You are on page 1of 12

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA CAPTULO 4 INTRODUO MICROECONOMIA

1. Conceito A microeconomia ou teoria dos preos analisa a formao de preos de bens e servios e de fatores de produo em mercados especficos.

o estudo do funcionamento da oferta e da demanda na formao do preo, predominando a viso de mercado como um todo. Abordagem econmica: custos de oportunidade ou implcitos; agentes da demanda; empresa: capital, trabalho, terra e tecnologia; empresrio: sujeito da atividade econmica; objeto: complexo de bens corpreos e incorpreos; empresa: complexo de relaes jurdicas que unem o sujeito ao objeto da atividade econmica.

2. Pressupostos bsicos da anlise microeconmica

2.1. A hiptese Coeteris Paribus Ao analisar um mercado especfico parte-se da hiptese de que tudo o mais permanece constante 2.2. Papel dos preos relativos So mais importantes os preos de um bem em relao aos demais do que os preos absolutos das mercadorias. 2.3. Objetivos da empresa Anlise tradicional aponta para o princpio da racionalidade, a busca do empresrio pela maximizao dos lucros, mas outras correntes apontam para o aumento da participao nas vendas do mercado ou maximizao da margem sobre os custos de produo.

3. Aplicaes da anlise microeconmica Preocupa-se em explicar como se determina o preo dos bens e servios e dos fatores de produo.

Tambm busca responder questes como: por que, quando o preo de um bem se eleve, a quantidade demandada desse bem deve cair, Coeteris Paribus.

Para as empresas, a anlise microeconmica pode subsidiar as seguintes decises:

poltica de preos da empresa; previses de demanda e faturamento; previses de custos de produo; decises timas de produo; avaliao e elaborao de projetos de investimentos; poltica de propaganda e publicidade; localizao da empresa; diferenciao de mercados; avaliao de projetos de investimentos pblicos; efeitos de impostos sobre mercados especficos; poltica de subsdios; fixao de preos mnimos na agricultura; fixao do salrio mnimo; controle de preos; poltica salarial; poltica de tarifas pblicas; poltica de preos pblicos; leis antitruste.

4. Diviso do estudo microeconmico Consiste nos seguintes tpicos: Anlise da demanda: divide-se em Teoria do Consumidor e Teoria da Demanda de Mercado

Anlise da Oferta

Teoria da oferta de um bem ou servio e subdivide-se em: Oferta da firma individual Oferta de mercado

Anlise das estruturas de mercado

Determina-se preo e quantidade de equilbrio de um bem ou servio, a partir da demanda e da oferta de mercado.

As estruturas de mercado de bens e servios so: a) Concorrncia perfeita b) Concorrncia imperfeita ou monopolstica c) Monoplio d) Oligoplio As estruturas de mercado de fatores de produo so: a) Concorrncia perfeita

b) Concorrncia imperfeita c) Monopsnio d) Oligopsnio

Teoria do equilbrio geral

A anlise do equilbrio geral: leva em conta as inter-relaes entre todos os mercados. Teoria do Bem-Estar, ou Walfare: estuda como alcanar solues socialmente eficientes para o problema da alocao e distribuio dos recursos, ou seja encontrar a alocao tima dos recursos. Anlise das imperfeies de mercado: situaes nas quais os preos no so determinados isoladamente em cada mercado. Teoria do equilbrio geral e teoria do consumidor : so abstratas, pois utilizam modelos matemticos de razovel grau de dificuldade. CAPTULO 5 DEMANDA, OFERTA E EQUILBRIO DE MERCADO

1. Introduo

1.1. Breve histrico Incio da evoluo do estudo da teoria microeconmica foi com a anlise da demanda de bens e servios com relao sua utilidade.

Utilidade: grau de satisfao do consumidor com os bens e servios que podem ser adquiridos no mercado. Teoria do valor-utilidade: contrape-se teoria do valor-trabalho, pressupondo que o valor de um bem se forma por sua demanda, sendo, portanto subjetiva e leva em conta que o valor nasce da relao do homem com os objetos. 1.2. Utilidade total e utilidade marginal

Utilidade total: tende a aumentar quanto maior a quantidade consumida do bem ou servio.

Utilidade marginal: a satisfao adicional obtida pelo consumo de mais uma unidade do bem, decrescente, pois o consumidor vai perdendo a capacidade de percepo da utilidade. Ex: Paradoxo da gua e do diamante. gua = Grande utilidade total e baixa utilidade marginal. Diamante = Baixa utilidade total e grande utilidade marginal.

2. Demanda de mercado

2.1. Conceito

Quantidade de certo bem ou servio que os consumidores desejam adquirir em determinado perodo de tempo.

A demanda de um bem est sujeita a diversos fatores, os quais podemos apontar: Preo do bem ou servio; Preo dos demais bens e servios; Renda do Consumidor; Gostos ou preferncias; Etc.

2.2. Relao entre quantidade procurada e preo do bem: a Lei Geral da Demanda Lei geral da demanda: relao inversamente proporcional entre quantidade demandada e o preo do bem, que pode ser expressa pela curva de demanda, revelando as preferncias dos consumidores. Qd=f(P)

Efeitos que causam a queda da quantidade demandada: efeito substituio; efeito renda. 2.3. Outras variveis que afetam a demanda de um bem Renda dos consumidores Preos de outros bens e servios Hbitos e preferncias dos consumidores. Outros fatores especficos: efeitos sazonais, localizao, condies de crdito, etc. 2.4. Distino entre demanda e quantidade demandada

Demanda: curva que relaciona os possveis preos a determinadas quantidades. Quantidade Demandada: ponto especfico da curva relacionando um preo a uma quantidade. 3. Oferta de mercado Vrias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado perodo de tempo, dependendo de inmeros fatores (preo, custo, fatores de produo, etc.).

Q0=f(P)

Q0 = quantidade ofertada de um bem ou servio, num dado perodo P= preo do bem ou servio

Oferta do bem ou servio= f (preo de X, custos dos fatores de produo, nvel de conhecimento tecnolgico, nmero de empresas no mercado)

Oferta e Quantidade Ofertada

Oferta: escala. Quantidade ofertada: ponto especfico da curva da oferta.

O aumento no preo do bem provoca um aumento da quantidade ofertada, enquanto uma alterao nas outras variveis desloca a oferta. Preo e quantidade ofertada so diretamente proporcionais. A Oferta de um Produto normalmente influenciada por: Tecnologia; Preos das matrias-primas; Concorrncia; Expectativas futuras; Governo (subsdios, tributos, mecanismos reguladores do mercado).

4. Equilbrio de mercado

4.1. A Lei da Oferta e da Procura: tendncia ao equilbrio

A interao das curvas da demanda e de oferta determina o preo e a quantidade de equilbrio de um bem ou servio em um dado mercado.

Se a quantidade ofertada se encontrar abaixo daquela de equilbrio teremos uma situao de escassez do produto.

Se quantidade ofertada se encontrar acima do ponto de equilbrio haver excesso ou excedente de produo.

Tendncia natural: ocorre quando h competio tanto de consumidores como de ofertantes.

4.2. Deslocamento das curvas de demanda e oferta H vrios fatores que podem provocar o deslocamento das curvas de oferta e demanda, com evidentes mudanas no ponto de equilbrio.

Um deslocamento na curva de oferta afetar a quantidade de mercado e o preo de equilbrio.

5. Interferncia do governo no equilbrio do mercado Fixao de Impostos; Subsdios; Critrio de reajuste de salrio mnimo; Poltica de preos mnimos na agricultura; Tabelamento ou Congelamento de Preos; Poltica Monetria e Cambial. 5.1. Estabelecimento de Impostos

Quem recolhe o imposto sobre os produtos so as empresas. So elas que repassam esses valores ao governo. Mas sabe-se que as empresas contabilizam esses impostos aos produtos aumento seu custo. Assim, efetivamente quem paga o imposto o consumidor final. Podemos classificar os impostos em: Diretos = Incidem sobre a renda e o patrimnio (IR, IPVA, IPTU) Indiretos = Incidem sobre as vendas (ICMS, IPI, ISSQN) Imposto Especfico = Valor do imposto fixo. Imposto Ad Valorem (de acordo com o valor) = percentual pago que acordo com o valor da venda.

5.2. Poltica de preos mnimos na agricultura

Visa dar garantia de preos ao produtor agrcola, com o propsito de proteg-lo das flutuaes dos preos no mercado.

Quando os preos mnimos so superiores aos preos de mercado, o produtor prefere vender sua produo ao governo do preo fixado anteriormente, quanto a isso o governo pode estipular: poltica de compras: comprar o excedente ao preo mnimo. poltica de subsdios: pagar subsdio no preo.

5.3. Tabelamento

Interveno do governo no sistema de preos de mercado para coibir abusos por parte dos vendedores, controlar preos de bens de primeira necessidade ou refrear o processo inflacionrio. 6. Conceito de elasticidade

Mede a sensibilidade ou reao do produto em relao s variaes de preos e renda.

6.1. Elasticidade-preo da demanda Demanda elstica: quando a variao da quantidade demandada supera a variao do preo. Demanda inelstica: ocorre quando uma variao percentual no preo provoca uma variao percentual relativamente menor nas quantidades procuradas. Demanda de elasticidade-preo unitria: variaes percentuais no preo e na quantidade so de mesma magnitude, porm, em sentido inverso. Fatores que influenciam o grau de elasticidade-preo da demanda existncia de bens substitutos (manteiga e margarina); essencialidade do bem (servios mdicos, gua, comida, ex. do acidente); importncia do bem, quanto a seu gasto, no oramento do consumidor (caixa de fsforos). Formas de clculo elasticidade num ponto especfico: quando calculamos a elasticidade apenas para um dado preo e quantidade. elasticidade no ponto mdio: em vez de utilizar apenas um ponto, consideram-se as mdias de preos e de quantidades em um dado trecho da demanda.

Relao entre receita total do produtor e o grau de elasticidade receita total do produtor: gasto total dos consumidores. RT = P x Q

A receita total para uma dada mercadoria igual quantidade vendida vezes seu preo unitrio de venda. Dada uma variao no preo do produto pode acontecer com a receita total: demanda elstica; demanda inelstica; demanda de elasticidade unitria. Incidncia tributria e elasticidade-preo da demanda quanto mais inelstica for a demanda maior ser a proporo do imposto repassada ao consumidor. quanto mais elstica for a demanda, menor ser a proporo repassada ao consumidor e maior a parcela paga pelo produtor.

6.2. Elasticidade-renda da demanda

O coeficiente de elasticidade-renda da demanda mede a variao percentual da quantidade da mercadoria comprada resultante de uma variao percentual na renda do consumidor. bem inferior: quando a elasticidade-renda da demanda negativa. bem normal: quando a elasticidade-renda positiva, mas menor que 1. bem superior: quando a elasticidade-renda positiva e maior que 1.

Discusso na literatura econmica: deteriorao dos termos de troca no comrcio internacional. 6.3. Elasticidade-preo cruzada da demanda

Mede a mudana percentual na quantidade demandada do bem quando se modifica percentualmente o preo de outro bem. bens substitutos: elasticidade-preo cruzada da demanda positiva. bens complementares: elasticidade-preo cruzada da demanda negativa.

6.4. Elasticidade-preo da oferta

Mede o quanto a quantidade oferecida responde s variaes nos preos do bem. calculada como a variao percentual da quantidade oferecida dividida pela variao percentual do preo. CAPTULO 6 PRODUO E CUSTOS I TEORIA DA PRODUO 1. Introduo Constituem a chamada Teoria da Oferta da Firma Individual. So peas fundamentais para a anlise dos preos e do emprego dos fatores, assim como sua alocao entre os diversos usos alternativos na economia.

Desempenham dois papis extremamente importantes: a) Servem como base para a anlise das relaes existentes entre produo e custos de produo b) Servem de apoio para a anlise da procura da firma com relao aos fatores de produo que utiliza

2. Conceitos bsicos da Teoria da Produo

Produo A produo o processo de transformao dos fatores adquiridos pela empresa em produtos para a venda no mercado, que constituem ou chamas processos ou mtodos de produo, divide em simples, mltiplo ou mltipla que depende as da eficincia focado no ponto de vista tcnico ou tecnolgico ou, no ponto de vista econmico . Funo de produo a relao que mostra a quantidade fsica obtida do produto a partir da quantidade utilizada na produo em determinado perodo. Fatores Fixos e Fatores Variveis de Produo Curto e Longo Prazos Fatores de produo variveis: so aquelas que a quantidade utilizada varia a produo quando o volume de produo altera Fatores de produo fixos: so as quantidades que no mudam quando a quantidade do produto varia, esses fatores de produo so considerados fixos ou variveis, que uma situao de curto prazo (quantidade produzida depende de uma variao). 3. Anlise de curto prazo Conceitos de Produto Total, Produtividade Mdia e Produtividade Marginal Produto total: quantidade que se obtm da utilizao do fator varivel Produtividade mdia: definida como o resultado da quantidade total produzida pela quantidade utilizada Produtividade marginal do fator: relao entre as variaes do produto total quando ocorre uma variao no fator de produo. Lei dos Rendimentos Decrescentes tipicamente um fenmeno de curto prazo menos um insumo fixo. 4. Anlise de longo prazo Economia de escala ou de rendimento de escalas Representam a quantidade produzida e uma variao da quantidade utilizada. Os rendimentos de escala podem ser: Crescente de escala (ou economias de escala) Constantes de escala Decrescentes de escala (ou deseconomia de escala).

II CUSTOS DE PRODUO

1. Introduo Os custos de produo a maximizao de seus resultados quando da realizao de sua atividade produtiva. 2. Custos totais de produo o total de despesas realizadas pela firma com a utilizao da combinao mais econmica dos fatores, por meio do qual obtida uma determinada quantidade do produto.

Os custos totais (CT) so definidos em custos variveis totais (CVT) e custos fixos totais (CFT)

CT=CVT+CFT

Custos fixos totais (CFT): custos indiretos Custos variveis totais (CVT): custos indiretos

A anlise dos custos de produo tambm dividida em: Custos totais de curto prazo Custos totais de longo prazo

3. Diferenas entre a viso econmica e a viso contbil-financeira dos custos de produo As principais diferenas esto nos conceitos: Custos de oportunidade e custos contbeis Externalidades Custos e despesas

3.1. Custos de oportunidade versus custos contbeis Custos contbeis: so os custos explcitos. o gasto efetivo da empresa. Custos de oportunidade: so os custos implcitos. So valores estimados a partir do que poderia ser ganho no melhor uso alternativo. 3.2. Externalidades (economias externas) So alteraes de custos e benefcios para a sociedade derivadas da produo das empresas ou tambm como as alteraes de custos e receitas da empresa devida a fatores externos.

So classificadas em: Externalidade positiva: cria benefcios para outras, sem receber por isso. Externalidade negativa: cria custos para outras, sem pagar por isso.

3.3. Custos versus despesas Na Teoria Microeconmica tradicional, no feita uma distino rigorosa entre os conceitos de custos e despesas, como feita na Contabilidade.

III. Maximizao dos lucros Define-se lucro total como a diferena entre as receitas das vendas da empresa e seus custos totais de produo. Assim: LT=RT-CT LT= lucro total RT= receita total de vendas CT= custo total da produo

A empresa, para maximizar seus lucros, deve escolher o nvel de produo na qual a diferena positiva entre RT e CT seja a mxima possvel.

You might also like