You are on page 1of 37

APRENDIZAGEM E MEMRIA

Somos aquilo que recordamos (Ivn Izquierdo)

APRENDIZAGEM: o processo atravs do qual ns adquirimos conhecimento sobre o mundo.

MEMRIA: o processo pelo qual o conhecimento codificado, retido e, posteriormente, evocado ou recuperado.

PRINCIPAIS CATEGORIAS QUALITATIVAS PARA A MEMRIA HUMANA

MEMRIA DECLARATIVA: o armazenamento (ou evocao) do material que est disponvel para a conscincia e pode, portanto, ser expresso mediante a linguagem (por isso declarativa. Ex.: capacidade de recordar de um nmero de telefone, de uma cano ou das imagens de algum evento passado.

MEMRIA NO-DECLARATIVA OU DE PROCEDIMENTOS: a memria que no est disponvel percepo consciente, pelo menos no de forma detalhada. Tais memrias envolvem habilidades e associaes que so, em geral, adquiridas e evocadas em um nvel inconsciente. Ex. lembrar como se toca um instrumento musical, como se anda de bicicleta.

PRINCIPAIS CATEGORIAS TEMPORAIS PARA A MEMRIA HUMANA


Memria de trabalho ou imediata ou sentido do presente (pode durar fraes de segundos ou at vrio segundos) Memria de curta durao (dura no mximo 6 horas) Memria de longa durao (dias ou anos)

A memria de trabalho retm as informaes na medida em que essas vo aparecendo, essencialmente online ou por um curto tempo a seguir. Serve para gerenciar a realidade. Se diferencia das demais porque no deixa traos e no produz arquivos. Um bom exemplo o da terceira palavra da frase anterior; todos a retiveram s o tempo suficiente para entender essa frase, e talvez a seguinte. A essa altura, j a perderam; se no voltarem atrs para rel-la, no a recordaro.

PRINCIPAIS CATEGORIAS TEMPORAIS PARA A MEMRIA HUMANA

Memria de trabalho ou imediata ou sentido do presente (pode durar fraes de segundos ou at vrio segundos)

Memria de curta durao (dura no mximo 6 horas)

Memria de longa durao (dias ou anos)

A memria de curta durao dura no mximo seis horas e serve ao propsito de um albergue provisrio para a informao que depois poder ou no ser armazenada como memria mais estvel ou permanente.

Discutiu-se durante mais de um sculo se a memria de curta durao simplesmente uma fase inicial da memria como um todo ou se a memria de curta e a de longa durao envolvem processos paralelos e at certo ponto independentes. A segunda resposta a correta. A memria de curta durao requer as mesmas estruturas nervosas que a de longa durao, mas envolve mecanismos prprios e distintos (Izquierdo et al, 1998a, b e 1999).

Importncia da Associao para o Armazenamento da Informao

ESQUECER FISIOLGICO?

Tudo que aprendemos armazenado permamentemente na mente, embora algumas vezes detalhes particulares no sejam acessveis. Essa afirmativa verdadeira?

ESQUECER FISIOLGICO?

Talvez o aspecto mais notvel da memria o esquecimento (James McGaugh, Universidade de Califrnia em Irvine).

AMNSIA: perda grave da memria ou da


capacidade de aprender

Em que lugar do crebro esto armazenadas nossas memrias? Quais os mecanismos celulares ou moleculares envolvidos?

Circuito reverberativo

reas corticais de associao .

reas corticais para-hipocampal e rinal

Hipocampo

Frnix

Tlamo e hipotlamo

Fig.: Fluxo de informao atravs do lobo temporal medial.

As memrias com contedo emocional forte so gravadas com participao das vias nervosas que regulam as emoes (principalmente a amgdala), que agem estimulando vias enzimticas do hipocampo e outras regies a ele ligadas. Essas vias estimulam indiretamente a formao de novas sinapses como sustentculo dessas memrias e essas costumam, assim, persistir muitos meses ou anos (Izquierdo et al., 2006). Fora dessas memrias, as demais, no entanto, duram pouco tempo; e se no repetidas (se no revividas), desaparecem por falta de uso. A falta de uso causa atrofia das sinapses (Eccles, 1957), e isso explica porque as memrias nunca lembradas, assim como os movimentos no mais feitos ou os pensamentos nunca mais revisitados, desaparecem.

Mecanismos celulares da memria de curta durao

- Modulao plstica dos canais inicos e outros substratos proticos pela ao de segundos mensageiros citoplasmticos (como o AMPc); - Alterao dinmica devido recirculao de impulsos em uma cadeia neuronal fechada (circuitos reverberativos).

Potenciao de longa durao (long-term potentiation LTP).

Mecanismos celulares da memria a longa durao


Numerosos trabalhos demonstram que na construo de uma memria de longa durao so necessrias a expresso gnica e a sntese protica nas primeiras trs a seis horas, no hipocampo ou em outras regies vinculadas a esse processo (Cammarota et al., 2003; Izquierdo et al., 2006).

Todas as caractersticas morfolgicas e funcionais de reas corticais sofrem alteraes importantes em funo da mera exposio e da interao com ambientes que fornecem diversidade de estmulos (Rosenzweig, 1996).

Experincias realizadas com ratos pela Dra. Marian Diamond, neuroanatomista americana, demonstram que os animais criados em gaiolas cheias de brinquedos tais como bolas, rodas, escadas, rampas entre outros, apresentaram neurnios corticais com maiores rvores dendrticas, somas mais desenvolvidos e axnios mais ramificados.

A memria a funo cerebral que mais se encaixa com o dito de que a funo faz o rgo. Se praticada intensamente, a memria como funo no esmorece; se no recordada, dissolve-se no esquecimento.

A melhor forma de manter viva a memria, em geral, por meio da leitura (Izquierdo, 2002). A melhor forma de manter viva cada memria em particular recordando-a. Como isso nem sempre possvel, e certamente no desejvel, devemos nos aprimorar na prtica da arte de esquecer, to cantada pelos poetas.

Como Melhorar a Sua Memria


Estimular a memria. Utilize ao mximo a sua capacidade mental. Desafie o novo. Aprenda novas habilidades. Se voc trabalha em um escritrio, aprenda a danar. Se for um danarino, aprenda a lidar com computador; se trabalhar com vendas, aprenda a jogar xadrez; se for um programador, aprenda a pintar. Isto poder estimular os circuitos neurais do seu crebro a crescerem. Prestar ateno. No tente guardar todos os fatos que acontecem, mas focalize sua ateno e se concentre naquilo que voc achar mais importante, procurando afastar de si todos os demais pensamentos.Exerccio: pegue um objeto qualquer, por exemplo, uma caneta e se concentre nela. Pense sobre suas diversas caractersticas: seu material, sua funo, sua cor, sua anatomia, etc. No permita que nenhum outro pensamento ocupe a sua mente enquanto voce estiver concentrado na caneta.

Relaxar. impossvel prestar ateno se voc estiver tenso ou nervoso. Exerccio: prenda a respirao por dez segundos e v soltando-a lentamente. Associar fatos a imagens. Aprenda tcnicas mnemnicas. Elas so uma forma muito eficiente de memorizar grande quantidade de informao. Visualizar imagens. Veja as figuras com os "olhos da mente". Exerccio: Feche os olhos e imagine um bife frito, grande e suculento. Sinta o o aroma e a maciez da carne. Imagine-se cortando a carne com uma faca e um garfo e soboreando-a. Se a sua boca se encheu de gua enquanto voc visualizou esta cena, ento voc fez um bom trabalho! Faa exerccios com outros objetos como: um prato de sopa, uma taa de sorvete, uma torta de chocolate, em uma sala de dentista, em uma sala de exame, etc.

Alimentos. Algumas vitaminas so essenciais para o funcionamento apropriado da memria: tiamina (vitamina B1), cido flico e vitamina B12. So encontradas no po e cereais, vegetais e frutas. gua. A gua ajuda a manter bem funcionante os sistemas da memria, especialmente em pessoas mais velhas. De acordo com a Dra.Turkington, a falta de gua no corpo tem um efeito direto e profundo sobre a memria; a desidratao pode levar a confuso e outros problemas do pensamento. Sono. Afim de se conseguir uma boa memria, fundamental que se permita sono suficiente e descanso do crebro. Durante o sono profundo, o crebro se desconecta dos sentidos e processa, revisa e armazena a memria. A insnia leva a um estado de fadiga crnica e prejudica a habilidade de concentrar-se e armazenar informaes. Dicas, tais como: tomar notas, organizar-se, usar um dirio, manter-se em forma, check up regular da sade, etc

Lobo Frontal

Lobo Parietal

Lobo Temporal

Lobo Occipital

REAS DE ASSOCIAO DO CRTEX CEREBRAL


75% do crebro humano Crtex de Associao

Crtex Associativo Parietal: importante para a percepo de estmulos complexos nos ambientes externo e interno.Leses: dficits de ateno. Crtex Associativo Temporal: importante para a identificao da natureza de tais estmulos. Leses: dficits de reconhecimento. Crtex Associativo Frontal: importante para o planejamento de respostas comportamentais adequadas para os estmulos. Leses: deficincias no planejamento.

A funo do crtex frontal foi inicialmente sugerida por um acidente dramtico ocorrido no sc. XIX, quando um basto de socar dinamite foi lanado atravs da parte frontal do encfalo de um operrio de viao frrea chamado Phineas Gage. Surpreendentemente, Gage sobreviveu, e os problemas comportamentais que surgiram estimularam muitas das primeiras reflexes acerca das funes complexas do encfalo. Esta ilustrao uma reconstruo da trajetria do basto, baseada no crnio de Gage, mantido no Museu Warren, na Escola de Medicina de Harvard.

You might also like