You are on page 1of 2

Atos administrativos Prof.

Barney Bichara
Diferentes categorias jurdicas que entram no assunto: - Fato da administrao: acontecimento irrelevante. - Fato administrativo: existem diferentes opinies, a doutrina clssica (Oswaldo Aranha) diz que corresponde a acontecimentos/atos materiais realizados no exerccio da funo administrativa. O fato simplesmente ocorre, no declara, nem diz nada. Ex: municpio decide demolir um prdio que ir cair, a administrao pblica decide praticar um ato administrativo para declarar que preciso demolir o prdio. Ir l e explodir o prdio um ato material, portanto um fato administrativo. (O ato diz, o fato ocorre)

O Estado uma pessoa jurdica de direito pblico que exerce atividades essenciais sociedade e ao funcionamento do prprio Estado: - funo legislativa: gerar e produzir o direito, atribuda principalmente ao poder legislativo; - funo jurisdicional: consiste em aplicar lei ao caso concreto para resolver conflito social com fora de definitividade atribuda principalmente ao poder judicirio; - funo administrativa: consiste em aplicar a lei ao caso concreto para realizar os fins do Estado e a vontade estatal, nunca ser definitiva e imutvel. Essa funo atribuda ao poder executivo. - funo poltica e de governo: definir os fins do Estado. Tudo isso importante para entender que o ato administrativo praticado para realizar uma das funes do Estado, a funo administrativa anteriormente definida. importante lembrar que quem exerce com primazia o poder executivo. Os outros poderes atipicamente realizam atos administrativos (ex: poder judicirio realizando concurso pblico para magistrados). Atos da administrao Expresso ampla para abranger os atos da administrao, diferentes enfoques para definir. So todos os atos praticados pela administrao pblica e, portanto, pelo Poder Executivo. No interessa se o ato regido pelo poder pblico ou privado, geral, individual, bilateral, unilateral, produzir efeito jurdico ou no. Dentro desse grande universo tenho o ato administrativo. Ato administrativo Pode ser um conceito amplo ou restrito. Conceito amplo: sentido amplo, toda declarao do Estado ou de quem lhe faa as vezes. Inferior a lei, para cumprir a lei, regida pelo direito pblico e sujeita a apreciao do Poder Judicirio. Conceito restrito: declaraes unilaterais que produzem efeitos imediatos. O ato pode ser visto no que toca a sua perfeio (completou seu ciclo), validade (dentro da lei) ou eficcia (apto a produzir efeitos), uma caracterstica no exclui a outra elas esto juntas porque se referem mesma coisa. Trs dimenses do ato administrativo Perfeio: todas as etapas que a lei previa foram cumpridas e, portanto, o ato cumpriu seu ciclo de formao, se o ato ainda no est perfeito no pode produzir seus efeitos; Validade: diz respeito conformidade do ato com o ordenamento jurdico, necessrio que alm da legislao seja observado os princpios jurdicos.

Eficcia: aptido do ato para produzir seus efeitos jurdicos tpicos. - Posso ter um ato perfeito, invlido e eficaz porque enquanto no for declarada a invalidade do ato o tenho como se fosse vlido. - Perfeito, vlido e ineficaz porque no produziu seus efeitos prprios (ex: pode ter prazo para valer) Antes de tudo o ato tem que ser perfeito. Atributos/Caractersticas/Qualidades do ato administrativo Essa declarao do estado tem caractersticas: - Presuno de legitimidade e veracidade (nica caracterstica presente em todos os atos): significa que o ato administrativo presume-se verdadeiro, se a administrao diz que aquele fato que originou o ato presume-se verdadeiro e que ele aconteceu, essa presuno diz respeito conformidade do ato com a lei, presume-se que foi praticado pelo sujeito competente, na forma prescrita, na forma da lei, objetivando a finalidade da lei. A presuno vale at que prove o contrrio, relativa. Ex: multa de trnsito. - Imperatividade: coercibilidade ou poder extroverso, o ato administrativo se impe ao seu destinatrio criando um dever/obrigao mesmo que o destinatrio no aceite, ele sai do universo da administrao e cria uma obrigao a um terceiro. - Auto-executoriedade: pode ser praticado diretamente pela administrao porque se presume verdadeiro e legtimo, no preciso pedir ao juiz para apreciar a legalidade do ato. Existe quando a lei estabelece ou quando as circunstncias do cargo exigir. - Tipicidade (no existe em todos): corresponde a figuras jurdicas pr-ordenadas e tpicas de modo que cada ato que a administrao pretende alcanar h um ato administrativo tpico previsto em lei.

You might also like