You are on page 1of 2

ATIVIDADES ESTRUTURADAS

NOME DA DISCIPLINA: CDIGO: TTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: Espcies de Casamento Vlido (Semana 4) OBJETIVO:

Direito Civil V Direito de Famlia

Identificar outras formas de casamento vlido e quais so seus requisitos e consequncias jurdicas

COMPETNCIAS/HABILIDADES: Identificar e conceituar outras formas de casamento vlido Compreender os pressupostos jurdicos destas formas de casamento Estudar os efeitos jurdicos Aplicar a caso prtico DESENVOLVIMENTO: Primeiramente o aluno individualmente dever realizar o fichamento do Captulo VIII Espcies de Casamento Vlido. Referncia: GONALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro Direito de famlia. So Paulo: Saraiva. P. 105-123. Feito o fichamento o professor determinar a reunio dos alunos em equipes de no mximo cinco alunos que aps compreender os casamentos nuncupativo, contrado em caso de molstia grave, consular e a converso da unio estvel em casamento, devero responder quais so os requisitos para: a) a realizao do casamento nuncupativo; b) a realizao de casamento em caso de molstia grave; c) para o casamento consular; d) para a converso da unio estvel em casamento. Aps, as mesmas equipes devero realizar a anlise dos seguintes casos concretos. 1- Giovani, brasileiro, casou-se com Giulia, tambm brasileira na Embaixada do Brasil em Roma. Pergunta-se: o divrcio tambm poder ser feito na Embaixada? Este casamento deve ser registrado no Brasil? A este casamento sero aplicados os efeitos da lei brasileira ou da lei italiana?
2-

Rui e Carla h dez anos possuem relacionamento estvel, pblico e duradouro com evidente nimo de constituir famlia. Pretendo dar uma segurana maior ao seu relacionamento, resolveram converter a unio estvel (informalmente constituda) em casamento. Ao procurarem o Cartrio de Registro Civil foram informados que aps a vigncia do art. 1.726, CC, no mais possvel fazer a converso diretamente em cartrio, devendo, ento contratar advogado para propor a respectiva ao. Seu escritrio foi contratado por Rui e Carla para realizar a converso da unio estvel em casamento. Apresente a petio, devidamente fundamentada. PRODUTO/RESULTADO:

O aluno deve ter compreendido as implicaes de cada uma destas formas de casamento e deve ser capaz de propor ao pedindo a converso da unio estvel em casamento.

Estcio

Relatrio de Atividades Estruturadas

Pgina 1

ATIVIDADES ESTRUTURADAS

Estcio

Relatrio de Atividades Estruturadas

Pgina 1

You might also like