You are on page 1of 5

A Carreira docente

Ao longo da sua histria de vida, o professor , em cada momento, o resultado do seu "vivido" pessoal e profissional, ocorrendo as suas mudanas conceptuais em dois contextos interactivos: o da prtica quotidiana e o dos grupos reflexivos, preferentemente constitudos pelos seus pares (Keiny, 1994).

A carreira do professor desenvolve-se, pois, por referncia a duas dimenses complementares: a individual, centrada na natureza do seu eu, construdo ao nvel consciente e inconsciente, e a grupal, ou colectiva, construda sobre as representaes do campo escolar, influenciando e determinando aquela (Gonalves, 1992), ou, como afirmam Lessard & Mathurin (1989), de acordo com uma tripla dimenso, que possibilita a reconstruo do universo profissional: o conjunto das prticas pedaggicas, compreendendo a funo educativa e o papel do professor; o sistema educativo, enquanto condicionador e regulador dessas prticas; e o corpo docente, enquanto grupo especfico no contexto das relaes no interior do sistema educativo.

De facto, o professor aprende com as prticas do trabalho docente, interagindo com os outros, pares e/ou agentes do processo educativo, enfrentando situaes, resolvendo problemas, reflectindo as dificuldades e os xitos prprios e dos seus alunos, avaliando e reajustando as suas formas de ver, de agir e de reflectir (Cavaco, 1991), no quadro dos seus valores pessoais, dos valores sociais vigentes e da cultura e desenvolvimento organizacional da escola.

Em suma, a identidade profissional dos professores constri-se e reconstri-se, ao longo das diferentes fases ou etapas da sua carreira e segundo um processo evolutivo, de natureza construtivista, determinando e sendo determinada pelas vivncias do quotidiano pessoal e profissional de cada docente.

Tarefas do professor
O papel do professor actualmente mais complexo e exigente do que no tempo em que se pretendia que ele fosse apenas um competente e eficaz transmissor de conhecimentos.

Num mundo cada vez mais condicionado pelos mass-media, que concorrem com a escola na difuso do saber, dos conhecimentos e, at, dos comportamentos, a instituio escolar defronta-se com desafios cada vez mais amplos e fortes. Sem dvida o professor ter um grande papel na resoluo destes desafios.

Nas sociedades modernas os professores tm um estatuto profissional especializado e os seus papis e responsabilidades so complexos. A sociedade, cada vez mais avanada tecnologicamente necessita que a educao bsica em habilidades numricas e verbais esteja ao dispor de camadas cada vez maiores da populao. Alm disso, os professores so j como que obrigados directa ou indirectamente a servirem como agentes de socializao poltica e tcnica nos sistemas escolares, os quais se tornam cada vez mais em locais onde tomam lugar a seleco social e a colocao de pessoas nas hierarquias ocupacionais.

Identificam-se algumas das tendncias mais fortes na renovao dos programas escolares e, logo, dos contedos do ensino ministrado pelos professores: a revoluo representada pelas tecnologias de informao; a importncia do reforo das competncias cognitivas gerais; a necessidade da escola desenvolver a conscincia dos valores que tornam a vida humana no planeta to frgil; a avaliao mais rigorosa dos processos de ensino; a abertura ao mundo do emprego e do trabalho; a internacionalizao face s mudanas iminentes na comunidade aps 1992. A escola deve proporcionar uma educao de base capaz de homogeneizar culturalmente a sociedade; converter os cidados em sujeitos economicamente produtivos; introduzir aos alunos as prticas e valores democrticos; preparar a adaptao dos sujeitos s

rpidas e incessantes mudanas sociais; proporcionar, no um cdigo ideolgico fechado, mas um esquema cultural flexvel e facilmente substituvel conforme o exigam novas circunstncias; favorecer a capacidade de escolha num mundo caracterizado pela grande variedade de produtos (de toda a ndole) disposio dos cidados.

O campo de actuao do professor ter que passar pelas seguintes etapas: planificao, gesto e conduo.

No caso da planificao, pretende-se que o professor promova a organizao da aprendizagem dos conhecimentos, bem como a efectiva participao dos alunos na sala de aula;

Como gestor, o papel do professor deve alicerar-se na apresentao e explicao slida e clara de novos conceitos; na criao de oportunidades de interveno que permitam aos alunos adquirir o hbito de respeitar o ponto de vista de outros colegas e aguardar a sua vez de falar; na seleco de mtodos mais eficazes, assim como na avaliao dos resultados obtidos.

Face heterogeneidade de alunos numa sala de aula, o professor tem de ser condutor e facilitador da aprendizagem, possibilitando a anlise e discusso de problemas e organizador de trabalho de grupo, a fim de estimular a aprendizagem pessoal de cada aluno.

A tarefa do professor tem impreterivelmente que caminhar no sentido de ajudar o aluno a saber orientar-se face aos problemas de ordem vria que o rodeiam (droga, sida, violncia, etc.), despertando nele o sentido crtico e incutir no mesmo valores que

lhe permitam no futuro prximo actuar como um cidado consciente e humano nas suas atitudes.

Os professores sendo simultaneamente profissionais e pessoas precisam adquirir um autoconhecimento de si prprios, traduzindo num aperfeioamento crtico das suas capacidades pessoais a nvel de atitudes, que constitui a essncia do seu saber-ser e, desta forma, encontre a sua realizao pessoal e profissional.

Como profissional reflexivo deve reflectir sobre as metodologias pedaggicodidcticas, traduzidas na renovao, na diversificao e avaliao permanentes do processo e dos resultados da aprendizagem, constituindo o saber-fazer. Esta dimenso visa a expresso da preparao do trabalho escolar, da motivao dos alunos, da execuo interessada, da avaliao continuada e da comunicao dentro e fora da sala de aula.

Face s exigncias actuais da educao, os professores precisam aprender a relacionar-se com os "outros", traduzido na vivncia inovadora das suas capacidades relacionais, na renovao sistemtica e actuante da comunicao, ou seja, na expresso das suas relaes interactivas com os alunos, colegas, escola, pais, e comunidade. Esta dimenso ecolgica traduz-se nas capacidades dos profissionais em saber-intervir.

Os professores, como protagonistas de uma nova era da educao tm de se projectar no futuro. Ou seja, devem jogar com estratgias alternativas, aceitando "correr riscos" (Grilo 1996) e aceitando desafios, como tarefa do presente. Esta traduz-se num tipo de reconstruo moral da prpria educao, respeitando o pleno-ser do homem, reconhecendo e vivendo tendo por base uma educao para os valores. Quanto a ns, esta dimenso pode constituir o saber-prever, como expresso de um dilogo

permanente, prospectivo, convertido em fora educativa na criao de projectos inovadores.

A escola tem de ser um ponto de encontro entre professores e alunos, sabendo cada qual o papel que ocupa na sociedade.

You might also like