You are on page 1of 12

GUIA DO ESTAGIRIO

Sumrio
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 O que Estgio Supervisionado?..................................................................... 03 Estgio para o Estudante ...........................................................................03 Matrcula para o Estgio....................................................................................03 Do processo de encaminhamento de alunos para estgio................................04 Da transferncia.................................................................................................04 Superviso de Estgios.....................................................................................05 Reunies de Estagirios....................................................................................06 Avaliao de Estgio......................................................................................... 06 Apurao da carga horria do estgio............................................................. 06 Das disposies gerais..................................................................................... 07 Normas para apresentao do Trabalho Final.................................................. 07 Normas para apresentao do Relatrio de Estgios.......................................10

1- O QUE ESTGIO SUPERVISIONADO ? O estgio supervisionado uma das mais eficientes formas de propiciar ao estudante a complementao profissional, pois o coloca em contato direto com a realidade da indstria, com o ambiente real de trabalho e com os mais diversos problemas tcnicos. Neste perodo, tambm o aspecto humano-social aprimorado, em face do conseqente contato com problemas sociais e culturais, que se apresentam no ambiente de trabalho. Quanto ao aspecto legal, o estgio supervisionado representa a complementao curricular obrigatria, ou seja, no mnimo 400 horas efetivamente trabalhadas para que o aluno faa jus ao diploma de Tcnico. 2- ESTGIO PARA O ESTUDANTE A funo principal do estgio para o estudante a de promover sua integrao ao mundo do trabalho e sua futura profisso. Uma outra, a de propiciar ao estagirio uma checagem da sua escolha profissional, uma reviso que pode ser feita em contato direto com as atividades permanentes profisso escolhida. Neste aspecto, o estgio bem feito, que propicia ao jovem executar tarefas que desenvolvem condies para que ele possa atuar na funo que vir a exercer, fator decisivo para o aprimoramento do profissional do futuro. O compromisso das escolas e das empresas para a formao de bons profissionais passa, tambm por orientao adequada, contribuindo diretamente com o estudante e com a sociedade. 3- MATRCULA PARA O ESTGIO. A matrcula para o estgio dever ser efetuada junto Secretaria da Escola. Quanto a documentao necessria temos que considerar duas situaes: Estgio sem vnculo empregatcio: Uma via do Termo de compromisso com a parte concedente que oferece o estgio (Anexo1). Aplice de seguro de vida fornecida pela escola e preenchida pelo aluno. Comprovante de depsito bancrio e taxa de matricula.

Estgio com vnculo empregatcio: Cpia do Contrato de Trabalho que constar da Carteira de Trabalho e Previdncia Social. Cpia do CPF. Uma declarao da empresa. Comprovante de depsito bancrio de taxa de matrcula. Observao: Ser considerada como data de incio de estgio aquela que constar no Termo de Compromisso, desde que a matrcula de estgio tenha sido efetuada no prazo mximo de 5 (cinco) dias teis.

4- DO PROCESSO DE ENCAMINHAMENTO DE ALUNOS PARA ESTGIO O encaminhamento de alunos para estgio, tanto para o realizado concomitantemente fase escolar quando para o realizado aps a concluso da fase escolar, obedecer os seguintes critrios: a) A escola no ter obrigatoriedade na obteno de vagas de estgio; porm, efetivar entendimento junto s partes concedentes visando facilitar o encaminhamento de alunos para o estgio; b) Respeitadas as condies gerais estabelecidas pela escola e devidamente autorizado, o aluno poder obter vaga de estgio; c) Caso haja oferta de vagas pelas concedentes, sero encaminhados os alunos que apresentam melhores condies de adaptao ao perfil por elas requeridos, com base nas informaes obtidas junto aos docentes e por meio da ficha de cadastramento de estagirios (Anexo2); d) A aceitao do estagirio pela parte concedente depender de processo de seleo, de seu exclusivo critrio. 5- DA TRANSFERNCIA O estagirio que necessitar transferir-se de uma empresa para outra, dever: a) Pedir autorizao, por escrito escola (Anexo 3) justificando os motivos; b) Ao pedido de transferncia, quando for o caso, dever ser anexada cpia da solicitao escrita da resciso do Termo de Compromisso; c) O pedido de transferncia, ser deferido ou indeferido pelo Diretor da Escola , aps parecer da Coordenao de Estgios;

d) Havendo deferimento do pedido, o estagirio dever apresentar comprovante das horas efetivamente estagiadas (Anexo 4), bem como o novo Termo de Compromisso ou Contrato de Trabalho, para dar continuidade ao seu programa de estgio. 6 SUPERVISO DE ESTGIOS O processo de superviso de estgios ser desenvolvido objetivando: a) Obter informaes de estagirios concernentes utilizao, na vida profissional, dos conhecimentos proporcionados pela Escola e referentes s disciplinas do currculo; b) Aprofundar o relacionamento de Escola-Empresa; c) Incentivar o estagirio quanto ao espirito de pesquisa e auto-desenvolvimento. A Coordenao de Estgios ser feita pelo professor Aparecido Campos a quem os alunos devero procurar para tratar desse assunto. As visitas aos estagirios podero ser realizadas tanto pelo Coordenador como por qualquer Tcnico de Ensino ou Instrutor designado. A designao do Tcnico para visitar os alunos em estgio obedecer ao critrio de especificao/especializao em consonncia com a atividade que estiver sendo desempenhada pelo estagirio. Durante a visita de superviso o aluno responder um questionrio de autoavaliao (Anexo 5) e a chefia imediata responder outro questionrio de avaliao de desempenho enfocando conhecimentos, habilidades e atitudes (Anexo 6). A superviso (Docente da rea ou o Coordenador de Estgios)tambm responder um questionrio (Anexo 7). A visita de superviso ser realizada pelo menos uma vez durante o perodo de estgio, aos estagirios vinculados Empresas localizadas no Estado de So Paulo.

7 REUNIES DE ESTAGIRIOS Sero agendadas no mnimo duas reunies de estagirios, na Escola, durante o perodo de estgio. Nestas reunies os alunos devero trazer anotaes pessoais do que estiverem fazendo na Empresa. A reunio de estagirios de presena obrigatria, podendo dela ser dispensado o aluno que estagiar fora do Estado de So Paulo.

8 AVALIAO DE ESTGIO Sero considerados satisfatrio os relatrios e os trabalhos finais com nota igual ou superior a 50 (cinqenta), porm nossa meta no mnimo nota 70 (setenta), (Anexo 8). Caso a nota mnima no tenha sido atingida pelo estagirio, ser dada oportunidade para que ele refaa o relatrio ou o trabalho final, sob orientao do docente-supervisor e do responsvel pela coordenao de estgios. Todos os alunos devero apresentar o trabalho final para um grupo de alunos na fase escolar e um grupo de tcnicos da Escola e das Empresas. A avaliao de desempenho do estagirio efetuada pela Empresa ser traduzida em nota. Portanto a composio da meno final ser: Relatrio de Atividades; Trabalho Final; Exposio Oral; Avaliao da Empresa.

9 APURAO DA CARGA HORRIA DO ESTGIO Os estgios realizados concomitantemente fase escolar, devero iniciar o mais tardar no primeiro dia til do quarto semestre do Curso e podero perfazer o mnimo de 400 horas (Anexo 9) e (Anexo 10). S sero consideradas, no cmputo da carga horria total, as horas efetivamente estagiadas e declaradas pela empresa (Anexo 4).
6

10 DAS DISPOSIES GERAIS Os casos omissos sero resolvidos pelo Diretor da Escola, aps parecer da Coordenao de Estgios e, se necessrio da Diviso de Organizao Escolar (DOE).

11 NORMAS PARA APRESENTAO DO TRABALHO FINAL PARTES QUE COMPEM O TRABALHO Capa Nome do autor Ttulo da trabalho Cidade e ano Pgina de rosto Nome do autor Ttulo do trabalho Explanao sobre a natureza e finalidade do trabalho *no alto da pgina *no centro *no p da pgina *no alto da pgina *no centro *um pouco abaixo do ttulo

Nome do orientador *no centro Cidade e ano *ao p da pgina ndice Geral ndice de tabelas, grficos e figuras. Quando houver esses elementos em quantidades suficientes para justificar um ndice especfico. Ncleo do Trabalho Incluindo introduo, desenvolvimento e concluso. Anexos e Apndices Bibliografia Lista de todas as obras (livros, revistas, boletins, normas, etc.) consulados para a elaborao do trabalho.

Regras e Citao Bibliogrficas Livros 1. 2. 3. 4. 5. Sobrenome e nome do autor; Ttulo e subttulo da obra (sublinhado); Local da edio. No constando no livro, escrever s.1. (sem local); Editor. No constando a informao, omiti-la; Data da edio. No constando, escrever s.d. (sem data).

Artigos e Revistas 1. 2. 3. 4. 5. Sobrenome e nome do autor; Ttulo e artigo ou captulo (entre aspas); Ttulo da revista (sublinhado); Volume e numero do fascculo; Ms e ano.

Apresentao grfica Formato A4 (210 mm x 297 mm) ou formulrio de computador (padro 11 polegadas x 240 mm, largura til 216 mm). Texto datilografado em espao dois, somente na frente. Aceita-se texto digitado em computador, desde que respeitadas as medidas do texto datilografado. Pargrafos com avano de 8 espaos. Medidas das margens: Superior 4 cm Inferior 2 cm Esquerda 3 cm Direita 2 cm

Pginas numeradas a partir da pgina de rosto. Utilizar sistema de numerao pontuada para organizao dos itens e subitens. Exemplo: 1. Tecnologia de fabricao de rebolos 1.1. Abrasivos 1.1.1 xido de alumnio 1.1.2 Carboneto de silcio 1.1.3 Diamante 1.1.4 Borazon Entregar duas vias, sendo uma original.
8

METODOLOGIA DA PESQUISA Escolha do tema 1. Critrios: 1.1 Interesse do estagirio (pesquisador); 1.2 Valor prtico e terico geral; 1.3 Existncia de bibliografia e condies para a pesquisa. 2. Problematizao: 2.1 Permite obter um conhecimento objetivo com uma aplicao definida (a resoluo dos problemas propostos); 2.2 Orienta a consulta bibliogrfica e o mtodo a ser utilizado para a realizao de testes (experimentos). 3. Elaborao da bibliografia e leitura do material levantado: 3.1 Levantamento dos textos disponveis sobre o assunto (livros, revistas, apostilas, normas, etc.); 3.2 Leitura e anotao do material selecionado. 4. Como ler: 4.1 Leitura de reconhecimento: 4.1.1 Primeira aproximao; 4.1.2 Uso de dicionrio. 4.2 Leitura crtica: 4.2.1 Qual a questo central do texto? 4.2.2 Quais so as questes secundrias? 4.2.3 O que o autor quer demonstrar? 4.2.4 Quais as idias e informaes teis para o trabalho? 4.3 Como tomar notas: 4.3.1 Transcrever literalmente trechos importantes, entre aspas e com indicao no p da folha do autor e da obra de onde foram extrados; 4.3.2 Resumir o pensamento do autor na forma de um esquema ou em tpicos; 4.3.3 Comentar criticamente a obra, resumindo e ao mesmo tempo dando a prpria opinio a respeito do assunto.

12 NORMAS PARA APRESENTAO DO RELATRIO DE ESTGIOS Partes que compem o relatrio Capa Nome da escola Relatrio de estgio Nome, semestre e ano Pgina de rosto Nome do aluno Razo social Nome do responsvel pelo estgio na empresa Semestre e ano do estgio Ncleo do relatrio 1. Empresa: Razo social: Localizao; Linha de produtos; Principais clientes; Posio no mercado; Nmero de funcionrios. *no alto da pgina *no centro *um pouco abaixo do titulo *ao p da pgina *no alto da pgina *no centro *no p da pgina

2. Setor(es) do estgio: Nome do(s) setor(es); Objetivo do setor(es); Posio no Organograma; Nome do responsvel pelo(s) setor(es); Nmero de funcionrios do setor(es).

10

3. Atividades: Relatar duas ou trs atividades desenvolvidas durante o perodo de estgio que estejam intimamente ligadas ao Curso Tcnico. 4. Concluso: Fazer uma anlise crtica do estgio. Apresentao grfica Segue o mesmo padro do trabalho final. Observao: O relatrio dever ser entregue em duas vias sendo uma protocolada e devolvida ao aluno no ato da entrega.

11

12

You might also like