You are on page 1of 3

Voto Secreto, Opinio Pblica e Democracia

Fbio Wanderley Reis As absolvies, em vrios casos contra as recomendaes do prprio Conselho de tica, de parlamentares envolvidos nas denncias de corrupo tm ensejado, no surpreendentemente, manifestaes indignadas. Como consequncia, surge com insistncia a proposta de acabar com o voto secreto no Congresso, de maneira a tornar as decises dos parlamentares mais sensveis opinio pblica. H, contudo, equvocos e perigos importantes na tendncia, que assim se manifesta de novo, a tomar como sacrossanta a opinio pblica, ou a voz das ruas de que muito se falou anos atrs. Naturalmente, no cabe admitir o cerceamento ou a represso, em que ditaduras de tipos diversos sempre se empenham, da livre manifestao e circulao das idias e opinies. A estrepitosa derrocada dos regimes de socialismo autoritrio no momento em que se difundiu a percepo de que o apoio com que contavam era na verdade reduzido deixa ver a lgica subjacente tenso entre ditadura poltica e opinio pblica, mostrando o sentido em que a voz das ruas indispensvel democracia. Mas h um outro lado. Ele se liga com a idia simples de que, afinal, o voto secreto uma conquista democrtica. Quando se trata do cidado-eleitor, ningum questiona que ele deva estar protegido de presses e possa manifestar sua preferncia pessoal autntica, seja qual for a opinio pblica. Ora, pretender algo diferente para o caso do parlamentar no exerccio de sua atividade significa entender a relao parlamentar-eleitor como envolvendo o chamado mandato imperativo, em que o parlamentar simplesmente faria o que os eleitores quisessem a cada momento. Esse entendimento no s invivel, supondo a operao gil e eficaz de mecanismos de democracia direta quando o que temos , com boas razes, a democracia representativa e constitucional; ele tambm normativamente indesejvel.

Assim, no h razo para considerar sempre legtimas as presses da opinio pblica, ou para defender que o parlamentar se submeta, sem mais, a elas. Pois, do ponto de vista do ideal democrtico, muitas vezes elas no redundam seno em desvios patolgicos, ilustrados na psicologia de multides e no efeito de manada, ou na atmosfera assemblesta e na tendncia ao conformismo e supresso da divergncia. Sem falar da manifestao supostamente mais amena da mesma patologia sob a forma da idia do politicamente correto, levando a que, como tm mostrado as pesquisas, muitos procurem ocultar sua incorreta opinio verdadeira eventualmente mesmo em situaes nas quais a opinio tida como consensual ou dominante de fato minoritria, justamente o engano de que tratam de valer-se as ditaduras. sem dvida desejvel que se tenha a convergncia bsica de disposies e opinies em torno dos valores democrticos, ou a criao, propriamente, de uma cultura democrtica. Mas o risco de que esse desiderato se exceda na direo da presso indevida ao conformismo, ou ocasionalmente na defesa da f compartilhada, no pode ser ignorado. Alm disso, as presses da opinio pblica no so as nicas a ameaar o voto aberto. Deixando de lado interesses poderosos e talvez escusos, ou os riscos mais srios a que o parlamentar se pode expor em circunstncias especiais, h tambm, afinal, as presses dos seus prprios pares. Lembremos que a ateno para tais presses esteve presente, em defesa do voto secreto, em verses anteriores do mesmo debate sobre cassao de parlamentares. A indagao que surge clara. Queremos que a deciso do parlamentar sobre assuntos variados seja apenas uma espcie de resultante de presses diversas que se faam sentir sobre ele? Ou o que cabe esperar antes que o parlamentar decida ponderando judiciosamente as razes envolvidas e, eventualmente, o interesse maior da coletividade? Claro, os parlamentares sem carter que com frequncia elegemos no correspondero nunca a essa imagem benigna. Mas a aposta iludida nas virtudes da opinio pblica no , por si mesma, soluo para tais casos. E acabaria por levar-nos, quem sabe, a pretender que o Executivo, por seu turno, administrasse o pas com base em pesquisas de opinio.

Finalmente, as decises se referem, no debate atual, ao julgamento e punio de colegas. evidente que as presses corporativas sero mais intensas neste caso. Se isso, em si, ruim, torna-se pior ao constranger ainda mais o parlamentar a aderir sem restries ao clamor punitivo, se quiser escapar pecha de fazedor de pizza. O que seria necessrio retirar tais decises das mos dos prprios parlamentares e encaminh-las Justia. Em princpio, essa recomendao no afetada pelas reservas h pouco manifestadas pelo ministro Joaquim Barbosa quanto regra do foro privilegiado e as dificuldades do Supremo Tribunal Federal.

Folha de S.Paulo, 26/4/2006

You might also like