You are on page 1of 60

Introduo a Sistemas de Informao (SSC0530)

Adenilso da Silva Simo ICMC/USP

Programa da aula
Motivao: caso KIA Caractersticas de uma Organizao

Componentes

de uma organizao O ambiente de negcios Funes bsicas de uma empresa Implicaes para o projeto de SI

Tipos de Sistemas de Informao Sistemas que abrangem toda a empresa A funo de SI nas empresas

Sistemas de Informao Ajudam a Kia a Resolver Seus Problemas de Qualidade

Problema: alto ndice de defeitos nos produtos, novas exigncias governamentais para reportar defeitos. Dados em 7 sistemas: jurdico, clientes, peas, garantia. Solues: aumentar a qualidade e monitorar os defeitos para que os problemas de qualidade e os defeitos sejam facilmente identificados. O repositrio de dados e os sistema CRM combinam resultados de reduo de custos e aumento de vendas. Demonstra o papel da TI em centralizar dados, fazer a interface com os consumidores e melhorar os processos de produo. Ilustra o papel da tecnologia digital em aumentar a qualidade e reduzir o ndice de defeitos, conduzindo satisfao dos clientes e reduo de custos.

Sistemas de Informao Ajudam a Kia a Resolver Seus Problemas de Qualidade

O que uma organizao?

Viso tcnica: uma organizao uma estrutura social formal e estvel que recebe insumos do ambiente (inputs) para produzir resultados (outputs)
Uma

empresa uma organizao formal cujo objetivo produzir produtos ou prestar servios a fim de gerar lucro

Organizao: viso comportamental


Viso comportamental: uma coleo de direitos, privilgios, obrigaes e responsabilidades, equilibrados ao longo do tempo mediante conflitos e resoluo de conflitos

Componentes de uma organizao


Rotinas e processos organizacionais Poltica organizacional

grupos

de interesse

Cultura organizacional Estrutura organizacional Ambiente organizacional

O ambiente de negcios

As empresas interagem com seu ambiente e dependem dele para muitas necessidades: acesso a capital, mo de obra, clientes, novas tecnologias, servios e produtos, sistemas jurdicos. Para permanecer no negcio, as empresas precisam monitorar mudanas no ambiente e compartilhar essas informaes com suas entidades-chave. O ambiente de negcios est em constante mutao.

O ambiente organizacional

Funes empresariais bsicas


1. 2. 3. 4.

Deciso inicial: o que produzir ou que servio prestar. Produo e Manufatura Marketing e Vendas Contabilidade e Finanas Recrutamento e contratao de pessoas (RH) Empresas pequenas: poucas pessoas executam todas essas funes

Funes bsicas de uma Empresa

Processos de Negcio

Uma empresa pode ser vista como uma coleo de processos de negcios (ou processos organizacionais):
Como

os pedidos dos clientes devem ser processados? Como as contas dos fornecedores devem ser pagas? Quais tarefas o pessoal de vendas deve realizar, em que ordem e de acordo com qual cronograma?

Processos de Negcio (cont.)

Muitos processos de negcio esto vinculados a uma rea especfica. Ex. RH responsvel por contratar funcionrios. Alguns processos abrangem vrias reas funcionais e precisam de coordenao interdepartamental. O fluxo de informao deve ser rpido dentro da empresa e em sua comunicao com seus parceiros (fornecedores), empresas de entrega e com o cliente.

Exemplo de processo de negcio

Administrao e hierarquia nas empresas


muito importante coordenar e controlar as quatro funes principais, seus departamentos e processos de negcio. As empresas definem uma hierarquia em que a autoridade (responsabilidade e necessidade de prestar contas) est concentrada no topo.

Nveis de uma empresa

Tipos de deciso

Trs Nveis:
Operacional: trata atividades elementares e de rotina (vendas, recibos etc.) Gerencial/Ttico: monitoramento, controle, apoio deciso de gerentes administrativos (rotineira ou no) Estratgico: questes estratgicas e tendncias de longo prazo

Diferentes atividades e interesses requerem diferentes tipos de SI

Cada grupo da hierarquia tem diferentes necessidades de informao.


Gerente snior: informaes resumidas e desempenho geral da empresa Gerentes mdios: informaes mais especficas sobre os resultados de cada rea funcional Gerentes operacionais: informaes transacionais ou operacionais

Tipos de Habilidades
Gerentes:

Devem entender os problemas (e situaes) da organizao, tomar decises e formular planos de ao para resolver esses problemas. Definem as estratgias para resolver os problemas, alocam os recursos humanos e financeiros para coordenar/realizar os trabalhos e ter sucesso. Devem criar novos produtos e servios e re-criar a organizao de tempos em tempos. A maior parte do tempo devem realizar trabalho criativo, com base em conhecimento e informao.

Os Sistemas (e Tecnologia) de Informao devem atender aos desejos e necessidades dos gerentes e dar apoio organizao.
19

Tipos de Habilidades (cont.)

Trabalhadores do Conhecimento: pessoas que desenvolvem o produto ou o servio (como engenheiros, arquitetos e cientistas/pesquisadores) Trabalhadores de Dados: processam os trabalhos associados a documentos da empresa (como secretrias, contadores e escriturrios, analistas ) Funcionrios de Produo ou Servio: so os que, efetivamente, produzem os produtos ou servios de uma organizao - as atividades dirias da empresa

20

Implicao de TI na hierarquia

Mudana e resistncia organizacional

SI tm implicaes potenciais em: estrutura, cultura, processos e estratgia

Modelo de mudana integrada de Leavitt (1965)

Implicaes para o projeto e entendimento de SI

Para ser teis, SI devem ser projetados com um entendimento claro da organizao em que se situam, conhecendo:
O

ambiente em que a organizao atua A estrutura, hierarquia especializao, rotinas e processos da organizao A cultura e a poltica da organizao Tipo de organizao e seu estilo de gesto Os grupos de interesse e funcionrios que sero afetados pelo sistema Tipos de tarefas, decises e processos que o SI deve apoiar

Exerccio: anlise de uma organizao

Descreva a organizao
Viso

tcnica: insumos, processos, produtos/servios Quatro funes: manufatura e produo, vendas e marketing, finanas e contabilidade, e recursos humanos Nveis hierrquicos Aspectos de cultura e poltica

Qual o(s) problema(s) organizacional(is) e como o SI ajuda a resolv-lo (s)?

Tipos de Sistemas de Informao Empresariais

Sistemas sob a Perspectiva Funcional


Sob uma perspectiva histrica, foram os primeiros a serem construdos. Ficavam localizados em departamentos especficos. Os bsicos so:
Sistemas

de vendas e marketing Sistemas de manufatura e produo Sistemas de finanas e contabilidade Sistemas de recursos humanos

Sistemas sob a perspectiva dos grupos usurios

Sistemas de processamento de transaes Sistemas de informao gerenciais e sistemas de apoio deciso Sistemas de apoio ao executivo
31

Sistemas de processamento de transaes


Monitoram as atividades bsicas das organizaes Realizam e registram as transaes rotineiras da empresa: vendas, contas correntes, reservas de hotis etc. Os gerentes usam esses sistemas para monitorar as transaes internas. No nvel operacional, as tarefas so prdefinidas e altamente estruturadas.

32

Sistemas de informao gerenciais


Atende s necessidades da gerncia mdia. Responde pergunta: As coisas esto funcionando direito? Apoia a monitorao, o controle, a tomada de deciso e as atividades administrativas. Resumem e relatam as operaes bsicas da empresa em base semanal, mensal e anual.

33

34

Um relatrio que poderia ser produzido pelo SIG da fig. 2.9

35

Sistemas de apoio deciso (SAD)


Apoiam os gerentes de nvel mdio a tomar decises no rotineiras. Focam problemas nicos e que se alteram com rapidez, para os quais no existe um mtodo de resoluo pr-definido. Exemplos de problemas desse tipo:

Qual seria o impacto na produo se

dobrarmos as vendas em dezembro?


36

Sistemas de apoio deciso (SAD ) (Cont.)


Podem usar fontes externas de dados, como por exemplo: valor das aes e preos dos produtos concorrentes. Usam dados agregados. Usam modelos para analisar os dados Exemplo de SAD de uma empresa mineradora: estimar os custos de transportes de cargas a granel de carvo, leos e minrios.

37

38

Sistemas de apoio ao executivo (SAE)


Gerentes sniores precisam de sistemas que abordem questes estratgicas e tendncias de longo prazo relativas empresa e ao ambiente externo. Exemplos

Como ser o nvel de emprego em 5 anos? Quais so as tendncias de custo no nosso

setor no longo prazo? Como a nossa empresa se encaixa nelas?

39

Sistemas de apoio ao executivo (SAE) (Cont.)


Apiam o executivo a tomar decises no rotineiras e que exigem capacidade de avaliao e percepo. So projetados para incorporar eventos externos empresa. Usam informaes resumidas dos SIGs e SADs internos. Extraem grficos e dados de vrias fontes e os apresentam em uma interface amigvel.

41

Exemplo de um SIE moderno: Painel de Controle Digital (digital dashboard)

Relacionamento entre sistemas

43

Localizao dos SI na Estrutura da Empresa


Nvel Estratgico Sistemas de apoio a Executivos (SAE ou ESS)

Nvel Gerencial

Sistemas de Informao Gerenciais (SIG ou MIS) Sistemas de apoio deciso (SAD ou DSS) Sistemas de processamento de transaes (SPT ou TPS)
Produo e Finanas e Manufatura Contabilidade Recursos Humanos

Nvel Operacional

Vendas e Marketing

REAS FUNCIONAIS

Sistemas que abrangem toda a Empresa

45

Aplicativos integrados
muito complexo e difcil fazer os sistemas de uma empresa trabalharem de forma integrada. Empresas crescem de forma orgnica. Uma soluo implantar aplicativos integrados, que abrangem todas as reas funcionais, executam processos de negcio que abrangem toda a empresa e incluem todos os nveis gerenciais.

46

Aplicativos integrados (Cont.)

H quatro grandes grupos de solues integradas:


Sistemas integrados (ERP: Enterprise

Resource Planning) Sistemas de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM: supply chain management) Sistemas de gerenciamento do relacionamento com o Cliente (CRM: Customer Relationship Management) Sistemas de gesto do conhecimento
47

48

Intranet e Extranets
Plataformas que tambm facilitam a integrao Intranet

uso

interno de tecnologias da internet e-mail, portais, aplicativos web, IM web 2.0: wikis, blogs, filtragem colaborativa

Extranets
acesso

seletivo por fornecedores a sistemas da rede interna uso de tcnicas de segurana para proteo

Internet e negcios eletrnicos

E-business: uso de TI para apoiar as transaes de negcios


B2C:

Business to client B2B: Business to business C2C: Client to client

Comrcio eletrnico (e-commerce)


abrange

propaganda, marketing, suporte ao cliente, segurana, entrega e pagamento agilidade de servios, transparncia

Governo eletrnico (e-government)


Objetivos:

Internet e negcios eletrnicos

Estudo de caso: Haworth

Quais os problemas enfrentados pela Haworth e como eles afetavam a conduo dos negcios? Como os sistemas WMS e TMS ajudaram a empresa a solucionar esses problemas? Como voc classificaria esses sistemas? Com quais questes humanas, tecnolgicas e organizacionais a soluo teve de lidar? Em que medida a soluo teve xito? Voc acredita que essa soluo poderia ser aplicada no contexto brasileiro? Justifique

A funo de SI na empresa
Quem responsvel por fazer os sistemas funcionarem? Quem responsvel por assegurar que o hardware, o software, e outras tecnologias usadas estejam atualizadas e funcionando adequadamente? Em todas as empresas, exceto as menores: Departamento de Sistemas de Informao

O Departamento de SI
Composto por especialistas como programadores, analistas de sistemas, lideres de projeto e gerentes de SI. Usurios finais so os representantes de departamentos externos ao de Sistemas para quem os aplicativos so desenvolvidos.

O Depto.de SI Funes Gerenciais


CIO - Chief Information Officer ( Executivo-chefe de Informtica) Gerente snior que supervisiona o uso de TI na empresa (1o. ou 2o. Escalo) CSO Chief Security Officer (Executivochefe de segurana) responsvel pela segurana dos SI e pela poltica de segurana de informao. Muitas empresas tambm possuem gerentes para cuidar de privacidade da informao e da gesto do conhecimento

Servios prestados
Plataformas de computao Servios de telecomunicaes Armazenamento e gerenciamento de dados Gesto das instalaes fsicas Servios de gesto de TI: planejar e instalar a infraestrutura fsica, gesto de projetos, contabilidades de gastos Educao em TI Pesquisa e desenvolvimento

Organizao da funo de SI
H muitas maneiras de organizar a funo de SI Uma empresa muito pequena no ter um grupo de SI. Talvez um ou dois funcionrios. Arranjos centralizados Departamento separado Empresas muito grandes: por diviso de negcios

SI em cada rea funcional

Departamento separado, com controle central

Por diviso, com controle central

You might also like