

Andr Pereira Rocha Analista Educacional PIP CBC Histria andrerochabae@yahoo.com.br

Secretaria de Estado de Educao Subsecretaria de Desenvolvimento da Educao Bsica Superintendncia de Desenvolvimento da Educao Infantil e Fundamental Superintendncia Regional de Ensino - Caxambu PIP CBC Anos Finais

Andr Pereira Rocha Analista Educacional PIP CBC Histria andrerochabae@yahoo.com.br

You might also like