You are on page 1of 36

Como Concretizar Chakubuku ? Chakubuku ao alcance de todos Uma pergunta No Budismo acredita em Deus ???

?? Uma pergunta, no mnimo esquisita, podemos at classificar como pergunta cretina, mas se voc no tiver preparado, sua luta de chakubuku entope aqui. Se voc disser que No, quem perguntou acha que o Budismo de Capeta. Se voc disser que Sim, como que vai prosseguir a explanao? A pergunta pode ser cretina, mas, a reposta tem de ser muito sbia. Onde esto os erros? As pessoas se queixam; Eu divulgo muito, mas, no consigo concluir meus chakubukus para receberem o Gohonzon . Eles at recebem os benefcios, mas, depois somem!! ??? Quer saber onde foi que errou ? Na grande maioria das vezes, porque demoraram muito ! O processo de converso exige uma transformao radical da vida dos iniciantes, no meu ver, se eles no tornarem praticantes ativos, dentro de 2 ou no mximo de 3 meses, o entusiasmo inicial esfria, e depois, tudo se torna muito mais difcil ! Outro erro que est sendo cometido muito, oferecer um pedao de papel escrito Nam myo ho ren gue kyo. Tem at papel impresso em forma de carto por a. Acontece que s com a recitao de Daimoku, sem o acompanhamento personalizado, o iniciante no se torna um budista praticante assduo. Se voc no conduziu a pessoa a ser Budista integral, fundamentalmente voc no salvou ela. Pior que, as vezes, os iniciantes recebem benefcios, s com a prtica de recitao de DaimokuA, as dificuldades para conduzir prtica correta, multiplicam!! Voc tem que lutar muito para que o iniciante aprenda e faam o Gongyo todo dia, Voc tem que lutar muito para que o iniciante receba o Gohonzon, Voc tem que lutar muito para que o iniciante participe das atividades e etc (impresso, Kofu, ).

S porque voc no ensinou a prtica correta e integral, desde o incio.!!! Alm do mais, o Daimoku do Sutra de Lotus o origem de todos os budas do universo, e o maior segredo do Verdadeiro Budismo da era de Mappo. No se deve tratar levianamente !! Exemplifiquei alguns erros freqentemente cometidos na luta de Chakubuku. Se h maneira errada, a maneira correta tambm deve existir ! Concorda comigo ?

As dificuldades. Imagine, que voc quer converter seu melhor amigo, logo de incio, voc encontra com seguintes dificuldades: Como vou comear ? O que vou falar ? Como superar as objees ? Quem pode me ajudar ? Onde vou levar ? A menos que tenha as repostas a estas indagaes, voc nem teria coragem de comear. Ainda por cima, voc um dirigente. Ento, as dvidas aumentam

Se concretizar o chakubuku difcil para mim, como os membros podem superar estas dificuldades? (As vezes, voc perde at coragem de orientalos a fazerem o chakubuku.) O que devo orientalos? Ser que no h mtodo que facilita a tarefa? Como conduzir as reunies de Chakubuku com sucesso? Como conduzir a minha organizao atingir a meta de 10 por comunidade? Se forar a barra, mais tarde, no haver muita devoluo? O que fazer, para que todos os convertidos tornarem praticantes assduos? Pois Concretizar chakubuku no fcil Por outro lado, dentro da organizao, existem alguns campees de chakubuku que tem longos anos de experincias, e cada um no seu estilo, descobriram o caminho certo de chegar ao sucesso deste empreendimento.
2

Ser que concretizar o chakubuku um privilgio das pessoas que tem muitos anos de experincia e boa bagagem de conhecimento do budismo? Ser que no haveria um sistema que facilita a concretizao de chakubuku, mesmo para as pessoas que no tenha tanta experincia e conhecimento? Raciocnio lgico Vamos resolver algumas questes matemticas ? Acompanhe o raciocnio, t ? Unio faz fora: seu convidado vs. voc
1)

difcil de concretizar o chakubuku

seu convidado vs. Voc + + + + + + + companheiros da organizao reunio bem elaborada ambiente agradvel instrutor bem preparado argumentos poderosos sorriso e ateno das pessoas etc. = muito mais fcil de concretizar

Unindo com todas as foras disponveis, voc tem muito mais chance de ser vitorioso! 2) Diferena entre budista e seu convidado: budista = faz orao diria seu convidado = no faz orao diria seu convidado + orao diria = budista praticante !

Para concretizar chakubuku, seu convidado tem de fazer orao diria !

3) Continuidade no comparecimento:

comparecimento espordico nas reunies = fragmento de idias sobre o budismo + cheio de dvidas 8 semanas consecutivos nas reunies budismo = viso geral e idias corretas do

e da SGI.
3

4) Prtica provisria de uma orao de manh e de noite durante 60 dias: = Benefcio inicial e convico no Gohonzon Como convenclo tudo isso ? Explanao e argumento poderoso do instrutor = Manual do Instrutor + treinamento e dedicao + paixo e convico do instrutor
5) 6)

Onde se encontra o Manual do Instrutor ?

O Manual do Instrutor e as solues das questes levantadas anteriormente, voc poder encontrar em seguida neste artigo, prossiga a sua leitura com bastante ateno !! Reunio de chakubuku infalvel !? Vamos supor, que no centro regional (kaikan)da sua localidade, se tivesse reunio semanal de chakubuku de alto nvel de contedo, de instrutores bem preparados com argumentos poderosos, de ambiente agradvel de muitos sorrisos e de alto astral, de pessoas simpticas e carinhosas, que todos os convidados saem da convencidos de que praticar o Budismo bom, etc. ajudaria muito, no ajudaria? Ento, vamos montar tal reunio ! 1. Instituir as reunies de alto nvel. Com o objetivo de explicar o budismo para os convidados e convenclos a praticarem, vamos instalar uma reunio semanal que pode ser chamado de Curso de Iniciao ao Budismo ou 2a Feliz.( ou 3a, 4a, 5a Feliz, Sab. Amizade, Dom. Alegre, como quiser.). Nestes encontros, utilizamos todos os recursos disponveis para alcanar objetivo: unio dos membros, local de reunio agradvel, atendimento carinhoso da recepcionista, instrutor muito bem preparado, explanao e argumento poderoso, clima de alto astral, sorriso das pessoas, etc. etc. Nenhum detalhe que est no nosso alcance desperdiado. As reunies comeam s 18:30, o instrutor com breve explicao(5 min.), sobre o budismo e a importncia de recitao do Daimoku, faz todos os convidados recitarem o Daimoku juntos em voz sonoro, durante 20 minutos, e apresenta o lder da orao.
4

Aps cerca de 20 minutos de recitao do Daimoku, o instrutor explica (5 min.) o que O Sutra de Lotus e seu grande valor, e convida a fazer treinamento de sutras, Hobem pon e Juryo hon inteiros bem devagar ( 30 min.), mais oraes silenciosas de 3 oraes. O instrutor convida todos os convidados praticarem esta orao (provisria), durante 60 dias de manh e de noite, e comparecerem nesta reunio no mnimo de 8 vezes consecutivos. Explanao sobre o conceito bsico do budismo. (10 min.). (at aqui se chama parte fixa, porque todas ao vezes faz mesma coisa, sempre focalizando nos convidados novos de 1a vez). A parte varivel constitui de explanao de um ou outro princpio bsico do budismo, tais como: Sansho Shima, Jigyo Keta, Esho Funi, Hendoku Iyaku, Flecha Venenosa, Gema na Lapela, entre outros, e relatos de experincias e orientao final. Termina oficialmente por volta das 20:10. Aps o trmino da reunio, temos confraternizao, no de comes e bebes, sim de encurtar os laos de amizade com os membros e convidados, e envolver ainda mais os convidados ao nosso ambiente. Podemos chamar de Confraternizao Direcionada. O segredo O grande segredo deste encontro chamado de 2feliz, est na 1 parte da recitao de mais ou menos 20 minutos de Daimoku e o treinamento de Sutra, que ser feito logo em seguida. Em geral, nas reunies de chakubuku convencionais haviam muitas explicaes e no haviam a parte de execuo das oraes. Os convidados tentavam entender o Budismo teoricamente, e no chegavam na concluso de praticar as oraes todos os dias.

Estes primeiros 5 minutos, o instrutor tem a grande misso de causar boa impresso e convencer os participantes a recitarem os 20 minutos de Daimoku, onde deve aplicar o argumento poderoso com toda convico e entusiasmo ! (vide Texto Bsico)

Esta recitao de Daimoku faz surgir no interior de todos os convidados o Estado de Buda que facilita a compreenso e o convencimento durante todo o restante da reunio.

2. Escolha do local. Fcil acesso ao pblico Oferecer o mnimo de conforto ao pblico Gohonzon esteja consagrado exemplarmente Boa luminosidade Microfone e aparelho de som (se possvel) Lousa ou quadro branco (se possvel) Entrada das pessoas atrasadas no desvie ateno do participante. Os convidados querem avaliar o Budismo, tambm pela apresentao e o aspecto do local, portanto, se o local no oferece o mnimo de condio, no adianta insistir. Se fizer no local ruim, os convidados simplesmente no voltam. 3. Equipe de trabalho. Cada local de realizao, necessita de 10~12 pessoas com muita disposio. Recrutar entre os companheiros, os que tem mnimo de condio: 3 ou mais 3 4 2 Instrutores Lderes de orao Recepo e Seiri Coordenador de acompanhamento Podem ser: DS, DF, DMJ, DFJ, dirigente ou no, quem tem condio, sem preconceito.

Qualificao dos Membros da Equipe

Possuir um grande orgulho de ser budista, uma enorme paixo e um desejo ardente de transmitir as maravilhas do Budismo s outras pessoas. Este ponto indispensvel para esta funo.

O Kossen Rufu um empreendimento movido pela paixo das pessoas. Quem no tem esta qualidade, no pode ser instrutor.

Compromisso com o pblico este um encontro semanal. Deve haver o mnimo de condio para cumprilo, e acima de tudo, uma firmeza para lutar e vencer as adversidades.( com certeza, encontraro com Sansho Shima )

Convico inabalvel diante do poder do Gohonzon e a prtica de Jigyo/Keta exemplar no nvel individual. Se voc for falho neste ponto, como pode ensinar aos outros?

Esprito de procura e grande interesse para aprender o Kyogaku. Sem esta qualidade, a palestra fica rotineira e sem atrao, no haver fora suficiente de convencer o pblico. Treinamentos para Equipe Para realizar Curso de iniciao ao Budismo de alto nvel, que convence todos os convidados infalivelmente, uma tarefa que requer muito treinamento e dedicao. a) Instrutores (3) Decolar os textos e explanar com emoo e paixo. Objetivo chegar no nvel da qualidade de convencer 100% dos convidados. Trazer um convidado at o local da reunio no fcil e requer muito esforo, os instrutores no tem direito de decepcionar os apresentadores com baixa qualidade de palestra. Os membros de nossos grupos de apresentao (ongakutai, kotekitai, taiga, etc.) fazem treinamento exaustivo por causa da apresentao de 3 minutos, e no tem que convencer ningum. Os instrutores que carregam uma misso de convencer todos os convidados, no mnimo, deveria treinar como os membros dos grupos de apresentao. b) Lderes da orao(3) Ensinar Gongyo e Daimoku corretamente aos iniciantes uma tarefa de responsabilidade. Daimoku No pode ser muito rpido que convidado no consegue acompanhar. No pode ser lerdo ou pesado, deve ser no ritmo de galope de corcel. Leitura de Sutras No ritmo que o convidado de 1a vez pode participar (Hobem pon + Juryo hon +Tyogyo + Orao silenciosa de 2a, 3a, 5a, orao = 30 minutos). Todo mundo sabe fazer Gongyo (em termo), mas, quando faz devagar, aparece os vcios e cacoetes. Deve treinar muito at corrigir todos os erros, e realizar um Gongyo/Daimoku sonoro e gostoso de acompanhar.

c) Recepo e Seiri (4)

A primeira impresso a que fica. O convidado chega na reunio e a primeira pessoa com que se depara a da recepo, o aspecto e o comportamento da recepo devem representar, de certo modo, o que o budismo ensina, ou seja, alegria, educao, serenidade, solicitude, carinho etc.

Elaborar o atendimento padro e treinar os integrante deste setor. Fazer a ficha dos convidados para posterior acompanhamento, e colocar no fichrio em ordem alfabtica. Para no chatear o convidado, no necessrio preencher a ficha na hora (s nome do convidado e do apresentador ) mas, posteriormente num momento mais oportuno.

Os membros da recepo faz um esforo extra de, 2a vez em diante, os convidados devem ser chamados por nome! Esta prtica aproxima muito os convidados para o Budismo ! Para facilitar a integrao e para que os convidados se sintam em casa, os membros da comisso e os dirigentes poderiam colocar sua identificao nominal.(s nome) Se o lugar for grande, coloque identificao na forma de crach, pois isto ir facilitar os instrutores. Ex.: Convidados amarelo,/ apresentador vermelho /e comisso azul.

Reserve uma quantidade razovel de assentos para os convidados e seus apresentadores, nem sempre eles chegam na hora. Seiri deve conduzir os convidados junto com os respectivos apresentadores, nos melhores lugares disponveis da reunio com toda diligncia. Prestar ateno na movimentao do pblico. Se no faltam assentos, se algum passa mal, se as crianas no esto fazendo o barulho, etc. A fim de que a reunio desenvolva com tranqilidade. d) Coordenador de Acompanhamento(2)

Cada local de realizao, dever haver algum muito consciente e observador, fazendo o papel de coordenador de acompanhamento, observando o comportamento de cada um dos convidados, e organizando as visitas, encaminhando para a entrevista e cuidando de cada convidado at a efetiva concesso do Gohonzon.

Se for bom fisionomista, ajuda muito. Se no for, esforce para ser um ! Atravs do fichrio dos convidados, as comunidades/blocos devero fazer os acompanhamentos personalizados.
8

Incluir os nomes dos exfichas azuis no fichrio dos convidados para acompanhar melhor a caminhada at receber Gohonzon uma inteligente opo.

Atravs dos resultados, as comunidades que no estiverem conseguindo desenvolver este movimento, devero ser imediatamente apoiadas, principalmente com calorosos incentivos e verificandose pessoalmente, as maiores dificuldades encontradas nesta localidade. 4. Movimentao na Organizao

Convencer os responsveis das organizaes, (rea, Comunidade, Bloco de 4 Div.) fundamental para o sucesso.

Regional,

Distrito,

Deve convocar nos conselhos de cada nvel, e levar avante o projeto com a concordncia de todos. Se voc abreviar esta parte, no vai conseguir a realizao plena. Tome cuidado! tem gente que no faz e no deixa o outro fazer.

Alto nvel do contedo, sem dvida, um item importantssimo para o sucesso do empreendimento. Mas o sucesso no depende s da qualidade da apresentao, casa cheia um outro fator super importante!

Portanto, divulgue a idia de fazer o chakubuku, ou seja, trazer os convidados aos encontros, em toda organizao, movimentando e utilizando todas as oportunidades que estiver ao seu alcance ! (reunies, visitas, orientaes, etc. ) Com a instalao de Curso de Iniciao ao Budismo, o trabalho do apresentador fica extremamente simples: Em vez de explicar o Budismo, simplesmente convide ao evento. Se comear a explicar, estraga! Porque, quanto mais que explica, o seu convidado perde o motivo de comparecer na reunio. Voc no quer ir minha reunio do Budismo? Voc no quer mudar a sua vida? Ento vamos minha reunio! L o instrutor explica muito bem, voc no vai arrepender! Quem no pode falar isso?!! Com isso, o caminho da concretizao de Chakubuku ser aberto para todos ! Os membros recm convertidos, prprios convidados, at as crianas de DE, podem ser apresentadores de Chakubuku. !! Sempre h pessoas que vem dar uma espiada no encontro, para ver se vale a pena trazer o seu convidado.
9

Portanto, nunca descuide na qualidade do contedo . Alm de fazer o chakubuku em grande escala, os encontros tem o efeito de despertar os membros afastados e conscientizar ainda mais os membros ativos. Portanto, seria interessante aparecer na programao do ms, no como Reunio de Chakubuku, mas sim como Reunio de membros e convidados. O verdadeiro sucesso de casa cheia uma comprovao de que voc realmente conquistou e convenceu todos os membros com o bom nvel do contedo, e com que eles lutarem para realizao de Chakubuku, tornandoos apresentadores. 5. Papel dos Apresentadores Para o convidado que comparece pela 1 vez, numa reunio budista, tudo muito estranho. Amizade e confiana do apresentador so os nicos e frgeis elos que prendem ele reunio. Portanto, o apoio e a assistncia do apresentador que senta ao seu lado, algo de suma importncia. D esse carinho quem est precisando, em nome da retribuio, que um dia, no passado, voc recebeu. No roteiro da programao consta uma parte de treinamento de sutra. O apresentador deve carregar no seu bolso alguns sutras sobressalentes, para oferecer na hora do treinamento. Se possvel, dar de presente, um livrinho de Sutra com dedicatria na contra capa. O convidado agradece de corao e nunca esquece este carinho.

Para um bom desempenho do convidado/iniciante, os encontros semanais do Curso de Iniciao no so suficientes. Principalmente no meio das primeiras semanas, deve marcar o encontro, para encorajar a fazer as prticas dirias.

O apresentador deve fazer o papel de uma ponte importante para a introduo das atividades da organizao de comunidade e da Diviso. 6. Papel das Comunidades/Blocos Para um convidado/iniciante tornar um budista convicto e integral, ele deve superar todos os tipos de dificuldades. Nesta caminhada so indispensveis o apoio e acompanhamento de praticantes veteranos.

10

Os dirigentes da Comunidade/Bloco, juntamente com o apresentador, devem aguar sua sensibilidade de perceber as necessidades dos iniciantes a cada etapa e conduzilos a esta caminhada com sabedoria. Por exemplo, no encontro semanal, sempre fazemos a leitura de sutra direto (Hobem,Tyogyo,Jigague e orao silenciosa de 3 oraes em voz)como Gongyo no perodo de prtica provisria, com as velocidades no nvel de que os convidados de 1a vez podero acompanhar perfeitamente. De acordo com o desenvolvimento do iniciante, j na 2a ou na 3a semana, algum deve orientlo a desafiar para fazer 3 oraes, e mais tarde para Gongyo completo Fazendo visitas aos familiares, preparando e encaminhando para entrevista, de acordo com o amadurecimento na prtica da f de cada um. Detectando os obstculos e dificuldades, incentivar e orientar at conquistar a vitria final, que efetiva consagrao de Gohonzon em casa dele. H ocasies em que o apresentador no pode cumprir o seu papel (criana, iniciante). Neste caso, os dirigentes de bloco/comunidade devem desdobrar o seu esforo. Se o Kossen Rufu a realizao do ideal do Budismo no mundo catico, a Comunidade deveria ser um pequeno exemplo desta paz, harmonia e humanismo. Portanto, no s no local do encontro semanal, mas, tambm nas Comunidades hajam clima de entendimento, alegria, otimismo e alto astral. Nada mais gratificante do que ouvir um depoimento do iniciante agradecendo todo o carinho recebido na sua Comunidade. 7. Depoimentos Selecione os relatos que correspondem com o que foi explanado.

Para convencer os convidados, os relatos devem ser cuidadosamente escolhidos e muito bem treinados. Qualquer um no serve, nem se fale do voluntrio improvisado na hora ! porque estraga at a reunio.

Evite os relatos compridos e ou dramticos de mais. Se descuidar, eles podem mudar at o clima da reunio.

Bom seria aquele que relatasse o motivo da converso, bem elaborado e treinado para falar em 5 minutos.

11

Roteiro de um bom Relato (Motivo da converso) 5 minutos Texto Boa noite! Tudo bem? Meu nome Fulano (Nome e sobrenome) Eu sou (profisso, ex. dona de casa) Pratico o budismo a (tantos anos) Em 19??(ano em que tudo comeou), eu estava.... Conheci o budismo por intermdio de Beltrano Eu achei que ... Decidi praticar por motivo de ... Foi difcil, porque ... Ento, aconteceu... Atualmente estou... Daqui para frente... Quero agradecer a(o).... As primeiras dificuldades e como as superou Como sentiu a fora do budismo Como est atualmente, situao interna/externa Deciso para o futuro Agradecimentos Contedo Cumprimento, saudao Auto apresentao Qualificao profissional Tempo de prtica Situao interna/externa da vida, antes de praticar Como conheceu o budismo A primeira impresso Motivo da deciso de praticar

12

8. Planejamento e Preparativos O sucesso no uma mera casualidade, o sucesso um acmulo de dedicao, de intensidade da orao, de preparativos dos mnimos detalhes, de conscientizao de todos os membros da comunidade, e da paixo e itinen dos lderes. A vitria de todos os eventos do Kossen Rufu depende dos planejamentos e preparativos, realizados com profunda orao e total seriedade. Desde a escolha e treinamento dos instrutores e os membros da equipe, a escolha e preparo dos locais de realizao, at que ponto conseguiram mobilizar a organizao? Quantos apresentadores e comunidades conscientizaram o seu papel ? Tudo isso aparece no resultado como sucesso ou fracasso. Portanto, encare cada evento como ltima batalha do bem contra o mau, e conquiste uma grande vitria dentro e fora da sua vida. 9. Nvel de Realizao. Em que nvel de organizao que deve instalar O Curso de Iniciao ao Budismo ? comunidade?, no distrito?, ou na regional ? na

No tem uma regra predeterminada, porque cada organizao diferente das outras. Mas, sem dvida uma questo muito importante, que esta deciso sempre influencia nos resultados. Portanto quem tem poder de deciso desta questo, deve aguar a sensibilidade de perceber as realidades de cada uma das organizaes. Um dos objetivo fundamental desta atividade facilitar a luta de Chakubuku, trazendo este empreendimento difcil, ao alcance de todos. Para isso, o contedo do Curso deve ser de tima qualidade. Qualidade do Curso, resumese em 3 pontos: 1. Local da reunio. 2. Contedo da reunio.(capacidade de instrutor/equipe) 3. Quantidade de participantes e seus nimos. Por exemplo: um determinado distrito, no possui o local adequado para esta atividade, e ou, dentro do quadro de dirigentes no se encontra as pessoas disponveis suficientes para fazer parte de instrutor/equipe, e ou, quantidade das pessoas e seus nimos que pode movimentar para esta atividade insuficiente.

13

Nestes casos, no h nenhum mal, de este distrito juntar com outro, e realizar como atividade conjunta, ou uma organizao de um nvel acima , regional, por exemplo, que possa satisfazer as condies, poderia tomar a iniciativa da realizao, a unio faz a fora, lembra ? Posteriormente, quando os distritos crescerem e acumularem as foras suficientes, e obter as condio de conquistar os sucessos, podero instalar nos dias , locais e equipes independentes. Deve evitar de todo custo, obrigar as organizaes que no tem condies mnimas, a instalarem o Curso de qualidade duvidosa. Porque, as reunies no sendo de timas qualidades, no vai ajudar vida de ningum, 1. Os convidados no se convencem. 2. Apresentadores se decepcionam. 3. Os membros perdem o nimo mais ainda. 4. Organizao no conquista o objetivo. Por outro lado, vale ressaltar que, extraordinrio. 10.Montagem passo a passo 1) Entender o fundamento: Junto com os dirigentes da sua organizao, estude esta matria, entenda os fundamentos desta atividade. 2) Conselho de planejamento. Convoque um conselho da sua organizao (os membros do conselho j entendendo o fundamento desta atividade), e defina os seguintes pontos: a. Local de realizao. b. Dia e Hora dos Encontros.(toda 2a, todo Sab. etc.) c. Nome (apelido) dos Encontros. (2a Feliz, Sab. Amizade, etc.) d. Dia da Inaugurao. (2~3 semanas). e. Nomes dos membros que compe o Equipe. f. Marcar a Reunio de Conscientizao.(convocao total). g. Marcar os dias de treinamento da Equipe.(2 vezes p/ semana antes da inaugurao) 3) Reunio de conscientizao existe comunidade que conquista um sucesso

14

Com a entusistica explicao da nova atividade, reascender no corao dos membros paixo de fazer chakubuku e alegria de lutar para Kossen Rufu local, e movimentar a toda organizao. 4) Treinamentos com muita dedicao Cada grupo da equipe deve treinar muito bem, at que tenha certeza de que 100% dos convidados ficaro satisfeitos. Junto com as crticas dos colegas, gravador e o espelho devem ajudar muito. 5) Inaugurao. Com a presena macia dos membros e convidados, h sucesso total do evento. Todos os convidados prometem voltar na semana que vem, j trazendo novos convidados!! Parabns!!! 11.Roteiro e Texto. Desde que o objetivo principal desta atividade introduzir os convidados prtica provisria e fazer com que ele perceba o grande poder do Budismo, deve evitar discusses e polmicas inteis tais como: Quem criou o mundo ? Quem criou o homem ? Vida aps a morte, Comparao das religies, O que Deus ? Deus existe ? etc Se no passado, foi parar nestes labirintos, nico culpado foi voc, que no soube conduzir o dialogo de chakubuku. Sei que voc pode ganhar estes confrontos, porque o Budismo uma filosofia da vida incomparavelmente superior, mas, que que adianta ? voc ganha a batalha, e perde a guerra !! Melhor estratgia de sair do labirinto, no entrar nele ! Os textos aqui apresentados so umas concluses de longos anos de pesquisa e experincia, evitando qualquer tipo de confronto e conduzindo diretamente prtica de oraes. Pode dar devida importncia e decorlo, voc no vai arrepender ! 18:30 ~ 18:35 a Cumprimento/saudao b Auto apresentao c Objetivo do encontro d Identificao dos convidados de 1 vez
15

f O porqu das oraes g Como fazer h Convite para fazer em voz i Apresentar o lder da orao

a- Explicao do Roteiro Texto: Boa Noite! Meu nome ...................................... Sejam bem vindos a mais uma 2a Feliz! Quem so os convidados que esto vindo pela primeira vez nesta Reunio? E quem so os convidados de 2 ou mais vezes? Este um encontro chamado de 2a Feliz, realizado em todas as 2as feiras, neste local. e tm como objetivo, apresentar o Budismo de Nitiren Daishonin a todas as pessoas que queiram conhecer. O Budismo uma religio muito diferente daquelas que os senhores j conheceram. Comparecendo uma ou duas reunies s, no suficiente para conhecer todos os detalhes que so necessrios para avaliar a profundidade e a veracidade do Budismo. Poderia se cometer o mesmo erro dos cegos que tocaram as partes do elefante, que confundindose, concluram que a forma total do elefante era como a parte tocada. Portanto, recomendamos que freqentem este encontro, no mnimo 8 vezes, durante 2 meses, como um Curso de Iniciao do Budismo. Aps este perodo, os senhores tero os conhecimento e as experincias suficientes para analisar a fora do Budismo em suas vidas! O Budismo acredita na potencialidade do ser humano, muito mais do que voc poderia acreditar todos ns temos uma capacidade ilimitada de viver feliz, nesta vida e fazer com que outras pessoas tambm sejam felizes. Para extrair esta fora interior, temos como prtica principal a recitao de Daimoku, ou seja, a recitao do Nammyohorenguekyo, repetidas vezes! Para aprender a andar de bicicleta, voc tem que tentar isto em cima do selim. Quando quer aprender a nadar, tem que entrar na gua Nada melhor do que conhecer o Budismo j praticando e sentindo a fora inerente em sua vida fluindo do seu prprio interior. No acham? Coloquem as mos postas, olhos abertos, pensamento firme no propsito de sua vida, e solte sua voz. Nammyohorenguekyo, Nammyohorenguekyo, Nammyo horenguekyo ... No fique com vergonha, o importante soltar sua voz. Para quem nunca fez, pode parecer estranho, mas no final voc vai sentir uma fora emanando de dentro de voc. Vamos fazer cerca de 20 minutos de recitao com a liderana do(a) Sr()........................................ 18:35 ~ 18:55 Recitao de Daimoku em voz firme e ritmada, porm sem pressa, nem lerdo ou pesado
16

O ritmo de um corcel branco galopando. 18:55 ~ 19:00 Verificar se todos recitaram o Daimoku , soltando a voz ? (o bastante para ser ouvido). Explicar a orao principal e a complementar Apresentao do livrinho de Sutra. Todos tm? O contedo maravilhoso do Sutra de Lotus Como fazer a Leitura? Convite para todos fazerem a leitura do sutra em voz alta. Neste horrio comparecem mais alguns convidados que no ouviram sua explicao inicial. Portanto, s vezes ser necessrio repetir algum trecho da primeira explicao. Texto: Muito bem! Como foi? Conseguiram recitar juntos? Esquentou, no? O importante soltar a voz. Agora vamos fazer o treinamento de Sutra. As filosofias orientais so muito valorizadas no ocidente: o confucionismo, o taosmo, o budismo tibetano, o budismo zen etc. Somente os que foram explanados pelo Buda Sakyamuni, constituem 80 mil livrarias. H uma enorme quantidade de filosofias e pensamentos, entretanto, o mais valioso esclarecimento da estrutura de vida humana est contido neste livrinho de Sutra. Constituise do 2 Captulo Hoben e o 16 Captulo Juryo do Sutra de Ltus. Possesso mtua do 10 estados, 10 fatores da vida, 3mil mundos numa existncia momentnea da vida, entre outras, Contm a viso mais profunda sobre a vida humana e do universo. Se voc disser que recita o sutra de ltus todos os dias, para algum que tem um conhecimento bsico do Budismo, com certeza, voc ser admirado com muito respeito. Apesar da leitura do Sutra ser uma prtica complementar, ela um pouco mais complexa do que a prtica principal que a recitao do Daimoku. Cada palavra est separada por um tracinho, leia com um ritmo, no importando quantas letras contm. Na pgina 3, por exemplo, Lse: MyohorenguekyoHo bempondainietc. No h necessidade de acelerar a leitura. O importante ler corretamente e soltar a sua voz. Ento vamos fazer a leitura de Sutra com a liderana do(a) sr. (a) ................................. 19:00 ~ 19:30 Recitao de Sutra
17

Hoben Pon (inteiro) Juryo Hon (inteiro) 3 minutos de Daimoku Oraes silenciosas de 2, 3, 5 orao (leitura em voz) Com a pronncia clara e firme, ritmada, sem pressa, sem atropelo, tudo em 30 minutos. 19:30 ~ 19:45 Verificar, se foi possvel acompanhar? Convide para fazer esta orao todos os dias. Convide para comparecer aos prximos encontros (da 2 feliz), durante 8 semanas, fazendo tambm as oraes em casa. Identificao dos convidados (quem so de 1 vez, quem so de 2 vez em diante) e salva de palmas Identificao dos apresentadores, e salva de palmas em dobro explicar o porqu? - Explicao principal sobre a prtica do Budismo de Nitiren Daishonin Texto: Como foi? Deu para acompanhar? Os senhores vo fazer esta orao provisria todos os dias, de manh e de noite difcil?.. mas..a vida difcil! Crie coragem! Encare esta dificuldade numa boa, e aprenda de vez, como viver feliz! Defina uma parede em sua casa, como se tivesse o Gohonzon consagrado e faa a orao para este Gohonzon imaginrio. Se os senhores fizerem direitinho esta prtica diria, em 60 dias, vo ter muitas mudanas em suas vidas, ento teremos muitas novidades para ouvir dos senhores. Na grande maioria das vezes, as religies ensinam s pessoas a pedir, a suplicar para algum ou p/algo superior, s divindades, a uma fora transcendental, para ajudar a resolverem os problemas, para sair do sufoco, ou para conseguir algo na vida etc. O budismo considera que todo ser humano vem dotado de muito mais fora, do que parecem ter, o budismo acredita que voc tem a fora que move o universo, dentro de voc, na forma de coragem, sabedoria, persistncia e at de administrar as suas frustraes. S no sabe como extrair, como utilizar estas foras ocultas nas profundezas de sua prpria vida. Estas oraes que acabamos de fazer a nica maneira de libertar esta fora que todos ns, sem exceo, possumos. Ento, gostaria de que todos os senhores encarassem com toda seriedade, e faam esta orao diariamente e que mais tarde, venham relatar o seu depoimento de como mudou a sua vida!

18

19:45 ~ 20:00 Dar explanao de parte varivel: Assuntos escolhidos para cada encontro. Esho Funi Sansho shima Jigyo Keta 10 Estados de vida Hen doku Iyaku Esprito de procura Relao de Mestre e Discpulo E ho Fu e nin Histria de pssaro Kankutyo Histria de tartaruga caolha Histria de Gema na Lapela Histria de Sessen Doji Histria de filho de milionrio Itai Doshin Benefcio conspcuo e inconspcuo Flecha venenosa 20:00 ~ 20:10 Depoimentos. de preferncia, motivo da minha converso, no mximo de 5 minutos cada um. Perguntas e respostas. se os instrutores no se sentirem seguros, podem abreviar este item, um terreno sempre arriscado, porque voc entrega o rumo do assunto na mo dos convidados. Uma vez que voc abre esta sesso, voc deve saber fechar ! No esquea que na sua frente no esto s os membros de boa vontade ! 20:10 ~ 20:15 Finalizao: Convidando para a execuo efetiva das oraes todos os dias, de manh e de noite e Comparecimento nas prximas reunies, durante 8 semanas no mnimo. Texto: A partir de hoje, a sua vida inicia o processo de mudana e de transformao, Faa as oraes dirias em casa e no deixa de comparecer a semana que vem! Vamos recitar 3 vezes o Daimoku com a deciso de que esta semana vou praticar a orao corretamente!, t bem? Obrigado!!
19

20:15 ~ 20:30 Confraternizao. ( livre, espontnea, porm consciente do trabalho). Os apresentadores trabalham para que os convidados conheam pessoalmente as pessoas da comunidade. Troca de idias, impresso, tirar dvidas, incentivos, amizade, envolvimento no clima de otimismo de budistas, etc.

20

12.Fracassos, causas e solues Quando voc no tem resultados esperados, consulte esta tabela, voc pode encontrar as possveis causas do fracasso e suas solues. Problemas Pouco compareciment o dos convidados Causas - Os membros no esto motivados - Movimentao ineficiente - Baixa qualidade do contedo, no est convencendo os possveis apresentadores Convidados no voltam - Local inadequado - Baixa qualidade do contedo, no convence os convidados - Atuao e apoio ineficientes do apresentador/comunidade Aps 8 vezes de freqncia, convidados no decidem receber o Gohonzon Convidados no esto integrados nas atividades da organizao e diviso - Contedo pobre sobre a importncia do Gohonzon - Apresentador/comunidad e est desatento com real problema do convidado - Falta a atuao do apresentador para intermediar - Organizao/diviso pouco atraente Solues - Conscientizao e motivao entre membros da necessidade de fazer o chakubuku - Os dirigentes/equipe trazem os prprios convidados - Tornar o contedo mais atraente - Mudana de local - Aprimoramento do instrutor/relato - Apoio do apresentador/comunidade mais chegados - Aprimorar a colocao do assunto - Reforar o acompanhamento, ser adequado a cada caso. - Conscientizar melhor o papel do apresentador - Construir uma organizao em que todos fiquem felizes

21

13.Coleo de Princpios Budistas 13.01. O que significa ter f Como posso chegar a ter f? F evidencia em ao (Gyotai soku Shinjin) 13.02. Obstculos e dificuldades (Sansho Shima) 13.03. Como praticar o Budismo? (Jigyo Keta) 13.04. Mecanismo e funcionamento da vida humana (10 Estados de Vida) 13.05. O objeto de devoo (Gohonzon) A diferena do Gohonzon O sonho de voar 13.06. Unicidade do sujeito e o ambiente. ( E Sho Fu Ni ) 13.07. O que Carma? 13.08. Amenizar o efeito crmico. ( Ten Ju Kyo Ju ) 13.09. Transformar o veneno em remdio. ( Hen Doku I Yaku ) 13.10. Benefcio conspcuo e inconspcuo. ( Ken Yaku Myo Yaku ) 13.11. Desejos mundanos so iluminao. ( Bonno Soku Bodai ) 13.12. Bons amigos e maus amigos. ( Zentishiki Akutishiki ) 13.13. Final. Quem teve necessidade de explicar os princpios budistas a no praticante e procurou as matrias que possa ajudar, sabe. Como difcil encontrar matrias que facilitam compreenso dos leigos e ajudam a avanar na caminhada da prtica da f, no ?

Esta uma tentativa de levar no Budistas a entenderem os maravilhosos pontos de vista do Budismo sobre a vida e do Universo. Entretanto, no suficiente para o estudo de Kyogaku. Deve ser colocado um ou outro assunto de cada vez na parte varivel do curso. Esta matria no deve ser lida em nenhuma hiptese e deve ser exposta com muito entusiasmo e emoo. Procuramos iniciar os itens com a base comum de sentimentos e acontecimentos do cotidiano humano. No deve ser simples exposio dos princpios Budistas, para satisfazer curiosidade dos iniciantes, ou mostrar o conhecimento dos instrutores. Cada assunto deve concluir focalizando na importncia de colocar em execuo das tarefas. ( Jigyo Keta )

22

Em caso de dvidas podem me consultar atravs do nmero 0XX21 5964106. 13.01. O que significa ter f? ( acreditar em quem? ) No mundo das religies, ter f sempre importante. Dizem que: Com f se consegue tudo, sem f, nada feito. Dando continuidade neste pensamento, temos a seguinte concluso: O importante ter f, tendo f, qualquer religio pode beneficiar o seu seguidor! Esta linha de pensamento est sendo aceita por um grande nmero de pessoas, e muitas das vezes, fica faltando muito pouco para o fanatismo, ou ainda, leva a uma dependncia e comodismo interior sem aes. Em troca de receber o milagre quantas vezes as pessoas se atiram na f do tipo Eu accreditooo!!! No Budismo, o fator f importante tambm, mas no do tipo Eu accreditooo!! Ter f significa no duvidar. E baseado nesta confiana depositada em algum ou alguma coisa, exercese uma determinada ao. Por exemplo: Ns todos aqui temos f de que esta casa no cai, por isso que permanecemos aqui. Quando comearmos a duvidar, ningum mais permanecer nesta local. Quem veio de nibus para chegar nesta reunio? Certamente todos acreditaram no nibus que no cairia numa ribanceira, e nem encontrariam assaltantes. Se duvidassem disto no iriam pegar aquele nibus, no mesmo? Portanto, querendo ou no, o nosso cotidiano consiste em variados graus de f em variadas coisas. E, quando esta confiana for trada, ns sentimos infelizes. Ex.: nibus assaltado ou acidentado. Comida no restaurante contaminada ou estragada. Cliente inadimplente. Namorado infiel.

23

Ento, percebemos que antes de discutir as intensidades da f, o fator determinante desta crena, que resulta num final feliz ou no, est em quem deposita esta f.

Se voc acreditar em algum que no merea sua confiana, quanto mais intensa for a sua f, mais infeliz voc ser! Temos que analisar e antes escolher cuidadosamente em quem depositaremos nossa f. No podemos dizer que tendo f, qualquer religio pode beneficiar! Concorda comigo?

Como posso chegar a ter f?

Voc no pode ir acreditando em tudo que v e em tudo que ouve. Como que eu posso acreditar em algo que ainda no conheo bem? Por exemplo: um comerciante quando abre um credirio para um cliente pela 1 vez, que faz compras, ele faz todo esforo para conhecer melhor este cliente. Pede a identidade, CPF, comprovante de residncia, ainda telefona para SERASA para saber se o cheque dele bom? e etc. Depois de algum tempo, o cliente tendo suas contas acertadas corretamente, ter conquistado a confiana do comerciante, chegando a um ponto do prprio comerciante poder dizer que leve tudo que precisar, e pague quando quiser. Portanto a f nasce da experincia. Atravs da experincia, a f surge naturalmente. Assim, ter f no Budismo fica mais fcil, no ? F evidencia em ao ( Gyotai soku shinjin ).

O fato de os senhores comparecerem neste encontro j um comeo de f. Quem chega em casa e tenta fazer a orao que fizemos aqui, j um bom passo na caminhada da f. O Budismo considera firmemente o fato de colocar em ao a sua f interior. F evidencia em ao. Dizem tambm, por a, que falar fcil, fazer que difcil, no ? Portanto, para iniciar a f no Budismo no h necessidade de f do tipo eu accreditooo!!!. Independente do que se passa na sua cabea, faa sua orao diria e

24

comparea a este encontro toda semana. No final de 8 semanas, todos tero experincias suficientes para ter convico na fora do Budismo! 13.02. Obstculos e Dificuldades (Sansho Shima) No caminho da prtica budista, voc vai encontrar alguns obstculos e dificuldades. Quando isto acontecer, voc no pode recuar e nem pode ter medo. Estes obstculos esto inerentes no seu objetivo maior o mais nobre, e que todos desejamos atingir: aprender a viver feliz, e tambm, fazer com que outras pessoas sejam felizes. Por exemplo: quando voc decidir ingressar na faculdade (um objetivo importante, que certamente decidir o rumo da sua vida) que vem com as dificuldades inerentes: - Acordar mais cedo, estudar mais, dormir mais tarde e se aprimorar ainda mais. Fim de semana no ser mais livre, namorar menos, vencer a preguia, estudar mais, vencer a presso da famlia etc. Voc tem que vencer estas dificuldades, pois se for fraco no conseguir conquistar o objetivo. Voc no pode ter medo destes obstculos e nem se render as dificuldades. Se voc desistir no meio do caminho, neste instante, todas as dificuldades desaparecero, porm, voc se tornar um fracassado deste objetivo. Nas escrituras de Nitiren Daishonin ele diz: Se professar o verdadeiro budismo, o Sansho Shima (Trs obstculos e Quatro maldades) surgiro em sucesso. Por este motivo, jamais dever ser influenciado ou amedrontado por eles, se cair sob suas influncias ser levado ao caminho do mau, e se ficar amedrontado por eles, ser impedido de praticar o ensino do Verdadeiro Budismo. Vamos pensar juntos: se voc no tivesse desistido de todos os objetivos levantados da sua vida, voc no poderia estar muito melhor? O problema quantas e quantas vezes ns desistimos dos objetivos que eram importantes para nossas vidas, portanto, desta vez no vamos desistir diante de quaisquer dificuldades ou obstculos. De agora em diante vamos aprender definitivamente como viver feliz! 13.03. Como praticar o Budismo? (Jigyo Keta) Como foi dito anteriormente, no Budismo todo esforo canalizado para evidenciar uma capacidade ilimitada que cada ser humano guarda no seu interior, e com isto, construir o seu eu forte, corajoso, sbio, persistente, benevolente e muito mais

25

humano. Para atingir este objetivo, temos 2 tipos de exerccios, que devemos colocar em prtica todos os dias. O primeiro Jigyo, ou seja, prtica para si, que consiste em suas oraes dirias direcionadas ao Gohonzon (objeto de devoo). As suas foras positivas se evidenciam e fortalecem , fazendo aumentar o brilho das suas virtudes humanas. uma fonte de energia vital que voc precisa para encarar a dura realidade do diaa dia. como se carregasse a bateria da vida, acumulando a energia necessria para a batalha contra as adversidades do cotidiano. Portanto, temos que fazer as oraes com muita alegria no corao! O segundo Keta, ou seja, prtica altrustica, ou ainda, prtica para outros. Se todo ser humano possui a capacidade e a vocao de viver feliz, e voc est descobrindo o caminho certo, porqu no mostrar este caminho para os outros? Encaminhar as outras pessoas para o Budismo o ato mais nobre que um ser humano pode fazer aos seus semelhantes. Ns, todos os budistas , estamos profundamente gratos aos nossos apresentadores. Se no fossem por eles, possivelmente no encontraramos o caminho para a felicidade at os dias de hoje, no mesmo? Desde a poca do Buda Sakyamuni, os budistas verdadeiros sempre viveram no meio do povo, tentando despertar cada ser humano para aprender a viver forte e feliz. queles monges que se isolaram nas montanhas, e praticam somente meditao, so provenientes das seitas que se desviaram da verdadeira inteno do Buda Sakyamuni. Fazer chakubuku (apresentar outros ao Budismo) produz grandes benefcios, imediatamente aumenta sua energia vital e transforma gradativamente, o mau carma acumulado no passado. Nitiren Daishonin na sua escritura disse: Na escurido, se voc oferece uma lamparina na frente de outras pessoas, acaba iluminando a sua frente tambm. Seus familiares, parentes e amigos guardam no seu interior uma grande fora para lutar e vencer as adversidades desta vida. Voc seria talvez, a nica possibilidade de eles conhecerem esta fora para tornarem felizes. Os senhores iro voltar na semana que vem? Ento, tragam as pessoas do seu convvio, os parentes e amigos. Assim faro um grande favor que um ser humano pode fazer para outro. Jigyo e Keta, so como 2 rodas de uma carroa, se faltar uma a carroa no pode sair do lugar.
26

Vamos colocar as 2 rodas de Jigyo e Keta em funcionamento, e avanar na estrada da felicidade?

13.04. Mecanismo e Funcionamento da Vida Humana (10 Estados da Vida) Algum aqui j passou uma tristeza profunda? Um estado de sofrimento agonizante? No budismo esta condio de vida chamase Estado de Inferno Algum aqui j experimentou uma alegria muito grande? Uma alegria to grande que voc parecia estar flutuando? O dia do seu casamento por exemplo? No budismo isto se chama, Estado de Alegria. Estas tristezas e alegrias foram provocados por motivos externos, mas o estado de vida de sofrimento ou de alegria esto inerentes na sua vida, esto dentro de voc! Concordam comigo? J que estes estados de vida se originaram de dentro de voc, ser que voc poderia manifestar um deles aqui e agora ? um pouco difcil ?? Certamente! Voc pode at se lembrar das emoes, mas no ser a mesma coisa. Por que? Porque faltam as circunstncias que provocaram estes estados a se evidenciarem de nossa vida. Nesta reunio, a circunstncia que nos envolve est mais para o Estado de Tranqilidade ou para o Estado de Absoro. Se no h circunstncia para o Estado de Inferno ou de Alegria, nossa vida no pode manifestar tais Estados. O Budismo explica o funcionamento da vida atravs dos 10 Estados de Vida; De baixo para cima, temos: Inferno, Fome, Animalidade e Ira estes 4 estados so denominados de 4 maus caminhos. A vida que manifesta freqentemente estes 4 estados, considerada como uma vida infeliz;

27

Somandose mais 2 estados: Tranqilidade e Alegria, formamse os 6 caminhos. Quando voc vive uma vida sem esforo e sem empenho, ela estar circulando entre estes 6 caminhos; O Budismo no considera o estado de Alegria como a Felicidade que ns objetivamos, porque a Alegria passageira. Depois temos mais 4 estados mais nobres, que so: o Estado de Absoro, de Erudio, Bodhissattva e, finalmente, o mais elevado de todos, o Estado de Buda. Temos muitas as circunstncias que provocam os 9 estados na nossa vida cotidiana. Quase todo o instante da nossa vida, estamos circulando entre 9 estados. O Estado de Buda uma fora, uma coragem, uma sabedoria, a fora da persistncia, uma resistncia interior extraordinria e inabalvel diante das dificuldades, vivenciamos uma profunda ternura e benevolncia com relao s outras pessoas, um forte esprito de luta contra injustia e opresso. Tudo isso est dentro de voc, juntamente com os outros 9 estados. Mas onde est a circunstncia que lhe far evidenciar este estado de vida to elevado e absolutamente forte? A nica circunstncia para fazer com que voc manifeste estas virtudes maravilhosas das profundezas da sua vida o Gohonzon dos 3 Grandes Leis Secretas. E a nica maneira de fazer evidenciar todas estas foras de dentro de voc executando uma correta prtica de Jigyo Keta. No maravilhoso? Sabendo de tudo isso, vamos orar ao Gohonzon com muita alegria no corao e fazer bastante Chakubuku ?! 13.05. Objeto de devoo. (Gohonzon) Algum pode pensar: O Gohonzon um simples papel escrito. Como que pode conter toda essa fora? E ainda por cima, eu no sei ler nada do que est escrito, ento no deve funcionar para mim! Para comear, simples papel escrito possui um tremendo poder. Tudo depende do que est escrito. Um exemplo: Nota promissria um simples papel escrito, mas que tem grande poder de valor quando se faz necessrio; Cheque sem fundo, um simples papel escrito, mas que d uma enorme dor de cabea; o Contrato de negcios, um simples papel escrito
28

assim como Escritura de Imveis, Ordem de Priso, etc. Os papeis escritos possuem seu poder e seu valor. Agora imagine que voc est recebendo uma enorme herana e que o testamento est todo escrito em alemo. O fato de voc no compreender o que est escrito, no o impedir de receber o que voc tem de direito. Da mesma forma, uma nota de R$100,00 possui exatamente o mesmo valor para quem sabe e para quem no sabe ler. Por trs dos papis esto as Leis que garantem seus poderes. O Gohonzon a expresso da Lei do Universo, portanto a fonte de poderes ilimitados. A diferena do Gohonzon Dizem que o Gohonzon est dentro de mim. Ento posso orar ao Gohonzon do meu interior? Gohonzon a expresso da Possesso Mtua dos 10 Estados e a concretizao de 3mil mundos numa existncia momentnea da vida (Itinen Sanzen). A nossa vida tambm a prpria entidade de Itinen Sanzen, estruturada desta mesma forma. Os componentes so exatamente os mesmos, mas a diferena est na organizao destes elementos. Por exemplo, em bolsa de uma senhora, tem de tudo que ela usa, mas nem sempre se encontra o que quer no momento que ela precisa. Gavetas e arquivos desarrumados tambm podem dificultar a execuo de tarefas. Nossas vidas so como bolsa ou gavetas e arquivos desarrumados, tem tudo, mas esto em desordens. O Gohonzon a prpria vida do Buda Original Nitiren Daishonin, onde cada um dos 10 estados de vida esto nos seus devidos lugares e encontramse dispostos na expresso mais brilhante do Itinen Sanzen. Quando ns orarmos ao Gohonzon, estamos arrumando a nossa vida fazendoa aproximarse da vida do Buda Original Nitiren Daishonin, de acordo com a organizao mais perfeita, revelada na forma de Gohonzon. Sonho de Voar Para entendermos melhor o extraordinrio valor do Gohonzon, vamos fazer uma comparao paralela.
29

Imaginem que o maior sonho do homem seja de voar; voar livremente no cu ilimitado, como se fosse um pssaro. Para que esse sonho se torne uma realidade, alm do seu desejo, ele precisa de algo que auxilie de verdade. Muito mais do que o simples sonho de voar, o homem tm a necessidade de aprender a viver feliz e viver esta vida com plena satisfao. Diante desta necessidade real, ele encontra vrias religies. Entre elas, h muitas delas que no respeitam a Lei de Causa e Efeito. Elas convidam o homem para o mundo de iluses, como se tudo fosse um conto de fadas ou uma mitologia. Pode at parecer bonito, ou interessante, mas nada de concreto poder ser produzido diante de uma realidade. Para quem tem objetivo definido de voar de verdade, o conto de fada ajuda em alguma coisa? A reposta no, evidentemente! Os ensinos provisrios do Budismo so como um projeto de peas de avio. Apesar de conter uma verdade parcial, sozinhas estas peas no tem valor para realizar o sonho de voar do homem. O Sutra de Ltus, o mais elevado e profundo ensino do Buda Sakyamuni, como se fosse o Projeto do avio apesar de que seja teoricamente, esclarece toda a estrutura da vida humana e do Universo. Entretanto, ele no passa de um projeto. O projeto no pode levar o homem ao cu. O Budismo de Nitiren Daishonin, mais especificamente, o Objeto de Devoo, o Gohonzon, o prprio avio, pronto para voar. Abastecendo o combustvel de f, prtica e estudo, ele pode levar o homem ao cu ilimitado de realizao e felicidade. No maravilhoso? Este Curso de Iniciao chamado 2a feliz como se fosse uma escola de pilotagem. Enquanto os senhores esto numa fase provisria da prtica de f, esto no simulador de vo. Estariam fazendo um vo virtual.

30

Se o aprendizado na escola de pilotagem to gostoso, e o vo virtual do simulador to maravilhoso, imaginem o quanto os senhores ficaro felizes quando receberem um avio em casa para sarem voando livremente no cu ilimitado da verdadeira felicidade Vamos fazer uma forte determinao de, quanto antes receberem este Gohonzon em sua casa? 13.06. Unicidade do sujeito e o ambiente. ( E Sho Fu Ni ) Quando seu amor for correspondido, voc fica feliz e alegre, se a sua finana aperta, voc fica triste e preocupado, seus variados desejos esto sendo provocados plos anncios de jornais e televiso, e assim por diante, Parece que nossas vidas sempre esto sendo influenciadas pelas circunstncias que nos cercam. Ser que temos que viver sempre a merc das coisas que acontecem ao nosso redor? Por outro lado, verificamos que as mesmas circunstncias nem sempre produzem os mesmos efeitos. Por exemplo, uma feijoada gostosa que deveria causar satisfao e prazer, se voc no tiver o estmago e o fgado preparados, poderia ser origem de um grande mal estar e at uma desinteria. Do mesmo modo, a cidade do Rio de Janeiro com as belas praias que causam deslumbre e admirao para os turistas, para ns que somos moradores desta cidade, nem sempre, ficamos impressionados do mesmo modo. Da mesma feijoada, e da mesma cidade, das mesmas paisagens, as mesmas circunstncias provocam reaes diferentes, tudo depende do estado de vida de cada pessoa. Em geral, parece que, quando uma pessoa tem uma energia vital fortalecida no seu interior, ela pode at minimizar as influencias negativas mesmo quando tiver cercado de circunstncias prejudiciais a ela. Enquanto que uma pessoa fraca, poderia extrair as tristezas e infelicidades mesmo com as circunstncias favorveis, no mesmo? Ento, podemos chegar a uma concluso, ainda que seja parcial, que voc deve ser forte para viver esta vida feliz, independente de que as circunstncias sejam favorveis ou no. Estendendo a esta linha de pensamentos e observaes, Budismo chama de Unicidade de sujeito e ambiente. chegamos ao que o

31

Mesmo tempo que o ambiente influencia o estado de vida do sujeito, o sujeito pode influenciar o ambiente. Portanto, atravs de mudana interior, o ser humano, aparentemente frgil e dependente, possui a capacidade de transformar o seu ambiente ao seu favor. Em outras palavras, meu ambiente, minhas circunstncias, esto intimamente ligados com a minha vida. Eu tenho na minha circunstncia, exatamente o que sou, porque eu sou quem criou setas circunstncias para mim, que eu goste ou no. Pois ! Cada um tem exatamente o que merece! Em alguns casos, esta observao pode parecer injusta, mas, na verdade, um fator muito animador. Porque, desde que as circunstncias no foram impostos por algum ou alguma fora externa, mas, sim criadas por mim prprio, eu mesmo posso mudar atravs da minha transformao interior !!! No maravilhoso? E o nico caminho que proporciona esta transformao a prtica correta do Budimo de Nitiren Daishonin. Portanto, vamos exercitar as oraes dirias, com uma grande alegria no corao ! e lanamos os desafios para transformar at as piores circunstncias. Voc pode !!! 13.07. O que Karma? Voc j reparou, que os problemas da vida se repetem com certa freqncia? Um determinado tipo de problema te acontece, tempo em tempo? E parece que cada pessoa tem uma certa tendncia do tipo de sofrimento que encontra na vida? Quem sofre de doena, sempre tem alguma doena, se no o prprio, algum da famlia. E quem tm dificuldade de convivncia, uma vez com o colega de trabalho, outra vez com vizinho, seno com parente ou com os da famlia, parece que o problema o acompanha sempre. No engraado? Esta tendncia de sofrimento, que est gravado na profundeza da sua vida, e te atormenta tempo em tempo, se chama de Karma. Para saber como transformar os Karmas, bom entender como foram acumulados. Karma um registro na profundeza da sua vida, de tudo que voc fez, falou ou pensou no passado. Existem bons Karmas e maus Karmas, mas geralmente quando se diz Karmas, refere se a maus Karmas.

32

Os maus Karmas foram acumulados de duas formas fundamentais, primeira prejudicando outras pessoas, segunda e mais profunda caluniando a verdadeira lei do universo. Somente atravs da prtica do Chakubuku, seria possvel reverter as causas acumulados no passado, como se fosse por Mquina do Tempo nos filmes de fico cientfica. Se os maus Karmas foram acumulados por prejudicar outros, podemos reverter o efeito, beneficiando outros, apresentando o verdadeiro caminho de viver esta vida feliz. Se os maus Karmas foram acumulados por caluniar o verdadeiro Budismo, podemos reverter o efeito, elogiando a verdadeira lei do universo. Muitas das vezes, as religies pregam os destinos que foram impostos por algum ou alguma fora superior. Se for assim, o nico jeito conformar e agentar os efeitos prdeterminados. Enquanto isso, o Budismo explica que tudo foi feito por voc prprio, e mostra como transformlos. No maravilhoso? Vamos fazer Chakubuku, salvando as outras pessoas, e desafiando para transformar seus Karmas? !! 13.08. Amenizar o Efeito Krmico ( Ten Ju Kyo Ju ) Os Karmas acumulados no passado pode interferir a vida, nesta existncia e do futuro. Quando voc praticar o verdadeiro Budismo, pode amenizar este efeito, graas a poder do Gohonzon e da fora da sua prtica. Muitas das vezes, este benefcio despercebido, idia do tamanho original dos Karmas. porque, as pessoas no fazem a

Em quantas existncias formaram nossos Karmas? Um sutra conta que, se juntar as lgrimas que voc derramou, cada vez que seus pais morreram, teria mais lgrimas do que gua de todos os oceanos juntos. Os Karmas que foram acumulados durante todo esse tempo, no pode ser pouca coisa. Quando voc for cobrado de uma dvida de R$ 500,00 , voc pode achar ruim, mas se voc souber que esta importncia o resultado de desconto especial da dvida original de R$ 5.000.000.00 , voc agradeceria muito, muito, e muito. Somente as pessoas de f genuna e prtica dedicada, pode chegar este nvel de convico e gratido.

33

13.09. Transformar o Veneno em Remdio ( Hen Doku I Yaku ) Na nossa vida cotidiana, estamos sujeitos a encontrar com todo tipo de problemas e sofrimentos. Seja qual for a origem e o tamanho do sofrimento, podemos transform los como uma fonte da alegria e da felicidade, graas fora do Gohonzon. Este benefcio do Gohonzon no automtico, prtica determinada da pessoa. necessrio uma forte deciso e a

Quando aparece algum problema na sua vida, voc deve fazer uma deciso de que , atravs da sua prtica redobrada, voc haver de transformar este veneno em remdio. No que o veneno diminui e o remdio aparece, o prprio veneno se transforma em remdio, Quanto maior o tamanho do seu sofrimento, o tamanho da sua felicidade tambm ser maior. No importa, que tipo de problemas aparecerem na nossa vida, vamos transformar tudo como o incio de uma grande felicidade!!! 13.10. Benefcio Conspcuo e Inconspcuo ( Ken yaku Myo yaku ) Existem dois tipos de benefcios, conspcuo e inconspcuo. Benefcio Conspcuo aquele benefcio que aparece e fcil de ser reconhecido. Benefcio Inconspcuo aquele benefcio que mais difcil de ser reparado, mas quando percebe, nota se que houve grande transformao. 1234Com relao a orao, existe 4 tipo de processo de benefcio: Orao conspcuo, Benefcio conspcuo. Orao conspcuo, Benefcio inconspcuo. Orao inconspcuo, Benefcio conspcuo. Orao inconspcuo, Benefcio inconspcuo.

1- Voc orou com o objetivo definido e voc conseguiu. 2- Voc orou com o objetivo definido e voc no conseguiu, parecia que sua orao no teve efeito. Mais tarde, voc percebe que o fato de no realizar o seu objetivo, naquela hora, era um grande benefcio. 3- Voc no orou conscientemente, mas quando escapou de uma acidente, percebe que teve uma grande proteo. 4- Voc sempre praticou firme, independente das circunstncias, quando olhou para atrs, voc percebe que havia conquistado muitos passos felicidade.
34

Nitiren Daishonin disse que na era atual ( Era de Mappo ), maior benefcio Benefcio Inconspcuo. 13.11. Desejos mundanos so iluminao ( Bonno Soku Bodai ). Nos ensinos provisrios do budismo, assim como na grande maioria das religies, os desejos mundanos so rejeitados e reprimidos como fonte de sofrimentos. Se aniquilar todos os desejos, o ser humano poderia viver feliz? O budismo Hinayana levou este pensamento ao extremo e constatou que no o caminho para o homem viver feliz de verdade. No budismo atual do Nitiren Daishonin, os desejos devem ser observados claramente e sem sermos escravos deles, utilizalos como fonte de energia para o progresso. Podemos canalizar os nossos variados e interminveis desejos da vida cotidiana, como motivos e razo da nossa prtica da f, e como conseqncia, alcanaremos iluminao. Portanto, podemos entender a frase Desejos Mundanos so Iluminao como Desejos Mundanos poder ser fonte da energia para atingir a iluminao atravs da prtica determinada. 13.12. Bons Amigos e Maus Amigos ( Zentishiki e Akutishiki ) Bons amigos so aqueles que fazem voc seguir o cominho correto da felicidade, e maus amigos so aqueles que fazem voc desviar do caminho correto da felicidade. No Budismo, os bons amigos so aqueles que te incentivam prtica budista e os maus amigos so aqueles que te afastam da prtica budista. A Escritura de Nitiren Daishonin ( Gosho ) disse; Se voc for morto por mau elefante, no chega s maus caminhos. Mas, se voc for morto por mau amigo, com certeza chegar s maus caminhos. Temos que aproximar dos bons amigos e afastar dos maus amigos. Nossos relacionamentos, entre os membros na organizao, tem que ser dos bons amigos reciprocamente

35

13.13. Final.

Fazer Chakubuku, ou seja, converter uma pessoa ao Budismo e fazer com que ela torne uma praticante firme e assdua, uma tarefa muito difcil. difcil, mesmo para voc que um dirigente veterano, muito mais aos membros novos.

Pensando nas dificuldades que os membros iro encontrar, voc perde at a coragem de orientar que temos que fazer o Chakubuku.

Mas, quando voc aprende o processo de converso eficiente e infalvel, e saber como conduzir as pessoas, voc descobre que aquilo que parecia extremamente difcil, tambm, no o bicho de sete cabeas. Aprender o caminho certo, faz surgir a coragem e a convico, e o desejo de chegar l. exatamente isso que acontece no corao dos leitores de Como Concretizar Chakubuku Chakubuku ao Alcance de Todos. no produzem qualquer valor,

Entretanto, todos os conhecimentos sozinhos, enquanto no forem colocados em prticas.

Voc aprendeu agora, como concretizar muitos e bons chakubukus. Estude, treine, e aprimore suas tcnicas, e juntamente com os seus companheiros, coloquem em execuo e conquistem grandes resultados na organizao e na sua vida!

A receita do bolo est na sua mo, agora sua vez de fazer o bolo, e ver muita gente ficar felizes!! Voc est com faca e queijo na mo, no pode chorar mais, dizendo que est com fome!

Rio de Janeiro, 03 de maio de 200l Eiichi Sago

36

You might also like