You are on page 1of 7

Um homem adulto, de 70kg, apresenta em seu organismo cerca de 7kg de hidrognio, 12,6kg de carbono, 2,1kg de nitrognio, 45,5kg de oxignio

(este o elemento qumico mais abundante no nosso corpo), 700g de fsforo, 175g de enxofre, 105g de sdio, 140g de potssio, 1,0kg de clcio, 35g de magnsio, 2,3g de zinco e 4,2g de ferro.

Metais essenciais no organismo humano


Olhando em particular para as suas funes no corpo humano, os metais que se destacam so o clcio, o sdio e o potssio e o ferro. Mas alm destes que so os que so necessrios em maiores quantidades existem outros como o crmio, o mangans, o cobalto, o nquel, o cobre e o molibdnio que apesar de em menos quantidades so tambm essenciais para o bom funcionamento do corpo humano.

Clcio
o metal mais abundante no corpo humano e um componente vital para a constituio ssea. A maior parte do clcio (90%) armazenada nos ossos, ocorrendo trocas constantes entre o sangue, tecidos e ossos. Para alm dos ossos o clcio est tambm presente no esmalte dos dentes na forma de hidroxiapatita, Ca5(PO4)3(OH). No entanto o clcio no apresenta funes s ao nvel da constituio ssea. Juntamente com o sdio e o potssio tem uma funo metablica importante nas contraces musculares e na transmisso nervosa. Interfere tambm nos processos de transcrio e activao de genes, na coagulao do sangue e na respirao celular. Defice Osteopenia e osteoporose os ossos se deterioram e h um aumento do risco de fracturas (quando h falta de clcio na corrente sanguneo o organismo tenta repor esse clcio retirando dos ossos). Agitao, unhas quebradias, propenso a cries, depresso, hipertenso, insnia, irritabilidade, dormncia no corpo e palpitaes. Excesso Pedras nos rins aglomerados de oxalato de calcio [este tipo de formao mais comum em decorrncia da ingesto de clcio de origem mineral (presente no solo e consequentemente na gua de determinadas regies)]. Reduao de outros metais como o magnesio. Anorexia, dificuldade de memorizao, depresso, irritabilidade e fraqueza muscular.

Ilustrao 1 - Osteoporose

Sdio e potssio
So essencias para o funcionamente da bomba de sdio (balano osmotico das membranas celulares) e potassio e juntamente com o clcio e o manganes regulam o bom funcionamento dos nervos e dos musculos. A coordenaao entre o sistema nervoso e a musculatura depende da existencia nestes orgaos de uma porao semelhante de ioes sodio e potassio. Para alm disto o sdio tambm actua como cofactor de diferentes sistemas enzimaticos. Assim, a falta de sodio conduz reduao da sintese de proteinas e da gordura e a uma desordem no desenvolvimento da massa corporal. O excesso de sdio (provocado por exemplo pela ingestao de demasiado sal de mesa afecta o equilibrio que este deve manter com o potassio, causando asssim problemas de hipertenso e disturbios cardiacos.
Ilustrao 2 Funcionamento da bomba de sdio e potssio.

O potssio tem um papel importante para o relaxamento muscular, para a secreo de insulina atravs do pncreas e para conservao do equilbrio cido/base. Em caso de carncias, a falta de potssio pode causar problemas de ritmo cardaco e debilidade muscular.

Ferro
o metal de transiao presente em maior quantidadeno nosso organismo, este metal essencial no combate anemia e desnutriao infantil. Para alm de antioxidante tambm um constituinte essencial da hemoglobina, da mioglobina (absoro e transporte de oxignio) e de um grande numero de enzimas. armazenado nos tecidos para ser fornecido em quantidades adequadas s necessidades do corpo. Existem dois tipos de ferro que podem ser encontrado nos alimentos:
Ilustrao 3 Molcula de hemoglobina.

O ferro heme - presente nos alimentos de origem animal e contem uma alta biodisponibilidade. Por isso que a carne proporciona mais ferro que os alimentos de origem vegetal. Outros alimentos que so fontes de ferro heme, so: fgado, peixes, fgado, vsceras. A absoro do ferro heme pelo organismo de 15 a 35% . O ferro no heme - aquele que menor absorvido pelo organismo. Est presente nos vegetais (principalmente os verde escuros), cereais, leguminosas, razes. Para ser apropriadamente absorvido deve ser ingerido junto com alimentos ricos vitamina C.

O excesso pode originar: Acumulao anormal de ferro no fgado que conduz siderose. Hemocromatose -doena gentica em que se verifica uma excessiva absoro de ferro. Disfunes neurolgicas, como Alzheimer. A carencia de ferro resulta numa anemia ferropriva (atraso no crescimento nas crianas, cansao extremo, dificuldade de aprendizagem, fraqueza, sono, falta de apetite, infeces. frequentes, devido a baixa da
Ilustrao 4 Sintomas na anemia.

imunidade).

O cobre, o cobalto, o mangans e o molibdnio so conhecidos por serem componentes essenciais das enzimas.

Cobre
Com o ferro e o cobalto, participa na formao da hemoglobina e activa a vitamina C. armazenado no fgado que o liberta associado a diversas hormonas. A deficincia de cobre rara mas quando existe traz graves complicaes como anemia cronica e aparecimento de artrites.

Ilustrao 5 Artrite.

Cobalto est presente na vitamina B12, que actua na preveno da anemia.


- Favorece o desenvolvimento dos glbulos vermelhos. CARNCIA - Problemas relacionados vitamina B12 EXCESSO - Papeira, cardiopatia

Mangans
Intervm como co-factor da vitamina B1 e no metabolismo dos hidratos de carbona, tambm um componente essencial de duas enzimas mitocondriais importantes. Carncia: perda de peso, fragilidade ssea, dermatite, degenerao do ovrio ou testculos e anormalidades nas mitocndrias.

Excesso: anorexia, alucinaes, dificuldade de memorizao, insnia e dores musculares.

Magnsio
um electrlito essencial para o organismo, sendo o segundo maior catio intracelular. Tem funes importantes como co-factor em diversos sistemas enzimticos, est envolvido na transferncia de fosfatos e atua conjuntamente com o clcio na contractilidade muscular e transmisso neuronal. Carncia: endurecimento das artrias e calcificao nas cartilagens, articulaes e vlvulas cardacas, osteoporose; Excesso: rubor facial, hipotenso, fraqueza muscular, nuseas, insuficincia respiratria, boca seca e sede crnica.

Zinco
um dos constituintes de cerca de 300 enzimas envolvidas em imensas funes do corpo, incluindo as enzimas envolvidas na expresso gnica, sendo importante para a regenerao de tecidos feridos. Intervm tambm no metabolismo das protenas, colabora para um funcionamento do sistema imunolgico e estimula a absoro de vitamina A. Est tambm ligado a percepes do sabor e do olfacto. Carncia: perda de apetite e do paladar, atrasos no crescimento nas crianas e adolescentes, dificuldade de cicatrizao de feridas e leses na pele, proteco imunitria diminuda. Excesso: txico, envenenamento, vmitos, febre, nuseas. Compete com outros minerais na absoro intestinal.
Ilustrao 6 Um dos alimentos onde possvel encontrar grande quantidade de zinco.

Crmio
essencial para a manuteno do metabolismo normal da glicose, como um co-factor para a activao da insulina. Importante tambm no equilbrio dos nveis de colesterol. Compostos de crmio no estado de oxidao +6 so muito oxidantes e so cancergenos

Ilustrao 7 Dermatite.

Carncia: ansiedade, fadiga e problemas de crescimento. Excesso: dermatites, lcera, problemas renais e hepticos.

Metal
Clcio Sdio Potssio Ferro Cobre Cobalto Mangans

Fontes Dietticas
Leite e seus derivados. Carne, manteiga e peixe. Frutos secos, carnes, vegetais e peixe. Carne, fgado, peixe, ervilhas, feijo, uvas, ameixas secas. Nozes, fgado, marisco. Carne, produtos lcteos. Nozes, fruta, vegetais e cereais integrais.

Molibdnio Carne, folhas verdes de vegetais. Magnsio Cereais e verduras.

Fontes dietticas

Zinco Crmio

Carne, fgado, ovos e marisco. Carne, cerveja e farelos.

You might also like