You are on page 1of 1

Sociedade Brasileira de Qumica (SBQ)

Determinao da pureza do cido tereftlico obtido atravs da despolimerizao de PET ps-consumo via processo hidroltico catalisado por base
Alessandra C. Cintra (IC) , Carmen M. A. dos Santos (IC), Ana C. R. Gonalves (IC), Alexandre Rossi (PQ), Lus A. da Silva (PQ), Valria A. Alves (PQ). e-mail: alessandra-cintra@bol.com.br
Departamento de Qumica. Instituto de Cincias Exatas, Naturais e Educao - ICENE. Universidade Federal do Tringulo Mineiro - UFTM. Uberaba MG. Palavras Chave: PET, reciclagem qumica, hidrlise alcalina, grau de pureza.
Rendimento da reao ou pureza do TPA / %

Introduo
O tereftalato de polietileno, ou PET, um plstico polimrico. Materiais polimricos so aqueles que apresentam em sua estrutura molecular unidades relativamente simples, que se repetem, formando longas cadeias e, portanto, resultando em compostos de alta massa molecular. No caso do PET, as unidades moleculares envolvidas so o etilenoglicol e o cido tereftlico, TPA. Os nmeros mostram que, a cada ano no Brasil, a aplicao do processo de reciclagem de embalagens de PET s tem aumentado, mas ainda observa-se que h muito por fazer para melhorar estes ndices. A reciclagem do PET ps-consumo pode ser realizada de trs maneiras: reciclagem qumica, energtica e mecnica. A grande vantagem da utilizao da hidrlise para reciclagem qumica, em detrimento de outros processos degradativos, a possibilidade da obteno do prprio cido tereftlico com apenas uma reao. A reao do cido tereftlico purificado com o etilenoglicol a forma mais utilizada no Brasil 1 para a sntese de PET . Dessa maneira, a hidrlise de PET pode contribuir no suprimento de monmeros de PET utilizando uma matria-prima abundante e relativamente barata, os resduos slidos urbanos. O desenvolvimento de tecnologia nacional neste sentido interessante, visto que o 1 Brasil importa TPA . O objetivo desse trabalho consiste em determinar o grau de pureza do TPA atravs da titulao cido-base.

100 80 60 40 20 0

Rendimento da hidrlise Grau de pureza do cido tereftlico (TPA)

5 -1 [NaOH] / mol L

7,5

10,0

Figura 1. Grau de pureza do TPA e rendimento da hidrlise em funo da concentrao de NaOH. A anlise da Fig. 1 mostra que o grau de pureza do TPA relativamente alto para todas as concentraes de NaOH, exceto em 10,0 M, onde uma queda significativa foi observada. Vale ressaltar que o rendimento da hidrlise no seguiu a mesma tendncia, visto que esse foi crescente e linear no intervalo entre 1,0 e 7,5 M, ocorrendo uma queda em 10,0 M. A concentrao de 7,5 M pode ser considerada tima para a reciclagem qumica de PET, visto que o rendimento da reao, bem como o grau de pureza do TPA foram mximos. Na presena de 1,0 e 3,0 M NaOH, apesar da alta pureza do TPA, o rendimento da reao foi baixo.

Concluses
A reao de hidrlise alcalina para reciclagem qumica de PET ps-consumo vivel na presena de NaOH 7,5 M, pois a alta pureza (~ 100%) do cido tereftlico obtido permite que esse retorne ao ciclo de produo de PET. Alm disso, somente nessa concentrao o percentual de despolimerizao do PET ps-uso significativo.

Resultados e Discusso
O TPA foi obtido via hidrlise cataltica de PET ps2,3 consumo em meio alcalino . As reaes foram o realizadas sob refluxo, a 100 C, durante 8 h, variando-se a concentrao de NaOH de 1,0 a 10,0 M. Foram tomadas amostras de TPA, as quais foram solubilizadas em excesso de soluo padro de NaOH. O excesso de NaOH que no reagiu com o TPA foi titulado com soluo padro de HCl. Para a completa solubilizao do TPA foi necessria a utilizao de um banho de ultrassom durante 10 min. O grau de pureza do TPA, bem como rendimento da hidrlise, em funo da concentrao de NaOH do meio reacional encontra-se na Fig. 1.
34a Reunio Anual da Sociedade Brasileira de Qumica

Agradecimentos
Bolsa IC PIBIC/FAPEMIG/UFTM. ____________________
Mancini, S. D. e Zanin, M. Pol.: Cincia e Tecnol. 2002, 12, 34. Rosmaninho, M. G.; Jardim, E.; Ferreira, G. L.; Arajo, M. H.; Lago, R. M. e Moura, F. C. C. Qum. Nova 2009, 32, 1673. 3 Rosmaninho, M. G.; Jardim, E.; Ferreira, G. L.; Arajo, M. H.; Lago, R. M. e Moura, F. C. C. Qum. Nova 2009, 32, S1-S9.
2 1

You might also like