You are on page 1of 13

MANIFESTAES DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA

O nosso jeito de falar, de gesticular, de cultuar e rezar, de ser e de viver, profundamente marcado pela presena dos africanos no Brasil. Com eles aprendemos palavras, criamos crenas, formas de trabalhar, danar. A produo cultural e artstica dos negros no Brasil pode ser considerada uma forma de resistncia situao de escravido que eles vivenciaram aqui. Devemos reconhecer e valorizar essa herana cultural como parte da nossa identidade mestia. Na Regional Nordeste, muitos bairros preservam manifestaes religiosas afro-brasileiras, como a Guarda de Moambique, no bairro Concrdia, o candombl do Il de Gurucema Wulla, no bairro So Gabriel, as homenagens a Nossa Senhora do Rosrio, considerada a padroeira dos afro-brasileiros, que acontecem nos bairros Nova Floresta, Silveira e Eymard. Outros smbolos da presena negra tambm esto presentes na regional, como a origem do nome do bairro Palmares, a Praa 13 de Maio (conhecida como Praa do Preto Velho), no bairro Silveira, e a Rua Batalha dos Palmares, no bairro So Gabriel. Vamos aprender um pouco sobre a cultura afro-brasileira e suas manifestaes nos bairros da Regional Nordeste? A historia dos africanos e de seus descendentes no Brasil foi marcada por muito sofrimento. Escravido, castigos fsicos e excluso social foram alguns dos percalos que essa populao enfrentou ao longo dos anos. Apesar de tudo isso, os afrodescendentes lutaram (e lutam ate hoje) para manter acesa a tradio de seus ancestrais. Ha mais de 60 anos, a Guarda de Moambique Treze de Maio preserva tradies africanas. Em seu bairro existe alguma entidade que realiza um trabalho semelhante? Voc conhece outras manifestaes da cultura afro-brasileira que so preservadas em seu bairro? Voc acha importante a preservao dela nos dias de hoje? Por que? O documento abaixo faz parte de um inventrio das tradies afro-brasileiras em Belo Horizonte. O objetivo de um inventrio reunir todas as informaes possveis sobre um bem cultural para preserv-lo e divulg-lo. Leia alguns trechos sobre o Umbanda, uma manifestao religiosa afro-brasileira que possui uma sede no bairro Maria Goretti, o Centro Esprita de Umbanda Pai Jobino da Bahia:

A Umbanda (sic) caracteriza-se por um conjunto de crenas e prticas de origem mltipla, marcada pelo encontro de elementos da religiosidade africana, catlica, indgena e kardecista. Criado entre os anos 20 e 40 do sculo XX, , atualmente, um culto bastante difundido e praticado em todo o Brasil, com adeptos em todas as classes sociais (...). Possuir mediunidade o primeiro critrio para ingressar na condio de praticante. O primeiro sinal de mediunidade so as manifestaes de natureza espiritual, entendidas como a capacidade que determinadas pessoas possuem de atuar como intermedirias entre o mundo espiritual e humano. Estando nessa condio, cabe pessoa preparar-se para trabalhar espiritualmente e estar apta a incorporar (...). As sesses so um dos principais ritos dessa tradio. Nelas os participantes tm a oportunidade de conversar diretamente com as entidades espirituais incorporadas nos girantes. A Umbanda (sic) se faz, tambm, por meio de prticas ritualsticas (...) [como] reunies para doutrinamento e evangeliza o.

Diversidade Cultural Afro-Brasileira No que diz respeito cultura afro-brasileira, como podemos ver nela o estatuto do universal do ser humano a partir de matrizes africanas que foram ressignificadas no contexto brasileiro? So vrias as perspectivas que se abrem para uma interveno cultural que no se queira apenas restrita festividade efmera e passageira. Sabemos da influncia monumental dos negros na formao da cultura nacional. A dispora africana no mundo, com a experincia dolorosa da escravido moderna, legou aos diversos pases o exerccio de prticas culturais to plurais quanto incontveis. As variadas etnias dos escravizados, bantos, nags, jejes extratos que deram origem s religies afro-brasileiras , e haus e mals de origem islmica e alfabetizados em rabe trouxeram, igualmente, tradies distintas. Dana, msica, religio, culinria e idioma brasileiros foram banhados nas matrizes fundantes da cultura brasileira (africana, indgena e europeia), desenhando os contornos de um pas plural em suas manifestaes. Se por um lado, a presena indisfarvel da cultura afro-brasileira consenso, por outro permanece o desafio de combinarmos cultura e estrutura. Somos um pas assimilacionista do ponto de vista cultural (nos formamos a partir de influncias africanas, indgenas e europeias), mas excludente do ponto de vista das estruturas sociais. Diversidade cultural e pluralidade no so correlatas de equidade e acesso igualitrios a bens simblicos. Como promover, ento, a aproximao entre cultura e igualdade, a fim de que possamos vivenciar a experincia da pluralidade, livre das assimetrias que marcam o jogo das relaes raciais? Como fazer da diversidade cultural afro-brasileira um meio pelo qual redefinamos a dinmica social, marcada por assimetrias sociais?

Um dos caminhos, entre os vrios trajetos possveis, , como consideram os pesquisadores Ratts e Damascena (2006), identificar a produo do conhecimento, o saber, o fazer negro africano nas prticas cotidianas, j que a cultura e as prticas culturais so elaboradas cotidianamente, transformando o conhecimento em experincia de aprendizagem, do mesmo modo que a prpria experincia vivida se transforma em conhecimento. Aprende-se por meio da socializao. Em todos os momentos da existncia, na relao com o outro e nas aes vividas que nos constitumos. Essa constituio elaborada constantemente e se revela nas mnimas coisas. Assim, pormenores normalmente considerados sem importncia e triviais carregam muitos elementos importantes que nos permitem captar a realidade. Considerar os mais diversos elementos presentes nas prticas, como alimentao, vesturio, oralidade, gestualidade, sonoridade, odores ou sabores, permite decifrar a diversidade e a complexidade da realidade histrica da populao afro-brasileira e alegar participao igualitria da populao negra na vida nacional. O patrimnio cultural da populao negra composto de bens materiais e imateriais, que so expresses dessas comunidades, nos mais diferentes aspectos: objetos, costumes, canes, rituais, encontrados na religio, na culinria, nos modos de tecer e de vestir. Uma retomada de vozes que ficaram silenciadas por opresses histricas fundamental e necessria para uma compreenso democrtica de educao e, por conseguinte, das relaes sociais. O primeiro movimento para esta escuta o reconhecimento da existncia de espaos outros que no o da educao formal, como portadores de saberes. Para isso, necessrio tomar como imprescindvel, para o entendimento desses saberes, os nexos entre educao e cultura, considerando que uma no existe sem a outra, ambas sendo alimentadas e alimentando-se na arte e na memria. Esse princpio revestido de exigncia tica sem a qual no poderemos ensejar prticas culturais que promovam a emancipao e a igualdade entre os povos que construram o Brasil.

Religiosidade (Candombl e Umbanda) Principais religies afro-brasileiras, o candombl e a umbanda tem forte penetrao no pas, especialmente em So Paulo, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul e na Bahia. Em 1991, existiam quase 650 mil adeptos, de acordo com o censo do IBGE. Estudiosos dessas religies estimam que quase um tero da populao brasileiras

frequentes um centro. Esse nmero inclui tanto os frequentadores assduos quanto os espordicos, que muitas vezes esto ligados tambm a outras religies. Candombl - Religio afro-brasileira que cultua os orixs, deuses das naes africanas de lngua ioruba dotados de sentimentos humanos como cime e vaidade. O candombl chegou ao Brasil entre os sculos XVI e XIX com o trfico de escravos negros da frica Ocidental. Sofreu grande represso dos colonizadores

portugueses, que o consideravam feitiaria. Para sobreviver s perseguies, os adeptos passaram a associar os orixs aos santos catlicos, no sincretismo religioso. Por exemplo, Iemanj associada a Nossa Senhora da Conceio; Ians, a Santa Brbara, etc. As cerimnias ocorrem em templos chamados territrios. Sua preparao fechada e envolve muitas vezes o sacrifcio de pequenos animais. So celebrados em lngua africana e marcados por cantos e o ritmo dos atabaques (tambores), que variam segundo o orix homenageado. No Brasil, a religio cultua apenas 16 dos mais de 300 orixs existentes na frica Ocidental. Umbanda - Religio brasileira nascida no Rio de Janeiro, nos anos 20, da mistura de crenas e rituais africanos e europeus. As razes umbandistas encontram-se em duas religies trazidas da frica pelos escravos: a cabula, dos bantos, e o candombl, na nao nag. A umbanda considera o universo povoado de entidades espirituais, os guias, que entram em contato com os homens por intermdio de um iniciado (o mdium), que os incorpora. Tais guias se apresentam por meio de figuras como o caboclo, o preto-velho e a pomba-gira. Os elementos africanos misturam-se ao catolicismo, criando a identificao de orixs com santos. Outra influncia o espiritismo kardecista, que acredita na possibilidade de contato entre vivos e mortos e na evoluo espiritual aps sucessivas vidas na Terra. Incorpora ainda ritos indgenas e prticas mgicas europeias. Os africanos, na ausncia de uma unidade lingustica, j que provinham de diferentes povos, foram praticamente obrigados a criar uma em comum para que pudessem se entender. A influncia africana no portugus do Brasil, que em alguns casos chegou tambm Europa, veio do ioruba, falado pelos negros vindos da Nigria, e notada principalmente no vocabulrio relacionado culinria e religio e tambm do quimbundo angolano, em palavras como caula, cafun, moleque, maxixe e samba, entre centenas de outros vocbulos.

Na culinria impossvel falar da influncia dos africanos sem lembrar a herana que eles deixaram para a nossa alimentao. Acaraj, mungunz, quibebe, farofa, vatap so pratos originalmente usados como comidas de santo, ou seja, comidas que eram oferecidas s divindades religiosas cultuadas pelos negros. Hoje, porm, so dignos representantes da culinria brasileira. As negras africanas comearam a trabalhar nas cozinhas dos Senhores de Engenho e introduziram novas tcnicas de preparo e tempero dos alimentos. Tambm adaptaram seus hbitos culinrios aos ingredientes do Brasil. Assim, foram incorporados aos hbitos alimentares dos brasileiros o angu, o cuscuz, a pamonha e a feijoada, nascida nas senzalas e feita a partir das sobras de carnes das refeies que alimentavam os senhores; o uso do azeite de dend, leite de coco, temperos e pimentas; e de panelas de barro e de colheres de pau. Os traficantes de escravos tambm trouxeram para o Brasil ingredientes africanos como o caso da banana, cone de brasilidade mundo afora e da palmeira de onde se extrai o azeite de dend. Em sntese, todos os pratos vindos do continente africano foram reelaborados, recriados, no Brasil, com os elementos locais. O dend trazido pelos portugueses para queimar em lamparinas e iluminar as noites escuras do novo continente logo foi parar na panela das mucamas. Para o Brasil, so imensas e ainda hoje incomensurveis as contribuies de mulheres e homens oriundos da frica (de Cabo Verde frica do sul, na Costa Atlntica e Moambique, na Costa do ndico, do interior do continente africano) das naes jla, cour, mina, nag, ewe ou jej, hau, exanti, mupr, bornu, gurunxe, ful, mal, cabinda, benguela, congo, angola, macua, angico,sentys, berbere, jalofo, felupe, mandinga etc. O folclore entendido como o conjunto de manifestaes espirituais, materiais e culturais de origem popular, transmitidos via oral ou pela prtica de gerao em gerao. Compreende, assim, as tradies, festas, danas, canes, lendas, supersties, comidas tpicas, vestimentas e artesanatos-cultivados especialmente pelas camadas populares. A escravido foi responsvel pela contribuio africana para o folclore, principalmente por que os negros eram trazidos de diversas reas do velho continente.

Na Dana A cultura imaterial (danas, festas, contos, lendas e religies) bem variada. Na dana destaca-se: Coco: tambm denominado bambel, muito danando da regio praiana do Nordeste, sobretudo Alagoas. uma dana de roda, cuja coreografia mais um sapateado, acompanhado de plantas Frevo: teve origem na capoeira, cujos movimentos foram estilizados para evitar a represso policial. O nome vem da ideia de fervura (pronunciada incorretamente como frevura). uma dana coletiva, executada com uma sombrinha, que seve para manter o equilbrio e embelezar a coreografia. Atualmente, smbolo do carnaval pernambucano. Moambique: frequentemente executado em So Paulo, Minas Gerais, e no Brasil Central. Os participantes formam uma esteira de losangos com bastes, pulam, agacham, e sacodem, sem tocar nos bastes. Enquanto danam e louvam aos santos, em solo e coro. Considerado por alguns folcloristas uma dana, por outros um folguedos (ou festa popular). Maracatu: propriamente um desfile carnavalesco, remanescente das cerimnias de coroao dos reis africanos. A tradio teve incio pela necessidade dos chefes tribais, vindos do Congo e de Angola, de expor sua fora e seu poder, mesmo com a escravido. Atualmente faz parte do carnaval de Pernambuco. Capoeira: trazida pelos negros de Angola, inicialmente, no era praticada como luta, mas como dana religiosa. Mas, no sculo XVI, para resistir s expedies que pretendiam exterminar Palmares, os escravos foragidos aplicavam os movimentos da capoeira como recurso de ataque e defesa. Em 1928, um livro estabeleceu as regras para o jogo desportivo de capoeira e ilustrou seus principais golpes e contragolpes. O capoeirista era considerado um marginal, um delinquente. O Decreto-lei 487 acabou temporariamente com a capoeira, mas os negros resistiram at a sua legalizao. E em 15 de julho de 2008 a capoeira foi reconhecida como Patrimnio Cultural Brasileiro e registrada como Bem Cultural de Natureza Imaterial.

Nos Instrumentos Musicais A cultura material de origem africana tambm vastssima, abarcando artesanatos e tcnicas, tais como: a fabricao de instrumentos musicais, a culinria, a fabricao de utenslios de cozinha e a indumentria, entre outros. Entre os instrumentos

trazidos pelos africanos para o Brasil se destacam os de percusso, segundo o dicionrio da lngua portuguesa Aurlio (1998): Afox: cabaa coberta por uma redinha de malha, em cujas interseces se colocam sementes ou conchas. Atabaque: espcies de caixa alta, com couro somente na abertura de maior dimetro, que se percute com as mos. Agog: par de campnulas ou sinetas sem badalo, de ferro, conectadas por uma haste encurvada, do mesmo material, que se percute com uma baqueta de madeira ou ferro. Berimbau: arco de madeira retesado por corda de arame, com uma cabaa aberta presa parte inferior externa do arco, tocado com uma vareta de madeira e com o dobro (pea de metal), com acompanhamento do caxixi. Caxixi: tambor cilndrico, com couro em uma s abertura, em cujo centro est preso uma vareta de madeira, que friccionada com um pano molhado ou a prpria mo produz o som. Nos objetos A vida dos Candombls no pode prescindir de seus mercados. enorme a demanda dos cultos afro-brasileiros por produtos especficos para a realizao das oferendas aos Orixs. A fora e a amplitude dessa presena se evidencia, sobretudo, no mercado. Revelam-se a com toda a densidade e multiplicidade que as caracterizam no quadro urbano das metrpoles (Barros, 1993, p.5 -7). Insere-se neste encrave o uso esotrico (hermtico) dos signos do Candombl (como objetos de consumo ritual-religioso). O mercado possui uma dimenso na trajetria inicitica dos novios, aspirantes condio de membros iniciados nos mistrios do culto, pois uma viagem ao mundo afro -brasileiro comea no mercado (idem, p.5). A compra dos insumos necessrios realizao dos ritos ainda mais complexa, ao deparar-se com a multiplicidade de produtos africanos exigidos pelo culto. Nesse mbito, o conhecimento se torna importante: conhecimento dos novos bens, seu valor social e cultural, e como us-los de maneira adequada (Featherstone, 1995, p. 38). Na lgica do consumo primrio de bens para a prtica dos rituais afrobrasileiros,

e no processo cognitivo intrnseco subjacente a estas atividades cotidianas das casas de Candombl, definem-se tambm os percursos religiosos e pessoais dos iniciados.
(...) as compras desempenham um papel importante na prpria instruo do nefito. (...) que so regidas pela etiqueta da pedagogia inicitica. (...) Comprar as coisas do ritual, mais do que uma necessidade, uma arte. Quanto mais cedo e melhor o filho-desanto a dominar, tanto maiores sero as probabilidades de xito em suas obrigaes e, com isso, sua ascenso na hierarquia da seita. (idem, p.13).

Para os aspirantes e para os recm iniciados, o percurso das compras dos produtos para o Candombl representa a emergncia de um domnio de linguagem no apenas o jargo, grias e dizeres especficos do povo de santo que constituem um verdadeiro patois. Deve-se considerar os usos correntes de termos na lngua yorub (falada nos terreiros tradicionais da Bahia), e tambm nas lnguas kimbundu (falada nos terreiros de origem Angola) e ewe-fon (falada nos terreiros de origem Jje e Jje-Mahi). Existe, portanto, uma economia das trocas lingsticas, cuja aprendizagem se constitui h algumas dcadas como mercado exemplificado pelos cursos de idiomas africanos (especialmente Yorub), oferecidos no apenas em associaes de membros do culto, mas tambm em universidades como a USP e a UERJ. Estas instituies conferem um novo status de saber aos membros do culto, pois so outorgantes de diplomas de ax. Desta forma, nas comunidades de Candombl possvel encontrar mltiplas recriaes nos mbitos lxico e semntico, todas resultantes de sua formao a partir de variantes lingsticas distintas. Tais nveis lingsticos se apresentam da seguinte maneira: 1) no portugus comum falado nas casas de Candombl, com uso recorrente de termos regionais, de palavras populares e de termos de acepo vulgar, utilizados principalmente em situaes profanas. 2) no portugus com forte presena semntica de expresses em yorub, ewe-fon e kimbundu. Geralmente so utilizadas nos dilogos entre os nefitos, como numa introduo ao linguajar ritual e do cotidiano das comunidades, sejam em atividades profanas ou em preparaes de rituais menos complexos. 3) no portugus falado pelos iniciados mais velhos, no qual predominam termos yorub, ewe-fon e kimbundu. A utilizao das formas mais africanas de falar se apresenta como reafirmao do poder dos velhos, e como forma de excluir os nefitos das

conversas, considerados ainda no preparados para ter acesso a saberes mais profundos dos rituais. 4) no uso exclusivo do yorub, do ewe-fon e do kimbundu como algo restrito aos momentos mais complexos do culto, no qual so reverenciados os deuses (Orixs, Voduns e Inquices) atravs de cantos, rezas e evocaes. Ao mesmo tempo que o carter hermtico do Candombl lhe confere aspectos fortemente ocultos, secretos, misteriosos e restritos aos sacerdotes e iniciados, verifica-se uma dimenso outra, na qual configuram-se possibilidades e

externalidades do culto passveis de consumo pelos no-iniciados. Esta questo refere-se ao uso exotrico (vulgar) dos signos do Candombl (como objetos de proteo ou amuletos, sem o sentido primrio do ritual). Raul Lody observa que amuletos e, especialmente, a figa, assumem e servem de verdadeira munio mgica para a vida do homem, no caso brasileiro, essencialmente mstico, notadamente religioso, se no em complexos rituais, mas, pelo menos, em suas subjetivas e particulares devoes (1995, p.211), que podem ser a um santo d a Igreja Catlica ou a um orix cultuado no Candombl. Os balangands da Bahia usados nas roupas das mulheres negras do sculo XIX - e que ainda hoje so utilizados pelas vendedoras de acaraj das ruas do Pelourinho - so exemplos desta passagem do amuleto de proteo ligados lgica mgico-religiosa dos ritos afrobrasileiros para formas de uso que no necessariamente mantm o seu significado primeiro. Estes ornamentos de metal em forma de figa, fruto, animal, corao, etc., que, presos uns aos outros, formam uma penca usada pelas baianas em dias de festa, servem tambm como objeto decorativo, lembrana (ou, se em miniaturas, jias ou bijuterias). As peas com finalidade de adorno ou objeto decorativo so muito encontradas nas lojinhas do Mercado Modelo, na capital baiana. So comuns de serem vistas na festa do Senhor do Bonfim, em Salvador, pendentes na cintura ou no pescoo das afrobrasileiras, e constituem amuleto contra o mau-olhado e outras foras adversas.

As Vestes As vestes na Umbanda e no Candombl so geralmente brancas, sempre muito limpas, j que este um dos motivos pelo qual se troca de roupa para os trabalhos. Nunca se deve trabalhar com as roupas do corpo, ou j vir vestido de casa com as roupas brancas. O suor causa uma sensao de desconforto, o que traz uma m

concentrao e intranquilidade do mdium (sem contar, claro, com a desagradvel situao de uma pessoa que vai tomar passes ou consultar-se, e ficar sentindo o cheiro do suor do mdium, que est sempre prximo nos trabalhos). O branco de carter refletor, j que a somatria de todas as cores e funciona, aliado a outras coisas, como uma espcie de escudo contra certos choques menores de energias negativas que so dirigidas ao mdium. Serve, tambm, para identificar os mdiuns dentro de uma casa de trabalhos muito grande. Alem disso, uma cor relaxante, que induz o psiquismo calma e tranquilidade. A Roupa Branca (Roupa de Santo) a vestimenta para a qual devemos dispensar muito carinho e cuidado, idnticos ao que temos para com nossos Orixs e Guias. As roupas devem ser conservadas limpas, bem cuidadas, assim como as guias (fios de contas), no se admitindo que um mdium, aps seus trabalhos, deixe suas roupas e guias no Terreiro, esquecidas. Quando a roupa fica velha, estragada, jamais o mdium dever dar ou jogar fora. Ela dever ser despachada, pois trata-se de um instrumento de trabalho do mdium. Na nossa casa, nas sesses de Umbanda os homens utilizam cala e jaleco, e as mulheres utilizam o balandrau. Nas demais sesses, as mulheres podem usar tambm jaleco e cala. O Pano de Cabea (Toro) - feito a partir de um pano chamado oj (a palavra significa faixa de pano), de tamanho varivel. Existem vrios formatos de toro, que podem ter significados diferentes. Por exemplo: o toro com duas pontas (orelhas) significa orix feminino enquanto o toro com uma ponta s simboliza orix masculino. Serve tanto para proteger a coroa do mdium conta as energias mais pesadas, como tambm representa um sinal de respeito dentro de um determinado ritual. A Toalha Branca (Pano da Costa) - Trata-se de um pano branco em formato de toalha (retangular), podendo ser contornado ou no com renda, fino ou grosso, de tamanho aproximado de 0,50 x 0,80 m. Entre outras coisas, utilizado para cobrir a cabea dos mdiuns quando estes incorporam Obaluai. Outras Roupas Em alguns casos, os guias podem solicitar alguma pea de roupa para que usem durante os trabalhos. Podem ser: Pretos Velhos: toalhas, batas, saia, cala, etc. Exus: Roupas, lenos, chapus, jias, capas, etc. Caboclos: Cocares, faixas, penas, tiras de couro, etc.

Crianas: Bons, roupas, laos, toalhas, etc. Estas peas de roupa sero autorizadas pela dirigente ou pelos guia chefe da casa. Os Ps Descalos O solo, cho representa a morada dos ancestrais e quando estamos descalos tocando com os ps no cho estamos tento um contato com estes antepassados. Ns costumamos tirar os calados em respeito ao solo do terreiro, pois seria como se estivssemos trazendo sujeira da rua para dentro de nossas casas. tambm uma forma de representar a humildade e simplicidade do Rito Umbandista. Alm disso, ns atuamos como a pra-raios naturais, e ao recebermos qualquer energia mais forte, automaticamente ela se dissipa no solo. uma forma de garantir a segurana do mdium para que no acumule e leve determinadas energias consigo. Em alguns terreiros permitido usar calados (mas calados que so usados APENAS dentro do terreiro). Cabe ressaltar, que a origem desse costume, nos cultos de origem afro-brasileira, outra; os "ps descalos" eram um smbolo da condio de escravo, de coisa; lembremos que o escravo no era considerado um cidado, ele estava na mesma categoria do gado bovino, por exemplo. Quando liberto a primeira medida do negro (quando fosse possvel) era comprar sapatos, smbolo de sua liberdade, e de certa forma, incluso na sociedade formal. O significado da "conquista" dos sapatos era to profundo que, muitas vezes, eles eram colocados em lugar de destaque na casa (para que todos vissem). Ao chegar ao terreiro, contudo, transformado magicamente em solo africano, os sapatos, smbolo para o negro de valores da sociedade branca, eram deixados do lado de fora. Eles estavam (magicamente) em frica e no mais no Brasil. No solo africano (dos terreiros) eles retornavam (magicamente) sua condio de guerreiros, sacerdotes, prncipes, caadores, etc. Brincos, Pulseiras Etc. Certamente tal tema deixar de "cabelos em p" parte da coletividade feminina que atua como mdium nos vrios Templos de Umbanda. cientificamente comprovado que dentre as matrias tangveis encontradas em nosso planeta, os metais (ouro, prata, bronze etc.) constituem-se em substncias de

grande poder magntico atrativo (capacidade de atrair, conduzir e/ou condensar em seu corpo energias dos mais diferentes nveis e tipos). O importante que, com esta informao em mente, bem fcil deduzir-se o que pode ocorrer a um mdium que se apresenta como um autntico cabide de bijuterias ambulante. fato que nos trabalhos medinico-espirituais, estando incorporados ou no, quase sempre enfrentamos foras de baixo teor vibratrio (kiumbas, Formas-Pensamento negativas etc.) que acompanham e turbam a vida de muitas pessoas. Estas, ao serem conduzidas ou procurarem o auxlio de um Templo Umbandista, para verem dissipadas as causas e os efeitos de tais assdios, apresentam seu campo urico (Aura - Campo Energtico) e perispiritual (Corpo Astral) completa ou parcialmente contaminados pelos fluidos hostis das foras supracitadas. No obstante os obsessores serem doutrinados e/ou detidos e encaminhados a prises astrais, e as formas-pensamento serem desintegradas, durante todo o trabalho de assepsia espiritual, resduos magnticos destas individualidades tendem a agregar-se aos metais mais prximos, inundando-os com fluidos nocivos, neste caso, os metais que o intermedirio utiliza. Muitos podem estar se perguntando qual o papel das entidades espirituais nesta situao. Bem, elas fazem a parte que lhes compete, cruzando e defumando as guias dos mdiuns, solicitando somente o uso de vestimenta branca (cor branca funo refletora/repulsora de eletromagnetismo nocivo), banhos de mar e cachoeira, banhos com ervas, defumaes especiais no templo, e uma srie de outras providncias salutares ao seu "aparelho". No entanto, ser que h preocupao em se fazer a assepsia de brincos, pulseiras, cordes e outras bijuterias, como coloc-las em um recipiente de barro com gua e sal grosso? claro que no!!!. O que acontece ento? paulatinamente tais adereos vo sendo encharcados por cargas densamente negativas, que acabam por jorrar no prprio mdium. Na Umbanda possumos recursos no s repressivos, mas tambm preventivos para lidarmos com certas circunstncias. No custa nada ao mdium, principalmente do sexo feminino, antes de comear o labor caritativo, tirar e guardar os metais que ora utiliza, evitando com isto eventuais efeitos danosos a sua constituio esprito-fsica. Os nicos adereos que podem ser usados nas sesses so os indicados pelas entidades e alianas (casamento, noivado ou compromisso).

A Msica A principal influncia da msica africana no Brasil , sem dvidas, o samba. O estilo hoje o carto-postal musical do pas e est envolvido na maioria das aes culturais da atualidade. Gerou tambm diversos sub-gneros e dita o ritmo da maior festa popular brasileira, o Carnaval. Mas os tambores de frica trouxeram tambm outros cantos e danas. Alm do samba, a influncia negra na cultura musical brasileira vai do Maracatu Congada, Cavalhada e Moambique. Sons e ritmos que percorrem e conquistam o Brasil de ponta a ponta.

You might also like