You are on page 1of 10

COMPORTAMENTO SISMICO DE PAVIMENTOS REALIZADOS COM PAINEIS DO TIPO PR-LAJE COM ALIGEIRAMENTO

S. Macedo PEIXOTO Bolseiro, Departamento de Eng. Civil F.E.U.P. Porto

A. Serra NEVES Professor Associado F.E.U.P. Porto

SUMRIO Na presente comunicao, apresenta-se uma reflexo sobre o comportamento ssmico de pavimentos realizados com recurso a elementos pr-fabricados de beto, com especial destaque para a necessidade de garantir um comportamento como diafragma. So abordados os diversos sistemas de pr-fabricao ou semi-prfabricao mais utilizados e comparados os seus desempenhos com uma soluo de painis do tipo pr-laje com aligeiramento desenvolvida no LABEST Laboratrio da Tecnologia do Beto e do Comportamento Estrutural, da FEUP. So indicados processos de clculo e referidas as principais disposies construtivas. 1. INTRODUO A estabilidade das estruturas de edifcios sob aces horizontais (vento e sismo), assenta geralmente no recurso a um modelo resistente constitudo por alguns ncleos de paredes resistentes e lajes que garantam um comportamento como diafragma rgido. A materializao deste modelo, no que respeita s lajes, obriga a ter alguns cuidados sempre que se recorre ao uso de elementos pr-fabricados. As solues correntes utilizam peas pr-fabricadas, com ou sem aligeiramento, geralmente justapostas, sendo solidarizadas por algumas armaduras e eventualmente uma camada de beto complementar betonada in situ. O comportamento das diversas opes no entanto diverso.

844

SSMICA 2004 - 6 Congresso Nacional de Sismologia e Engenharia Ssmica

O LABEST da FEUP, desenvolveu um sistema construtivo, [1], que comparado com os tradicionais sistemas usados na pr-fabricao de lajes, apresenta algumas vantagens. No presente trabalho tal sistema descrito, sendo discutido o seu comportamento. So referidos os procedimentos de clculo e pormenorizao que garantam um bom comportamento como diafragma. 2. ACES HORIZONTAIS EM EDIFICIOS As principais aces horizontais a considerar no projecto de edifcios so a aco do vento e o sismo. O vento afecta todo o conjunto da estrutura, comeando na fachada, que o primeiro elemento a receber a carga, apesar de geralmente ser no estrutural. De seguida, esta aco transmitida s lajes, que por sua vez as transferem para os ncleos de paredes resistentes ou a outros elementos verticais. O sismo uma aco dinmica, que devido sua complexidade, pois depende de vrios factores, como o tipo de terreno, do tipo de frequncia e intensidade dos movimentos da estrutura, etc, podendo ser estudado simplificadamente por analises estticas das foras. As foras horizontais usadas no so mais que foras de inrcia do edifcio, perante o movimento brusco do solo, supondo-se aplicadas altura de cada laje, dependendo da massa de cada planta. Estas aces so igualmente transmitidas atravs das lajes aos ncleos e paredes resistentes ou outros elementos verticais. Para qualquer das aces horizontais referidas ento fundamental o papel desempenhado pelas lajes no encaminhamento das foras. As lajes funcionam assim como um diafragma. Considerando a laje infinitamente rgida no seu plano, resulta que todos os elementos ligados laje se deformam de igual modo, pois no plano da laje no existem deformadas relativas. Assim, a fora horizontal reparte-se entre todos os elementos verticais, proporcionalmente sua rigidez no plano da laje, absorvendo deste modo mais carga os elementos mais rgidos. A distribuio irregular de rigidez dos elementos verticais pode provocar o aparecimento de tores no edifcio, agravando os esforos em alguns desses elementos verticais. 3. FUNCIONAMENTO DAS LAJES COMO DIAFRAGMA O modelo estrutural que est subjacente ao comportamento das lajes como diafragmas rgidos, considera que as lajes devem ser capazes de transmitir os esforos contidos no seu folheto mdio (traces e compresses), de modo que o seu movimento se possa considerar descrito por um nico vector deslocamento, eventualmente associado a um vector rotao global. Para que tal acontea, necessrio garantir uma certa rigidez axial da laje e resistncia tal que no permita a ocorrncia de rotura. A resistncia, nas zonas traccionadas conseguida atravs da colocao de armaduras em posies convenientes.

S. Macedo PEIXOTO, A. Serra NEVES

845

Para a anlise dos diafragmas, diversos modelos de clculo podem considerar-se. Na figura 1 tem-se um funcionamento em arco, que desenvolve foras de corte, compresso ou traco, conforme a representao.

Figura 1 Pavimentos pr-fabricados funcionando como diafragmas [2] Muitas vezes, os diafragmas possuem armaduras concentradas nas zonas de apoio das lajes. Podem ser usados trs tipos de modelao para a transmisso das foras horizontais da laje para os elementos resistentes verticais. Essa transmisso de foras pode ser feita por efeito de Trelia (figura 2), efeito de Arco (figura 3) ou efeito de viga Vierendeel (figura 4). No entanto, o modelo mais geral para a anlise e dimensionamento dos diafragmas o modelo de escoras e tirantes.

Figura 2 Efeito de Trelia no diafragma

Figura 3 Efeito de Arco no diafragma

846

SSMICA 2004 - 6 Congresso Nacional de Sismologia e Engenharia Ssmica

Figura 4 Efeito Vierendeel no diafragma 4. SISTEMA DE PR-FABRICAO DE PAVIMENTOS Os principais sistemas de pr-fabricao ou semi-pr-fabricao de pavimentos de edifcios recorrem a: - Pr-lajes; - Sistema de vigotas com elementos de aligeiramento; - Lajes com vigas duplo T - Lajes alveoladas; As pr-lajes, usadas como elemento de cofragem colaborante para o beto complementar a colocar in-situ, sendo dotadas geralmente de armaduras de costura dos dois betes e no possuindo aligeiramento, proporcionam uma boa soluo de diafragma. Para tal necessrio prever as armaduras transversais e longitudinais adequadas bem como uma ligao capaz aos apoios (vigas ou paredes). Este sistema apresenta no entanto o inconveniente de no possuir nenhum aligeiramento, o que agrava a intensidade da aco ssmica, prejudicando assim toda a estrutura. O sistema tradicional de vigotas com elementos de aligeiramento e beto complementar, pode ter um comportamento aceitvel, graas presena de uma armadura na lajeta de compresso convenientemente amarrada. Uma malha de cintas perifricas ou interiores completa o diafragma. no entanto indispensvel, para que se possa considerar o beto complementar no diafragma, uma espessura mnima de 4 cm, o que no se verifica em todos os sistemas propostos pelos fabricantes. As lajes com vigas em duplo T, apesar de possurem uma camada de beto complementar a colocar in-situ, dificilmente realizam um capaz desempenho como diafragma. No sismo de Northridge de 1994 [3], foram inmeras as situaes em que tais fragilidades se revelaram, ao ponto de serem revistas as disposies regulamentares at ento aplicveis [4]. Nas lajes que recorrem a painis pr-fabricados alveolares, apesar das preocupaes relacionadas com a rugosidade das superfcies laterais daqueles elementos, a capacidade para este sistema desenvolver o efeito de diafragma obriga a um sistema de cintagem muito cuidadoso. Quando estas lajes possuem uma camada de beto complementar, o seu comportamento melhor.

S. Macedo PEIXOTO, A. Serra NEVES

847

5. SISTEMA ALTERNATIVO 5.1. Consideraes gerais Preocupaes relacionadas com um bom comportamento em diafragma associadas a um melhor comportamento aos estados limites de utilizao e ltimo de resistncia, levaram ao desenvolvimento de uma soluo alternativa, [1], para a construo de lajes com recurso prfabricao. O novo sistema baseou-se numa melhor ligao entre elementos pr-fabricados, na existncia de uma lajeta continua superior e na existncia de uma lajeta quase continua inferior. Ambas as lajetas so dotadas de armaduras longitudinais e transversais. A presena de eventual armadura de costura ligando os dois betes, pr-fabricado e betonado in-situ, garantem um comportamento mais favorvel. A soluo desenvolvida apresenta igualmente um bom funcionamento aos estados limites de utilizao, fendilhao e deformao, graas a uma maior inrcia resultante de uma seco em I. 5.2. Descrio do sistema Conjugando as vantagens do aligeiramento, com o efeito favorvel da presena de uma cofragem perdida e com um comportamento semelhante ao de uma laje macia, desenvolveu-se ento uma nova soluo de pavimento constitudo por uma pr-laje em beto pr-esforado. A pr-laje composta por uma pequena camada de beto pr-esforada por pr-tenso com fios aderentes e apresenta uma superfcie superior aderente. Sobre a pr-laje colocado um aligeiramento em beto de argila expandida que tem uma largura ajustvel junto aos apoios. Em obra colocada uma camada de beto armado (beto complementar) com funo resistente, solidarizando o conjunto. Na figura 5 apresenta-se uma vista do elemento pr-fabricado final. Na figura 6 apresenta-se um corte do elemento pr-fabricado aps a colocao do beto complementar. O funcionamento estrutural deste tipo de lajes comparvel ao de uma laje com armadura resistente unidireccional e com aligeiramento na alma da mesma. Os materiais utilizados na pr-laje so o beto de classe C40/50 e ao de pr-esforo aderente da classe 1770, de baixa relaxao, de acordo com a Euronorm 138/79. O aligeiramento constitudo por beto leve com argila expandida, com um peso volmico de 7 kN/m3, uma resistncia compresso de cerca de 1 MPa, e um mdulo de elasticidade de 9,5 GPa. A armadura transversal colocada na pr-laje da classe A500.

848

SSMICA 2004 - 6 Congresso Nacional de Sismologia e Engenharia Ssmica

Os materiais utilizados em obra para concluso da pavimento so o beto complementar da classe C20/25, armaduras de distribuio a colocar na camada de beto complementar da classe A500 e armaduras de continuidade sobre os apoios da classe A400 ou A500.

Figura 5 Vista em perspectiva de uma pr-laje

Figura 6 Corte transversal tipo dos pavimentos propostos Os painis propostos possuem uma largura de 80cm, valor condicionado pelo processo de transporte. A espessura da base do elemento de 5 a 7cm, encontrando-se a armadura de pr-esforo distncia de 2,5 cm da superfcie inferior. O aligeiramento tem uma altura que varivel, podendo ser de 5 a 40 cm. A largura do aligeiramento na zona central do vo do painel de 65 cm, enquanto junto aos apoios apresenta uma largura varivel, dependendo da necessidade em termos de resistncia ao esforo transverso. Junto aos apoios, o aligeiramento interrompido a 10 cm da extremidade do painel, de modo a garantir uma melhor solidarizao da laje com os elementos de apoio.

S. Macedo PEIXOTO, A. Serra NEVES

849

6. REGULAMENTAO APLICVEL AO COMPORTAMENTO EM DIAFRAGMA A regulamentao europeia, aplicvel a estruturas de beto, Eurocdigo 2 [5], apresenta diversas disposies regulamentares aplicveis ao comportamento das lajes como diafragma. Para pavimentos pr-fabricados, estabelece as seguintes regras de aplicao: - O diafragma deve constituir parte de um modelo estrutural realista, que leve em considerao a compatibilidade de deformaes dos elementos de contraventamento; - Os efeitos dos correspondentes deslocamentos horizontais em todos os locais da estrutura devem ser considerados; - O diafragma deve ser adequadamente armado de modo a resistir s tenses de traco que se desenvolvem; - Nos locais de concentrao de tenses (por exemplo, na periferia de aberturas, nas ligaes a elementos de contraventamento, etc.), devem existir disposies construtivas adequadas. O efeito de diafragma pode ser considerado quando existam armaduras transversais. Isto est directamente relacionado com o conceito de cintas. A armadura das cintas pode ser concentrada nos apoios desde que a sua amarrao permita que a transmisso das foras horizontais seja efectuada por efeito de Arco, de Trelia ou de Vierendeel. Quando existe uma camada de beto moldada em obra, a armadura transversal pode ser a colocada. 7. DIAFRAGMA PARA A SOLUO APRESENTADA No caso do sistema apresentado, para a considerao do funcionamento em diafragma ter-se- de ter em conta a camada de beto complementar colocado em obra, de modo a materializar o diafragma. No necessrio considerar o painel pr-fabricado para este efeito, tendo-se apenas presente que tal elemento ir impedir a instabilidade do diafragma, quando sujeito s aces horizontais. A situao mais desfavorvel para a direco da aco horizontal a correspondente direco dos painis, pelo que apenas esta situao aqui abordada. Para este tipo de lajes, tem de se efectuar duas verificaes, que so, o dimensionamento ao momento flector do diafragma, Mh, devido s aces horizontais e ao esforo transverso do diafragma, Vh. 7.1. Verificao ao Momento Flector, Mh Para o dimensionamento ao momento flector, o dimensionamento da armadura efectuado de acordo com a teoria de flexo usando um diagrama rectangular de compresses com uma altura mxima de 40% da altura do diafragma B, [6], como se v nas figuras 7 e 8.

850

SSMICA 2004 - 6 Congresso Nacional de Sismologia e Engenharia Ssmica

Figura 7 Dimensionamento do diafragma ao momento flector com armadura distribuda uniformemente

Figura 8 Dimensionamento do diafragma ao momento flector com armadura no bordo do diafragma Colocando a armadura uniformemente distribuda ao longo do diafragma, e considerando como s o afastamento entre os vares que constituem a armadura realizados com vares com a rea As, obtm-se o momento resistente, Mrd,
0 , 24 fyd As B s 2

Mrd :=

(1)

em que fyd o valor de clculo da resistncia traco das armaduras. Considerou-se como armadura activa a existente em 40% de B. Esta armadura deve ser colocada horizontalmente ao longo de toda a altura B do diafragma. Esta apresenta-se como a melhor soluo, uma vez que a armadura distribuda por todo o diafragma, o que reduz o aparecimento de pontos localizados de esforos elevados, como surge quando se coloca a armadura junto aos bordos. Ser sempre conveniente, apesar de distribuir a armadura pelo diafragma, colocar alguma armadura nos bordos do diafragma, formando cintas perifricas. Se a armadura colocada junto ao bordo do diafragma, podemos obter o momento resistente, Mrd, pela seguinte expresso:

S. Macedo PEIXOTO, A. Serra NEVES

851

Mrd := 0 , 8 fyd As B

(2)

em que fyd e B tem o significado anteriormente descrito. 7.2. Verificao ao Esforo transverso, Vh O dimensionamento do diafragma ao esforo transverso, pode ser feito como se de uma viga de grande altura, B, se tratasse, o que tendo em considerao as dimenses do diafragma, no levanta grandes problemas relativos quantidade de armadura necessria. A armadura a colocar designa-se por armadura transversal e longitudinal, tal como se ilustra na figura 9.

Figura 9 Distribuio de armadura pelo diafragma Esta armaduras devem respeitar o valor mnimo de:
Asmin := Ac 1MPa fyd

(3)

em que Ac a rea de beto complementar e fyd o valor de clculo da resistncia traco das armaduras, devendo ser cumprido o espaamento mnimo para a armadura transversal, paralela aos painis, de 25 cm. 8. CONCLUSES Os edifcios correntes, em presena de aces horizontais, possuem um funcionamento estrutural apoiado na existncia de pisos com capacidade para funcionar como diafragmas rgido no seu plano. A ductilidade exigida estrutura global proporcionada pelos elementos resistentes verticais.

852

SSMICA 2004 - 6 Congresso Nacional de Sismologia e Engenharia Ssmica

A pr-fabricao na realizao dos pisos proporciona reconhecidas vantagens de diversa ordem. No entanto, a possvel perda de monoltismo pode provocar fragilidades, quer pelo deficiente funcionamento como diafragma quer pela reduzida ductilidade na ligao das lajes de piso aos elementos resistentes verticais. As solues tradicionais usadas na construo de pisos de edifcio apresentam algumas fragilidades que obrigam a muita ateno na sua execuo. No presente trabalho apresentou-se um sistema alternativo, que apesar de ser baseado igualmente na pr-fabricao, de fcil aplicao, e possui um bom comportamento como diafragma. Para alm disso, as ligaes da laje com os elementos verticais resistentes so de fcil concretizao. 9. AGRADECIMENTOS O LABEST agradece Pavileca S. A. o apoio dado ao projecto de investigao que proporcionou o desenvolvimento do sistema apresentado para a pr-fabricao de lajes. 10. REFERNCIAS [1] Neves, A. Serra; Peixoto, S. Macedo - "Desenvolvimento de um Sistema de Lajes Aligeiradas Usando Elementos Pr-fabricados do Tipo Pr-laje", no V Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto, So Paulo Brasil, 2003, 17p. [2] FIP. Planning and Design Handbook on Precast Building Structures. Fdration Internationale de la Prcontrainte. [3] Corley, W. G. (primary contributor), Concrete Parking Structures, Northridge Earthquake Reconnaissance Report, V. 2, Earthquake Engineering Research Institute, Earthquake Spectra, Supplement C to V. 11, January 1996, pp. 75-98. [4] Wood, Sharon L. et al - " New Seismic Design Provisions for Diaphragms in Precast Concrete Parking Structures", in PCI JOURNAL, 2000, p. 50 - 65. [5] EC 2 prENV 1992 1 1 Eurocdigo 2: Projecto de Estruturas de Beto Regras Gerais e Regras para Edifcios. [6] Elliott, Kim S. Precast Concrete Structures. Butterworth Heinemann, 2002, 367 p.

You might also like