You are on page 1of 20

A CONCEPO DOS INDUSTRIAIS COM RELAO A EDUCAO PROFISSIONAL: ANLISE DOS ANOS 1930 E 1940 Eraldo Leme Batista1

Introduo Neste texto, analisaremos as ideias dos industriais brasileiros ligados ao IDORT2 (Instituto de Organizao Racional do Trabalho), privilegiando como anlise o debate e a defesa da educao profissional feita pelos industriais no perodo histrico de 1930-1940. No incio do sculo XX, observamos o processo de constituio de base produtiva industrial no pas, contribuindo para o surgimento de ideias relacionadas organizao do processo industrial nacional. neste contexto que surgem propostas articuladas por um grupo de industriais liderados pelo engenheiro e industrial Roberto Simonsen para a organizao de uma entidade que defendesse a organizao e a racionalizao do trabalho a partir das ideias tayloristas. Segundo Ibanhes (1992, p. 27):

(...) proposies a respeito da organizao da produo vo surgindo, e discusses sobre aspectos desta organizao mais e mais se desenvolvem no cenrio brasileiro na razo direta do estabelecimento da industrializao em nosso pas. Expresses como taylorismo, administrao cientfica, fordismo, organizao ou racionalizao passam a freqentar cada vez mais o debate acerca das relaes sociais advindas do mundo do trabalho em geral, particularmente quelas ligadas indstria.

Lembramos que os industriais j haviam criado em 1928 o CIESP (Centro das Indstrias do Estado de So Paulo), com o objetivo de organizar e representar politicamente os industriais paulistas. Criam o IDORT em 1931, com o objetivo de sistematizar e divulgar as suas ideias, em perodo de acirrada disputa das fraes de classe burguesa. A partir da dcada de 1930, empresrios (principalmente paulistas) tornam-se adeptos do taylorismo no Brasil, e buscando implement-lo nas empresas que se
1

Doutorando em Educao/Unicamp, membro do Grupo de Trabalho e Pesquisa HISTEDBR/FE/UNICAMP. e-mail: eraldo_batista@hotmail.com 2 importante destacar que, antes da criao do IDORT, j havia sido fundada uma organizao que buscasse implementar as ideias tayloristas no Brasil. Isso ocorreu em 1930, sendo chamado de (ORT) Organizao Racional do Trabalho, criado pela empresa Estrada de Ferro Sorocabana e que tinha por objetivo solucionar os diversos problemas tcnicos, administrativos e tambm de formao e aperfeioamento de pessoal.

organizam e fundam o IDORT em 23 de Julho de 1931, em reunio realizada na sede da Associao Comercial de So Paulo. Cunha (2005) nos informa que esta entidade desempenhou um papel importante no ensino profissional paulista e tambm no pas, no entanto, entendemos que o ensino profissional acessvel e voltado para formao (oficial) da classe trabalhadora somente se concretizar de fato em 1937 a partir do movimento escola novista, com a elaborao da Constituio de 1937. A burguesia industrial divulgava e defendia a criao de centros de educao profissional, como estratgia para capacitar os trabalhadores, aumentar a produo e qualificar para o trabalho heterogestionrio, mas fundamentalmente como mecanismo para educar, disciplinar e controlar a fora de trabalho, ou seja, os valores e a ideologia como agncias educativas, alm de hierarquizar e fragmentar o interior do espao fabril, busca com isso conter a mobilizao e quebrar a autonomia das organizaes dos trabalhadores3.

O papel do IDORT na elaborao e divulgao das ideias da burguesia industrial

Ao analisar a organizao dos industriais nesse perodo histrico, Antonacci (1993) nos informa que os mesmos pretendiam transformar o espao fabril e implantar novos mtodos de trabalho que aumentassem a produo com dimenses do fazer-se da burguesia industrial paulista, enfrentando as potencialidades dos trabalhadores. As propostas de organizao e racionalizao do trabalho, difundidas pelo IDORT, segundo Antonacci (1993), foram ampliando, diversificando e infiltrando por toda a vida social, cultural e poltica, atravs de mltiplos e variados mecanismos de poder, administrando, economicamente e politicamente a tudo e a todos (ANTONACCI, 1993, p. 17). Tenca (2006) tambm realiza estudos e anlises referentes organizao dos industriais nesse perodo, compreendendo que a ao idortiana caracteriza-se como uma prtica poltico-pedaggica de longo alcance. Segundo ainda Tenca (2006, p. 31):
O conceito de trabalho do IDORT deriva da grande indstria mecanizada, da indstria moderna, portanto entendida como fator trabalho. Com a grande

Retomaremos essa discusso no decorrer do texto.

indstria, o trabalho, despojado de

sua

materialidade, transformado

definitivamente em mercadoria e apresentando-se como a-histrico, na forma abstrata, penetra no social nomeando, agora, todo fazer humano como trabalho. Se tudo trabalho, possvel aplicar os seus princpios racionalizadores em cada uma das mltiplas formas de fazer (TENCA, 2006, p. 31).

A burguesia industrial divulgava suas teses via revista IDORT, fazendo discurso para o operariado de conciliao de classe, colaborao, disciplina, todos unidos em prol do progresso do pas, propondo (...) que os patres e os operrios se unam na defesa dos interesses mtuos, pois se os trabalhadores fossem parceiros no projeto burgus, s teria e (...) iria ganhar com o desenvolvimento industrial, teria sua parcela de riqueza (PICHELLI, 1997, p. 18). Entendemos que eram discursos que visavam amenizar os conflitos sociais ou mesmo conter as organizaes de trabalhadores ligados s ideias marxistas e que, segundo os industriais, deveriam ser neutralizado, pois estavam questionando, atrapalhando o projeto industrial, protelando o desenvolvimento do pas. Antonacci (1993, p. 103) nos informa, por exemplo, sobre as defesas de Simonsen referente harmonia social, solidariedade, como forma de se contrapor s teses de luta de classes.
A cincia promoveria uma sociedade solidria e harmnica, estava contida a reiterao da representao de uma sociedade organicamente composta, em clara oposio sociedade contraditoriamente constituda em torno da luta de classes. Nesta direo, indicando sintomas sociais da nova organizao e antevendo alianas e contrapontos difuso do marxismo e da luta de classes, Simonsen revelou o outro ponto de chegada da racionalizao.

Esta pesquisadora nos mostra, ainda que as ideias e as aes dos industriais tivessem claramente o objetivo de enfraquecer ou mesmo eliminar as resistncias operrias, a luta de classes e as ideias marxistas do meio operrio. Simonsen entendia que o desenvolvimento contnuo da cultura tcnica e profissional, reclamada e recomendada pelos sindicatos operrios, admisso do controle operrio na soluo dos problemas econmicos, vo arrefecendo, naturalmente a luta de classes anunciada e preconizada por Karl Marx (SIMONSEN apud ANTONACCI, 1993, p. 103).

Assim como Antonacci (1993), Weinstein (2000) observa que o industrial Roberto Simonsen tinha bem claro seus objetivos com relao organizao do IDORT e suas defesas pela organizao e racionalizao do trabalho, demonstrando sua averso aos trabalhadores e sindicatos que tinham orientao marxista. Este industrial defendia:
(...) uma era de harmonia social decorrente da reorganizao cientfica da sociedade. Depois de inspirar uma poltica de trabalho avanada, a racionalizao iria evoluir para um sistema poltico baseado na razo e no conhecimento tcnico. Em seguida Simonsen dissertou sobre um verdadeiro equilbrio entre os elementos que constituem as foras vivas da produo. A racionalizao tem profundos efeitos sociais e contraria de forma patente as idias fundamentais do marxismo. (...) a aceitao do controle operrio na soluo de problemas econmicos, tudo isso contribui para neutralizar a luta de classes prevista por Karl Marx (WEINSTEIN, 2000, p. 88).

Ou seja, os principais defensores da organizao cientfica do trabalho deixavam evidentes suas propostas de organizao no somente para a indstria, mas sim para a sociedade como um todo e que suas idias eram fundamentais para neutralizar a luta de classes. Concordamos com a anlise dos pesquisadores citados, pois entendemos que o discurso ideolgico e a prtica industrial dos principais membros do IDORT4 tinham por objetivo convencer os trabalhadores de que seria possvel construir uma sociedade harmnica, sem conflitos, de colaborao, mas que, na verdade, tinha como objetivo desqualificar o discurso formulado pelas lideranas operrias, que pretendia, rearticulando o espao fabril, educar o operariado segundo os princpios da tica do trabalho e desse modo, consolidar o projeto hegemnico da burguesia industrial (PICHELLI, 1997, p. 77). Ao analisar essa questo, Antonacci (1993, p. 46) observa que um dos objetivos era quebrar a autonomia e o poder desses grupos operrios, que, nas formas de trabalho e de organizao, expressavam uma elaborao cultural de vida atravs de concepes e disposies de tempos e espaos, de costumes e comportamentos, enfim, todo um modo de

Entendo que a criao do IDORT foi resultado da organizao dos empresrios desde a dcada de 1920, liderados por Roberto Simonsen, entusiasta e defensor da organizao cientfica do trabalho. Em 1928, por exemplo, este empresrio liderou a organizao e a criao do Centro das Indstrias do Estado de So Paulo (CIESP). Este passou a ser o centro ideolgico e organizador dos industriais paulistas (GIANOTTI, 2007, p. 90).

viver e se relacionar disseminado pela sociedade. Essa autora observa ainda que era tambm objetivo dos industriais ligados ao IDORT:
(...) reestruturar o espao fabril para conter a organizao da classe trabalhadora (...). Os idelogos dessa organizao empresarial queriam exercer um maior controle sobre os operrios, submetendo-os a tcnicos especializados, e tambm eliminar muitas funes pela simplificao do processo de trabalho (ANTONACCI, 1985, p. 96-97).

Os idelogos do IDORT entendiam que esse Instituto tinha um papel importante a cumprir, pois deveria incluir em seus objetivos (...) a pesquisa e o intercmbio de idias, a aplicao de mtodos cientficos e a transformao dos inimigos de classe em colaborao para prosperidade geral (WEISTEIN, 2000, p. 89). Em reunio com os empresrios em 1918, Simonsen5 proferiu um discurso entusiasmado sobre a racionalizao do trabalho:
A prosperidade do Brasil no ps-guerra, com nfase em novos mtodos de produo, mais cientficos e eficientes, que acarretariam a elevao tanto dos lucros quanto do padro de vida, por meio da reduo dos custos. (...) a reduo dos custos de produo no se faria custa de seus salrios, mas antes por meio de uma mxima eficincia do trabalho, que seria obtida com uma perfeita organizao na qual, por disposies inteligentemente adotadas, as perdas de tempo e os esforos no-produtivos sejam reduzidos ao mnimo. (...) os verdadeiros princpios de cooperao cordial entre patres e operrios iriam predominar, em funo dessa perfeita organizao (CUNHA, 2005, p. 31).

Percebemos, no discurso desde entusiasta do taylorismo, a concepo de colaborao de classe, de cooperao cordial, como mecanismo para se conseguir viabilizar a sua proposta e possibilitar elevao dos lucros. Verificaremos, no decorrer de nosso trabalho, que estas ideias so mais enfticas na dcada de 1930, com a fundao do IDORT, e tambm a partir de governo com vis industrialista e tendo como seu chefe de Estado um presidente formado nas ideias positivistas.

Lembramos que, assim como Simonsen, Roberto Mange foi grande entusiasta, defensor e divulgador da Organizao Racional do Trabalho, sendo que um (...) engenheiro que se tornou industrial e outro engenheiro, que se tornou educador, representam, de formas diversas, mas inter-relacionadas, as aspiraes daqueles que defendiam a racionalizao como soluo para uma srie de problemas econmicos e sociais (WEINSTEIN, 2000, p. 34).
5

Neste perodo histrico, a instituio analisada por ns foi fundamental na disputa dos industriais com o setor agrrio-exportador, no aparelho do Estado e tambm no convencimento e cooptao dos trabalhadores. Neste sentido, concordo com Tenca (2006):
O IDORT, criado em 1931, embora j praticamente organizado em 1929, surge, com a bandeira da racionalizao do trabalho, como a grande agncia responsvel, direta e indiretamente, pela multiplicao de inmeras outras voltadas para a busca da realizao da acumulao do capital, pela intensificao da explorao do trabalho, numa ampla cruzada pela ocupao e controle do tempo do trabalhador (TENCA, 2006, p. 39).

Simonsen, Roberto Mange e outros industriais entendiam que o Estado tinha um papel fundamental na divulgao da ideologia de cooperao de classe, propondo uma sociedade harmoniosa entre capital e trabalho. Estes industriais defensores da organizao racional do trabalho definiam ainda o Estado como um mecanismo potencialmente til para disciplinar os membros da prpria classe (WEINSTEIN, 2000, p. 71). Ou seja, no bastava disciplinar apenas os trabalhadores no espao fabril, mas era urgente que o Estado colaborasse para a disciplina de setores industriais que ainda tinham certa resistncia s ideias de organizao racional do trabalho. Era necessrio reprimir os movimentos sociais como forma de garantir a implementao do projeto industrial, ao mesmo tempo, destruir as organizaes que questionavam as propostas tayloristas, a explorao do trabalho no espao fabril.

Organizao industrial e disputa pela hegemonia no perodo varguista

Em 1930, sobe ao poder Getlio Vargas, ocorrendo um processo de transio que nada tinha de revolucionrio, pois foi um rearranjo do bloco de poder, porm sem mudar as estruturas de poder, a velha estrutura latifundiria do pas. Conforme entende Antunes (1980), este processo deu-se pelo alto, no tendo participao da classe trabalhadora, que foi excluda de qualquer participao, uma vez que ficou ntida a conciliao estabelecida entre as fraes dominantes.

Este processo foi importante para o incio do capitalismo industrial no pas, porm sem ruptura, sem conflitos, mas a partir de conciliao entre o velho e o novo, entre vrios segmentos representantes dos interesses agrrios e mesmo dos setores urbanos emergentes (ANTUNES, 1980, p. 67). Foi um processo em que ocorreu conciliao de classe, mas torna-se importante ressaltar que o mesmo no se deu de forma tranquila, pois ocorreram fissuras no interior da classe dominante, nas disputas pelo maior controle do aparelho do Estado buscando uma participao mais decisiva na nova configurao do poder (ANTUNES, 1980, p. 69). Antunes (1980) observa ainda que, aps a ascenso de Vargas ao poder, o Estado passa a implementar poltica sindical com o objetivo principal de controlar e desmobilizar os operrios. Conforme Antunes:
O Estado iniciou a formulao de uma poltica sindical, cujo aspecto essencial era o seu carter controlador e desmobilizador, condio esta necessria no s para que o movimento operrio no ultrapassasse os limites impostos pela nova ordem poltica, mas tambm para que se assegurassem as condies mnimas garantidoras da instaurao de uma nova ordem econmica dirigida para a industrializao (ANTUNES, 1980, p. 74).

Os empresrios defensores das ideias de organizao e racionalizao do trabalho vero suas percepes sobre paz social, cooperao de classe, sociedade harmoniosa defendidas por Vargas, como nos informa Vianna (1976): a paz social era procurada atravs de concesses e benefcios concretos, a que no era insensvel a massa dos assalariados. A possibilidade do controle operrio incluir necessariamente uma legislao minimamente protetora do trabalho (VIANNA, 1976, p. 150). Estes mesmos industriais ficaro mais entusiasmados, ao ouvirem o

pronunciamento feito por Vargas, nos primeiros anos de seu governo, afirmando que:
O individualismo excessivo, que caracterizou o sculo passado, precisava encontrar limite e corretivo na preocupao predominante do interesse social. No h nessa atitude nenhum indcio de hostilidade ao capital, que, ao contrrio, precisa ser atrado, amparado e garantido pelo poder pblico. Mas o melhor meio de garanti-lo est, justamente, em transformar o proletariado numa fora orgnica de cooperao com o Estado e no o deixar, pelo abandono da lei, entregue ao dissolvente de elementos perturbadores, destitudos dos sentimentos de Ptria e de Famlia (VARGAS apud ANTUNES, 1980, p. 74).

Alm de relacionar a importncia da cooperao do proletariado com o Estado, Vargas faz crtica s lideranas estrangeiras como sendo perturbadores da ordem e que no tinham sentimentos de amor ptria. Mesmo que a burguesia industrial buscasse cooptar segmentos da classe trabalhadora, fazendo um discurso nacionalista de crescimento do pas via industrializao e de condies para todos a partir de unidade nacional, no podemos afirmar que essa burguesia era de fato nacional, neste sentido, eu concordo com Buonicore (2009), que, ao analisar esse perodo histrico, observa:
O processo de crescimento da burguesia industrial e o surgimento da conscincia de seus interesses no nos devem levar falsa concluso de que ela teria se transformado naquilo que no interior do marxismo-leninismo se chamou burguesia nacional. O seu projeto no se contrapunha ao latifndio e nem ao imperialismo. As prprias condies histricas em que ela se formou, marcadas pelo crescimento da luta pelo socialismo, empurraram-na para uma poltica de compromisso com o latifndio e de submisso ao imperialismo. No houve no Brasil qualquer possibilidade de se forjar uma unidade entre burguesia industrial e o proletariado em torno de um projeto de desenvolvimento econmico capitalista autnomo. As tentativas feitas atravs do Estado na chamada era Vargas (1930-1964) foram duramente rejeitadas por ela (BUONICORE, 2009, p. 130-131).

Com relao proposta de um novo sindicalismo, defendido por Vargas, Gianotti (2007, p. 131) nos informa que essa proposta significava que os trabalhadores deveriam defender a conciliao de classes e zelar pela harmonia de interesses entre capital e trabalho. As idias-chave passaro a ser colaborao de classe e paz social. No haveria mais lutas. O Estado seria o pai de todos. Ao analisar a relao do Governo Vargas e os industriais, Tenca (2006) observa que os industriais:
(...) vo ganhando espao no interior do Estado e isso contribui para que ocorra um processo de crescimento do aparato burocrtico, orientado segundo os princpios da racionalizao do trabalho, reforando o carter cientfico da nova administrao que, segundo os seus mais fiis defensores, transformava a atividade estatal em ao conduzida por imperativos tcnicos e no por interesses pblicos (TENCA, 2006, p. 41).

Os diversos pesquisadores citados entendem que o discurso ideolgico tinha como objetivo construir uma sociedade harmnica, sem conflitos e com colaborao de classe. Com relao ao fortalecimento dos industriais, tendo o Estado como aliado em suas aes, concordo com Antunes (1980), que aponta o fortalecimento da burguesia industrial a partir de um forte aliado, que o Estado varguista, que formula e implementa uma poltica sindical coibidora, controladora e que visou a sujeitar politicamente a classe operria dominao do capital, atravs da dissoluo de suas organizaes independentes e, em funo da resposta operria, do desenvolvimento da represso policial, que em determinados momentos, como em 1935, foi incontrolvel (ANTUNES, 1980, p. 73). Observamos que, se a cooptao no funcionasse, no tivesse efeito, utilizava-se da fora e da violncia5 para reprimir greves e protestos dos trabalhadores. Segundo Weinstein (2000, p. 75), a questo da ordem social no era:
(...) um aspecto de pouca importncia para os industriais adeptos da racionalizao, uma vez que eles consideravam a paz social tanto um prrequisito quanto uma conseqncia da implantao de seu projeto. A necessidade de harmonia entre as classes tornava inevitveis determinadas concesses, mesmo as de natureza no cientifica.

Nas primeiras dcadas do sculo XX, a burguesia estava alarmada com a capacidade de organizao, mobilizao e enfrentamento da classe trabalhadora, neste sentido que buscam diversas alternativas para barrar este movimento, via leis de expulso do pas, represso, cooptao e tambm educao profissional, com o objetivo de adestrar, orientar e disciplinar os trabalhadores. O discurso empresarial de cooperao de classe, alm de ser questo ideolgica de colaborao, envolvimento, na prtica, mostrava-se contraditrio, pois, no obstante a explorao imposta classe trabalhadora, o controle6 no espao de trabalho era cada vez mais rgido e os empresrios passaram a criar mtodos de controlar a vida dos operrios fora das fbricas. Para viabilizar este controle extra fabril, criaram as vilas-cidadelas, que
Com relao ao uso da fora pblica (polcia), dentre os defensores da organizao cientfica do trabalho, nenhum empresrio (...) descartava o uso da fora, na teoria ou na prtica, como forma de reprimir a classe trabalhadora. Ao mesmo tempo em que preconizava a paz social, Simonsen e outros reconheciam que tal paz seria conseguida, em alguns casos, pela interveno da polcia (WEINSTEIN, 2000, p. 41). 6 Ficava cada dia mais explcito entre intelectuais, industriais e defensores da racionalizao do trabalho que a nica maneira de aumentar o controle sobre o processo de trabalho era a simplificao das tarefas e a desqualificao da fora de trabalho, que iria permitir a rpida substituio dos trabalhadores no -especializados e combativos, que recebiam altos salrios, por trabalhadores no especializados (WEINSTEIN, 2000, p. 36).
5

eram um conjunto de moradias e agrupamentos coletivos edificados pelas prprias fbricas para seus operrios (ROLNIK, 1994, p. 100). Ao analisar a situao dos trabalhadores no incio do sculo XX no Brasil, esta autora nos informa ainda que a cidadela:
(...) um bairro completo: casas, escola, creche, armazm, praa, campo de futebol, igreja, gerido pelo proprietrio da indstria para seus operrios. Nela, o tempo fora da fbrica tambm est sujeito s normas que imperam durante a jornada de trabalho. Quem mora na vila-cidadela deve ter um comportamento em casa e na rua to disciplinado e organizado quanto o comportamento na fbrica. Isto garantido por uma srie de controles presentes nas cidadelas: obrigatoriedade de freqentar a igreja, toque de recolher noite, bailes vigiados. Alm destes, evidentes, a prpria identificao patrosenhorio j significa maior controle sobre o trabalhador: a cesso da casa era apresentada como um privilgio para o operrio, alcanado por este graas a um comportamento exemplar na produo, ou seja, regularidade, produtividade, dedicao e, sobretudo, submisso. Muitas vezes tinham o direito de morar na vila da fbrica as famlias que possussem mais do que trs membros trabalhando naquela indstria, o que estimulava a prpria famlia a manter a autovigilncia, j que comportamentos irregulares de qualquer um dos seus membros morador-trabalhadores implicavam a perda da casa. Todas estas formas de controle nada mais fazem do que estabelecer uma vida coletiva heternoma: o bairro popular dominado pela fbrica (ROLNIK, 1994, p. 100101, grifos meus).

Ou seja, buscavam-se diversas formas para controlar o trabalhador, sendo que, alm das vilas-cidadela, muitos industriais criaram tambm a vila higinica, que, segundo Rolnik (1994), diferenciava-se tambm do cortio:
A vila, padro popular proposto na legislao, se diferencia do cortio por conter, no interior de cada unidade, as reas de cozinhar, lavar, banhar e defecar. As unidades, ainda geminadas e dando para ptio ou corredor comum, possui [sic] mais de um cmodo. A vila tem, portanto, mais separaes do que o cortio. Alm disto, as atividades que mais so coletivas e misturadas no cortio passam a ocorrer nos fundos de cada casa, longe da vista dos vizinhos (ROLNIK, 1994, p. 100).

Esta autora observa que as intenes dos industriais em controlar os trabalhadores alm fbricas no era questo fcil, pois os becos, ptios dos bairros populares,

contribuam para que as pessoas conversassem dos problemas cotidianos e, neste perodo, os anarquistas tinham forte atuao nos bairros, o que facilitava as mobilizaes que rapidamente ganhavam as ruas.
Nascidos nos becos e ptios dos bairros populares se convertiam em assemblias pblicas, nos sales, esquinas, praas. Sair s ruas, paralisando e modificando a ordem reinante na cidade, era a estratgia de disseminao e articulao dos setores oprimidos e explorados proposta pelos anarquistas (ROLNIK, 1994, p. 104).

Campos (1988) outra autora que analisa muito bem o controle que procurava impor aos trabalhadores para alm muros das fbricas. Segundo esta autora,
a questo do controle e disciplinarizao ultrapassam o lcus fabril, invadindo a vida cotidiana, o espao de vida privado das pessoas. Esta invaso total em todas as instncias da vida humana visava, para alm das simples adequaes, estabelecer novos mtodos de organizao da produo, da racionalizao do processo de trabalho. Tinha uma proposta que objetivava a construo de uma tica baseada na disciplina, uma estratgia de controle e de mecanismos que permitissem a transformao de idias de uma classe em idias dominantes da sociedade, fazendo com que certos valores e normas aparecessem dotados de universalidade. Para que este processo de introjeo se realizasse eficazmente havia que se fazer o enquadramento do indivduo. Enquadrava-se tambm o tempo e o espao do cotidiano familiar, as condutas, afetos e emoes. Mediante estas tticas, a vida privada dos indivduos foi atrelada aos destinos de uma determinada classe social, a burguesia. O corpo, o sexo, os sentimentos conjugais, parentais e filiais passaram a ser utilizados como instrumentos de diferenciao e dominao (CAMPOS, 1988, p. 18).

Concordamos com esta autora, no entanto, torna-se importante afirmar, assim como bem explicita Rolnik (1994), que havia resistncia de movimentos organizados, ora pelos anarquistas, ora pelos socialistas ou comunistas que, a partir de organizaes populares, buscavam a rua como forma de protestar ou pelas condies de moradias, ou para condenar as aes truculentas do poder pblico.

Educao Profissional como estratgia de doutrinar, disciplinar e preparar para o trabalho fabril

Mesmo que pretendamos focar anlise nos anos de 1930 e 1940, entendemos que o debate em torno da educao profissional j estava colocado no pas no incio do sculo XX e que, no decorrer dos anos, ir se acentuar, principalmente com a organizao dos industriais no CIESP e com a criao do IDORT em 19317. A Lei n1.184 de 3 de dezembro de 1909 j apontava para a preocupao de educao dos jovens filhos dos operrios.
Esta lei determinou a criao de escolas noturnas, na capital e no interior, especificando que elas deveriam localizar-se nas proximidades das fbricas e atenderem, exclusivamente, aos meninos operrios ou filhos de operrios. A prioridade de instalao dessas escolas seria daquelas que tivessem acomodaes oferecidas pelas empresas, e o professor seria sempre provido pelo governo estadual. A articulao com as fbricas deveria se dar, tambm, na definio do horrio escolar (CUNHA, 2005, p. 141).

A partir dos apontamentos deste autor, verificamos tambm a articulao do setor privado com o Estado, que buscava garantir que estas escolas tivessem como principal objetivo atender aos interesses da elite industrial. Em 1909, o governo de Estado de So Paulo estabelece contratos com o setor privado e instala escolas profissionalizantes com o objetivo de formar fora de trabalho qualificada para o trabalho fabril. Em sua pesquisa, Cunha (2005) nos informa que o texto da lei n 1,192 de 22 de dezembro de 1909 expressava a persistncia da concepo do ensino profissional como algo destinado aos desvalidos, em consonncia, alis, com a exposio de motivos do decreto do presidente de Repblica desse mesmo ano:
Fica o Governo autorizado a contratar com estabelecimentos industriais, agrcolas ou beneficentes de reconhecida idoneidade, a educao profissional de menores pobres, no criminosos de ambos os sexos, que tenham mais de 11

Os industriais paulistas j estavam articulados em torno de projeto industrial para o pas, desde o incio do sculo XX, sendo que este processo se acentua com a ciso da Associao Comercial de So Paulo, ocorrida em maio de 1928. Desta ciso, surge o CIESP (Centro das Indstrias do Estado de So Paulo), que tinha como objetivo defender os interesses industriais.

anos de idade e que, por falta de proteo paterna ou tutelar, estiverem abandonados (CUNHA, 2005, p. 142).

O debate em torno da educao profissional8, com o decorrer do tempo, vai ganhando maior importncia em diversos setores da sociedade: acadmico, empresarial e governamental. Entendemos que foi na dcada de 1930 que se aprofundou o debate em torno da educao profissional no Brasil, no entanto, foi na dcada seguinte que os industriais conseguiram, com apoio do Estado, criar uma importante escola de formao dos trabalhadores. No perodo do Estado Novo (1937-1945), os industriais conseguiram regulamentar as propostas de ensino profissional o Brasil a partir da reforma Capanema (1942), conhecida tambm como Leis Orgnicas do Ensino9. Esta reforma estruturou o ensino profissional, reformulou o ensino comercial e criou o Servio Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI. A partir dos estudos realizados, compreendemos que os industriais tinham como estratgia formar os trabalhadores brasileiros, como mecanismo de diminuir ou mesmo retirar do setor fabril os trabalhadores estrangeiros10, pois os mesmos em sua maioria tinham ideologias estranhas, eram contestadores e podiam criar problemas para o projeto nacionalista de industrializao do pas. Diferente de anos anteriores, em que se defendia a vinda de trabalhadores estrangeiros para o Brasil, por serem os mesmo qualificados, neste novo momento histrico do pas (dcada de 1930-1940), ganha fora no setor industrial a ideia de que se

A principal referncia do IDORT, com relao educao profissional, foi Roberto Mange, o introdutor dos mtodos tayloristas nas instituies de formao profissional e na organizao do trabalho no Brasil (...) nasceu em 1885, na cidade sua de La Tour-de-Peilz. Filho de um Diplomata, fez seus estudos na Alemanha (...) Contratado em 1903, com a idade de 28 anos, para lecionar desenho de mquinas na Escola Politcnica de So Paulo, influenciou profundamente vrias geraes de engenheiros que, aps passarem por suas mos, ocuparam altas cargos na burocracia estatal e nas empresas pblicas (BRYAN, 2009, p. 25). 9 Estes foram os decretos-lei criados por Capanema em 1942/43: Decreto-lei n. 4.073, de 30 de janeiro de 1942, que organizou o ensino industrial; Decreto-lei n. 4.048, de 22 de janeiro de 1942, que instituiu o SENAI; Decreto-lei n.4.244 de 9 de abril de 1942, que organizou o ensino secundrio em dois ciclos: o ginasial, com quatro anos, e o colegial, com trs anos; Decreto-lei n.6.141, de 28 de dezembro de 1943, que reformou o ensino comercial. 10 Com a chegada dos trabalhadores imigrantes da Europa, concepes pedaggicas como as de Francisco Ferrer ganharam rpido desenvolvimento nos centros urbanos brasileiros. Trabalhadores organizados sob a bandeira do anarquismo criaram vrias Escolas Livres que se contrapunham chamada pedagogia tradicional (PICHELLI, 1997, p. 76).

fazia urgente e necessrio a substituio da fora de trabalho estrangeira11, por trabalhadores nacionais, pois no tinham vcios e idias complicadas, estranhas:
O Brasil no necessita de braos, pois no aproveitou nem curou, ainda, de aproveitar os trabalhadores nacionais (...) Para suas necessidades atuais, o Brasil dispe de braos suficientes, perfeitamente aptos, suscetveis das mais rduas e dedicadas tarefas, quer na agricultura, quer na indstria, quer como inteligncia, quer como resistncia (...) Apesar de ser inteligente, dedicado, fiel, resistente, fadiga, como poucos, adaptando-se facilmente aos mais difceis misteres e s mais complexas manipulaes industriais (...) Desamparado, vergando ao peso do antema de vadio e preguioso de incapaz e malandro (PICHELLI, 1997, p. 6).

Os efeitos destas ideias so constatados j nos anos 30 em decorrncia da diminuio da imigrao para o Brasil e do crescente processo de migrao para as principais cidades como, por exemplo, So Paulo, como bem nos informa Pichelli (1997): entre o perodo de 1931 e 1946, chegaram a So Paulo 651.762 migrantes internos contra 183.445 estrangeiros. J no perodo anterior, entre 1881 e 1930, os estrangeiros somavam 2.250.570, contra apenas 289.179 nacionais (PICHELLI, 1997, p. 6). Constatando a necessidade de os trabalhadores nacionais compor definitivamente a fora de trabalho no pas, como estratgia tambm de substituir a estrangeira pelos trabalhadores brasileiros, tornava-se indispensvel educar, instruir e preparar o mesmo para o mercado de trabalho. Lembramos que esta preocupao se torna mais evidente com o crescimento dos projetos de industrializao do pas, principalmente aps Getlio Vargas12 assumir o poder no Brasil. Neste sentido que seria fundamental e urgente um projeto educacional que possibilitasse a formao de um novo homem, porm que fossem operrios dceis, saudveis e produtivos, alm de uma nova elite, capaz de comandar a sociedade dentro dos novos princpios da ordem burguesa (PICHELLI, 1997, p. 6).

Buscando limitar a vinda de trabalhadores para o Brasil, baixou-se decreto n 4.247 de janeiro de 1921, no qual se estabeleciam normas para os casos de expulso. Este decreto teve complementao com outro de n 4.743 de outubro de 1923 (NAGLE, 1974). 12 A poltica sindical do governo Vargas, ao mesmo tempo em que inibia as mobilizaes de classe, restringia tambm a atuao dos trabalhadores nas entidades sindicais, que constituam a parcela politicamente mais avanada dentre os operrios, alm da proibio explcita ao sindicato de exercer qualquer atividade poltica e ideolgica (ANTUNES, 1980, p. 77).
11

Em seus estudos, Romanelli (2006) observa que outros fatores tambm contriburam para a restrio da importao de trabalhadores estrangeiros. Segundo esta mesma autora:
(...) conveniente lembrar que a poca exigia uma redefinio da poltica de importao de pessoal tcnico qualificado, como vinha acontecendo at ento. A guerra estava funcionando como mecanismo de conteno da exportao de mo-de-obra dos pases europeus para o Brasil. At essa altura, no existira uma poltica adequada de formao de recursos humanos para a indstria, porque esta se vinha provendo de mo-de-obra especializada, mediante importao de tcnicos. O perodo de guerra estava dificultando essa importao, do mesmo modo que dificultava a importao de produtos industrializados. Isso suscitava um duplo problema para o Estado: de um lado, ter de satisfazer as necessidades de consumo da populao com produtos de fabricao nacional (...) o que significava ter de expandir o setor industrial brasileiro e, com isso, absorver mais mo-de-obra qualificada e, de outro lado, j no poder contar com a importao desta, pelo menos no mesmo ritmo em que ela se processava (ROMANELLI, 2006, p. 155).

Da a informao dada pela mesma autora, de que a partir deste processo que surge a iniciativa dos industriais brasileiros de treinar trabalhadores nacionais, emergindo a partir desta preocupao a necessidade urgente de se criar uma escola de formao de trabalhadores; inicia-se neste perodo o surgimento do SENAI (Servio Nacional de Aprendizagem Industrial). O SENAI foi criado a partir do decreto lei 4.048, de 22 de Janeiro de 1942. Romanelli (2006) nos informa que o mesmo foi criado com o objetivo de organizar e administrar escolas de aprendizagem industrial em todos o pas, podendo tambm manter, alm dos cursos de aprendizagem - que eram mais rpidos, segundo a Lei Orgnica do Ensino Industrial, e tinham por objetivo a preparao dos aprendizes menores dos estabelecimentos industriais -, cursos de formao e continuao para os trabalhadores no sujeitos aprendizagem (ROMANELLI, 2006, p. 166). Somando o descontentamento com os trabalhadores estrangeiros aos problemas em decorrncia da guerra, cresce no interior dos industrialistas a necessidade de se criar esta escola. Neste sentido que o Governo Federal cria o sistema de ensino paralelo ao oficial, que foi organizado em convnio com as indstrias via CNI (Confederao Nacional das Indstrias). (ROMANELLI, 2006, p. 155).

O trabalho qualificado era compreendido neste perodo como meio de se manter a ordem , evitar a desordem, mas tambm como instrumento inteligente de produo industrial e, para garantir e implementar esta ideologia, dispunha-se de instituies educacionais como Liceus de Artes e Ofcios14 e asilos desvalidos (CUNHA, 2005). Formao/educao profissional para os trabalhadores era um dos principais objetivos do IDORT, tanto que Loureno Filho e Roberto Mange eram responsveis, no interior desta organizao empresarial, pela questo educacional. Tenca (2006, p. 40), ao analisar a educao no interior do IDORT, entende que:
na educao, o Instituto de Organizao Racional do Trabalho exerceu um papel dos mais importantes na vasta empresa voltada para o controle do tempo do trabalhador, em mbito regional e nacional. Das inmeras atividades desenvolvidas nessa rea, penso ser importante citar, considerando o tema deste trabalho, a Escola Livre de Sociologia e Poltica e os cursos voltados diretamente para a formao de trabalhadores.
13

Importante lembrar que o principal entusiasta e articulador para que se concretizasse a criao da Escola Livre de Sociologia e Poltica era Roberto Simonsen, Presidente da FIESP e fundador do IDORT. Na inaugurao desta escola em 1933, Simonsen deixava claro os objetivos definidos para a escola;
(...) Essa escola tem que possuir um tal programa que possa, alm de seu curso normal, esboar um plano de pesquisas sociais e coordenar a documentao j existente, dirigindo a formao de estatsticas adequadas, promovendo publicaes peridicas de monografias e inquritos, pesquisando os casos especiais pela aplicao dos mtodos de observao e inquirio diretos, incentivando a formao de operadores capazes de tais cometimentos e enfim As diferenas de classe no incio da Repblica era claro, pois somente classe que tinha posses que era reservado o direito do no-trabalho, sendo que os pobres que no trabalhavam eram tidos como vadios e passveis de punies pela justia (...) a vagabundagem no constitua um crime, mas uma contraveno, isto , a no observncia de preceitos legais ou de regulamentos, mas entendia-se que a vadiagem era propiciadora de crimes (CUNHA, 2005). 14 As estradas de ferro tiveram grande importncia na introduo no Brasil, em So Paulo, particularmente, do ensino de ofcios associando oficina e escola. Desde o incio do sculo, as empresas ferrovirias mantinham escolas para a formao de operrios destinados manuteno de equipamentos, veculos e instalaes. A primeira delas, a Escola Prtica de Aprendizes das Oficinas, foi fundada em 1906, no Rio de Janeiro, mantida pela Estrada de Ferro Central do Brasil. Mas foi a grande densidade de estradas de ferro no Estado de So Paulo, ligando as frentes de expanso cafeeira ao porto de Santos, que criou condies para que, na dcada de 1920, se unificassem as atividades de ensino de ofcios das empresas ferrovirias (CUNHA, 2005, p. 115-116).
13

coordenando tudo quanto possa interessar ao perfeito conhecimento do meio em que vivemos e dos elementos necessrios soluo dos problemas de governo (SIMONSEN, 1932, p.13).

Simonsen (1933, p. 7) apresenta ainda sua viso sobre o papel da escola de sociologia e poltica, como estratgico para a formao da elite nacional.
A formao das elites deve pois constituir uma das preocupaes primaciais das sociedades modernas. Qualquer instituio social, qualquer escola doutrinria que inspire ser adotada, qualquer associao industrial ou comercial, para colimar seus objetivos, todas necessitam e exigem, cada vez mais, elementos da elite em sua direo. Possuindo escolas superiores de incontestvel valor. So Paulo precisa agora formar as suas elites, educadas nas cincias sociais e no conhecimento das verdadeiras condies em que evolui a nossa sociedade, como meio de mais fielmente aparelhar a convenientemente escolha de seus homens de governo (SIMONSEN, 1933, p. 7).

Weinstein (2000) tambm analisa este movimento e o processo de fundao da Escola Livre de Sociologia e Poltica, em que, em sua fundao, divulgado um manifesto sobre os objetivos desta escola. Conforme Weinstein (2000, p. 94), o manifesto propunha a formao de uma:
(...) elite numerosa e organizada, instruda sob mtodos cientficos (...) capaz de compreender o meio social. Inspirados na sociologia positivista, os fundadores da escola consideravam a pesquisa apoltica e cientfica feita por especialistas o instrumento adequado para resolver conflitos sociais e tambm uma forma de eliminar temas controversos como salrios, condies de trabalho, e padro de vida da arena poltica e da luta de classes. Esses objetivos estavam em plena sintonia com o ponto de vista dos que defendiam a racionalizao (WEINSTEIN, 2000, p. 94).

Ao tambm analisar a educao profissional no Brasil, Tenca (2006, p. 41) nos informa que, na reorganizao do ensino profissional no Brasil, o IDORT teve participao ativa das discusses, contribuindo com ideias tambm:
(...) na estruturao do Departamento de Administrao do Servio Pblico (DASP); na criao do SESI e do SESC; na Reorganizao Administrativa do

Governo do Estado (RAGE), em So Paulo; em iniciativas vinculadas direta ou indiretamente FIESP, como na criao da Escola Livre de Sociologia e Poltica, em 1933, antecipando-se mesmo constituio da Universidade de So Paulo, criada em 1934, no governo de Armando Salles de Oliveira, que foi um dos fundadores e o primeiro presidente do IDORT em 1931. Esses fatos indicam a interferncia direta dos representantes da indstria paulista na implementao de polticas sociais, de um lado, e, de outro, o investimento na reestruturao da burocracia, tanto no setor privado como em instituies governamentais.

Ao mesmo tempo em que os industriais fundam a Escola Livre de Sociologia e Poltica para formao profissional dos trabalhadores, a fim de atuarem na indstria que estava sofrendo alteraes significativas, os mesmos criam a Universidade de So Paulo, com o objetivo claro de formao da elite industrial e empresarial paulista. A Constituio de 1937, por exemplo, em seu artigo n 129, determinou um papel indito para Estado, empresas e sindicatos no tocante educao profissional das classes menos favorecidas. Conforme este artigo:
O ensino pr-vocacional e profissional destinado s classes menos favorecidas em matria de educao o primeiro dever do Estado. Cumpre-lhe dar execuo a esse dever, fundando institutos de ensino profissional e subsidiando os de iniciativa dos estados, dos municpios ou associaes particulares e profissionais. dever das indstrias e dos sindicatos econmicos criar, na esfera de sua especialidade, escolas de aprendizes destinadas aos filhos de seus operrios ou de seus associados. A lei regular o cumprimento desse dever como os auxlios, facilidades e subsdios a lhes serem concedidos pelo poder pblico (CUNHA, 2055, p. 28).

Ao analisarmos estes decretos, Romanelli (2006) nos informa que o ensino industrial, a criao das escolas de aprendizagem foi de (...) um aspecto de indiscutvel valor da histria do ensino profissional, pois revela uma preocupao do governo de engajar as indstrias da qualificao de seu pessoal, alm de obrig-las a colaborar com a sociedade na educao de seus membros. Esta autora observa, ainda, que os trabalhadores tcnicos eram importados, pois no existia no Brasil fora de trabalho qualificada para realizar trabalho no setor industrial (ROMANELLI, 2006).

Consideraes Finais

Neste texto, procuramos demonstrar, por um lado, que a principal organizao dos industriais no perodo analisado, com relao educao profissional, era mesmo doutrinar uma classe que se tornasse submissa, dcil e no contestasse as mudanas que estavam ocorrendo no espao fabril; por outro lado, viam, na educao profissional controlada, gerida pelos industriais, com apoio do Estado, uma forma de preparar os trabalhadores, tornando-os modelos, operrios padres, isentos de ideologias complicadas, estranhas, conforme era amplamente divulgado pela revista IDORT. Fizemos apontamentos no texto das diversas estratgias de controle, cooptao e mesmo de represso por parte do Estado Varguista, buscando garantir a ordem e harmonia social. A partir do exposto, entendemos que a luta de classes, o confronto dos operrios com a classe dominante, dava-se de diversas formas, organizados por inmeros movimentos e tambm pelas lideranas do Partido Comunista. Observamos que o Estado foi decisivo para a cooptao da classe trabalhadora, fragmentao dos mesmos e enfraquecimento dos sindicatos combativos via leis sindicais; principalmente no perodo do Estado Novo, podemos observar forte represso, priso, perseguio e extradio de muitos trabalhadores ligados s organizaes de luta social e que no aceitavam as regras Ao analisarmos os documentos do IDORT, fica evidente que a preocupao fundamental com a educao profissional para a formao de trabalhadores brasileiros para a indstria estava tambm ligada com a poltica de substituio dos estrangeiros por brasileiros, pois esses no tinham idias estranhas (anarquismo, socialismo, comunismo). Neste perodo, estava em curso a poltica de banir do cho da fbrica e do pas (priso, extradio, deportao) as lideranas polticas e sindicais de origem europia. Entendemos que estava claro o projeto industrial burgus, que buscava a construo hegemnica de seu pensamento e projeto nacional, buscando enfraquecer os trabalhadores, cooptando, fragmentando e perseguindo lideranas sindicais, com apoio do Estado, principalmente no perodo do Estado Novo; e disputar a Hegemonia com o setor agrrio-exportador, ocupando espao em setores estratgicos do Estado no perodo varguista. Entendemos que o IDORT foi o principal instrumento de elaborao, divulgao e defesa das concepes da burguesia industrial neste perodo histrico, buscando, com isso, consolidar suas idias.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA

ANTUNES, Ricardo. Classe operria, sindicatos e partido no Brasil: Da revoluo de 30 at a Aliana Nacional Libertadora, Cortez, So Paulo, 1980. ANTONACCI, Maria Antonieta M. A Vitria da Razo? O IDORT e a Sociedade Paulista, Marco Zero, So Paulo, 1993. BUONICORE, Augusto Csar. Marxismo, Histria e Revoluo Brasileira: Encontros e Desencontros, Anita Garibaldi, So Paulo, 2009. CAMPOS, Cristina Hebling. O Sonhar libertrio: movimento operrio nos anos de 1917 a 1921, Pontes, Campinas, 1988. CUNHA, Luiz Antnio. O ensino de ofcios nos primrdios da industrializao, UNESP, So Paulo, 2005. CUNHA, Luiz Antnio. O ensino industrial na irradiao do industrialismo, UNESP, So Paulo, 2005. IBANHES, Lauro Cesar. O Discurso Poltico-Ideolgico e o Projeto Racionalizador do Instituto de Organizao Racional do Trabalho IDORT na Dcada de 1930, Dissertao de Mestrado, Centro de Cincias Humanas, UFSCar, 1992. GIANOTTI, Vito. Histria das Lutas dos Trabalhadores no Brasil, Mauad, Rio de Janeiro, 2007. MORAES, Carmen Sylvia Vidigal. A Socializao da Fora de Trabalho: Instruo Popular e Qualificao Profissional no Estado de So Paulo, EDUSF, Bragana Paulista, 2003. NAGLE, Jorge. Educao e Sociedade na Primeira Repblica, Ed. Univ. de So Paulo, So Paulo, 1974. PICHELI, Valdir. O Idort enquanto proposta educacional no contexto de formao da hegemonia burguesa no Brasil (1930-1944), Tese Doutorado, FE/Unicamp, Campinas, 1997. ROLNIK, Raquel. So Paulo, incio da industrializao: o espao e a poltica, In: Kowarick, Lcio: As Lutas Sociais e a cidade, Paz e terra, So Paulo, 1994. ROMANELLI, Otaza de Oliveira. Histria da Educao no Brasil, Vozes, Rio de Janeiro, 2006. SIMONSEN, Roberto. Rumo Verdade, So Paulo, Editora Ltda., 1933. SIMONSEN, Roberto. O Trabalho Moderno, In: A Margem da profisso. So Paulo Editora, So Paulo, 1932. TENCA, lvaro. Razo e Vontade Poltica: O Idort e a grande indstria nos anos 30, Dissertao (Mestrado), Unicamp, Campinas, 1987. TENCA, lvaro. Senhores dos trilhos; racionalizao, trabalho e tempo livre nas narrativas de ex-alunos do curso de ferrovirios da antiga paulista, So Paulo, UNESP, 2006. WEINSTEIN, Brbara. (Re)formao da classe trabalhadora no Brasil, 1920-1964, Cortez: CDAPH-IFAN, So Paulo, 2000. VIANNA, Luiz Werneck. Liberalismo e Sindicato no Brasil, Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1976.

You might also like