You are on page 1of 11

16 PROVA ESPECFICA Cd.

18

QUESTO 31 De acordo com o PNI Programa Nacional de Imunizao, so verdadeiras as seguintes recomendaes, EXCETO: a) Ao nascer, deve ser aplicada a primeira de 3 doses da BCG. b) Ao nascer, deve ser aplicada a primeira de 3 doses da vacina contra a hepatite B. c) Aos 6 meses de idade, finalizado o esquema de vacinao contra a hepatite B. d) Aos 9 meses de idade, recomenda-se fazer a dose nica da vacina contra febre amarela. QUESTO 32 Sobre a vacina contra Haemophilus influenzae tipo b, assinale a afirmativa VERDADEIRA: a) b) c) d) Pode ser congelada. Est indicada a partir dos 60 anos. Sua via de administrao subcutnea. constituda de polissacardeo capsular conjugado a protena carreadora.

QUESTO 33 Sobre a vacina trplice composta de toxide diftrico, toxide tetnico e Bordetella pertussis inativada em suspenso, CORRETO afirmar: a) b) c) d) Sua via de administrao subcutnea. Pode ser usada at os 10 anos de idade. Est indicada a partir de 120 dias de vida. O intervalo mnimo entre as doses de 30 dias.

QUESTO 34 Sobre a vacina contra a febre amarela, correto afirmar, EXCETO: a) b) c) d) constituda de vrus vivos atenuados. Sua via de administrao IM profunda. Seus efeitos adversos mais comuns so cefalia, dor e febre. Est indicada a partir dos 6 meses de idade em reas endmicas, com casos humanos.

Mais arquivos em: http://materialenfermagem.blogspot.com

17

QUESTO 35 Para os servios de controle de infeco hospitalar, importante obter a classificao da ferida operatria quanto ao risco de infeco. Dentro desse contexto, as afirmativas abaixo esto corretas, EXCETO: a) Cirurgia contaminada aquela com presena de pus no stio cirrgico, ou quando h perfurao de vscera oca. b) Cirurgia potencialmente contaminada aquela que em h um potencial de contaminao a partir da penetrao em tecido de difcil descolonizao. c) Cirurgia limpa aquela que ocorre sem falhas da tcnica assptica e quando no h penetrao do trato respiratrio, gastro-intestinal, genitourinrio e da orofaringe. d) Cirurgia infectada aquela com presena de infeco no stio, pus, corpo estranho por trauma penetrante ou com presena de microbiota incomum quele stio e/ou patolgica. QUESTO 36 As lceras podem ser classificadas quanto ao seu estgio, de acordo com vrios autores, dependendo do grau de profundidade e acometimento do tecido. Essas classificaes, de acordo com a apresentao clnica, esto corretas, EXCETO: a) Estgio I Perda de fina camada da pele, envolvendo a derme Apresenta-se com pele hiperemiada com presena de bolhas, e a dor aguda um achado freqente. b) Estgio II - Perda de fina camada da pele, envolvendo a epiderme e/ou derme Pele hiperemiada com presena de bolhas que podem ou no estar rompidas, e dolorida. c) Estgio III - Perda significativa de pele, envolvendo leso de subcutneo at a fscia lcera superficial com margens bem definidas, geralmente com exsudato. d) Estgio IV Perda significativa da pele, com extensa destruio e necrose do tecido celular subcutneo at osso lcera profunda, com tecido necrtico, exsudao e infeco. QUESTO 37 Em ambiente pr-hospitalar, o tratamento do choque hipovolmico devido a hemorragia deve priorizar; EXCETO: a) b) c) d) Compresso local da ferida sangrante. Garroteamento 15 cm acima do local sangrante. Infuso de soluo cristalide para reposio rpida. Puno de dois acessos venosos perifricos calibrosos.

Mais arquivos em: http://materialenfermagem.blogspot.com

18

QUESTO 38 A principal emergncia peditrica que mais comumente pode desencadear a parada cardiorrespiratria na criana : a) b) c) d) Distrbio metablico levando alcalose. Distrbio cardaco levando fibrilao ventricular. Distrbio respiratrio/ventilatrio levando hipxia. Distrbio renal levando insuficincia renal aguda.

QUESTO 39 Sobre as possibilidades de utilizao da taxonomia proposta pela NANDA para instrumentalizao e viabilizao da SAE (Sistematizao da Assistncia de Enfermagem), CORRETO afirmar: a) Dentro da atuao em ateno, vivel/til somente nos centros de sade para detectar as alteraes/problemas de enfermagem que necessitem de interveno especfica. b) O uso de uma taxonomia como esta garante a implantao da SAE, por si s, autenticando o servio e garantindo respaldo legal para as aes desempenhadas pelo enfermeiro. c) impossvel de ser utilizada em programas de sade da famlia, pois trata basicamente de diagnsticos de doena sendo, portanto, til somente para situaes de recuperao da sade. d) passvel de ser utilizada na sade pblica e nos programas de sade coletiva por possuir eixos que definem situaes de bem estar (sade) e unidade de cuidado (indivduo, famlia, comunidade).

Mais arquivos em: http://materialenfermagem.blogspot.com

19

QUESTO 40 O trabalho de denominao e classificao das intervenes de enfermagem que se iniciou no fim da dcada de 80, nos EUA, se caracteriza pela continuidade. Teve como impulso o trabalho da NANDA, porque, quando formulado um diagnstico de enfermagem, o enfermeiro tem o dever de fazer algo sobre ele. (DOCHTERMAN, BULECHEK e CHIANCA, 2003). Sobre a classificao das intervenes de enfermagem (NIC), CORRETO afirmar: a) Pode ser considerada como um conjunto de respostas do indivduo, da famlia ou da comunidade aos processos vitais, problemas reais ou potenciais de sade. b) O foco de preocupao das intervenes o mesmo do diagnstico de enfermagem, ou seja, o paciente. c) Visa patentear as intervenes de enfermagem, garantindo legalmente ao enfermeiro a execuo das mesmas. d) A interveno pode ser definida como qualquer tratamento, baseado no julgamento e no conhecimento clnico, que o enfermeiro realiza para melhorar os resultados do paciente/cliente. QUESTO 41 So atribuies das unidades bsicas de sade do SUS de todos os municpios do pas para o controle da tuberculose, segundo o Manual Tcnico para o Controle da Tuberculose do Ministrio da Sade, 2001, EXCETO: a) b) c) d) Acompanhar e tratar os casos confirmados nas UBS. Aplicar a vacina BCG somente populao especial. Treinar os recursos humanos da unidade bsica de sade. Coletar material para a pesquisa direta de bacilos lcool cido resistentes (BAAR) no escarro.

QUESTO 42 A infeco pelo bacilo da tuberculose pode ocorrer em qualquer idade, mas no Brasil geralmente acontece na infncia. Nem todas as pessoas expostas ao bacilo da tuberculose se tornam infectadas. A probabilidade de que a TB seja transmitida depende de alguns fatores, segundo o Manual Tcnico para o Controle da Tuberculose, 2001, EXCETO: a) b) c) d) Do tipo de ambiente em que a exposio ocorreu. Da durao da exposio. Das gotculas infectadas inaladas ficarem no trato respiratrio superior. Da contagiosidade do caso ndice (doente bacilfero fonte da infeco).

Mais arquivos em: http://materialenfermagem.blogspot.com

20

QUESTO 43 De acordo com o guia do Ministrio da Sade para controle da hansenase, 2002, todas as afirmativas esto corretas, EXCETO: a) Tubrculo uma designao de leso em desuso, significava ppula ou ndulo que evolui deixando cicatriz. b) A hansenase manifesta-se atravs de leses de pele que, algumas vezes, apresentam diminuio ou ausncia de sensibilidade. c) Ndulo uma leso slida, circunscrita, elevada ou no, de 1 a 3 cm de tamanho. um processo patolgico que se localiza na epiderme, derme e/ou hipoderme. d) As leses podem estar localizadas em qualquer regio do corpo e podem acometer a mucosa nasal e a cavidade oral. Porm, com maior freqncia, ocorrem na face, orelhas, ndegas, braos, pernas e costas.

QUESTO 44 De acordo com a portaria GM/MS 2.048, de 05/11/02, considerada desejvel, mas no obrigatria, a existncia das seguintes reas fsicas para a adequada estruturao das Unidades No Hospitalares de Atendimento de Urgncia, EXCETO: a) b) c) d) Consultrio odontolgico. Sala para Assistente Social. Sala para Atendimento Psicolgico. Sala de recepo e espera (com sanitrios para usurios).

QUESTO 45 De acordo com a resoluo 272/02 do COFEN, em seus artigos 2 e 3, a implementao da Sistematizao da Assistncia de Enfermagem - SAE - deve ocorrer em toda instituio da sade, pblica e privada, e ser registrada formalmente no pronturio do paciente/cliente/usurio, devendo ser composta por, EXCETO: a) b) c) d) Exame fsico. Histrico de Enfermagem. Diagnstico de Enfermagem. Avaliao das intervenes de enfermagem.

Mais arquivos em: http://materialenfermagem.blogspot.com

21

QUESTO 46 So diretrizes essenciais da Poltica Nacional de Sade do Idoso, EXCETO: a) b) c) d) Promoo do envelhecimento saudvel. Ampliao do nmero de instituies de longa permanncia para idosos. Manuteno e melhoria, ao mximo, da capacidade funcional dos idosos. Preveno de doenas, recuperao da sade e reabilitao da capacidade funcional restringida dos idosos.

QUESTO 47 Segundo a cartilha da Poltica Nacional de Humanizao (PNH), colocar em ao o acolhimento como diretriz operacional requer uma nova atitude de mudana no fazer em sade e implica, EXCETO: a) protagonismo dos sujeitos envolvidos no processo de produo de sade. b) elaborao de projeto teraputico individual e coletivo com horizontalizao por linhas de cuidado. c) reorganizao do servio de sade, de modo a priorizar a escuta e resoluo dos problemas do usurio a partir de uma abordagem focada na especializao. d) uma postura de escuta e compromisso em dar respostas s necessidades de sade trazidas pelo usurio que inclua sua cultura, seus saberes e capacidade de avaliar riscos.

QUESTO 48 So objetivos da Poltica Nacional de Ateno Integral Sade da Mulher, EXCETO: a) Ampliar e qualificar a ateno clnico-ginecolgica, exceto s mulheres portadoras de infeco pelo HIV e outras DST, uma vez que estas se enquadram em polticas especficas. b) Promover a ateno s mulheres e adolescentes em situao de violncia domstica e sexual. c) Implantar um modelo de ateno sade mental das mulheres sob o enfoque de gnero. d) Reduzir a morbimortalidade por cncer na populao feminina.

Mais arquivos em: http://materialenfermagem.blogspot.com

22

QUESTO 49 O manejo adequado das crianas com diarria aguda , segundo as diretrizes de assistncia e controle das doenas diarricas do Ministrio da Sade, a principal estratgia para reduzir a mortalidade neste tipo de agravo. So componentes importantes a serem observados na abordagem, EXCETO: a) Ensinar a famlia a reconhecer os sinais da desidratao. b) Preveno e tratamento da desidratao, com a oferta de lquidos e eletrlitos, uma vez que a absoro destes se mantm durante a diarria. c) Indicao de antibiticos, uma vez que a diarria aguda de qualquer etiologia e em qualquer idade no , na maioria das vezes, um processo auto-limitado. d) Manuteno da alimentao da criana durante e aps o episdio diarrico, impedindo-se assim a deteriorao do estado nutricional da mesma, bem como a regenerao do epitlio intestinal.

QUESTO 50 De acordo com a Poltica de Educao e Desenvolvimento para o SUS, do Ministrio da Sade, correto afirmar, EXCETO: a) A educao permanente parte do pressuposto da aprendizagem significativa (que promove e produz sentidos). b) A educao permanente aprendizagem no trabalho, na qual o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizaes e ao trabalho. c) O enfrentamento criativo das situaes de sade e a melhora permanente da qualidade do cuidado sade so algumas das conquistas que podem ser propiciadas pela adoo da educao permanente. d) A lgica ou o marco conceitual,de onde se parte para propor a educao permanente o de aceitar que a formao e o desenvolvimento devem-se fazer de modo centralizado, horizontal e por categoria profissional.

Mais arquivos em: http://materialenfermagem.blogspot.com

23 QUESTO 51 As afirmativas abaixo se referem a alguns dos princpios relacionados teraputica medicamentosa necessrios atuao do enfermeiro. Assinale a afirmativa FALSA: a) Quando o efeito de dois frmacos combinados menor do que o efeito dos frmacos quando administrados separadamente, pode-se afirmar que ocorre o efeito sinrgico. b) Medicamento de ao sistmica aquele que apresenta efeito em local diferente do ponto de aplicao, em rgo ou tecido sobre o qual tenha ao seletiva. c) Farmacocintica o estudo de como os frmacos entram no organismo, atingem seu local de ao, so metabolizados e saem do organismo. d) O medicamento uma substncia utilizada com a finalidade: diagnstica, teraputica e preventiva ou profiltica. QUESTO 52 Com relao s medicaes parenterais, pode-se afirmar, EXCETO: a) Por ser a via de efeito mais imediato, a via endovenosa deve ser a de primeira escolha independente da natureza e do volume do medicamento a ser administrado e das condies do paciente. b) So locais possveis para administrao de medicamentos por via intramuscular: ventroglteo, vasto lateral, deltide e glteo. c) Em casos de injees freqentes por via subcutnea, necessrio fazer rotao dos locais de aplicao. d) A via intradrmica possui o tempo mais longo de absoro de todas as vias parenterais. QUESTO 53 Com relao biosegurana e ao uso de Equipamentos de Proteo Individual (EPI), CORRETO afirmar: a) Precaues padro so aquelas aplicadas de acordo com o diagnstico estabelecido ou o presumido estado de infeco do paciente. b) Checar o estado vacinal dos funcionrios, em instituies de sade, evitaria a necessidade de se usar EPI, caso todos estejam com o carto em dia. c) O conhecimento das vias de transmisso dos agentes etiolgicos do paciente de suma importncia para a escolha do tipo de precauo e, assim, prevenir a disseminao de doenas. d) Cultura, falta de tempo, recursos (sabo / papel toalha) e estresse psicossocial so fatores que no interferem para a adeso da equipe de sade ao uso dos EPI, desde que os mesmos tenham conhecimento sobre biosegurana.

Mais arquivos em: http://materialenfermagem.blogspot.com

24

QUESTO 54 Com relao precauo baseada na transmisso por gotculas, CORRETO afirmar: a) No h risco de contgio, se mantida a distncia mnima de um metro do paciente fonte. b) A mscara tipo N95 deve ser indicada sempre que o procedimento a ser realizado representar possibilidade de contgio por gotculas. c) O transporte do paciente com esse tipo de precauo deve ser evitado, porm, se necessrio, o funcionrio responsvel deve usar mscaras, quando estiver fora do quarto. d) indicada para pacientes com infeco suspeita ou confirmada por microorganismos transmitidos por partculas de tamanho igual ou menor que 5 mcrons, que permanecem suspensas no ar.

QUESTO 55 Com relao s etapas de processamento de artigos hospitalares, correto afirmar, EXCETO: a) Antes de se desinfetar ou esterilizar artigos hospitalares, os mesmos devem ser lavados, secados e selecionados. b) A indicao de se desinfetar ou esterilizar um artigo deve ser baseada nas propriedades e caractersticas do material que compe este artigo. c) Em uma central de esterilizao de materiais, as reas de reprocessamento devem ser fisicamente separadas e ter espao adequado para o desempenho das funes. d) O controle de qualidade do processo de esterilizao deve abranger o monitoramento contnuo de todas as etapas e pode ser aprimorado com o emprego de testes fsicos, qumicos e biolgicos.

Mais arquivos em: http://materialenfermagem.blogspot.com

25

QUESTO 56 De acordo com a anlise de Gonalves, AM e SENA, RR - 2001, sobre a Reforma Psiquitrica no Brasil, pode-se afirmar, EXCETO: a) O doente mental est sendo entregue s famlias sem o devido conhecimento das reais necessidades e condies da famlia. b) No h mais possibilidade de recuo deste movimento, pois se trata de um processo social, histrico e dinmico que j alcanou o sentido do novo. c) O processo tico da desinstitucionalizao dos doentes mentais deve ser estendido s cuidadoras, pois estas sofrem por terem que cuidar de pessoas rejeitadas pela sociedade. d) O fazer tradicional da psiquiatria merece destaque positivo no processo de desinstitucionalizao por ajudar a preparar as cuidadoras para o enfrentamento das dificuldades decorrentes do convvio com o doente mental no mbito domiciliar. QUESTO 57 So fundamentos das aes de sade que compem a Poltica Nacional de Ateno bsica, EXCETO: a) Efetivar a integralidade em seus vrios aspectos. b) Desestimular a participao popular e o controle social. c) Possibilitar o acesso universal e contnuo a servios de sade de qualidade e resolutivos. d) Valorizar os profissionais de sade por meio do estmulo e do acompanhamento constante de sua formao e capacitao. QUESTO 58 Quanto ao cdigo de deontologia de enfermagem, correto afirmar, EXCETO: a) Ser informado sobre o diagnstico provisrio ou definitivo de todos os clientes que estejam sob sua responsabilidade um direito do profissional. b) Em caso de infrao, podem ser aplicadas aos profissionais de enfermagem algumas penalidades. So exemplos de penalidades aplicveis: multa, censura e cassao do direito ao exerccio profissional. c) Avaliar criteriosamente sua competncia tcnica e legal e somente aceitar encargos ou atribuies, quando capaz de desempenho seguro para si e para a clientela, um dever do profissional de enfermagem. d) proibido ao profissional de enfermagem administrar medicamentos sem certificar-se da natureza das drogas que o compem e da existncia de riscos para o cliente.

Mais arquivos em: http://materialenfermagem.blogspot.com

26

QUESTO 59 Fazem parte das estratgias para o apoio e a dinamizao da constituio da educao permanente em sade e o fortalecimento do trabalho de formao e desenvolvimento em sade, EXCETO: a) Excluso das Secretarias Estaduais de Sade da condio de lugar de ensino-aprendizagem, promovendo a autonomia das Instituies de Ensino Superior. b) Projeto de qualificao e formao dos profissionais de escolaridade bsica e/ou tcnica. c) Educao popular em sade. d) Hospitais de ensino.

QUESTO 60 Segundo o cdigo de deontologia de enfermagem, so atribuies do Responsvel Tcnico, EXCETO: a) Responsabilizar-se pela escala de trabalho do pessoal de enfermagem. b) Comunicar ao Conselho Regional de Enfermagem qualquer infrao ao cdigo de tica, ficando o enfermeiro responsvel pelas suas omisses. c) Desestimular movimentos reivindicatrios por melhores condies de assistncia, de trabalho e de remunerao, dentro da instituio de sade. d) Promover, direta ou indiretamente, o aprimoramento do pessoal auxiliar, prevalecendo o conhecimento tcnico, associado ao de ensino, de comunicao e de relaes humanas.

ATENO
COM SUA ESCRITA HABITUAL, TRANSCREVA, PARA O ESPAO RESERVADO PELA COMISSO, NA FOLHA DE RESPOSTAS, A SEGUINTE FRASE:

Planeta sustentvel: o futuro a gente faz agora. reas afetadas por secas severas j representam um tero do planeta.

Mais arquivos em: http://materialenfermagem.blogspot.com

You might also like