You are on page 1of 4

ENSINO SECUNDRIO FICHA DE TRABALHO SOBRE TRANSPORTE NO XILEMA

ANO LETIVO 2012/2013 10 Ano de Escolaridade Biologia e Geologia

Data:

1.O transporte de substncias uma funo desempenhada pelas plantas superiores. A experincia esquematizada na figura 1 pretende estudar a ascenso da seiva bruta numa planta vascular. Os esquemas X e Y dizem respeito a teorias diferentes sobre o referido processo.

Figura 1

1.1 Analisa o tecido vegetal que intervm no processo em causa. 1.1.1 Identifica-o. o xilema 1.1.2 gua. 1.2 Qual das teorias est a ser estudada, respetivamente, por X e Y? Em X a hiptese de tenso - coeso - adeso e em Y a hiptese de presso radicular. Refere uma caracterstica que lhe permita realizar a sua funo.

constitudo por clulas mortas sem paredes de topo, o que diminui a resistncia ao fluxo da

Professor: ngelo Gonalves

1.3 Explica cada teoria. A teoria da presso radicular, defende que a presso radicular que permite a ascenso, atravs do xilema, da gua absorvida, desde a raiz at extremidade superior da planta. Esta ascenso deve-se ocorrncia de foras osmticas, que resultam da constante entrada de ies por transporte ativo do solo para as clulas da raiz, o que cria um gradiente osmtico que leva entrada de gua. A teoria da tenso-coeso-adeso, defende que o transporte da seiva xilmica nas plantas vasculares explicado pela dinmica criada por dois fenmenos relacionados: a transpirao estomtica, a nvel foliar, e a absoro radicular. A teoria da tenso-coeso-adeso defende que o transporte de gua e solutos da raiz para os restantes rgos da planta deve-se a vrios processos que ocorrem de forma sequencial. A transpirao pe em movimento este transporte. A perda de gua traduz-se num dfice que cria uma fora de tenso que se propaga ao xilema e deste s clulas da raiz, promovendo a absoro de gua ao nvel da raiz. As molculas de gua, por ao de foras de coeso, unem-se por pontes de hidrognio, facilitando a sua ascenso em coluna no xilema. Por ao de foras de adeso, estabelecem-se ligaes entre as paredes do xilema e as molculas de gua, que tambm facilitam a ascenso da coluna de gua.

2.O grfico da figura 2 representa as alteraes da concentrao de acar em vrias estruturas do algodoeiro, em diferentes horas do dia.

Figura 2

Professor: ngelo Gonalves

2.1 Identifica a curva, que corresponde, concentrao do acar no xilema. Justifica. A curva que identifica o xilema a B, uma vez que a curva A corresponde ao floema pois a concentrao de acar bastante superior, j que o floema responsvel pelo transporte de gua e matria orgnica. 2.2 Justifica a variao da concentrao do acar na folha, registada na folha entre as 0 horas e as 12 horas. No intervalo de tempo entre as 0 e as 5 horas, a concentrao de acar diminui, devido ausncia da sua produo atravs da fotossntese e ao seu consumo nas atividades metablicas. A partir do nascer do Sol a fotossntese tonar-se possvel, o que faz aumentar a concentrao do acar, que atinge o seu valor mximo prximo das 12 horas.

3.Ordena as letras de A a G, de modo a reconstituires a sequncia dos fenmenos representados anteriormente. (A) O sol provoca a evaporao da gua localizada nos espaos intercelulares da folha. (B) A transpirao foliar cria uma tenso (presso negativa) no mesfilo. (C) A tenso puxa gua dos vasos do xilema. (D) O vapor de gua difunde-se para o exterior (onde a presso de vapor menor) atravs dos estomas (transpirao). (E) A gua ascende sob a forma de uma coluna contnua porque as molculas de gua se mantem unidas umas s outras (coeso) e aderem s paredes dos vasos (adeso). (F) A ascenso da coluna hdrica cria um dfice de gua na raiz. (G) Ocorre a absoro de gua ao nvel da raiz, por osmose. ADBCEFG

Professor: ngelo Gonalves

4.Elabora um mapa de conceitos tua escolha, que traduza o processo de transporte no xilema.

Transporte no xilema

Hiptese da Presso Radicular

Hiptese Tenso Coeso - Adeso

Exsudao

Tenso (transpirao)

Gutao

Coeso (molculas de gua)

Adeso (da gua nos elementos de vasos)

Professor: ngelo Gonalves

You might also like