You are on page 1of 6

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADMICO CIENTFICO CULTURAIS

Estabelece critrios para cumprimento pelo corpo discente da carga horria mnima de 100 horas em atividades complementares de natureza acadmica, cientfica ou cultural.

CAPTULO I - DAS DISPOSIES PRELIMINARES


Art. 1. - O presente regulamento visa disciplinar a oferta, o funcionamento e o registro acadmico das Atividades Complementares (atividades acadmico-cientfico-culturais), componente curricular dos cursos de formao docente ministrados pela Faculdade Impacta de Tecnologia, sendo o seu integral cumprimento indispensvel para a obteno do grau correspondente.

CAPTULO II - DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES


Art. 2. - So consideradas atividades complementares a participao em: I. II. III. IV. V. VI. VII. VIII. IX. X. XI. XII. XIII. XIV. XV. projetos e programas de pesquisa, atividades em programas e projetos de extenso, eventos tcnico-cientficos, (seminrios, simpsios, conferncias, congressos, monitorias em disciplinas do curso, assistncia a defesa de monografias, dissertaes e teses, participao discente em rgos de representao colegiada, participao em disciplinas no integrantes do currculo do curso, trabalho voluntrio, estgio extracurricular, visitas tcnicas, viagens de estudos, grupos de estudos, leitura de clssicos, organizao de crculos de cultura (grupos de dana, vozes e teatro), publicao de artigos.

jornadas e outros da natureza),

Art. 3. - A atividade de pesquisa envolve: I - a realizao de trabalho de pesquisa, sob orientao de docente do curso ou de outro curso, desde que aprovado pela direo do curso, II - trabalhos publicados em peridicos cientficos, participao, como expositor ou debatedor em evento cientfico, III - participao em trabalho de pesquisa. Art. 4. - So consideradas atividades de extenso, que devero buscar a integrao com o ensino e a pesquisa, todas aquelas desenvolvidas com a participao da comunidade no-acadmica. Art. 5. - Os eventos tcnico-cientficos a que se refere o inciso III so considerados vlidos quando: I - promovidos pelo prprio curso ou por ele apoiados, II - aprovados pelo Coordenador de curso, no caso de serem promovidas por outras instituies. Art. 6. - A monitoria compreende o exerccio de atividades junto a docente responsvel por disciplina ou atividade do currculo do curso e tem com objetivo fomentar vocaes acadmicas e estreitar a cooperao no ensino/aprendizagem entre professores e alunos. Art. 7. - A participao discente em rgo colegiado considerada atividade complementar, quando se tratar de representao oficial e no poder exceder a carga horria mxima fixada. Art. 8. - A assistncia a defesas de monografias, dissertaes e teses , preferencialmente, associada, pelo professor, a tema de disciplina cursada, mas poder ser livremente assistida pelo discente, quando se tratar de assunto do seu interesse. Art. 9. - O aproveitamento de disciplinas que no integram o currculo do curso dar-se- mediante a matrcula e freqncia com aproveitamento em qualquer das disciplinas oferecidas por outros cursos superiores da Faculdade Impacta de Tecnologia e de livre escolha do aluno, obedecidos aos pr-requisitos.

Art. 10. O trabalho voluntrio dar-se- mediante o aceite da instituio em que o acadmico pretende desenvolver o trabalho voluntrio, podendo ser desenvolvidas mltiplas atividades com a autorizao do Coordenador de Curso. Art. 11. O estgio extracurricular desenvolver-se- mediante a fixao de Convnio entre a Instituio propositora do estgio e a Faculdade Impacta de Tecnologia, cabendo sua autorizao Diretoria. Art. 12. As visitas tcnicas podero desenvolver-se em ambientes vrios desde que se relacionem com a rea de formao do acadmico ouvindo-se para tanto o Coordenador de Curso. Art. 13. As viagens de estudos desenvolver-se-o como possibilidade de ampliao dos conhecimentos dos acadmicos sendo necessria a coordenao de um dos docentes do curso em que os acadmicos estiverem regularmente matriculados. Art. 14. Os grupos de estudos representam a possibilidade de aprofundamentos em reas do conhecimento eleitas pelos prprios acadmicos. Art. 15. A leitura de clssicos refere-se ao trabalho de aprofundamento individual a partir de bibliografia considerada clssica nas diferentes reas relacionadas aos cursos mantidos pela Faculdade Impacta de Tecnologia. Art. 16. A organizao de crculos de cultura (grupos de dana, vozes, msica e teatro) representa a possibilidade de aperfeioamento pessoal e cultural dos acadmicos regularmente matriculados nos cursos da Faculdade Impacta de Tecnologia. Art. 17. So considerados para a publicao os diversos suportes de texto de uso corrente (jornais, revistas, fanzines) e os suportes cientficos (Anais de Eventos, Revistas e Cadernos Cientficos, Revistas Especializadas e Livros) fazendo-se a equivalncia de horas de acordo com tabela em anexo.

Art. 18. As atividades acadmico cientfico culturais sero reconhecidas mediante apresentao de certificado de participao (quando desenvolvidas em outras Instituies de Ensino Superior), Plano de Desenvolvimento e Relatrio de Atividade Acadmico Cientfico Cultural (preenchidos pelos acadmicos e devidamente autorizados pelo Coordenador de Curso). Art. 19. A carga horria total das atividades complementares corresponde a 100 horas e dever obedecer aos seguintes limites por atividade, de forma a estimular a pluralidade:
ESPCIE DE ATIVIDADES Projetos e programas de pesquisa (Iniciao Cientfica) Monitorias Projetos e Programas de extenso Eventos tcnico-cientficos e culturais Disciplinas de outros cursos Curso com aproveitamento da disciplina de Libras Atividades Livres (Trabalho Voluntrio, Leitura de Clssicos). Participao discente em rgo colegiado Grupos de estudos Artigo Publicado Viagem de Estudo Visitas Tcnicas C/H TOTAL At 100 horas At 80 horas At 40 horas At 60 horas At 80 horas At 80 horas At 30 horas At 30 horas At 30 horas VER ANEXO I At 20 horas At 40 horas

Pargrafo nico. O aluno deve acumular experincia em, no mnimo, trs espcies de atividades complementares. Art. 20. As atividades complementares devem ser desenvolvidas ao longo de todo o curso, de forma desdobrada. Art. 21 Todas as atividades devem ser comprovadas pelo aluno ao Coordenador do Curso atravs de formulrio adequado. Art. 22. O Coordenador do Curso deve encaminhar Secretaria Geral as comprovaes das atividades de que trata este artigo para efeito de registro no histrico escolar.

Art. 23. O Coordenador do Curso pode baixar normas complementares para cada tipo de atividade, especificando a exigncia de certificados de freqncia e participao, notas obtidas, carga horria cumprida, relatrio de desempenho, relatrios individuais circunstanciados que possibilitem o acompanhamento do percurso curricular do discente.

CAPTULO III DISPOSIES GERAIS


Art. 24. Eventuais casos omissos neste regulamento devem ser resolvidos pela Coordenao de Curso, ouvido o Diretor Acadmico da Faculdade Impacta de Tecnologia. Art. 25. Este regulamento entra em vigor na data aps sua aprovao e divulgao pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenso.

Anexo I Tabela de Equivalncia de Horas para Publicaes


Suportes de Texto Artigo em Jornal de Circulao Local Artigo em Revista de Circulao Local Artigo em Fanzine Artigo em jornal de Grande Circulao Artigo em Revista de Grande Circulao Resumo em Anais de Evento Cientfico Resenha em Revista Cientfica Artigo em Revista Cientfica Artigo em Livro Cientfico Artigo em Anais de Evento Cientfico Equivalncia em Carga Horria 10 horas 10 horas 10 horas 30 horas 30 horas 30 horas 40 horas 40 horas 60 horas 40 horas

You might also like