You are on page 1of 3

ENGENHARIA DE PRODUO 1 D

Claudia Elena Rossato, RA : 7022517644

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL Atividade de Autodesenvolvimento

RIBEIRO PRETO 2013

AULA TEMA 02 O MUNDO DO TRABALHO PASSO 03- De que forma o vdeo se relaciona com as discusses sobre o conceito de trabalho apresentadas no captulo, especialmente a viso positiva e negativa sobre ele? O trabalho um conjunto de atividades realizadas, o esforo feito por indivduos, com o objetivo de atingir uma meta. Permite pessoa sentir a dimenso de sua importncia para o prximo.O trabalho essencial ao ser humano, pode ser motivador, fazendo bem para ns ou desmotivador, onde alm de ter uma baixa produtividade em nosso trabalho, pode ser afetado o estado psicolgico e fsico do indivduo. O vdeo retrata o ambiente de trabalho vivido hoje em dia e a forma com que as pessoas se relaciona com esse conceito. Refere -se que nem sempre o individuo utiliza o trabalho como um meio de aprendizagem, e sim como um sacrifcio, levando sempre como ponto negativo, e o vdeo representa um individuo como um pingim que est feliz e empolgado com o fim do expediente de trabalho, e usando um urso cansado e se arrastando como um individuo voltando ao trabalho no comeo da semana. Isso mostra que a maioria das pessoas acaba se desmotivando de trabalhar.O ponto positivo do trabalho que se cria experincia e potencial para atingir objetivos futuros, e as organizaes esto sempre procurando pessoas motivadas que queiram aprender, e no levar o trabalho apenas como uma obrigao a ser cumprida.

PASSO 05 - Como voc avalia que as inovaes tecnolgicas vo impactar o perfil desses futuros profissionais e suas relaes de trabalho? A tecnologia hoje de fato muito importante, mesmo para funes que em outras geraes no era nem cogitada, agora ela e fundamental. Com o avano da tecnologia no mundo, todos tero de acompanhar as mudanas, e esses jovens da Gerao @ sero nada mais que nosso futuro, por que partir deles a nova informao e todos tero que acompanh-los, afinal os jovens de hoje o futuro de amanh. Esses profissionais j possuem o ambiente tecnolgico como territrio deles, poder usar isso a seu favor, como dito no texto com um mundo nas mos. Por ser uma gerao multitarefa, podero ter problemas para focarem suas atividades, ser profissionais dispersos, concentrando-se muito menos em uma s ocupao.

PASSO 6: Elabore um texto nico, com no mximo 15 linhas, onde expresse as concluses a que chegou a partir da elaborao dos passos anteriores. O mundo vem mudando cada vez mais a partir das novas geraes, e a tecnologia vem tomando conta dos jovens, e trazendo outras culturas e aprendizagem os tornando mais flexveis a fazer vrias atividades ao mesmo tempo, mas isso os tornam mais dispersos e os tornando impacientes, apressados e com dificuldade de se relacionar com autoridades

e outras pessoas em seu ambiente de trabalho. Alm de terem dificuldade em buscar solues em meio a conhecimentos vividos, essa gerao procura respostas nas tecnologias, e alguns dos problemas do cotidiano somente solucionado com experincias de vida. A evoluo tecnolgica, as mudanas no padro de consumo, inovaes no processo produtivo, todos esses elementos tem impacto no perfil do trabalhador. Devido a globalizao econmica, as empresas buscam profissionais capacitados em conhecimentos, habilidades tcnicas e estimulando a livre concorrncia e impondo novas regras ao mercado. Hoje, mais importante que apenas obter um emprego torna-se empregvel, manter-se competitivo em um mercado cheio de mudanas. importante que possamos repensar o trabalho no mundo como hoje, que o trabalho possa ser alienante, ou ainda que no nos permita desenvolver outras capacidades que possumos. No entanto, preciso que saiamos da imediatez de nossas opinies e reflitamos mais acerca das opinies tomadas como verdadeiras. Dessa maneira, podemos ver o trabalho como tendo uma dimenso a mais alm da que no teramos percebido.

You might also like